Na foto, a fragata União – F45 da classe “Niterói” e o destróier de defesa aérea Andrea Doria – D553 da classe “Horizon” ou “Orizzonte”, navegando lado a lado.

Navios brasileiros vêm participando da Força Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano desde 2011 e em várias oportunidades operam com unidades de outras Marinhas no Mediterrâneo.

A classe “Horizon” é uma classe de destróieres de defesa aérea de 7 mil toneladas em serviço com a Marinha Francesa e a Marinha Italiana, localmente conhecidas como fragatas, embora sejam classificadas como destróieres usando a classificação da OTAN.

O programa começou como a Fragata Comum da Nova Geração (CNGF), uma colaboração multinacional para produzir uma nova geração de fragatas de defesa aérea. Na Itália, a classe é conhecida como a classe “Orizzonte”.

O Reino Unido juntou-se então à França e à Itália no programa da fragata Horizon, entretanto, exigências nacionais divergentes, divergências de trabalho e atrasos levaram o Reino Unido a se retirar em 26 de abril de 1999 e iniciar seu próprio projeto nacional, o destróier Type 45, que apresenta muitas semelhanças.

A classe “Horizon” acabou ficando muito cara, cerca de 1,5 bilhão de euros cada, então a França e a Itália resolveram fazer um projeto mais barato, a fragata multipropósito FREMM.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Campos

esse navio Europeu é muito lindo, e dá pra ver o gigantesco Smart L, INVEJA

Osvaldo serigy

Belíssimo registro!!

Marcos

Saiu no Jane’s

Mansup vai ser testado pela última vez hoje. E o alvo? Inhaúma

Marcelo R

As duas marinhas tem orçamentos anuais de US 27 Bilhões de Dólares…. A Igualdade de valores pára por ai….. o resto da novela todos ja sabem….

Dalton

A Itália também tem mais de 10.000 militares americanos baseados lá e algumas centenas de civis, inclusive o USS Mount Whitney que é tripulado por pessoal da US Navy e também por civis americanos.

Ferreras

Mas o custo de vida lá é em Euros (soldos por ex), nesse caso, mesmo que não tivesse os militares americanos, seria possível, a médio ou longo prazo, termos efetivos e meios similares? Se , por exemplo, hoje a Marinha não fizesse patrulha nem assistência social, o número de membros cairia para quantos?

india-mike

Sinceramente, não vejo problema nenhum da MB fazer patrulha ou assistência social. Ao contrário de muitos, acho importante que as forças armadas façam esse papel. E aliás, o custo dessas missões frente ao total do orçamento da MB é ínfimo…

Os problemas da MB são os mesmo de qualquer outro órgão público no Brasil e não tem relação com o escopo das funções e missões atribuídas.

Ferreras

Eu também não, mas é comum argumentar que a marinha possui esse tamanho devido a essas atividades

Esteves

Exato. Os problemas ou a fotografia dos problemas da Defesa Nacional = como o estado brasileiro está estruturado.

Guizmo

Mas o que vc quer dizer com isso, Dalton?

Dalton

Que não me parece uma comparação justa Guizmo. Além de não ter forças estrangeiras em seu território que permite que pontos fracos, inclusive de pessoal, possam ser cobertos, o Brasil tem uma substancial força de fuzileiros navais diferentemente da Itália. . A Itália também tem uma guarda costeira em separado e a marinha brasileira presta assistência a populações ribeirinhas e é responsável pelos principais meios de pesquisa. . Comparar orçamentos na minha opinião é complicado, ainda mais tratando-se de países com grande diferença territorial, populacional, cultural, etc. . No fim das contas pode ser que a marinha italiana ainda realize… Read more »

Heli

Transformando em reais daria 105 bilhoes. É isso mesmo o orçamento da MB???

Fabio

Uma Ferrari do lado de um Gol G4

Tomcat4.0

Gol G4 é muita, mas muuuuuita mesmo, bondade sua !!!

RafaelGM

Acho que vc quis dizer uma Ferrari ao lado de um Gol BX.

Willber Rodrigues

Ferrari F40 ao lado de Fiat Uno 1.0

Tomcat4.0

A nova McLaren Senna ao lado de um Fiat 147 !!! 😉

Sincero

A USS Enterprise do Capitão Kirk ao lado do encouraçado Minas Geraes. Kkk…

Tomcat4.0

Passado, pra nós presente, e futuro, pra nós,no momento, ausente !!! 😉

Tito Almeida

Essa fragata consegue se defender do ataque de aviões caças supersônicos??!!

Carlos Campos

se for do navio Italiano que vc falou, ele consegue sim, inclusive até ICMBS ele consegue derrubar

Sincero

Só nos resta sonhar, não custa nada mesmo? Kkk…

RENAN

Pergunta qual a possibilidade de em 2025 este navio ser vendido ao Brasil? Ao menos 3 da classe

Bardini

ZERO… Mas um ZERO beeeeeeeeeeeem grandão.

rommelqe

E ainda nem é tipo “twin hull”, certo? Mas, falando sério, nem acredito que seria o caso, pois para as missões a que se destinam a classe “Orizzonte” esse arranjo de casco não seria, na minha opinião, o mais adequado; mas aí é um looooongo papo.
Moral desta estória (e não história): melhor ir de Gol BX do que a pé…

Romão

Meu caro, em 2025 não teremos, sequer , recebido a última das 04 fragatas Tamandaré encomendadas. Que dirá, comprar fragatas de 7 mil toneladas…

Romão

Além disso, o que vocês preferem: uma MB com 6 (ou 8) Tamandarés operando em estado de arte ou uma MB com 4 FREMM paradas por falta de $$$ para plena operação ? Um passo de cada vez, senhores! Um passo de cada vez!

Vladimir

Tenho até vergonha olha nossa fragata

Andre

Devia ir visitá-la. Ficaria orgulhoso.

Rafael M. F.

Cacciatorpediniere

NICOLAS PEREIRA TAVARES DOS SANTOS

Parece um gol bx do lado de uma bmw

Ricardo

Simplesmente linda!

Carlos Eduardo Oliveira

Uma BMW 320i ao lado de uma Brasília 77.