Home Acidentes Navais ARA San Juan: Presidente Macri reconhece heroísmo da tripulação

ARA San Juan: Presidente Macri reconhece heroísmo da tripulação

3066
23

24/11/2017 — Em uma coletiva de imprensa, o presidente foi acompanhado pelo ministro da Defesa, Oscar Aguad; o Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Marcelo Eduardo Hipólito Srur; e o porta-voz da instituição, capitão Enrique Balbi

Buenos Aires – Ao meio-dia, o Presidente da Argentina, Mauricio Macri, na qualidade de Comandante-Chefe das Forças Armadas, deu uma coletiva de imprensa na sede do Estado-Maior da Marinha, no âmbito da operação de busca ao submarino ARA “San Juan”.

Ele foi acompanhado pelo Ministro da Defesa, Oscar Aguad; o Chefe do Estado Maior da Marinha, Almirante Marcelo Eduardo Hipólito Srur; e o Chefe do Departamento de Comunicação Institucional e porta-voz da instituição, capitão Enrique Balbi.

No início de seu discurso, o presidente Macri disse: “O desaparecimento e busca atual do submarino ARA ‘San Juan’ impactou e mudou todos os argentinos. É um momento difícil para todos, e especialmente para os parentes dos 44 membros da tripulação, então meu primeiro pedido para todos é que nós passemos esse momento e os próximos dias com o maior respeito pela dor que causou, especialmente nas famílias.”

Para as famílias da tripulação do ARA “San Juan”, ele garantiu: “Vamos continuar com a busca, especialmente agora que temos o apoio de toda a comunidade internacional, com todos os avanços tecnológicos disponíveis, e isso nos levará, certamente, a poder encontrar o submarino nos próximos dias”.

Finalmente, o presidente Macri reconheceu os 44 membros da tripulação por seu patriotismo, heroísmo e bravura, como todas as Forças Armadas: “São eles que têm uma responsabilidade central na vida deste país que é cuidar de todos nós. Para os parentes da tripulação do ARA ‘San Juan’, podemos dizer que a dor é muita, mas que estamos juntos e vamos percorrer por este caminho até o fim juntos”.

FONTEgacetamarinera.com.ar

Subscribe
Notify of
guest
23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno
Bueno
2 anos atrás

Triste(
Imagina uma tragedia desta nos dias da cupula do G20.
Os hermanos nao estao bem.
Desjo força,

Ozawa
Ozawa
2 anos atrás

Como Comandante-Em-Chefe está mesmo precisando “chamar o feito à ordem”, em meio ao caos midiático que se formou sobre o fato.

A imprensa, como os rios, devem ser livres para seguirem seus cursos determinados, mas qdo transbordam suas margens, arrastando toda razão e todos fatos, alguém deve fazê-los voltar ao leito…

camargoer
2 anos atrás

Olá Bueno.
O G20 ocorrerá em novembro de 2018. O acidente ocorreu um ano antes.

marcelo km
marcelo km
2 anos atrás

Segundo um operador de sonar reformado da marinha americana ;a tripulação do ARA San Juan tentou salvar o navio, liberando ar comprimido para os tanques de lastro.
http://www.youtube.com/watch?v=bc39NVy1v20

Assistam a partir de 0:51:29

Emmanuel
Emmanuel
2 anos atrás

Agora que ele vem à televisão?
Depois de uma semana praticamente??
Isso era para ele ter falado lá atrás. Já devia ter feito isso há muito mais tempo senhor Macri.
Presidentes mudam mas a mentalidade…
Não vai demorar muito e virá aquele discurso de mais investimento nas forças armadas para tampar o sol com a peneira.

Carlos Roberto Treysse Gieck
Carlos Roberto Treysse Gieck
2 anos atrás

Caros Irmãos do Mar, Venho através deste simples email me solidarizar do fundo do coração a família do mar e a todo povo da Argentina por este difícil momento pelo que estão passando. Para quem conhece um pouco das tradições navais sabe o que afeta um, afeta a todos independente da língua ou religião. E neste momento estamos irmanados com todos vocês na dor, na esperança, na oração e em todas boas formas de bons sentimentos para que tudo possa ocorrer de forma positiva independente dos resultados que o momento reserva. Com estas pequenas palavras podemos resumir que vocês não… Read more »

Burgos
Burgos
2 anos atrás

Procedimento muito incoerente por parte de um Presidente de uma república, falando após uma semana do ocorrido.
Ministro da Defesa é um omisso, também não se pronuncia.
Comando da Marinha Argentina todo “queimado”, vão ser todos destituídos após a verificação dos fatos.
A justiça Argentina aguardando término das buscas para averiguação dos fatos e posteriormente para decretar prisão preventiva dos Engenheiros e Técnicos responsáveis pelo reparo de meia vida do Sub.
Vejo um futuro não muito bom e sombrio em toda a Marinha Argentina.

Marcos
Marcos
2 anos atrás

Se tivesse vindo antes, reclamariam;
Se não tivesse vindo, reclamariam;
Como veio agora, reclamam.

Marcos
Marcos
2 anos atrás

Marcelo: assisti o vídeo.
Acho que começam agora as teorias.

Salomon
Salomon
2 anos atrás

Belas palavras, mas demita a cúpula da Armada, ou passa para a História como conivente.

Marcos
Marcos
2 anos atrás

Não vejo motivo para demitir toda a cúpula da Marinha. Isso seria só para satisfazer a gritaria geral.
Determine-se responsabilidades e ai sim, puna-se.

Bueno
Bueno
2 anos atrás

Sim, camargoer.Em 1ano as FFAA não estará em situação melhor que hj,Um vento deste da mais visibilidade Internacional para o país e nas mesmas proporções o efeitos negativos

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
2 anos atrás

Não vejo nada de errado no momento do discurso do Macri. Ele esperou que todas as esperanças se esgotassem.
.
Argentinos são passionais. Não esperava reação diferente.
.
Passar a foice no atual comando, quando a decisão por baterias recondicionadas e/ou quaisquer outros procedimentos inadequados de manutenção foram tomadas por comandos anteriores ?

Nonato
Nonato
2 anos atrás

É isso aí Marcos. Em tempos de redes sociais, o pessoal fala como se fosse autoridade. Era para ser assim. Assado… As vezes por questões políticas. Tipo lá nos EUA, o que Trump fizer a imprensa vai criticar. Outros criticam porque estão acostumados a ver nas redes sociais todo mundo criticando Na verdade, não têm a menor noção do que deveria ser ou ter sido feito. Isso é coisa da imprensa americana. Ocorre um episódio com mortes, exigem que o presidente, seja quem for, faça um discurso, que chore, que diga que passou noites sem dormir. Para se ter uma… Read more »

Alex
Alex
2 anos atrás

Espero que ele também reconheça que não mexeu um dedo para melhorar em algo as condições da Armada e das FFAA argentinas.

Burgos
Burgos
2 anos atrás

Todos se lembram do ocorrido na Base Camdante Ferraz da Antártida ?! Não preciso dizer mais nada. Foi tudo executado com rapidez e primazia. Vejam se ficou algum resquício pra trás !!! Duvido !!! Agora me dizer que Presidente, Ministro da Defesa e Comando da Marinha agiram com coerência ?! Me façam o favor, me digam aonde que essas autoridades estão agindo dentro da razão ?! Pra quem nao sabe, no ultimo pronunciamento do Balbi (Porta voz) , foi um quebra quebra geral dentro da sala de entrevistas. Os familiares estão cansados com tanta desinformação por parte da Armada Argentina… Read more »

Nonato
Nonato
2 anos atrás

Demitir a cúpula? Por que?
Se bem que lembro de ter lido algo acerca de falta de comunicação entre a marinha, ministério da defesa e presidência durante as buscas.
O que gerou ruído?

EDUARDO CESAR CAMPOS
EDUARDO CESAR CAMPOS
2 anos atrás

CARTA AO SAN JUAN De tempos em tempos o Mar leva alguns dos nossos. Parece que, precisando repor suas fileiras, convoca os bravos! Carrego a convicção que não há injustiça nas leis de nosso Pai Maior… mas é difícil! Mães, pais, esposas, filhos…todos sentirão muito a falta de vocês. E vocês as deles. Mas confiem! O tempo, que tudo cura, amenizará a saudade e a dor passará, assim como todas as tempestades passaram. E o futuro nos pertence! Todos se reencontrarão, tenham certeza! Foquem no propósito maior de terem ido agora e de forma tão distinta…. ser sepultado no Mar… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
2 anos atrás

A verdade é quê alguns comentaristas não sabem, o que é trabalhar para o governo.Ainda mais se o sujeito for militar,ai que é pior ainda.Só que essas coisas acontecem;submarino,caça,blindados não são o melhor lugar do mundo para ficar,familiares e o próprios tripulantes tem de saber que _________________________

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.

Walfrido Strobel
2 anos atrás

Tem gente que quer que todo o Pres. seja como Xanana Gusmão do Timor Leste, famoso por ir chorar em velórios abraçado as famílias das vítimas de acidentes com repercussão.
. https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQnmsMRWR_13ZE82h0Ss-_SHXvE9dlH3rVtYbKRdeqQ-8GKqV-oSg-8ASzD-w
.
. https://www.dw.com/image/18247126_304.jpg
.
. https://www.smh.com.au/ffximage/2006/06/01/xananagusmao_wideweb__470x372,0.jpg

Antonio Palhares
Antonio Palhares
2 anos atrás

Concordo com O SOBREIRA.
Quem mandou trocar as baterias? Porquê usadas ao invés das novas? A velha história. Como? Onde? Quando e Porque?

Aurélio
Aurélio
2 anos atrás

Parece que muitos esquecem, que existe a possibilidade de ter entrado água pelo ” snorkel ” , por ocasião das recargas das baterias, em mar revolto com ondas de 6 a 8 metros. Se ocorreu isso, a culpa não é das baterias, e sim do comandante do navio que tomou esta decisão. Então, vamos aguardar a verdadeira causa do acidente, para depois culparmos alguém , se for o caso.

Bispo
Bispo
2 anos atrás

O que repudio é a imprensa sensacionalista que sempre existiu.

Acidente com muitos mortos… a imprensa corre para criar “heróis” … cai um avião fretado a preço de banana(La garnatia soy yo) para levar um time de futebol .. todos os mortos virão heróis, se fabrica “anjos salvadores” e o sofrimento dos familiares é explorado ate virar suco… audiência é o que importa.