Navio Stena Impero

A Casa Branca está ciente dos relatos de que um petroleiro britânico foi apreendido no Golfo, disse um porta-voz na sexta-feira.

“Estamos cientes dos relatos de que forças iranianas tomaram um petroleiro britânico”, disse o porta-voz do conselho de segurança nacional, Garrett Marquis, em um comunicado.

“Esta é a segunda vez em pouco mais de uma semana que o Reino Unido tem sido alvo de violência escalonada pelo regime iraniano”, prosseguiu Marquis. “Os EUA continuarão a trabalhar com nossos aliados e parceiros para defender nossa segurança e interesses contra o comportamento maligno do Irã”.

No dia 10 de junho, barcos iranianos armados tentaram em vão capturar um petroleiro britânico no Golfo Pérsico, segundo duas autoridades dos EUA com conhecimento direto do incidente.

O navio-tanque British Heritage estava navegando para fora do Golfo Pérsico e estava entrando na área do estreito de Hormuz quando foi abordado por barcos da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã. Os iranianos ordenaram que o petroleiro mudasse de curso e parasse nas águas territoriais iranianas próximas, de acordo com os oficiais.

Irã apreendeu um segundo petroleiro, diz oficial dos EUA

O Irã também apreendeu um segundo navio-tanque, o MV Mesdar, de bandeira liberiana, segundo uma autoridade dos EUA. Mais duas autoridades dos EUA disseram à CNN que, de acordo com relatórios de inteligência marítima, a indicação é de que o Mesdar foi apreendido.

O Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã anunciou anteriormente que sua marinha capturou o navio-tanque de bandeira britânica Stena Impero no Estreito de Hormuz.

Câmara de Transporte do Reino Unido: ‘Condenamos sem reservas’ a captura do navio

A seguir, a declaração do CEO Bob Sanguinetti:

Condenamos sem reservas a captura do Stena Impero enquanto ele atravessava o Estreito de Hormuz hoje cedo. A ação dos envolvidos viola as regulamentações internacionais que protegem os navios e suas tripulações à medida que realizam seus negócios legítimos em águas internacionais.
Nossa prioridade é a segurança e o bem-estar da tripulação. Solicitamos ao governo do Reino Unido que faça o que for necessário para garantir seu retorno seguro e rápido.
Este incidente representa uma escalada. Embora exijamos uma resposta comedida, também está claro que uma proteção adicional para as embarcações mercantes deve estar disponível para garantir maior segurança para garantir o fluxo livre de comércio na região.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

152 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

A coisa esta esquentando, drone americano abatido pelo Irã, depois navio iraniano apreendido pela Grã Bretanha, depois drone iraniano abatido pelos EUA e agora um navio Britânico apreendido pelo Irã!

Formiga

A notícia está incompleta. Essa história começou com a apreensão de um navio do Irã no estreito de Gibraltar pela marinha britânica.

https://www.google.com/amp/s/noticias.r7.com/internacional/gibraltar-prorroga-detencao-de-petroleiro-iraniano-por-30-dias-19072019%3famp

Serviu como retaliação. Na zona que está a OTAN hoje a Espanha fez protestos contra o RN.

Ricardo Ramos

Ocorre que as águas que cercam Gibraltar perecem a Espanha, e não ao Reino Unido.
Assim, o incidente envolvendo navio iraniano e forças do RU ocorreu em mar territorial espanhol.

Formiga

Uma guerra com o Irã e fechamento do estreito beneficiaria quem? – O Irã seria arrasado ficando parecido coma Siria/Iraque, e levaria décadas para recuperar a capacidade de produção. – Arabia Saudita e Estados do Golfo parecido, mas menos severo. – EUA: Ganharia (Indústria do Craqueamento) e perderia (Economia com o preço do petroleo indo às alturas por vários anos) – Europa: ficaria nas mãos da Russia e e em parte EUA – China: perderia com o aumento dos preços da commodities – Russia: só alegria!!!! Vejam que a Russia armou o Irã para dar trabalho mas não forneceu o… Read more »

Alison Lene

Não beneficiaria ninguem de fato… Mas vc deixou dois pontos importantes de lado:

1) Do jeito que esta o Irã não pode ficar, sendo ameaçado todos os dias e proibido ilegalmente de comercializar seu petroleo.

2) O Irã sera com ctz absoluta derrotado… mas se engana redondamente se nao ira levar muitos com ele… Ter milhares de misseis balistiscos lhe da essa perspectiva…

Alison Lene

Errado. Drone iraniano não foi abatido. Mais uma guerra de informação dos trumpetes… Como quando Guaidó tinha apoio das forças armadas para dar um golpe em Maduro….

Alessandro

Se realmente o Irã fez isso perdeu totalmente a noção das coisas, só vai acirrar mais ainda os ânimos por aquelas bandas.

Quatzy

São superiores aos outros?

Antonio Palhares

Alessandro.
O Irã não teve um navio apreendido pela Inglaterra ? Pau que bate em Chico não bate em Francisco ?
Há muito que paises estrangeiros estão naquela região procurando uma “guerrinha” para gastarem seus estoques de armas. Os seus contribuintes pagam pela reposição e a vida segue.

Defensor da liberdade

O Irã está mais do que certo, o RU apreendeu navios iranianos, o Irã deu o troco. O RU libera os navios do Irã, e o Irã libera os navios britânicos e fica todo mundo feliz. Não tem essa de “o inimigo me bateu num lado do rosto, vou virar a outra face para ele bater também”. Se o inimigo me dá um tapa no rosto, eu dou é uma porrada na cara dele isso sim. Reciprocidade né queridos.

JPC3

Qual será o objetivo dessa medida?

Irã tem sim condições de fazer um grande estrago com seus mísseis balísticos e anti navio, porém, vai ser mandado para a idade média se começarem uma guerra.

Prejuízo para o Irã será muito maior que para o ocidente, mesmo que gere uma crise econômica mundial.

JPC3

De certa forma nem saíram da idade média mesmo.

Jagderband#44

Na realidade voltaram à idade média, após a revolução de 1979.

Dárcio Rocha

Em certos aspectos sim.

Alison Lene

Melhor mesmo era continuar prostibulo do ocidente ne? meu Deus…

Alison Lene

Vc deixou dois pontos importantes de lado:

1) Do jeito que esta o Irã não pode ficar, sendo ameaçado todos os dias e proibido ilegalmente de comercializar seu petroleo.

2) O Irã sera com ctz absoluta derrotado… mas se engana redondamente se nao ira levar muitos com ele… Ter milhares de misseis balisticos lhe da essa perspectiva…

Bosco

Não foram os iranianos já que eles não fazem nada de errado ou eticamente reprovável . Foi a CIA com agentes fantasiados gritando “Allah ‘akbar” que capturou o petroleiro. Mais um caso clássico de “false flag “.
Esses ianques não se emendam mesmo….

Alexandre

Pergunta: o que justificaria detenção de uma embarcação inglesa por parte do Irã?

Mateus

Sim, apreensão da embarcação iraniana por parte da Inglaterra

Bosco

“Pergunta: o que justificaria detenção de uma embarcação inglesa por parte do Irã?”
Quem sabe fazer pessoas ingênuas (que com certeza vc não é uma delas) , propensas a acreditar que só os EUA é capaz de urdir artimanhas demoníacas para alcançar seus objetivos nefandos , acreditar que foi uma operação de falsa bandeira com a finalidade de por a culpa no Irã de modo a justificar ações militares contra ele.

Bosco

Alexandre, Deixando a ironia de lado, nós aqui no Brasil, sentados em nossas confortáveis poltronas, ao abrido de nossas seguras residências, só sabemos um décimo do que está ocorrendo de fato por lá. A mídia não tem competência de nos informar do dia a dia da “crise” por que passa aquela região, sem falar que o brasileiro médio não tem discernimento claro a ponto de tomar posição nos acontecimentos tendo em vista as implicações políticas, militares, econômicas, culturais, religiosas, étnicas, históricas, etc. que nos são completamente desconhecidas. Só como exemplo, as feminazes atuais dizem que homens, por não terem útero… Read more »

Adriano RA

Caro Bosco, achei perfeitas as suas colocações.

Thiago

“como exemplo, as feminazes atuais dizem que homens, por não terem útero nem ovários, não deveriam se posicionar sobre temas referentes ao aborto. A minha compreensão é de que o que ocorre no OM é muito mais distante ao brasileiro do que o tema “aborto” para o gênero masculino.”

infinitas e sem resultado algum com essa massa de manobra acéfala da feminazis .
Ainda hoje estavo em um debate nas sócias sobre questão do salário feminino ser inferior, uma falácia tremenda que Thomas Sowell derruba com simplicidade e propriedade de causa.

Antonio Palhares

Bosco.
Belo texto. Há razões que a própria razão desconhece.

100nick-Elã

Esqueceu que a Inglaterra deteve uma embarcação iraniana? conhece a palavra reciprocidade? procure no dicionário.

Bosco

100,
E você conhece a expressão “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
Se o Irã tiver “café no bule” ou as costas quentes (Rússia? China?) não há nada demais em eles exercerem o sagrado direito da “reciprocidade”.
Se não tiver estão sendo só tolos e irresponsáveis.
O mundo é um lugar injusto , não é???!!

MGNVS

Caro Bosco
De acordo com o seu ponto de vista se o Reino Unido, França, EUA, Russia ou China apreenderem um navio brasileiro entao o Brasil nao vai fazer nada so pq militarmente esses países podem “mais”?
Onde esta escrito isso nas regras do direito internacional?

Bosco

De acordo com o meu ponto de vista a premissa de reciprocidade deve ser exercida e os países envolvidos terão que lidar com as consequências de seus atos soberanos sem vitimismo e sem mimimi. Isso serve para o Brasil também.
Se um navio dele (ou uma refinaria de petróleo brasileira na Bolívia) for apreendido deve seguir as regras internacionais e se isso não satisfizer as demandas brasileiros deveremos apelar para a força militar para fazer valer nossos direitos. Sem mais nem menos.

MGNVS

Bosco…
Exatamente isso.
Nao so no caso da refinaria na Bolivia como tbm na questao dos barcos pesqueiros chineses, japoneses ou franceses na nossa costa.
No direito internacional usa-se a solucao diplomatica, dps o direito a reciprocidade, se esta falhar entao so resta mesmo a opcao militar.

100nick-Elã

Só que no caso da Inglaterra, acho que ela não está podendo mais, como o Bosco imagina. Até agora não fizeram nada, ficaram pianinhos. Acho que o Irã é mais forte que o Bosco imagina.

Alison Lene

Exatamente que o Irã esta fazendo…

Alison Lene

Vc deixou dois pontos importantes de lado:

1) Do jeito que esta o Irã não pode ficar, sendo ameaçado todos os dias e proibido ilegalmente de comercializar seu petroleo.

2) O Irã sera com ctz absoluta derrotado… mas se engana redondamente se nao ira levar muitos com ele… Ter milhares de misseis balisticos lhe da essa perspectiva…

José Machado

também não foram os americanos porque não fazem nada de errado, estão sempre lutando pela liberdade, respeitando o direito de outras nações e abrindo mão de seus interesses em prol da paz e da vida.
Imbecil é quem compra lado. Gado estúpido

Entusiasta Militar

E ja que os americanos colocaram, sanções contra o ira por suas atividades ilegais, O ira quer então chantagear o ocidente para conseguir dinheiro e forçar os outros países a pressionar os EUA pelo gim das sanções.
Se fosse a dama de ferro ja estaria zarpando uma esquadra para uma área próxima o suficiente para atacar esse nojo do Ira

Thiago

Quais atividades ilegais?

Alison Lene

Claramente desinformado vc…

Marcelo Andrade

Um petroleiro iraniano foi capturado pelos ingleses em Gilbraltar sob suspeita de estar levando petróleo para a Síria. Os iranianos disseram que iriam revidar e por baixo das barbas da Royal Navy que está no Golfo, justamente para impedir esta situação. Alguém comeu mosca!

Victor Filipe

O Irã REALMENTE quer que a US NAvy e Royal Navy aumentem sua presença na sua costa? Será que eles realmente querem isso? porque na boa… Aquelas lanchas laça misseis vão ser apenas inconvenientes.

A Fragata Inglesa alguns dias atras já espantou algumas delas com tiros de aviso, na próxima eu duvido que sejam disparos de aviso.

MGNVS

Victor Felipe
Essa é a grande pergunta a ser feita.
E se a intençao do Iran for realmente atrair os navios de guerra do RU para uma armadilha no Estreito de Ormuz? De uma olhada no mapa da regiao e veja como a situacao ali pode se complicar.

Alison Lene

Vc deixou dois pontos importantes de lado:

1) Do jeito que esta o Irã não pode ficar, sendo ameaçado todos os dias e proibido ilegalmente de comercializar seu petroleo.

2) O Irã sera com ctz absoluta derrotado… mas se engana redondamente se nao ira levar muitos com ele… Ter milhares de misseis balisticos lhe da essa perspectiva…

Fernando Turatti

A Royal Navy nesse exato momento deve estar lamentando bastante não ter um porta-aviões operacional com uma ala aérea idem.
O Irã está querendo equiparar sua tecnologia com a sua mentalidade e voltar de vez para a idade média.

nonato

O reino unido jamais agiria sozinho contra o Irã.
Já foi difícil enfrentar a Argentina com o porta aviões bem distante, imagine levar um porta aviões inglês para a Costa do Irã…
Só os EUA teriam capacidade para enfrentar.

Alison Lene

Vc deixou dois pontos importantes de lado:

1) Do jeito que esta o Irã não pode ficar, sendo ameaçado todos os dias e proibido ilegalmente de comercializar seu petroleo.

2) O Irã sera com ctz absoluta derrotado… mas se engana redondamente se nao ira levar muitos com ele… Ter milhares de misseis balisticos lhe da essa perspectiva…

Fabio Araujo

Estão comentando no Twitter que um navio de bandeira de Hong Kong a serviço de uma empresa britânica também teria sido apreendido pelo Irã, seria o LR2 Poseidon. E no caso do navio britânico Stena Imperio estão informando que teria cidadãos russos abordo!

Matheus

Resposta a altura.
Agora se foi false-flag ou não, só o tempo dirá.

João Moro

Apesar de entender que o Irã está fazendo isso para pressionar o EUA e UE a baixar as sanções econômicas, eles estão caminhando a passos largos para uma guerra contra grandes potências. É uma estratégia maluca-suicida para este ditador.

Marcelo

Sadan tinha armas de destruição em massa. Iran está fabricando bomba atômica, já vi este filme!

Carlos Gallani

Se nao esta abre pra fiscalização e limita o enriquecimento de urânio, a comunidade internacional está de braços abertos para evitar essa crise e o Irã fica de melindragem!

Thiago

Carlos foi feito… É adivinha quem quebrou o pacto e derrubou a mesa? Um indício, não foi o Irã.

Bosco

Thiago,
Comprove com fontes confiáveis isso que vc afirma.

Thiago

Bosco, quem deveria apresentar as provas é a Casa Branca, ela quebrou o pacto e impôs sanções ilegítimas e unilaterais. Não sou Eu quem afirmo, é um fato, gostem ou não. A UE , a ONU, a Russia…etc comprovaram várias vezes que o Irã estava seguindo as regras, foi o Trump, alegando acusações, sem conseguir provas válidas, que saiu da mesa para começar uma nova negociação e colocar as estreitas o Irã. Se você quer afirmar o contrário, totalmente livre de fazer, mas a narração americana não mudará os fatos.

Defensor da liberdade

Serve relatório da AIEA?

Bosco

Thiago,
Eu não estou dialogando com a Casa Branca e sim com vc. Vc afirmou isso e eu estou curioso a respeito.

Defensor,
Serve! Pode postar o relatório!

Alison Lene

Procura na internet… quer tudo de mao beijada…

Alison Lene

Vai se informar… Esta cheio de links na net de materias que a agencia da ONU para atividades nucleares confirmou que desde que foi assinado o acordo, o Irã passou em todas as 14 inspeções realizadas e cumpria fielmente o acordo.

Joao Moro

FOi o Irã enriquecendo urânio a mais do que o pacto.

Alison Lene

e muito burro tu…

Adriano Madureira

Eles não tem obrigação de abrir suas instalações para ninguém… Será que eu e demais membros do clube nuclear abrem suas instalações ou mostra suas centrífugas?!

Com certeza, Israel a terra sagrada, do povo escolhido por Deus, também nunca abriu e nem abrirá suas portas para nenhum organismo.

Atitude correta dos iranianos, os ingleses tomam os navios persas e acham revoltante os deles serem tomados, no dos outro é refresco, mas quando é nos deles, é pimenta não é?!

MGNVS

Adriano Em relacao as centrifugas o seu comentario foi perfeito. Lembrando q ha um tempo atras os EUA questionaram o programa nuclear brasileiro e usando a AIEA de fantoche quis espionar nossas instalacoes e tbm nossas centrifugas. Tbm concordo com relacao a Israel, pois eles, os israelenses, nao abrem suas instalacoes nucleares pra ninguem e tambem nunca admitiram ter misseis nucleares apesar de boatos dizerem que eles tem pelo menos 200 ogivas. E Israel tbm se recusou a assinar o TNP, a vista do direito internacional se Israel pode, entao qualquer país pode. Quanto aos navios: direito de reciprocidade. Tbm… Read more »

Bosco

O que impede a Rússia , liderada pelo macho alfa Putin, de exigir explicações de Israel acerca de seu arsenal nuclear e obrigá-lo a abrir suas instalações e bases para inspetores russos?
Será que é porque o Putin respeita a soberania dos países e acha que todo mundo tem o direito de fazer o que quiser ? Ou simplesmente porque ele sabe que Israel não é um “pária” internacional e não é ameça ao mundo? Ou será simplesmente falta de culhões mesmo (“paura”) ?

MGNVS

Caro Bosco Vc mesmo sabe a resposta pra pergunta que fez. MAS… é impressionante como vc sempre pega apenas as partes que lhe interessam nos comentarios alheios, distorce tudo e joga a sua ideologia em cima so pra avalizar o seu ponto de vista. Isso torna vc igual ao AntonioKings so que na vertente ideologica oposta a dele. TODOS aqui sabem que nem Russia, nem China, nem EUA, nem Iran, nem Israel podem exigir nada de país algum sem que isso seja referendado pela ONU. Agora se esses paises vao respeitar a ONU ae ja é outro assunto, cite-se de… Read more »

Bosco

Mas então a Rússia ou a China já elaboraram uma petição via ONU para Israel se explicar ?
Se eles não o fizeram e os americanos fizeram em relação ao Irã e à CN, eu só lamento.

Alison Lene

vc calado e um poeta… tu tem parentesco com os bozos milicianos??

Renato

Nunca é demais lembrar que Israel há muito anos tem protocolo de uso de armas nucleares em caso de iminente derrota militar e já chegou em vias de usá-las.
Por outro lado, ainda que o Irã queira armas nucleares ( o que não sei se é verdade ou mentira), é uma justa e necessária aspiração, pois, só assim poderão existir sem o receio de um ataque americano. Vide a Coréia do norte
No oriente próximo existem santos e demônio

Alison Lene

Vc ta confuso… como sempre… quem gosta de fiscalizar isso é os EUA…

Bosco

Quanto a Rússia ou a China pressionaram mesmo Israel em relação ao seu possível arsenal nuclear? Se eles não fizeram é porque não lhes interessa ou porque não têm peito de fazê-lo. Os EUA e os países da OTAN não têm a mesma atitude passiva sobre as armas nucleares dos aliados da Rússia e da China. Se Rússia e China se acovardam frente Israel e os EUA o mesmo não acontece com os EUA frente a CN e ao Irã. Manda quem pode , obedece quem tem juízo. Não queiram que os EUA se comportem da maneira omissa que a… Read more »

Bosco

Quanto = quando

Thiago

Ah certo , é só uma questão de segurança, não por cálculos geopolíticos e/ou interesses económicos … O mundo não é Hollywood e as Forças americanas não são departamento de polícia da cidade de Los Angeles “to Protect and to Serve” ninguem, em nenhum momento lhe foi conferindo o distintivo de gendarmeria do mundo. “The trouble with America is that when the dollar only earns 6 percent over here, then it gets restless and goes overseas to get 100 percent. Then the flag follows the dollar and the soldiers follow the flag.” Smedley Darlington Butler_ apenas um major-general do Corpo… Read more »

Bosco

Thiago, Mas Rússia e China são avessos aos interesses geopolíticos/econômicos? Quanto aos EUA não serem os xerifes do mundo realmente. Quem deveria ser era a ONU junto ao CS, mas como sabemos ela não o faz por lá não vigorar uma democracia. O veto de um membro permanente do CS é suficiente para derrubar qualquer ação prática que a mesma queira tomar acerca de vários assuntos no mundo. Em assim sendo dá margem a que países poderosos como os EUA, China e Rússia cometam atitudes unilaterais e autoritárias mas que alguns míopes só veem as dos EUA. As da China… Read more »

100nick-Elã

Você sabe muito bem que se a Rússia ou China pressionassem Israel seria a WWW3. Ninguém quer isso, nem Rússia, nem China, nem EUA. Putin já deu o recado: ” Para que serve o mundo sem a Rússia? ” – palavras do Putin. Destruam a Rússia, e ela destruirá o mundo. E a Rússia tem muito mais bala na agulha, em poder nuclear, que qualquer um no mundo, inclusive os EUA. Mas como ambos, EUA e Rússia, tem capacidade de se destruir várias vezes, o poder maior da Rússia não faz diferença nenhuma: é destruição mútua assegurada.

Alison Lene

eles abriram as instalaçoes… e mesmo asism os EYA saiu do pacto dizendo que era ruim pq nao emglobava os misseis balisticos…

Alison Lene

Vai ler materias em varios sites querido… muito desinformado vc…

nonato

Mas o próprio Irã fábrica mísseis balísticos e diz estar enriquecendo urânio e diz que quer destruir Israel.
Não são outros que acusam.
Eles próprios fazem ameaças.

Thiago

Meu amigo João se atenha aos fatos, reporte as notícias em ordem cronológico com causa e efeito. Os líderes dos EUA afirmaram tanta bobagens e levantaram sempre acusações sem nunca provar nada. Tô até cansado desse joguinho de todas as vezes ter que relatar fato por fato as malfeitorias perpetradas pelo os vocês que sempre tentam tampar o Sol com uma peneira. Os EUA me representam, não concordo com ações deles, não confio e não passo a mão na cabeça do lil Sam só porque é meu time. O que eles têm direito de fazer os outros também podem. É… Read more »

Adriano Madureira

Desde quando urânio a 20% pode virar uma arma nuclear?!

No máximo os iranianos poderiam fazer uma bomba suja…

Bosco

Esses argumentos vitimistas seletivos são mesmo uma piada pronta. rsrss
Ao sabor do vento vcs citam as instalações nucleares subterrâneas invulneráveis dos iranianos à prova de bomba atômica (pra purificar urânio com finalidades medicinais rsss) e na outra dizem que os pacíficos iranianos purificam o urânio a no máximo 20%. rsss
Decidam-se!!!

MGNVS

Bosco Mais seletista q vc nao tem. O simples fato de vc responder apenas as partes dos comentarios que te interessam so pra jogar sua ideologia em cima ja mostra a sua parcialidade e tbm a sua argumentacao seletista. Mesmo nos seus comentarios tecnicos (que na minha opiniao sao realmente excelentes) vc coloca ideologia no meio. Igual eu ja te escrevi em outros comentarios, esse tipo de embate nao leva a nada. Esses países (EUA/Russia/Israel/Iran) estao pouco se lixando pra opiniao de vcs e estao se lixando para o Bol so na ro e o Brasil. Nosso país que se… Read more »

Alison Lene

ele voltou a enriquecer pq os EUA sairam em abril do ano PASSADO do acordo e aindfa proibiram o mundo de comprar deles… memoria curta sua filhote… ou e desinformação memso. qualquer forma vc ta errado desde que saiu do ovo…

Joao Moro

Eles realmente estão construindo. Justamente para explodir Israel do mapa. Eles mesmo disseram isso!

ricardo

O irã hoje não tem muito a perder. está sufocado pelas sanções impostas pelos EUA e a UE é incapaz de peitar os EUA e ignorar a sanções. Irã vai ficar cada vez mais hóstil e se você ouvir os discurssos da guarda revolucionária vai ver aqui alí está cheio de falcões com ódio nos olhos. O Irã não é nenhum santo, mas assinou um acordo nuclear, cumpriu e não recebeu pelo que pagou. Tem certa razão em estarem furiosos.

Quatzy

Irã cumpriu o acordo com os países e a ONU, mas foi enganado pelo ocidente. Às sanções que o tio Sam coloca no Irã é ilegal e unilateral.

SmokingSnake ?

Esse acordo era uma furada desde o começo, só inocente para acreditar que o Irã não iria desenvolver armas nucleares por debaixo dos panos.

Larri Gonçalves

Esse tipo de atitude de ambos só acirra os ânimos de parte a parte não colabora para uma situação negociada, ninguém ganha com uma guerra dessa monta entre USA X Irã e lógico os países periféricos, leia-se Israel, Arábia Saudita, Turquia, Iraque, Síria, Jordânia, etc…sem falar nas rotas dos grandes petroleiros pelo golfo pérsico e também do outro lado o Mar Vermelho em direção ao canal de Suez, é uma área estratégica para o mundo uma guerra dessa magnitude complica muito a situação econômica mundial. É hora de sentar à mesa de negociação de preferência por intermédio da ONU e… Read more »

Jacinto

Existem negociações entre EUA, UK e Irã, que estão sendo intermediadas pelo Catar. Contudo, há duas forças armadas no Irã (como na Alemanha Nazista), uma regular (exército, marinha, força aérea) e outra ideológica (Guarda Revolucionária). A ideológica (Guarda Revolucionária) se opôs ao primeiro acordo e está se opondo a um novo acordo. No cálculo deles, a forma de inviabilizar um novo acordo é ser atacado pelos EUA.

DOUGLAS TARGINO

Será que quem vai ter a coragem de afundar o primeiro navio? Ou lançar o primeiro míssil em um navio ou em terra?

Enes

Douglas, quem disse que não houve ataque a navios? pelo menos dois já foram atacados no estreito de Hormús.

DOUGLAS TARGINO

Falando em navios militares.

Ricardo

A Inglaterra não será. A mídia informa que o destróier inglês viu a abordagem iraniana, tentou intervir e foi ignorado pela guarda revolucionária.

DOUGLAS TARGINO

A Inglaterra esses dias apreendeu um navio iraniano, acho que foi um troco que eles deram!

Quatzy

Todo mundo metendo pau no Irã, mas quem sequestrou o navio Iraniano a pedido de Trumpete foram os Britânicos.

Thiago

Exatamente

Thiago

Aumentando a tenção para criar um casus bellis…

Mercenário

Quatzy,

A apreensão do navio iraniano pelos britânicos foi realizada para fazer valer sanções da União Europeia e não dos Estados Unidos.

Ricardo

Essas sanções só valem para os países da UE. Embaixador espanhol foi bem claro em dizer que os EUA mandaram os ingleses apreenderem o navio!

Quatzy

Mercenário,
Você é inocente na área de geopolítica…. rsrs

Jefferson Ferreira

Retaliação! Irã teve o seu petroleiro apreendido e agora retaliou. Era certo que haveria isso após a apreensão em Gibraltar!! Agora será que o Reino Unido não desconfiava que isso iria acontecer ? Ou não acreditava que o Irã iria de fato cumprir a ameaça?? Dificilmente haverá uma escalada militar a conferir cenas do próximo capítulo!!!

Marcelo

Este petroleiro foi boi de piranha. Será que os russos vão ficar quietos?

Kemen

Se for verdade, a escalada de um posivel conflito limitado começou. Meus pesames ao Iran. E tudo começou com a ordem de captura de um petroleiro que SUPOSTAMENTE estaria levando petroleo para a Siria. Ora pergunto eu, e os outros paises que enviam petroleo à Siria, inclusive a Rusia. Por que só o Iran?

Arariboia

Desde quando a Inglaterra tem coragem de ter uma atitude direta contra a Rússia? Só pela imprensa e assim mesmo com apoio americano.

Diogo de Araujo

depois que os americanos vêm arregaçando tudo que se mexe pela frente e pegam o “líder máximo” sujo, chorando e barbudo dentro de um buraco, aí começa o mimimi “ain os iranianos são bonzin e americano é tudo bobo e mal, monstros!”

Thiago

Conta a história toda , e conta todas as ocupações, invasões e atos de vandalismo fora de qualquer legalidade feitas por eles… deixa de mimimi

Thiago

Desde a criação deles acho não passaram nem 50 anos sem algum ato bélico…, paz justiça, amor , liberdade, democracia , na base da bala e pelo dólar. Inocência

Thiago

Pera, pera, pera… Vamos relatar tudo não? Provavelmente não foi publicado aqui , mas “Na noite de 4 de julho de 30, soldados britânicos atacaram o petroleiro iraniano Grace 1 enquanto atravessava o Estreito de Gibraltar, a 4 km da colônia britânica. O navio, segundo o chefe do governo do território ultramarino britânico, Fabián Picardo, transportava petróleo bruto para a refinaria de Banyas, na Síria, violando as sanções impostas pela União Europeia ao governo sírio de Bashar Assad.” Sobre as sanções da UE impostas a Damasco, um pouco de ironia também poderia ser feito. O governo sírio e os iranianos… Read more »

Thiago

Não parece aleatório que, justamente no momento em que a Europa está tentando salvar o acordo nuclear iraniano para impedir que Teerã retome o enriquecimento de urânio em grande escala, a Blitz dos Marines Reais se arrisca a decretar a profunda crise mesmo no país. Relações UE-Irã, acentuando a escalada da crise. Para o deleite dos Estados Unidos, que afundou o acordo alcançado sobre o programa nuclear de Teerã sem poder demonstrar uma única violação feita pela república islâmica. Mas acima de tudo, o navio iraniano atravessou um dos mais movimentados estreitos do mundo, onde os tratados internacionais garantem a… Read more »

Thiago

Um aspecto preocupante porque compromete o princípio da liberdade de navegação que a Inglaterra paradoxalmente usa para legitimar a presença de unidades da Marinha Real no Estreito de Hormuz e no Mar do Sul da China, perto dos arquipélagos disputados.

Não parece haver nenhuma notícia sobre uma iniciativa de Bruxelas por trás da decisão de abordar Grace 1. Ninguém na liderança da UE parece ter tomado essa decisão. No mais o UK nem faz mais parte da UE.

Thiago

O Irã prometeu revidar o ato de pirataria comprido por 30 Royal Marines que aprender um petroleiro iraniano em plena navegação no estreito de Gibraltar… isso no dia 4 desse mês, então nada mais que óbvio a resposta iraniano.

Rene Dos Reis

Sim , curioso que no texto não cita isso né.

SmokingSnake ?

Curioso que vocês não citam que o petroleiro estava indo entregar petróleo para a Síria, que está embargada de receber isso pela ONU.

Thiago

Não me Consta, posso até errar, mas o embargo foi da UE e proíbe os membros da União comprar petróleo siriano. As sanções que o EUA e seus parceiros queriam tendenciosamente fazer passar pela ONU foram vetadas por Rússia e China. Não tem nada a respeito sobre importação de petróleo . E mesmo que tivesse seria algo injustificável, vista a condição precária do pais e que iria afetar a vida de milhões de civis tanto quanto um ato bélico. E é sempre muito ambígua para não dizer hipócrita essa posição da UE ou dos EUA, logo ali pertinho temos à… Read more »

Jacinto

Precisa lembrar que o Irã tem duas forças militares, uma regular (Exercito, marinha, força aérea) e uma ideológica (Guarda Revolucionária). Quem derrubou o drone dos EUA e agora capturou este petroleiro foi a Guarda Revolucionária.

Bosco

Esse é o problema da esquerda que odeia os EUA, Trump e o Bolsonaro. Como demonizam tudo que eles fazem não dá pra acreditar agora que estão falando a verdade e com fontes isentas e confiáveis.
Pode até ser que o Trump seja um sociopata querendo provocar um país pacífico cumpridor de acordos, mas daí pra eu acreditar nos colegas “ispicialistas” em política internacional “isentos” vai um longo caminho.

MGNVS

Bosco Concordo em partes. Para mim o governo do Iran e da Arabya Saudita sao tiranos no lado oposto da mesma moeda. Os EUA poderiam eliminar a cupula dos aiatolás de uma so vez mandando os Seals e sem disparar um missil sequer contra o povo persa. Discordo qndo vc generaliza dizendo que todo mundo que é contra o Bolsonaro é “esquerda”. Eu desaprovo totalmente esse governo do Bolsonaro e sou de familia militar. Em 1989 eu previ o fim da URSS equanto meus parentes militares riam entao em 1991 Moscow desabou e meus parentes militares misteriosamente pararam de rir.… Read more »

Thiago

Esquerda ? Por não concordar e não apoiar a política americana o sujeito é logo de esquerda? Então se o cara apoiar a política americana faz pode ser legitimamente de direita. A Russia é governada por semhores até mais a direita que Trump, o qual inclusive ja elogiou o Putin. Prezado Bosco, em relação a valores morais, culturais, costumes, eu sou mais conservador que muitos aqui que se acham de “direita”, aquela direita franzina de saia justa, bem liberal que até troca ideias com os liberais progressistas.

Bosco

Thiago, Não sei quanto a vc mas quem diverge automaticamente da política americana geralmente se vê como do lado esquerdo do espectro político tendo em vista os EUA ser considerado o opressor imperialista que deve ser combatido. Qual exatamente as ações da política americana você não concorda. A intervenção no Vietnã a pedido do Vietnã do Sul que estava prestes a ser invadido pelo regime comunista do Norte, em plena Guerra Fria? Pelo seu ponto de vista os EUA deveriam ter deixado o Vietnã do Sul à sua própria sorte, entregue aos comunistas? Ou seria a retomada do Kuwait depois… Read more »

MGNVS

Thiago Perfeita a sua colocacao. Aqui no blog se falar contra EUA, Israel ou Bolsonaro entao vc ja é logo taxado de “esquerdopata” ou se o seu raciocionio demonstra ser imparcial entao vc é “insentao”. O problema é que os proprios fanboys lambe-botas de EUA/ Russia, os bolsominions robôs e as olavetes revoltadas nao conseguem ver os absurdos que eles mesmos escrevem pq na visao deles todos os outros estao errados e eles estao certos. Lembrando que o nosso país é o Brasil e nosso maior inimigo ainda nao sao os outros países e sim nossa classe politica corrupta. Entra… Read more »

Defensor da liberdade

Tem que acreditar em “especialistas” como Nando Moura, Terça Livre e Olavo de Carvalho kkkkkkkkk

Carlos Ravara

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Faltou a Jovem Pan!

MGNVS

Defensor
So mesmo a familia Bol.so.na.ria.na pra ter Olavo de Carvalho como “guru”. Olavo de Carvalho é um senhor idoso com serios disturbios mentais e com muito odio no coracao e que sequer mora no Brasil, escreve um amontoado de besteiras ideologicas misturadas com teorias da conspiracao, um senhor cujo doutorado é em “astrologia” (kkkkkkkkk) e pior, ese senhor acredita que a Terra é plana. Por ae vc vê o baixo nivel intelectual de quem idolatra esse tal Olavo de Carvalho. Coloque nessa lista o presidente e seus filhos e muitos pseudo-intelectuais “ispecialistas” aqui no blog.

Bosco

A maior prova que o Olavo de Carvalho fez a diferença em relação à visão política e que foi crucial no desmantelamento da ORCRIM que assaltava o país é que a esquerda o ataca citando sua falta de formação acadêmica oficial e criando inverdades sobre ele ter sido astrólogo e por acreditar que a Terra é plana. rsrsss Eita povinho raso, mesquinho e sem argumentos. Ninguém o ataca pelas suas posições políticas porque estas são inatacáveis e aí inventam sandices pra destruir a reputação do cara e não seus argumentos. Coisa que aliás, a esquerda faz com maestria. E tem… Read more »

MGNVS

Caro Bosco Pegue a biografia de Olavo de Carvalho e vc vera que tais fatos nao sao inverdades. Quanto aos argumentos “inatacaveis” os ultimos dois generais que dxaram o governo justamente por causa das “birras e chiliques” de Olavo de Carvalho discordam totalmente de vc. E foram generais escolhidos pelo proprio Bol so na ro. Igual eu ja disse antes Bosco… vc é um cara extremamente inteligente mas esta dxando o seu odio pela esquerda e sua cegueira ideologica nublarem o seu bom senso. Nao ha motivos para transformar os comentarios aqui no blog em uma arena de luta da… Read more »

Bosco

MG, Você sabe que pagar de isentão comigo não funciona. Quanto aos generais, estou c.a.g.a.n.d.o pra eles. Eles estavam errados e o OC e o Carlos Bolsonaro estavam certos. O fato de generais terem sido escolhidos pelo Bolsonaro não tem nada a ver. Judas também foi escolhido por Jesus e deu no que deu. E os motivos de transformar todo comentário em arena ideológica vem de vcs esquerdistas que usam e abusam de fake news como manda a cartilha comunista. Eu só me ponho como um pequeno entreva à desinformação que vocês adotam como tática de guerrilha psicológica. Não tenho… Read more »

MGNVS

Caro Bosco E de onde vc tirou que eu sou militante de esquerda? Vc leu meus comentarios onde eu cito os países nordicos (Dinamarca, Noruega e Suecia) como modelos a serem seguidos pelo Brasil? Esses paises sao de esquerda? “Pagar de isentao comigo nao funciona.” Nobre Bosco… essa é a sua opiniao, nao pretendo e nem quero muda-la, pois ela nao faz diferenca pra mim. E eu de jeito maneira subestimo a sua inteligencia e tbm nao estou aqui para ser seu “amigo” mas eu prezo pelo debate construtivo onde haja respeito pelas opinioes alheias mesmo que elas sejam divergentes.… Read more »

Bosco

Esse sistema anti spam e a posterior censura dos editores está se tornando simplesmente um empecilho para levar adiante uma conversação minimamente razoável. O que é lamentável para um espaço que tem como objetivo gerar debates e que deliberadamente seleciona temas que sabem serem polêmicos por parte dos comentaristas.
Por enquanto, enquanto não for bloqueado ou eu tomar juízo, vou ficando por aqui

Felipe Morais

Falo isso a tempos, Bosco. Bons tempos de trilogia. Bons tempos…

Renan

Irã está no direito Simples o seu navio foi pirateado pelos ingleses, uma vez que as sanções impostas era de não comprar petróleo da Síria. Ela não diz nada em vender petróleo. Sendo assim se um país rouba um navio seu nada mais justo que você roube 3 navios deles. O Irã deveria se preparar e dar o primeiro tiro é melhor que ser invadido por 20 países diferentes de surpresa. Então já que se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. Ataca oque poder e espera a guerra de peito aberto. É mais simples e rápido… Read more »

JPC3

Nem se pensa em invadir o Irã.

Se o Irã atacar não vai sobrar nada, simples.

JPC3

Precisa de meses para organizar uma invasão, não tem como ser de surpresa.

Renan

JPC3 Não tem dia e hora marcada Não tem como manter as tropas em alerta máximo por meses Isso gera uma fadiga. O Irã a cada ano de isolamento comercial regride 5 anos tecnologicamente, então tem 2 opções ou ele ataca é devastado. Ou ele virá uma Cuba aos poucos Sem comércio um país está fardado a idade média. Não tem uma nação no planeta que sobreviva sem o comércio. Pode ser o EUA, a Inglaterra, China, Rússia qualquer uma não fica em pé depois de 20 anos de barreiras econômicas. Logicamente tem a terceira opção que eles podem aceitar… Read more »

JPC3

Não é questão de manter as tropas em alerta, mas sim o tempo necessário para reunir todo o pessoal e material necessário nos países próximos. Antes de uma invasão veríamos milhares de veículos e centenas de milhares de tropas sendo reunidos na região. Isso leva bastante tempo. Portanto não tem como invadir de surpresa.

Bosco

A invasão do Iraque demandou 7 meses de preparação.

100nick-Elã

Só que o Irã atacaria antes que o Ocidente faça toda a preparação. Irã não é tolo como Sadam.

Carlos Ravara

E os iranianos assistiram em detalhes a consequência da inação iraquiana.

ADLER MEDRADO

Pior é que se estourar uma guerra entre EUA e Iran, no final Israel é quem receberá os mísseis iranianos.

Gregori

Para entendemos melhor a grosso modo o que esta acontecendo neste caso ,os EUA impuseram sanções unilaterais contra o Iran por sua vez ,a União Européia colocaram também sanções unilaterais contra a Síria Ambas ilegais pois não seguem a orientação da ONO militares da marinha britânica unilateralmente com apoio dos EUA , ameaçaram o navio iraniano em águas internacionais no estreito de Gibraltar com a negativa do navio seguir as ordens dos militares londrinos, decidiram tomar o navio militarmente de assalto e prender seu comandante quebrando assim as regras do direito a navegação internacional de pois inventaram uma boa historia… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Uns dez dias atrás, Dunford afirmou que a USNavy não faria escolta senão de navios comerciais com bandeira americana e que cada nação cuidasse se suas embarcações. Ora, cai por terra a ideia de freedom of navigation e de um garantidor universais. Agora é cada um por si, está rematada a exposição sem rebuços da lógica da coisa: serão nações a defender seus interesses nacionais ou setores econômicos integrados transnacionais a decidir o curso das ações? As velhas companhias de comércio mandavam mais do que as coroas ou as coroas se aproveitavam da fortuna daquelas pra saciar sua fome de… Read more »

Arvelos63

Uma ofensa para sua magestade, queria eu escrever.

MGNVS

Se essa noticia for verdadeira entao o IRAN esta usando o direito de reciprocidade para “apreender” o navio britanico. MAS… como os Aiatolas iranianos nao sao confiaveis e sao movidos por fanatismo extremista entao deve haver algum motivo escondido por detras dessa atitude. Militarmente o Iran nao tem como fazer frente aos EUA e RU, mas eles tem condicoes de bloquear o Estreito de Ormuz e causar grandes danos a economia mundial. Os EUA e o RU deveriam mobilizar os Seals e o SAS para atingirem a cupula do regime iraniano ao eliminar todos esses Aiatolas de uma so vez… Read more »

marcelo

Egito fecha compra de 20 SU35 por US2 milhões

Enes

MGNVS, Qual o nome do filme?

MGNVS

Enes…
Se houver guerra vamos pensar num titulo tipo: A ida sem volta, ou entao: Mar em Chamas.
Pq se tiver guerra ali vai dar merda misturada com petroleo incendiado no Estreito de Ormuz.

Carlos Ravara

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Apenas três parágrafos e o sábio não percebe a ironia.

Carlos Ravara

Ou é ironia ou loucura.

MGNVS

Carlos Ravara
Parece mesmo enredo de “filme”, mas esses Aiatolas e a Guarda Revolucionaria sao a mao forte do regime no IRAN e eles realmente tem condicoes de fechar o Estreito de Ormuz em uma guerra assimetrica. Uma guerra contra o Iran so ia matar o povo persa que vive tiranizado pelos Aiatolas e nao ia resolver o problema. Parece filme ou “loucura” mas infelizmente é a realidade.

João Adaime

Quando finalmente o pau quebrar lá pelas bandas do Oriente Médio, alguém vai lembrar que a Venezuela possui a maior reserva de petróleo do mundo. E instantaneamente o Maduro passará a ser “grande aliado do Ocidente”, assim como hoje o Kim Jong-un é amigo do peito do Trump.
E viva a hipocrisia.

R_cordeiro

Hipocrisia? Países tem interesses e não amigos do peito. Dependendo da situação viram ou deixam de ser amigos do peito num estalar de dedos, vide ?? se aliar as união soviética na segunda guerra.

Fabio Araujo

A IRGC liberou um vídeo da captura do navio!

Mgtow

Os bandidos americanos e seus caezinhos de estimação estão forçando o Irâ a tomar essas medidas simplesmente para terem o pretexto para atacar o país. China que fez o certo. Se tornou super-autosuficiente mostra os caninos e bota pra correr

marcelo

china libera recursos de US$700 milhões em armas para o irã. segundo fontes oficiais chinesas.

Bosco

E só pra constar, dois comentários meus dirigidos ao Thiago e Defensor não foram publicados. Uma pena!!
Para o Defensor eu citei alguns nobres gurus da esquerda aos quais ele deve seguir, já que os da direita lhe causa repulsa. Nem vou repetir o nome dos “intelectuais” porque parece que o sistema antispam censura.

MGNVS

Bosqueti
Vc anda muito “incomodado” com os comentarios alheios que na maioria das vzs nao sao sequer dirigidos a sua pessoa. Procure um tratamento psicologico urgente ou ate mesmo um psiquiatra pra vc lidar com essa neurose, aproveite q vc é da area da saude (palavras suas aqui no blog) e busque um atendimento urgente.

Thiago

Bosco, Não se preocupe que não acontece só com você, eu também tenho comentários retidos que as vezes são liberados horas ou dia depois. Vocês acusam os outros como se tivessem a exclusivalidade e copyright sobre a “direita”. No mais um homem não possui só uma aspecto, não é criatura tão esdrúxula que pode ser resumida em Direita ou esquerda. Na esfera cultural/moral/ética ele pode ser muito bem conservador e porem na esfera econômica possuir uma inclinação mais liberal ou não. Mas não, para vocês Ser de direita é ser a favor da aquisição Embraer; ser a favor a um… Read more »