Futuro NPa Maracanã

Recebemos o e-mail abaixo do leitor Renan Nunes e as fotos que compõem este post. Agradecemos ao Renan pela gentileza e pela colaboração.

É bom saber que as sementes plantadas pelo Poder Naval estão dando frutos.

“Boa noite, Alex Galante. Sou Renan, tenho 17 anos e acompanho a Trilogia desde os 14. Sou daquele tipo que acessa os sites todos os dias para ler as novidades e gosto muito do que vejo, sou fã do seu trabalho por causa da perícia que você adota. Hoje (13/01) eu tive a oportunidade de fazer um passeio na Baía de Guanabara, logo, não perdi a chance e tirei diversas fotos interessantes. Sinta-se a vontade para editá-las, usá-las, guardá-las ou até ignorá-las mas ficaria muito feliz em saber que cooperei para revista. As fotos foram tiradas do meu celular Moto G4 Plus então entenderei caso você as avaliem como baixa qualidade.

Na ocasião, começando pela lateral do Arsenal, tirei foto do casco da Maracanã que foi, recentemente, transferida para o Arsenal. Diversas patrulhas marítimas entre Macaé e navios da classe Grajaú; Os rebocadores Almirante Guillobel e Tridente também fizeram parte; Foi fotografada uma corveta aposentada que não consegui identificar e o H-36 Taurus.

Na parte de frente para a Baía, tive boa posição para fotografar o Mattoso Maia em diversos ângulos enquanto recebe sua manutenção. O A-12 São Paulo permanece encostado e com uma aeronava AF-1 em seu deck de voo; Os AHTS recém-adquiridos também estavam lá.

Na outra ponta do Arsenal, consegui fotografar o submarino Tupi e as fragatas Constituição, Niterói e Defensora.

Espero ter ajudado e agregado conteúdo. Agradeço desde já.​”

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pangloss

Obrigado por compartilhar as imagens, Renan!

Gonçalo Jr.

Parabéns Renan! Belas imagens. E vc já sabe melhor que muitos (inclusive este que aqui escreve), os nomes dos nossos navios. Grande abraço e continue assim!

AJ Caldas

Excelente trabalho! Parabéns!

Andrei

Fotos muito bacanas !! parabéns !

Andrei

Que corveta aposentada seria essa?

diego farias

Belas fotos, gostaria de ter o privilégio de conhecer o Arsenal da Marinha no Rio de Janeiro.

Top Gun Sea

Os novos rebocadores da MB ainda não receberam a pintura da MB.

SmokingSnake ?

São Paulo ainda na ativa, olha o caça ali em cima…

Dranuits

Andrei, repassando o que falaram, é uma corveta da marinha bolivariana da Venezuela
Não tenho nenhuma comprovação
Muito bonita as fotos estou igual ao Gonçalo Jr quanto a identificação das naves

Dalton

Smokin…
.
provavelmente é brincadeira sua…mas…caso alguém tenha caído nela, trata-se de
uma aeronave desativada que serve unicamente para adestrar tripulantes no manuseio de
aeronaves no hangar e convés de voo…outras marinhas detentoras de NAes o fazem também.

Gabriel Oliveira

É bom saber que não sou o único da geração mais jovem que acompanha a trilogia quase todos os dias.

Luiz Monteiro

Prezado Renan,

Parabéns pela iniciativa e pelas fotos. Obrigado por compartilha–las.

Prezados Andrei e Dranuits,

A corveta que aparece na foto é a ex-Inhauma. A corveta da marinha venezuelana deixou o AMRJ no ano passado.

Abraços

Wlton

Na minha opinião o A-12 deveria ser reparado…….
é caro o custo de reparo? sim, porém pelo menos teremos um porta-aviões

MARCOV

Renan, muito legal!
Parabéns pelas fotos e obrigado por compartilhá-las.

Fernando "Nunão" De Martini

Exato, Luis Monteiro. Ia escrever isso agora, mas parei um minuto para pesquisar o nome do navio venezuelano que ficava atracado perto da oficina 17, onde se vê parte da proa do Alte Graça Aranha (H 34), e aí vc já tinha respondido. Aproveitando que fui relembrar o nome, tratava-se do OPV Warao, que ficou alguns anos atracado aguardando decisão se iriam reparar ou não. Quando passava pelo 1º DN a caminho da Ilha das Cobras, na época em que o OPV venezuelano permanecia no AMRJ, em certo momento o ângulo da visão fazia seu mastro meio cônico ficar ao… Read more »

Rennany Gomes

Dranuits, o navio-patrulha venezuelano Warao deixou AMRJ rebocado ano passado num dos maiores vexames daquela armada e, até onde sei não teve concerto ainda, mesmo depois de todos esses anos do acidente.

Fernando "Nunão" De Martini

Já ia esquecendo: parabéns pela iniciativa de fotografar e compartilhar, Renan.

Aproveitando, em alguma foto que tirou (e eventualmente não enviada) chegou a fotografar a Julio de Noronha e a Jaceguai?

Como não consigo, nas fotos enviadas, ver onde elas têm atracado nos últimos anos (mais à frente do futuro Maracanã e antes da posição onde tem ficado a ex-Inhaúma), imagino que na ocasião das fotos tenham saído para provas de mar, como tem ocorrido com alguma frequência.

Fernando "Nunão" De Martini

Aproveitando, quem quiser comparar o AMRJ fotografado agora com fotos do local há dois anos (quase exatamente!) e verificar os nomes dos navios que ainda estão em manutenção desde a época e as posições ocupadas, essa matéria de 2016 pode ajudar. E parabéns mais uma vez ao Renan, são atitudes assim que dão satisfação ao trabalho que a gente faz aqui.

Segue a matéria, pra quem ainda não conheça:

http://www.naval.com.br/blog/2016/01/23/fotos-a-esquadra-da-mb-neste-inicio-de-2016-na-base-e-no-arsenal/

Tomcat3.7

Parabéns pela iniciativa e qualidade das fotos Renan !!
Triste é ver o imponente A-12 e saber que está aguardando a morte(ainda mantenho minha esperança por sua modernização viva) chegar por pura incompetência administrativa mas…a vida continua e que a MB tenha bons ventos .

Wendel Carvalho

Boa tarde ,vendo estas fotos me deu certa saudade pois sempre fazia a travessia Niterói – Praça xv nas barcas. Mudando um pouco de assunto,alguém poderia me informar ou esclarecer aqui sobre uma possível aquisição de um substituto do Felinto Perry? Ouvi de um marinheiro que estava servindo nele inclusive na ida dele para a Argentina na operação de salvamento do San Juan que já se fala na aquisição do substituto do Felinto Perry. Desde já agradeço.

Silva

Dalton 18 de Janeiro de 2018 at 14:36

Não entendi nada. O A-12 não foi retirado da ativa? Ou ele não será retirado totalmente do serviço e ainda se prestará a algum tipo de treinamento, ainda que não navegue mais pelos mares?

Silva

Sobre a corveta dos bolivarianos, ainda que não tenha sido reparada, o correto a se fazer é a Marinha Brasileira não devolvê-la a venezuela, para não ajudar a fortalecer o regime repressivo e ditatorial dos comunistas daquele país. Seria um absurdo o Brasil reparar equipamentos de guerra de um país vizinho ao nosso, que está massacrando o seu próprio povo e que tem desrespeitado todos os acordos e leis internacionais de liberdade de expressão e de direitos humanos.

Fabio Souto.

O Mattoso Maia esta sendo pintado???

FERNANDO

Belas fotos!!!

Ivan

Renan,
Parabéns e obrigado pelas fotos.
Forte abraço,
Ivan, o Antigo.

Fabio Souto.

Renan parabéns pelo trabalho.

Fernando "Nunão" De Martini

“Silva em 18 de Janeiro de 2018 at 15:30
Não entendi nada. O A-12 não foi retirado da ativa? Ou ele não será retirado totalmente do serviço e ainda se prestará a algum tipo de treinamento, ainda que não navegue mais pelos mares?”

Silva, sobre a desativação do NAe São Paulo anunciada em fevereiro do ano passado, o tempo previsto para sua desmobilização e atividades previstas para realizar no navio ao longo desse período, a matéria abaixo pode ajudar a responder suas perguntas:

http://www.naval.com.br/blog/2017/02/14/desativacao-do-nae-sao-paulo/

Marcelo -

Caraca, andei por la em 1983 a 1987, tinha construção naval na carreira do navio Brasil….depois vieram as corvetas……. tinham na época uns trinta navios atracados naquele complexo de cais para reparos e manutenções, pois eram realizadas uma media de oito saídas anuais para a esquadra, ser marinheiro era ficar em viagem no mar a maior parte do ano, não tinha essa de ficar parado em terra….. tá certo que a maioria dos navios eram bem mais modernos….., mas existiam muitas oficinas que resolviam tudo, principalmente para os Classe Para, que eram 12 navios, tinha o navio oficina Belmonte, sempre… Read more »

Fabio Souto.

Nunão o Mattoso Maia saiu da ilha fiscal?

Fernando "Nunão" De Martini

Fabio Souto, o Mattoso nunca ficou atracado na Ilha Fiscal. Ele tem ficado nos últimos anos no Cais Leste do AMRJ, que é próximo à Ilha Fiscal.

Sobre pintura, pela foto em que se vê andaimes instalados, o navio deve estar passando por reparos e tratamento das chapas das chaminés, e provavelmente isso será seguido pela fase de pintura no local.

Paulo Afonso Paiva

Renan
Sou autor do livro “O Porto Distante”, sobre jovens marinheiros na segunda guerra, culminando com o naufrágio do Cruzador “Bahia”, atribuído a “Incidente de tiro”, mas que afirmo – e provo – ter sido obra do submarino alemão U-530. Gostaria de lhe enviar um exemplar, caso queira. O livro está a disposição através do e-mail paivap50@gmail.com
Um abraço
Paulo Paiva

Fabio Souto.

Obrigado Nunão pela paciencia.

Bosco

Poxa! Esse Renan entende bem de navios. Parabéns!!

Fernando "Nunão" De Martini

Ainda sobre a questão que levantei da Julio de Noronha e Jaceguai, observando melhor as fotos percebi que a ex-Inhaúma (creio que seja ela, pois além de ter a área do indicativo pintada d cinza está sem o brasão na Chaminé) foi deslocada para a posição, no cais Sul (próximo à oficina de Submarinos e perto de onde se vê o futuro NPa Maracanã), onde ficavam atracadas a Julio de Noronha e a Jaceguai. Antes, ela ficava logo na “esquina” do Cais Leste, à frente do Mattoso Maia. Ou seja, parece que realmente a Júlio de Noronha e a Jaceguai… Read more »

Parabellum

Também compartilho a opinião de que o cruzador Bahia foi afundado por algum submarino, possivelmente pertencente à matilha que trazia Hitler para a Argentina (livro Ultramar Sul).
Também gostaria de ver o NAe São Paulo ostentando a bandeira brasileira, seja como nau capitânea impulsionado por dois reatores ou transformado em hotel–cassino.

Fernando "Nunão" De Martini

De qualquer forma, pelo jeito as corvetas têm sido movimentadas mais nos últimos tempos entre suas posições no cais. Reparando melhor nesta foto abaixo, que tirei em outubro do ano passado, aparentemente era a Júlio de Noronha que estava atracada próxima ao Mattoso Maia, no cais Leste, com as outras duas (a Inhaúma desativada e a Jaceguai) uma a contrabordo da outra no cais Sul. A resolução da foto não ajuda, mas parece ser V 32 o indicativo. Em ocasião anterior, coisa de um mês antes, o que vi foi a Júlio de Noronha e a Jaceguai no cais Sul,… Read more »

Fabio Souto.

As corvetas Julio de Noronha e Jaceguai estão docadas?Qual seria
o motivo da docagem das corvetas?

Fernando "Nunão" De Martini

“Fabio Souto em 18/01/2018 às 16:30 As corvetas Julio de Noronha e Jaceguai estão docadas?Qual seria o motivo da docagem das corvetas?” Fabio, se estiver se referindo a comentário meu escrito mais acima, eu não escrevi que estavam docadas, e sim que esta seria uma das várias possibilidades de não estarem no cais. Não estou no Rio e não tenho como ver se estão no dique Alte Regis. Acho mais provável uma saída para provas, como as duas corvetas têm feito com alguma frequência (eu mesmo presenciei a Jaceguai em Santos, há algum tempo, numa viagem de testes e volta… Read more »

Jr

Parabéns Renan, as fotos ficaram ótimas e obrigado por compartilha-las conosco

Silva, como já disseram aqui, a corveta foi devolvida no ano passado, parece que a armada venezuelana não vai reparar ela não, vai retirar tudo o que der para aproveitar e usar na última corveta do pedido feito a navantia e que esta sendo construída em um estaleiro Venezuelano

Wlton

Acredito que ainda acharão uma melhor opção para o A-12 senão a sucata…..

Silva

Fernando “Nunão” De Martini 18 de Janeiro de 2018 at 15:55

Grato.

Silva

Jr 18 de Janeiro de 2018 at 16:33

Não vi o comentário mais acima sobre esta corveta. Pensei que a mesma ainda estava no AMRJ.

Grato.

Fernando "Nunão" De Martini

Senhores, queria só ressaltar que o navio venezuelano que ficou anos atracado no cais do AMRJ não é uma corveta. O Warao (PC 22) é um navio-patrulha oceânico (NPaOc, ou OPV na sigla em inglês). Mas vale dizer que é um OPV com porte de corveta e armamento de tubo bem respeitável (canhões de 76mm e 35mm), além de um bom radar da Thales, hangar e convoo. Mas sua função é patrulha. Infelizmente, sofreu danos pesados no encalhe de 2012 em Fortaleza, a ponto da extensão dos reparos necessários se mostrar de custo-benefício ruim (frente, pelo menos, à atual falta… Read more »

Lucas Schmitt

Eu tenho 18 anos, acompanho a trilogia e o DAN desde os 15, espero um dia poder contribuir assim como o Renan contribuiu. Forte abraço a todos.

Seal

Excelente trabalho do jovem Renan. O A-12 São Paulo,apesar de ter sido descomissionado, no dia 10 de Janeiro deste mês, o seu convôo foi palco de cerimônia para a passagem de comando do Cmt do Comando de Operações Navais.

fabio Souto.

Nunão obrigado Deus te abençoe.

Alexander

Boa noite Fernando “Nunão” De Martini.
Durante essa semana as corvetas Julio de Noronha e Jaceguai estão atracadas no “F” da Fragata na Sede da Esquadra em Niterói. A Julio de Noronha chegou na segunda-feira (15/1). Hoje pela manhã uma delas estava no mar a oeste da última perna do “F”, fazendo algum exercício com uma espécie de bote salva-vidas de coberta amarela.

Fernando "Nunão" De Martini

“Alexander em 18/01/2018 às 17:34”

Obrigado pelas informações, Alexander!

“Fabio Souto em 18/01/2018 às 17:27”

De nada, Fabio, igualmente!

PS – pra quem não sabe, o “F” mencionado pelo Alexander refere-se ao formato do pier da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), em Niterói, como pode ser visto nesta foto de dois anos atrás:

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/01/BNRJ-em-9jan2016-foto-Nunao-Poder-Naval.jpg

Carlos Eduardo Oliveira

Esse Warao ficou de 2013 até 2017 atracado aí, se não me falha a memória.

Gabriel Barbosa

Será que vão usar essa corveta como alvo?

Bem que poderiam fazer um teste com torpedos atraves dos submarinos ( mostrar que força e operacionalidade temos ) e tb misseis das forças de superfície!

Quanto o PA SP tb sou um sonhador louco por ver ele de volta a ativa !!!

Parabéns pelas fotos,

Grande abraço a todos !!!

Gustavo GB

Deveriam usar o São Paulo como alvo em teste de torpedo. Esse barquinho só deu dor de cabeça para o nosso país.

Leonardo Araujo

Garoto já tem traquejo de repórter.
Parabéns pela iniciativa que lhe rendeu um destaque. Felizmente temos jovens que tem entusiasmo em coisas úteis e produtiva, e que não se rendem e enveredam pelo caminho da futilidade caracterizada pela geração nem nem do funk