Coreia do Sul detém tripulação de navio que alegadamente cedeu petróleo a norte-coreanos

57

Lighthouse Winmore

Lighthouse Winmore

A tripulação de um navio com bandeira de Hong Kong que alegadamente violou as sanções das Nações Unidas através da transferência de petróleo para um navio norte-coreano em outubro está detida na Coreia do Sul até que uma inspeção completa seja enviada ao Conselho de Segurança da ONU, informaram as autoridades nesta sexta-feira.

Acredita-se que o Lighthouse Winmore tenha levado cerca de 600 toneladas de produtos petrolíferos refinados para o navio norte-coreano Sam Jong 2 em águas internacionais no Mar da China Oriental, em 19 de outubro, depois de deixar o porto sul-coreano de Yeosu, informou um funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Coreia à Associated Press.

O anúncio aconteceu no mesmo dia em que o Secretário de Defesa, James Mattis, disse à Fox News que ele acreditava que o mundo faria “uma pressão aumentada” sobre a Coreia do Norte nos próximos meses após os recentes incidentes marítimos.

As autoridades alfandegárias sul-coreanas disseram que embarcaram no navio e entrevistaram membros da tripulação depois que eles voltaram para Yeosu em 24 de novembro. A Coreia do Sul tomou formalmente o navio após o Conselho de Segurança, em 22 de dezembro, impor novas sanções à Coreia do Norte que permitem aos Estados membros apreender, inspecionar e parar aqueles navios que são suspeitos de transferir bens proibidos à Coreia do Norte, disse o funcionário, que falou com a Associated Press sob condição de anonimato, citando regras do ministério.

Os 25 membros da tripulação do navio – 23 deles chineses e dois de Myanmar – estão sendo mantidos em Yeosu, mas terão permissão para deixar a Coreia do Sul depois que as autoridades acabarem a investigação, disse o funcionário. A Coreia do Sul planeja denunciar os resultados da sua inspeção para o Comitê de sanções do Conselho de Segurança da ONU.

O navio, que transferiu óleo para outros três navios não norte-coreanos, foi fretado pelo Billions Bunker Group de Taiwan e parou na Coreia do Sul para carregar cerca de 14 mil toneladas de produtos petrolíferos japoneses. Ele disse que seguiria para Taiwan ao deixar Yeosu em 15 de outubro, disse o funcionário.

O funcionário disse que não tinha sido confirmado se o Sam Jong 2 voltou para a Coreia do Norte depois de receber petróleo do Lighthouse Winmore.

O Departamento do Tesouro dos EUA puniu no mês passado seis companhias de transporte e comércio norte-coreanas e 20 de suas embarcações e publicou fotos do  navio da Coreia do Norte em 19 de outubro, possivelmente transferindo petróleo para evadir sanções. O Departamento do Tesouro identificou o navio norte-coreano nas fotos como Rye Song Gang 1.

A Coreia do Norte passou por fortes sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU por causa dos esforços acelerados para expandir seu programa de armas nucleares e mísseis balísticos. Nos últimos meses, o Norte conduziu seu teste nuclear mais poderoso até o momento e mísseis balísticos intercontinentais foram testados em voo três vezes, suscitando preocupações de que está mais perto do que nunca de conseguir um arsenal militar que pode direcionar viavelmente contra os Estados Unidos.

O comércio de navios com embarcações da Coreia do Norte no mar está proibido pelas sanções da ONU aprovadas em 11 de setembro.

As revelações sul-coreanas da inspeção do navio vieram depois que o presidente Donald Trump criticou a China após informes anteriores de que os chineses transferiram petróleo para navios da Coreia do Norte no mar.

Trump disse no Twitter que a China tinha sido “pega em flagrante”, acrescentando que ele estava “muito decepcionado com o fato de a China permitir que o petróleo entre na Coreia do Norte”.

A China responde pela grande maioria do comércio externo e fornecimento de petróleo à Coreia do Norte, de acordo com a Associated Press.

FONTE: Fox News

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcelo km

Se eu fosse o Trump dispararia uma saraivada de mísseis Tomahawk em Pyongyang dia 15 de Abril, o ditador norte-coreano vai estar parado em um local fixo e conhecido por uma hora e meia nessa data.
Tecnicamente a guerra das Coréias não terminou.

Agnelo

O velho e bom TTPDM

Rui chapéu

Há notícias que os russos também foram pegos em flagrante fazendo isso.
E agora?
Como vai ficar as sanções?
EUA vai encarar China e Rússia juntos?

Joao Moita Jr

EUA vai encarar China e Rússia juntos? Rsrsrs
Tem cada um…

Joao Moita Jr

Se eu fosse o Trump dispararia uma saraivada de mísseis Tomahawk em Pyongyang dia 15 de Abril… Em primeiro lugar, quem pagaria o pato seriam milhões de Sul Coreanos e tropas americanas, bem pertinho de milhares de peças de artilharia e baterias de mísseis de longo alcance. Em segundo lugar, nunca ouvistes falar de dopple gangers? Kim parece ter pelo menos uma dúzia de réplicas de si mesmo, espalhados pelo pais para tais eventualidades. E em terceiro lugar, as atas atômicas colocam a situação em check mate, pois basta somente uma ou duas para milhões de mortes na Coreia Do… Read more »

Joao Moita Jr

Ata=armas

Marcos

Marcelo:
Vai uma longa diferença entre um Ronald Reagan e um Donald Duck Trump.

Joao Moita Jr

Ronald Reagan foi um gigante da História. Donald Trump é a vergonha de todo cidadão americano. Um narcisista corrupto, presidente de aluguel, no bolso de Israel, dos lobbies, e de qualquer um que possa pagar pelo serviço. Não dá para comparar.

Alex II

Donald Trump é a piada do mundo democrático civilizado.

Airacobra

Cuma?

Bravox

Joao Moita Jr Como voce disse que a CN tem artilharia na fronteira a CS tem também, ou voce acha que a CS em caso de guerra vai ficar tomando tiro sem revidar fogo?
(lembre que a tecnologicamente a CS esta muitos anos a frente em material belico da sua rival NT)

marcelo km

A Coreia do Norte é só um rato que ruge, à exemplo do Brasil, tem um monte de Carros de combate e artilharia, mas só 10 minutos de munição.

marcelo km

O que eu não entendo é como o EUA não tem um esquadrão da morte, como a Mossad Israelense. Já deviam ter matado a quarta geração dos Kim.

marcelo km

Israel atacou um Reator nuclear Iraquiano em 1981, construido pela França, onde a fábrica francesa foi incendiada. O que aconteceu ? Nada
Israel atacou suposto reator nuclear Sirio em 2007. A Síria revidou com um ataque aéreo sobre Tel-Aviv ???
Alguém vai falar que Israel é protegido dos EUA.Mas eu estou sugerindo que o próprio EUA ataquem o Ditador diretamente.

WellingtonRK

Joao Moita Jr 29 de dezembro de 2017 at 22:55

“Ronald Reagan foi um gigante da História. Donald Trump é a vergonha de todo cidadão americano.”

João, o Trump não pode ser ainda “um gigante da História” porque simplesmente assumiu ontem a presidência dos EUA. O tempo dirá!

Dalton

Ronald Reagan podia contar com uma US Navy que era o dobro da de hoje…em uma época em
que a União Soviética estava perdendo fôlego a China era uma sombra do que é hoje e a
Coreia do Norte estava longe de possuir armas atômicas.

José Lemos filho

Estou vendo aí um novo evento de Davi e Golias, imaginem,o charopinho,e com toda razão, afundar uns dois portavioões americanos, ficaria de bom tamanho.kkkk até quando a América deixarar de ser hostis? Todos povos tem o direito de liberdade de livre escolha e não imposição. A CN tem todo o direito de se defender, é a sua existência exigindo tais meios. Uso a.

FRITZ PILSEN

Vou parafrasear o lateral Léo, antes do jogo entre o Santos e o Barcelona: Será que o Kim Jong-Un é tudo isso mesmo?

Fico desconfiado, toda vez que ouço apenas uma versão da história. Nesse caso, a versão que os EUA nos contam…

Zeabelardo

Alex II
Qual é o mundo democrático civilizado?

José Lemos filho
A Coreia do Norte sequestra cidadãos de outros países dentro desses países. Trafica armas para milícias sanguinárias. O maior produto de exportação são drogas. Se informe antes de passar vergonha.

Joao Moita Jr
Lobby – foi o primeiro presidente americano a questionar programas de defesa em décadas. Israel – a troca do local da embaixada foi autorizada pelo congresso americano há muitos anos. Corrupção – provas? Se vc tem alguma, entregue a mídia esquerdinha ou os democratas. Eles estão doidos atrás delas, mas estranhamente não as encontram.

Agnelo

O povo da CN não sabe nem o q é direito… q dirá opinar sobre ele….

Essa guerra é dificílima de acontecer, por motivos q já disseram aqui, q são os efeitos sobre a CS e até Japão.

Matar o gorducho ou destruir a CN, resulta hein: quem vai controlar seu arsenal nuclear em meio ao caos em um povo louco por sobreviver? Nem EUA e nem China querem isso.

Afundar Porta-Avioes? Não é mérito nem desmérito. É guerra, e não supertrunfo. A Inglaterra perdeu muito mais meios de vulto do q a Argentina, mas ganhou a guerra.

Antonio Palhares

Ronald Reagan foi gigante da história porque invadiu o Panamá e sequestrou o Noriega. O Trump é apenas mais um presidente Americano. Os contextos de um e outro são diferentes. Quanto ao gordinho bizonho e caricato da Coreia do Norte, se fosse tão facil lidar com ele e as situações que ele cria. Certamente os Estados Unidos ja o teriam mandado para o vinagre. Talves estejam fazendo o inventário dos possiveis efeitos colaterais. Como tambem pode acontecer dos Estados Unidos ficarem com saco cheio e em meia hora mandar toda Coréia do Norte para a eternidade. Torcida para isto é… Read more »

Pangloss

marcelo km 30 de dezembro de 2017 at 2:43 O que eu não entendo é como o EUA não tem um esquadrão da morte, como a Mossad Israelense. Já deviam ter matado a quarta geração dos Kim. ———————————————————– Praguejar contra os ditadores ridículos é bastante simples. Mas vamos fazer um exercício mental, e buscar as razões pelas quais manter o Kim pode ser conveniente aos EUA, ao Japão, à Coreia do Sul, à China e à Rússia. Quem leva a pior, nessa situação atual, é apenas o povo norte-coreano. Mas eles vêm sendo lobotomizados há décadas, e nem cogitam se… Read more »

Airacobra

A melhor coisa para o povo norte coreano seria a queda do regime do gordinho louco que sai matando seu povo e seus generais que por um motivo ou outro despertem sua desconfiaça, lá atualmente é a maior demonstraçáo de escravidão em massa e encarceramento em massa de todo um povo, só quem apoia o regime comunista norte coreano é quem não vive lá, resumindo, os comunistas de rolex, que não conseguem viver sem um i-phone, Macdonalds ou Coca-Cola, que defendem o comunismo mas não tem coragem de viver em.um regime comunista, só vejo essa galera ir de ferias pra… Read more »

camargoer

Caro Marcelo. Os EUA tem um esquadrão da morte remoto que tem feito algo como 1000 assassinatos por ano utilizando drones. Tem um filme chamado “Good Kill” que dá um bom panorama disso. Não quero defender o Pres Kim, da Coréia do Norte, mas a situação é bem estranha para mim porque a escalada teve início com Trump, o que parece ter relação com o fracasso da tentativa de derrubar Assad na Síria. Nenhum dos países do leste asiático tem interesse no conflito com a Coréia do Norte, por razões óbvias. Nem os nortecoreanos porque sabem que um conflito resultará… Read more »

camargoer

Caro Antonio. Rossevelt, Churchil e Stalin foram grandes e por isso ganharam a Segunda Guerra, não o contrário. NInguém é grande por ganhar uma guerra, mas ganha-se uma guerra por ser grande. E invadir o Panamá é uma guerrinha mixuruca. Atá o filme com John Wayne sobre essa invasão é ruim. Por falar sobre Reagan e América Central, recomendo o filme “O Mensageiro” sobre o papel da CIA no escândalo Irâ-contras coordenado pelo Cel North e o tráfico de cocaína nos EUA durante o período Reagan.

camargoer

Caro João. Recomendo o livro de Naomi Klein “Não basta dizer não” para entender a falácia Trump.

Airacobra

Falou tudo Pangloss

Airacobra

Camargoer concordo em parte com o que você diz, mas ao citar “presidente Kim” o conceito baixa, pois ele é tudo menos presidente, ditador, ou algo do gênero seria mais apropriado, me explica como pessoas que defendem o comunismo citam Fidel, Kim e cia como presidentes, mas os presidentes militares eleitos pelo pela câmara de meadoa de 60 a 80 são citados pelos mesmos como ditadores?

Rui chapéu

Hehehehe

O cara vem falar em esquadrão da morte americano e depois fala que Stalin era grande. Só se for grande matador de civis!

Parece o aumento do Karnal, falando que os 300 só são heróis por serem ocidentais.

Esses soças…

Eu me divirto!

camargoer

Olá Aircobra. Obrigado pelo comentário. Chamo o Kim de presidente sem nenhum juízo de valor. Chamo Assad de presidente. Formalmente, ele é presidente, assim como outros (alguns dos quais desprezo). Mas isso não significa que consider o a Coreia do Norte uma democracia e muito menos que eu o admiro. Longe disso. Mas agradeço o alerta.

WellingtonRK

José Lemos filho 30 de dezembro de 2017 at 8:47 “Todos povos tem o direito de liberdade de livre escolha e não imposição.” Desde quando o povo da CN optou por viver na situação em que vive? Quem fez tal escolha foi uma elite local que se mantem no poder até hoje. Você já leu o livro “Fuga do Campo 14”? Conta a história real de uma pessoa que nasceu num campo de concentração. Nasceu porque o tio dele, irmão de seu pai, fugiu para a CS. É uma história miserável! Depois ele conseguiu fugir, após conhecer um homem que… Read more »

WellingtonRK

Claro, o pai dele foi preso por causa disso.

Alex Nogueira

A população sempre é refém do governo, não importa onde e quando, nós mesmo aqui no Brasil somos refém, a população em sua maior parte sabe das mazelas de nossos governantes e mesmo assim permite que a situação continue, isso acontece por que nós cidadãos de bem não queremos sujar as mãos ao realizar uma “revolução” e para muitos é cômoda a atual situação, pois brasileiro é mestre em realizar as coisas com o tal “jeitinho”, e descobre meios para ir sugando o país também, já que o governo que deveria se importar no bem estar geral não se importa,… Read more »

Luiz Trindade

Senhores, Vejo muito discussões para não classificar de outra coisa aqui mas a verdade é que perderam o “Time” com a Coréia do Norte. Agora se a Coréia do Norte for atacada pelos EUA, corre um grande risco da Coréia do Norte revidar em cima da Coréia do Sul, Japão, e algumas bases do pacífico com misseis cheios de lixo nuclear (Isso supondo que a Coréia do Norte esteja fazendo engodo em dizer que tem ogivas nucleares). Não foi, não é e nunca será tão fácil lidar com a Coréia do Norte a não ser que seja dispensável pela China.… Read more »

Antonio Palhares

Camargoer.
Tenho certeza que voce entendeu o que eu quis dizer com a grandesa do Reagan. Quanto aos outros presidente citados por voce. Eles eram diferentes por serem estadistas, e não bravateiros. Os tres que ganharam a segunda guerra estão no clube dos estadistas. Um abraço fraterno e Feliz ano Novo.

Alexandre Galante

É, foi fácil chutar cachorro morto como Kadafi e Saddam, mas contra o gordinho maluco o jogo é mais pesado.

camargoer

Olá Antonio. Obrigado pelos votos. Desejo toda a sorte para 2018. Sem fazer qualquer juízo de valor, se foram ditadores ou democratas, concordo que Roosevelt, Churchil, Stalin e ainda Vargas foram grandes estadistas. Por outro lado, o Pres. Nixon foi muito mais interessante do que Reagan, que causa muito mais debate, muito mais contradições. Novamente, sem fazer um juizo moral de nenhum deles, mas fazendo uma avaliação mais abrangente. Se eu fosse avaliar todo mundo segundo meus valores éticos e morais, acho que acabaria banido do blog e das festas de família. riso. Um grande abraço.

camargoer

Olá Galante. Aproveitando e desejando feliz 2018, tenho a impressão que a Coréia do Norte avaliou o que aconteceu com Sadan e Kadafi, e o que quase aconteceu com Assad (e até mesmo como a China lidou com os protestos em 1989) ao desenhar sua estrategia de ação em relação aos EUA. Sem o enfrentamento nuclear, talvez os EUA já tivessem tentado desestabilizar o governo da Coreia do Norte via alguma “primavera amarela”. Inclusive, acho que as ameaças da Coreia do Norte à Coreia do Sul e Japão são consequência da presença militar dos EUA nestes países.

camargoer

Olá a todos. Li há pouco um artigo sobre o assunto que pode ajudar na nossa discussão.
https://jornalggn.com.br/noticia/coreia-do-norte-x-eua-entenda-o-conflito-que-deve-se-estender-por-2018

Dan01

Coreia do norte e o quintal da China, aposto que a China nao gostaria de ter varias bases americanas naquele territorio. Sem contar que agora possuem armas nucleares, se o gordinho vendo que vai cair resolve tentar bombardear o Japao ou a Coreia do sul como ficaria o resto do mundo vendo duas potencias econômicas caídas de um dia pro outro? Alem do aval da China ainda seria necessária uma operação muito bem planejada pra tudo da certo, nao acho que seria impossivel mas nao seria tao simples e teria varios riscos.

camargoer

Olá Dan01. Nestas horas eu lembro do alerta do Cap.Nascimento em Tropa de Elite… “Comandante, tô avisando, isso vai dar M.” ….riso.

Fellipe

pergunta : se o maior parceiro da Coréia do Norte é a China e a mesma fornece petróleo para o pessoal de Pynongyang porque eles não transferiam o petróleo através da fronteira entre os dois países, não seria mais sigiloso e com menos chance de dar alguma merda, uma vez que uma transação de petróleo no mar não é uma das coisas mais discretas do mundo, não estamos mais em 1960 ou durante a segunda guerra …

Zeabelardo

Dan01
A Coreia do Norte nasceu e sobrevive como um puppet chinês. Os chineses cederam boa parte da tecnologia de foguetes para os coreanos. Não é crível que tenham feito isso sem ter um botão desliga, pois eles mesmos poderiam ser alvos de uma operação suicida coreana. Na hora H e se preciso for, desligam o Kim que é apenas mais um peão no jogo.

Zeabelardo

camargoer
“acho que as ameaças da Coreia do Norte à Coreia do Sul e Japão são consequência da presença militar dos EUA nestes países.”
Leitura sempre equivocada. Regimes ditatoriais sempre se apoiam no medo de um inimigo externo. Se essa ameaça não é real, ela simplesmente é inventada pela propaganda.

camargoer

Caro Zeabelardo. Concordo com você sobre a ideia do inimigo externo (ou interno como em certo regimes fascistas). É a mesma estratégia usada pelos EUA em sua guerra ao terror e sobre a qual se baseia o discurso de Trump para ameaçar a Coreia do Norte. Sob este ponto de vista, o inimigo externo da Coreia do Norte são os EUA, não o Japão. Neste contexto, o Japão é um alvo devido a presenças das tropas americanas, não porque o Japão seja uma ameaça militar. Se por um lado a navalha de Occan é uma excelente ferramenta do método cientifico,… Read more »

camargoer

Olá Zeabelardo. Algum tempo atrás fiquei surpreso com alguns alunos de doutorado que trabalham comigo que desconheciam o texto do Darcy Ribeiro. Assim achei legal disponibilizar aqui no blog para aqueles que se interessarem. Um agrande abraço.

camargoer

Olá Colegas. Encontrei uma dissertação de mestrado de 2014 “A CRISE NA PENÍNSULA COREANA E A SEGURANÇA REGIONAL DO LESTE ASIÁTICO” que parece ser bem interessante para a discussão. Baixei agora pelo google mas acho que só vou ler ano que vem. riso. Contudo, li as conclusões da dissertação. O problema é complexo e envolve um realinhamento global de um sistema unipolar pós-guerra fria para um sistema de multipolar com destaque para a China no sudeste asiático.

Fresney

Se a corea do Sul fosse israel já tinha acabado com essa festa faz tempo. Encha a fronteira com a Barreira de Ferro dos israelenses e falankes civis e já era.

Bardini

“Se a corea do Sul fosse israel já tinha acabado com essa festa faz tempo. Encha a fronteira com a Barreira de Ferro dos israelenses e falankes civis e já era.”
.
Se fosse Israel, então teríamos Israel do Sul, Israel do Norte e um muro, dividindo o mesmo povo em dois.