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Submarino argentino ARA San Juan perde contato com a base há mais de 48 horas

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O ARA San Juan é um dos submarinos TR-1700 da Armada Argentina

O ARA San Juan é um dos três submarinos da Argentina e foi construído em 1985 na Alemanha

A Armada Argentina confirmou que o último contato com o submarino desaparecido ocorreu na quarta-feira, mas ainda não fala de uma emergência, mas de uma “falha de comunicação”.

Uma grande operação busca localizar o ARA San Juan, que realizou exercícios de vigilância na zona econômica exclusiva em torno de Puerto Madryn. Há 40 membros na tripulação, de acordo com a parte oficial da Marinha. Entre eles, a primeira submarinista do país.

O submarino ARA San Juan está sendo buscado na área do Golfo San Jorge, em Chubut, onde sua última posição foi registrada nas primeiras horas do dia 15 de novembro. Durante as mais de 48 horas que está desaparecido, acredita-se que o submarino, um TR-1700 com propulsão diesel-elétrica e capacidade para 37 tripulantes, poderia ter tido um problema na fonte de energia.

O ARA San Juan tem uma estação na Base Naval de Mar del Plata, foi construído em 1985 na Alemanha e é um dos três submarinos da Argentina na ativa.

Ele opera dentro da Área Naval do Atlântico e tem 66 metros de comprimento, 7,50 metros de largura e sua característica é o diesel elétrico convencional.

NOTA DO EDITOR: o post está sendo atualizado conforme vão chegando mais informações do submarino argentino desaparecido.

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diego
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diego

Puts, logo pane elétrica… bom que localizaram e não houve vitimas. Os hemanos podem mandar para o AMRJ esses subs para passar por um overholin, só que tem que pagar primeiro deixar para pagar na entrega levamos cano…

Jr
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Jr

Estou acompanhando por fóruns argentinos e essa notícia foi negada pela armada argentina, eles continuam procurando o submarino, tinha 44 tripulantes a bordo

AL
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AL

Prezados(as).

“e sua característica é o diesel elétrico convencional”. Ele então possui os dois tipos de motores? Diesel e elétrico? Não entendi até hoje porque os U209 não possuem motor diesel, acho esse aranjo melhor, vide que à superfície ou snorqueado, O TR-1700 pode fazer 15 nós, como no infográfico acima, uma capacidade e tanto em relação ao navios de superfície que podem fazer perto de 20 nós.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
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AL,
O “U209” também chamados de Tipo 209 ou IKL 209 também têm motores diesel e elétricos. Os motores diesel acoplados a geradores produzem energia elétrica que tanto alimenta o motor elétrico quanto carrega baterias. Não entendi sua dúvida.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

JR, de fato as notícias estão desencontradas conforme o meio e não está claro o horário em que o jornal local La Capital del Mar del Plata publicou essa notícia.
.
Pedi ao Galante para checar de novo.
.
Segundo publicou o La Nacion nesta manhã, as buscas continuam.
http://www.lanacion.com.ar/2083203-aun-no-pudimos-contactar-al-submarino-admitio-el-jefe-de-comunicacion-de-la-armada

XO
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XO

A informação que tenho por aqui é que as buscas continuam…

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Diego, um dos submarinos da classe, o Santa Cruz, chegou a passar por manutenção no AMRJ na década de 1990.

AL
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AL

Nunão, minha dúvida surgiu devido a uma matéria publicada tempos atrás sobre nossos U-209. Se entendi direito, a matéria do Galante (se não me engano) dizia que só havia geradores diesel, produzindo unicamente energia, sem mover diretamente o navio, e que, mesmo à superfície, o navio utilizava o motor elétrico. Outro ponto que sempre me deixou em dúvida, é que nunca vi sendo divulgada a velocidade à superfície deles, ou seja, que não há motor diesel. É isso ou entendi tudinho errado?

Glasquis7
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Segundo as informações que tenho, o Sub pode ter sofrido um incêndio durante o translado entre Ushiaia e Mar del Plata, o que teria provocado a perda do enlace.
Segundoo Porta Voz da ARA, Enrique Balbi, o Sub não está perdido, apenas está sendo procurado e não tem sido encontrado. Por favor, alguém me explique o que esse cara quis dizer).

AL
Visitante
AL

Outra coisa que não entendi: por que “perderam” o contato? Se o submarino está submerso, e não subiu à superfície, porque está na sua missão normal, onde está o problema? Pode-se manter contato com eles mesmo submersos à 200 metros? Ou eles tem de dar a posição todo dia e faz dois dias que não fazem isso?

Bardini
Visitante
Bardini

Os argentinos tem um Navio de Socorro Submarino?
.
Não seria caso pra despachar o Felinto Perry para lá?

Glasquis7
Visitante

Em tudo caso, tanto a MB quanto a ARCh estão preparadas pra realizar regate em profundidade. Sem levar em conta a tragedia que significaria um acidente no Atlântico profundo, seria muito legal ver as duas forças, ARCh e MB, trabalhando num resgate conjunto pra salvar os hermanos.

Acho que os sonares tanto da ARCh como da MB devem estar em melhores condições e ser mais capazes de rastrear o sub do que os da ARA.

XO
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XO

AL, existe uma rotina de “cheque”, informando que o sub está operando normalmente… caso o horário não seja cumprido, começam procedimentos espececíficos para estabelecer comunicações… não sei em que ponto eles estão, mas, pelo citado período de 48hs, acredito que já estejam cumprindo SARSUB… abraço…

XO
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XO

Bardini, dependendo da profundidade local, o Felinto não seria adequado… abraço…

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

AL, gerador diesel é motor diesel acoplado a um alternador. . Em meios mais antigos se acoplava os motores diesel diretamente (mecanicamente) nos eixos de propulsão e ao mesmo tempo nos geradores elétricos. As embarcações eram mais submersíveis do que submarinos, eram feitos para um desempenho melhor emersos do que imersos. . Modernamente (e isso há várias décadas), com motores elétricos muito mais eficientes e potentes, além da ênfase no desempenho sob a água e não na superfície, e também o foco no carregamento das baterias por snorkel de forma mais rápida possível, os motores diesel são acoplados somente aos… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Aproveitando: a chamada da matéria e o conteúdo foram atualizados pelo Galante conforme a informação da ARA de que as buscas continuam.

Jr
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Jr

Pelo que li a profundidade do local onde o submarino argentino estava podia alcançar 900metros

XO
Visitante
XO

Então, não dá para o Felinto ajudar…

Jr
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Jr

XO com a entrada dos novos submarinos e no futuro do nuclear tem algum estudo para se adquirir um navio mais moderno que o felinto?

XO
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XO

Jr, é uma consequência natural, mas não sei, sinceramente, te informar… abraço…

Glasquis7
Visitante

XO 17 de novembro de 2017 at 12:31
Então, não dá para o Felinto ajudar…

Não dá pro Felinto, muito menos pra ARA. Então, melhor ele do que nada. Em tudo caso, se estiver a mais de 500 metros é muito pouco o que se pode fazer por eles.

XO
Visitante
XO

Glasquis7, eles devem apelar para o ISMERLO… International Submarine Escape and Rescue Liaison Office… mas tenho informação de que os EUA já estão se mexendo… abraço…

Bardini
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Bardini

No antigo planejamento de aquisições constava um novo NSS… Agora, só Deus sabe quando…

Glasquis7
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XO

Os EEUU acabam de realizar no mes passado, um simulacro de resgate submarino junto à ARCh. Acredito que se eles vierem pedirão apoio. O Resgate de treinamento realizado foi de apenas 4 tripulantes a 85 metros de profundidade no Pacífico Sul frente à região de Bio Bio no Chile. Participaram 350 militares Chilenos e 60 militares Americanos.

AL
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AL

Entendi Nunão!!!! Obrigado!!!!

AL
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AL

XO 17 de novembro de 2017 at 12:21

Valeu!!!! Entendi agora…

XO
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XO

Valeu pela informação… e vamos torcer que o desfecho seja favorável… saludos…

XO
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XO

À disposição, AL… abraço…

Jonas Rafael
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Jonas Rafael

Jr 17 de novembro de 2017 at 12:27
Pelo que li a profundidade do local onde o submarino argentino estava podia alcançar 900metros

Se ele for ao fundo nessa profundidade, sobrevive alguém? Torcendo pelos tripulantes aqui

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
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Jonas Rafael, nessa hipótese dele estar a 900m de profundidade. seria de três a quatro vezes mais fundo que a profundidade de projeto. Infelizmente, muito mais do que a margem de segurança.

BrunoFN
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BrunoFN

Teríamos o Felinto Perry pra enviar como auxilio .. mais tenho um duvida , teria condições do ‘Vital de Olivera”(eu sei q e navio de pesquisa …mas o mais moderno q temos. ) prestar algum tipo de ajuda tb ?.. caso o sub ja esteja ”silenciado” …. indo pro terceiro dia desde o desaparecimento .. um U-209 ”totalmente apagado” teria quanto tempo de oxigênio pra tripulação ? sub pequeno .. velho .. 40 tripulantes ..manutenção duvidosa…. temo pelo pior , infelizmente Esse evento me faz lembrar da tragedia do Sub russo Kursk ( guardada as devidas proporções e claro )

Glasquis7
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“nessa hipótese dele estar a 900m de profundidade”

Dei uma olhada no Mapa e a distância de 430 KM da costa nessa região daria justo no limite antes de entrar na foça abisal do Atlântico. Vamos torcer pra que, caso tenham sofrido um acidente, estejam ainda dentro da plataforma superior do oceano.

Jr
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Jr

Parece que o pessoal da ARA não esta dizendo tudo que sabe, já estão esperando o pior, infelizmente

https://twitter.com/ejesdecom/status/931545051867512835

Baschera
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Baschera

Posição estimada com base no último contato via rádio.

comment image
Fonte: Clarin.
Sds.

XO
Visitante
XO

Bruno, dependendo da tensa (fundo) e da profundidade, o side scan não é útil… conversando com um campanha submarinista, ele comentou que o melhor seria o sub emitir de alguma forma, fazer ruído… emitir com sonar, por exemplo… devem ter algum sinal de distress… abraço…

XO
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XO
Glasquis7
Visitante

BrunoFN
“teria condições do ‘Vital de Olivera”?…”

Na ARCh o Cabo de Hornos (Navio de pesquisa) acaba de ser certificado pra resgate submarino. Acredito que o Vital também esteja.

Bardini
Visitante
Bardini

A FAB não poderia mandar os P-3 pra encher aquilo lá de sonoboia?
.
Se os caras estiverem dando algum sinal com o sonar, capaz de pegar algo… Se eles tiverem energia pra isso…

Baschera
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Baschera
Bardini
Visitante
Bardini

Sea Hawk com seu sonar também nao seria útil?

Glasquis7
Visitante

“A FAB não poderia mandar os P-3 pra encher aquilo lá de sonoboia?”

Poderia mas tem aguardar a solicitação da Argentina.

Alex
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Alex

O desaparecimento de um submarino não é algo comum, muito menos comum que os massacres a tiros toda semana nos EUA, que são manchetes de todo jornal do Brasil, mesmo sendo “mais do mesmo” a cada um que acontece. Ainda mais o desaparecimento de um submarino do país vizinho.

E até agora a imprensa brasileira ignora completamente a noticia, com exceção de uma nota quase de pé de página no portal da Veja. Nada nos sites dos grandes jornais.

Aldo Ghisolfi
Visitante

Torcendo…

Emmanuel
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Emmanuel

Quais as profundidades daquela região?
Até quanto de pressão o casco aguenta?
Quanto tempo de oxigênio eles teriam?
Alguém que possa responder por favor…
Abraço.

Humberto
Visitante
Humberto

Prezados, pergunta de leigo.
Creio que sonoboias estejam otimizadas para caçar submarinos em movimento poia é basicamente um microfone com transmissor, creio que um submarino inoperante não seja detectável por uma sonoboia. Estou errado?
Acredito que os SC-105 ou o R-99B seriam mais úteis, pois o primeiro é especializado em buscas em alto mar e o segundo para sensoriamente eletronico.
Seria extremanente interessante se o Ingleses ajudassem nas buscas, eles também possuem meios para resgate em alto mar. Um bom motivo para iniciar o fim da deterrência ente os Argentinos e Ingleses.

Glasquis7
Visitante

“Seria extremanente interessante se o Ingleses ajudassem nas buscas” Nem pense nisso, seria a antepenúltima opção pra ARA. A penúltima opção seria a morte e a última seria pedir ajuda ao Chile.

Humberto
Visitante
Humberto

A Argentina mudou depois da entrada do Macri, inclusive encontros de alto nível. De repente é isto que todos precisam.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Emmanuel, experimente ler os comentários desde o primeiro. Tem respostas prováveis para quase todas as suas perguntas.

Emmanuel
Visitante
Emmanuel

Valeu.

Antonio Palhares
Visitante
Antonio Palhares

Os melhores e mais honestos votos para um final feliz.