Concepção do futuro navio-aeródromo chinês Type 002

Concepção artística do futuro navio-aeródromo chinês Type 002

Mídia estatal chinesa confirmou pela primeira vez que China está trabalhando em seu terceiro porta-aviões

  • A China tem um navio-aeródromo operacional e outro em testes no mar. O segundo navio, o primeiro desenvolvido internamente na China, deve ser comissionado no em 2019.
  • Observadores suspeitam que a “nova geração de porta-aviões” atualmente em construção pode ser um enorme passo à frente para a China, mas a mídia chinesa está mantendo silêncio sobre os detalhes.
  • Um terceiro porta-aviões chinês está em desenvolvimento em um estaleiro doméstico, revelou a mídia estatal chinesa no domingo, confirmando pela primeira vez as suspeitas de longa data.

A agência de notícias estatal Xinhua explicou que, enquanto o primeiro porta-aviões do país — o Type 001A — está passando por testes no mar, uma “nova geração” está sendo construída e está dentro do cronograma, relatou na segunda-feira.

O primeiro porta-aviões da China – o Type 001 Liaoning – é um “cruzador pesado porta-aeronaves” soviético que a China adquiriu no final da década de 1990, melhorou e reformou por mais de uma década e incorporou à Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) em 2012.

A nau-capitânia da Marinha Chinesa foi declarada pronta para combate em 2016. Desde então, navegou por Taiwan, pelos disputados Mares da China Oriental e Meridional e pelo Pacífico Ocidental.

O Liaoning, principalmente uma embarcação de treinamento já a China tenta entender melhor as operações complexas de porta-aviões, também serviu de modelo para o segundo navio-aeródromo da China.

Enquanto o Type 001A tem várias melhorias, é decididamente semelhante ao seu antecessor soviético. O navio, no entanto, apresenta um novo radar, um convés de voo ligeiramente maior e uma ilha menor. O navio também inclui várias atualizações tecnológicas.

O porta-aviões foi submetido a pelo menos dois testes no mar, possivelmente um terceiro. Observadores esperam que o navio seja comissionado em outubro de 2019 para o 70º aniversário da fundação da República Popular da China.

Há especulações entre os observadores especialistas de que o porta-aviões mais novo da China, que alguns chamam de Type 002, será uma melhora significativa em relação ao Type 001 e ao Type 001A.

Enquanto os dois primeiros utilizam sistemas de lançamento ski-jump, mas que são menos eficazes, o novo porta-aviões pode ser um navio com um convés de voo plano, para decolagem assistida por catapultas e pouso enganchado (CATOBAR – Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery), certamente algo que a China pretende alcançar.

O desenvolvimento de um porta-aviões com um sistema de lançamento CATOBAR seria um avanço significativo para a Marinha Chinesa, pois melhoraria a eficácia operacional do navio. Imagens vazadas da empresa encarregada de construir os porta-aviões da China sugerem que talvez seja para onde a China está se dirigindo.

Uma frota avançada de porta-aviões, apoiada pelos novos destróieres Type 055 e outros navios de escolta atualizados, melhoraria muito a capacidade da China de projetar força em sua vizinhança.

Liaoning
Type 001A
Type 001A

Concepção do Type 002

FONTE: Business Insider

Subscribe
Notify of
guest

106 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto F. Santana

O mais poderoso, bonito e bem pensado porta-aviões já concebido.
Resta agora como conceber a ideia de, como, afundá-lo.

horatio nelson

2 mk48

Guilherme Poggio

SSN

Victor Filipe

Você não pode presumir se ele vai ser o mais poderoso, bonito e bem pensando se você não tem dados dele. Apesar das imagens ele pode ter dimensões semelhantes a classe Queen Elizabeth. Oque faria ele ser bem menor que um Super Porta aviões Américano. Logo menos poderoso. E como é o primeiro PA chinês dessas dimensões e peso é bem otimista considerar que ele vai ser 100% bem pensado e fora de falhas.
Seu comentário não é nada além de clubismo.

Victor Filipe

É uma concepção artística, o resultado final seria diferente. e se você considera que um largo numero de copias chinesas do SU-33 que os próprios chineses não se dizem satisfeitos por causa de suas limitações com ele a representação real de poder então você esta ignorando o fato dos Super porta aviões americanos lotados com E/A-18G Growler e F-35 (no tempo em que esse navio entrar em serviço) somado a tamanho: sim nos porta aviões tamanho é documento, tamanho delimita a capacidade de aeronaves, combustível e munição que eles podem embarcar então logo o tamanho esta associado ao poder que… Read more »

Victor Filipe

Onde esta seria: Pode ser.
Não da pra garantir que ele vai ser exatamente assim

carvalho2008

Eu acho que ele não será para operar com a versão chinesa do SU-33 não….

Acho que será já para uma versão naval dos stealth J-31

Victor Filipe

Eu também, mas o Roberto falou dos Sukhois então…

Roberto F. Santana

Alô spam no P.A.
Obrigado desde já.

Ricardo Bigliazzi

Procure sobre o Gerald Ford…

Ricardo Bigliazzi

Nossa!! Já esta navegando como o Ford? Vou buscar videos e fotos do “meninão chines”. Esses Chineses sempre nos surpreendendo.

Vi também uns Porta Aviões Brasileiros na Internet, até agora não encontrei os filmes deles navegando (estou procurando), a nossa Marinha tem tres capazes de embarcar um grupo de 60 aviões de asa fixa e pelo menos 15 helicópteros, são bem lindos. Esses três porta aviões são o orgulho da nossa Marinha e de nossa industria de construção naval.E tem gente que vive dizendo que o nosso Pré-Sal esta ameaçado…

Wellington Rossi Kramer

Por que o mais bem pensado? Os americanos vêm pensando em porta-aviões desde 1920 com o Langley e melhorando-o desde então com as lições aprendidas na prática dos projetos anteriores. Como pode este projeto chinês ser o mais bem pensado?

Artur Castro

A única forma de deter os chineses é por meio da guerra comercial que o Trump está fazendo.

Ou se desacelera a economia deles (mesmo que desacelere também a do mundo) e ameaça sua estabilidade interna e crescimento militar ou eles serão uma potência não só hegemônica como agressiva em um curto espaço de tempo.

O episódio dos pescadores com bandeira chinesa de atum atacando navios brasileiros e pescando em águas exclusivas argentinas, mostrou bem isso.

Carlos Campos

A forma seria, diminuindo o governo dos EUA, gastar menos com tudo, reduzir os impostos(coisa que o Trump fez mas aumentou os gastos, mesma coisa que nada), o governo dos EUA tá massacrando o país, os EUA se tornaram tão fortes graças a liberdade da população, que vivia sua vida de modo a ganhar dinheiro para ter um ótimo padrão de vida.

ALEXANDRE

Carlos vc só pode ta zoando

Carlos Campos

não estou, é a realidade, os EUA tem que voltar ao que fez ele grande.

Br

A China é uma potência agressiva por causa de seus pescadores? Não lembro deles fazendo nada parecido com a guerra da lagosta.

Carlos Campos

vai ver a Inteligência Japonesa já sabia desses planos e que eles era concretos, aí veio F35 para os Classe Izumo, os fuzileiros navais foram recriados, espero que o Japão continue se armando.

Gustavo

Ontem 1, hoje 2, amanha 3 e no futuro pelo menos 6.
Parabéns.

Vovozao

27/11 – terça-feira, btarde, estamos vendo a expansão militar chinesa de uma maneira que nem os maiores especialistas previam. Para uma nação que comprou cascos para aprender a fazer, foi muito rápido. Agora uma pergunta: existe um pequeno porta-avioes” a venda em um país asiático, está informação tem sentido????

Aerokicker

Parece que o tailandês Chakri Naruebet pode vir a ser descomissionado no ano que vem, isso é tudo o que eu sei e é apenas especulação por enquanto.

Mas não duvido que o Brasil e o Chile se engalfinhem por ele assim como fazem por várias compras de oportunidade, ainda que nenhum dos dois use STOVL.

Gustavo

Alias, o Liaoning em breve não vai passar de um navio escola de respeito. haha

Bruno w Basillio

Se admitiram que existe , é por que já tem mais um em início de construção …

Burgos

Eles são assim mesmo !!!
Compram um material bélico no mercado paralelo (pirata), desmontam tudo (tecnologia reversa). E reconstroem da forma deles um pouco mais barata tanto no material como na mão de obra.
O famoso recorta, cópia e cola !!!

Br

Da mesma maneira que os EUA e a URSS fizeram com a tecnologia alemã.

Alessandro H.

TOUCHÉ!!!

Victor Filipe

A título da matéria poderia ser esse “China admite algo que todos já sabiam”
Ficaria bem adequado

DOUGLAS TARGINO

Os caras do jeito que vão, vão se tornar a potencia mais poderosa do mundo dentro dos 10 anos! Já estão começando a me dar MEDO! E é porque eles nem enviam navios de guerra próximo ao Brasil, imagina os países que fazem fronteira com eles?

Alessandro

Se o Brasil fosse um país sério e tivesse governantes comprometidos com a defesa do Brasil, já estaria há muito tempo fazendo o mesmo que fez a China com o nosso Porta aviões SP, fazendo melhorias e usando ele como laboratório para lançar no futuro, nossa própria classe de porta aviões nacionais mais aperfeiçoada, mas eu já me desencanei dessa ideia faz tempo, jamais iremos ver isso no Brasil.

o negócio é ao menos construir um monte de NPa pra resguardar nossa ZEE que já tá bom demais

J-20

E olha que o Varyag estava em condições muito piores que o Clemenceau, além de não ter nada de significativo para instalar. Os engenheiros chineses tinham na prática apenas um molde para fazer o Liaoning dar certo, um molde que já tinha virado ninho de mariscos.

Dalton

Não estava em piores condições…tratava-se de um navio inacabado que portanto nunca foi submetido aos rigores do mar e operações aéreas, lançado ao mar em 1988 ou seja 30 anos antes do “Clemenceau”.
.
E os chineses tinham muito mais que apenas “um molde”…estudaram NAes estrangeiros desmantelados na própria China, junto com o casco receberam todos os planos do navio e já possuindo grande experiência de construção naval se beneficiaram do mesmo ser do tipo “STOBAR”, “mais simples” não necessitando de catapultas e todos os demais sistemas periféricos.

Otto Lima

Não por acaso, a JMSDF decidiu embarcar caças F-35B nos DDH Classe Izumo e a Royal Australian Navy encomendou os LPH Classe Canberra com sky jump para essas aeronaves. Creio que a ROKN decida fazer o mesmo com os LPH Classe Dokdo.

Dodo

F35 é uma bela porcaria, melhor coisa a fazer é focar em aquisições de f18 e f16, pelo preço de um f35 se consegue 4 f16, e esses são infinitamente superiores ao f35 em dogfight. Aliás,não é tão difícil ser superior ao f35 mesmo, tá aí um exemplo de projeto que deu errado e que só vende por pressão e lobby político, tal como já falaram aqui antes, é um “fazedor de viúvas” moderno

Bardini

Mais um que não tem noção do que é um F-35 e do que ele representa para o combate naval moderno…

Tomcat4.0

Rapaz, chamar o F-35 de porcaria beira a insanidade, na boa!!!
É caro, coisa pra quem leva defesa a sério, mas o que agrega em sistemas e eletrônica em um único vetor não pode ser feito pelos teus 4 F-16 que não veriam de onde veio o míssil que os abateu.
Até o Gripen E tem beeeeem mais chances contra um F-35.
Dogfight dificilmente ocorrerá entre os caças mais modernos.

Ricardo Bigliazzi

Meu Deus… UNINSTALL o blog…

Carlos Campos

nas redflag os F35 estupr@m os outros aviões, pode vir quem quiser, Rafale, Gripen, J 31, J alguma coisa, Typhoon, F16, F2, F18, combate em dogfight quase não acontece mais, então ser bom em dogfight para um caça não é essencial, só SU 57, J20 E F22 tem chances, claro os Growler também tem.

Pedro

Discordo… Não é bem assim, existe muito mais em jogo que um redflag e mesmo nos redflag as coisas não são como descreve. O f35 é uma aeronave superior tecnologicamente a qualquer outra do género (caça) mas não é infalível nem impossible de abater. O F16 é ainda uma das aeronaves mais eficientes e bem sucedidas do mundo sendo que aquando do seu lançamento a própria estava meio que a frente do que se esperava é até mesmo do seu tempo no que toca ao quesito multi-role. Aliás o f35 é o F16 de antigamente, uma aeronave excecional e bem… Read more »

Carlos

Enquanto isso o Brasil com uma verba miserável querendo construir4 corvertas e 5 submarinos e um sem previsão de entrega desde 2016 é melhor bota o rabo entre as pernas e se apressar para se dizer neutro e Pacífico

Dodo

Oi ? Veem miserável? Sabe o quanto já foi investido no prosub e no prosuper?? Sem previsão de entrega ? Caso não saiba o 1 sub convencional será posto ao mar mês que vem

Ronaldo Valer

Seguindo o exemplo da China que estudou a engenharia do seu primeiro Porta Aviões que foi comprado de outra nação e depois modernizado, o Brasil não poderia ter seguido o exemplo e ter estudado a estrutura, concepção e engenharia do São Paulo para poder assim começar a construir seu próprio navio aeródromo?

Jagderband#44

Mas Alexandre, PA´s não são instrumentos de projeção de poder?
Queremos projetar poder? Onde?
Ok, instrumento de defesa, acredito também.

Br

Para a ZEE, a “Amazônia azul” se estende por águas internacionais, é um território REIVINDICADO pelo Brasil e sem reconhecimento internacional.

Ricardo Bigliazzi

Galante, se pelo menos os caras tivessem deixado algumas moedinhas no fundo da gaveta…

Como diria o Presid…iario: “Nunca antes na istória desse Pais nóis roubamo tanto”

Otto Lima

Em meio século, a MB desperdiçou duas oportunidades de fazer engenharia reversa de navios-aeródromos: o Minas Gerais e o São Paulo.

luiz

Os chineses vão precisar de aeronaves melhores do que as cópias do Su-33 !

MARCOV

O J-31 será utilizado nos novos porta-aviões.

Cavalo-do-Cão

É verdade que o J-20 também ?

MARCOV

Não, o J-20 é uma aeronave maior e muito pesada e não foi desenvolvida para uso nos porta-aviões chineses.
Eu creio que, para uma melhor compreensão, podemos dizer que o J-20 está sendo desenvolvido para ser a contraparte chinesa do F-22, enquanto que o J-31 está sendo desenvolvido para ser a contraparte chinesa do F-35A (USAF) e do F-35C (USN).

Fulcrum

Será a diesel?

MARCOV

Sim.
Dizem que o quarto será nuclear.
Eu já li, anteriormente, que o objetivo da PLA Navy é construir seis porta-aviões, mas não achei a matéria.
Mas o certo, por enquanto, são quatro porta-aviões.
A matéria a seguir, do site Foxtrot Alpha, é de setembro:
https://foxtrotalpha.jalopnik.com/inside-china-s-plan-to-build-the-second-biggest-aircraf-1828730033

ALDO GHISOLFI

Boa tarde!
Aos que compreendem a guerra naval, pergunto se um ataque de mísseis balísticos (!) não atingiria o PA Chinês.
Bruno w Basillio, concordo contigo. Já estão martelando o quarto NAe. Que inveja!
Acho que a vantagem imediata do PA é colocar o vetor de ataque no TO. Isso seria muito bom para nós SE, em qq confronto, tivéssemos como garantir o navio flutuando.

Blackbird

Uma vez eu li que a China já tinha tecnologia para desenvolver um um navio com propulsão nuclear e catapultas magnéticas,mas segundo os observadores não vai ser bem isso.

Filipe Prestes

É de dar inveja o crescimento bélico chinês. Enquanto por aqui lutamos para comprar quatro corvetas lá eles constroem toda uma esquadra nova. Quem o ímpeto em avançar brasileiro fosse só metade do chinês. Mas cada povo tem o país que merece

Bispo

Ok… PAs…serve para dar uma “carteirada” em nações “pobres” em defesa(tipo um PA dos EUA “passeando” na costa da Síria é bem diferente do mesmo , pensando em chegar, rs…perto da costa Russa/Chinesa).

O pessoal mais “entendido” diz que acertar um PA com misseis é uma tarefa hercúlea…

Com a atual tecnologia … será que é tão difícil .. localizar / acompanhar e claro, incapacitar…tais “monstros”???

João Adaime

Galante, um satélite poderia localizá-lo e mantê-lo sob vigilância, acompanhando sua trajetória?

Victor Filipe

Não, as orbitas dos satélites não podem ser alteradas ao seu bel prazer
primeiro porque a maioria dos satélites não tem sistema que alterem sua rota, segundo porque uma alteração brusca pode causar o choque com outro satélite que orbita na sua mesma altura (o espaço esta lotado)

Cavalo-do-Cão

Existe algum programa de satélites desenvolvido só para acompanhar porta aviões e manter sob vigilância a localização deles?

Victor Filipe

também não

Luiz Galvão

Você sabe como funciona um satélite ?!

Carlos Alberto Soares

Alessandro

O PA São Paulo “foi virado, revirado e posto pelo avesso” pelo pessoal da Engenharia da MB.

O CA LM já postou isso aqui.

Nada foi perdido.

Ricardo Bigliazzi

Sim, é só uma questão de: “Grana” Sem recursos não existem investimentos. Conhecemos e entendemos tecnicamente os mecanismos de catapultas, cabos de paragem e somos capazes de construir grandes navios. Fazer um Porta Aviões é muito complexo, mas com “grana” tudo se dá um jeito. Mas a questão é que não é apenas a “grana” para construir o “NAE”, é também um outro “caminhão de grana” para construir a frota que deve navegar com Ele (escoltas, subs, navios de apoio, etc, etc, etc). Grana para tudo isso? Esquece, roubaram tudo. Deixaram tudo torto nesse Pais. Como diria o Presid…iario: “Nunca… Read more »

Carlos Alberto Soares

Alessandro

Concordo com a construção de mais NPaOc, cada distrito naval deveria ter 3 naus da classe Amazonas e mais 3 ou 4 das Macaé.

Mais dois AHTMS por distrito..
P 95M “varrendo” a ZEE, portanto precisamos de muito mais células do Bandeirantes modernizadas para essa função.

Mas cadê o dindin ?

ODST

Não tenho inveja da China, já que para chegar onde estão, para ter essa visão de futuro, tiveram que passar por dificuldades que o Brasil jamais sonhou em passar. Só espero que [assim como a China] o dia em que algo ou alguém representar uma clara ameaça ao nosso país, seja o dia em que vamos começar a levar a sério nossa defesa e nosso futuro como nação. Tomara que não seja muito tarde quando esse dia chegar….

carcara_br

A curva de desenvolvimento chinês é exponencial, impressionante como estão atingido paridade tecnológica rapidamente. Tem alguém com medo da china ai??? Estou muitíssimo curioso pra ver qual vai ser a estratégia da propaganda americana pra convencer o resto do mundo que a china é “malvada”. Na época da Urss após décadas de disputa o inimigo era claro, os malignos comunistas. Hj ainda não se definiu uma estratégia de propaganda clara. Tem gente atirando pra todo lado, uns ressuscitam o fantasma do comunismo, outros beiram ao racismo xenófobo dizendo que são como pragas de gafanhotos, ainda não há uma direção clara,… Read more »

Wellington Rossi Kramer

…”uns ressuscitam o fantasma do comunismo”… Que eu saiba, o comunismo está muito vivo e a China é declaradamente comunista. Aliás o comunismo nunca esteve tão vivo desde o fim da URSS.

Guilherme Lins

Na verdade não tem nenhum! O liaoning é um navio pertencente a uma classe de testes da União soviética sobre aviação embarcada. O type 001 é o mesmo, so que invés de soviético é um chines baseado neste. A própria essência/proposta do porta aviões nao permite que tais embarcações nao sejam de propulsão nuclear. Esses navios existem para levar uma base aerea poderosa a qualquer lugar do globo, a propria falta de catapultas ja os tornam bastante limitados, ai some isso a logística de ter que abastecer esses navios se voce nao possui bases navais extra território. Mesmo os americanos,… Read more »

Cavalo-do-Cão

“Artur Castro 27 de novembro de 2018 at 12:40 A única forma de deter os chineses é por meio da guerra comercial que o Trump está fazendo.” Isto não surtira efeito….nada mais pode deter a China…o embate entre as potências do ocidente com as do oriente é inevitável…pois a China ira superar os eua…e eles sabem disso…eles não retrocederão….não irão parar…e os eua não permitirão que a sua hegemonia seja tomada…não permitirão que o seu poder, domínio e status quo sobre o mundo sejam tirados de suas mãos…o confronto entre estas superpotências será inevitável…assim como uma nova guerra mundial…vivenciamos um… Read more »

Adriano RA

Não creio que a intenção chinesa seja apenas projetar poder em sua vizinhança… Possuem um projeto sério de rivalizar e ultrapassar a US Navy em médio/longo prazo. O ritmo de construção de navios já ultrapassou o dos americanos e será uma questão de tempo revermos um cenário de xadrez com grandes frotas navais no Pacífico que lembrarão muito o cenário de 1941/1942.

James Marshall

Bem que o Brasil poderia futuramente adquirir o Liaoning da China e armá lo com vários Phalanx, baterias Astros e operar os F 35, né? Kkk…

Zago

Uma pergunta aos especialistas, a China vem numa crescente nos equipamentos bélicos, isso é incontestável.
Eu acompanho a trilogia há tempos, mas uma dúvida que eu tenho, como comprovar as qualidades?
Já vi diversos comentários críticando duramente e outros elogiando, mas sempre no campo da especulação.
Lógico que batalha seria o ideal para saber quem é quem nessas horas.
Os editores poderiam opinar?

Helio Eduardo

Zago se me permite o pitaco…. Os vietnãs da vida, sírias, líbias, etc, também servem para isso, para testar à vera os equipamentos. Agora, saber mesmo quem é bom e quem não é, só quando estourar a guerra.

Helio Eduardo

Cavalo-do-Cão, 27 de novembro de 2018 at 16:48 , permita-me discordar. Existem diferenças cruciais entre China e EUA, as quais, no meu entender, fragilizam a China. Os EUA produzem alimentos em quantidade que daria para sustentara sua população em caso de conflito global. Passariam, talvez, da relativa fartura atual para uma escassez controlada, mas não haveria fome. Não é esse o caso da China, que é muito dependente de importações de alimentos. No campo da energia é o mesmo! Os EUA são capazes de se sustentar energeticamente. Da mesma forma que no caso dos alimentos, haveria controle, aumento de preços,… Read more »

_RR_

Perfeito, Helio.

Apenas complementando o raciocínio… Por isso estão construindo uma frota monstruosa, construindo ilhas artificiais, pressionando onde podem e com os recursos que tem; fazendo pactos com qualquer um e por qualquer vantagem que apareça…

Estão virtualmente cercados pelo mar, e manter as rotas abertas é questão de sobrevivência. Um bloqueio bem sucedido da parte dos EUA e seria catastrófico para os chineses, que teriam que enfrentar a maior armada submarina do planeta de fronte a águas bastante restritas…

Helio Eduardo

Bem lembrado _RR_.

O desafio chinês, frente ao propósito de alcançar a hegemonia global, é dantesco, o que torna seu esforço admirável. Resta saber a que custo e o quanto efetivo este esforço é.

Por hora, enxergamos apenas quantidades. Não sou ingênuo e sei que ele muito menos, portanto há que se considerar que a qualidade já faz parte dos produtos chineses.

Leo Barreiro

Nesse contexto se o Brasil entrar na guerra não precisaria nem enviar soldados bastaria parar vender os gêneros alimentícios e minério de ferro… Tudo bem perderíamos uma boa grana, mas uma parte dos alimentos seriam enviados ao fronte e o minério de ferro vendido aos aliados…. Quero ver alguém ganhar uma guerra fazendo a população passar fome, ai as revoltas internas começariam fazer a China se desestrutura internamente…

Cavalo-do-Cão

Só pode ser potência mundial quem investe em industrialização, tecnologia, educação, toda nação que quer ser líder mundial tem que ter poder econômico e militar isso é fato histórico..!!!!…a China é o único país do mundo que chegou a um crescimento em 14% a ano…o segundo maior PIB do Mundo, o maior PIB em exportação do mundo, 20 milhões de empregos gerados por ano…a China se tornou o maior criador de milionários e bilionários do mundo, o maior crescimento militar a curto prazo do mundo ultrapassando até mesmo a Rússia…só na Marinha Chinesa em um único ano(2017) a China jogou… Read more »

Helio Eduardo

Cavalo-do-Cão 27 de novembro de 2018 at 18:24 , não sou dos que, por ideologia, criticam a China ou fazem os EUA o único e legítimo defensor da liberdade. Não há santo nesse jogo de poder, muito pelo contrário. Sobre o nosso Brasil nem vou falar, você definiu bem. Sobre a China, concordo com o que disse, mas eu ressaltei questões estratégicas relevantes. São fatos. A China é muito dependente do Ocidente, que é quem financia seu espetacular crescimento. O sucesso econômico da China – que é inegável, mas esqueça números de PIB, etc, porque lá são calculados de forma… Read more »

abrahamyamato

Parece que o monstro ja saio da jaula

Cavalo-do-Cão

Os eua e a mídia ocidental só mostram o que eles querem que vc saiba ou vc quer saber sobre a China…cada país tem bons aspectos e aspectos ruins, pobres ou ricos, sujos ou limpos, democracia ou ditadura não são apenas um critério para julgar um país…a China não é um país comunista tradicional típico como a antiga União Soviética…a China tem quase 7 vezes a população do Brasil….como administrar esse imenso país e evitar que seja caótico é um grande desafio para qualquer governo neste planeta…

Ricardo Bigliazzi

Gosto da questão da familia reembolsar o custo da bala para acabar com os bandidos e corruptos chineses, se fosse aqui no Brasil o nosso “deficit publico” seria zerado.

Lucas

A China utiliza a frota pesqueira como uma milícia, inclusive com treinamento militar. A Marinha Do Brasil deve mostrar urgentemente presença na área de pesca em questão. O artigo abaixo exemplifica esta situação:
https://www.thetrumpet.com/16819-chinas-fishing-fleets-are-fighting-a-shadowy-war-to-expand-the-country

Ricardo Bigliazzi

Esse é o unico caminho a seguir se os Chineses quiserem ir com a sua Marinha para “águas azuis”.

Hoje as centenas de navios sem cobertura aérea não passam de alvos…

Carlos Campos

Acredito que o Brasil devia desenvolver um drone armado Stealth para patrulhar o Oceano e a Terra num projeto para as 3 forças. vigiar do alto e no ar me parece mais barato que construir um monte de navios.

Marinho Japao

o Japão ja possui dois porta helicópteros, agora vai fabricar um porta aivões o primeiro após a segunda guerra mundial

Augusto L

A estratégia que eu vejo na China é ser ofensivamente superior às forças americanas e aliadas no Pacífico e não contra os EUA como um todo.
A China se apóia numa visão de que numa guerra das 2 maiores economias, a pressão vai ser grande para um cessar fogo, pois o mundo ficará com medo da guerra quebrar o sistema capitalista global, ou seja, quem alcançar ganhos no curto prazo vai se sair melhor.
Uma China 3-4 porta aviões baseados somente no Pacífico terá uma força superior a 7° frota

Luiz Galvão

Infantil a sua conclusão de que “Uma China 3-4 porta aviões baseados somente no Pacífico terá uma força superior a 7° frota”.

Nenhuma “Frota” americana possui componente fixo. A sua composição é variável e de acordo com o grau da ameaça a ser enfrentada.

Dalton

A Sétima Frota é reforçada pela Terceira Frota …os navios baseados no Japão não dão conta do recado e são constantemente reforçados por navios baseados na costa oeste, inclusive NAes. . Tome como exemplo a recente patrulha inaugural do USS Wasp operando com o F-35B, 2 “Arleigh Burkes” foram despachados da costa oeste, San Diego, para operar com ele e o USS Wasp e demais LHDs/LHAs, poderão se necessário, ao invés de um destacamento de 6 F-35B operar o esquadrão completo de 16 aeronaves, ou 20, de dois esquadrões diferentes. . Não estou jogando “super trunfo” nem querendo prever qual… Read more »

Helio Eduardo

Essa sua linha de raciocínio é bastante interessante! Não me havia ocorrido esta hipótese!

Helio Eduardo

Prezados, me referi inicialmente ao comentário do Augusto L 28 de novembro de 2018 at 10:27 , mas estendo-os ao Dalton.

Marcelo Andrade

Bom, acho que ninguém aqui tem dúvida que a China será a segunda potência naval mundial em 10 anos! Com a US Navy bem a frente, mas deixando o resto no chinelo.

Dalton

Marcelo…
.
a China já é considerada a segunda potência naval hoje…os russos ainda possuem um número maior de submarinos de propulsão nuclear, mas, perdem em todas as demais categorias, como submarinos “convencionais”, combatentes de superfície, navios anfíbios…sendo que está em construção um de tamanho similar aos “LHDs/LHAs da US Navy e agora NAes também com um em serviço, por mais limitado que seja, um derivado melhorado e um terceiro, motivo da notícia, que já terá sido lançado ao mar enquanto o único russo ainda estará passando por modernização que estima-se será concluída em 2022…se não houver atrasos.

Augusto L

A 3° frota geralmente não fica com um porta aviões. Há um fixo na sétima, e outros 2 em patrulhamento ou no OM ou no Atlântico/Mediterrâneo, antes era 2 PA’s no OM. Pronta sobram 7 PA’s não fazendo nada, 3 geralmente estão em reformas que não podem parar ou em reabastecimento do reator, sobram 5 com diferentes níveis de manutenção para serem levados para a batalha, geralmente é 2 até 2-3 meses e o resto só com 90 dias. Portanto se a China tiver um frota de 3-4 PA’s que não fiquem se desgastando mundo afora, sempre terá no início… Read more »

Dalton

Augusto… . o USS John Stennis recentemente encontrou-se com o USS Ronald Reagan portanto reforçando a VII Frota…no momento ele encontra-se em Singapura e o USS Carl Vinson está sendo mantido em San Diego na chamada fase de sustentação onde ele pode ser mobilizado rapidamente se for necessário e recentemente ele treinou com o USS John Stennis quando este estava a caminho ,na III Frota, então, não entendo o que você quer dizer com a III Frota ficar sem NAe ? . Ano que vem o “John Stennis” será substituído pelo USS Abraham Lincoln, o último a ser modernizado e… Read more »

Augusto L

Delfim. A US Navy so tem 3 PA’s operando no mundo, as vezes tem 4, mas sempre um está voltando pra casa, ou as vezes tem só 2 quando não consegue manter 3 operando. Então problema é que eles só estão ali de passagem, na maioria das vezes em outros lugares, e estar em sustentação não é estar para pronto emprego. Na maioria das vezes e do tempo não estão na Ásia, apesar de terem aumentado o número de vezes que “treinam” por lá nas missões de patrulha. Ou seja a Us Navy tem 3 PA’s “operacionais”, 2 para serem… Read more »

Dalton

É Dalton na verdade Augusto e sei que não irei convence-lo do contrário…mas…como mais algumas pessoas possam estar interessadas na nossa discussão, continuemos… . Faz parte da doutrina da US Navy manter 2 NAes na fase de sustentação…de preferência um no Atlântico e outro no Pacífico , quando a munição a bordo não é desembarcada ou cedida a outro NAe e os navios do grupo e aeronaves permanecem de prontidão até que se passe para a fase de manutenção…o USS Carl Vinson está nessa fase no momento e treinou mês passado na área da III Frota com o USS John… Read more »

Augusto L

Nem percebi que escrevi Delfim.
Kkk

Augusto L

Dalton, o que você me falou só exemplificou no que eu disse kkkk
A marinha chinesa tem uma estratégia de ter uma superiodade no Pacífico, imediata.
Como eu disse são 3 operando e mais 5 que podem ser mobilizados em estado diferentes de tempo.
Você disse que 2 estão em sustentação, eu disse que 2 podem ser enviados entre 2 à 3 semanas, eu não vejo nenhuma contradição.
Além do mais pelo que parece o Nimitz vai se aposentar quando o Gerald Ford entrar em operação.

Dalton

Augusto… . não discordo que a China queira uma “superioridade imediata” o que discordo é que não serão 3 NAes que estejam “disponíveis” incluindo talvez entre esses 3, o “Liaoning” e/ou a cópia melhorada dele o “CV 17”, que irão “varrer o Pacífico” tão repentinamente que os EUA nada poderão fazer porque seus NAes estão distantes. . O que discordamos de fato foi quando você escreveu que a III Frota não tem NAes, e eu tentei mostrar, sem sucesso, que o USS Carl Vinson atualmente está “ativo” com ela na chamada “fase de sustentação” e sua última missão de longo… Read more »

Augusto L

Mas eu não disse que operam só no OM, disse que geralmente a maior parte do tempo operam por lá, ainda disse que o número de missões diminuiu.
Acho que não estamos interpretando um ao outro de forma certa.

Dalton

Ou talvez eu não esteja sendo claro…tentarei novamente…veja o que você escreveu que está entre aspas… “A 3° frota geralmente não fica com um porta aviões.” . O USS Carl Vinson é um exemplo; sempre há um na fase de sustentação…que é diferente de estar em manutenção; “Há um fixo na sétima, e outros 2 em patrulhamento ou no OM ou no Atlântico/Mediterrâneo, antes era 2 PA’s no OM.” . Quando o “fixo” está indisponível envia-se um apenas ao Pacífico Ocidental ou outro que a caminho do “OM” passará um tempo no Pacífico Ocidental; . “…sobram 7 PA’s não fazendo… Read more »

Claudio Moretti

O mais vergonhoso dessa p… toda desse mimimimimi e essa b… de Brasil a nossa república tupiniquim não ter um porta aviões decente para demonstrar um poder naval de fato em nossas águas além mar que são imensas e desprotegidas e realmente vergonhoso!!!!!