ORP General Tadeusz Kosciuszko

A Polônia está ampliando a vida útil de suas duas fragatas classe Oliver Hazard Perry – ORP General Kazimierz Pulaski e ORP General Tadeusz Kosciuszko – até 2024, o Comando Geral das Forças Armadas confirmou ao Jane’s em 13 de março.

Embora o trabalho permita a extensão da vida útil de muitos subsistemas, o uso de alguns deles, como o sistema de armas Phalanx de 20 mm, será restrito.

Durante os reparos de doca padrão conduzidos sob os procedimentos das Vendas Militares Estrangeiras (FMS), a ORP General Kazimierz Pulaski recebeu um sistema Link 16 e seu sistema de comando foi atualizado para permitir a detecção e rastreamento automático de alvos aéreos e de superfície.

A ORP General Kazimierz Pulaski era a USS Clark (FFG 11) e a ORP General Tadeusz Kosciuszko era a USS Wadsworth (FFG 9) na US Navy. As fragatas foram transferidas para a Polônia em 2000 e em 2002 respectivamente.

ORP General Kazimierz Pulaski
Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Otto Lima

Quais seriam os melhores substitutos para as OHP polonesas, considerando que a principal ameaça na região é a Frota Russa do Báltico?

Washington Menezes

Arleigh Burke

SeaPredator

Arleigh Burke praticamente outra classe, quase o dobro da tonelagem e de maior comprimento e boca, com 323 tripulantes contra 214 se não me engano.

Dalton

Quase o dobro não…na verdade mais que o dobro…especialmente os F IIA que
totalmente carregados deslocam mais de 9000 toneladas !

SeaPredator

tem total razão.

PauloR

Navio para encarar a Rússia e preço que esteja dentro do orçamento da defesa polonesa só a FREEM.

Otto Lima

É o que penso tbm

Bardini

Pq a Polônia precisa de um navio de 6.000t para lutar no Báltico?
.
Os caras estavam comprando MEKO A100… Mas óhh $$$$. Faltou…

Otto Lima

Foi justamente pela falta de grana que o único Meko A100 adquirido pela Poonia foi rebaixado de corveta a OPV.

Otto Lima

Polônia

_RR_

PauloR,

Ali no Báltico, não existe a necessidade de vasos tão pesados.

Uma fragata de até 4000 ton. full é mais que suficiente… Um tipo como a MEKO A-200 argelina dá e sobra…

Quanto a grana, duvido que os polacos tenham muito sobrando. E é certo que o exército e a força aérea daquele país tem prioridade. Afinal de contas, são os polacos que estão a meio caminho entre a Rússia e o coração da Europa…

Luiz Floriano Alves

Sozinha, a frota da Polonia nada pode contra os Russos. A OTAN, sim, pode alguma coisa, escorada pela US Navy. O poder de fogo da Russia é avassalador e as fronteiras da Polônia são muito vulneráveis ao URSO de Putin. Em caso de conflito, acho que se repetiria o que ocorreu durante a Segunda Guerra: os navios aliados buscarão refugio na GB para formar uma frota de resistencia.

Rafael_PP

Dessa vez não haveria uma invasão anterior do Oeste e uma divisão de forças. Eu apostaria em uma reedição de 1920, após uma sucessão dos ‘milagres’ típicos da cultura polaca.

Nilson

E aquela história de os poloneses comprarem as duas fragatas australianas, houve andamento??

Mauricio R.

Os navios poloneses são “short hull”, por isso operam SH-2.

Nilson

Obrigado pela informação, Maurício. Eu nunca ia descobrir qual é o helicóptero.
Na wikipédia:
“O SH-2 Seasprite foi retirado de serviço da Marinha dos EUA em maio de 2001[9] e na Marinha Australiana em 2008. Encontra-se atualmente em serviço na Marinha da Nova Zelândia, Marinha da Polônia e Marinha do Egito. Em breve também estará operando pela Marinha do Peru,[10] recebendo a primeira das cinco unidades no primeiro trimestre de 2015.[11]
Marinha da Polônia (4 unidades)[12]”

Marcelo Andrade

Essas OHP são horríveis! navios mal armados! E ainda tem gente que os queria na MB, vai de retro!!!

Dalton

Uma “OHP” não perde para uma “Grenhalgh”…ainda mais se receber mísseis anti navios
como a paquistanesa recebeu e ainda são capazes de operar com 2 helicópteros do
porte de um “Seahawk” enquanto a “Grenhalgh” embarca apenas o” lynx” embora
também duas unidades.
.
O que pessoas como eu queriam eram umas duas unidades para exatamente substituir as duas “Grenhalgh” remanescentes, uma medida “tampão” por uns 12 anos ou pouco mais e por um preço razoável para o “apertado” orçamento da marinha enquanto os novos navios não chegam.

SeaPredator

O problema é que entre querer e ter tem um baita abismo, infelizmente, eu queria uns 20 NA na MB, uns 60 subs nucleares e alguns encouraçados gigantes e stelths, sem esquecer um país de primeiro mundo.

Ps: a realidade é cruel 🙁

SeaPredator

Correção: um Brasil de primeiro mundo.

José Lemos filho

Que péssima localização geográfica é esta da Polônia, corredor russo!! São os primeiros a testar a a ira da vodka gelada.

Marcelo Andrade

Tenho um amigo polonês que mora na Irlanda.

Ele conta que a história da Polônia é marcada por invasões dos dois lados, exatamente pela posição geográfica, mas, que mesmo assim, eles mantiveram sua cultura e língua. É um povo que admiro pela sua resiliência, principalmente pelo que sofreram no última guerra!

Francisco Rodrigues

Acho as fragatas Meko A-200 ASW são as mais indicadas para a Polónia.