Foto de satélite do Fiery Cross Reef no Mar da China Meridional, feita em 1 de janeiro de 2018

Foto de satélite do Fiery Cross Reef no Mar da China Meridional, feita em 1 de janeiro de 2018

Foto de satélite do Fiery Cross Reef no Mar da China Meridional, feita em 1 de janeiro de 2018
Foto de satélite do Fiery Cross Reef no Mar da China Meridional, feita em 1 de janeiro de 2018

Chineses instalaram mísseis de cruzeiro antinavio e sistemas de mísseis terra-ar em três de seus postos avançados no Mar do Sul da China

A China instalou discretamente mísseis de cruzeiro antinavio e sistemas de mísseis terra-ar em três dos seus postos avançados fortificados a oeste das Filipinas no Mar da China Meridional, um movimento que permite a Pequim projetar ainda mais seu poder nas águas altamente disputadas, segundo fontes com conhecimento direto dos relatórios de inteligência dos EUA.

As avaliações de inteligência dizem que as plataformas de mísseis foram transferidas para os postos avançados nas Ilhas Spratly nos últimos 30 dias, segundo fontes que falaram sob condição de anonimato.

A colocação das armas defensivas também acontece logo após a instalação do equipamento de interferência militar da China no Mar da China Meridional, que perturba as comunicações e os sistemas de radar adversários. Segundo todos os relatos, os novos sistemas de defesa costeira representam um acréscimo significativo ao portfólio militar de Pequim em uma das regiões mais disputadas do mundo.

Os Estados Unidos mantiveram-se neutros – mas expressaram preocupação – com a sobreposição de reivindicações de soberania nas Spratlys.

“Apelamos constantemente à China, bem como a outros reclamantes, que se abstenham de mais reivindicações de territórios, construção de novas instalações e militarização de características controversas, e se comprometam a administrar e resolver disputas pacificamente com outros reclamantes”, disse um funcionário do Pentágono à CNBC quando perguntado sobre a recente atividade militar da China na área. “A maior militarização dos postos avançados servirá apenas para aumentar as tensões e criar uma maior desconfiança entre os reclamantes.”

Imagens de satélite do Subi Reef de julho de 2012 a dezembro de 2017, mostram sua evolução de recife a base militar. Fonte: Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais

A inteligência recente, segundo fontes, indica a instalação de mísseis de cruzeiro antinavio e mísseis terra-ar em Fiery Cross Reef, Subi Reef e Mischief Reef, nas Ilhas Spratly. As Spratlys, para os quais seis países reivindicam, estão localizados a aproximadamente dois terços do caminho do leste do sul do Vietnã até o sul das Filipinas.

Os mísseis de cruzeiro antinavio baseados em terra, designados como YJ-12B, permitem que a China atinja navios de superfície dentro de 295 milhas náuticas dos recifes. Enquanto isso, os mísseis terra-ar de longo alcance designados como HQ-9B, têm um alcance esperado contra alvos como aeronaves, drones e mísseis de cruzeiro a 160 milhas náuticas.

As armas defensivas também apareceram em imagens de satélite de Woody Island, sede militar da China nas vizinhas Ilhas Paracel.

“Woody Island serve como o centro administrativo e militar da presença da China no Mar da China Meridional”, disse Gregory Poling, membro do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais e diretor da Iniciativa de Transparência Marítima da Ásia, à CNBC em uma entrevista anterior.

“Presumimos que qualquer coisa que vemos em Woody acabará por encontrar o caminho mais para o sul para ameaçar mais diretamente os vizinhos da China”, acrescentou.

Ilhas disputadas no Mar do Sul da China. (Clicar na imagem para ampliar)
Ilhas disputadas no Mar do Sul da China. (Clicar na imagem para ampliar)

FONTE: CNBC

Subscribe
Notify of
guest

92 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Defensor da Liberdade

Logo, logo virão os ICBMs, aí o bicho vai pegar no pacífico à nível 2ª GM.

Dalton

ICBMs jamais serão instalados em uma ilha artificial…eles estão muito bem no
continente, assim como os ICBMs dos EUA, não estão instalados no Havaí , Alasca,
ou Guam…e ainda por cima tem os submarinos armados com SLBMs.

Marcos Paulo

Você sabe o alcance de 01 ICBM?

Luiz Floriano Alves

Imagino o reboliço, se colocassemos misseis na Nossa Fernando de Noronha. Ou outras ilhas nossas. As nações que aqui transitam fariam a maior pressão contra essas “ameaças à navegação”. Mas o Dragão tem cacife e mostra as cartas. Quem quiser contestar terá que mostrar as cartas.

Dalton

Fernando de Noronha não é contestada por outros países…e há muito espaço em volta
para não ameaçar à navegação…são coisas completamente diferentes.

Mauricio_Silva

Olá. Mestre Dalton, por mais que a soberania sobre Fernando de Noronha ou Trindade não seja objeto de discussão internacional, se o Brasil instalasse bases de mísseis anti navio em qualquer uma destas localidades haveria “chiadeira” internacional. A Grã Bretanha não ficaria nem um pouco confortável, pois tem tráfego militar regular no Atlântico Sul. Da mesma forma, os EUA poderiam ver tais dispositivos como “ameaças” a 4ª Frota. Creio que o Brasil sofreria alguma “pressão internacional” contrária se demonstrasse interesse de instalar mísseis nas suas ilhas mais afastadas no Atlântico. Obviamente, é uma condição bastante distinta da que ocorre na… Read more »

Alfredo Araujo

Mas isso não tem nada a ver !
Qualquer escolta meia boca tem mísseis anti-navios… e nem por isso o tráfego desses meios militares são importunados por “pressões internacionais”.

João Augusto

Quando o Brasil tiver dentes na sua porção continental aí poderemos pensar em armar alguma ilha…

Carta Branca

Uma comparação mais justa seria nós descobrirmos petróleo entre a ilha de Trindade e Martim Vaz e meses depois a Argentina reivindicar que um banco de areia submerso perto dessa reserva é dela e declarar unilateralmente soberania sobre esse banco do areia, lançando mapas, construindo uma base militar e ameaçando qualquer um que tiver interesse econômico/militar sobre essa área.

comment image

Marcos Paulo

Se houver qualquer ameaça ao patrimônio nacional, basta destruir este patrimônio, parecido como o Hussein fez no Kuwait nos poços de petróleo…imagine Cherne e Garoupa em chamas e despejando óleo no mar para impedir de serem tomadas…o caos ecológico e logístico…God bless our souls…

Marcos

Fico imaginando o preço de construir uma Ilha dessa e fazer a sua manutenção. Será que é mais barata que 1 NAe novo? Ou 2? Não seria interessante para o Brasil? Por caças navais em una ilha artificial 🙂

É só um sonho, uma brincadeira à nível imaginário, assim como tem gente que sonha que o Brasil tem 2 frotas Maranhão e Rio de Janeiro?

Mk48

Perfeitamente previsível.

Os militares chineses não ocuparam a ilha e fizeram bem feitorias para serem um resort de férias.

tomcat3.7

É uma bela de uma base viu, imensa .

Marcos

Como é uma ilha não da para dizer que solta pecinha, mas que deve afundar estrutura deve.

Flamenguista

Essa postura da China resultará em mais vendas de armas para Japão , Taiwan e, quem sabe, Indonésia. Ou seja, para os EUA, tá ruim mas tá bom!!

SRN
Follow the Leader

Augusto

Na época que o Liaoning foi comprado, a China alegava que ele iria ser um cassino ou shopping. Agora os chinas alegam que “não existem ilhas criadas artificialmente” (https://www.reuters.com/article/us-southchinasea-china-idUSKBN1711BR).

Os caras vão falseando os fatos para se armarem até os dentes e o mundo fica somente observando…

Walfrido Strobel

Mas não existem ilhas criadas artificialmente, o que existem são ilhas sendo aumentadas e reforçadas pela China, Indonésia e Filipinas.
Esta é das Filipinas para operar o C-130.
. https://www.philnews.com/2014/13c.jpg

Augusto

Walfrido, você leu o presente texto do Naval? Na legenda de uma das fotos fica claro: “Imagens de satélite do Subi Reef de julho de 2012 a dezembro de 2017, mostram sua evolução de recife a base militar”.

Recife não é ilha, até porque fica submerso, a pouca profundidade. Com a ação chinesa, o recife tornou-se uma ilha criada pela ação humana, portanto artificial.

Walfrido Strobel

Olhando esta foto fica meio difícil imaginar um C-130 operando nesta ilha, mas aqui tem um vídeo com o pouso de dentro da cabine.
Os EUA doaram mais C-130 para as Filipinas operarem com voos para esta Ilha na zona disputada, para cutucar a China.
. http://globalnation.inquirer.net/122880/watch-landing-on-pag-asas-crumbling-airstrip

Bosco

Quantas JDAMs de 1000 lb um B-2 leva mesmo?? 80???

AL

Bosco, se não me engano o B-2 pode levar 88 bombas mark 82, de 500 libras. Então de 1.000 libras deve ser metade disso, ou menos, umas 30 a 40, eu acho.

AL

Bosco, pesquisei um pouco ele pode levar 80 Mark 82 ou 16 Mark 84. Quantas JDAM não encontrei essa informação.

Bosco

Realmente AL!
Eu quis me referir a de 500 lb. Rsrss
Obrigado!

BILL27

Pode levar até 200 ,quero ver ele conseguir lança las

Edgar

Essa é a questão, BILL27, ninguém conseguirá ver 🙂

BILL27

Se vc se refere as bombas ,elas nem conseguiriam sair de dentro dele .
Usar o B 52 no Afeganistão é facil ,qero ver usar contra alvos bem defendidos usando jdam que tem o alcance de menos de 30 km

Eduardo

Se vc está falando do comentário do Bosco, ele se referia, assim co o Edgar, do B-2 que é furtivo e não do B-52.

Um B-2 lançaria fácil todas as suas bombas nesse lugar.

Mauricio_Silva

Olá.
Acho que um B-52H consegue carregar umas 60… Se eu não me engano, a carga nominal é de 53.
O problema é: quem vai dar a ordem de carregamento e decolagem??? 😉
SDS.

Alex Barreto Cypriano

Míssil de cruzeiro antinavio, arma defensiva… Então, tá!
Enquanto isso, pares de Xi Jinping vão pro vinagre. O China aprendeu bem com Shakespeare: se tem um nobre sucessor da coroa, é provável que o rei acorde mortinho da Silva um dia…

Luiz Floriano Alves

Bosco
Entendi. Um B-2 acaba com essa brincadeira. Se chegar até lá.

BILL27

Tbm não entendi a logica dele …

Alfredo Araujo

Acho q vcs que não “entendem” o poder militar de um bombardeiro stealth armado com armas stand-off de precisão…

BILL27

Bosco se referiu as Jdam ,que pelo que vc sabe ,não é arma stand off.
O B 2 com jdam nas baias iria ter de se aproximar muito da ilha .
Stealth contra a China ? Queria muito ver isso na pratica .
F-117 mandou lembranças

Bosco

Bill, Eu e toda a USAF pensa diferente de você. rsrs Quanto a JDAM ser ou não arma stand-off, esse termo é flexível e depende do vetor que a transporta e lança assim como das armas defensivas do inimigo. Por exemplo, uma bomba guiada a laser lançada por um Super Tucano a 6 km de altura é uma arma stand-off se o inimigo tiver só canhão de 20 mm ou mísseis Iglas ou Stingers. A JDAM pode não ser stand-off para um B-52 mas o é para um B-2 já que permite que sejam lançadas de uma distância de 29… Read more »

Walfrido Strobel

Os EUA só atacaria a China em uma Guerra Mundial, essas ilhas são para intimidar e serem usadas em relações aos países que estão se opondo a expansão chinena no Mar da China.

Nilson

Imagino que primariamente as instalações chinesas nessas ilhotas têm função defensiva/dissuasora, numa estratégia A2/D2. Mas evidentemente têm também efeito intimidador.

pgusmao

Um enfrentamento com a China parece inevitável, pois os chineses tem se armado a níveis impressionantes, resta saber se será com a Índia, Japão, EUA, Brunei, Filipinas ou todos juntos.

Defensor da Liberdade

Creio que não, um conflito com a China no pacífico teria efeitos danosos em escala global. Vai ficar igual a guerra fria, equilíbrio pelo medo da corrida armamentista, principalmente nuclear.

BILL27

Nem acho inevitavel ,acho necessario …eles tem uma visão expancionista muito grande e isso é muito ruim para todo mundo

Defensor da Liberdade

Você tem um apreço e tanto pela vida humana. O último conflito entre grandes potências deixou milhões de civis e militares mortos.

BILL27

Então faz o seguinte …Deixa a China dominar tudo ,qebrar a soberania de qem ela bem entender e ta td certo …Melhor conter a China agora do que esperar ela se tornar maior ainda e o conflito ter uma dimensão muito maior.Qeria ver se eles fizessem no nosso quintal o que eles fazem com os Filipinos por exemplo . …Teriamos que pensar tbm nas vidas que serim perdidas em caso de conflito ou deixaria eles caga.. na nossa cabeça ?

Tiago Jeronimo (@TiagoJL)

Alvos fixos são alvos fáceis.

JagderBand44

E tem a questão ambiental.
Ninguém protestou contra o aterramento do recife, extinção de vida marinha local etc.
China é China.

Augusto

Os chinas estão causando a mais rápida taxa de perda permanente de barreiras de corais da história humana: https://www.reuters.com/article/us-southchinasea-china-environment-insig-idUSKBN0P50UB20150625

BILL27

Eles não respeitam nada ,estão nem ai com natureza brother …Ali q qestão é somente grana e dar conta de alimentar sua população .È o novo imperio

Marcelo Baptista

Caro Jagder
Podem ter até protestado, mas pelo visto o Governo Chinês ignorou.
Caramba, acabaram com o recife.

Ivan BC

Só falta aparecer alguém aqui no site para defender as políticas expansionistas da China, cada absurdo.
Não precisar ser gênio, basta ver o mapa e estudar um pouco o desenrolar da história dessas ilhas.
A China primeiramente negou que estava construindo ilhas, depois negou que seriam militares, depois negou que iria arma-las…um dia vai negar que matou milhões.
A comunidade internacional está de olho nesse expansionismo, especialmente os vizinhos da China que são os alvos.

Humberto

Tiago Jeronimo (@TiagoJL) 8 de Maio de 2018 at 14:23 Me desculpe Tiago, concordo em termos com você, uma base onde tem o seu próprio aeroporto (ou seja, pode despachar aviões de patrulha, caças além de receber suprimentos) tem o domínio de uma grande área, se o mesmo for protegido com misseis (Terra ar e Terra terra) e com um bom agrupamento de soldados e uma marinha (para guerra submarina) é muito complicado ser atingido. Temos que lembrar que uma base é onde é possível armazenar combustível, peças de reposições, víveres e uma infinidade de material. Um grande PA nuclear… Read more »

Saldanha da Gama

O Dragão ou tigre, está se fortalecendo e preparando o bote mortal, é só questão de tempo. Quando se sentirem fortes e confiantes o suficiente irão dar o salto mortífero.Estão ampliando, reforçando, antes om arma apenas para defender estas ilhas, em breve com armas de ataque, muitos acham que a 3a guerra mundial terá seu início no oriente médio eu, já acho que esta se dará no oriente. É bom japão, Filipinas, Coréia, e os países súditos da coroa britânica ficarem de olhos bem abertos e a postos com alerta total. O Felino normalmente ataca por trás, ou quando sua… Read more »

BILL27

Nem acho inevitavel ,acho necessario …eles tem uma visão expancionista muito grande e isso é muito ruim para todo mundo

Guizmo

A máxima desta semana no Blog é que alvos fixos são fáceis de serem eliminados. O Nonato postou a ideia da plataforma noutro post e, voilá, a notícia seguinte fala que a China fez isso!

Ora, é claro que são alvos mais fáceis, em tese, de serem destruídos, assim como bases aéreas, indústrias, redes elétricas etc. Mas por isso que existem os sistemas SAM, caças de interceptação etc.

É melhor ter isso, do que não ter!

Nonato

Exatamente.
Todos falam em projeção de poder, em resumo, sensores e mísseis.
Se um porta aviões é caro, por que não avançar as defesas e manter o inimigo mais distante?
É o que a China está fazendo.
Não sei se plataformas seriam viáveis.
Mas se a Petrobrás tem várias, por que a Marinha não pode?
Que tal compartilhar plataformas? Faz algumas maiores para comportar radares, mísseis, navegar para helicópteros militares? Barcos menores e velozes com fuzileiros?

Bosco

Reescrevendo o texto que ficou ininteligível: – Senhores, Essas ilhas do ponto de vista de vantagem militar são aberrações. Elas só têm efeito político já que configuram um enclave chinês, pertencem, em tese, ao Estado Chinês. Uma ilha dessas, armada como deve ser por ser parte do território chinês, é muito diferente de uma plataforma fixa em pleno oceânico, com função defensiva. Do ponto de vista militar essa ilha apresenta algumas vantagens que uma plataforma naval fixa não tem, que é ser “inafundável”. Isso a torna invulnerável a torpedos e comandos de mergulhadores dotados de cargas de demolição. Outra vantagem… Read more »

Bosco

“em pleno oceânico” lê-se: “em pleno oceano”.

Guizmo

Off topic, esse sistema anti-robô do blog me tornou especialista em placas de rua, fachadas de lojas e carros?

Saldanha da Gama

kkkk kkkkk kkkk empatamos, eu de pontes, sinais de trânsito! abraços st4

Nonato

O que me chateia é quando termino de escrever aí lá embaixo não tem o ícone do recaptcha. O post fuca perdido ou tenho que copiar. ?

BILL27

melhor plataforma de comentarios é o Disqus…Os editores poderiam testar esta plataforma ..Por exemplo eu nunca sei quando respondem meus comentarios ,no disqus avisa que tenho tantos comentarios ou votos …a interação fica muito mais dinamica e maior ..uso em outro site e facilita bastante

Soldat

Well..Well..Well……Caramba a China vai no futuro da uma de Japão só que dessa vez o estrago que a China vai fazer será bem pior do que os Japas fizeram Oh may good…..

Joao Moita Jr

“Imagino o reboliço, se colocassemos misseis na Nossa Fernando de Noronha”
Vixi!!! Realmente, o Brasil causaria muita comoção internacional e reuniões na ONU se colocasse meia dúzia de seus letais manpads lá…rsrsrs.

João Borges Queiroz Júnior

kkkkkkkkkkkkkk

Alex Nogueira

E a China continua fazendo a lição de casa, estão aproveitando para dificultar ao máximo a vida de quem quer que seja que se atreva a enfrentá-los.

Luís Henrique

Defender as políticas expansionistas da China?
Um b2 com 80 bombas resolve problema?

Gostaria de saber melhor sobre essas políticas expansionistas e porque defendem um bombardeio americano para resolver o problema chinês.

Que eu saiba o país que mais entrou em guerras nos últimos 50 anos eh bem outro.
A China não invadiu nenhum país, que eu saiba. E isso desde décadas.

Eu não mexeria com quem está quieto.

Se os EUA fizerem isso, correm um sério risco de repetirem o erro do Japão, quando este resolveu atacar Pear Harbor.

Marcos10

Invasões? Pode ser o Tibete?
Guerras? Pode ser o financiamento da Guerra da Coréia?

Nonato

O país que mais ajudou o mundo a ficar livre do nazismo e do comunismo, você quer dizer. Deixe o dragão dar uma baforada no seu cangote…

Bosco

Luis, Eu to me lixando se a China é mais “boazinha” que os EUA ou invadiu menos países que os EUA ou se o o pastel deles é o melhor do planeta ou se mataram no Século XX só 30 milhões de seu próprio povo em vez de 100 milhões ou se eles comem cachorro no almoço ou não. Isso aqui não é concurso de quem é mais bonzinho ou de quem é mais danadinho. Os chineses estão querendo dominar uma região onde não tem nenhum santo e o mais bonzinho naquela região bebe o sangue de bebês decapitados e… Read more »

Marcos10

A questão não é o Brasil colocar alguma coisa em Noronha, a questão é ter dinheiro para fazê-lo.
Nem dinheiro para uma jangada há, quanto mais instalar uma Base Aero Naval.

Control

Srs A China está usando uma estratégia muito conhecida. Hitler a usou antes da IIGM, Putin a usou recentemente na Crimeia e na Ucrânia. É uma técnica simples e efetiva para se lidar com países que desejam evitar conflitos. O agressor avança sobre o objetivo desejado. Se o opositor fraqueja, ele se estabelece e dali a um tempo avança mais um pouco, repetindo o processo até obter tudo o que deseja. Os chineses vão avançar sobre todo o Mar da China, passo a passo, engolindo todas as ilhas até estenderem o seu controle até a costa das Filipinas e cercarem… Read more »

Nonato

Se os EUA não cuidarem daqui a pouco os chineses desembarcam em nova York.
E tudo pago com dinheiro americano.
Encoberto como comércio.
Quem janta com o inimigo quer morrer envenenado…

Nonato

Está mais do que na hora de Trump agir.
A China está se armando para peitar os EUA.
Hora de peitar logo.
Quanto mais deixa o cachorro latir pior.
Coreia do Norte que o diga.
Venezuela e cuba também.

Nonato

Big stick doctrine.

Marcos10

Nonato:
O Trump não vai fazer nada, porque a China não é cachorro morto, que qualquer um chuta. Não é uma Líbia da vida, nem um México que depende do comércio com os EUA paro sobreviver.
Com isso não estou sendo nem contra, nem a favor, nem de um, nem de outro. Estou mais preocupado com o Brasil, que vai virando um mero fornecedor de matérias primas pra aos chineses. O Brasil deveria e poderia ser a China. Mas ainda somos o Brasil.

Nonato

Já deveria ter sido. Se os EUA não agirem por iniciativa própria talvez depois tenham que reagir, isto é, se defender… E no futuro as consequências serão piores. Igual a Coreia do Norte. Se tivessem agido antes, teria sido mais fácil. Depois não adianta chorar o leite derramado… Enquanto alguns países tentam melhorar sua defesa para se proteger, de certo modo a Rússia, a China claramente quer confrontar os EUA e não escondem isso. Uma atitude passiva em nada vai ajudar. Trump em algumas áreas está tentando reverter essa passividade no comércio por exemplo… Em várias áreas. E esse papo… Read more »

Luís Henrique

Ambos ocorreram há mais de 50 anos.
Mesmo assim, na Coreia foi uma ajuda militar. E não uma invasão de um país soberano.
No Tibete, os chineses alegam que fazia parte do seu território. E o conflito foi minúsculo com menos de 200 tibetanos mortos.

Compare com os EUA.

Marcos10

Você pediu uma guerra e uma invasão e eu lhe dei um de cada.

Luís Henrique

Não. Não pedi nada.
Apenas comentei que a China tem se mostrado, nos últimos 50 anos, um país relativamente pacífico.

Não abrem mão de seus territórios, como Taiwan e outras ilhas no mar da China.

Mas não invadiram ninguém, nem enviaram tropas para lugar algum.

E muitos aqui escrevem sobre o perigo chinês, como se fossem os maiores invasores do mundo.

E os dois exemplos que você citou foram há MAIS de 50 anos.

Bosco

Eles aparentemente são bonzinhos se comparados aos EUA porque sempre estiveram amarrados e com focinheira.
Nem bem se tornou uma potência e já dá mostrar do que virá.

Fresney

e se montarem uma ilha artificial no atlântico sul????

Bardini

Seria uma excelente base… Para um inimigo conquistar e ferrar com o Brasil.

Luís Henrique

comment image

Assim?
Igual as 8 ilhas britânicas no Atlântico Sul?

carcara_br

boa, muito boa

sergio ribamar ferreira

Só desejo um poder de dissuasão para nossas Forças. MB e FAB devem estar sempre em desenvolver meios de dissuasão. Prazo 15 , 20 anos. Um país desenvolvido e bem constituído de Forças Armadas apenas.

Adriano R.A.

Os alcances dos mísseis são esses mesmos? Parecem superestimados. Essa ilha é um belíssimo alvo, além de um crime ambiental.

Luís Henrique

O Reino Unido possui 8 ilhas no Atlântico Sul:
Ascensão, Santa Helena, Tristão da Cunha, Gough, Sandwich do Sul, Geórgia do Sul, Órcadas do Sul e Malvinas (me recuso a escrever o nome britânico).

Os EUA possuem 9 bases militares nos cercando. Ou cooperação militar, nos seguintes lugares:
Paraguai, Peru, Colômbia, Antilhas Holandesas, Porto Rico, Panamá, Honduras, El Salvador e Guantanamo.

E a França possui um pedacinho da América do Sul, Guiana Francesa.
Uma colônia em pleno século 21.

Vejam o mapa.
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2018/05/bases-militares-na-AL.jpg

Realmente estamos super cercados.

E vocês estão preocupados com a China?
kkkkk

Saldanha da Gama

Caro Luís , Este cerco é apenas mera coincidência! Não temos posição estratégica e nem riquezas cobiçadas (tom irônico), somos um país pacífico e sem inimigos (a não os internamente), e muito menos somos uma poupança deixada guardada para quando houver necessidade, ser sacada ou seria saqueada? abraços st4

João Adaime

Prezado Luís Interessante o mapa. Cabe ressaltar que as bases britânicas são resquício do período colonial. Acredito que o ministro das Finanças do Reino Unido deva perder algumas noites de sono ao lembrar de quanto custa manter estas bases. O Brasil, se quisesse, teria bases na Namíbia (sul da África) e no Timor Leste (logo acima da Austrália). Se já temos imensas dificuldades de manter a base científica na Antártida, o que dizer naquelas lonjuras. A Rússia concluiu que não vale a pena manter bases longe de casa. Além da que mantém na Síria, as demais são nos antigos países… Read more »

Rodrigo Tavares

Você conhece nossos políticos?

Então não se preocupe com estamos cercados, porque eles seriam os primeiros arregarem o país antes mesmo de uma invasão seja de quem for.

Dalton

Estamos cercados por países que historicamente tem sido nossos aliados…ruim seria
se estivéssemos cercados por países de fato inimigos ou potencialmente inimigos como
ocorre com tantos outros países.
.
Cooperação militar com os EUA até nós temos…até onde sei não existem esquadrões de
navios ou aeronaves dos EUA nesses países.

Luís Henrique

O mundo gira em torno de interesses.

Aliados viram inimigos, e inimigos viram aliados.

Exemplos não faltam em nossa história recente.

A hora que a Amazônia for determinante, a invasão acontece.
Por isso, mesmo sendo um país pacífico e um anão em poder militar, o Brasil é um dos países mais espionados pelos Estados Unidos.

Ou fazemos a lição de casa e nos tornamos um país sério e uma potência em todas as áreas.
Ou seremos massa de manobra lá na frente.

Fresney

todas essas ilhas inglesas no atlântico sul tem porto militar e pista da raf ????

Jose

Absurdo essa reivindicação e ação da China nas ilhas Spratly,as mesmas estão mais geograficamente para os países do sudeste asiático que mesmo para a China.
A China não é uma potência de primeira linha,apesar de ter o segundo PIB,porém já exerce pela força os seus pretensos direitos.O que eles não fariam mundo afora se fossem uma potência dominante?
O imperialismo chinês quer fazer as vezes do imperialismo japonês da segunda guerra mundial.

Oplita

A China está está de parabéns! Faz o dever de casa. Há menos de quarenta anos tinha um exercito de maltrapilhos, resumido a uma infantaria gigantesca armada pela então URSS. Hoje possui autonomia tecnológica nas três forças e avança rapidamente no domínio do mar que considera estratégico. A exemplo dessa “ilha”, sua frota naval se expande em condições impressionantes. Se não bastasse o crescimento das FFAA, tudo isso acontece com inigualável crescimento econômico desde 1978. Neste período, o PIB apresentou um crescimento real médio anual de 10%, ao mesmo tempo em que a inflação, na média, foi de 6% ao… Read more »