Helicópteros no convoo do PHM Atlântico (clique nas imagens do post para ampliar)

A ASPIRANTEX 2019 chega ao fim, após 20 dias de Operação. Os navios suspenderam do Rio de Janeiro, no dia 11 de janeiro, em direção ao Porto de Montevidéu, no Uruguai. Com cerca de dois mil militares, o Grupo- Tarefa (GT) foi composto por cinco navios e quatro aeronaves da Marinha do Brasil.

Nas duas primeiras semanas, foram realizados exercícios de Desatracação, Postos de Abandono, Controle de Avarias, Tiro Sobre Killer Tomato, Manobras Táticas, Leap Frog e Light Line, diurno e noturno, Ação de Visita e Inspeção, Navegação Astronômica, Operações Aéreas e Fast Rope. Além dos exercícios operativos, os 319 Aspirantes que participaram da missão, acompanharam palestras proferidas pelos Comandantes dos navios, pelo Comandante da 2º Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Cozzolino, e pelo Comandante em Chefe da Esquadra, Almirante de Esquadra Alipio Jorge.

Na terceira e última semana, os Aspirantes do 2º ano escolheram os corpos que seguirão na carreira. Do corpo da Armada, serão 117 Aspirantes; do corpo de Fuzileiros Navais, serão 30; e 28 do corpo de Intendentes (11 do sexo feminino). Durante a atracação no porto de Rio Grande-RS, o Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico” e o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” receberam mais de sete mil pessoas a bordo, durante a visitação pública. Já a Fragata “Independência”, enquanto esteve atracada no porto de Paranaguá-PR, recebeu a bordo quase três mil visitantes.

Ao longo desse período, até a atracação no Rio de Janeiro, no dia 31, os navios participaram de atividades como Leap Frog e Light Line noturno, Postos de Combate, FLYEX, em que foram simuladas situações de emergência com aeronaves, Trânsito Sob Ameaça Aérea, Tiro Antiaéreo Sobre Granada Iluminativa, e Ação de Presença na Bacia de Santos. Durante a pernada, os Aspirantes guarneceram as diversas estações do navio, e de conheceram as diferentes plataformas e navios de apoio envolvidos na exploração de petróleo na Bacia de Santos.

A Operação ASPIRANTEX 2019 concluiu a primeira etapa de adestramento dos navios da Esquadra no ano, familiarizando ainda os Aspirantes da Escola Naval com a vida no mar.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Coimbra

Se focar apenas nas fotos do exercício, pode até enganar alguém e se passar por uma bela força militar… é uma pena que praticamente tudo o que possuímos de força cabe em algumas fotos! Bons tempos estão por vir eu espero!!!

Dodo

Belas fotos ! Só achei meio pouco divulgado pela imprensa uruguaia o fato dos navios terem visitado o país.

João Adaime

Excelentes fotos. Nos enche de orgulho.

Minuteman

Mesmo com tantos problemas, a nossa Marinha faz o que pode. Que belas fotos. Parabéns.

CB Vicente

nosso Atlântico a140 orgulho da MB em ação no exercício, parabéns MB??

Nilson

Vendo as fotos do Atlântico, lembrei-me: haverá previsão para o primeiro lançamento e utilização do seu pontoon??

César

Belas Photos… Uma pena que os meios que temos, além de ser muito básico também estão praticamente desarmados, é preciso de muito empenho das autoridades competentes para urgentemente adquirimos, meios mais eficientes mais modernos que realmente impunha respeito. É uma vergonha uma licitação de 4 navios se arrastar tanto tempo, navios que pela burocracia quando chegarem já vão estar obsoletos, também é preciso ficar atento aos concorrentes que estão disputando está licitação, ambos atender os anceios da Marinha no entanto ambos vão barganhar algo mais, também temos uma baita oferta do pacote italiano, as Fremm são muito caras porém de… Read more »

Matheus Silva

As aspirantex ocorre todo ano?

Roosevelt Silva Gomes

Mas as Niterói são muito lindas ainda.

Wellington Góes

Quando a força começa a perder sua própria identidade…….. GRUMEC com camuflagem multicam….. Putz!!!
Só faltou colocar MARINES.

Farroupilha

O PHM Atlântico sem os Phalanx parece desdentado. Lembra até uma embarcação civil.

Só mais uma coisinha…
PÔ! Não tinha um drone a bordo para fotos aéreas da operação Aspirantex 9999 para divulgação ao povo?
Mas para quê drones se tinha helicópteros no Porta Helicópteros.
Uéh!! Tinham helicópteros, mas então não podeira a tal oficialidade do departamento de imprensa ter feito inúmeras lindas fotos para divulgação popular, melhor ainda, um maravilhoso vídeo?

Quanto mais o povo ver nossas FFAA em ação, mais as valoriza-rá. Já ao contrário…

Farroupilha

Tem fotos boas, claro, mas poderiam ser mais e melhores, esta é minha opinião.

Leandro Costa

Wellington, os GRUMEC usam a camuflagem que eles quiserem escolher, que for mais adequada para o cenário que irão encontrar. Eles tem a latitude de escolher os melhores equipamentos que podem ter, então não vejo problema nenhum nisso. Até porque, salvo engano, hoje em dia existem fabricantes nacionais colocando diversos tipos de camuflagem no mercado, e o pessoal que mais faz aquisição dessas camuflagens são simples jogadores de airsoft, re-enactors e por aí vai.

Peter nine-nine

É verdade Leandro, por mais, unidades diga se especializadas, não só as brasileiras, contam com essa autonomia de usar e adquirir equipamentos fora do padrão comum.
Fabricantes brasileiros e não só, fornecem, como disse, diferentes padrões de camuflagem para diferentes teatros de operações, não podia ser para menos.

José Días do Nascimento

Belas fotos. Quanto ao treinamento acho positivo, alguém aqui comentou sobre o tamanho do nosso efetivo, é oportuno lembrar que está atividade busca qualidade, a quantidade virá com certeza. Parabéns a Marinha do meu País do meu Brasil.

Farroupilha

Só a polícia Militar do estado de São Paulo tem 100.000 homens, para em tese, correr atrás de tranqueiras. A Marinha é fichinha perto disto e todo o gasto que um simples governo estadual arca com esta enorme força policial. O Brasil , mundialmente, tem um gasto absurdo e recordista com segurança pública. Quem sabe boa parte dessa grana (bilhões) não deveria estar nas nossas FFAA? – Desculpem, mas esse papo de colocar a culpa da quebradeira nacional na Previdência e nos aposentados, não engana todo mundo não. Uma boa solução é eliminar TODOS os cargos de confiança e assemelhados… Read more »

Borje Bjorknes

Previdencia nao eh nenhuma desculpa. Eh um rombo de centenas de bilhoes de reais por ano. QUalquer outro problema financeiro do Brasil eh fichinha perto da previdencia.

Peter nine-nine

Não estou ciente do significado de toda a expressão brasileira, mas, previdência não é em “brasileiro” o mesmo que reforma? Tipo a reforma dos mais velhos?
Qual é o problema com a malta mais velha ter direito a reforma no Brasil?

Peter nine-nine

Estou a ser sincero nas minhas questões e inocente na procura de conhecimento. Não me levem a mal.

Farroupilha

Peter nine-nine
Em Portugal se chama reforma.
No Brasil aposentadoria.
Se tratam exatamente da mesma coisa.

Peter nine-nine

Sim Farroupilha, aqui também se diz e pode dizer aposentadoria (aposentação), mas julguei que quando se fala em previdência no Brasil se referem ao sistema de reformas/”aposentadorias” /aposentações…

Farroupilha

Sim, é um rombo. Mas a raiz deste problema são as folhas de pagamentos inchadas de ativos, federal, estaduais e municipais. Resultado de uma prática ruinosa que vem de décadas… A cada governo que entra, mais postos são criados e ocupados, como se a fonte remuneradora fosse infinita. Enquanto não se der um fim nesta prática (safada e contraproducente) a Previdência chamais vai deixar de ser um estorvo para nossa nação. E Reforma da Previdência continuará sendo a menina dos olhos dos governantes como desculpa para seus fracassos administrativos contínuos. Folha de pagamento de ativos, gigante = Eterna previdência esponja… Read more »

Peter nine-nine

Com o atlântico a navegar, a MB já começa a parecer uma Marinha digna de um país como o Brasil.
Belas fotos.
Resolver o problema das “escoltas” é sem duvida essencial.