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EXCLUSIVO: Está difícil, para a MB, manter o radar Artisan a bordo do ex-HMS Ocean

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HMS Ocean

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval

A Marinha do Brasil (MB) está enfrentado dificuldades para manter o radar Tipo 997 Artisan (Advanced Radar Target Indication Situational Awareness and Navigation) a bordo do ex-porta-helicópteros britânico HMS Ocean, que a Força comprou a 19 de fevereiro último.

A questão ainda está em discussão mas manifestações da Marinha Real indicam que a MB pode não ser autorizada a operar um radar de funções e préstimos tão sofisticados.

O assunto, apurado com exclusividade pelo Poder Naval, é considerado sigiloso na Diretorial Geral do Material da Marinha, no Rio.

 

O Artisan é um moderno radar tridimensional de vigilância aérea e de superfície, de médio alcance – até 110 milhas náuticas (ou 203,72 km) –, concebido e construído pelo grupo britânico BAE Systems para a Marinha Real.

Os detalhes de funcionamento do radar são classificados como confidenciais, mas ele, supostamente, é capaz de rastrear e vigiar mais de 900 alvos simultaneamente – e de fazer esse trabalho de monitoramento com boa resistência aos mais complexos jammers conhecidos internacionalmente.

Pernambuco – Segundo o que o Comandante da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira, confidenciou a colegas de sua corporação, o navio passará a se chamar Pernambuco, em atenção a um pedido do ex-ministro da Defesa – e atual ministro da Segurança Pública – Raul Jungmann, que é pernambucano.

A outra denominação que vinha sendo considerada para a unidade era Atlântico.

Artisan 3D

Refit – Mas, no caso do porta-helicópteros, o Comandante da MB também tem tido motivos para satisfação.

Os relatórios que ele recebe dos oficiais brasileiros que se encontram fazendo vistorias a bordo do ex-HMS Ocean, são altamente elogiosos à qualidade do refit realizado no navio pela Royal Navy (RN), durante o ano de 2014.

Essas informações ressaltam: em certos compartimentos, a embarcação parece completamente nova, como se tivesse começado a operar quatro anos atrás, e não em 1998.

Por tudo isso, a venda do ex-HMS Ocean enfrenta, até hoje, intensas críticas de parte do Parlamento britânico – reclamações que têm origem na pressão de militares da reserva da RN para que o navio não fosse transferido para a Marinha do Brasil.

Na Esquadra brasileira, o novo Pernambuco, de 21.500 toneladas, representará uma pequena revolução, por sua modernidade (estrutural e de sistemas), capacidade de transportar aeronaves (18) e disponibilidade para operar como navio de assalto anfíbio e de controle de área maritima.

Na Royal Navy o Ocean era o capitânia. Suas acomodações permitiam que ele abrigasse, a um só tempo, os estados-maiores do Comandante da Força Anfíbia e do Comandante da Força de Desembarque do Reino Unido.

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filipe
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filipe

não entendi bem esse titulo… o que se passa com o RADAR, avariou ? é caro de mais ? não consegui entender que dificuldade tem.

Daglian
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Daglian

Ao que me parece, a RN talvez não esteja muito disposta a vender o radar para a MB, mas posso estar enganado.

Mateus
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Mateus

Como não? A BAE System vai produzir, junto com a BRADAR, um radar similar ao Artisan 3D ou o próprio Artisan 3D sob licença.

Seria um tiro no pé da Inglaterra negar / retirar o radar.

A MB poderia ir testando o radar e suas funções / capacidade.

Wellington Góes
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Wellington Góes

Pois então, é isto que não faz sentido.

Daglian
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Daglian

É possível Mateus, mas apenas estou tratando da matéria. O Sr. Roberto Lopes deve ter suas fontes para publicar isso, então assumo que há algum entrave para que o Artisan 3D chegue à MB. Não pode ser preço, já que o navio foi relativamente barato pelo o que oferece, e eu aposto que a MB pagaria um valor razoável pelo radar. A única razão que vejo é a RN querer o radar para algum outro navio seu, de forma análoga ao que ocorreu com os Phalanx, ainda que neste caso a MB possua maior interesse no Artisan.

Gilberto Rezende
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Gilberto Rezende

Para mim a lógica é a das pessoas na Royal Navy que não gostariam que o navio fosse descomissionado. Estão fazendo este alvoroço com a “tecnologia” do Artisan 3D do ponto de vista militar para ver se melam a negociação.
Basta a MB questionar respeitosamente este argumento justamente LEMBRANDO a parceria iminente entre BRADAR-BAE System.

Rennany Gomes
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Rennany Gomes

Bem vindo, Pernambuco! Ah e queremos o Artisan!

Mateus
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Mateus

Como assim difícil?

Transferência de tecnologia? Equipamento?

A BAE Systems e a BRADAR vão produzir um radar 3D para a classe tamandaré, provavelmente vai ser o Artisan 3D sob licença.

Dinheiro?

Já já surge uma notícia dizendo que os motores ficarão na Inglaterra.

Aerokicker
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Aerokicker

Mas que tipo de dificuldade, o Parlamento Britânico está pegando no pé igual os Phalanx ou é a MB que pensa ter dificuldade (financeira principalmente) em operar?

De resto, o Pernambuco é a melhor aquisição em anos.

Daglian
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Daglian

O Parlamento Britânico não ficou no pé no caso dos Phalanx. A RN simplesmente quis os Phalanx do ex-HMS Ocean operando em outros navios seus, e a própria MB julgou que a aquisição dos Phalanx não era prioritária em termos de custo-benefício.

Aerokicker
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Aerokicker

Sim, eu sei e essa informação saiu aqui e foi discutida à exaustão, me referi ao questionamento feito pelo Parlamento Britânico pelo qual foi confirmada definitivamente a não transferência do armamento, assim como de várias outras armas que estavam a bordo do futuro Pernambuco. Informação que saiu aqui também.

Leo
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Leo

O senhor já foi mais claro em suas materias! o titulo está mais para Clickbait do que qualquer outra coisa. Não fica claro em momento algum do texto quais seriam as dificuldades. Apenas que fonte x falou que Y estava acontecendo!

Alfredo Araujo
Visitante
Alfredo Araujo

Qual a dificuldade de entender esse texto ?
.
“A questão ainda está em discussão mas manifestações da Marinha Real indicam que a MB pode não ser autorizada a operar um radar de funções e préstimos tão sofisticados.”
.
Ou será que vc não leu o texto ?

Jr
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Jr

Alfredo o comentário do Léo é de 13:45, nessa hora o texto postado pelo Roberto estava confuso e essa parte que você colocou em aspas não estava no texto original, o Roberto deve ter esquecido de colocar essa parte quando postou aqui e corrigiu depois adicionando essa parte entre aspas que esta no seu comentário depois do comentário do Léo

Alfredo Araujo
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Alfredo Araujo

Huuuuuuummm…
Isso muda tudo !! rs
Então… desde já… peço desculpas.

Leo
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Leo

Realmente não avia este trecho por isso meu comentário e se eu comentei é claro que eu li o texto.

(Desculpas aceitas e outra amigão! Toma um suco de maracujá ajuda a acalmar!)

João
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João

Embargo??

Bryan
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Bryan

Pelo visto, sim!

Aerokicker
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Aerokicker

Não tem nada de embargo, os únicos embargados na América são os comunistas bolivarianos e a Argentina por causa das Malvinas.

Jr
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Jr

Desculpa, mas essa matéria tá estranha, no título diz uma coisa e no corpo da matéria não explica os motivos, fora que a Bae tá doida para o Artisan ser o radar escolhido para o projeto das tamandarés, a própria Bae assinou um contrato com a Bradar para fazer um radar para as tamandarés baseado no artisan, portanto, a RN não teria motivo nenhum para barrar a venda do radar. Em sites e fórum britânicos, inclusive com membros da própria RN que serviram no Ocean, o que se diz que a única coisa que não viria era o Phalanx CIWS,… Read more »

XO
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XO

O radar das Tamandaré não foi ainda definido…

Alex II
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Alex II

A noticia não explica muita coisa, ou nada. Difícil porque? Só há isso, não tem a noticia toda (como ,quando e porque)

camargoer
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camargoer

Então ficou Pernambuco, onde fica localizado o município de Caetés. Seria mesmo irônico se ele ficasse como A13.

Alvaro Faria
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Alvaro Faria

Rio de Janeiro. e Rio grande do Sul…os anos passam…

Thom
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Thom

Bom nome e tem que vir com esse radar. É muito moderno e será utilizado nos novos NAe’s da RN.

Abraham
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Tão tirando tudo do navio tomara que não chegue apenas uma carcaça de navio para a MB

Samuca cobre
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Na minha humilde opinião…
Atlântico era bem melhor, mas como não sou ministro da defesa….

Daniel
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Daniel

Nossa! Péssima matéria! Além de não acrescentar nada que já não foi dito, ainda não tocou no assunto principal. Afinal, qual é o problema com o ARTISAN?

Bardini
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Bardini

Nossa… Querem retirar do navio o super hiper mega ultra modernoso radar que ninguém no mundo, além dos britânicos usa.
.
Escorreu uma lágrima aqui.

Mateus
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Mateus

Pelo seu argumento o F-22 é uma bosta

Adler Medrado
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Hahahahaha boa.

Bardini
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Bardini

Pq todo mundo tem a opção de comprar o F-22…

Adler Medrado
Visitante

Todo mundo que tentou teve o pedido negado, não?

Bardini
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Bardini

F-22 não pode ser vendido… Se pudesse, venderia.
.
ARTISAN 3D pode ser vendido e é oferecido, mas não vende. Nem quem já optou pelo CAMM adotou esse radar, como Chile, na modernização das Type-23 (TRS-4D) e Nova Zelândia, na modernização das Anzac (Smart-S MKII).

Alex Nogueira
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Alex Nogueira

Se negarem a venda do Artisan vai ser mais uma vitória para o Smart-S ou quem sabe o Sea Giraffe AMB da SAAB, opções não faltam.

Mateus Lobo
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Mateus Lobo

Provavelmente a MB irá comprar o Artisan, ele já foi selecionado pela mesma, inclusive concorreu com o Smart-S MKII, não vejo porque mudarem de ideia, os Ingleses quererem tirar o radar é um movimento natural, acabaram de colocar e já venderam o navio com um preço bem camarada. O Artisan parece ser um custo/benefício segundo o que saiu na mídia, talvez o Smart-S MKII seja um pouco melhor, mas o preço deve ser mais atrativo e opção de nacionalização deve ter feito a MB bater o martelo em favor do Artisan.

Thom
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Thom

Somente uma das marinhas mais modernas e mais bem equipadas do mundo e sem falar no valor do navio. Que teria que comprar um radar moderno e não seria barato!

Karl Bonfim
Visitante
Karl Bonfim

A MB vacilou devia ter comprado o navio de porteira fechada com phalanx ciwsr radar e tudo.

Marcio
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Marcio

Desse jeito a MB vai receber só o casco do navio. Isso que dá comprar equipamentos usados

Nonato
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Nonato

Não conhecia esse radar. Mas parece ser bom. Uns 180 km de alcance. Mas e a linha do horizonte?
Como ele enxerga oth?

Alex Nogueira
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Alex Nogueira

Enxerga através dos helicópteros embarcados ;).

Miguel
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Miguel

O contrato já não havia sido assinado? E lá não deveria ficar claro o que a MB estava comprando? A parte isso, esse tipo de impedimento não prejudicaria os britânicos em concorrências futuras da nossa Marinha, já que outros itens poderiam ser vetados por serem considerados demasiadamente avançados?

Fabio Aguiar
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Fabio Aguiar

Não aceita. Pega o dindin põe na poupança e financia umas fragatas leves lá na Coreia do Sul.

ADRIANO M.
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ADRIANO M.

“Não aceita. Pega o dindin põe na poupança e financia umas fragatas leves lá na Coreia do Sul”.
[ Fabio Aguiar 7 de Abril de 2018 at 16:38 ]

Acho difícil isso acontecer,mas se pudesse,juntava dinheiro e esperava ter um valor significativo e comprar um classe dokdo sul coreano.

Top Gun Sea
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Penso que a RN quer o radar para uso em outro navio. Estão pelando o Ocean. Será que os ingleses não são assim tão bons de palavra!

Everton Matheus
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Everton Matheus

“Umas” nao. Apenas uma. E ainda mais do jeito que esta sendo parcelado.

Carlos Crispim
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Carlos Crispim

Que coisa estranha, não tava no contrato? O contrato não especifica o que vem e o que não vem antes de assinar? Então assinaram sem ler?????? Tem alguma cláusula que a RN pode retirar o que quiser antes de repassar o navio e nossos brilhantes marinheiros assinaram????? Realmente cada vez me convenço mais que aquela música “A gente somos inútil” é o hino do Brasil.

Esteves
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Esteves

Em post de 16 de dezembro Roberto Lopes afirmou que o Artisan viria. Agora diz que tá difícil. A cavalo dado não se olha os dentes porque se estiverem estragados nem dado serve. Essas notícias que o Parlamento Britânico não queria a venda do Ocean é tonteria. As outras que o comando da RN se dividiu na venda do Ocean, outra tontice. Essas tolices só saíram publicadas no Brasil. Quem quer vender cavalo baio não fala mal do animal. O navio é passado, não conta com docas, tem custos elevadíssimos e foi cortado. Era o projeto de um navio mercante… Read more »

Esteves
Visitante
Esteves

Jungmann não teve bom relacionamento com a MB. O constrangimento na cerimônia do Riachuelo evidenciou o fato. Mas a grana para a compra do Ocean veio do Tesouro e a ajuda do jovem Jungmann pesou bastante.

Pernambuco é o reconhecimento da MB para com a ajuda do ex ministro. Uma homenagem.

Luiz Monteiro
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Luiz Monteiro

Prezado Esteves,

O dinheiro não veio do Tesouro e sim do orçamento de custeio da MB. O MD não moveu uma palha para aquisição do navio. Pelo contrário, informou que não havia recursos.

Enquanto ministro, fez diversas críticas à MB e ao Almirantado.

Abraços

J.Neto
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J.Neto

Obrigado pelo esclarecimento comandante. Quando não se tem a informação correta, deve-se procurar quem realmente entende e conhece a matéria.

Marujo
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Marujo

Eu bem que desconfiava! Essa gente aí é ruim de jogo.

Esteves
Visitante
Esteves

É verdade. Falei tonteria. Os recursos são do orçamento da MB.

Esteves
Visitante
Esteves

Mas…como a compra não estava planejada terá que sair de outro programa. Talvez das Tamandaré. Apesar do relacionamentos difícil entre Jungamann e MB, o Ministério da Defesa autorizou a operação.

Bezerra (FN)
Visitante
Bezerra (FN)

A compra está planejada e prevista em orçamento, não precisará canibalizar nenhum outro programa em curso.

marcus
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marcus

Vendeu o opalão e tirou o DVD e o alto-falantes.

Nilson
Visitante
Nilson

E as 4 LCVP Mk 5 e o pontoon, será que virão??

Luiz Floriano Alves
Visitante
Luiz Floriano Alves

Ta na cara. Os Jerrys acham que o radar é muito avançado e não deve ficar com um membro do Mercosul. Pode chegar a ocasião do Brasil querer apoiar os Argies, como fez o Figueredo, e este Artisan se volta contra alvos de Sua Majestade. Eles são acostumados a negociar com terceiro mundo. Se quer….. quer, senão quer, tem quem quer.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Na América do Sul já tem radares da mesma categoria operando a alguns anos, não é novidade.

Dalton
Visitante
Dalton

Luiz…
.
uma pequena correção … “Jerry” era usado para alemães…”Tommy” para os britânicos.
abs

Jr
Visitante
Jr

“manifestações da Marinha Real indicam que a MB pode não ser autorizada a operar um radar de funções e préstimos tão sofisticados.” Ué mas o Artisan não tinha sido escolhido lá atrás para ser o radar da Tamandaré junto com o CAMM, porque que os Ingleses não falaram nada antes????? Que negócio estranho

jorge Alberto
Visitante
jorge Alberto

Uma boa aquisicao….

So penso que um nome “generico” tseria melhor… Algo como: “Oceano”, “Atlantico”, “gigantic” ou “Titanic”…rs

Mahan
Visitante
Mahan

Dá um chute na bunda dos argies e passa a receber novamente os navios da Navy a caminho das Falklands.

Fernandes
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Fernandes

Negócios com ingleses tem esse risco. Lembram o que significa “Pérfida Albion”? Qual a nacionalidade dos piratas mais conhecidos? Quem os apoiava?
Mas posso estar errado. Desculpem-me…

Marcos10
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Marcos10

Desfaz o contrato.

Foxtrot
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Foxtrot

Pois é, a MB não fechou com o pessoal da Bay Sistema/ Reino unido para aquisição de mísseis Sea Ceptor e novo radar nacional baseado nesse radar, e que seria desenvolvido em parceria com a Bradar? Por essas e outras que sempre defendo desenvolvimento nacional. Deveriam é apostar numa versão naval do Saber M-200 e mísseis AAe baseados nos mísseis nacionais A-DARTER, MAA1-B, MAR-01. Somado a um VLS nacional baseado nos conhecimentos dos projetos SLDM e torre de lançamento do foguete VLS em Alcântara. E por falar nisso, como anda o desenvolvimento do radar diretor nacional Gaivota-X? Venderam só o… Read more »

XO
Visitante
XO

O radar Gaivota X continua em desenvolvimento, já foram realizados testes no mar a bordo do NPaOc Apa…

Ádson
Visitante
Ádson

A vinda do Ocean é excelente, ótimo negócio de oportunidade, mas se houve má fé dos britânicos nas entre linhas do contrato deve-se dar um “tchau brigadu” para eles e mandar eles enfiar o barquinho. Não sou nacionalista ao extremo, mas isso meche com meu orgulho Nacional e devia mexer com o de todos.

Ádson
Visitante
Ádson

mexe*

Flávio Henrique
Visitante
Flávio Henrique

Deve ser não mal fé e sim que RN quer reutiliza-lo (pelo menos é o que eu espero).

Marcos S
Visitante
Marcos S

Quando derem baixa em suas fragatas e tentarem vender ao Brasil,vão dizer que não vão tirar nada esses ingleses ñ são nada bobos porque td vai estar ultrapassados mesmo.

Mauricio R.
Visitante

Esse papo de a Bradar fabricar o radar Artisan desde sempre era daqui pra lá, nunca o contrário.
A BAe e a RN devem estar se precavendo de alguma presepada.
Por muito menos a Harpia Sistemas fechou e sumiu.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Quem se lembra do VW Pé de Boi ?

https://www.youtube.com/watch?v=LAM-yOOl9X0

Vem sem Phalanx CIWS e sem radar, o que mais vão retirar ?

João Luiz Passos
Visitante
João Luiz Passos

Não sei qual o motivo da surpresa: desde o início, aqui mesmo já se noticiava que o Artista e o Phalanxs eram dúvidas… Está claro: será que podemos confiar num país politicamente instável, a ponto de eles terem a acesso ao mesmo nível de equipamento tecnológico que nós (leia-se, britânicos)?

Mk48
Visitante
Mk48

Eu vou na contra-mão do raciocínio predominante sobre a matéria e penso que seria melhor o Ocean vir sem o radar Artisan. Não temos necessidade aqui no nosso contexto de América do Sul de um radar tão avançado, e este radar vai ser o calcanhar de Aquiles do navio. Toda moeda tem dois lados : O radar é moderno e super capaz, MAS, imagine o Ocean já aqui na MB e aí o radar quebra ou apresenta um defeito, o que é só uma questão de tempo de acontecer com qualquer equipamento. Existe algum técnico habilitado neste radar aqui no… Read more »

MadMax
Visitante
MadMax

Faz sentido.

Aerokicker
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Aerokicker

Há controvérsias. Se o Artisan realmente for o radar escolhido para a Classe Tamandaré, ele será fabricado e reparado aqui. Logo, faria sentido o maior número possível de embarcações compartilhar desse mesmo radar para diluir custos, manter mão-de-obra constante para reparos, fabricação de peças… Inclusive é interessante que as Type 23 que serão negociadas a partir de 2023, na modernização, operem o mesmo radar, para padronizar escoltas e Pernambuco com um radar capaz e de qualidade atestada. Então o argumento de que o navio seria prejudicado por ter um radar não fabricado aqui a priori não se sustenta e, a… Read more »

XO
Visitante
XO

Senhores, sem conhecer os termos do contrato, é melhor ter cautela e aguardar… o navio virá com os sistemas e equipamentos acordados… ponto.
Quais serão, veremos…

MadMax
Visitante
MadMax

Raciocínio perfeito.

Luiz Monteiro
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Luiz Monteiro

Prezados,

Não sabia de problemas para transferência do Artisan, apenas dos equipamentos e sensores exclusivos da OTAN.

O Artisan pode até ser produzido no Brasil caso a MB o adote nas Tamandaré.

Mesmo os Phalanx estão liberados. Basta a MB adquirir novos nos EUA, o que pode não compensar.

Grande abraço

Karl Bonfim
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Karl Bonfim

Pensando bem, isso deve ser encarado como uma lição para as futuras compras de oportunidades não só para a Marinha, mas também outras forças…

CRSOV
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CRSOV

Por mais alguns poucos milhões a mais pode ser comprado um radar ainda melhor e zero km !! Não quer vender com o Artisan então compremos um radar naval dos suecos ou dos russos que com toda certeza tem algo equivalente ou até melhor !!

Saldanha da Gama
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Saldanha da Gama

Este Ocean, com uns 12 f35 vtol (mesmo com os problemas que ainda tem, custo, hora de voo e etc e tal)a bordo, nos deixaria com uma marinha de ponta, ainda mais com a inclusão dos novos subs, e as Tamandarés!!! sonhar ainda não custa nada. st4

Bardini
Visitante
Bardini

Isso aí não é sonho, é Febre, de 40 C pra cima…

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

kkkkk kkkkkk kkkkkk kkkkk , então meu caro Bardini,já estou em convulsão? kkk kkkk kkkk, deixa eu sonhar, ainda não custa nada e não tem imposto. kkk kkk um abração.

Aerokicker
Visitante
Aerokicker

O que nos deixaria como uma Marinha de ponta é submarino nuclear, as Tamandaré, um NAe novo decente e passar a Guarda Costeira para as PM’s estaduais.

Mateus
Visitante
Mateus

A MB deveria dar um chute apenas dessa vez no Ocidente e equipar a banheira inglesa com armamentos russos / chineses.

Coloquem dois AK-630 e radares israelenses e mandem bananas para os europeus e americanos

Walfrido Strobel
Visitante

Estas do vídeo são as patrulheiras KCR-40 fabricadas na Indonésia, planejam 16, ja fabricaram 8.
. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Clurit-class_fast_attack_craft

Humberto
Visitante
Humberto

Imagina se o Radar fosse dos malvados, imperialistas, diabólicos gringos? Ia ser um chororô, destilado com ódio sem fim. kkkkk

Oganza
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Oganza

Um radar produzido no Brasil com “ToT” pela BAE System + BRADAR e que possua a etiqueta – Artisan – nunca será um Artisan da RN. O fato de se ter uma Rough Collie chamada Lassie não significa que ela seja A Lassie.
.
Ps.: nesse exato momento os nerds geeks da RN estão colocando o software de seu radar em modo pelado basicão e desinstalando todos os “APPs” plus dele, só para o caso dele acabar tendo que vir.