Pescadores franceses e britânicos se enfrentaram na costa da França na terça-feira de manhã, quando aconteceu uma longa batalha por vieiras

Imagens mostram barcos batendo uns nos outros (veja o vídeo abaixo) e representantes franceses de pesca informaram que pedras e outros objetos foram jogados entre as embarcações quando os pescadores se enfrentaram nas águas da costa norte da França.

Cerca de 35 embarcações deixaram vários portos na Normandia na manhã de terça-feira para enfrentar cinco barcos britânicos que pescavam vieiras (Pectinidae) em águas internacionais no Canal da Mancha.

Os pescadores franceses queriam evitar que seus colegas ingleses pudessem pegar as vieiras e assim cercar seus barcos.

“Os franceses entraram em contato com os britânicos para impedir que trabalhassem”, disse à imprensa francesa Dimitri Rogoff, presidente do comitê de pesca da Normandia.

“Pedras foram jogadas, mas não houve feridos ou danos”, disse ele. “Os franceses praticamente cercaram os ingleses antes de deixarem a área.”

Mas o France 3 relatou que alguns barcos sofreram danos em seus cascos depois de serem atingidos pelo caos.

Imagens postadas no site mostram dois ou três barcos esmagando uns aos outros com um pescador francês gritando o que parecia ser “putain … salop” ou “fuck, you bastard” na direção de outro barco.

O site France 3 Normandie disse que o vídeo mostra o “ataque de um navio inglês durante o confronto entre pescadores franceses e britânicos!”

Gendarmes franceses que estavam presentes no confronto, em seguida, se envolveram para evitar uma escalada.

A fonte do problema são os regulamentos aos quais os pescadores de vieiras franceses estão sujeitos.

Embora seja ilegal na França pescar vieiras entre 15 de maio e 1 de outubro, os pescadores britânicos são livres para fazer o que quiserem, especialmente considerando que o campo de vieiras no centro da disputa está em águas internacionais.

No entanto, nos últimos 10 dias, pescadores franceses da Normandia, que dependem das vieiras para sua subsistência, ficaram cada vez mais frustrados ao ver seus recursos “saqueados”, enquanto eles tiveram que permanecer no porto.

As negociações não conseguiram resolver a disputa, então ainda pode haver mais confrontos no futuro.

FONTE: The Local.fr / COLABOROU: João Moita Jr.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Silva

Caramba…que bafão! Este molusco deve ter grande valor comercial.

Almeida

E tem mesmo, iguaria da gastronomia francesa.

CVN 76

E nós com um molusco que só causa problemas e prejuízos!!

Poderíamos tentar exportá-lo…..talvêz algum incauto acabe comprando…:-)

Eduardo von Tongel

De graça já é lucro…

Leo

Tomara que o STF libere ele para voltar a presidência.

AVISO DOS EDITORES AOS TRÊS: A CAMPANHA PRESIDENCIAL NÃO É TEMA DESTE BLOG. LEIAM AS REGRAS:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

PRIMEIRO E ÚLTIMO AVISO.

cvn76

Bom, eu estava me referindo ao “Aedes Aegypt”…..

Jota ka

Aedes é molusco? ?

Gustavo Romko

A pesca ilegal no mar territorial e na zona econômica exclusiva brasileira por embarcações estrangeiras é constante. A MB faz o que pode mas precisaria multiplicar seus meios por dez para ser efetiva. Sem falar que a via marítima está se tornando cada vez maior fonte de armas e drogas. o NEPOM da PF não dá conta nem pro começo, muito poucos. Falta coordenação como no recente caso de pirataria noticiado aqui no canal, que não teve resposta estatal condizente. Na realidade atual do país, em face às condições geopolíticas regionais, uma esquadra de mar azul não é tão importante… Read more »

wwolf22

a marinha francesa ja botou pescadores brasileiros pra correr na fronteira com a guiana francesa…
expulsaram a forca os pescadores brasileiros….

diego farias

A Marinha do brasil também ja colocou embarcações francesas pra correr pescando lagosta em Alagoas.

Waklfrido Strobel

Mas agora este problema Inglaterra X França é em aguas internacionais.

Marcelo Danton

kkkkk Que baixaria! Tão refinados né não?!
Será que a Inglaterra vai mandar um porta aviões pra costa francesa?!
ééé…nada melhor que um dia após o outro né francesada?!
Sintoma do BREXIT…

Ivan BC

Claro, briga de pescador é culpa do BREXIT kkkkk tem que fazer parte de um bloco, mudar toda a legislação e acordos para definir onde e quando pescar com seu país vizinho.

Marcelo Danton

Exatamente! A UE é isso ou se esqueceu “do porquê” os Ingleses do interior venceram o plebiscito? A Bretanha teria de aceitar cotas dos refugiados que assolam a Itália. Se queriam impor isso, lógico que iriam impor o período que pode e não pode pescar para toda UE.

Thiago

Será que os milhões de árabes, indianos, bengalenses…etc, que vivem em Londres são responsabilidade da UE e não dá própria tradição e herança política do Reino Unido? Mesmo com Brexit a City permanecerá o centro grevitacional para esses migrantes e o melting pot de sempre, será difícil mudar essa situação.
Seria o mesmo que culpar a UE pela situação das banlieues de Paris, mas obviamente sabemos que não é assim, a responsabilidade é apenas dos galicos.
A UE tem inúmeros defeitos( e méritos também), mas com certeza não é responsável pelo caos provocado pelas políticas migratórias dos britânicos e francêses.

Jordan dos Anjos Silva

Isso me lembra a Guerra da Lagosta…

Marcelo R

Infelizmente aqui neste planeta, já há falta de peixe e sobra de pescador… Os recursos dos mares do planeta não são ilimitados mas a voracidade humana é…. em consumí los….Não estão dando resultados satisfatórios os períodos de Defesos para a procriação das especies ainda possíveis de serem pescadas comercialmente… Pois não são respeitadas… Ja foram perdidos 78% das reservas de pescado para uso comercial no planeta por EXAUSTÃO dos recursos. Portanto as existentes ainda em vão se tornando ano apos ano, escassas para a pesca também … Infelizmente há excesso de humanos, falta de inteligência de todos em conviver com… Read more »

Marciano

Guerra da Lagosta II (versão européia)..

Guilherme Poggio

Já teve Guerra do Bacalhau, Guerra do Camarão. Não vai parar por aí.

pm

Depois da Guerra dos Cem Anos, essa vai ser a Guerra dos Sem Peixes!

John Paul Jones

Isso já acontece a centenas de anos: são os mesmos Piratas Ingleses X Corsários Franceses ….

Que se explodam !!! kkkkk

Almeida

Eu também entraria na porrada por vieiras rsrsrs