Fragata Independência (F44)

Fragata Independência (F44)

No dia 27 de março, o Comandante da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL (FTM-UNIFIL), Contra-Almirante Eduardo Machado Vazquez, recebeu, a bordo da Fragata Independência, o Chefe do Estado-Maior da UNIFIL (CEM-UNIFIL), General de Brigada Christian Thiébault, que pernoitou a bordo do Capitânia, desembarcando no dia 28.

Durante a visita, o General Thiébault pôde se familiarizar com as tarefas dos navios da FTM-UNIFIL, realizadas para manter a Área Marítima de Operações (AMO) segura e estável, assim como os novos desafios impostos pela redução de pessoal em toda a FTM, por meio de painel expositivo realizado pelo CAlte Vazquez, pelo Oficial Ajudante de Operações e pelo Oficial Ajudante de Adestramento do Estado-Maior da FTM, e pelo Chefe do Departamento de Operações da Fragata Independência, seguida de visita às instalações do navio.

Ainda durante seu período a bordo, o CEM-UNIFIL teve a oportunidade de acompanhar os adestramentos realizados pela Fragata Independência com a Marinha Libanesa (LAF-Navy), um dos pilares da missão da FTM-UNIFIL, tais como o BOARDEX (abordagem) e o TACEX (controle do Tráfego Marítimo por Estações-Rádio Costeiras), bem como os exercícios internos para a manutenção do adestramento do navio. Posteriormente, acompanhado do Comandante da FTM-UNIFIL, visitou as instalações da Base Naval de Jounieh e do Centro de Treinamento de Jounieh, da LAF-Navy.

O Brasil faz parte da UNIFIL desde 2011, quando passou a integrar e a comandar a Força-Tarefa Marítima da UNIFIL, atualmente composta por 763 militares e seis navios, de seis diferentes nacionalidades: Alemanha, Bangladesh, Grécia, Indonésia, Turquia e, como Flag Ship da FTM-UNIFIL, a Fragata Independência, da Marinha do Brasil.

General Thiébault acompanha exercício de Crache no convoo da Fragata Independência

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mahan

Criticam as operações da MB na Amazônia onde o narcotráfico flui para Manaus, resto do Brasil e mundo, causando violência, massacres em penitenciárias, corrupção e tragédias familiares, principalmente as mais pobres, mas nem uma palavra em mandar Fragatas para milhares de quilômetros numa área que não nos diz respeito e gastando recursos escassos que melhor seriam empregados contra um inimigo que ceifa milhares de vidas em nosso território, o narco tráfico.

Nilson

Quais são essas críticas contra as operações da MB na Amazônia?? (não é ironia nem crítica, é para saber mesmo)

Glober J F Knuth

A parte financeira da UNIFIL é custeada pela ONU. Acho importante o Brasil participar destas missões internacionais até para um adestramento das nossas FFAA num ambiente de conflito real.

Mahan

Ue’ Nilso, não leu o matéria ao lado onde o autor critica o papel, pra ele “dúbio”, em patrulhar os rios Amazônicos? Não é o que as Fragatas fazem Libano, guarda costeira?

DOUGLAS TARGINO

Não tem condições de por uma fragata para entrar na Amazônia! Cada um no seu lugar! Acho importante essas operações fora do nosso país! Mesmo para alguns seja dinheiro e tempo jogado fora, mas não imaginam o conhecimento que eles adquirem, treinamento e etc.

JagderBand44

Se a coisa ficar preta no mediterrâneo oriental é melhor a F44 dar no pé…