Mastros do ARA San Juan navegando na cota periscópica. O mastro mais largo é o esnorquel, que permite ao submarino renovar o ar ambiente e acionar os motores diesel para recarregar as baterias

Mastros do ARA San Juan navegando na cota periscópica. O mastro mais largo à direita é o snorkel, que permite ao submarino renovar o ar ambiente e acionar os motores diesel para recarregar as baterias

Entrada de água pelo mastro de renovação de ar pode ter causado curto-circuito nas baterias

Altas fontes navais revelaram ao jornal argentino La Nación, que o comandante do submarino ARA San Juan informou o problema e que o mesmo havia sido corrigido e que estava indo para Mar del Plata sem mudanças materiais ou pessoais.

Aparentemente, a entrada de água através do tubo de snorkel poderia ser a causa de um curto-circuito na bateria, anteriormente relatado.

Gabriel Galeazzi, capitão de navio de Mar del Plata, confirmou na segunda-feira que o submarino informou à base naval sobre a falha elétrica. No entanto, o porta-voz da Armada, Enrique Balbi, negou.

“Na última comunicação telefônica por satélite, na quarta-feira passada, às 7h30, o submarino informou que ainda navegava em imersão, sem novidades quanto ao pessoal e material, para Mar del Plata. Navegando por vários dias, estava no meio da viagem e não relatou nenhum problema de bateria ou de qualquer tipo”, disse Balbi.

O Ministério da Defesa argentino ainda não revelou a lista de nomes dos tripulantes e disse que é para a “proteção de dados pessoais”. Balbi, porta-voz da Marinha, disse que a lista foi apresentada à Justiça e está guardada. “Não vamos revelá-la por respeito aos membros das famílias”, insistiu.

Enquanto isso, à medida que os dias passam sem notícias do ARA San Juan, a preocupação é com a capacidade de oxigênio do submarino.

Embora vários registros técnicos navais indiquem que a ARA San Juan tem capacidade para 38 pessoas, o navio estava com 44 membros da tripulação a bordo, incluindo sete mergulhadores de combate (buzos tácticos), o que aumentou a preocupação considerando possíveis problemas que poderiam surgir em caso de eventual problema com o oxigênio.

“Estive por vários anos no submarino ARA San Juan e uma vez fomos aos Estados Unidos com uma tripulação de 50 pessoas”, disse ao La Nacion o porta-voz Balbi, que também é submarinista.

NOTA DO PODER NAVAL: Tendo em vista que as missões de submarinos normalmente são secretas, compreende-se a dificuldade de obtenção de informações verdadeiras sobre o que realmente aconteceu com o ARA San Juan e qual a missão que realizava, pois somente ontem revelou-se que o submarino levava sete mergulhadores de combate além da tripulação.

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Antonio M

Compreensível que operações secretas tenham tal confidencialidade mas agora a prioridade é o resgate e informações que possam ajudar a salvar essas vidas precisam ser divulgadas. Mas se confirmado que entrou água pelo snorkel me parece um problema de falha grave na modernização/manutenção ainda mais havendo possibilidade de atingir circuitos elétricos, baterias, fica parecendo o tal “meia-boca” e não meia-vida. Que todos os esforços sejam para o resgate da tripulação mas se conseguirem resgatar o submarino e que possa ser feita a perícia e constatando uma falha desse porte, cabeças vão rolar. Ou deveria …. E rezando para que todos… Read more »

Tamandaré

Tá estranho isso…. será que era mesmo algum tipo de missão confidencial?? Em 1982, comandos anfíbios foram colocados nas Falklands por um submarino, se não me falha a mente. Claro, duvido que seria esse o objetivo do San Juan, mas tá cheirando a confidencialmente….

Renan

Mar revolto, o sub precisa realizar o procedimento para trocar o ar, com ondas de 6m então é atingido por ondas de 7ou 8 m
Meu amigo imagina o balanço do submarino, e a quantidade de água que pode ter entrado

bill

Muitas desinformações ….O capitão falou uma coisa ,o Balbi negou .O Balbi sempre que surge uma noticia ,ele nega em seguida .Não tenho mais espewrança .Ajuda dos Russos depois de 1 semana desaparecido ,ja mostra que o proprio presidente ja não tem esperança de encontrar ningue mcom vida

Flick

Onde foi feita a modernização/manutenção do meio?
Se essa suspeita se confirmar ou fabricarem essa hipótese pode gerar problemas a diante consideráveis.

Gabriel OLiveira

Tamandaré 22 de novembro de 2017 at 13:22
Tá estranha e mal contada essa história mesmo.

Baschera

Começo a achar que esta estória toda ou está mal contada ou os argentinos gostam muito de uma confusão midiática.

Qualquer forma, e tomara este errado, vâo demorar muito para achar o San Juan.

Sds.

Luiz Trindade

Alexandre Braga
HÁ UMA HORA
ninguém levantou a hipótese deles terem ido xeretar lá perto das Malvinas e os ingleses com seu submarino nuclear terem afundado a embarcação Argentina e estarem quetinhos na moita vendo todos procurando.
Fonte: G1

Fernando "Nunão" De Martini

Flick, a resposta à sua pergunta está em matérias anteriores dos últimos dias, bem fácil de achar. Dê uma olhada.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, Luiz Trindade. Já levantaram a hipótese em comentários dos últimos dias.
Então eu pergunto: o que os ingleses ganhariam com isso, se fosse plausível a hipótese?

Renan

Vai começar a política, agora não acha mais nada.

Fábio

Estão sobrevoando a área neste momento:
C-295 da FAB:
https://www.flightradar24.com/C295/f9c60d7
KC2 da RAF:
https://www.flightradar24.com/GANNET22/f9c86c4

F - 5

Nunão:

O povo gosta de uma teoria da conspiração e alguns sentem saudades da Guerra Fria…
Eita lelê…

Antonio M

Foi assunto recente aqui no blog sobre a modernização desses submarinos

http://www.naval.com.br/blog/2017/11/18/ara-san-juan-modernizacao-de-meia-vida/

Luiz Ricardo Cascaldi

Olá pessoal,

Acredito que é padrão o envio de mergulhadores de combate tanto lá, quanto aqui.
Um submarino deve estar preparado para atuar caso seja necessário.

Já foi dito que o submarino estava atuando em ações de vigilância de pesca ilegal (olhem no marine traffic o volume de pescadores na região!). Imagino que isso não seja nada demais.

Abraço!

Blind Mans Bluff

Amigos, qualquer operaçao de submarino é secreta. Vocês acham que submarino serve para que? Serve, acima de tudo, para “xeretar”. Com certeza os argentinos foram xeretar nas Malvinas, na Terra do Fogo e vai saber la onde mais. Assim como os americanos, os russos, os indianos, os chineses; todos eles usam seus submarinos para “xeretar” os outros. Pq vocês acham que os americanos chegaram a operar mais de 80 submarinos de ataque durante a guerra fria? Até aí nada de estranho ou fora do normal.

Marcos Andrey

Luiz Ricardo Cascaldi 22 de novembro de 2017 at 13:51

Também não vejo nada de mais a presença de mergulhadores de combate a bordo do sub.

Agora o que é difícil de acreditar “mas não é impossível” e a entrada de água através do tubo de snorkel!!

Parece que estão querendo maquiar o verdadeiro motivo!

Sérgio Luis

Será que não tem dedo da Royal Navy nesse sumisso?!?!
Nada é impossível naquele conesul !
Não duvido que esses argentinos andam bisbilhotando os ingleses com subs!

Blind Mans Bluff
Jeff

“…Tendo em vista que as missões de submarinos normalmente são secretas, compreende-se a dificuldade de obtenção de informações verdadeiras sobre o que realmente aconteceu com o ARA San Juan e qual a missão que realizava…”
.
Por mais secreta que fosse a missão, ainda mais em tempos de paz, não seria motivo para ninguém da marinha argentina saber de nada sobre o submarino. Ou são desorganizados, ou realmente não passam as informações por motivos que ainda não sabemos.

Gabriel OLiveira

Eu quero acreditar que é pura desorganização mesmo como nos estamos vendo,me pergunto porque a Rademaker não esta no mar,ou esta e o marine traffic esta equivocado,essa madrugada pela primeira vez o P-3 da marinha saiu para as buscas.

Nunão

Gabriel Oliveira, pelo contrário, pode ser justamente organização. Se todos os meios disponíveis operassem ao mesmo tempo, após alguns dias todos poderiam se tornar indisponiveis. Se você tem meios se revezando numa organização lógica, consegue manter mais deles operando num máximo possiyde simultaneidade por mais tempo. No caso da fragata brasileira, por exemplo (independentemente do Marine Traffic estar atualizado ou não), mais da metade das fragatas e corvetas da Argentina já estão há dias na região das buscas. Uma delas pode precisar a qualquer momento voltar para se reabastecer, para uma emergência de manutenção etc, e a fragata brasileira tomar… Read more »

Nunão

“possiyde” = possível de

Blind Mans Bluff

@Jeff Errado. Cada transmissao de radio feita por um submarino pode ser facilmente triangulada por qualquer marinha minimamente capaz. Além disso, transmissões por satelites, podem ser trianguladas pelas operadoras de satelite. Não bastando, para um submarino realizar uma transmissao de radio, ele precisa, normalmente, subir a cota periscopica e levantar uma antena de radio, que por sua vez, pode ser facilmente detectada por radar, além de expor o submarino as condições de mar. Por essas razões, em operaçoes de submarinos, as transmissões sao extremamente racionadas. Não existe um padrão, porém pelo fato que um submarino convencional deve subir a cota… Read more »

Bardini

” …pois somente ontem revelou-se que o submarino levava sete mergulhadores de combate além da tripulação.”
.
Isso era uma coisa que eu ia comentar esses dias, pq não fazia sentido uma tripulação de 44 se não estivessem embarcado pessoal extra (mais do que 37), como… Mergulhadores.
.
Mudando de assunto…
Alguém tem algum palpite do pq os meios de busca estão organizados desta forma?
.
comment image:large

Ivan

Nunão,
Isso mesmo.
Quem tem 3 pode ter 1 sempre desdobrado.
Quem tem 2 pode ou não ter 1 desdobrado.
Quem tem 1… bem, terá 1 por pouco tempo.
Abç.,
Ivan.

Gabriel OLiveira

Nunão 22 de novembro de 2017 at 14:20
Compreendo,obrigado meu caro. pelos esclarecimentos,não tinha pensado muito nesse elemnto logistico,eu li hoje que há dois reabastecedores na area das buscas.

Jeff

Blind Mans, valeu.

Blind Mans Bluff

@Bardini

Aquele é o caminho que o San Juan faria desde sua ultima posiçao conhecida até Mar del Plata.

Renan

Bardini acho pela rota provável que o sub seguiria para Mar del Plata
Porem duvido que estejam neste caminho visto a pane elétrica deveriam procurar ir o mais próximo do continente pois a tripulação certamente vendo a dificuldade deve ter alterado a rota para diminuir a profundidade, no intuito de se afundar afundar em uma profundidade suportável.
Este é o meu palpite na base do eu acho
Abraços

Blind Mans Bluff

@Renan

Esse é meu palpite também.

Leonardo

No ultimo contato feito (15/11) ele estava a 432km da costa, neste ponto a profundidade é de quase 1.000m. A 700km da costa a profundidade chega a incríveis 5.000m. Com decaimento abrupto a partir dos 450km. Para quem se interessar: http://www.lanacion.com.ar/2084333-los-detalles-que-tenes-que-conocer-para-seguir-el-caso-del-submarino-desaparecido

Guilherme Poggio

Só para lembrar que o “capitão de navio” citado na matéria equivale ao nosso capitão de mar e guerra, ou seja, última patente antes de almirante.

Roger

Apesar de não possuir nenhum conhecimento técnico sobre todas técnicas utilizadas no processo de busca e salvamento do SJ, eu coloco aqui um questionamento. Qual a dificuldade ou justificativa da Armada Argentina “NÃO” se utilizar do outro submarino (ARA Santa Cruz de mesma classe TR-1700) para percorrer o mesmo trajeto de ida do ARA San Juan, e tentar descobrir e localizar o SJ utilizando seus sonares, afinal embaixo d’agua eles poderiam ser mais facilmente identificáveis usando um submarino com os mesmos sistemas do outro submarino, por serem da mesma classe (devem possuir algum TRANSSPONDER SECRETO DE EMERGÊNCIA) para reconhecimento e… Read more »

César A. Ferreira

Obrigado pela informação, Sr. Poggio, acreditava que “Capitán” de Navio fosse análogo ao nosso posto Capitão de Fragata.

Blind Mans Bluff

@Roger

Poderiam. Mas qual a situaçao dos outros submarinos da ARA? Estão em prontidão? Manutenção? Atualização?
Como foi dito antes, quem tem 3, opera 1. Quem tem 2, talvez opere 1. Quem tem 1…

Blind Mans Bluff

Meu palpite é que, possivelmente houveram feridos devido ao curto na bateria. Talvez um incendio ou explosão. Se esse fosse o caso, eu navegaria ao porto mais proximo, que no caso seria Comodoro Rivadavia.

Meu palpite é que o San Juan esta dentro do quadrado verde.
https://imgur.com/a/fdCmH

Renan

O k11
está parado abandonou?

Roger

Prezado Galante sua explicação realmente tem embasamento técnico, mas vou colocar aqui a seguinte situação; atentem para o fato da situação de desespero desta tripulação (se ainda estiver viva), e diante da real situação de término dos suprimentos de oxigênio (esgotando-se até as reservas dos tanques de lastro insuflado para dentro do submarino), eu partiria para o tudo ou nada, o próprio Putin já se dispôs a enviar ajuda, pois todos percebem a situação catastrófica que está por vir, caso não encontrem o SJ nas próximas horas. Vocês dever ter percebido pelo Marine Traffic a quantidade de pesqueiros que estão… Read more »

Carlos alberto soares

“pode …. Aparentemente ….”
“…. a preocupação é com a capacidade de oxigênio do submarino.”

Cássio

Video interessante de 2014 dos tripulantes do San Juan. O segundo comandante (imediato acho…) fazendo uma declaração bacana para seus subalternos.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=119&v=-PbijdtMHx4

Creio ser os mesmos que agora estão lá, precisando de ajuda…

Humberto

Prezados, Alguns aqui estão esquecendo de algumas coisas (ou não se ligaram). 1- Quem está planejando, coordenando as buscas são da Marinha da Argentina, queiram ou não, eles são irmão de armas, mais do que Argentinos são do mesmo braço militar. Eles conhecem diretamente quem está no submarino ou no mínimo o superior deles. Quem estava no submarino não eram simples recrutas. 2- Os militares possuem material, mapas das correntes, a última posição e qual o trecho planejado, realizado. Ou seja, tem um boa ideia de onde procurar. 3- Militares por função, estudam e pesquisam, exercitam, fazem intercambio com os… Read more »

sergio ribamar ferreira

Só desejo que a tripulação seja resgatada.Falhas técnicas,e outros erros de procedimentos saberemos quando todos os tripulantes estiverem a salvo. Fora isto qiue posso fazer além de orar, rezar ou pedir a Deus para ajudar estas pessoas e aliviar a dor dos familiares pelos seus entes queridos.

Torres

Se a informação de entrada de agua pelo snorkel for verdadeira ( ??? ) , entao o submarino estava quase na linha d´agua neste momento. O que pode ter acontecido depois ? Imergiram, emergiram por completo para sanar o problema ou continuaram na mesma cota, selando o snorkel? Estas informações são importantes para tentar determinar a provável posição do ARA, mas o que se vê são desencontros entre as fontes, o que não deveria estar acontecendo.
Rezo pela tripulação, ainda pode ser resgatada. Temos que confiar nos profissionais envolvidos.

Alex

Pelo Marine Traffic, a ultima localização do Felinto Ferry, ontem às 13:00, era passando por Florianópolis. Está travado ali. Baseado na velocidade em que se move onde estará no momento? Entrando no Uruguai?

César A. Ferreira

K-11 NSS fELINTO PERRY: parado ao largo de Florianópolis.
Isto, ou o Marine Traffic está mentindo para mim.

Cássio

Estive pensando agora. Será que eles não estão mais próximos de Comodoro Rivadavia do que Mar del Plata? Pode ser que o comandante viu que não iriam conseguir chegar a Mar del Plata e talvez correram para o oeste, em direção ao continente. Numa dessas ele pode estar afundado numa área rasa um pouco a oeste da área que os navios estão fazendo buscas. Com aquele monte de navio procurando e ninguém achando, pode ser que ele esteja mais perto do continente do que imaginam. Torço pra que seja isso.