USS Jason Dunham - DDG-109 lançando míssil SM-2

USS Jason Dunham - DDG-109 lançando míssil SM-2

USS Jason Dunham - DDG-109 lançando míssil SM-2
Destróier USS Jason Dunham – DDG-109 lançando míssil SM-2

Os navios de superfície da Marinha dos EUA poderão usar mísseis antiaéreos SM-2s para engajar aeronaves inimigas e navios de superfície a até 90 milhas náuticas.

É aí que entra o míssil SM-2 Block III. A atualização substitui o sistema de homing de radar semi-ativo legado para o buscador ativo do SM-6, deixando intactos os outros aspectos da estrutura do SM-2.

A modificação produzirá um míssil de médio alcance que pode ser disparado contra alvos usando dados táticos fornecidos por sensores externos equipados com a nova Capacidade de Engajamento Cooperativo da US Navy, seja radares fixos em terra ou aeronaves de alerta antecipado E-2D Hawkeye no ar embarcadas em porta-aviões dos EUA.

Com os novos recursos resultantes do sofisticado sistema de orientação do SM-6, os navios de superfície dos EUA poderão usar o SM-2 para realizar ataques ofensivos contra aeronaves inimigas e navios de superfície a noventa milhas náuticas de distância, mantendo simultaneamente o controle de emissões e preservando seus limitados estoques de mísseis SM-6 para alvos mais distantes ou desafiadores.

Enquanto a solução ideal para a defesa aérea de médio alcance seria um míssil ESSM de alcance estendido, ou ESSM-ER – que quadruplicaria a capacidade do armazenamento ao acondicionar quatro mísseis em uma única célula VLS – o SM-2 Block IIIC é uma excelente solução provisória que alavancará o inventário existente da Marinha dos EUA para melhorar a capacidade de combate a baixo custo.

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

Esta foto não é de um SM-2 Block III e sim de um SM-1 ER ou SM-2 ER, que não são compatíveis com lançamento vertical. O SM-2 Block III (A, B e C) não tem booster. Os que têm boosters são o SM-2 Block IV, o SM-6 e o SM-3.

Socrates Pereira

kkkkk Bosco é uma figura, só de bater o olho diferencia os mísseis.

Marcos

É possível travar em alvos além da linha do horizonte utilizando apenas os radares do navio? Sem auxílio de vetores orgânicos.

Exemplo: Um Exocet Block III travar em um alvo móvel (navio) a 150 km de distância usando os radares/sensores do navio?

Carlos Campos

mas a terra é plana kkkkkkkkkkkkk

Marcelo R Seixas

boa…. por risso que eu acho que essa noticia é parte da conspiração yankee para influenciar o mundo.

Bosco

Marcos,
Sem querer ser chato mas o termo mais correto para a sua pergunta seria “…abaixo da linha do horizonte…”.
“Além da linha do horizonte”, se levarmo em conta a linha do horizonte visual que é em torno de 20 km para um observador a 30 metros de altura, o radar pode detectar até imensa distância, desde que esteja acima da linha do horizonte, ou seja, no campo de varredura do radar.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Então isso quer dizer que se um navio tiver seu helicoptero organico abatido e só sobrarem seus proprios radares, a detecção máxima fica em míseros 40 km por causa da curvatura ?
Sempre me perguntei se na guerra moderna seria possivel um navio combater outro a curta distância, digamos a 30 km, a um ponto em que a tripulação possa ver o alvo atingido.

Bosco

Francisco, Só de curiosidade, os radares de busca de superfície são os pequeninhos. Aqueles giratórios que todo navio tem. Eles não precisam ser grandes porque eles só precisam ter alcance até a linha do horizonte. Quanto mais alto ele for instalado no navio, mais distante estará o horizonte (e claro, mais longe ele “vê”). Essa distância é no máximo o que o Galante se referiu (40 km). Vale salientar que devido à refração na atmosfera das ondas de rádio, o horizonte radar é mais longe que o visual (uns 10 % a mais) e o visual é um 10% a… Read more »

Schneider

Bosco, muitas vezes eu abro as notícias só para ler seus comentários. Só quero lhe agradecer por compartilhar todo seu conhecimento na área. Muito obrigado!

Bosco

Schneider,
Obrigado pela consideração.
Um forte abraço.

Kratzenberg

Somos dois então, Schneider. Às vezes, quando o tempo é escasso, nem leio direito a matéria e já vou verificar se o Bosco comentou alguma coisa técnica. Todos só temos a agradecer.

Marcos

Bosco,

Na minha pergunta eu estava levando em consideração os radares de superfície, por isso coloquei um míssil antinavio como exemplo.

Bosco

Marcos,
Mas o exemplo que você deu foi excelente. Minha observação foi só relativo ao termo “além”. Você entende o conceito mas para outros que lerem e possam não estar por dentro do assunto, o termo “abaixo” fica, ao meu ver, mais fácil de ser compreendido.

carcara_br

Aos 4:50, não é proposital, mas as legendas nos dão uma ideia muito interessante de como rastrear e abater os steaths :).

Juarez

Fantástico. Eles são profissionais. Bosco, será que não usaram uma tática semelhante contra aqueles misseis que Houtis disparam contra o DDG que passava no estreito de Ormuz?

Bosco

Juarez,
Você se refere à defesa do destróier?

Dalton

Não no estreito de Ormuz Juarez…que é mais distante e permite a entrada no Golfo Pérsico e sim no Mar Vermelho que banha o Iêmen

Bosco

Por muitos anos, desde a retirada do Tomahawk ASM com 450 km de alcance, a USN só contou com o Harpoon como míssil antinavio OTH , com no máximo 200 km de alcance.
Hoje ela conta além do Harpoon com o SM-6, supersônico e 400 km de alcance. Num futuro próximo contará com o NSM (subsônico, 250 km de alcance), com o SM-2 Block III C (supersônico, 170 km de alcance), com o ESSM Block II (supersônico, + de 50 km), com o Tomahawk MST (subsônico, 1800 km de alcance) e com o LRASM (subsônico, 900 km de alcance).

Helio Eduardo

Bosco, uma aula, como sempre…

Tod os mísseis listados servem para a função antinavio? Até o Tomahawk MST?

Bosco

Hélio, Sim! Os mísseis SM-2 Block IIIC, SM-6 e ESSM Block II têm (terão) função primária como mísseis sup-ar e secundária como mísseis antinavios. Todos são guiados por radar ativo, daí serem OTH (além do horizonte). Vale salientar que os outros mísseis sup-ar guiados por radar semiativo, como os SM-2 (Block III A e B), SM-2 Block IV e ESSM, podem ser utilizados contra navios até a linha do horizonte, já que o alvo tem que estar em linha direta com o radar iluminador do navio. Ou seja, mesmo que tenham alcance contra aeronaves de até 270 km como o… Read more »

Helio Eduardo

Obrigado Bosco!

Então a US Navy terá uma espécie de esfera ofensiva com camadas, de perna curta (bom, não tão curta) até 1,8 mil Km…. Entendi agora porque da discussão nas reportagens sobre os tais “super” mísseis russos e chineses. Realmente, não me parece haver comparação: sistemas superiores podendo disparar misseis sofisticados de variados tipos a partir de navios que levam 80/90 deles…..

Imagino o que será enfrentar um contratorpedeiro A.Burke e seus 96 silos sem saber se ele vai golpear com SM-2 Block IIIC, SM-6 e ESSM Block II, Harpoon ou mesmo um Tomahawk MST…

Bosco

Helio, É isso mesmo! Os mísseis de dupla (ou tripla) função aumentam a flexibilidade do navio e reduz a possibilidade de determinado tipo de míssil “acabar” e comprometer o valor de combate do navio. Por exemplo, se um dado destróier da classe Arleigh Burke gastar todos os seus 8 Harpoons ele ainda poderá usar os mísseis SM-6 e futuramente, o SM-2 Block IIIC para atingir alvos navais além do horizonte. E assim por diante. Essa é uma lista dos mísseis da USN com função dupla (ou tripla ou quádrupla): Harpoon II: antinavio e contra alvos em terra NSM: antinavio e… Read more »

Hermes

Só para zoar um pouco: o Tomahawk MST pode ser chamado de Míssil Sem Terra por atuar somente (ou preferencialmente) sobre o mar.

Charles Dickens

Enquanto se desenvolvem mísseis cada vez mais supersônicos e com alcance de centenas ou até mesmo milhares de quilômetros, milhões de pessoas continuam subnutridas e sem um mísero pedaço de pão ao alcance da mão.

Sagaz

Enquanto temos caros smartphones entrando em um blog de defesa, há milhões de pessoas subnutridas no mundo, cães soltos pelas ruas, gramas sendo pisoteadas, formigas sendo inceneradas por lupas de crianças perversas, e por aí vai!

Bosco

Charles, Se você for religioso acredita no conceito do “Bem” versus o “Mal”, e aí estaria justificado a existência de armas e forças armadas. Se você for ateu, há de concordar que o homem é um animal com instintos primitivos , e novamente estaria justificado a existência de armas e forças armadas. Antes de eliminar as armas caríssimas que existem no mundo, que servem para prover a proteção de uma dada nação contra ameaças externas, muitos outras coisas muito mais inúteis e que consomem rios de dinheiro deveriam ser eliminados. Por exemplo, há garrafas de vinho que custam 10 mil… Read more »

Sérgio Melo

Sem esquecer que sem investimentos militares, muitos avanços científicos em todas as áreas não teriam sido alcançados e o melhor e mais palpável exemplo são as comunicações, incluindo a internet.

Bosco

Roberto, Coloquei “Bem” e “Mal” com maiúsculas para deixar claro que os teístas acreditam no Bem e no Mal como entidades vivas, conscientes e antagônica. Já os ateus não acreditam no conceito de Bem e Mal dessa forma, apesar de acreditarem no certo e errado, usando para chegar a essas conclusões uma série de conceitos não advindos diretamente do conceito de pecado. Até os animais selvagens sabem distinguir o certo e o errado, o que é uma atitude que leva a um estado de bem estar e a que leva a uma frustração. Em relação aos instintos primitivos, são aqueles… Read more »

Bosco

Não quero me ater a essa discussão e muito menos às definições acadêmicas do que seja instinto, Bem ou Mal, tendo em vista que minha intenção foi só fazer um contraponto ao comentarista Charles que acha que as maiores mazelas da humanidade , como por exemplo a fome, se devem ao belicismo, inerente à espécie humana. No caso me referi ao instinto primitivo e não fiz alusão a instinto moderno, mas com certeza se fôssemos seres iluminados teríamos inibido nossos instintos primitivos e teríamos substituído-os por outros, e aí não teríamos necessidade de armas e as guerras não ocorreriam. Claro,… Read more »

Antonio Palhares

Bosco.
É simplesmente isso aí.
É muito lenga-lenga. Já ouvi um idiota que diz ter quatrocentos pares de tênis se achar o mais equilibrado ser humano da terra. Não é por causa dos militares que existe corrupção e mal uso dos recursos. Pelo menos no caso do Brasil, esta falha se dá nos políticos.

Nilson

Meu caro, se vc procurar notícias sobre a fome na África com certeza verá essa situação.

Charles Dickens

Talvez na tua casa, onde, aparentemente, têm faltado proteína e vitaminas para o teu cérebro. Só você não sabe?

Charles Dickens

Deve ser algum admirador do “capetão”.

nonato

Faltou combinar com os russos e chineses…

Ronaldo de souza gonçalves

O Tratado assinado por Fernando Henrique,agora pode ser repensado,mas dificilmente o Brasil pode desenvolver misseis com mais de 300 km,que apesar dos radares do navio não pode detectar longe outros meios poderia guiar o matador a mais de 500 km pois a turbina dele pode funcionar além dos 300km.Bosco você melhora a vida do povo é com produção e desenvolvimento,doações seja do que for só alivia,mas não resolve o problema da pobreza,isto é o problema do comunismo pois nivela todo mundo por baixo,enquanto uma elite se coloca mais aõ alto.

Bosco

Ronaldo,
Concordo plenamente. Uma boa gestão pública deve ser avaliada pela quantidade de pessoas que deixam os programas de assistência, e não pela quantidade que entra neles, como era usual às administrações anteriores.
Quanto ao alcance do míssil, o Brasil pode desenvolver e adotar mísseis de qualquer alcance. Só não “deve” vender os mísseis ou compartilhar a tecnologia deles com aqueles que não a detêm.

Sagaz

Ao meu ver, a questão é o “dividir” ao contrário do “prosperar”.

Como pode alguém achar melhor ser mantido miserável a ser estimulado a prosperar, ou seja, é melhor dividir do que multiplicar.

Helio Eduardo

A resposta é “populismo”. Programas de assistência e de cotas só são efetivos como remédio e não como cura. A partir do momento que uma sociedade reconhece que determinado grupo ou classe social precisa de uma compensação ou ajuda para superar determinada deficiência, pode implementar programas sociais e de cotas para reparar o erro, ao mesmo tempo em que corrige a fonte para não afetar novas gerações. O exemplo típico é a educação: suponha-se que uma sociedade reconheça que a educação pública básica afetou dramaticamente as chances de determinada parcela da população em ingressar da universidade. Uma solução paliativa poderia… Read more »

Nilson

Essa decisão foi correta, mísseis mais baratos para alvos mais próximos. Transpondo para o caso da MB, com as devidas proporções (ou desproporções), o ManSup seria esse míssil mais barato, cabendo aquisição de míssil mais caro para maior alcance (Exocet Block III, devido ao costume). Nas Tamandaré, por exemplo, poderia durante a construção instalar o ManSup, e depois, conforme aparecesse dinheiro, instalar o Exocet III, mas sem desinstalar o ManSup. Outro dia perguntei se haveria possibilidade de no mesmo navio utilizar os dois mísseis (integração ao sistema de combate), algum colega foi pessimista a respeito.

Helio Eduardo

Nilson, me permita.

A resposta que você obteve foi de caráter econômico (não haveria dinheiro para compra de 2 mísseis diferentes) ou técnico (os sistemas da CCT não seriam capazes de suportar dois mísseis diferentes)?

Porque, imagino eu, e guardando as mesmas proporções que você guardou, que uma Tamandaré seria um adversário mais capaz se seu oponente tivesse que se preparar para um ManSup ou um Exocet Block 3, se não no CIWS ou equivalente, ao menos nas contra medidas eletrônicas….

jagderband#44

Se, a princípio o SM2 é um missil AA, a eficiência dele contra uma belonave seria, digamos, limitada?

Dalton

Sim…seria limitado, mas, provavelmente o suficiente para deixar o navio fora de combate
mesmo que por pouco tempo, mesmo um navio relativamente grande.
.
Lembrei-me que na década de 1990 o NAe USS Saratoga atingiu acidentalmente um “destroyer” turco com 2 mísseis “Sea Sparrow”, causando incêndios e infelizmente,
mortos e feridos.

Jagderband#44

Excelente.

Hermes

Quando um navio argentino atingiu uma fragata brasileira com uma salva de 40mm por engano já fez um estrago. Um míssil AA supersônico pode destruir radares, sistemas de comunicação, contramedidas e outras coisas. Não vai afundar, mas num barco maior pode dar “soft kill”. Já um patrulha ou lancha de ataque rápida pode dar “hard kill”

Bosco

Hermes,
Sem querer ser chato, mas o termo mais adequando quando um míssil antinavio não afunda um navio mas o tira de combate , seja por ter atingindo o sistema propulsor ou o sistema de sensores/armas, é “mission kill”.

Hermes

Chato nada!

Bosco

Jagder,
Só como exemplo, a ogiva do míssil antinavio leve Sea Skua pesa 30 kg enquanto a ogiva do SM-2 pesa 75 kg.