O Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico (ex-HMS Ocean) já navega no litoral do Rio de Janeiro, de acordo com o site Marine Traffic.

O navio tinha acabado de passar pelo Farol de São Thomé por volta das 14h de hoje e estava navegando a 16,5 nós rumo a Cabo Frio.

O PHM Atlântico deve iniciar amanhã a VSA (Vistoria de Segurança de Aviação) ao largo de Cabo Frio, com o objetivo de deixar o navio apto a realizar operações aéreas seguras com os helicópteros da Força Aeronaval.

Diversas aeronaves vão pousar a bordo do porta-helicópteros para a realização da VSA.

No dia 24, integrantes da Imprensa embarcarão no PHM Atlântico para acompanharem a chegada do navio ao Rio de Janeiro no dia 25.

Subscribe
Notify of
guest

100 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor Albuquerque

Grande Atlântico! Que venha com saúde! Rsrs

Arnaldo Rocha

Excelente!!!

Burgos

Bem vindo Atlântico !!!
Bons ventos e mares tranquilos !!!
Que seu comicionamento na MB seja repleto de êxito e objetivos a serem alcançados !!!?

Marcos

Como assim? Mas já?

Willber Rodrigues

Lí a notícia, e me perguntei a mesma coisa.

Douglas Rodrigues

Chegando antes do previsto! Isso é ótimo!
E bom saber que já haverão pousos no seu convés!
Bem-vindo PHM Atlântico!

Everton Matheus

o Atlântico veio sem os Phalanx mas veio equipado com teletransporte ao que parece.

Luiz Dias

Pensei na mesma coisa kkk chegou rápido !!!

Moriah

Hiperespaço haha

Bom, felizes os colegas que embarcarão no dia 24 hehe

Leandro Costa

Eu queria é saber mais ou menos o horário em que ele vai aproar para a Baía de Guanabara. Acho que vou dar um pulo na Fortaleza de Santa Cruz para dar uma olhada de perto.

Antonio Palhares

Leandro.
Você é um felizardo.
Daqui de São Paulo vou monitorar quando ele vai passar por estas bandas.

Gabriel Assis

Tire fotossss várias!

willhorv

Tá novo!!!
Quando vem pra Santos? Kkkk

Yuri

To trabalhando na Praça XV… da pra ver daqui qnd ele chegar?

Yuri

Bem no inicio, no largo do paço. Mas qlqr coisa vou ali pras barcas e olho. Onde tem o VLT.

Tomcat4.0

Bem vindo ao Brasil grandão, bons ventos.

USS Montana

Nesse fim de semana estarei no RJ e tentarei tirar algumas fotos dele. Parabéns a MB pela aquisição.

USS Montana

Outra coisa, acho que ele navega mais rápido que os 18 nós que diz nas especificações técnicas, veio cedo.

Humberto

Caro encouraçado,
Se tivesse navegado a 18 nós, teria atravessado o Atlântico em menos de 9 dias. A priori, veio mais rápido que a velocidade cruzeiro (creio que são 10 nós).

USS Montana

Mesmo assim, foi rápido.

Humberto

Com certeza..Mas nada fora da velocidade oficial do navio.
Agora, que deram uma acelerada no bichão, deram sim e de repente os 18 nós não é a velocidade máxima.

Up The Irons

Vou ver lá da pista do Santos Dumont! Já acho sensacional quando corvetas e fragatas passam ali… Imagina o PHM Atlântico! Que ele venha para simbolizar e estimular ainda mais essa renovação da MB que, com todas as dificuldades financeiras impostas pela crise e pela tradicional falta de interesse dos políticos em relação à assuntos de Defesa, vem tentando se reerguer.

Bueno

A todos os praças e seus comandantes, sucesso na missão com o A140Atlantico e que não falte recursos para vocês.

USS Montana

Uma pergunta, ele receberá algum helicóptero de ataque, tipo o Cobra ou o Apache?

Camargoer

Caro USS. Menciono apenas de memória, mas parece-me que o Alm. Monteiro comentou que a MB usará os atuais aparelhos, escolhendo os modelos em função da missão, e que não há previsão para a aquisição de outros helicópteros para operarem exclusivamente no A140. Creio que seja possível resgatar esse comentário em algum post sobre o A140.

Pablo

até onde sei o Brasil não tem nenhum interesse nos Apaches (parece que o EUA não autorizam a venda para nós, não sei se é verdade) e os Cobras mais nada foi noticiado.

Camargoer

Olá Pablo. Acho que importante evitar especular, principalmente sobre os “vetos” dos EUA. É fato que o governo americano já vetou muitas vendas de equipamentos militares para o Brasil. Acho que o mais conhecido foram os F5E, que foram liberados apenas depois que a FAB comprou um esquadrão de Mirage III. Por outro lado, o maior obstáculo para as forças armadas brasileiras adquirirem equipamentos militares no exterior são os preços. A MB já tem o ProSub, o SN10, as Tamandarés; a FAB tem o Gripen e o KC390, o EB tem o Guarani e outros programas menores. Todos programas prioritários.… Read more »

Alessandro H.

Uma das afirmações por parte do almirantado em evento recente, diz respeito as diversas possibilidades de emprego ofensivo por parte do A 140, dentre os quais, destacou-se a possibilidade de embarque dos Mi 35 e Pantera do EB e também, da ampliação da capacidade ofensiva do VF1, através de uma combinação entre REVO e vetoração através dos radares do PHM.

Gonçalo Jr.

O mais conhecido foi o F-4 Phanton II quando o Brasil em meados dos anos 60 buscava um caça de superioridade aérea e devido ao veto dos EUA acabamos ficando com o Mirage IIIE/D.

Salvo engano até mesmo o caça britânico English Eletric Lithning foi cogitado mas este foi logo descartado devido a sua manutenção complicada e pouca autonomia.

Consta também que o Brasil pensou em adquirir o caça Sueco SAAB JA-37 VIGGEN segundo li numa edição antiga da Revista Força Aérea.

Dalton

Os EUA não queriam uma corrida armamentista na América do Sul,
tanto que no início da década de 1950, por exemplo, 6 grandes cruzadores “leves” da classe “Brooklyn” , foram vendidos à Argentina, Brasil e Chile, cada nação recebendo duas unidades evitando assim à concentração de poder de uma delas.
.
O F-4 era uma aeronave cara demais e muito avançada para a época e poderia causar um desequilíbrio caso fosse adquirido por alguma nação do “ABC”…de qualquer forma apenas 16 Mirage III
foram adquiridos.

Fabio.

Amigos dizem que o navio tras surpresa a bordo o que será?

FighterBR

Diga mais

Camargoer

Riso. Talvez a princesa de gales, ou talvez um “Phalanx CIWS” novinho.

Pablo

espero que uma forca para os corruptos!!

Top Gun Sea

Quem sabe uns Chinooks ou uns dois Super Linx.

jodreski

Amém!!! Porém é bom que além da forca tenha sido firmado um contrato de manutenção para a mesma pois pensa em um equipamento que trabalhará à plena capacidade! No mais era bom que junto com a forca viesse uns promotores, juízes e uns novos ministros do STF junto pois só assim amigo!

Luiz Monteiro

Prezado Fábio,

O PHM Atlântico não traz surpresas.

Abraços

Borat

Em caso de vitória italiana no contrato das Tamandaré, seria interessante negociar a compra do Giuseppe Garibaldi?

jodreski

Amigo, primeiro a Itália precisaria querer vender ele para nós, segundo pq compraríamos um navio como este? Para ancorarmos ao lado do São Paulo e poder ficar bonito na foto? A MB não tem capacidade financeira nem de comprar o navio, quanto menos de modernizar o mesmo ou muito menos de comprar sua ala aérea ou ainda dinheiro para arcar com seus custos de manutenção. Eu tb anseio maiores capacidades operacionais para a MB, mas cá entre nós precisamos ter o básico para depois pensarmos e aquisições deste porte. Escoltas são necessárias, Navios Patrulha precisamos aos montes e lista continua… Read more »

jose

Finalmente chegou nossa Grande Balsa desuazoura,vei escoltada por deus,já que nossa frota tem tantas missões mais importantes libano,fazer treinamento na africa,esse bandejão não vai precisar de escolta,cabe agora fazer grande desfile nacional todos os portos ai se vier aqui meu estado vou la visitar,e quanto aos helicópteros de ataque sera que vai ter rolar vaquinha na internet pra comprar dito cujo,to achando que via,eu organizo e sou o tesoureiro dessa vaca,heheheh!

Fábio

Já divulgaram o horário da parada naval? Gostaria de assistir da Fortaleza de Santa Cruz.

Luiz Monteiro

Prezado Fábio,

Chegue antes das 10h. Entre 11h e 12h já estará na Baía de Guanabara.

Abraços

Leandro Costa

Obrigado, Luiz!

fabio laurentino

Obrigado, Luiz. Abraços.

Fernando Pereira

Alguns comentários não acrescentam nada ao site. Ridicularizar o esforço das milhares de pessoas que servem as nossas Forças Armadas só denota o tipo de pessoa que é. Mal sabe o esforço que é feito pelos homens e mulheres das forças para manter a prontidão operacional e os vasos em condições de uso. Se for reclamar reclame da política e decorente deste site não ser adepto a isso não reclame aqui e também não ridicularize o trabalho hercule daqueles que doam as suas vidas pela nação. Simples assim.

Marujo

Vida longa ao PHA-140 Atlântico! Parabéns à Marinha do Brasil.

Roosevelt

Não gostei, devia ter passado primeiro aqui em Salvador para abastecer alguma coisa não? Tem problema não, uma hora dessas eu vou ao Rio dar uma olhada.

Mário Heredia

Abastecer com vatapás e acarajés
Desculpe, não resisti.

marco aurelio t sampaio

E de arrepiar, gostaria muito de estar no Rio só para ver a chegada desse poderoso Navio!

filipe

é o nosso IZUMO, seja bem vindo…

Gallito

Chegou rápido porque esta vazio, sem Phalanx, sem helicopteros, o que você queriam ?

Humberto

Filho,
O Atlantico desloca 21 mil toneladas, 20 toneladas a mais ou a menos, não faz nem cócega.
Cada uma viu!!!

Pablo

Humberto
hahahahahahahahaha

Vovozao

Bnoite, estou fazendo uma pergunta no intuito de entender, nosso nau capitania, quando partiu do RU, não tinha escolta, helicóptero, e, várias pessoas perguntaram e disseram não haver inimigos, Brasil país amigo, agora vejo que o nau capitania da RN, fazendo viagem.para NYork, está com escolta?? Não entendi para eles tem perigo, para nós ( MB) não?????

Dalton

A “escolta” compreende um único navio…uma modesta fragata T-23 …quando comparada com o principal combatente que é o T-45, portanto aquém do que será necessário quando o NAe de fato for enviado em sua primeira missão. . O NAe poderia fazer a viagem sozinho sem problemas…à adição de um combatente ao grupo que também compreende um navio logístico empresta mais realidade e condições de se fazer um treinamento em conjunto. . Quando o então HMS Ocean esteve no Caribe ano passado em missão de ajuda humanitária, ele veio sozinho e há muitos outros exemplos como o USS Bonnhomme Richard quando… Read more »

Flávio Henrique

Só complementando o QE está indo só com as T23 pois sabe que os russos vão querer chegar perto com seus submarinos…mas o pessoal disse que é quase certo que terá em algum momento um SSN de escolta seja da RN(um dos astute saiu em patrulha há alguns dias) ou da USN. O único T45 disponível está em testes, além do que, mesmo assim não há ameaça aérea então não seria necessário. Fonte: comentários do UKDEFENSE.

Flávio Henrique

Em UK defense lê-se UK defence

Dalton

Não é “com as T23” e sim com uma T23 e isso acontece porque as T23s são mais numerosas que os T-45s e portanto há maior disponibilidade… se o contrário fosse verdadeiro um T45 estaria acompanhando o NAe. . Mas, vamos supor que um submarino de propulsão nuclear da Rússia da Frota do Norte…um dos poucos que sempre está no mar aproxime-se do NAe para “espiona-lo” e nem precisa aproximar-se tanto assim…não haverá muito que possa ser feito e quanto à compilação de dados por parte do submarino…a tal “biblioteca acústica”. . Não acredito que a US Navy envie um… Read more »

carvalho2008

Vida longa e prospera!

Luiz Floriano Alves

Que a chegada do Atlântico seja inspiração para os nossos dirigentes olharem com mais seriedade o aparelhamento da MB. O Brasil não pode ficar a merce de uma situação econômica caótica resultado de desgovernos que tentaram destruir nossas forças armadas e a industria nacional de material de defesa. Bem vindo Atlântico! Viva a Marinha de Barroso e Tamandaré.

Saldanha da Gama

Onde assino?

jodreski

Amigo, gostei da bandeira que vc quer levantar, mas por favor não vamos nos esquecer que quase 78% do que a MB recebe é destinado a folha de pagamento. Enquanto esse percentual não cair fica bem complicado investir na compra de novos meios e modernização dos atuais. É necessária uma reforma profunda nisso e ela incomodará muita gente, pra mim essa situação não faz o menor sentido, caso nossa economia sofra mais um revés, novos cortes a pasta da defesa serão necessários, da mesma forma que você corta gastos na sua casa quando a situação aperta, ou seja, caso ocorram… Read more »

Walfrido Strobel

Porque a MB não estaria a mercê da atual situação econômica do país???
Todos nós estamos, querendo ou não…

Diogo Folly

Andou bem rápido!

JR

Vai pintar no casco a expressão Ex- HMS Ocean ao lado do A-140?

Gonçalo Jr.

Isso já aconteceu com outras naus que a MB comprou?

XO

Desconheço tal procedimento… servi na F49, ex-Battleaxe e não tem nada disso… abraço a todos…

Kledson

PHM Atlântico deve aproar a boca da barra no sábado pela parte da manhã, o NDM Bahia estará junto.

Silvano Conti

Os AH-1 Cobra se negociados com o Brasil, e tudo indica que serão, dado todo o esforço diplomático que os EUA estão fazendo para impedir a entrada da China por aqui – já estão, mas – serão todos destinados ao EB ou alguns serão destinados a MB também?? Poderiam ficar todos com o EB em Taubaté, com alguns em Manaus, e estes em caso de apoio nas missões dos FN, seriam tripulados pelo pessoal do Exército. Acho que os Apache que operavam no HMS Ocean pertenciam todos ao British Army, e não a Royal Navy. Interessante é que ele chegou… Read more »

Vicente Roberto De Luca

Perfeito Fernando Pereira. No atual quadro de restrições orçamentárias, nós temos de manifestar os nossos mais efusivos agradecimentos ao Exmo. Sr. Comandante da Marinha e ao Almirantado pela obtenção em tela. Acrescentemos o nosso reconhecimento aos Oficiais e humildes Praças, que não poupam esforços, no dia-a-dia, em oferecer a melhor Marinha à Nação Brasileira. No caso presente, não concordo com a expressão “compra de oportunidade”, por vezes empregada nas matérias de cunho militar. Constata-se que existe todo um trabalho silencioso de pesquisa, sondagens e de convencimento, junto ao cedente e perante os nossos políticos, no sentido de viabilizar a obtenção.… Read more »

Lord de Villegagnon

Bela aquisição para nossa amada Marinha.
Alguém sabe confirmar se ocorreu problemas nos motores?
Soube por alto.

Luiz Monteiro

Prezado Lord,

Nada relatado até o momento.

Abraços

fogoamigo

NPaOc Amazonas está na área para dar apoio à VSA que se inicia amanhã.

Jurandir

Provavelmente deve haver alguma normativa em relaçāo ao tamanho da bandeira do Brasil. Contudo eu gostaria muito de ver neste navio uma bandeira gigante no estilo dos navios norte americanos.

Bosco

Pessoal,
Não quero assustar vocês não mas parece que os Phalanx não vieram.

Pablo

Bosco
mas e o radar 3D ??
ahahahahaha

Bosco

Veio! Mas não é aquele de “bolinhas quânticas” com 600 km de alcance. É só um 3D basicão mesmo.

Humberto

Bosco, tive que reler o seu comentário pois como tinha muito não e sem virgula, fiquei confuso. hahahahah
Creio que vc quis escrever “Não quero assustar vocês não, mas parece que os Phalanx não vieram” .
Ou entendi errado?

Bosco

Humberto,
Realmente!
Melhor assim: Não quero assustar vocês, mas parece que os Phalanx não vieram!
Valeu!
Meu “portiuga” é ruim mesmo!!! rsrss

Camargoer

Olá Bosco. As vezes o português é bom mas o corretor quer ser mais inteligente. Acho que a questão dos canhões meio que já sabíamos, né? Até brinquei igualando os phalanx à princesa de gales. Mas considerando o impacto do A140 na MB, essa defesa antiaérea é acessória. A MB poderá incorporar algum tipo de defesa em um momento mais apropriado. Agora é festejar.

Humberto

O meu também é horrivel. hehehe
Mas que passou na minha cabeça que algo tinha mudado, passou sim. Tenho o maior respeito pelos seus posts.
Abraços

Marcos

A matéria é impecável, excelente como sempre. Porém os comentários….

Um disse que o navio veio com uma “surpresa” e o outro disse que “soube por alto” que o navio teve problemas nos motores. Se puxar o IP deve ser a mesma pessoa. Isso não passa de especulação, para não dizer fake news

Sérgio Cintra

Boa noite! 2 sugestões para quem é da “terrinha” de Araribóia e Região dos Lagos: Dias 23 e 24 estão programadas ações aéreas para “homologações” do “bicho”, então quem tiver disponibilidade, siga para a Praia do Forno em Arraial do Cabo, que terão condições de visualizar melhor de um dos pontos mais alto e próximo da área de ações. Obs.: Vez ou outra estava por lá, e “assistia” – com certa dificuldade de visualização, mas não de sonoridade – os “Tucanos” da ELO, quando residiram na Macega, se “pegando” na area. Dia 25, subir no Forte de São Luíz e… Read more »

Igor Almeida

Trabalho no IEAPM, em Arraial do Cabo. Vou ver de camarote 😛

Francisco José Santos

Parabéns que ele faca o Brasil ser uma super potência. E que venha a santos. Deus abencoe

india-mike

curiosamente, o Amazonas que estava ao largo de Arraial retornou à Guanabara assim que o Atlântico chegou na área – pensei que ele fosse apoiar o início das operações aéreas hoje. o Tupi, porém permanece próximo à praia do forno.

Fabrício Vasconcelos

Parabéns a Marinha do Brasil pela excelente compra de oportunidade. O navio e novo e fora atualizado a pouco tempo. São compras como essas que as nossas Forcas Armadas devem fazer sempre.

Saldanha da Gama

Seja bem vindo ao seu novo lar! Infelizmente não o escoltaram com a honra devida, deveria vir rodeado com nossas fragatas e a frente os submarinos, e nos céus os A4 e helicópetros, sei que os recursos estão restritos, mas assim mesmo não o estão tratando com o verdadeiro reverenciamento que merece. Honra e glória para a Marinha Brasileira.

SmokingSnake ?

Pelo menos um submarino está junto com ele lá na costa de Arraial do cabo.

Blindmans Bluff

Palmas para MB!!

Serigy

Que tenha vida longa na sua prestação de serviço aqui na Marinha do Brasil! Uma excelente aquisição para a nossa Marinha!Aguardo ansioso a resportagem do Naval a bordo do PHM!

Bruno

Prezados, bom dia.
Alguém saberia informar o possível horário desta chegada ao Rio?
Seria algo como ocorreu com a chegada do São Paulo? Pois assim, poderíamos registrar esta chegada com fotos.

Renato

Que o nossa senhora das verbas o proteja

Nilson

Nossa Senhora das Verbas kkkk ótima sacada

Luiz Floriano Alves

Beleza! Só espero que não coloquem CIWS na forma de Bofors 40 mm. Os Peruanos fizeram isso e ficou feio pra dedéu, além de ser pouco eficaz nesta função. Deixem essa boa arma para os patrulhas.

Nico 88

Seja muito bem vindo. Além de um belo e poderoso navio, é também um grande levante na moral da nossa marinha. Parabéns a Marinha do Brasil.

Ozawa

Segundo o título da última versão on line do jornal carioca O DIA, um “Mega Porta-Helicóptero da Marinha está a caminho do Rio de Janeiro”.

O prefixo do Atlântico à luz dessa matéria, que no mais se desenvolve de forma bem adequada para uma mídia não especializada, deve ter se tornado MPHM . . .

Vicente Roberto De Luca

Pessoal, boa noite. Repasso as informações recebidas acerca da chegada festiva do PHM ATLÂNTICO às águas do Rio de Janeiro, no próximo sábado. 1. Parada Naval a iniciar às 08 horas e a terminar às 11 horas. 2. A rota da PN começa no litoral da Barra da Tijuca, segundo informado, no posto “8” da praia. Pelos meus cálculos dos fatores de tempo e distância (termina às 11:000), creio (apenas uma suposição) que deva iniciar no posto “6”, em frente ao Condomínio Village Oceanique. 3. Obviamente, deverá deixar as Ilhas Cagarras por bombordo e, a seguir, “fechar” em direção ao… Read more »