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Estaleiro GRSE apresenta proposta para corvetas Tamandaré

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Corveta proposta pelo GRSE
Corveta proposta pelo GRSE

O Jane’s noticiou que o estaleiro indiano Garden Reach Shipbuilders & Engineers (GRSE) revelou seu conceito de design para o programa corveta da classe Tamandaré da Marinha do Brasil.

O estaleiro de Kolkata se uniu à israelense Elbit Systems Ltd para o fornecimento de sistemas de combate e à empresa local Sinergy Group (proprietária do estaleiro EISA) para formar um consórcio para o projeto de quatro navios Tamandaré, que tem um orçamento estimado de US$ 1,6 bilhões.

A oferta da GRSE é uma variante do projeto da corveta da classe Kamorta modificada (Projeto 28), previamente proposto para o projeto de fragata da Marinha das Filipinas. A versão básica está em serviço com a Marinha Indiana.

As especificações básicas incluem um comprimento de 109 metros, um deslocamento de 2.800 toneladas, uma velocidade máxima de 25 nós e uma tripulação de 136 militares.

INS Kamorta, classe P28
INS Kamorta, classe P28
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Vovozao
Vovozao
2 anos atrás

Só uma pergunta, os Indianos juntos com Israelenses, entraram em uma fria podem até ter a melhor corveta, entretanto o estaleiro EISA, não foi aquele que deixou a MB na mão. Não concluíram as entregas das Npoc 500. Será que a MB iria cair novamente neste conto do vigário???

Marujo
Marujo
2 anos atrás

Apesar de muito leve, o navio até é interessante. Mas quem correria ao risco de contratar qualquer coisa do Eisa, incapaz de entregar navios de 500t?

Jr
Jr
Reply to  Marujo
2 anos atrás

Muito leve????? Qual a tonelagem do projeto do CPN?

rogerio rufini
rogerio rufini
Reply to  Marujo
2 anos atrás

pois é, por isso penso que não leva, EISA foi um desgraça para a MB, não sei o motivo de só quererem estaleiro no norte, RJ e pernambuco, aqui em SC, principalmente na minha cidade de Itajaí e a vizinha navegantes, se constroem navios modernos para o mundo todo, inclusive um navio foi noticia internacional,

Marujo
Marujo
2 anos atrás

Em caso de navio estrangeiro de porte e capacidade semelhante, o bom senso manda optar pelo projeto original das CCT do Centro de Projetos de Navios.

Marujo
Marujo
2 anos atrás

Se a MB estivesse totalmente satisfeita com o porte da sua própria Tamandaré, não abriria para navios de até 4 mil toneladas

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

O famoso caturro..rs!

Daniel Vilar
Daniel Vilar
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

Foram 6 anos a bordo da Corveta Jaceguai.

Guilherme santos
Guilherme santos
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

Esse tipo de choque com a água consegue danificar o cano desse canhão ?

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

A proa corta a água, a afasta com o flare e eventualmente interfere com o bulbo destrutivamente na freqüência das ondas produzidas reduzindo a resistência de arrasto do casco; a proa da Inhaúma é curta demais, não tem flare. E isso é o resultado, aposto, de uma mesquinharia besta em não alongar o casco, reduzindo o volume da superestrutura e providenciando uma proa mais desenvolvida. A marinha brasileira e tão conservadora que tropeça no passo que não deu…

Bardini
Bardini
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Se tu realmente para pra admirar essa primeira imagem do Galante, essa proa não faz sentido nenhum…
.
comment image?itok=pVStxk88
Esse projeto tem muitas características das Inhaúma. Mas veja que mexeram em muita coisa.
Mas a proa continua parecendo ser curta… Não mexeram no comprimento do navio.

rogerio rufini
rogerio rufini
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

problema de ter uma navio de primeira linha com esse deslocamento, não se pode mexer muito, lembrando que as Inhaúnas alem de ser um Avestruz, tem serio problemas de adernar

Airacobra
Airacobra
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

Valeu Galante pir me relembrar os bons tempos em que eu brincava de submarino a bordo da Juju

Nelson
Nelson
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

Faz um comparativo entre as propostas já apresentadas!

André Monteiro
André Monteiro
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

Se é assim é melhor um submarino…kkkk

Theo Gatos
Theo Gatos
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

Olá. sobre danos no canhão eu não sei, mas eu achei que se virava o canhão 180º pra trás para proteger o cano do impacto e entrada de água, como nesse vídeo da MB (posso estar errado claro, mas foi o que me pareceu).
.
https://www.youtube.com/watch?v=ozbG_Tx_ch4
.
Em outro vídeo que vi a F44 está com o canhão aparentemente voltado para trás também, tem no YT.
.
Sds.

Pedro Marçal
Pedro Marçal
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

Cada mergulho é um flash… kkkkkkkkk

JonasN
JonasN
2 anos atrás

Muito estranho, estão preferindo oferecer navios muito prx do projeto da CPN mas não oferecem ele, até agora apenas uma.

JonasN
JonasN
Reply to  JonasN
2 anos atrás

E que navio feio esse da GRSE. Kkk

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
2 anos atrás

Eu iria de BAE sem pestanejar.

Jr
Jr
Reply to  Defensor da Liberdade
2 anos atrás

Até agora as propostas que mais gostei foram da TKMS e Bae que aparentemente apresentaram propostas de navios de tonelagem maior do que a do projeto do CPN

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Jr
2 anos atrás

Concordo….agora se a Babcock entrasse na jogada com a Arrowhead 140 seria perfeito pois já se podia falar na substituição das Niterói no mesmo pacote.

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
Reply to  HMS TIRELESS
2 anos atrás

A Arrowhead 140 seria fantástica…. iniciaria a substituição de todas as escoltas por ela, podendo inclusive utilizar a “original” Iver Huitfeldt para AAW no futuro.

Jr
Jr
Reply to  Roberto Bozzo
2 anos atrás

O problema é que ela tem mais de 5.000 toneladas, ultrapassando o limite de 4.000 toneladas imposto pela MB, fora que ela deve ser muito mais cara

rogerio rufini
rogerio rufini
Reply to  Roberto Bozzo
2 anos atrás

espetacular meio naval, mas creio que entre no programa do prosuper, 5700 toneladas, navios espetacular

Ravan
Ravan
Reply to  Jr
2 anos atrás

Jr, qual é a proposta da TKMS ?

Jr
Jr
Reply to  Ravan
2 anos atrás

Parece que foi a TKMS A100 LF de até 3.200 toneladas

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
2 anos atrás

Bem, ainda falta a proposta da Fincantieri, Naval Group e da Thyssen, é isso ?

Apesar da minha euforia com a proposta da BAe, ainda prefiro a construção do projeto do CPN; é um projeto da MB, atendendo os requisitos da MB e dentro do orçamento que a MB tem.

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
Reply to  Roberto Bozzo
2 anos atrás

Agora que reparei, parece que são 16 VLS; ampliei a imagem e contei os”quadrados” um a um.

Bardini
Bardini
Reply to  Roberto Bozzo
2 anos atrás

Talvez os israelenses tenham colocado C-Dome no pacote…

Ravan
Ravan
Reply to  Bardini
2 anos atrás

Poxa, se viesse com o C-Dome seria muito legal, pra mim esse míssel é melhor que o Sea-Ceptor !

7meiadois
7meiadois
2 anos atrás

Pelo jeito a única que pode surpreender ainda é a Fincantieri, se não superar a proposta da BAE, a Type 31e será a vencedora.

rogerio rufini
rogerio rufini
Reply to  7meiadois
2 anos atrás

Acredito ainda que a MEko tem grandes chances

Claudio Lima
Claudio Lima
2 anos atrás

Alô pessoal, muito boa tarde! É o meu PRIMEIRO POST aqui nesta site, mas eu tenho a dizer que: Sou oriundo da área naval, sou tecnico de planejamento, trabalhei por último no Estaleiro Vard Niteroi, e informo aos senhores que o Vard (subsidiária do Grupo Fincantieri), já fez o adequamento do projeto para atender aos requisitos do grupo Fincantieri, que possuem um estaleiro no Estado de Pernambuco, em Ipojuca. Desta forma eu acho que existe um certo favoritismo para a Fincantieri. Posso estar enganado.

Arnaldo Rocha
Arnaldo Rocha
Reply to  Claudio Lima
2 anos atrás

Aposto na Fincantieri/Vard!

Bardini
Bardini
2 anos atrás

Sobre o hangar primeiramente aparenta que eles equiparam o navio com dois reparos Simbad RC…
Mas se tu para pra olhar bem, também poderia ser o Typhoon MLS-ER equipado com mísseis Spike NLOS. O que faria sentido pelo fato de ser um armamento israelense.
.
Isso se soma ao reparo Typhoon, que deve estar equipado com canhão de 25mm.
.
Não sei se faz sentido esse equipamento para o Brasil.
Por mim, seria melhor contar com Canhão 76mm + Canhão 40mm e equipar os helicópteros da MB para operar com Spike NLOS.

Bardini
Bardini
Reply to  Bardini
2 anos atrás

Olhando bem mesmo… Tá mais pra Simbad-RC…
Typhoon tem uma versão equipada com canhão de 30mm, que acho que era o mínimo que a MB pedia como canhão secundário.

Burgos
Burgos
2 anos atrás

Não tenham duvida disso !!!
Vai dar Fincantieri no Estado da Arte !!!
Vão ser além de belas, serão muito bem armadas e sistemas integrados e muito atualizados !!!
Os Italianos não tão de bobeira não !!!👍

filipe
filipe
2 anos atrás

Vai dar BAE System, type 31e, já sabemos todos de antemão, a Royal Navy tem dados Navios quase de graça para a MB (HMS Ocean, LSS Wave, OVP Amazonas , muito provavelmente as Type 23), tem havido bom relacionamento com a Royal Navy, espero que vençam essa corrida.

Airacobra
Airacobra
Reply to  filipe
2 anos atrás

Isso sem contar com os river batch1 que podem vir de brinde

FighterBR
FighterBR
2 anos atrás

Já sabemos que esse aí não ganha. A minha favorita é a Type 31e

Guilherme Fonseca Marques
Guilherme Fonseca Marques
2 anos atrás

Já tem um bom tempo que acompanho a trilogia mas sempre tive uma uma dúvida.
Por que alguns navios possuem a “lata” enrugada nas laterais? isso seria a má qualidade da construção ou algum metal de qualidade ruim?
Desde já agradeço.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Guilherme Fonseca Marques
2 anos atrás

Caracteristica da construção , as chapas ficam onduladas na soldagem devido ao forte calor nas bordas.

Marujo
Marujo
2 anos atrás

Qual Type 31? A de 99 metros?

Jr
Jr
Reply to  Marujo
2 anos atrás

Não sabemos qual da quatros variantes foi oferecidas, mas se foi oferecida uma das duas de tonelagem maior, ela se torna forte candidata sim

Marujo
Marujo
Reply to  Jr
2 anos atrás

Se for assim, ótimo.

Foxtrot
Foxtrot
2 anos atrás

Uai agora são 1.600 bilhões?
Antes eram 2.500 bilhões, depois caiu para 2 bilhões agora é 1.600 .
Talvez com a redução de 900 milhões, consigam mais duas CCT,s por esses 900 milhões quando forem realocados ao programa.
Elevando o número de embarcações para 6 unidades (3 para a primeira esquadra e 3 para a força do nordeste, ou seja segunda esquadra).
Transferindo para a força do nordeste a operação do Bahia.

JonasN
JonasN
Reply to  Foxtrot
2 anos atrás

Eu acho que a redução de 2,5 para 2 bi, se for o que eu tô imaginando da capitalização da emgepron, esse valor é em reais, o 1,6bi é em dólar.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  JonasN
2 anos atrás

Sim, o Foxtrot fez uma tremenda confusão. 1,6 bilhões de dólares é a estimativa para o custo total das 4 corvetas (cerca de 400 milhões de dólares cada uma, estimados). Dinheiro estimado para ser investido no programa ao longo de vários anos, e que pode ser maior ou menor (tanto o valor quanto os anos) conforme as condições de financiamento oferecidas pelos concorrentes. 1,6 bilhões de dólares equivale hoje a cerca de 6,2 bilhões de reais. 2 bilhões de reais é o que está atualmente reservado no orçamento deste ano (LOA -Lei Orçamentária Anual- 2018) para capitalização da Emgepron visando… Read more »

rogerio rufini
rogerio rufini
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
2 anos atrás

se fala que conforme a proposta, nada impeça de o valor aumentar, digamos que uma oferta de um navio d 4000 toneladas, que tenha um custo um pouco maior, mas tenha maior capacidade, ela pode vencer sim, tanto que o programa não é mais CCT, e sim CT

Robsonmkt
2 anos atrás

O seu design externo é semelhante ao projeto da Tamandaré, porém me parece que o projeto nacional é mais refinado.

BJJ
BJJ
2 anos atrás

A presença do Simbad RC me faz crer que o armamento AA principal poderá ser o Barak 8. As duas outras opções de origem israelense seriam o Barak 1 e o C-Dome, porém me parece redundante combinar dois tipos diferentes de mísseis de curto alcance ( Barak 1 com 12 km de alcance + Mistral com 6 km de alcance ou Tamir com 17 km de alcance + Mistral com 6). Uma combinação de Barak 8 + Mistral seria mais bem equilibrada, e plenamente possível visto que Israel já utiliza mísseis Barak 8 em navios bem menores que esta corveta… Read more »

LucianoSR71
LucianoSR71
2 anos atrás

Como leigo gostaria de um esclarecimento: um estaleiro é como uma montadora que projeta o navio e nele incorpora produtos de diversos fabricantes e, frequentemente, de diversos países, caso este venha a falir ou por razões políticas ser impedido de prosseguir c/ a assistência a marinha compradora, no caso a MB, quais seriam as dificuldades de manutenção? Quero dizer, dá p/ partir direto p/ os fornecedores e cuidar dela mesma de eventuais necessidade de reparo da ‘chaparia’? Penso nisso, por exemplo, no caso da Turquia pelas razões políticas e pelas razões comerciais não podemos esquecer que até os alemães não… Read more »

burusera
burusera
2 anos atrás

“Vade retro Satana”!!! Germán Efromovich deveria ser proibido de propor construir navios ou plataformas com o dinheiro do contribuinte brasileiro. Ele já nos deu tanto prejuízo desde o afundamento da P-36 e é a imagem do administrador de estaleiros nacionais…trabalhadores demitidos, cascos inacabados e dinheiro que virou fumaça…

Marcos R.
Marcos R.
2 anos atrás

Não sou foi ramo, mas me parece que para um projeto que deveria contar com baixa reflexão de radar, essa chapa enrugada no costado terá exatamente o efeito contrário, aparenta ser um serviço de má qualidade.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Marcos R.
2 anos atrás

Marcos, Isso é comum de se ver em praticamente todo navio militar. Fragatas, corvetas, contratorpedeiros, são navios em que se busca equilibrar leveza e resistência nos cascos e superestruturas, com pouco espaçamento entre elementos estruturais (mais próximos mas também mais leves que no caso de mercantee) e chapeamento com chapas mais finas. Esse efeito “enrugado” marca os locais dos elementos estruturais longitudinais e transversais atrás do chapeamento e fica mais evidente ou menos conforme a luz. É visível tanto em navios mais novos quanto mais velhos, furtivos ou não Clique e amplie as fotos dos links abaixo e você verá… Read more »

Rommelqe
Rommelqe
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
2 anos atrás

Um aspecto interessante que caracteriza as construçoes navais é que tem-se superfícies externas planas, contínuas, relativamente extensas e chapas finas. Os reforços dispostos internamente ao serem soldados acabam por induzir tensões mecânicas residuais causando retraçoes e deformaçoes tipicas que resultam nessa aparencia de “lata retorcida”. Ha metodologias que possibilitariam reduzir esse efeito mas nao ha necessidade de assim proceder seja porque ficaria muito caro e demorado seja porque funcionalmente nao ha necessidade, inclusive quanto a reduzir a assinatura radar. Agora a aparencia tipica realmente chama a atençao de forma desfavoravel e nao por outro motivo esta observaçao, caro Marcos, tem… Read more »

burusera
burusera
Reply to  Marcos R.
2 anos atrás

Só uma curiosidade, Marcos R. Estas deformidades ocorrem sempre na direção do soldador. Se você solda, a chapa deforma em sua direção e é muito importante levar isto em consideração na construção de um navio. É tudo uma questão de seguir parâmetros como o Rommelqe bem colocou! Abs…

Almir
Almir
2 anos atrás

Qual a vantagem de se ter os mísseis antinavio proa, ainda mais num cenário de operação como o Oceano Atlântico com águas revoltosas? No fundo, isso não seria uma grande desvantagem do projeto?

nonato
nonato
2 anos atrás

Não podemos negar que alguns navios “parecem” ter um excelente acabamento.
Geralmente é o caso de navios de fabricantes tipo Ficantieri, navantia, bae e naval. Saab também.
Já algumas procedências…
A falta de bom acabamento “sugere” falta de qualidade do navio e do estaleiro…
Que eu lembre o acabamento de nossas fragatas não é ruim…

Juarez
Juarez
2 anos atrás

Rommelqe, acrescente-se as técnicas de soldagem por ti citadas, o elemento humano, seguramente uma das tarefas mais difíceis, principalmente quando envolve soldagem manual, Mig ou Tig. A experiência, a sensibilidade e o profissionalismo do soldador são essenciais.

rogerio rufini
rogerio rufini
2 anos atrás

SSe sugere que uma fragata da classe MEKO200 da Blohm & Voss m oferecida ao chile, com deslocamento de 3400 toneladas, comparável as nossas Niteróis, teria um custo em torno de 320 milhões, a MB planeja gastar em 4 navios, 350 milhões cada, podendo conforme a proposta chegar a 400 milhões, o que colocaria a Blohm & Voss no topo das propostas

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Nilson
Nilson
Reply to  rogerio rufini
2 anos atrás

Realmente um ótimo navio. Vc tem informação se foi essa a proposta da TKMS?? (navio e valor?)

Pedro
Pedro
Reply to  rogerio rufini
2 anos atrás

Penso que seria mais correcto dizer que as niteroi é que são mais comparáveis as meko200, e não ao contrário já que as meko200 são consideradas mais eficientes que as niteroi e bem mais novas assim como existem em várias versões com espaço mais que suficiente (em módulos) para modernizações. As Meko são melhores que as Niteroi.

Rogério rufini
Rogério rufini
Reply to  Pedro
2 anos atrás

Sim mas quis dizer em deslocamento , sim a proposta dela seria essa versão

Pedro
Pedro
2 anos atrás

Falando em design, mil vezes a proposta da Bae System (Type 31e), sem falar dos equipamentos bélicos e sensores oferecidos. Pena que essa reportagem não diz muito sobre essa proposta como fala da proposta da “Bae”…

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Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
2 anos atrás

Rommelque

Entram nisso composição química dos Aços aplicados,
gases e suas misturas na soldagem, temperatura externa e interna, umidade idem, etc etc

A qualidade técnica do soldador, já foi mencionada ….

Uma penas Elbit ter se associado a senergy.