USS Wasp (LHD 1)

USS Wasp (LHD 1)

O USS Wasp (LHD-1), navio de assalto anfíbio de múltiplos propósitos da Marinha dos EUA, vai visitar o Rio de Janeiro entre 30/11 até 3/12.

Navio líder de sua classe, o USS Wasp e seus navios irmãos são os primeiros projetados especificamente para acomodar o Landing Craft Air Cushion (LCAC) para o movimento rápido de tropas sobre a praia e também embarca os jatos Harrier II (AV-8B) Vertical/Short Take-Off and Landing (V/STOL) que fornecem apoio aéreo aproximado para a força de assalto.

O AV-8B Plus utilizado pelo United States Marine Corps (USMC) foi produzido pela última vez em 2003, e o USMC espera operar seus Harriers até 2025, quando serão substituídos pelos Joint Strike Fighter (JSF) F-35B Lightning II, que foram testados no navio em 2011.

O Wasp, que tem 257 metros de comprimento e boca de 32 metros, também acomoda a gama completa de helicópteros da Marinha e do Corpo de Fuzileiros, além do tiltrotor MV-22 Osprey e embarcações de desembarque convencionais e veículos anfíbios.

Em junho de 2016, a Wasp foi desdobrado pela primeira vez em 11 anos para o Oriente Médio, numa missão de seis meses.

Em outubro de 2016, a Marinha dos EUA anunciou que a Wasp será desdobrado para  Sasebo no Japão no final de 2017, substituindo seu navio irmão Bonhomme Richard, que será transferido para San Diego, Califórnia.

Caça F-35B sendo testado a bordo do USS Wasp em 2011

COLABOROU: Edson Lucas

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bavaria Lion

Eu gostaria de ver isso.

Tio Velho

WASP = WHITE ANGLO-SAXONIC AND PROTESTANT????

marcelo km

Uns 2 desses e a Marinha do Brasil já estaria muito bem servida.

MO

Não meu amigo WASP = Navio de Assalto Anfibio pra bom entendedor, vc deve ser uma ostra igual a mim né, pouquissimos comentários e só perolas …

Top Gun Se

Novidades sobre o Ocean!

Jota

Boa noite Tio Velho: “Wasp” = vespa. Aquele marimbondo grandao com ferroada muuito dolorida.
Da Wikipedia do USS WASP LHD-1 : “Coat of Arms … . The wasp, with its well-developed wings and ability to administer painful stings, epitomizes quick striking power. The stars recall two of the previous ships named Wasp, CV-7 and CV-18, aircraft carriers that earned two and eight battle stars respectively for World War II service. ”
Na verdade esse é o 11º USS WASP a existir na US NAVY , desde 1775 !

Top Gun Sea

Quem sabe ainda teremos um esquadrão de Harrier II (AV-8B)!

Fernando "Nunão" De Martini

Exatamente, Jota. Outro exemplo similar é Hornet (tipo de vespa), que também batizou navios-aeródromos da USN.

Tio Velho

Bom que sempre tem os sábios companheiros para deixar tudo bem explicado! Perdoem esse pobre velho que não perde uma oportunidade de uma piada

Marcos

No visual ele parece menor que o Príncipe das Astúrias, mas desloca mais que o dobro.

Ozawa

Navio de Assalto visita a cidade dos assaltos…

Com perdão do trocadilho infame, então, pelo que se depreende do texto não é nenhuma operação combinada planejada e sim passagem em direção a Sasebo. Provavelmente haverá alguma Passex com algum navio da esquadra… Espero que o PN seja convidado a bordo e faça algumas fotos legais como de costume.

E muito antes da MB ter um tipo de navio com múltiplos propósitos ela tem que ter múltiplos tipos de navios cada qual com um propósito…

MadMax

Boa, muito boa Ozawa.

Jota

É isso aí Nunão . De acordo com o “tio google’ , hornet seria nosso marimbondo , inclusive os famosos marimbondo -cavalo e wasp seriam as vespas. Meio a grosso modo. Rsrsrs.
Tio Velho , complementando: existiram 8 USS Hornet desde 1775. Hoje não há nenhum na ativa.

Bardini

“E muito antes da MB ter um tipo de navio com múltiplos propósitos ela tem que ter múltiplos tipos de navios cada qual com um propósito”
.
Demoraria por baixo, bem por baixo, uns 10 anos entre contratação de um projeto, construção, provas de mar e passagem para o setor operativo de um Navio de Propósitos Múltiplos da MB. Dá pra fazer muita coisa nesse meio tempo, no tocante a reequipamento da Esquadra.
.
Mas se o Governo, que é o dono da caneta não assinar nada… Tic tac, tic tac. Velhinho ranzinza morre e não vê reestruturação nenhuma.

Burgos

Como sempre os Americanus Malvadus fazendo propaganda dos seus equipamentos e meios flutuantes.
Tá certo !!!
Só vende se mostrar !!!
De certo sabendo que o Brasil se interessou por essa classe de navio, resolveram dar uma passadinha pelo Rio para mostrar do que é capaz também os seus navios.
Mal sabem eles que o Ocean já esteve no Brasil !!!
Srs;
Por favor !!!
Entrem na fila !!!
Kkkkkkkkkkkk

Dranuits

A SAAB também está oferecendo uns 2 caça Minas, eu acho

fabio Souto.

O USS WASP esta para dar baixa quando??

Top Gun Sea

fabio Souto. 27 de novembro de 2017 at 20:38
O USS WASP esta para dar baixa quando??

Fábio Souto
Embora é um navio de trinta anos acho difícil ele dar baixa por agora. A Marinha EUA está alongando a vida útil de todos os seus meios no sentido de aumentar a sua frota e não diminui la. Lembrando que o WASP já foi adaptado em 2011 e passou por testes para receber a partir de 2025 F-35B Lightning II.

Marcelo-SP

Ainda não apareceu nenhum indignado nos comentários contra a “presença dos ianques”. Afinal, essa parada pode ser uma espionagem para traçar os planos de invasão do Brasil pela Avenida Atlântica para roubar o Cristo Redentor e sugar toda a água do aquífero Guarani…

Humberto

Burgos,
Não, o Wasp está sendo desdobrado para o Pacifico e por isto está passando por aqui.
Não acredito que a MB queira (ou possa ter o mesmo) por n motivos.
1- Já temos o Bahia
2- Quem sabe o Ocean
Ou seja, não tem sentido ter um LHD, pois o que temos ja basta e o wasp nem de perto serve como um PA para os nossos A4, isto sem falar na velocidade que é requerido. Não cabe na MB, nem financeiramente nem para emprego.
E finalmente não acho que os gringos queiram vender o mesmo.
Temos outras prioridades.

MO

Oi Humberto, não estendendo muito o merito, mas acho que nem é o caso sobre querer, poderiamos pedir de joelhos que nenhum destes estão nem passando pelo minimo pesamento de ser vendido por parte dos cara, vc definiu bem

Abs

Burgos

Humberto;
Boa noite;
Sim, acredito em vc, estāo em missāo de desdobramento ou algo assim.
Mas vc conhece eles, não perdem a viagem.
Ele é multi emprego e porta helis eu também sei.
Vai que cola !!!
Particularmente sou muito mais o Ocean também.
Mas agora Tamo na concorrência junto com a Turquia.
Que por sinal, é um forte candidato a arrematar está belonave (Ocean)
Sds a todos!!!

fabio Souto.

Burgos como o uss wasp pode ser oferecido a MB se o mesmo não vai dar baixa?

MO

Amigo Fabio Souto o nosso amigos Burgos, foi irônico, por favor não vai perguntar para o Fernandinho quando a MB irá comprar o Wasp ( o Burgos usou uma metafora, figura de linguagem, força de expressaum), acho que ele vai rir … Isto posto, em caso de duvidas permanecerem, não, o Wasp não esta a venda, relaxa, foquemos no Maracanã e na defensora, é o que temos pela proa no momento, grato e grande abraço !

Ivan BC

Esse navio norte-americano é muito bonito…quando eu for presidente vou tentar compra-lo kkkkk

Cássio

Sou muito mais um brinquedinho desse do que um porta aviões comum. É muito mais prático e serve pra uma infinidade de missões. Porta aviões comuns são bons pra projeção de poder tipo os EUA quando mandaram TRÊS deles lá no pro quintal do coreano gordinho só pra dar um apavoro no cara. Agora, o Brasil não precisa de porta aviões por motivos óbvios. Vai querer fazer projeção de poder pra cima de quem? Da argentina? Que acabou de perder um submarino por pura falta de vergonha na cara? Pra Venezuela? Cujo povo tá morrendo de fome e de malária… Read more »

fabio Souto.

MO aproveitando alguma info sobre a volta da defensora?
o Npa. maracanã sei que já esta no AMRJ.

Leandro Costa

Esse eu vou ver, de preferência chegando e/indo…

Carlos alberto soares

MO

É a Patroa que está respondendo ?
__________________________________

“fabio Souto. 27 de novembro de 2017 at 20:38
O USS WASP esta para dar baixa quando??”

Dois anos depois que a Defensora der baixa.
__________________________________

“Top Gun Sea 27 de novembro de 2017 at 19:41
Quem sabe ainda teremos um esquadrão de Harrier II (AV-8B)!”

Porquê e para quê ?
__________________________________

“Top Gun Se 27 de novembro de 2017 at 19:37
Novidades sobre o Ocean!”

Exclamação ?

Carlos alberto soares

“marcelo km 27 de novembro de 2017 at 19:23
Uns 2 desses e a Marinha do Brasil já estaria muito bem servida.”

Porquê ?

Top Gun Sea

Carlos alberto soares 28 de novembro de 2017 at 5:06 “Top Gun Se 27 de novembro de 2017 at 19:37 Novidades sobre o Ocean!” Exclamação ? Quem sabe ainda teremos um esquadrão de Harrier II (AV-8B)!” Porquê e para quê ? Carlos Alberto Soares Porquê? Considerando a possível compra do Ocean e sabendo que os marines Harriers vão dar baixa com a entrada dos F35 no WASP vejo uma posibilidade de asa fixa no Ocean. Ainda vão está bons de ano (2003) e lembrando que os Harriers ingleses foram comprados pela Us Navy como peças de reposição, os mesmos podem… Read more »

Agnelo

Poder Naval

Qual a previsão (data e hora) da chegada? Vcs tem como saber?
Gostaria muito de vê-lo da Praia Vermelha, bem de perto!
Obrigado

marcelo km

Carlos alberto soares 28 de novembro de 2017 at 5:07 “marcelo km 27 de novembro de 2017 at 19:23 Uns 2 desses e a Marinha do Brasil já estaria muito bem servida.” Porquê ? Por que o Brasil pretende integrar o Conselho de Segurança da ONU de forma permanente. Na forma de poder Aeronaval não vai; então será na forma de “polícia” como foi no Haiti e será na República Centro-Africana agora.Sem falar da utilidade como plataforma de helicópteros em áreas de desastre como ocorreu em Blumenau e Angra dos Reis Dois Wasp ou outros navios de assalto anfíbio será… Read more »

Dalton

O USs Wasp irá substituir o USS Bonnhomme Richard no Japão que irá para San Diego e passará por uma revitalização e também modificações que permitam a ele operar com o F-35B de maneira prolongada …coisa pela qual já passou o USS Wasp, o USS Essex e também o USS América um meio irmão dos 2. . Para quem perguntou quando ele será descomissionado…a data já divulgada pela US Navy é 2029, quando completará 40 anos de serviço. . O texto ficou um pouco confuso pois dá a entender que o F-35B só será incorporado a partir de 2025 quando… Read more »

Marcelo Andrade

Será que abrirá para visitação no cais da Praça Mauá (Boulevard Olímpico)?

Dalton

Podem esquecer AV-8B para o “Ocean”…ele nunca operou com eles, pode transporta-los mas
não operar com eles e não será agora ainda mais que não existem AV-8Bs disponíveis…os
fuzileiros navais dos EUA precisam de cada um até por conta do atraso na entrega do F-35B que
será feito de forma gradual e vagarosa e serão usados intensamente.

PRAEFECTUS

Carlos alberto soares 28 de novembro de 2017 at 5:06,

meu caro, eu morri aqui…kkkkkkkkkkkk de fato tenho observado que o MO tem estado extremamente razinza nos ultimos tempos, mais do que o normal… aquilo ali não era ele….kkkkkkkkkk ou então a consciência pesou com o Tio Velho….???

Abraço

André Luiz.'.

Top Gun Sea 27 de novembro de 2017 at 19:41
Dalton 28 de novembro de 2017 at 9:48
Isso sem falar que os AV-8B são aviões caros, muito caros de manter/operar! Eu os acho fantásticos!, sempre fui ‘fansaço’ do Harrier II, mas… não são pra nossa realidade.
Aliás, lembro de uma matéria aqui mesmo do PN que cita uma visita do Harrier… Mas, enquanto não acho o artigo, vai esse aqui (fotos fantásticas!):

COMENTÁRIO EDITADO. A MATÉRIA PODE SER ESTA:
http://www.naval.com.br/blog/2010/05/29/harrier-operando-no-nael-minas-gerais/

Hawk

Ozawa 27 de novembro de 2017 at 19:56…. Muito real…

Negrão

quando a trilogia terá um canal no youtube?

André Luiz.'.

André Luiz.’. 28 de novembro de 2017 at 10:40
Legal, aí está o link da matéria do PN sobre Harrier no Brasil! 🙂
(mas o link que ia postar tem fotos do Harrier em frente ao hangar do Zeppelin (!) na Base Aérea de Santa Cruz que também estão muito legais..! 😉 )

Audax

O USS WASP está previsto entrar na boca da Barra às 07:30 do dia 30/11. Vai ser bonito para quem tiver a oportunidade de ver.

Carlos alberto soares

Top Gun Sea 28 de novembro de 2017 at 7:17

Combinou com o Man$$uetou ?

Não ?

Esquece !

Carlos alberto soares

marcelo km 28 de novembro de 2017 at 9:17

O quê ?

Você está certo disto ?

Manda teu planejamento para o Charlie 01, quem sabe né …. !

Carlos alberto soares

PRAEFECTUS 28 de novembro de 2017 at 10:06

O MO mora na ponta da praia, deu mergulho livre de 50 m,
subiu no pinote, misturou gases no sangue,
encontra-se deitado no sofá,
ele dita,
a Patroa traduz e tecla,
ai sai isso ai ….
ou mofou ….
UPA NELE !

MO

quase, sou do Embaré, C5, não boyzaum da ponta da praia, C6 e C7 … kkkkkk

Carlos Alberto Soares

Confortável:

Bueno

Editore , torcendo pra vocês conseguirem uma visita para tiram belas fotos e vídeos para nos

Bruno Velasco

A quantidade de sensores é impressionante, inclusive o gigantesco radar 3D SPS48, que só vi em porta-aviões com o triplo de tamanho. A defesa AAe também é forte com 2 lançadores RAM e 2 Sparrow naval? Provavelmente 2 Phalanx (na imagem só aparece um), impressionante, nenhum vaso da MB tem tanto poder para abater um avião.

ROBINSON CASAL

Pessoal, fiz um vídeo mostrando as principais características do WASP. Nele, abordo o grupo aéreo e as facilidades de apoio aos fuzileiros navais. Cale a pena dar uma conferida e comentar :

Dalton

Excelente…só um pequeno reparo…existem 8 na classe e não 10. O nono é o USS América
o primeiro de uma classe de duas unidades, o segundo o “Tripoli” será entregue no fim do ano
que vem para ser comissionado em 2019 porém ambos não possuem doca alagavel.
.
A partir da terceira unidade que será chamada “Bougainville” uma doca alagavel será reintroduzida e a partir dele se tentará manter 11 grandes navios de assalto anfíbio
LHDs/LHAs.

Bardini

Esse é o verdadeiro Navio de Propósitos Múltiplos.

MO

Por favor, algum dos 7546456354.45342353.9923434355.,34 pesoas participantes dos merrrrrrrrrrrrrmão “A gente do poder naval” agradecemos se se alguma alma se dignasse a fotografar com um minimo de qualidade a entrada no navio .. é a primeira escala dele no BR, vamos lá ne gente, quebra o galho de quem gosta e muito do tema … tks

Nonato, Fabio Couto tenho fé em, TMJ, vcs vão nos surpreender

E quem sabe o “bunéu” … kkkkkk

MO

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, em tempo, aparentemente esta navegando sem escolta …