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PHM Atlântico recebe indicativo visual

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O PHM Atlântico ostentando seu indicativo visual A140
O PHM Atlântico ostentando seu indicativo visual A140

O Porta-helicópteros Multipropósito Atlântico (ex-HMS Ocean) recebeu seu indicativo visual no costado, enquanto está sendo preparado na Base Naval de Devenport em Plymouth no Reino Unido, para incorporação na Marinha do Brasil.

O PHM Atlântico será incorporado à Marinha do Brasil em 29 de junho e depois passará pelo Flag Officer Sea Training (FOST), um programa da Royal Navy que provê o treinamento operacional no mar para todos os navios de superfície, submarinos e auxiliares, sendo ministrado por uma dedicada equipe de especialistas da Marinha Real.

O porta-helicópteros e navio-capitânia HMS Ocean da Royal Navy, conhecido como “Mighty O”, foi desativado no dia 27 de março de 2018 na Base Naval de Devonport, em Plymouth.

O HMS Ocean foi aposentado da Marinha Real Britânica após 20 anos de serviço e 50.000 milhas cobertas durante desdobramentos em todo o mundo.

A decisão de desativar o HMS Ocean foi feita como parte da Análise Estratégica de Defesa e Segurança (SDSR) 2015. A Marinha do Brasil pagou £ 84 milhões pelo navio e as companhias Babcock e a BAE Systems estão realizando as mudanças necessárias antes da transferência.

A chegada do PHM Atlântico ao Brasil está prevista para agosto.

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Jacubão
Jacubão
2 anos atrás

Seja bem vindo Atlântico, temos que batalhar um apelido para esse novo meio da Briosa………
Sugestões???

Leonardo
Leonardo
Reply to  Jacubão
2 anos atrás

Hoyal!

Mauricio Veiga
Reply to  Jacubão
2 anos atrás

BREXIT!!!

Mauricio Veiga
Reply to  Jacubão
2 anos atrás

BREXIT !!!

Henrique de Freitas
Henrique de Freitas
2 anos atrás

Zero NM !!! Sensacional

Nunes-Neto
Nunes-Neto
2 anos atrás

De A12 para A140 foi um salto kkkkk, poderia ser outro indicativo!

Camargoer
Camargoer
Reply to  Nunes-Neto
2 anos atrás

Olá Nunes. Eu fico imaginado se fosse A13 Pernambuco (riso). Ia ter gente falando que era propaganda partidária… por outro lado, pode ter siso apenas superstição, medo de gato-preto ou para espantar curupira. Eu já desisti de entender os indicativos da MB.

Mk48
Mk48
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Olá Camargoer,

De fato, indicativos e classificação de porte de navios casa marinha faz a sua, umas com mais coerência, outras com menos.

Por falar nisso, em uma reportagem aqui no PN sobre os submarinos de Taiwan, havia uma foto de 1 dos dois únicos submarinos daquela marinha e o indicativo dele se não me engano era 902 ou algo semelhante !

Camargoer
Camargoer
Reply to  Mk48
2 anos atrás

Olá Mk48. Talvez o 902 tenha mais lógica que o A140. Supondo (apenas supondo) que o “9” seja o indicativo da classe e o “02” o indicativo da unidade. Neste lógica, o A140 poderia ter sido “A21” (1 era para porta-aviões e o 2 para porta-helicóteros). Mas então, os indicativos dos submarinos teriam que ser outros, pois os Scorpenes deverias ser S41,S42, S43 e S44… e o nuclear S51. Mas ai, já ia virar piada de novo…. riso.

Fernando_SP
Fernando_SP
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem!! 😉

Dalton
Dalton
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Me ocorre o USS Franklin CV 13 que foi o NAe mais danificado em combate e com maior perda de vidas e também à Apollo 13, a única das missões enviadas para alunissagem
que não cumpriu a missão…e também não existe nenhum Pier 13 em Norfolk…os
NAes utilizam principalmente os de números 12 e 14, mas não há o 13 entre eles.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Dalton
2 anos atrás

Caro Dalton.
Entenderia até o A14… mas A140?
E olha que não vi ninguem sugerindo A21..
No site dos “Navios de Guerra Brasileiros” encontrei o D13 Apa, o M13 Jarua, o H13 João dos SAntos., o P13 Parati, o S13 Rio de Janeiro, outro H13 Xingu, outro S13 Tamoio, e o L13 Tramandai

Olha.. foram dois submarinos S13

JAYME BAROSA NETO
JAYME BAROSA NETO
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Não temos problemas com o numeral 13, nem nas sextas-feiras!!!!

Camargoer
Camargoer
Reply to  Nunes-Neto
2 anos atrás

Perguntei para minha filha de 4 anos o que ela estava lendo na foto do indicativo do navio e ela foi certeira “A” “1” “4” “Ó” (não tem zero, é óohhhh mesmo)

Luiz Floriano Alves
Luiz Floriano Alves
2 anos atrás

Boas novas. Este ano a MB não ficará a ver navios. Sua nau Capitânea chega ao seu destino para desfraldar a nossa bandeira bem alto no Oceano Atlântico.

nonato
nonato
Reply to  Luiz Floriano Alves
2 anos atrás

Depende do ponto de vista.
Verá navio novo. Rs.

Anderson
Anderson
2 anos atrás

Excelente aquisição pela qualidade do navio e preço pago, a MB vai modernizar e muito com este navio sem contar as inúmeras possibilidades estratégicas.
Na minha opinião foi uma boa compra, porém a MB deveria apostar em um navio porta aviões para suportar os futuros Gripen NG Marítimo.
Outra sugestão seria comprar mais equipamentos militares Russos pois são ao meu ver os melhores do mundo no quesito militar.

Alexandre Galante
Reply to  Anderson
2 anos atrás

Para ter porta-aviões vai ter que aumentar o orçamento de Defesa para 2% do PIB. Com esse orçamento atual é impossível

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Anderson
2 anos atrás

O ideal seria 2 navios derivado do mesmo projeto (2 NAe ou 1 NAe + 1 LPH) para aumentar a escala. Mas orçamento não permitir pois além dele(s) teriam que obter escoltas provavelmente maiores que as Tamandarés.

Foxtrot
Foxtrot
2 anos atrás

NBMP (Navio Brasileiro Múltiplo Propósito) Atlântico!
Como deveria ser o nome de todo o navio em operação na MB.
Afinal de contas os navios são nacionais, e não dá MB.
Assim como USS ( United State Ship) e HMS ( Hoyal Marine Ship).

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Foxtrot
2 anos atrás

HMS = His (Her) Majesty Ship

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
Reply to  Adriano Luchiari
2 anos atrás

Por enquanto é Her… Betinha no formol !

Cleber "Doctorpanzer" Prola
Cleber "Doctorpanzer" Prola
Reply to  Foxtrot
2 anos atrás

Apenas como complemento, pois tbm me agrada ao ouvido, designações como USS, HMS, ARA etc…
Porém para o caso do Reino Unido o HMS teria uso como “navio de sua majestade”. Como pode ser uma Rainha (atualmemte), mas tbm do Rei (no passado e no futuro não tão distante) HMS His/Her Majesty’s Ship

Dalton
Dalton
Reply to  Foxtrot
2 anos atrás

Inglês é a “língua universal”…”BS” Brazilian Shíp é dessa forma como os navios brasileiros são tratados no exterior…assim como “FS” French Ship para franceses ou “FGS” Federal German Ship para os alemães ou mesmo do espanhol “BAP” Buque da Armada Peruana…
no caso brasileiro não ocorre a mesma coisa que os navios da Armada Peruana utiliza-se simplesmente a letra ou letras e o numeral como F alguma coisa para fragata ou NE para Navio Escola.

Airacobra
Airacobra
Reply to  Dalton
2 anos atrás

Boa noite Dalton, na chamada internacional é Brazilian Navy Ship

Dalton
Dalton
Reply to  Airacobra
2 anos atrás

Oi Aircobra…chamada internacional sim, “BNS”, mas, como tratado, digamos pela mídia estrangeira o que tenho visto é apenas “BS” , exemplo, “BS Barroso”ou simplesmente pela letra e número “V 34”.
abs

Flanker
Flanker
Reply to  Foxtrot
2 anos atrás

Os navios são da MB, que por sua vez, é Marinha DO BRASIL!!! Logo, todo navio da MB é do Brasil, assim como toda aeronave da FAB é do Brasil e todo blindado do EB também ê! Não entendo tanta celeuma por conta da desiganação e nome de um navio. A MB escolheu esse nome e designativo porque julgou o mais aprpriado e correto. Ponto!

Flanker
Flanker
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Hoyal Marine Ship é de lascar!!!!…….se não sabe, não chuta! E tem o google….dá uma pesquisada rãpida que “a luz se faz”…..

Agnelo
Agnelo
Reply to  Flanker
2 anos atrás

HahahhhhahahhahahahHhh

Imagine o HMNZS!!!!

Mk48
Mk48
Reply to  Foxtrot
2 anos atrás

Contribuindo com a sopa de letrinhas, também temos HMAS e HMNZS , para os navios Australianos e Neo-Zelandeses , respectivamente.

Agora Hoyal Marine Ship é dose !!!! Hahahaha.

Anderson
Anderson
Reply to  Foxtrot
2 anos atrás

“Afinal de contas os navios são nacionais, e não dá MB.”

Aí eu pergunto:
1) O que significa MB?
2) MB é a abreviação de qual Instituição?

RESPOSTA para as duas perguntas:
MB é a abreviação/significa MARINHA DO BRASIL, logo se o navio é da MB, o navio é do Brasil.

Tá difícil ou tem que desenhar???

🇧🇷⚓🇧🇷⚓🇧🇷

Otto Lima
Reply to  Foxtrot
2 anos atrás

A Marinha Portuguesa usa a sigla NRP (Navio da República Portuguesa)

jota ká
jota ká
Reply to  Foxtrot
2 anos atrás

Pra começar a finalizar esta discussão: porquê temos que imitar os outros?
Porquê não privilegiar nossas próprias regras e deixar como está?
Afinal, acho que isto não está entre os “grandes problemas” da Marinha do Brasil.
Minha modesta opinião. 🙂

JAYME BAROSA NETO
JAYME BAROSA NETO
Reply to  jota ká
2 anos atrás

Se não há regra internacional, sigamos a nossa! Simples assim.

USS Montana
USS Montana
2 anos atrás

Agora a marinha tá se reerguendo, agora só falta as escoltas pra ele.

Rennany Gomes
Rennany Gomes
2 anos atrás

Ficou Lindo!

Tomcat3.7
Tomcat3.7
2 anos atrás

Zero bala. Coloca uns Wildcat de brinde no hangar e tá bom de mais.

Juvenal Santos
Juvenal Santos
2 anos atrás

Nossa, não tem mais fotos?????? Que pobreza. Queria ver se o radar Artisan veio mesmo…

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Juvenal Santos
2 anos atrás

Juvenal,
Qualquer coisa a gente não publica a foto e fica sem nenhuma, que tal?

Leonardo
Leonardo
Reply to  Juvenal Santos
2 anos atrás

Rapaz, não quer um cafezinho também? Uma massagem? O navio está em uma base naval inglesa, não deve ser fácil entrar com a câmera no pescoço e sair batendo foto. Quando chegar no Rio, aposto que o Naval vai bombar com fotos até dos banheiros do navio…

Pablo
Pablo
Reply to  Leonardo
2 anos atrás

Seria impossível se não tivesse um MIMIMI rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Quando o navio chegar espera ele numa canoa e tire suas fotos da forma que achar melhor.

Luiz Floriano Alves
Luiz Floriano Alves
2 anos atrás

Equipamento russo não é tão elogiável assim. A poucos anos caiu em Moscou um Ilyiushin de passageiros matando todos a bordo. O então presidente, esse que troca cadeira com o Putin, ficou tão putin, que indignado foi discursar, no parlamento, contra a industsria aeronáutica Russa. Dentre outras “pérolas” sugeriu que se adquirisse, no ocidente, tecnologia em eletronica embarcada e motores a jato. Os motores russos tem vida curta, dizem. E desde que o Concordsky russo explodiu um motor, na decolagem, em Orly, tambem vitimando toda a tripulaçaão e convidados, que a fama não melhorou. Tem qum compre aeronves, por lá,… Read more »

Renato Carvalho
Reply to  Luiz Floriano Alves
2 anos atrás

Se não me falha a memória um Concorde também caiu, Boeings e Airbus também já caíram…logo então

Roosevelt
Roosevelt
2 anos atrás

Triste é observar que não temos grandes personagens brasileiras dignos para nomear um navio desse porte como vemos na US Navy. Eu também ainda queria saber qual o critério para o 140.

R_Cordeiro
R_Cordeiro
Reply to  Roosevelt
2 anos atrás

Cmte barroso, Marques de tamandare, Almirante Sylvio de Camargo, Pedro II, Pedro I, Leopoldina, barão do Rio Branco, Visconde só Rio Branco, Marques de Paranaguá, Almirante Cochrane, Almirante Frederico Mariah enfim.. Dá pra ficar o dia todo aqui colocando o nome de gente briosa que o Brasil já teve.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  R_Cordeiro
2 anos atrás

Se me permite, almte. Saldanha da Gama também poderia entrar nesta lista! abraços st4

Pablo
Pablo
Reply to  Saldanha da Gama
2 anos atrás

Até onde sei os NAes americanos recebem nomes de ex presidentes, que pelo que sei não fazem farra com o próprio povo, aqui tu queria colocar o que? LULA? Temer? Dilma? Collor?Fernando Henrique?? “ótimos nomes” para homenagear o Nau capitânia da esquadra brasileira.

Guilherme santos
Guilherme santos
Reply to  Roosevelt
2 anos atrás

Acho que iria ficar legal como : PHM NEYMAR JUNIOR.
E na lateral do navio colocassem NJR-140 É TOIS.

ADRIANO M.
ADRIANO M.
2 anos atrás

“E desde que o Concordsky russo explodiu um motor, na decolagem, em Orly, tambem vitimando toda a tripulação e convidados, que a fama não melhorou”.
[Luiz Floriano Alves 9 de junho de 2018 at 17:57].

Até onde sei,oque diz a história oficial,a aeronave teria sido atrapalhada por um Dassault Mirage III de reconhecimento fotográfico que fazia um voo para colher imagens dos procedimentos da aeronave russa,a tripulação do comandante foi surpreendida pela presença já que não havia sido informada do voo do Mirage até aquele momento.
Essa parte de o motor ter explodido com certeza você deve ter confundido.

Marcelo
Marcelo
Reply to  ADRIANO M.
2 anos atrás

Pois é, fake old news….😀

USS Montana
USS Montana
2 anos atrás

Agora só faltam as escoltas.

Silvano Conti
Silvano Conti
Reply to  USS Montana
2 anos atrás

Para escoltar para atacar quem? eu sei que dói, mas relaxa que dói menos. Agente sabe como agem os do contra.

Pablo
Pablo
Reply to  Silvano Conti
2 anos atrás

Nossas principais escoltas tem 4 décadas de uso, já deveriam estar aposentadas e sim precisamos para escoltar o nau capitânia e proteger as riquezas do país, nunca se sabe o dia de amanhã! É bem coisa de brasileiro mesmo, comprar quando realmente precisar, se for pensar desse jeito as Niteróis vão ficar ativas até 2050.

Mk48
Mk48
Reply to  Pablo
2 anos atrás

Pablo,

Se você vem acompanhando o histórico de notícias sobre os problemas encontrados pela MB para construir novos navios escoltas e manter os existentes, sabe que a realidade não condiz com o seu comentário.

Pablo
Pablo
Reply to  Mk48
2 anos atrás

MK48
não culpo a marinha pela situação, até porque não depende deles para modernização da frota, mas dizer que não precisamos de escoltas soa estranho, acho que não tem nada de errado com o que falei. Todo mundo sabe que precisamos de escoltas, se continuar na situação que estamos nos próximos anos não teremos nem em quantidade sem falar na qualidade.

Mk48
Mk48
Reply to  Mk48
2 anos atrás

Pablo,

Não disse que não precisamos de escoltas.

Eu apenas critiquei quando você escreveu “É bem coisa de brasileiro mesmo, comprar quando realmente precisar”

Apenas isso e com todo o respeito.

Pablo
Pablo
Reply to  Mk48
2 anos atrás

MK48
e qual a inverdade nisso???

Anderson Graça
Anderson Graça
2 anos atrás

Ótima notícia! Falou-se muito que o Atlantico teria como sistema de defesa aerea de ponto seria o Simbad que foi já usado pelo Minas Gerais, posteriormente pelo Nae São Paulo e provavelmente no Atlântico, espero que seja temporário. Espero que a Marinha implemente um sistema mais moderno e mais eficiente como o sistema Holandês Goalkeeper Ciws. Abraços

Andrew Martins
2 anos atrás

Pode ser besteira minha, mas esse A na frente do 140 me dá calafrios!rs Não sai da minha cabeça que alguém no Almirantado ainda tem a pretensão de tentar converte esse navio em porta-aviões para operar Harrier de segunda mão rs
Preferia o G ou L rs

Daglian
Daglian
Reply to  Andrew Martins
2 anos atrás

O almirantado não tem essa pretensão, ao menos oficialmente (pelo o que se sabe). Não é possível operar Harriers no A-140 Atlântico, seja porque a Marinha não pode adquirí-los e operá-los no momento, seja porque não há Harriers sobrando para venda, seja também porque o navio não está preparado para operar este meio: ele é um porta helicópteros. O “A” na frente NÃO significa porta-aviões (ou navio aeródromo).

Andrew Martins
Reply to  Daglian
2 anos atrás

Daglian, eu tenho ciência que no momento não é possível operar Harriers no Atlântico, mas nada impede uma conversão para passar a operar ( quer dizer o dinheiro impede rs). E sobre os Harriers provavelmente o corpo de fuzileiros navais americano deve colocar a venda alguns na próxima década. Se A na frente se não significa navio aeródromo, então qual seria o motivo da escolha? E por fim, a escolha desse nome demonstra pra mim, em particular, que surpresas são possíveis rs

Paulo
Paulo
2 anos atrás

Retiraram o Phalanx de proa rapidinho…

Daglian
Daglian
Reply to  Paulo
2 anos atrás

Lá vamos nós, novamente alguém menciona o Phalanx. A própria MB não tem interesse em operar este CIWS, já que fazê-lo custa bastante dinheiro. Os ingleses irão utilizá-los em outros navios seus, mas bastaria a MB pagar, e o Atlântico viria com os Phalanx, tenho certeza. Os Phalanx não são uma super arma revolucionária e mítica para que exista tamanha obsessão com eles. E antes que me venha falar de “embargo”, como já falei algumas vezes, isso não existe. Duvida? Pois veja a seguinte foto: https://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/05/G28.jpg Consegue ver o famoso Phalanx no Mattoso Maia? Pois é, os americanos venderam o… Read more »

@carlos
@carlos
Reply to  Daglian
2 anos atrás

Phalax do Mattoso Maia é uma versão antiga, infelizmente não conseguimos manter mesmo pois EUA não autorizou.

Marcos10
Marcos10
Reply to  @carlos
2 anos atrás

Isso ai tá parecendo a estória do lobo e a uva. Não conseguindo comer a uva, o lobo disse: estavam verdes!
– Embargos!
– Não tem embargos!
– A gente não ia conseguir manter mesmo.

Dalton
Dalton
Reply to  @carlos
2 anos atrás

Os EUA poderiam ter removido o “Phalanx” até porque na época em que o “Mattoso Maia” foi adquirido em 1994, não era uma “versão antiga”
e poderia sim ter sido mantido operacional desde que a marinha brasileira pagasse por isso, mas, diante de outras prioridades, falta de recursos e a grande probabilidade de não ser uma arma tão necessária para as missões que se esperava dele, deixou-se assim mesmo.

Diego
Diego
2 anos atrás

Sabiamente pularam A-13… marujo é supersticioso 😂😂😂

Paulo Costa
Paulo Costa
2 anos atrás

No local da ancora que esta removida,deveria ter uma borda de uns 60cm,para afastar a ancora do casco,fotos recentes mostram marcas de corrosão no casco devido a corrente na hora de lançar a ancora.

Paulo Costa
Paulo Costa
Reply to  Paulo Costa
2 anos atrás

A marca da linha dágua está bem acima do normal,devem ter removido o diesel,querosene
provisões da cozinha e o Whiskey e o vinho do Porto,ou acabou mesmo estes últimos,rsrsr.

Junior
Junior
Reply to  Paulo Costa
2 anos atrás

Ainda vai chegar os whiskeys…

Paulo Costa
Paulo Costa
Reply to  Junior
2 anos atrás

Whiskey na minha terra é com mais agua….

Top Gun Sea
Top Gun Sea
2 anos atrás

O Bichão está ficando bonito! Mas está faltando mais uma mão de tinta.

jagderband#44
jagderband#44
2 anos atrás

Ótima oportunidade para navegar além do litoral da região sudeste.

Mk48
Mk48
2 anos atrás

Não vejo a hora do novo Capitânia da Esquadra chegar!.

E literalmente saiu bem na foto !

Mahan
Mahan
2 anos atrás

Unidade primordial para as operações tipo Haiti, tanto no Caribe quanto na Africa Atlântica.

Pedro Marcal Freitas Filho
Pedro Marcal Freitas Filho
2 anos atrás

Qual é o critério para escolher a letra e o número na lateral da embarcação? Existe uma sequência, cada tipo de navio tem um tipo de letra e número? Alguém poderia explicar? Abraços!

Camargoer
Camargoer
Reply to  Pedro Marcal Freitas Filho
2 anos atrás

Ninguém consegue explicar

Camargoer
Camargoer
Reply to  Pedro Marcal Freitas Filho
2 anos atrás

Falando sério… você encontrará fácil na internet os significados das letras. F para fragata, S para submarino, V para corveta … procure “número de amura” (não é japonês) e você terá várias explicações. Agora, o número é estranho… a única lógica tem sido que barcos adquiridos nos mesmos lotes têm são numerados em sequencia. As fragatas Niteroi foram F40, F41, F42, F43, F44 e F45. Os submarinos da classe Humaitá foram S20,S21 e S22, dai vieram os submarinos da classe Tupi S30, S31, S32, S33 e o Tikuna S34. Os Scorpenes serai S40, S41, S42 e S43.. o primeiro porta-aviões… Read more »

Dalton
Dalton
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Pois é Camargo…voltando ao assunto lá em cima…a própria US Navy irá comissionar ainda esse ano o “Wichita” LCS 13, que sendo da versão “Freedom” está mais atrasada no cronograma de entrega que os classe Independence”…mas o que ouvi é que não há Pier 13 em Norfolk por superstição, então, deve depender muito da época, local e/ou quem está no comando para se evitar ou não o número “13”. . Lembro que por volta de 1975 a US Navy reclassificou muitos de seus “destroyers” como “cruzadores”…por conta da URSS ter um grande número de cruzadores que equivaliam em tamanho a… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Dalton
2 anos atrás

Olá Dalton. Como o Atlântico não é um NAe, poderia ser A21 (deixando a série A11, A12, A13, A14 … para NAe e a série A21, A22, A23.. para PHe). Vou resgatar o comentário da minha filha A-1-4-Óh riso. O Bardini comentou sobre a classe Amazonas com o P120, P121 e P122 (sendo que a série numérica das patrulhas da classe Macaé tinha chegado a P75). As Amazonas poderiam ter recebido P81, P82 e P83. Considerando que as 3 forças não conseguem nem uniformizar os indicativos de helicópteros e aviões, não fico surpreso com os indicativos dos navios não seguirem… Read more »

Dalton
Dalton
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Como acontece com NAes franceses que utilizam apenas numerais compreendidos entre 91 e 99…é bem verdade que trata-se de
um acerto com a OTAN…depois do “Foch” R 99 voltou-se a
utilizar R 91 para o Charles de Gaulle.
.
Sei que muita gente não se interessa por isso e até acha exagerada nossa implicância, mas, fazer o que…já tive que engolir que depois do SSN 773 incluíram os 3 Seawolf SSNs 21,22 e 23,
uma baboseira referente ao século XXI, para prosseguir com a
numeração clássica dando 774 para o USS Virgínia 🙁

GUPPY
GUPPY
2 anos atrás

Prezado Mahan,
Chega de Haiti.
Abs

Dan01
Dan01
2 anos atrás

off topic
Hackers chineses roubaram 600gb de dados de um contrato da US Navy
https://interestingengineering.com/chinese-hackers-stole-600gb-of-data-from-us-navy-contractor

Adalberto monteiro
Adalberto monteiro
2 anos atrás

Lembrando que aqui mesmo no naval tem uma matéria dele quando ainda era ocean que tem mais fotos que meu álbum de formatura

Foxtrot
Foxtrot
2 anos atrás

____________
____________

COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE A OUTRO COMENTARISTA. PROSSEGUIR NESSA LINHA LEVA À SUSPENSÃO OU BANIMENTO DO BLOG. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO NO PODER AÉREO. LEIA AS REGRAS DO BLOG. ESTE É SEU SEGUNDO E ÚLTIMO AVISO.

http://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bardini
Bardini
2 anos atrás

Parece… que não tiraram os canhões de 30 mm. Pelo menos tem uma “caixa” cinza no lugar do canhão. Deve ser pra proteger da pintura, talvez.

Bardini
Bardini
2 anos atrás

Esse navio não é um NAe ou NAeL. Então o 13 não faz o menor sentido para algo que não é um NAe ou NAeL.
.
O “A” é discutível. Deveria ser um belo de um “G”, mas inventaram moda.
.
Estão resmungando pq colocaram 140…
Ninguém falou um aí da série “120” dos Amazonas.
.
Do óbvio ninguém falou, que é o “PHM”. Isso aí sim, tá muito errado.
.
“Porta Helicóptero Multifunção”… Poderiam chamar qualquer heliponto dessa forma!
Também não é Navio, recebe helicóptero e ainda serve até pra fazer um churrascão na “laje”.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Bardini
2 anos atrás

No caso dos P120-122, o meu entendimento é que como estavam previstos uns 40 e tantos navios classe Macaé, eles reservaram as dezenas P70 até P110 pros mesmos. Com certeza, mesmo que não divulgado, esses números já estão todos nomeados, incluindo o P77 Macaxeira do Norte e o P104 Morro-do-Macaco-Molhado 🙂

Bardini
Bardini
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

Então, é fácil chegar no 140…
.
Do 120 até 135 é o que se pretendia ter de Navio Patrulha Oceânico.
.
140 estava vago para algo novo.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Bardini
2 anos atrás

O problema é que esse era a série dos P. E as dezenas se repetem (ou se repetiam) normalmente em letras diferentes, vide F40, P40, G40…
Sempre defendi (como se a minha defesa valesse alguma coisa 🙂 ) que o Atlântico fosse A20, pois seria uma nova classe (logo uma nova dezena) dentro da série dos “A”. Nos navios patrulha (e só neles) funcionou assim:
P10s Piratinis
P20s Pedro teixeiras
P30s Roraimas
P40-50s Gururus
P60s Bracuís
P70-110s Macaés + NPa500Br
P120s Amazonas…

marcelo
marcelo
Reply to  Bardini
2 anos atrás

opa, “sem querer” o Almirante deu uma interessante dica sobre os novos indicativos visuais na matéria do Alte Guilhem… parece ser por aí mesmo…

Camargoer
Camargoer
Reply to  marcelo
2 anos atrás

Contudo fica a dúvida… por que o Bahia recebeu a indicação G40 ao invés de G139?

Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

O que impressiona é a rapidez com que fizerem tudo.
Levaram para dique seco, fizerem as inspeções, retiraram o que precisava, e mais um monte de coisas.
Aqui levariam dez anos.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Off topic — vi agora no site da MB que o Almirante Guilhem vai dar baixa dia 26 de julho. Será que isso significa que os “novos” AHTS finalmente estarão prontos para serem comissionados?

Dalton
Dalton
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

Fazia uns dias que não entrava no “site” então obrigado pela informação, mas, nem sempre quando um navio é retirado de serviço outro já está preparado para assumir seu lugar, as vezes pode levar meses isso quando não, anos e pelas últimas informações que tivemos sobre os novos “AHTSs” eles ainda nem foram oficialmente incorporados.

marcelo
marcelo
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

o Luiz Monteiro acabou de confirmar na matéria especifica do Alte. Guilhem.

aliás, segunda matéria que eu “sugiro” em uma semana 😉

wallace
wallace
2 anos atrás

assim eu posso estar querendo levantar teoria da conspiração , dentro desse navio enorme com bacos metais entre outras coisas no meio dessa reforma existe a possibilidade de alguém colocar um localizador escondido seila algo tipo sem nós sabermos??

Nilson
Nilson
Reply to  wallace
2 anos atrás

Creio que não é muito relevante, não deve ter mesmo como esconder um navio desses dos satélites espiões. Mas de qualquer forma é um bom alerta, provavelmente a MB pode passar um rastreador para tentar localizar alguma emissão de RF suspeita.

Luis nelson
2 anos atrás

Eu estou louco para ver ele aq no rio de janeiro quando ele chegar sera quando ele vai sai do Reino unido para vir ao brasil

Mk48
Mk48
Reply to  Luis nelson
2 anos atrás

A previsão de chegada do Atlântico no RJ é no mês de Agosto.

Nilson
Nilson
2 anos atrás

“Camargoer 11 de junho de 2018 at 0:20
Contudo fica a dúvida… por que o Bahia recebeu a indicação G40 ao invés de G139?”
.
Camargo, imagino que seja porque o Bahia foi numerado na administração anterior, que usava outro critério. Esse novo critério – que aparentemente visa não repetir a numeração dos navios, mesmo que com outra letra – deve ser recente, o primeiro caso deve ser o do Atlântico.

Rennany Gomes
Rennany Gomes
2 anos atrás

Parece-me pela foto e o vídeo do warship que os canhões de 30 mm ficaram e só retiraram o phalanx mesmo.