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Ridex: visita ao NDM Bahia

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NDM Bahia G40
NDM Bahia G40

O Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM) organizou uma visita vip para imprensa ao Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia, o mesmo que recebeu a cerimônia de abertura da RIDEX.

O circuito vip começou nesta quinta-feira (28/6), às 9h, no Pier Mauá.

Na visita guiada, os jornalistas puderam conhecer diversos compartimentos do maior navio da Marinha do Brasil, antes da chegada do PHM Atlântico.

Ao final da apresentação, o Capitão de Mar e Guerra Assano, comandante do navio, respondeu a perguntas dos jornalistas.

Nosso colaborador Fernando “Nunão” De Martini esteve na visita e enviou fotos feitas com o celular. Posteriormente ele fará uma matéria mais completa do evento, com fotos de melhor qualidade.

Navio Doca Multipropósito Bahia

Incorporado no final de 2015, o NDM Bahia, navio de desembarque anfíbio dotado de doca alagável à popa, possui amplo convoo e hangar para a operação de helicópteros médios, que o classificam como multipropósito. O navio servia desde 1998 na Marinha Francesa (Marine Nationale) com o nome Siroco.

O NDM Bahia é um navio com deslocamento de 12.000 toneladas (a plena carga), com 168 metros de comprimento, 23,5 metros de boca, calado de 5,2m, capacidade de atingir até 21 nós de velocidade máxima e com alcance de 11.000 milhas náuticas a 15 nós.

A classe “Foudre” (de dois navios, cujo líder também foi desativado da Marinha Francesa e comprado pelo Chile) tem acomodações para uma tripulação de aproximadamente 200 pessoas e mais de 450 fuzileiros navais para missões em operações de desembarque anfíbio (em situações emergenciais, pode acomodar mais de 1.500 pessoas). O hangar e convoo podem acomodar até sete helicópteros médios do porte do Super Puma/Super Cougar, com pontos para pouso e decolagem de duas aeronaves no convoo e uma na cobertura junto à popa. A operação normal (com capacidade para apoiar e reabastecer simultaneamente, em operações contínuas) é de até 4 aeronaves.

A doca alagável, com cerca de 13.000 metros quadrados, permite operar diversas combinações de embarcações de desembarque de grande e médio porte. Essas características, somadas a instalações hospitalares com duas salas de cirurgia e 47 leitos, conferem ao navio uma capacidade multipropósito (para variadas operações militares e humanitárias).

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Benjamim
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Benjamim

Belas fotos! Essa doca é enorme.

Thiago
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Thiago

Lindo,Lindo, Lindo! parabéns MB, parece-me a força brasileira mais ambiciosa entre as três. Até que enfim. Não deixa de ser uma pena que o nosso aparato industrial não teve e não tem a oportunidade de adquirir a experiência para projetar e fabricar em solo nacional um navio desse portee com essas finalidades que acho indispensável para a MB .mas fazer o que, tem quem pode e quem não, no final foi uma boa solução que permitirá de elevar as capacidades operacionais da marinha com um investimento não muito oneroso.

Maverick
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Maverick

A doca alagável é realmente enooooooorrrme. Estive hoje na Ridex e pude visitar o bichão. Achei muito interessante o fato de haver um elevador – no diagrama acima fica logo atrás da cauda do Super Puma – que vai do convôo ao piso do deck interior. Segundo o Oficial que guarnecia a porta de acesso lateral à doca, isso permite, por exemplo, que um equipamento chegue em uma LCVP MK5 diretamente no dique alagado, por exemplo, e seja elevado até o convôo, sem a necessidade se esvaziar o deck primeiro, e ser, na sequência, transportado rapidamente por helicóptero, e vice… Read more »

VEIGA 104
Visitante
VEIGA 104

meu pai era suboficial MR ( Manobras e Reparos ). Lamento ele não poder ter visto essa beleza. Estou orgulhoso . Valeu Briosaaaaaa.

Giovane
Visitante
Giovane

Nossa esquadra parece ser feita do Bahia e corveta Barroso, onde ela vai os dois estão😂, já que nossas fragatas estão no pó da rabiola… Infelizmente

Flanker
Visitante
Flanker

Gostei mesmo do volante esportivo da marca Shutt que aparece na segunda foto…..kkkkkk
Brincadeiras a parte, um belo navio! Fará uma bela dupla com o Atlântico! Parabéns MB!

Flávio Henrique
Visitante
Flávio Henrique

Só espero que a MB substitua ele por LHD, já que a o LPD são mais focados nas tropas podendo leva em caso de surto mais de 1000 infantes,uma comparação o Bahia pode levar até 1500 em cruzeiro de até 72h um Mistral só pode levar até 900.

Flávio Henrique
Visitante
Flávio Henrique

em “Só espero que a MB substitua ele por LHD” faltou um não

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Trusted Member

Flávio, o navio ainda é “novo” na MB. Está cedo pra se preocupar em qual será seu substituto.

Aldo Ghisolfi
Visitante

Muito boa reportagem… lindas fotos que mostram quão grande ele é.
Pergunto sobre as lanchas que não foram mencionadas.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Trusted Member

Você quer dizer as embarcações de desembarque?
Não foram mencionadas porque não ficam no navio. Elas entram na doca quando o navio suspende para as operações.
Aguarde matéria completa em breve.

Gustavo Romko
Visitante
Gustavo Romko

Uma informação que não consegui em nenhum lugar é a de quantos e quais helicópteros o Bahia opera. Sempre há a informação “pode operar até”, mas de fato opera quantos e quais? Já vi vários tipos pousarem no Bahia, até helis do Exército. E no hangar, cabem quantos efetivamente? É normal operar mais helis que a capacidade do hangar? Alguém poderia responder?

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Trusted Member

Gustavo,
Isso vai sempre depender da missão. Pode operar com todos os helicópteros que a MB opera.
Sobre levar mais do que cabe no hangar, certamente que pode. E também pode levar maia helicópteros na “garagem” de viaturas.
Simultaneamente, pode operar três, até mesmo três UH-15 decolando ou pousando ao mesmo tempo.
Maia informações na matéria completa sobre a visita, em breve.

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Gostei da quadra de futsal pintada no deck alagável!!! Será que foi invenção de brasileiro ou já veio da França assim?? kkkkkkk

filipe
Visitante
filipe

Seria bom o PHM Altantico ter doca alagavel…