A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Comunicação Social, participa que o navio do vídeo (acima) é o Aviso de Instrução Guarda Marinha Brito, sediado no Rio de Janeiro.

Durante estágio de mar de militares, foi constatado comportamento completamente incompatível com as tradições da Marinha.

Assim, para ampliar a apuração do ocorrido, foi instaurado procedimento administrativo; cuja conclusão, certamente, conterá as propostas pertinentes as necessárias correções no inaceitável comportamento.

Atenciosamente

Centro de Comunicação Social da Marinha

NOTA DO PODER NAVAL: No vídeo divulgado em redes sociais o Aviso de Instrução Guarda Marinha Brito aparece com a bandeira de faina içada e a bandeira ROMEO sendo recolhida, indicando que o navio tinha acabado de realizar uma faina com o outro Aviso de Instrução de onde o vídeo foi feito.

É uma tradição na Marinha do Brasil tocar música e a exibir mascotes durante e após a realização de fainas em seus navios.

Tradições militares não podem se tornar reféns da intolerância e má-fé das mídias sociais. E nem a Marinha.

Em outras Marinhas, por exemplo, existem brincadeiras que poderiam ser consideradas politicamente incorretas, como a da foto abaixo, em um navio da Marinha Holandesa.

Subscribe
Notify of
guest

110 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

E o nome dela é Jenifer…

Renato Carvalho

Ahhh essas holandesas. ..

Tomcat4.0

Viva a Holanda!!!rs

Renan Lima Rodrigues

Começou esse câncer. Kkkk

Renato

A música foi mal escolhida. É só.

ROBINSON CASAL
Jorge F

Fizeram M. Perda do comando do navio e punição aos envolvidos. Só isso.

Guilherme Poggio

Pelo jeito teremos que acabar com todas as tradições navais de nossa Marinha para atenderemos ao “politicamente correto”.

Tomcat4.0

Essa geração mimimi ta osso duro mesmo Poggio!!!

Callia

Sim , não poderá mais haver Rito de Passagem do Equador para não afetar psicologicamente o trópico de Capricórnio .

Guilherme Poggio

E o Trópico de Câncer terá o seu nome modificado para “Outubro Rosa” como forma de conscientizar as mulheres da importância do auto-exame.

Guizmo

kkkkkkkk

Tomcat4.0

Hauhauhauhauhau!!!Boa!!

Phacsantos

Os trópicos devem ser livres pra se quiserem, usar Rosa ou Azul, kkkk

Roberto da Silva Rocha

Ou outubro azul neh

André

Poggi,
Concordo! E o pior é ler essa nota oficial da MB!
Para tudo há um limite, até para o politicamente correto…

m.marinho

concordo a nota na MB foi o pior

Luiz Everardo Muezerie

Como faço para me alistar na marinha holandesa, sou neto de holandeses.. KKkkkk

Jose Fco.

Sou candidato para faina na Marinha Holandesa

Renan Lima Rodrigues

Mundo está virado se cabeça pra baixo, politicamente correto só ferra cada vez mais tudo que tem pela frente. Se a JMSDF coloca o crisântemo na proa dos navios já começa o mimimi que o imperialismo voltou, a China já encheu o saco com a bandeira Rising Sun,dane-se os chineses.

Agora o mimimi é contra alguma cultura da MB,estamos na m…

Samuca

Se conhecesse a objeção que os chineses fazem a bandeira do sol nascente, tu poderias dar uma opinião abalizada, como não tens, certamebte substitui por simpatia ideológica, o que é lamentável, porque claro que a nação chinesa não vai perder o sono pelo que um cidadão lat(r)ino comentou, a despeito de indiretamente mostrar desprezo pelos milhões de civis mortos que o exército nipônico deixou em terras chinesas. Por isso, numa analogia bastante aceitável, o símbolo do sol nascente tremulado pelo Japão equivale para os chineses (independente de serem do continente ou de Taiwan) à imagem da suástica para o povo… Read more »

Renan Lima Rodrigues

Tradição é tradição! A Rising Sun sempre será hasteada, e espero que a MB faça o mesmo, ignore o mimimi

Henrique de Mello Magalhães Gran

O atual CMT AE IBJ tem cara de poucos amigos vai puni-los.A MB sentirá saudades do CMT que saiu AE EBLF,um segundo Alte Alexandrino pelo que fez em tão pouco tempo.!!!

Carlos

Concordo que haja sobra(cadeia) do + antigo ao mais moderno que tenha se apresentado com esse “tipo de dancinha”. O atual CMT AE IBJ “VCD” foi meu chefe e não gosta desse tio de comportamento, não condizente com a ética militar. Nunca vi, durante meus muitos anos embarcados em belonaves da MB, dancinha desse tipo. Música de término de faina é uma coisa e dancinha é outra completamente diferente. Nunca presenciei nas fainas realizadas nos “bicos finos” – D – classes allen sumner, fletcher, e Gearing, nem nas F NITEROI esse tipo de comportamento. Isto é uma vergonha!!!

SmokingSnake ?

Achei estranho quando vi isso na primeira página do g1 da globo, agora vão fazer de tudo para sabotar o país.

Delfim

Se fosse isso aqui vá lá… embora particularmente ache maravilhoso.

https://youtu.be/NWSKGjXzyew

Walfrido Strobel

No Japão alguns estranharam o conjunto de adolecentes JKT48 de Jakarta-Indonésia ter sido convidado a passar um dia no navio Japan Maritime Self-Defense Force destroyer JS Yuudachi (DD-103), um Murasame class destroyer de 1999.
Mas o JKT48 faz muito sucesso no Japão, é a versão indonésia do AKB48 do japonês e apesar da Indonésia ter sido ocupada pelo Japão na II Guerra não existem as mágoas como na Coreia ou China, as relações são boas.
Aqui se um conjunto estrangeiro fosse convidado a passar um dia em nossos navios a imprensa falaria mal.
. https://m.youtube.com/watch?v=X8L-VDQEL9M

Renan Lima Rodrigues

No caso Vietnã, Indonésia que foi praticamente o lar do encouraçado Yamatoe de toda força da IJN, Tailândia e Filipinas, não demonstram um totalmente negativo contra o Japão. China, Formosa e Coréia são muito mimizentas, todo mundo sofreu e até hoje ficam de beicinho reclamando da vida, pior que é sempre no dia do meu aniversário (15/08) que pega essa porcaria de V-J Day. Tem gente que vai discordar comigo, mas o país que mais sofreu e foi injustiçado foi o Japão no fim da SGM, nem estou me referindo as bombas, e sim a preservação do Nagato,Ushio, Sakawa e… Read more »

Thiago

É verdade também os nazistas alemães foram muito injustiçados pelo politicamente correto e a cultura ocidental filo-sionista . É foda destruíram uma das mais desenvolvidase disciplinadas sociedades da Europa… Ironic mode off
É cada babaquice .

Renan Lima Rodrigues

Se o povo mal sabe que a Polônia estava envolvida no bolo, matando civis alemães no pré guerra, e que Hitler interviu mas a Inglaterra resolveu ajudar a Polônia, que dirá saber dos acontecimentos absurdos contra os nazistas, de que o Soemu Toyoda, Yamamoto estava se opondo ao conflito armado contra os EUA, que Osami Nagano foi acusado de crimes de guerra sendo que era inocente, e por aí vai uma negócios que só quem busca entendimento deve saber … Ninguém fala disso meu caro! O que atrai o povo é a balela de aliados, não sou antiamericano, mas é… Read more »

Fernando Vieira
Guilherme Poggio

Conforme escrevemos na nota, o vídeo mostra a bandeira “Romeo” atopetada no mastro do Aviso de Instrução Guarda Marinha Brito.

Geralmente a bandeira Romeo é atopetada no “navio controlador” durante uma faina de transferência no mar. A bandeira Romeo também tem outras funções nas fainas. No entanto ela estava sendo preparada para ser arriada. E esse evento ocorre no meio do vídeo. Mais um indicativo de que a faina já havia se encerrado. No vídeo a bandeira Romeo está parcialmente encoberta pela bandeira do navio.

Abaixo exemplo da bandeira Romeo

farragut

bravo zulu p/ nota do poder naval!

TeoB

Bem, teve um tempo onde o depois de esfolar o joelho na rua, o mertiolate ardia, negão era apelido e o padre dava discurso no 7 de setembro… agora nessa geração do ´´politicamente correto´´criança não pode brincar na rua, negão é preconceito, e crucifixo no rabo é arte… há, e uma tradição da marinha é feio…
tá certo que a musica é de mau gosto, mas é bucha.
Se alguém tiver uma máquina do tempo, compro uma passagem só de ida! uns 30 anos para atras já tava bom!

RAMIRO DE OLIVEIRA MACHADO

Esse pessoal do Centro de Comunicaçao Social da Marinha nunca serviu num batateiro!!!

Walfrido Strobel

A Guarda Costeira do Japão surprendeu os visitantes de um navio seu ao encostar um barco de patrulha com marinheiros de saia dançando a música do AKB48. A criançada adorou.
. https://m.youtube.com/watch?v=qov1x99O1RA

Burgos

Srs. Boa tarde a todos !!!
Servi muitos anos embarcados (Esquadra).
Desconheço esse tipo de postura Após uma faina de aproximação, light line ou etc.
Me desculpem,mas após a faina a posição correta é descansar com as mãos segurando o colete e uma das pernas ligeiramente à frente para compensar o balanço do navio !!!
Sempre foi assim !!!

Flavio Marinha

Para de show ??‍♂️??⚓

Lima

Sai daí Burgos, servi com vc no CT MARIZ E BARROS, vc era um chaleira puxa saco.

Burgos

Não se trata disso !!!
Trata-se de comportamento condizente a postura de um Militar !!!
Vc agora me diga ?!
Vc acha essa atitude, condizente de um militar ?!
Eu não considero !!!
Mais errado ainda quem posta isso nas redes sociais ainda mais sem autorização do Comando do Navio !!!

Patrick

Quanta a resposta acima, realmente quem postou deveria tomar 30 dias de rigorosa convertida em impedimento para largar de ser idiota. Fainas são perigosas, acontecem acidentes além de ser algo que interessa apenas ao meio militar não aos paisanos.

Patrick

Sinto muito Tradição Militar, ficar em posição de descansar, com certeza você é um dos que está querendo pintar as belonaves de Rosa para homenagear o mês das mulheres. Nunca confunda compostura militar com tradição militar, chega a ser ridículo seu comentário, na real um verdadeiro puxa saco de oficial.

Burgos

Então tá bom Patrick !!!
Abra a porta da sala do seu chefe ou Comte de sua OM e vai lá fazer dancinha pra ele o que ele vai dizer e fazer pra vc !!! Blz ?! Kkkkkkkkkkkkkk

Thor

Bandeira de faina, música e mascote são tradicionais. A dancinha não…

Navegante

Concordo, acho que tem de se manter um certo controle, se não, talvez em um futuro teremos funk e uma “dancinha” muito pior que essa, isso é que acaba com uma tradição

Guilherme Poggio

A “performance” do mascote é muito comum sim e tradicional. Basta embarcar em qualquer navio da MB e você verá.

Thor

Eu não falei que a performance do mascite não é tradicional. Eu falei que a dancinha dos tripulantes não é comum nem normal. Is tripulantes inclusive na hora do desengajamento ao final da faina, é tocado sinal de sentido e em continência nos conveses, e os navios cumprem honras de passagem. Sem dancinha da tripulação.
E sim, tenho muuuuitos dias de mar…

Sincero

Deixem o pessoal curtir a vida, daqui a pouco vão defender a volta da chibata como castigo na Marinha.

João Bosco

Gostei das holandesas……Mas , piadas a parte, essas coisas não pegam bem em nenhuma força militar, parece que fazem chacota.

Fernandes caldeira

Parabéns marinha pela linda resposta dada para mídia.

EdReis

Leva esses fedorentos da mídia para um passeio de preferência um mar 7, uns exercícios de uno alfa certa,uno alfa alfa, fainas de mantimentos e é claro a de munição e se estiverem meio entendidos bota para bater ferrugem mas não esqueça a baldiação ,serve também a raspagem do casco no dique atarefado a cachaça.e muita farofa do maquinista

Silva

E também o baile da cera de 00 horas as 0400

Fabio Araujo

Não ofenderam ninguém, foi só um momento de descontração! Esquece isso, se tivessem feito algo de grave aí sim deveria ter uma punição!

Ricardo Bigliazzi

Justo a foto do navio holandes o recurso do “zoom” esta desativado…

Caio

Se os militares dos anos 60 tivessem idéia do monstro hipócrita chamado Globo que eles estavam criando, creio que não teriam lhe dado todo o poder que deram.

Guacamole

TETAS HOLANDESAS!!!!

Gisele Margot Castilhos

Que gente chata, viu?! Qual o problema?! Tem gente que não gosta de ser e não quer que outros sejam felizes, afff! Povo do mimimi!?

Pedro nine-nine

Ahahaha, a foto dos holandeses kkkkk. Até o goalkeeper tem peitos ^^ ?.

Ricardo Bigliazzi

Ops… veja a foto novamente, não são peitos… são bolas! Isso mesmo. Veja o que recobre a boca do cano do GoalKeeper… parece a cabeça… para por aqui para não censurarem o post.

Esses holandeses são impagáveis.

Minuteman

Tudo hoje, mesmo que não perceba, passa pela patrulha do politicamente correto, e não podemos nem nos defender, pois não sabemos quem são, ou de onde vem. Em tempo: belas marinheiras italianas, a julgar pela escrita da faixa.

Guilherme Poggio

Minuteman

Foi uma faina da OTAN de um navio holandês com uma fragata italiana.

Pedro nine-nine

It’s a penis ?

Alezera

Eu acho muito frescura da nossa marinha esse tipo de coisa, os caras estão no mar, um tempão, seguindo um treinamento rigoroso, e ai os caras pegam um dia para descontrair , e a Marinha me solta uma nota dessa!
É demais , se algum dos amigos tiver contato com os comandantes ou se algum deles ler o blog, é de bom tom até para os nossos jovens que querem um dia fazer parte das nossas forças armadas saber que a nossa Marinha é mais do que isso…
E viva a Jenifer !

Foxtrot

A hipocrisia da Marinha é incrível, mas o que esperar da força que dá as costas aos seus militares?

Da Costa

Sempre preferi a Marinha holandesa

Carlos Campos

Tragam a chibata de volta

Leandro Costa

Eu li a matéria, realmente não sabia sobre o video, e quando finalmente fui assistir eu já imaginava as piores bizarrices do Mundo. Mas sinceramente não vi nada demais. Não estavam sob condições de navegacão perigosa, não havia nada que pudesse por em risco a segurança da embarcação… então… sinceramente não entendi. Espero que a MB não faça nada a não ser alertar sobre a postagem dessas coisas nas mídias sociais.

Guilherme Poggio

Eu acho que seria muito melhor ensinar e esclarecer o público sobre as tradições navais. Mas se nem os nossos jornalistas que são formadores de opinião sabem disso aí fica muito difícil.

Carlos Roberto

Já participei de várias fainas a bordo da MB e no final havia aquele momento de descontração. Pelo que vi não houve falta de respeito em nenhum momento. São jovens que devem ser orientados.

colombelli

deixa a galera se divertir um pouco. não fere a capacidade deles e nem a imagem da Marinha.

Rene Dos Reis

In The Navy

F.alves

Não foram os marinheiros, esse navio é um aviso de instrução da Escola Naval e a maioria são Guarda Marinha e devem dar o exemplo. O navio é comandado porum Capitão Tenente, que deveria de preserva as tradições navais. Na carga leve ,se brinca sim mais com troca de presente ,de mensagens ,passagens de homens de um navio para o outro , toque de musica tradicional da MB e o desfralda da bandeira de faina de cada navio o que se ver é uma baderna a bordo que é uma vergonha para nossa corporação, esperamos uma punição em quem autorizou… Read more »

CARLOS BONASSER

PERFEITO…ESSE TIPO DE BRINCADEIRA É SIM NORMAL E AINDA TEMOS AQUELA DE QUANDO UM NAVIO PASSA PELA LINHA DO EQUADOR…ONDE HA UM CERIMONIAL DE BATISMO PARA AQUELES QUE AINDA NÃO FIZERAM ESSA TRAVESSIA, TUDO MUITO NORMAL E A MARINHA TINHA QUE SER MACHA DE CULHÕES ROXOS E FALAR ABERTAMENTE SOBRE AS TRADIÇÕES NAVAIS…ISSO É GENTE COM RABO PRESO QUE VIVE ETERNAMENTE COM MEDO DE INQUÉRITOS E AFINS…FALTA DE LIDERANÇA DO CARA DE COMUNICAÇÕES DA MARINHA…FROUXO…

Cangaceiro

Soldados/Marinheiros são humanos. Olhem a quantidade de ocorrência semelhantes no US Army, ou na IDF, amplamente divulgados no Youtube, pra ver que é algo que as vezes ocorrer.
Se descumpriu regulamento, que venha a advertência ou punição.

Mas isso sinceramente não é (ou não deveria ser) uma ocorrência pra acabar com a carreira militar de ninguém, ou que mereça linchamento nas redes sociais.

Realmente o politicamente correto em excesso, e o linchamento virtual é desgastante.

Audax

Pessoal não vejo nada de grave no ocorrido. O mais grave é o mau gosto da música. Mas isso é o de menos. O problema é o momento político que faz esse evento tomar a dimensão que tomou. Uma tentativa de desmoralizar os militares já que o governo tenta passar uma imagem de austeridade e postura que nem ele mesmo tem. Torço muito para que esse governo tenha sucesso mas não são os salvadores da pátria nem os militares são os baluartes da “moral e bons costumes”. Eles são o extrato da sociedade brasileira, nada mais. Quando aparece um fato… Read more »

Navegante

Off topic

Gente e esse papo dos EUA oferecem várias Oliver Hazard Perry para o Brasil (FMS)?

Guilherme Poggio

Navegante, tem matéria exclusiva sobre isso aqui no PN. Solicito que faça os comentários lá, por favor.

https://www.naval.com.br/blog/2019/01/21/eua-oferecem-ao-brasil-fragatas-ohp-entre-outros-equipamentos/

Daglian

Não consegui entender o que de tão “inaceitável” eles fizeram. Sinceramente, se militares em serviço nunca puderem sequer dançar, irão explodir por stress.

A MB está completamente errada nesta situação. Em vez de ceder ao “mimimi”, deveria defender seus militares. Atitude patética de uma instituição que deveria estar preparada para conflitos bélicos, mas que não suporta sequer um conflito intelectual contra a turma da lacração. Sinal dos tempos.

MARCOS VINICIUS CORREA SATYRO

Um momento de descontração. Nada demais.

Mazzeo

Vão içar geral, como disse um campanha, vai faltar mastro !
Hipocrisia pura, não tem nada que denigra a Gloriosa ai, apenas desocontração depois de uma faina.
E a nota do CCSM é a cereja do bolo nessa história toda, na duvida vamos punir, pq é mais fácil que explicar.
Lamentável.

Rodrigo

BZ pro poder naval! É uma tradição da Marinha e ela tem sim, que sustentar esse fogo e não se render a esse mimimi que ninguém aguenta mais!
Fala tanto em tradição e na hora de se impor, não o faz!

Alexandre Esteves

Como diria uma antiga canção: “O Brazil não conhece o Brasil…”

Joaquim Silveira

Desnecessário, simples assim.

Carlos Felipe

Cada navio tem sua bandeira de faina, sua música, que pode ser alterada pelo comandante do navio e é um raro momento de descontração após uma faina de transferência, que envolve perigo real. Realmente, foi tomada proporções alem daquilo que merecia.

FRANCISCO ELENILDO DE SOUSA

No tempo do bico fino, batateiro, até a Marinha do bode que era mais a pampa, não existia essa vergonha de marujo da geração Coca-Cola. A Marinha deixou de ser a verdadeira briosa no ano de 85, daí pra cá, virou farinha.

Valderio lima

Tem que içar alguem, se nao a marinha nao dorme bem kkkk

Luciano

Falso moralismo desses hipócritas.
No próprio YouTube existe uma playlist só com danças e brincadeiras de verdadeiras marinhas de guerra. Chama-se the best off militarY Lopes dub

Velho Marinheiro

Será? Será que um dia teremos uma marinha de guerra? Será que um dia teremos um submarino nuclear? Será que um dia, ao invés de ficarmos criticando e taxando com falsos moralismos, aqueles nossos amigos guerreiros que estavam comemorando por estarem no término de uma faina árdua, que é para poucos. Será que um dia estaremos realmente em guerra, e nossos pais chorando a perda de um ente querido? Será que isso será necessário para valorizar uma simples brincadeira, onde uma dança demonstra a felicidade de estarmos onde estamos. Mesmo sem valor para a sociedade. Será necessário mortes para unir-mos?… Read more »

Joaquim Jose da Silva Sauro

Aeh eu fico sendo zuado pelo paisano pelo simples fato que a MB não consegue explicar a Globolixo que a manifestação de alegria dura menos de um minuto e ocorre quando a faina é finalizada com sucesso, do contrário nem a música e nem a manifestação estaria acontecendo mas poderia estar trazendo um militar ferido ou morto para seus familiares … Depois querem cobrar entusiasmo dos seus liderados… e nos fazendo preencher pesquisas de satisfação pessoal apenas para agradar seu ego pq 99% das respostas sao mentirosas, ninguém é idiota pra falar mal e depois sofrer represalias… pq apenas nao… Read more »

JOAO CARNEIRO PAIANI

O setor militar tem normas e deve ser obedecido, senão perde os princípios da ordem e disciplina. Pensem nisso!

Luis

Acho engraçado que depois vem essa mídia dizendo que os militares tem privilégios! Tá ai um exemplo do privilégio….. Aí começa o discurso: eles tem que se igualar aos civis, ganham além da média, tem que entrar na reforma da previdência! Seja bem vindo ao pais das contradições…

Costa Junior

Viva a Marinha !

Manuel

A diferença é q mas marinhas q foram mostradas aqui, como exemplos, se “o bicho pegar” elas têm capacidade de resposta. A nossa deixa roubar até pescadores na Bahia de Guanabara. Nossas F.A. só servem para engordar militares e aposenta-los integralmente com 49 anos, enquanto nós temos q trabalhar para “manter isso”.

Harri Wolpert

Onde me inscrevo pra marinha holandesa? ????