24/11/2017 — Em uma coletiva de imprensa, o presidente foi acompanhado pelo ministro da Defesa, Oscar Aguad; o Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Marcelo Eduardo Hipólito Srur; e o porta-voz da instituição, capitão Enrique Balbi

Buenos Aires – Ao meio-dia, o Presidente da Argentina, Mauricio Macri, na qualidade de Comandante-Chefe das Forças Armadas, deu uma coletiva de imprensa na sede do Estado-Maior da Marinha, no âmbito da operação de busca ao submarino ARA “San Juan”.

Ele foi acompanhado pelo Ministro da Defesa, Oscar Aguad; o Chefe do Estado Maior da Marinha, Almirante Marcelo Eduardo Hipólito Srur; e o Chefe do Departamento de Comunicação Institucional e porta-voz da instituição, capitão Enrique Balbi.

No início de seu discurso, o presidente Macri disse: “O desaparecimento e busca atual do submarino ARA ‘San Juan’ impactou e mudou todos os argentinos. É um momento difícil para todos, e especialmente para os parentes dos 44 membros da tripulação, então meu primeiro pedido para todos é que nós passemos esse momento e os próximos dias com o maior respeito pela dor que causou, especialmente nas famílias.”

Para as famílias da tripulação do ARA “San Juan”, ele garantiu: “Vamos continuar com a busca, especialmente agora que temos o apoio de toda a comunidade internacional, com todos os avanços tecnológicos disponíveis, e isso nos levará, certamente, a poder encontrar o submarino nos próximos dias”.

Finalmente, o presidente Macri reconheceu os 44 membros da tripulação por seu patriotismo, heroísmo e bravura, como todas as Forças Armadas: “São eles que têm uma responsabilidade central na vida deste país que é cuidar de todos nós. Para os parentes da tripulação do ARA ‘San Juan’, podemos dizer que a dor é muita, mas que estamos juntos e vamos percorrer por este caminho até o fim juntos”.

FONTEgacetamarinera.com.ar

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

Triste(
Imagina uma tragedia desta nos dias da cupula do G20.
Os hermanos nao estao bem.
Desjo força,

Ozawa

Como Comandante-Em-Chefe está mesmo precisando “chamar o feito à ordem”, em meio ao caos midiático que se formou sobre o fato.

A imprensa, como os rios, devem ser livres para seguirem seus cursos determinados, mas qdo transbordam suas margens, arrastando toda razão e todos fatos, alguém deve fazê-los voltar ao leito…

camargoer

Olá Bueno.
O G20 ocorrerá em novembro de 2018. O acidente ocorreu um ano antes.

marcelo km

Segundo um operador de sonar reformado da marinha americana ;a tripulação do ARA San Juan tentou salvar o navio, liberando ar comprimido para os tanques de lastro.
http://www.youtube.com/watch?v=bc39NVy1v20

Assistam a partir de 0:51:29

Emmanuel

Agora que ele vem à televisão?
Depois de uma semana praticamente??
Isso era para ele ter falado lá atrás. Já devia ter feito isso há muito mais tempo senhor Macri.
Presidentes mudam mas a mentalidade…
Não vai demorar muito e virá aquele discurso de mais investimento nas forças armadas para tampar o sol com a peneira.

Carlos Roberto Treysse Gieck

Caros Irmãos do Mar, Venho através deste simples email me solidarizar do fundo do coração a família do mar e a todo povo da Argentina por este difícil momento pelo que estão passando. Para quem conhece um pouco das tradições navais sabe o que afeta um, afeta a todos independente da língua ou religião. E neste momento estamos irmanados com todos vocês na dor, na esperança, na oração e em todas boas formas de bons sentimentos para que tudo possa ocorrer de forma positiva independente dos resultados que o momento reserva. Com estas pequenas palavras podemos resumir que vocês não… Read more »

Burgos

Procedimento muito incoerente por parte de um Presidente de uma república, falando após uma semana do ocorrido.
Ministro da Defesa é um omisso, também não se pronuncia.
Comando da Marinha Argentina todo “queimado”, vão ser todos destituídos após a verificação dos fatos.
A justiça Argentina aguardando término das buscas para averiguação dos fatos e posteriormente para decretar prisão preventiva dos Engenheiros e Técnicos responsáveis pelo reparo de meia vida do Sub.
Vejo um futuro não muito bom e sombrio em toda a Marinha Argentina.

Marcos

Se tivesse vindo antes, reclamariam;
Se não tivesse vindo, reclamariam;
Como veio agora, reclamam.

Marcos

Marcelo: assisti o vídeo.
Acho que começam agora as teorias.

Salomon

Belas palavras, mas demita a cúpula da Armada, ou passa para a História como conivente.

Marcos

Não vejo motivo para demitir toda a cúpula da Marinha. Isso seria só para satisfazer a gritaria geral.
Determine-se responsabilidades e ai sim, puna-se.

Bueno

Sim, camargoer.Em 1ano as FFAA não estará em situação melhor que hj,Um vento deste da mais visibilidade Internacional para o país e nas mesmas proporções o efeitos negativos

Delfim Sobreira

Não vejo nada de errado no momento do discurso do Macri. Ele esperou que todas as esperanças se esgotassem.
.
Argentinos são passionais. Não esperava reação diferente.
.
Passar a foice no atual comando, quando a decisão por baterias recondicionadas e/ou quaisquer outros procedimentos inadequados de manutenção foram tomadas por comandos anteriores ?

Nonato

É isso aí Marcos. Em tempos de redes sociais, o pessoal fala como se fosse autoridade. Era para ser assim. Assado… As vezes por questões políticas. Tipo lá nos EUA, o que Trump fizer a imprensa vai criticar. Outros criticam porque estão acostumados a ver nas redes sociais todo mundo criticando Na verdade, não têm a menor noção do que deveria ser ou ter sido feito. Isso é coisa da imprensa americana. Ocorre um episódio com mortes, exigem que o presidente, seja quem for, faça um discurso, que chore, que diga que passou noites sem dormir. Para se ter uma… Read more »

Alex

Espero que ele também reconheça que não mexeu um dedo para melhorar em algo as condições da Armada e das FFAA argentinas.

Burgos

Todos se lembram do ocorrido na Base Camdante Ferraz da Antártida ?! Não preciso dizer mais nada. Foi tudo executado com rapidez e primazia. Vejam se ficou algum resquício pra trás !!! Duvido !!! Agora me dizer que Presidente, Ministro da Defesa e Comando da Marinha agiram com coerência ?! Me façam o favor, me digam aonde que essas autoridades estão agindo dentro da razão ?! Pra quem nao sabe, no ultimo pronunciamento do Balbi (Porta voz) , foi um quebra quebra geral dentro da sala de entrevistas. Os familiares estão cansados com tanta desinformação por parte da Armada Argentina… Read more »

Nonato

Demitir a cúpula? Por que?
Se bem que lembro de ter lido algo acerca de falta de comunicação entre a marinha, ministério da defesa e presidência durante as buscas.
O que gerou ruído?

EDUARDO CESAR CAMPOS

CARTA AO SAN JUAN De tempos em tempos o Mar leva alguns dos nossos. Parece que, precisando repor suas fileiras, convoca os bravos! Carrego a convicção que não há injustiça nas leis de nosso Pai Maior… mas é difícil! Mães, pais, esposas, filhos…todos sentirão muito a falta de vocês. E vocês as deles. Mas confiem! O tempo, que tudo cura, amenizará a saudade e a dor passará, assim como todas as tempestades passaram. E o futuro nos pertence! Todos se reencontrarão, tenham certeza! Foquem no propósito maior de terem ido agora e de forma tão distinta…. ser sepultado no Mar… Read more »

Renato de Mello Machado

A verdade é quê alguns comentaristas não sabem, o que é trabalhar para o governo.Ainda mais se o sujeito for militar,ai que é pior ainda.Só que essas coisas acontecem;submarino,caça,blindados não são o melhor lugar do mundo para ficar,familiares e o próprios tripulantes tem de saber que _________________________

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.

Walfrido Strobel

Tem gente que quer que todo o Pres. seja como Xanana Gusmão do Timor Leste, famoso por ir chorar em velórios abraçado as famílias das vítimas de acidentes com repercussão.
. https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQnmsMRWR_13ZE82h0Ss-_SHXvE9dlH3rVtYbKRdeqQ-8GKqV-oSg-8ASzD-w
.
. https://www.dw.com/image/18247126_304.jpg
.
. https://www.smh.com.au/ffximage/2006/06/01/xananagusmao_wideweb__470x372,0.jpg

Antonio Palhares

Concordo com O SOBREIRA.
Quem mandou trocar as baterias? Porquê usadas ao invés das novas? A velha história. Como? Onde? Quando e Porque?

Aurélio

Parece que muitos esquecem, que existe a possibilidade de ter entrado água pelo ” snorkel ” , por ocasião das recargas das baterias, em mar revolto com ondas de 6 a 8 metros. Se ocorreu isso, a culpa não é das baterias, e sim do comandante do navio que tomou esta decisão. Então, vamos aguardar a verdadeira causa do acidente, para depois culparmos alguém , se for o caso.

Bispo

O que repudio é a imprensa sensacionalista que sempre existiu.

Acidente com muitos mortos… a imprensa corre para criar “heróis” … cai um avião fretado a preço de banana(La garnatia soy yo) para levar um time de futebol .. todos os mortos virão heróis, se fabrica “anjos salvadores” e o sofrimento dos familiares é explorado ate virar suco… audiência é o que importa.