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Fragatas Type 23: sondagem de oficiais brasileiros não detecta antecipação de ofertas

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Fragata Type 23 HMS Northumberland
Fragata Type 23 HMS Northumberland

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval

Uma discreta investigação feita por oficiais brasileiros que trabalham na Base Naval de Devonport, em Plymouth – 340 km (por terra) a sudoeste de Londres –, nos serviços de preparação para que o porta-helicópteros PHM Atlântico (ex-HMS Ocean) possa ser transferido à Marinha do Brasil, ainda não conseguiu identificar a época em que a Marinha Real começará a disponibilizar suas fragatas classe Duke – Type 23 – às marinhas de “nações amigas”.

Royal Navy possui 13 desses navios, que deslocam 4.900 toneladas e foram entregues à frota britânica no período de 1991 a 2002. Além da MB, também a Armada Chilena têm interesse nos escoltas.

Durante a mesma sondagem os militares brasileiros obtiveram apenas a confirmação de que os navios-doca de guerra anfíbia da classe Albion – Albion e Bulwark, construídos, respectivamente, em 2003 e 2004 – serão desativados nos anos de 2034 e 2035.

Mas, ao menos no momento, essas unidades não chamam a atenção da MB que, mesmo submetida a fortes restrições orçamentárias, conseguiu comprar, além do HMS Ocean, o navio-doca Bahia (antigo Siroco, da Marine Nationale).

Por outro lado, apesar de, na semana passada, o Ministério da Defesa do Reino Unido ter negado que estivesse oferecendo um dos seus dois navio-tanque classe Wave à Força Naval brasileira, os oficiais do Brasil vêm recolhendo indícios de que o plano dos ingleses nesse sentido é real.

Royalties – Ouvido pelo Poder Naval, um almirante da reserva que acompanha de perto os esforços (malabarismos…) financeiros da gestão Leal Ferreira com o objetivo de manter o programa de reaparelhamento naval, revelou que o Comandante da Marinha está concentrado em encontrar uma alternativa para repor os 500 milhões de Reais que a Força irá perder por conta de novos cortes orçamentários.

Esse dinheiro integra, ou integrava, a verba reservada à construção de quatro escoltas classe Tamandaré, e, de acordo com a fonte, a esperança da Marinha agora é repor os recursos por meio de um estratagema de elevação da receita dos royalties do petróleo a que a Marinha tem direito.

O assunto dominou parte das conversas nas duas solenidades alusivas ao 11 de Junho (Batalha de Riachuelo) que foram presididas por Leal Ferreira no Rio de Janeiro: a cerimônia militar no complexo do Corpo de Fuzileiros Navais, na Ilha do Governador, e a recepção, à noite, no Clube Piraquê, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.

PHM Atlântico A140
PHM Atlântico A140

Mostra – Na manhã da última sexta-feira de junho, dia 29, o chefe do Estado-Maior da Armada, almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior, presidirá, em Devonport, a cerimônia de batismo, mostra de armamento e transferência para o setor operativo do PHM Atlântico.

A solenidade contará com a presença do Embaixador do Brasil em Londres, Eduardo dos Santos.

O navio deverá chegar ao Rio de Janeiro no início de agosto.

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Marujo
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Marujo

E quanto aos varredores que a RN encostaria no ano que vem? Nada?

Roberto Bozzo
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Roberto Bozzo

As tipo 23 só serão descomissionadas quando as tipo 31e começarem a entrar em serviço, se tudo der certo em 2023, e ainda serão depenadas para que a RN consiga atingir o valor pretendido por cada unidade da tipo 31e.

Não acho que valha a pena o esforço por elas.

Mk48
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Mk48

Roberto,

Valer não vale, mas veja como estão indo as coisas :

– Acabaram de reter R$ 500 Milhões do dinheiro ou de parte dele , que estava destinado ao Projeto das Tamandaré (de acordo com a matéria acima) ;

– Não há atualmente , nem em um horizonte próximo, navios escolta disponíveis para aquisição por oportunidade. As marinhas estão usando o que possuem até o osso.

Então, penso que mesmo que as T23 venham depenadas e bastante usadas, está longe de ser o ideal, mas ainda seria um bom negócio.

Ádson
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Ádson

Roberto e MK, mesmo “depenadas” como vocês dizem, estão infinitamente melhor do que temos e ainda digo, se a MB além de compra-las instalar Sea Ceptor é um Artisan serão navios tremendamente “poderosos”.

Mk48
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Mk48

“…… o Comandante da Marinha está concentrado em encontrar uma alternativa para repor os 500 milhões de Reais que a Força irá perder por conta de novos cortes orçamentários. Esse dinheiro integra, ou integrava, a verba reservada à construção de quatro escoltas classe Tamandaré, e, de acordo com a fonte, a esperança da Marinha agora é repor os recursos por meio de um estratagema de elevação da receita dos royalties do petróleo a que a Marinha tem direito.” É i m p r e s s i o n a n te. Não vou escrever mais nada. Se for escrever… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Não entendi, Mk48 e Aldo, vocês já não estavam sabendo desses 500 milhões cortados? Fomos os primeiros a noticiar:

http://www.naval.com.br/blog/2018/05/31/caminhao-atropela-corveta-governo-corta-parte-da-capitalizacao-da-emgepron/

Mk48
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Mk48

Nunão,

Confesso a você que havia me esquecido, talvez de tão empolgado que estou com a série de reportagens sobre o PROSUB e o Sub Nuc.

Aldo Ghisolfi
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Mk48: algo não bate, pois se o valor integrava, a verba reservada à construção de quatro escoltas, CERTAMENTE é valor afetado (só pode ser usado para o fim a que se destina) e do interesse da segurança nacional.
Estou certo?

Mk48
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Mk48

Aldo,

Infelizmente não tenho uma resposta para ti.

Mas o Nunão me recordou que esse corte já havia sido anunciado na matéria abaixo, aqui mesmo do PN :

http://www.naval.com.br/blog/2018/05/31/caminhao-atropela-corveta-governo-corta-parte-da-capitalizacao-da-emgepron/

André
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André

Afetado ainda não era, pois caso fosse não conseguiriam deslocar pára outra pasta. Talvez a Marinha é que deveria ter estudos para alocar esse valor. Sem contrato assinado, não tem afetação…só planos.

Rennany Gomes
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Rennany Gomes

Isso mostra que a MB está se mexendo mesmo com todas as dificuldades, eu diria para dar uma olhadinha na Austrália, salvo engano tem duas OHPs em boas condições prestes a dar baixa na terra dos cangurus.

Mahan
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Mahan

Início de agosto? Excelente! Todos à Guanabara Bay para saudamos a nova Capitanea da Frota!!! Possível divulgação da data hora da chegada quando mais próximo?

Vovozao
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Vovozao

Pergunta: Os grispen tem financiamento, compras de oportunidade não podem ser financiados. Aproveitando apanhariamos Wave, fragatas, ou, corvetas, ou caça Minas.
Só estou perguntando????

Mk48
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Mk48

O correto é Gripen.

Abs.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Juro que me esforcei, mas não entendi a(s) pergunta(s).

Bosco
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Bosco

rsrsss

Camargoer
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Camargoer

Olá Vovozão. Não há nenhuma lei que proíba o governo federal contrair um empréstimo para financiar a aquisição de um bem usado. No caso dos Scorpenes e dos Gripens, por serem importações, o crédito foi oferecido pelo país exportador (o Brasil faz o mesmo financiando as exportações via BNDES). Contudo, todo empréstimo deve ser aprovado pelo Senado e também estar dentro das condições da lei fiscal (tanto o federal quanto o estadual e municipal têm limites para endividamento). No caso do Scorpene e do Gripen, está ocorrendo um enorme esforço industrial que irá compensar os empréstimos gerando receita (similar à… Read more »

Esteves
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Esteves

Enquanto a Petrobras for estatal ela é caixa do governo. As Armas reclamam dos cortes. Mas concordam em expropriar receitas da estatal que sabidamente os políticos chamam de royalties. O novo presidente da Petrobras Ivan Monteiro, foi levado para a estatal por Bendine. Quando chegou, declarou que a empresa nao tinha provisão para devedores duvidosos. E que a contabilidade da estatal era uma bagunça. Uma estatal dos anos 1950 que não tem em seus quadros de pessoal, contadores, diretores, presidentes. Quando tem, vide Lava Jato. Apertou, corre nos royalties da Petrobras. Ela deve mais de 3 X as suas receitas.… Read more »

Ádson
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Ádson

Royalties não são receita da estatal. Como as reservas são de propriedade federal cedidas a exploração por conceção, os royalties são parte do que é direito da União, no caso cedido a MB.

Esteves
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Esteves

Artigo 47 Lei 9478/1997

Os royalties serão pagos mensalmente, em moeda nacional, a partir da data do início da produção comercial…

Artigo 176 da Constituição de 1988

Royalties são contraprestações financeiras mensais que as empresas exploradoras de recursos naturais tem o dever de pagar aos estados, municípios, MB…

O legislador definiu que os estados e os municípios produtores têm direito a proporcionalidade que a lei determina. Mensalmente. Das receitas. Sem nenhuma dedução fiscal ou tributária. Como a MB também.

A Petrobras é uma estatal. Quando o estado come o próprio estado, o nome é outro. E não é royalties.

Luiz Floriano Alves
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Luiz Floriano Alves

A miopia estratégica de certos governantes é quase inaceitável. Meios que consomem anos para serem obtidos e que não podem faltar nas docas da MB não podem ser contigenciadoos. Que contigenciem as viajens suntuárias dos nababos do poder e seus alcólitos, que andam por ai com cartões corporativos sem limites de gastos. Compras de oportunidade como as da Austrália ou da Royal Navy são episódios que podem não ocorrer por muitos anos. Ou será que alguem pensa que vamos embarcar em jangadas para defender nossa zona econômica exclusiva? Pelo andar da carruagem, em breve estaremos copiando os piratas Somalis, atacando… Read more »

Amarildo
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Amarildo

Nações amigas são os vizinhos da nação inimiga. Sempre o ChiBrax….

Vovozao
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Vovozao

A pergunta que eu fiz foi: os gripe tiveram financiamento,.os sub são financiados, os navios de oportunidades não poderiam ser financiados? Outra coisa. Falam em fragatas Australianas, por que não fazer um passeio em direção ao norte da Europa (Dinamarca, Finlândia, Noruega (algum tempo atrás de não me engano o Egito fez uma compra de oportunidades levando 5 Ou 6
Navios) Suécia ou quem sabe Japão ou Coreia do Sul, vamos passar o pires, estamos necessitando, não podemos deixar nosso mar territorial desguarnecido. Concordam?????

Roberto Bozzo
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Roberto Bozzo

Mas MK 48, se for pra vir desdentada, pra ficar numa eterna atualização, é preferível que se use o dinheiro que seria gasto numa possível compra delas, na atualização das Niterói, da Barroso.

Por mais barato que venham, qualquer quantia seria melhor aproveitada numa revisão dos atuais meios.

Bardini
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Bardini

Comprar navio usado tudo bem…
Agora, comprar navio usado e ainda por cima desdentado, aí já é demais.

Mk48
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Mk48

Se as T23 vierem, nao espere muita coisa.

Mk48
Visitante
Mk48

Roberto,

A Barroso tudo bem, mas não sei se ainda vai ter alguma Niterói “em pé” em 2023 ou 2024.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Mk48,
No que depender da vontade da Marinha, provavelmente sim.
Veja matéria que acabamos de publicar sobre iniciativa para extensão da vida útil dos navios:
http://www.naval.com.br/blog/2018/06/14/extensao-da-vida-util-das-classes-niteroi-e-barroso-contratada-empresa-para-analise-estrutural/

Mk48
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Mk48

Sim !
Acabei de ver!

Nirvanerox
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Nirvanerox

Chile tem “”Right of First Refusal”,(Direito de Preferência) no type 23

Silvano Conti
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Silvano Conti

Eu gosto do Chile por causa disso, compra de tudo, seja novo ou usado, mas sempre compra pronto, os chilenos não tem essa coisa de tentar adquirir tecnologia ou fabricar algo por conta própria, acho que eles julgam que seja perda de tempo, dou valor num povo assim. Não fabricam nada mesmo.
Chile não tem e nem pretende ter indústria de defesa ou auto suficiência tecnológica, vão lá e compram tudo prontinho para usar e beleza.

Camargoer
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Camargoer

Caro Silvano. O orçamento militar do Chile é cerca de 10% do orçamento brasileiro. As aquisições do Chile são mais uma questão de aperto orçamentário do que opção estratégica.

Andresksk
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Andresksk

Silvano y ti quien te dijo que Chile no Fabrica nada? Gran parte de sistemas de las Fragatas Chilenas son de Empresas Chilenas y no sacas nada de construir si Despues dejan sin actualizar los sistemas… Hoy en dia Chile en la unica Armada con capacidad AAW en la region sin hablar que en capacidades ASW es la mejor de la region unica con sonar TASS. Mas de gran parte de los OPV, lanchas, mas construccion de un Rompehielo y etc… son construidas por ASMAR y tiene gran capacidad en actualizar buques y dejarlos con lo mejor en la region,… Read more »

Esteves
Visitante
Esteves

Li aqui que as Types com chance seriam as que foram comissionadas no início dos anos 1990. Duas ou três. Navios com mais de 30 anos de uso já que a data de baixa seria 2020 ou 2021.

Desanimador.

Fora do Tópico: a JV entre a ThyssenKrupp e a indiana Tata Steel parece não ter sido suficiente para melhorar os resultados da gigante alemã. A divisão naval será fechada?

Zorann
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Zorann

Oque acho interessante é que finalmente chegamos ao ponto onde os orçamentos devem ser discutidos. Não existe mais almoço grátis.
.
Se vai subsidiar o diesel, a verba tem de sair de outros programas.

Esteves
Visitante
Esteves

90% dos gastos públicos são obrigatórios. A Defesa tem o melhor % de investimento. Em torno de 5%. O país depende das receitas com arrecadação de impostos para viver. Em crise desde o início dos anos 2010, só estamos piorando. O presidente não pode obrigar os estados a reformarem suas cargas fiscais. 10 estados não reduziram o ICMs do diesel O presidente não pode reduzir a carga fiscal do biodiesel que representa 10% do custo final do óleo na bomba O presidente mandou tabelar o frete. Saíram duas tabelas que não agradaram. Espera-se uma terceira. Existem 13 macro componentes que… Read more »

Felipe Maia
Visitante
Felipe Maia

E as duas OHP australianas, alguém sabe?

Alexandre
Visitante
Alexandre

Esse governo n quer forças armadas forte,essa eh a realidade.
Se tirassem os auxilios parlamentares recebem ja sobraria dinheiro pra investir nessa area.

Juvenal Santos
Visitante
Juvenal Santos

Fechem metade das 146 estatais inúteis que o governo federal possui e teremos dinheiro de sobra para comprar qualquer coisa. O governo tem estatal para viabilizar trem-bala, sem termos nenhum trem-bala. Tem empresa de comunicação, quando gasta centenas de milhões em publicidade privada. Tem tantas porcarias inúteis que só servem de cabide de emprego de políticos, mas custam bilhões todos os anos.

Daniel Ricardo Alves
Visitante
Daniel Ricardo Alves

E lá vamos nós de compra de oportunidade de novo. Vamos continuar trocando navios de 40 anos de uso por outros de 35 até quando? Será que essa administração da MB não consegue se planejar para fazer uma mísera corveta sem precisar ficar mendigando para o governo federal?

Mk48
Visitante
Mk48

Daniel……. Todos nós gostaríamos que a nossa MB estivesse melhor equipada e atualizada em termos de navios e equipamentos. Ocorre que existe um todo um histórico de acontecimentos que explica muito bem porque se chegou ao ponto que chegou, e se você der uma lida nas diversas matérias que explicam isso aqui no PN, verá que ao longo do tempo a MB foi prejudicada, e muito, em seus planos de reequipamento. A MB errou em algumas decisões ? Sim, errou, como por exemplo, em minha opinião, a compra do A12 e o investimento nos A4, mas também houveram fatores externos… Read more »

Daniel Ricardo Alves
Visitante
Daniel Ricardo Alves

Mk48, Eu entendo perfeitamente todos os problemas pelas quais as 3 forças e o histórico de contingenciamento que passam. O que eu não entendo, é a inépcia da Marinha em se programar para construir navios em tempo hábil. As fragatas Niterói e Greenhalgh tem mais de 40 anos! Será que ninguém pensou em construir uma nova classe há quinze anos? Tipo um navio a cada 2 ou 3 anos? Fazer parcerias com outros países? Comprar em conjunto com outros países (como a Bélgica ou Holanda estão planejando)? Toda vez, a MB precisa ficar correndo atrás de compras de oportunidades de… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

“Será que ninguém pensou em construir uma nova classe há quinze anos?” Sim, Daniel, pensou. Planos de renovação, de construção de navios etc nunca faltaram. Mas o que também nunca faltou foi o governo não disponibilizar os recursos ou cortá-los depois dos planos iniciados – independentemente do governo, e isso ao longo de décadas e mais décadas. “Toda vez, a MB precisa ficar correndo atrás de compras de oportunidades de navios já usados e descartados de outras marinhas.” De forma alguma, a Marinha já adquiriu navios novos (seja no exterior, seja construindo aqui) diversas vezes ao longo da história. Dos… Read more »

Daniel Ricardo Alves
Visitante
Daniel Ricardo Alves

Surtos, Fernando? Em 40 anos a marinha não conseguiu construir uma nova fragata. Do que adiantou produzir aqui as Niterói, se todo o maquinário, conhecimento e mão de obra especializada foram perdidas? Em 40 anos, não foi criado um fundo para esse fim. Isso não é surto, é estado vegetativo. Será mesmo que o problema é sempre o contingenciamento de verbas? Mas me falta um dado aqui: quantos navios foram comprados/construídos novos e quantos foram comprados já com algum uso? O Pisco, apesar de ser um navio com objetivo diferente, pode operar com fuzileiros, veículos, helicópteros e LCUs de desembarque.… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

“Surtos, Fernando?” Sim, surtos. As 6 fragatas classe Niterói, as 4 corvetas classe Inhaúma, os 4 submarinos classe Tupi, fora duas dúzias de navios-patrulha de vários portes e empregos foram resultados do surto de aquisição e construção que durou do início dos anos 70 ao final dos 90, com a corveta Barroso e o submarino Tikuna representando a raspa do tacho desse surto, com entregas já neste século. Cerca de 40 navios de vários portes comprados novos, (fora alguns outros que não mencionei) a partir de encomendas da Marinha, e mais ou menos 2/3 deles construídos aqui. Antes desse, no… Read more »

XO
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XO

Ora, mas o orçamento é montado em cima de um planejamento e os recursos a ele alocados depende do Governo Federal… como não articular para que os recursos sejam efetivamente direcionados à Força ? Vai pedir para quem ?

Daniel Ricardo Alves
Visitante
Daniel Ricardo Alves

Você entendeu errado, XO. Eu quis dizer que a Marinha vive reclamando de contingenciamentos em vez de se programar a longo prazo. Sinceramente, eu acho impossível que a MB não consiga construir/comprar uma corveta ou fragata a cada 3 anos. TODOS os navios já estão velhos e no final de sua vida útil. Em vez de juntar recursos para comprar novos, ela usa o pouco dinheiro que tem em compras duvidosas.

XO
Visitante
XO

OK, entendido agora… mas o planejamento de longo prazo existe na forma do PAEMB… abraço…

nico
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nico

OHP da Austrália ou Espanha e o Halifax do Canadá também devem ser opções a serem consideradas.

USS Montana
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USS Montana

A obsessão da MB é o PROSUB, querem porque querem o raio de um subnuc. Num país precário como o nosso um aparelho desse é um risco à nós e aos países vizinhos, aí quando falamos das escoltas o pessoal aqui fica injuriado. O RU com certeza usará as Type 23 até o osso, aí sim eles nos cederão, como o caso das Type 22 que na minha opinião foi um desperdício tê las adquirido. Enfim, aguardemos os próximos capítulos.

Mk48
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Mk48

Montana……… Se você vem acompanhando a série de reportagens que o PN está nos trazendo sobre o Prosub, vai ver todo o cuidado que está sendo tomado para que a operação com o submarino nuclear seja segura. por acaso você já leu a matéria abaixo ? http://www.naval.com.br/blog/2018/06/14/prosub-as-instalacoes-para-receber-o-submarino-nuclear/ Recomendo a leitura. E também, para você entender que não se trata de uma “obsessão”, sugiro que você leia as outras matérias relacionadas ao Prosub. Trata-se de um projeto gigantesco, que beneficia o país com transferência de tecnologia de ponta e que irá gerar um arrasto tecnológico sem precedentes na indústria nacional. Temos… Read more »

Bosco
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Bosco

A MB tá focada no PROSUB, em meios anfíbios e em meios distritais. Nessa fase (eterna, diga-se de passagem) de falta de verbas até que não está errada. Com os submarinos se consegue a negação da área marítima de forma mais efetiva que com meios de superfície. Com os navios anfíbios se consegue a projeção de poder, mas focada na ajuda humanitária e nas nossas obrigações como força de paz. O controle de área marítima fica por conta dos navios de patrulha e aeronaves. Se a gente levar em conta o PND/END até que a MB tá se virando. Deram-lhe… Read more »

XO
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XO

Montana, baseado em que você acha que não foi válida a aquisição das FCG ?

Marujo
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Marujo

As T- 22 não foram um desperdício, elas supriram uma necessidade da esquadra quando se chegou à conclusão que não seriam construídas as 16 Inhaúmas pretendidas. O erro em relação a essas fragatas foi o descuido com sua manutenção (a F-47 foi desativada precocemente para oferecer peças para as restantes) e não terem sido submetidas a um a modernização de meia vida.

Marcelo
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Marcelo

O interessante é que Devonport (onde o A140 está) é uma das 2 principais bases da RN — e é justamente a base das fragatas e dos meios anfíbios (Portsmouth, a outra base, é onde ficam os QE, destróieres e OPVs). Por esse motivo, o pessoal da MB que está por lá deve estar tendo ampla chance de acompanhar os procedimentos nas Type 23 (já q 3 estão sendo modernizadas neste momento com o Sea Ceptor, e outras 3 estão completando os testes após já terem recebido a modernização). Outro fato interessante é que lá tb está o HMS Portland,… Read more »

Mercenário
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Mercenário

Quem adquirir os meios logicamente pode atualiza-los. O eventual “desarmamento” não

Os britânicos adquiriram, por exemplo, 3 “conjuntos” de equipamentos para as primeiras 3 type 26. Portanto, são as Type 31 que deverão reutilizar mísseis e radar das Type 23.

Dalton
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Dalton

Li que a HMS Portland está passando por manutenção agora…é relativamente comum um navio ficar “encostado” um tempo enquanto aguarda manutenção…não apenas por falta de tripulantes que também é o caso.
.
Ter navios “excedentes” ou seja nem todos com tripulações completas é importante pois
sempre se poderá transferir tripulantes de navios que não estejam disponíveis sem mencionar incidentes que possam ocorrer como colisões ou qualquer outro tipo de dano que poderá reduzir ainda mais a disponibilidade de uma força já tão pequena.

João Bosco
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João Bosco

Onde há fumaça…. há fogo.

Marcelo
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Marcelo

Essas corvetas Tamandaré naufragaram antes mesmo de serem construídas e lançadas!

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

?????
Marcelo, você tem alguma novidade pra compartilhar sobre o programa da classe Tamandaré?
O que divulgamos foi uma redução no valor alocado no orçamento deste ano para o programa, de 2,5 bilhões de reais para 2 bilhões. Mas não estou sabendo de naufrágio algum.

Mk48
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Mk48

Onde foi o naufrágio ?

Foi aqui, na costa do RJ ?

Alguém se feriu ou esta desaparecido ?

Marujo
Visitante
Marujo

A solução para a MB não está nas T-23, que e se chegarem aqui estarão com mais de trinta anos e provavelmente desdentadas. O que resolve é uma plataforma mais pesadinha na Classe Tamandaré (porte próximo das Niteróis) e um maior número de unidades na Batch 1. Vamos que depois das quatro unidades iniciais se suspenda o programa, como ocorreu com as Inhaúmas.