Navio Hidrográfico ‘Sirius’ completa 60 anos de incorporação à Marinha do Brasil

33

Comemoração inclui abertura da embarcação para visitação pública, entre 11 e 15 de janeiro

Como um dos eventos comemorativos do Jubileu de Diamante do Navio Hidrográfico (NHi) “Sirius”, a embarcação ficará aberta para visitação pública, entre os dias 11 e 15 de janeiro, das 8h às 17h, atracada no cais do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro. Em 17 de janeiro, o Navio completa 60 anos de incorporação à Marinha do Brasil, data considerada um marco histórico, por sua imensa contribuição à atividade hidrográfica brasileira.

O NHi “Sirius” foi o primeiro navio da Marinha do Brasil especialmente projetado e construído para o serviço de hidrografia. Tem a finalidade de servir como plataforma flutuante capaz de efetuar a coleta de dados batimétricos, oceanográficos e geofísicos, bem como a manutenção de faróis, de forma a contribuir para o apoio à aplicação do Poder Naval, para a segurança da navegação e para o apoio a projetos nacionais de pesquisa.

Construído nos estaleiros de Ishikawajima Heavy Industries Co. Ltda, em Tóquio, no Japão, o Navio teve sua quilha batida no dia 13 de dezembro de 1956, foi lançado ao mar no dia 30 de julho de 1957 e incorporado à Marinha do Brasil no dia 17 de janeiro de 1958.

O contexto de sua aquisição remonta aos anos 50, período em que o Brasil figurou como um polo econômico em franca ascensão, com o fim da Segunda Guerra Mundial. A revitalização do fluxo marítimo, após as inúmeras baixas de navios mercantes na costa brasileira, ocasionadas pela ação do III Reich; a privilegiada posição militar-estratégica do litoral brasileiro; e o grande impulso industrial incentivado pela influência de intercâmbios econômicos com a Europa e os Estados Unidos criaram a necessidade de um incentivo ao estudo dos potenciais marítimos e do pronto estabelecimento de rotas de navegação utilizadas para o escoamento de suas mercadorias.

Em vista de tais necessidades, a Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), decidiu pela aquisição dos Navios Hidrográficos “Sirius” e “Canopus”.

No dia 8 de fevereiro de 1958, o NHi “Sirius” seguiu para Kobe, no Japão, de onde iniciou sua viagem para o Brasil, em 15 de fevereiro do mesmo ano. Chegou ao Rio de Janeiro no dia 19 de maio de 1958, tendo visitado os portos de Honolulu, São Francisco, Acapulco, Balboa, Curaçao, Belém, Recife e Arraial do Cabo.

Com o nome da estrela “Sirius”, a mais brilhante do firmamento e pertencente à constelação do “Cão maior”, o Navio é chamado carinhosamente, por sua tripulação, de “Cachorrão”.

O “Sirius” foi o primeiro meio naval em que houve a realização de um pouso a bordo por uma aeronave de asa rotativa em um convoo de um navio da Marinha do Brasil, feito ocorrido ainda na cidade de Kobe, no Japão, em 1957; e o primeiro a ser dotado de aeronave orgânica.

Nomes importantes da Marinha do Brasil integraram sua tripulação, entre eles, o ex-Ministro da Marinha na década de 80, Almirante de Esquadra Maximiano da Fonseca, primeiro imediato do “Sirius” e Comandante do Navio no final da década de 50; e o Almirante de Esquadra Júlio de Sá Bierrenbach, renomada personalidade da política nacional entre as décadas de 50 e 80, sendo Presidente do Superior Tribunal Militar na década de 80.

Entre 16 de junho de 1982 e 30 de outubro de 1986, o NHi “Sirius” passou por um período de modernização, que possibilitou a otimização de sua capacidade operacional na atividade de hidrografia. O êxito e o investimento desta modernização possibilitaram ao Navio operar satisfatoriamente em levantamentos hidrográficos, até os dias de hoje.

O NHi “Sirius” totaliza mais de quatro mil dias de mar e mais de cem levantamentos hidrográficos concluídos, dentre os quais, destacam-se os realizados na Barra Norte do Rio Amazonas, na Elevação do Rio Grande e no porto da cidade de Walvis Bay, na Namíbia. É, sem dúvida, um dos navios da Marinha do Brasil que mais benefícios trouxe para o País, devido ao longo tempo de serviço e à eficiência, fator sempre marcante nas comissões realizadas.

Os órgãos de imprensa interessados em realizar a cobertura do evento podem fazer o credenciamento previamente, pelos e-mails dhn.comunicacaosocial@marinha.mil.br e comsocdhn@gmail.com ou pelos telefones (21) 2189-3387 e (21) 99669-2068.

_____________________________________________________________________________
SERVIÇO
Evento: Visitação pública comemorativa dos 60 anos do Navio Hidrográfico “Sirius”
Local: Cais do Museu do Amanhã
Data: de 11 a 15 de janeiro de 2018
Horário: das 8h às 17h
Endereço: Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

BZ Sirius!

Quantas histórias de vida passaram por esse convés…

Fernando "Nunão" De Martini

Pra quem quiser saber mais sobre os navios hidrográficos e a importância da hidrografia:

https://www.marinha.mil.br/dhn/?q=pt-br/node/80

E pra quem quer ver onde ele está baseado e os outros navios de seu grupamento, estão no terço inicial desta matéria extensa do Poder Naval:

http://www.naval.com.br/blog/2017/12/18/onde-ficam-e-quais-sao-os-102-navios-da-marinha/

Nilson

Belíssima história, parabéns a todos que deram e continuam dando vida ao H 21 – Sirius. Segundo o NGB do Poder Naval, o gêmeo H – 22 Canopus deu baixa em 1997, também depois de uma linda história.

Marcelo Andrade

Estes navios vierem cada um com um helicóptero Bel 47G. Me corrijam galera!

TukhMD

Parnaíba, Sirius… A Marinha Bananóide é um verdadeiro museu flutuante. Credo…

Luiz Floriano Alves

O Sirius e o Canopus escreveram belas páginas na História recente de nossa Marinha.
Construidos pela Yshikawajima foram modelos de barcos oceanográficos. Pena que este estaleiro não está relacionado nos proponentes para o programa das Tamandares.

Audax

Fez grande levantamento hidrográfico do litoral do Nordeste. Junto com o Canopus. Sim Marcelo. Os Bell 47 G começaram a operar nesses navios. Sds.

Capt Jack Aubrey

Smj, foi o 1o navio com CPP na MB

Lucas Palharez

Tive a oportunidade de visitá-lo hoje ao lado do Museu do Amanhã no RJ, um bellíssimo navio, e muito bem cuidado, pela idade, está bem conservado.

Aldo Ghisolfi

Bom o artigo.
SUGESTÃO: mostrar o navio por dentro, ponte, alojamentos, laboratórios, cozinha, refeitório…

Nunão

Se alguém que visitou quiser compartilhar fotos que tirou na visita, é só mandar pro email do editor chefe que a gente publica como matéria, Aldo.

Charlei

TukhMD, navios, barcos e afins, tem almas. Nunca fale com desprezo ou de forma jacosa de um deles.
O fato do governo não investir o que deveria na nossa marinha, adquiririndo meios novos e modernos não é culpa da tripulação e nem do navio, que apesar de tudo, cumprem sua missão.

Mike FT

Tive a honra visita-lo em abril de 2017, quando esteve atracado no porto de Santos juntamente com o “tubarão”.

XO

Parabéns a todos que labutam na importantíssima área da Hidrografia… “Restará sempre muito o que fazer”…

Carlos Alberto Soares

O Navio e todos que serviram ou servem como tripulantes, um Senhor que merece respeito.]

60 anos de mar não é para qualquer um,

fabricação japonesa + manutenção da MB e seus marinheiros, parabéns.

Luiz Floriano Alves

Até a chegada do Sirius e do Canopus a carencia de barcos oceanográfico era tão grande que a MB mandou adaptar o navio escola Almirante Saldanha (Cisne Branco) para essa função. Cortaram os mastros e “podaram” outros detalhes daquela obra prima dos estaleiros Vickers. Conheci o barco atracado em Rio Grande, comandado pelo Capitão Moreira da Costa, pioneiro na hidrografia no Brasil.

Aldo Ghisolfi

Gracias Nunão!
Seria muito bom.
Copiei e arquivei todas as postagens sobre o U 17.

Flávio Cardia

A MB escolhe nomes fodas para navios q não são de combate, e nomes chatos e repetitivos pra as principais embarcações!!

J.Neto

Galante, um elemento que se se auto proclama, em um nike para pegar o Moe dos Simpsons, não merece o seu conselho pois é pérola aos porcos…fantástica a história e importância destes meios ao Brasil.

Adeildo Barros

Qual é o segundo navio em idade mais antigo da MB.

Adeildo Barros

Qual é o segundo navio mais antigo da MB depois do monitor Parnaiba?

JagderBand44

Baita navio. Sem mais.

GUPPY

Bravo Zulu, Sirius-H21.

joseano

Então Alexandre Galante, não se pode fazer criticas nesse blog? A liberdade de expressão ainda que a pessoa fale tolices ( e quem sou eu pra considerar o que é tolice ou não) não é bem vinda? É aí que cai a mascara das pessoas e vc vê quem realmente a pessoa é por trás de todo aquele discurso liberal e tá tá tá. Presto solidariedade ao colega TukhMD pelo seu direito de manifestar sua opinião, que aliás não falou mentira, todavia a verdade incomoda a muitos, __________________________ COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. CRÍTICAS PODEM SER FEITAS E OPINIÕES PODEM… Read more »

Rui chapéu

Pq ele é pintado de branco e não cinza como os outros navios da Marinha?
Existe algum motivo específico ou era o que estava na mão na hora de pintar?

Fernando "Nunão" De Martini

Rui Chapéu, os navios hidroceanográficos e de atividades assemelhadas (como balizadores) são todos pintados de branco, não tem essa de pintar de branco porque a tinta está à mão… Dê uma olhada nessa matéria especial do final do ano passado, que mostra todos os 102 navios da MB, incluindo o principal grupamento dos navios hidroceanográficos, baseado na BHMN (em Niterói – RJ): http://www.naval.com.br/blog/2017/12/18/onde-ficam-e-quais-sao-os-102-navios-da-marinha/ Também dá pra ver nesse link alguns dos navios dessa categoria que servem nos distritos navais. Exceção são os navios polares, que têm só a superestrutura / casaria pintada de branco, enquanto os cascos são vermelhos, para… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Adeildo Barros 12 de Janeiro de 2018 at 15:26 Qual é o segundo navio mais antigo da MB depois do monitor Parnaiba?” Adeildo, boa tarde. Você pode clicar no mesmo link que eu sugeri ao Rui Chapéu (http://www.naval.com.br/blog/2017/12/18/onde-ficam-e-quais-sao-os-102-navios-da-marinha/) e verificar você mesmo, o que é uma ótima oportunidade para conhecer melhor os navios da MB. O nome de cada navio, se você clicar, é um link para o seu histórico no site NGB (Navios de Guerra Brasileiros, abrigado aqui no Poder Naval). Nesse histórico tem as datas de batimento de quilha, lançamento, incorporação, e você poderá descobrir qual o segundo… Read more »

Ozawa

Infelizmente não poderei ir à visitação do NHi ‘Sirius’ mas se puderem postar algumas fotos da visita de alguns foristas será legal. Não obstante, passei sexta-feira pelo Boulevard Olímpico e pude observar que o Sirius estava atracado no pier frontal e não lateral como ficou o Cisne Branco. Achei que assim ficou um pouco oculto.

Dalton

Complementando o que o Nunão escreveu sobre a cor branca…acho que é algo universal,
algo convencionado …na US Navy navios que prestam apoio indireto à operações da frota
como os navios oceanográficos da classe “Pathfinder” são pintados de branco e nem mesmo estão listados na “Força de batalha”.
.
Outros navios como a classe “Victorious” que prestam apoio direto à Frota, são pintados de
cinza e estão listados no inventário da “Força de Batalha”.

JOSE CARLOS BEZERRA DE LIMA

Ao Cachorrão tudão! Honra de ter passado 4 anos de minha vida a bordo dessa história. Muito POIT, Itajaí, Fernando de Noronha e 1 ano e 17 dias na Base Naval de Aratu, Bahia. Bravo Zulu ao Cachorão. SO-CN RM1 Lima.

edison melo

Lembro-me que, quando criança,meu pai viajou ao Japão para “buscar um navio”. Ele fazia parte da comitiva que teve a honra de buscar o N H SIRIUS. Quando o reconheci na foto apresentada durante a reportagem fiquei emocionado.