ARA San Juan e, em segundo plano, o ARA Salta - foto de arquivo

ARA San Juan e, em segundo plano, o ARA Salta – foto de arquivo

O porta-voz da Armada Argentina Enrique Balbi indicou que é uma ‘anomalia hidroacústica’ registrada no dia 15

A Armada Argentina, através de seu porta-voz Enrique Balbi, informou há pouco que eles estão trabalhando em um “novo indício” detectado nas últimas horas e que poderia estar relacionado ao submarino ARA San Juan, que perdeu contato com a base há uma semana com 44 tripulantes a bordo.

“Recebemos uma indicação oficial que corresponde ao dia 15, quarta-feira pela manhã, coincidindo com a área de operações de busca do ARA San Juan”, disse Balbi, acrescentando: “É uma anomalia hidroacústica, um ruído, que deve ser verificado sem negligenciar outras áreas”.

O ruído foi detectado em torno das 11h da manhã, três horas depois da última comunicação feita pelo submarino.

Segundo Balbi, a anamolia foi registrada a cerca de 30 milhas ao norte da posição do último contato, no caminho para Mar del Plata”. Agora, ela será verificada por diferentes sensores.

O oficial disse que tanto navios como aeronaves foram enviados para o local do ruído, para tentar determinar se ele veio do submarino ARA San Juan.

 

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex

Mais uma.

Nonato

Como assim anomalia do dia 15?
Algum laboratório geológico captou tremor anormal, como ocorreu com um dos submarinos franceses?
As buscas só começaram dia 17.
Esses aviões de busca gravam os sinais e depois processam tudo, alguém analisa depois?
Ou é tudo em tempo real?

Fila

O tal ruído ocorreu três horas após a última comunicação e só agora descobriram? Muito estranho. De qualquer forma, quando se não tem nenhuma outra pista, já é algo que vale ser investigado.

Flight

O que seria isso?

Alguém pode detalhar por favor.

Agradeço

Burgos

To achando que é mais informação desencontrada ou mais uma fake news.

Alex

Expert russo dizem que que não acham não. E compara com os seus.

https://actualidad.rt.com/actualidad/255798-experto-naval-imposible-salvar-submarino-argentino

Fila

Fake não deve é, veio da Armada. Mas podem estar errados

Junior

O que eles estão fazendo e detalhar cada passo que dão , um erro a meu ver pois só confunde os leigos e gera mais angustia , deviam se limitar a dizer que estão procurando e quando encontrarem algo muito solido ai sim comuniquem …

Marcelo Andrade

Galante, pensei o mesmo tb!

Junior

O que seria uma péssima noticia galante , neste caso significaria que o sub entrou em colapso

Bosco

E pode corresponder a uma implosão.

bill

Foi confirmado que teve fogo nas baterias ,e agora voce dizendo que AH quer dizer ,explosão ,já era .esse sub naufragou ,não tenho mais dúvida

Maykon

Em das boot, passando por Gibraltar, o sub trava na posição de mergulho, isso pode ocorrer em subs modernos?

Henrique de Freitas

Muito mais provavel uma implosão que uma explosão. Situação complexa.
Quanto aos dados, sao armazenados para posterior depuração

Danilo José

Bosco 22 de novembro de 2017 at 20:15
E pode corresponder a uma implosão.

Tomara que não mestre Bosco …

Sérgio Luis

Explosão de torpedo britânico!

Blindmans Bluff

SOSUS? Sera?

Leandro Alves

Acerca das 7 tentativas de estabelecimento de contato, são fake news também?
Não descartam a condição primária de colapso?

Cássio

SOSUS no Atlântico Sul? Como diria aquele porra do Quevedo: Izto non Ectxiste! Kkkkkk.

Brincadeiras a parte. Se ouve de fato essa explosão, não há mais nada que fazer. No mínimo um baita incêndio dentro do submarino, compartimentos inundados, etc. É melhor nem pensarmos nisso nessa altura do campeonato…

Ivanmc

O C-130 encerrando os trabalhos por hoje ao que parece.
.
https://imgur.com/a/4uxcu

ISantos

Uma explosão poderia ser provocada pelo próprio submarino por meio de torpedos para chamar atenção do resgate? Grato

Gabriel Oliveira

Primeiro eles falam que houve incêndio,nas baterias em seguida não confirmam se de fato houve,depois falam que o submarino estava com problemas nas baterias,e agora falam de captar algo assim,essa história tá mal contada mas parece que está começando a surgir o que de fato ocorreu.

Fabiano Martins

Audax

Alexandre Galante 22 de novembro de 2017 at 20:11
Anomalia hidroacústica pode corresponder a uma explosão submarina.

Ou implosão também.

Jacinto

Bom alguém deu esta informação para os argentinos. E se o local da explosão/implosão foi apontado com precisão este alguem também foi capaz de processar o sinal para eliminar o ruido e de triangular a origem do som – o que exige pelo menos dois sensores. Quem é que tem esta capacidade no Mundo, senão os EUA? Eu sempre falo para as pessoas que o Atlântico Sul e uma das regiões mais estratégicas do mundo. E o único local do mundo pelo qual se obtém acesso a todos os continentes e de forma discreta, sem precisar passar por estreitos e… Read more »

NandaLima

No caso de explosão ou implosão, não haveriam destroços??

Acompanho as postagens de vcs desde ontem.. sou 100% leiga.. encontrei este site por um acaso, em busca de noticias. Só gostaria de entender…

Maykon

Vídeo interessante sobre funcionamento de sonobóias https://youtu.be/lVXDBeOSGHE

Marcos

Especulo, com a minha esperança, que tentaram no mar revolto carregar as baterias sem êxito, inclusive com pane elétrica em parte do conjunto de baterias. Ainda neste discurso de esperança podem ter preservado o máximo possível do que restou de energia para uma nova empreitada para a superfície, o que pode ser a qualquer momento OU que já tenha ocorrido sem sucesso, mas com o disparo de sinalizadores, lançamento de balsas, como já mencionado. Desta forma talvez tenham conseguido um novo fôlego de mais alguns dias e submergido fugindo do mar revolto quem sabe…

Alexandre Galante

A informação sobre a anomalia hidroacústica foi passada à Armada Argentina pelos EUA. Não foi informado se foi detectada por estação sísmica ou por aqueles navios catamarã com sonar rebocado que os americanos usam por aí captando e analisando as assinaturas acústicas.

Rinaldo Nery

Admiro a esperança dos comentaristas. O AF 447 caiu bem distante de Fernando de Noronha, só possuindo esse aeródromo como base de apoio para as aeronaves de busca, e os destroços foram encontrados. Se o ARA San Juan estivesse flutuando, nem que fosse snorkeando, teria sido encontrado. Tudo leva a crer que está no fundo do oceano, e, provavelmente, o oxigênio findou. Será muito difícil encontrá-lo. Não impossível, mas muito difícil. Lembrando que a caixa preta do AF 447 foi encontrada.

Bosco

Nanda,
Se for uma explosão algumas partes de baixa densidade podem ir pra superfície. mas a maioria vai pro fundo, porque a explosão pode gerar uma perfuração e essa fazer o submarino descer rapidamente.
Se for uma implosão (esmagamento) tudo deve ir pro fundo, porque a água entraria “instantaneamente” pelas rupturas no casco interno e o submarino iria afundar rapidamente levando tudo que tem dentro com ele para o fundo.
Acho que é isso.

Jeff

Eu já desisti de esperar alguém vivo, hoje era o dia D sendo o mais otimista possível, e nem levando em conta que tinham passageiros extras, conforme foi divulgado depois.

Helio

Lamento muitíssimo saber. Se a informação foi repassada pelos americanos, e aí eu boto fé porque eles estendem seus sensores pelos oceanos, há chance de ser a piata que nos faltava. Ainda que tenhamos sofrido com informações truncadas e com essa nova praga das fake news instantâneas em redes sociais, acho que faltou à Armada apenas uma melhor coordenação na divulgação. Não lhes reputo descaso, falta de empenho ou coisa assim e estou 100% solidário, gostaria de poder fazer mais. Assim, montando o cenário, temos que o ARA San Juan reportou problemas nas baterias e uma possivel explosão da embarcação… Read more »

Salomon

1-Argies compram mais Etandarts.
2-UK reforça defesa de mísseis nas ilhas.
3-Argies precisam de informações se levam um grupo anfíbio de inteligência e apoio.
4-O sub é detectado e transformado em átomos.

NandaLima

Bosco, muito obrigada pelas informações!!

Agora, eu li em outra matéria aqui do PN que no acidente do Eurydice (S644), foi encontrada uma mancha de óleo.. não seria o caso aqui tmbm, na suposta ocorrência de exploração ou implosão? Ou conforme a proporção dos danos ocorreria apenas a inundação e o sub afundaria sem q o óleo vazasse?

Sds

NandaLima

Explosão** perdão

Renan

Duvido que com o mar revolto e profundidades imensas suba vestigios duvido

Helio

Suponho que o mar revolto, com ondas se 6 a 8 metros, tenha dissipado qualquer rastro.

Pedro

Alguém poderia conferir a profundidade do oceano 30 milhas ao norte do ponto do último contato??? Essa informação seria interessante.

Audax

Pessoalmente baseado nos vários indícios que nunca foram confirmados, acredito que a sequência de fatos entre o início do problema até o desfecho, não deve ter demorado mais que alguns minutos. O embarque de água deve ter sido muito rápido. Mas claro, só especulação.

Bosco

Nanda, Tem muita coisa que faz um submarino pegar fogo ou explodir (combustível, O2, baterias, ogivas dos torpedos, combustível dos torpedos, etc.), já implodir é só a profundidade acima da capacidade de resistência. Sinceramente não saberia dizer onde pode parar o óleo quando liberado em grandes profundidades, inclusive tendo em vista as correntes submarinas, as camadas térmicas, etc. Pode ser que nunca apareça. Outra coisa. Não faço a mínima ideia se os tanques de combustível são integrados ao casco interno, resistente à pressão, ou se estão do lado de fora. Talvez alguém nos informe isso pra gente saber quando e… Read more »

Alexandre Galante

Hélio, como aconteceu com a FAB e a MB no caso do AF447, a ARA está tendo que aprender na marra a fazer gerenciamento de crise.
Não é nada fácil, ter que lidar e responder às demandas dos familiares, da imprensa e do governo.

Carlos alberto soares
Roger

No caso de ter realmente ocorrido uma explosão no submarino, acredito que “algum” dos corpos da tripulação poderão aparecer boiando, então se ocorreu isso eles poderão (em breve) começar a aparecer na superfície. Mas depende da condição que eles emergirem, pois caso tenha ocorrido isso, podem estar mutilados.

Carlos alberto soares
Helio

Alexandre Galante 22 de novembro de 2017 at 22:44, obrigado.
Sim, mas isso é preciso nesees novos tempos em que uma informação atinge mikhares ou milhões instantaneamente e gera repercussões imensas.
Hoje, olhando para trás, percebo que algumas criticas quanto ao fluxo de informações foram infundadas.

Leandro Alves

Contando que o submarino tenha ultrapassado a zona de colapso, isso deixaria vestígios na superfície como destroços ou manchas de óleo?

sergio ribamar ferreira

Ainda espero por notícias esperançosas. por mais que hajam elementos plausíveis dizendo ao contrário algo me diz que os tripulantes ainda estão vivos. Buscas estão sendo feitas e se Deus permitir haverá notícias. Submarinistas possuem coração de aço, água salgada nas veias e muita disposição. Fé, Força, Vitória.

Hammer

Ou não. Afinal lá pode ter vocês sabem o que…