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‘Fevereiro Gordo’: MB assina a compra do Ocean, examina parceria com a Itália e convida Temer para festa do PROSUB

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HMS Ocean

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval

A Marinha do Brasil (MB) assinará ainda este mês, com o Ministério da Defesa britânico, o contrato de aquisição (por 84,6 milhões de libras esterlinas) do porta-helicópteros de assalto anfíbio Ocean.

Nesse ato serão liberadas para o público as informações sobre o nome e o indicativo de casco do navio, e os equipamentos que ele trará para o Brasil: lanchas de desembarque, sensores e armamentos.

A MB está bastante satisfeita com essa aquisição.

No início de novembro passado, depois que no mês de setembro um jornal londrino alardeou que, na Base Naval de Gibraltar, o navio apresentara sérios problemas de motores (informação que não correspondia à realidade), a Marinha solicitou que seu pessoal pudesse vistoriar o navio em operação.

A Royal Navy atendeu prontamente o pedido, e uma equipe da Diretoria de Engenharia Naval (DEN) pôde embarcar no porta-helicópteros quando ele ainda se encontrava em missão na Europa, liderando uma força-tarefa da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) incumbida de patrulhamentos e exercícios de guerra com unidades porta-mísseis e de contra-medidas de minagem das Marinhas da Alemanha, Itália, Bulgária, Grécia, Turquia e Israel.

O embarque dos brasileiros aconteceu enquanto o Ocean ainda navegava pelo Mar Mediterrâneo.

Os militares da MB foram recebidos com muitas atenções por seus colegas ingleses, e autorizados a verificar in loco o funcionamento das máquinas da embarcação. O relatório deles – amplamente positivo acerca da conveniência de se comprar o barco – pesou bastante na decisão tomada pelo Comando da Marinha, dias mais tarde, de concluir a operação comercial – iniciada quando o barco foi oferecido ao Brasil, em março de 2017.

Submarino Riachuelo no Main Hall do Complexo Naval de Itaguai

Temer – O mês de fevereiro assistirá também, no Estaleiro de Construção do complexo industrial naval de Itaguaí (RJ), a cerimônia de junção das diferentes seções do submarino Riachuelo, primeiro navio da classe francesa Scorpene montado no país.

A solenidade foi marcada pelo Ministério da Defesa para a manhã do próximo dia 20 e, a princípio, será liderada pelo presidente da República Michel Temer – presença que dependerá das articulações para a votação, nesse próprio dia 20, da votação da emenda que promove mudanças na Previdência Social.

Nesta quinta-feira (08.02), o galpão onde ocorrerá a junção receberá a seção S1, da extremidade da popa, última que resta para que o serviço de junção possa ser completado.

Concepção da corveta classe Tamandaré (CCT)

Itália – Em outra frente tecnológica, o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, almirante (submarinista) Bento Costa Lima Leite de Albuquerque, viajou, no último fim de semana, à Itália, em busca de parcerias para o desenvolvimento de novos sensores, sistemas e armamentos.

Bento atua como autoridade executiva central do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da Força Naval, e responde pela administração estratégica das atividades científicas, tecnológicas e de inovação da Marinha.

Ainda não foi possível estabelecer se essa visita do almirante aos italianos tem algo a ver com uma classe de navio de apoio logístico que o Grupo Fincantieri desenvolve para a Marina Militare – projeto que desperta interesse no Comando da Marinha do Brasil –, ou com os equipamentos que serão embarcados nos navios Classe Tamandaré.

Nos últimos meses, a MB tem se empenhado em esclarecer os estaleiros interessados em participar desse programa (Tamandaré): apesar de a Força ter eliminado a palavra “Corveta” da denominação do programa, os oficiais responsáveis pela análise das propostas a serem recebidas pela Marinha para a nova classe exigirão que todos os fornecedores proponham um navio tipo corveta dentro dos requisitos elaborados pelo Centro de Projetos de Navios (CPN) do Rio de Janeiro em conjunto com a empresa de projetos navais Vard. Esse é o passo obrigatório para qualquer participante da concorrência.

Caso a indústria naval interessada na classe Tamandaré deseje, ela poderá oferecer, além da primeira oferta (da corveta) – repita-se, obrigatória –, um projeto próprio de fragata leve, com deslocamento acima das 3.000 toneladas – opção que, no caso de muitos estaleiros estrangeiros, parece praticamente certa.

No entanto, a Marinha não estranhará se alguns estaleiros oferecerem apenas o projeto mais simples, de um navio com as dimensões e equipamentos próprios de uma corveta.

Nota do Editor: O grifo em negrito no texto é de responsabilidade do articulista.

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Rennany Gomes
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Rennany Gomes

Caso a indústria naval interessada na classe Tamandaré deseje, ela poderá oferecer, além da primeira oferta (da corveta) – repita-se, obrigatória –, um projeto próprio de fragata leve, com deslocamento acima das 3.000 toneladas – opção que, no caso de muitos estaleiros estrangeiros, parece praticamente certa.

Boa assim marinha poderá ter 2 projetos de cada participante na mesa, um de corveta outro de fragata leve, quanto mais melhor.

Raul Luar
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Raul Luar

“Nesse ato serão liberadas para o público as informações sobre o nome e o indicativo de casco do navio, e os equipamentos que ele trará para o Brasil: lanchas de desembarque, sensores e armamentos”

Por favor, que venham os Phalanxs e o Artisan

Ádson
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Ádson

Fincantieri nas entrelinhas.

Sérgio Araujo
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Sérgio Araujo

Deixa eu ver se eu entendi, A Caso as empresas queriam construir as Tamandarés e se elas ainda oferecerem algum outro navio, num preço bom, com bons equipamentos, a MB poderá comprar?

Diplomata92
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Diplomata92

Como eu disse em outro post á matéria mal sai o editor tem um baita trabalho para vim alguém justo no primeiro comentário e Apagar todo o brilho da matéria Mais que Diabos em haver tiroteios com essas noticias ? MEU DEUS ISSO É CHATO DE MAIS !!!! Acompanho a trilogia faz uns 2 anos comecei a comentar por agora não tenho moral pra ta falando isso Mais cara é uma boa noticia! mais mesmo assim sempre aparece um para vim com paus e pedras. fora Isso Acho que vai da ficantieri nas tamandarés vão dar 70% de desconto em… Read more »

Gustavo GB
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Gustavo GB

Porta helicópteros como prato principal e novas escoltas como tira gosto.
As eleições de 2018 são cruciais para o futuro do projeto Tamandaré.
Que o nosso futuro governo não estrague os planos da marinha. Amém.

Rennany Gomes
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Rennany Gomes

As empresas que quiserem farão 2 propostas, uma de corveta (obrigatória) e outra de fragata leve acima de 3000 ton até 4000 ton (opcional) a marinha então escolherá a que mais lhe convir.

Nilson
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Nilson

Ótimas notícias, principalmente a de que os especialistas foram ver os motores do Ocean funcionando, o que tira muitas preocupações. É torcer para que o fevereiro continue engordando e nos propicie uma bela festa de Natal!!

Roberto Bozzo
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Roberto Bozzo

“Rennany Gomes 6 de Fevereiro de 2018 at 13:53 Caso a indústria naval interessada na classe Tamandaré deseje, ela poderá oferecer, além da primeira oferta (da corveta) – repita-se, obrigatória –, um projeto próprio de fragata leve, com deslocamento acima das 3.000 toneladas – opção que, no caso de muitos estaleiros estrangeiros, parece praticamente certa. Boa assim marinha poderá ter 2 projetos de cada participante na mesa, um de corveta outro de fragata leve, quanto mais melhor.” Desculpe me meter, mas não é “um projeto próprio de fragata leve, com deslocamento acima das 3.000 toneladas ” e sim um projeto… Read more »

Rennany Gomes
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Rennany Gomes

Eu sei Bozo essa parte foi extraída da matéria, por isso fiz questão de frisar na minha postagem posterior até 4000 ton.

Roberto Bozzo
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Roberto Bozzo

Só depois que eu escrevi meu comentário é que saiu a sua segunda postagem.

Fellipe Barbieri
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Fellipe Barbieri

A compra do Ocean foi uma excelente escolha dado o momento em que vivemos e as poucas oportunidades no mercado internacional, mas a partir de agora teremos que focar nas escoltas . Como já disse em outras oportunidades eu sou a favor de se usar os recursos do “Projeto Tamandaré” para comprar duas ou três escoltas de 6.000 tons, depois disso poderíamos comprar mais unidades conforme fosse tendo disponibilidade financeira. Com isso até 2030 poderíamos ter ao menos oito unidades . Em tese o projeto Tamandaré seria para escoltas de segunda linha, mas não temos nem sequer as escoltas de… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

“Como já disse em outras oportunidades eu sou a favor de se usar os recursos do “Projeto Tamandaré” para comprar duas ou três escoltas de 6.000 tons, depois disso poderíamos comprar mais unidades conforme fosse tendo disponibilidade financeira. Com isso até 2030 poderíamos ter ao menos oito unidades .” Felipe, O tempo (ou “timing”) para essa solução ou similares, visando fragatas mais pesadas, infelizmente passou. Era o programa Prosuper, que ficou esperando decisão do governo, que até cogitou-se desmembrar, mas o tempo foi passando, a decisão não veio, as finanças pioraram e as baixas de corvetas e fragatas da Esquadra… Read more »

Raul Luar
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Raul Luar

Bem que poderia sair uma matéria com as prováveis ofertas que o projeto tamandaré poderá receber.

Por parte da Fincantieri nós temos apenas aquela corveta multipropósito.
A China já ofereceu uma Type 54a
BAE Systems Ltda: 99m Corvette?
Navantia S A: Alfa 4000?
Rosoboronexport Joint Stock Company: Project 20382?

Quem viver verá

BrunoFN
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BrunoFN

Mas q bela aquisição e esse Ocean ( espero q a MB esteja atenta a novas oportunidade de usados da Royal Navy .. a MB e cliente preferencial 😀 ) Q a MB saiba aproveita o momento , novamente , e aproveite esse interesse e chuva de propostas quanto a Tamandaré … espero realmente fragatas leves na MB , ao inves de corvetas ..( sendo a MEKO minha preferida .. ou a TYPE 054 como opção de preço ) . com tais ”acordos” em termos de usados existe a opção das ”Durand de la Penne”(2 navios ) como oportunidade pra… Read more »

Fabio Souto.
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Fabio Souto.

Fiquei sabendo que o Ocean vem com armamento completo.

Nilson
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Nilson

Acho que nem precisa de matéria, podemos tentar recordar o que já foi comentado por aqui. Além das que vc listou, lembro da Meko A200, das Gowind, da [email protected], das coreanas. O assunto não para, até 19 de maio teremos muitas surpresas.

Tomcat3.7
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Tomcat3.7

Mas que belezuuura hein, uma notícia desta, já imaginou se a Ficantieri vence esta parada oferecendo um navio de apoio logístico num precinho das arábias e uma Fremm reduzida pra caber nas 4.000t e tal.
Melhor ainda é vir uns helicópteros junto com o ex-Ocean(Mingão 2 o retorno).

BrunoFN
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BrunoFN

Se eu n me engano ,a Fincantieri ofereceu ao CANADA um projeto baseado nas FREMMs ..com deslocamento menor .. algo entre 4000 a 5000 tons
http://www.defenseforces.com/wp-content/uploads/2017/12/FREMM-CANADA-800×475.jpg

Nilson
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Nilson

Perguntando um pouco mais sobre os motores do Ocean e Bahia: o fato de serem navios “ocos” é positivo para fins de manutenção e futura (se necessária) troca de motores??

Felipe Alberto
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Felipe Alberto

Esse projeto a ser apresentado, um novo projeto e semelhante ao da Vard e em parceira com esta)? E também se será um projeto em nível de detalhamento igual ao já apresentado pela Vard ou será mais detalhado? Pergunto, porque se trata de um ganho grande à Vard que TERÁ de fazer um retrabalho (ainda que com uma participação menor) junto à equipes internacionais muito gabaritadas, trazendo práticas, técnicas e etc. E creio que o ganho em transferência de tecnologia em projeto navios será ainda maior juntos aos estaleiros que não tiverem projeto próprio, pois como será seu único projeto… Read more »

Nunao
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Nunao

Como assim, “ocos”?

Acho que você deve ter entendido errado alguns comentários de matérias anteriores sobre uso de princípios de construção de navios mercantes, em navios de desembarque anfíbio, em que as partes habitáveis/ alojamentos ou garagens são mais “ocas” (como galpões ou áreas de carga). Os conveses inferiores, (abaixo da linha d’água) onde ficam as praças de máquinas, não são “ocos”, são mais compartimentados e separados por anteparas estanques para aumentar a capacidade de sobrevivência.

Segue uma ilustração em “raio-x” do HMS Ocean para facilitar a compreensão:

comment image

Ádson
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Ádson

Felipe Alberto 6 de Fevereiro de 2018 at 16:43
Felipe, navio para a MB com especificações da MB. Simples! Vosper Type 21, ótima fragata mas a MB tinha suas especificações e saída da Type 21 nasceu a MK10 (Niterói) nas especificações da MB, que foi muito superior as Type 21.

Sequim
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Sequim

Poxa, bem que os ingleses poderiam colocar umas 4 type 23 no pacote. Aí sim seria motivo pra se ficar rindo de orelha a orelha o ano todo.

Mercenário
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Mercenário

Raul Luar,

A corveta multipropósito da Fincantieri que você cita, salvo engano, ainda não tem exemplar em operação. Segundo informações lançadas até mesmo por outro forista em tópico anterior, isto seria requisito de admissibilidade da proposta de projeto de propriedade intelectual do proponente.

Fabio Souto.
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Fabio Souto.

A royal navy so vai disponibilizar 2 fragatas tipo-23 a MB deve compra-las
junto com as 3 OHP da Australia,é a minha aposta

Top Gun Sea
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Espero que esteja nos planos da MB para Ocean a aquisição dos helis de ataques Super Cobras americanos que estão sendo postos a venda por FMS mas que venham totalmente atualizados ( novos motores, novo display e mais armamentos). Até o seu comissionamento em 2020 muita coisa nova poderá surgir.

Ádson
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Ádson

“Sequim 6 de Fevereiro de 2018 at 17:10″ Sequim, seis Type 23. Se a MB equipasse as seis com um Artisan 3D, Sea Ceptor teríamos uma esquadra de respeito novamente. Poderia dar baixa nas duas Niteróis que estão com problemas na propulsão, uma é a F40 a outra não me lembro, dar uma revitalizada nas quatro restantes, tirar a pezada peça de 4,5” da duas Inhaúmas restantes e colocar em seu lugar um de seus reparos de 40mm reservando o outro para futuras Macaés, tirar os mísseis, evitar o uso das turbinas ou talvez até retirá-las, transformando as duas assim… Read more »

Nilson
Visitante
Nilson

Nunao 6 de Fevereiro de 2018 at 16:54
Como assim, “ocos”?
Realmente confundi os conceitos, obrigado pelo esclarecimento.
A impressão que tenho é que, devido a ter grandes galpões (doca, hangar, garagens), o Bahia e o Ocean permitem mais facilidade para retirar seus motores da casa de máquinas, içando-os para tais espaços amplos e depois para fora do navio. Parece-me que seria bem mais fácil, proporcionalmente, do que numa fragata ou corveta. Ou na prática isso nada significa?
(acho que fico vendo monstros devido à expressão “cesariana”, que foi usada para explicar o que teria que ser feito no A-12…)

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Nilson, fragatas e corvetas (estou falando das nossas) são projetadas para terem relativa facilidade de retirada e reinstalação de seus motores diesel e turbinas. Uma dessas rotas é pelo piso do hangar e do convés sob este, onde está o “lobby” do navio. A foto abaixo é de uma dessas rotas, na corveta Barroso. Se ampliar a foto, verá onde parte do piso é fixada e pode ser retirada:

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/08/lobby-da-barroso-abaixo-do-hangar-o-piso-pode-ser-removido-para-a-manutencao-dos-motores.JPG

Acredito que haja essa preocupação de projeto nas classes Foudre e Ocean, mas, apesar de já ter visitado o Bahia, não cheguei a me preocupar em ver isso especificamente.

MARCOV
Visitante
MARCOV

“o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha viajou à Itália, em busca de parcerias para o desenvolvimento de novos sensores, sistemas e armamentos”.

Será que a conversa pode ser também por um lote de AW101 para equipar o Ocean?

Fresney
Visitante
Fresney

Caso Venha dom o Falanque Civis espero que tenha a adequada manutenção

Jodreski
Visitante
Jodreski

Excelente Notícia! Já sabíamos de antemão, mas… nada como ter certeza para ficar melhor. Agora uma reflexão, seria interessante que a MB, agora em posse o Ocean, pudesse pensar a médio prazo na aquisição de helicópteros de Ataque, justamente como já foi utilizado pelo Reino Unido.

Raul Luar
Visitante
Raul Luar

Para os especialistas do blog

Se o Artisan vier equipado no HMS Ocean “BR” será que da pra fazer uma engenharia reversa para desenvolvermos o nosso próprio Artesão?

Ricardo Santos
Visitante

Precisamos é, urgentemente, renovar todas as nossas escoltas e ainda mais: recuperar nosso “número minimo” de navios de superfície, que é de 16 a 18 (16 multiproposito e duas escoltas AA para nosso Capitanea. Se adotassemos o mesmo critério do Gripen, na FAB, um só modelo, o vencedor da concorrência, iria substituir todos oa modelos atuais. Isso baratearia o projeto pela compra em maior quantidade dos itens, tais como: sistemas, propulsão e armamento. Facilitaria imensamente a logistica pela padronização dos mesmos. E poderíamos adquiri-las em lotes de 4 unidades de cada vez. Além, é claro, da tão pretendida transferência de… Read more »

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

Raul.
Faríamos engenharia reversa e o Reino Unido pararia de vender navios para a gente.
O Artisan foi escolhido para a Tamandaré e a Bradar irá receber ToT.

Mauro
Visitante
Mauro

Que momento feliz!! estou ansioso para saber o nome do nosso futuro Capitanea gostaria que fosse o nome de um estado do nordeste, eles merecem uma grande homenagem

Mauricio R.
Visitante

ToT implica em encarecer o produto, temos que aproveitar a economia de escala da aquisição britânica.
A Bradar, do grupo da Embraer, que espere na fila deitada, pois sentada vai se cansar.
Temos que acabar com essa mania de levarmos empresa privada pela mãozinha!!!!

Ricardo Santos
Visitante

Duas esquadras, compostas, cada uma, de dois esquadrões de 4 escoltas modernas já imporia algum respeito ao nosso litoral. Deveriamos, também duplicar nosso número de subs, com um lote a mais de Scorpenes, subindo para 8, assim teríamos a maior frota submarina da América Latina e, se divida pelas duas esquadras, daria a cada uma seu componente de dissuasão. A FAB poderia também adquirir novas aeronaves de patrulha baseadas no jato E-195 para substituir nossos P-3AM e P-95 e padronizando sua logística e barateando o custo das mesmas, assim teríamos uma aeronave, em conceito, comparável aos P-8. Dezesseis seria o… Read more »

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Ricardo Santos, excelente idéia!

Mas de onde vai tirar o dinheiro para fazer isso tudo?

Ricardo Santos
Visitante

Meu caro Leandro, dinheiro há! Basta ver o que é rotineiramente apreendido e verificado nos meios políticos da ordem de bilhões deviados. Se pararmos também de ajudarmos donos de bancos com tanta frequência com nosso dinheiro, dá e ainda sobra. Além, é claro, se pararmos com pacotes de bondades liberados a políticos pra se conseguir apoio para vexaminosos atos feitos por certas pessoas. Estariamos muito a frente nos investimentos em defesa, talvez até que o Chile.

Fellipe Barbieri
Visitante
Fellipe Barbieri

“Nunão” : eu acredito que qualquer coisa que possamos fazer agora irá demandar de um tempo que não tempos, a única solução seriam as Type 23 usadas para dar um fôlego . Eu não acho interessante uma esquadra com 16 ou 18 escoltas de vários tipos diferentes, preferiria uma marinha de superfície com 8 escoltas de primeira linha com 6.000~8.000 tons, um navio central nos moldes do Cavour, e todo o resto poderia ser revertido em uma esquadra de submarinos com 12, 16, 18 ou até 24 unidades . Em paralelo investiria em navios de 1.500~2.000 tons para patrulha oceânica… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Eu vejo alguns comentários que fazem parecer que nunca houve um programa chamado Prosuper, criado há cerca de 10 anos, que visava um lote inicial de 5 fragatas de 6000t (entre outros navios) e que ficou anos aguardando decisão do governo e acabou engavetado de vez por total incompatibilidade com a realidade orçamentária / financeira. Pessoal, o dinheiro não vai cair de repente do céu pra viabilizar planejamentos ideais só porque um comentarista acha que o ideal seriam fragatas de 6000t, outro acha que o ideal seriam fragatas de 4.500t, ou duas esquadras, ou o dobro de submarinos etc. Não… Read more »

camargoer
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Olá Ricardo. O orçamento do MinD é de cerca de 20 bilhões de dólares por ano. Do Chile e da Argentina são cerca de 6 bilhões de dólares por ano. Investimos em defesa cerca de 2 bilhões de dólares por ano enquanto que nossos vizinhos um pouco mais de meio bilhão. Para comparação, a Força Aérea do Chile tem 46 F16, sendo apenas 10 comprados novos (36 foram comprados usados) e o os dois Scorpenes deles foram fabricados no exterior. Nosso programa de caças serão 36 Gripens novos e o Prosub serão 4 submarinos contruídos aqui.

Miklos
Visitante
Miklos

Galante
Bom dia. Como estou entrando agora por favor me explique
porque no projeto Tamandaré não se poderia se adquirir uma fragata digamos mais de acordo com a realidade do
Mar territorial do Brasil assim como um número de fato sufiiciente. Qual na sua opinião e também dos amigos seria
A ideal ?
Sds
Miklos

GEN. Escobar
Visitante
GEN. Escobar

Boas notícias sem dúvida! Espero que a MB esteja realmente de olho nas Type 23 e nos helicóteros de ataque dos EUA, independente do Ocean. Aliás eu ainda tenho críticas quanto à compra do Ocean mas se veio, vamos recebê-lo e utilizar ao máximo, principalmente se vier com todos os equipamentos, sensores, radares e armamentos. Posso ser ufanista…mas eu não descomissionaria o A-12 ainda. Ele tem um problema crônico sim nas caldeiras, eixo do leme e precisa revisar motores por completo mas eu faria aos poucos! Um Porta Aviões dessa natureza e envergadura não é fácil de achar e saí… Read more »

Jeff
Visitante
Jeff

Camargoer, boa comparação.

Mauricio R.
Visitante

A FAB não tem nada que adquirir aeronave de patrulha marítima, que se existir, existe somente em power point e olha lá.
Tem isso sim dentre as opções do mercado, escolher aquela que melhor lhe atenda as necessidade e principalmente caiba no bolso.
Se possível, equipada com um C2 de concepção e projeto nacional.

Mercenário
Visitante
Mercenário

Quem criticou os motores do Ocean com base em suposições, parece que terá que se retratar.

Não seria crível que a MB desse continuidade à aquisição na hipótese de que houvesse comprometimento dos motores.

Luiz Monteiro
Visitante
Luiz Monteiro

Prezados,

As fragatas Tipo 23 não estão disponíveis para venda.

Outro assunto que volta e meia aparece e não é verdadeiro: A MB não abriu negociações com a Ficantieri para aquisição das FREMM italianas, ou com qualquer outro estaleiro participante do PROSUPER. Nunca houve uma decisão final deste programa e muito menos início de tratativas com qualquer um dos participantes.

Abraços

Rennany Gomes
Visitante
Rennany Gomes

O que há de verdade são perspectivas de cortes na Royal Navy noticiados pela imprensa de lá e, a possibilidade de venda do HMS Albion e HMS Bulwark e talvez o descomissionamento de 2 type 23 ainda este ano, mas nenhuma decisão foi tomada ainda e, as criticas na terra da rainha são enormes a começar pela venda do HMS Ocean ao Brasil.

Matheus
Visitante
Matheus

Eu sei que a Fab,o EB, é a MB precisam comprar de tudo mais hoje o orçamento mão permite adquirir tantos equipamentos.
Acho que na marinha deve-se focar na compra de pelo menos 8 à 12 helicóptero super cobra dos EUA via FMS,uns 4caca minas ,e uns 6NPAoC como o Amazonas que poderiam se equipados com exocets e toperdos além de um canhão de 76mm cada