Home Aviação Naval Corveta Barroso é o primeiro navio a operar com o Wild Lynx

Corveta Barroso é o primeiro navio a operar com o Wild Lynx

6720
33

No dia 20 de julho, a Corveta “Barroso” tornou-se o primeiro navio da Marinha a receber, a bordo, a aeronave AH-11B Wild Lynx, versão modernizada do Super Lynx.

A aeronave, que tem seu principal emprego em operações de esclarecimento e ataque, foi modernizada na Inglaterra, a partir de 2018, quando recebeu os pacotes de atualização, dos quais destacam-se a instalação de novos motores, Glass Cockpit compatível com Night Vision Goggles, novos sistemas tático, de navegação e de autodefesa que inclui lançadores de chaff e flare.

O evento fez parte da Vistoria de Segurança da Aviação (VSA) da Corveta “Barroso”, que está em preparação para a Comissão “Líbano XVI”, quando assumirá como Navio Capitânia da Força Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).

Na VSA, realizada sob supervisão da Comitiva de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando da Força de Superfície, o navio e aeronave demonstraram índices satisfatórios de segurança, obtendo a aprovação para operar nas águas do Mediterrâneo.

FONTE: Marinha do Brasil

33
Deixe um comentário

avatar
9 Comment threads
24 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
26 Comment authors
Guilherme PoggioMaurício SiqueiraMarcelo AndradeEdsonFlanker Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luiz Floriano Alves
Visitante

O velho e bom Lynx ataca novamente. Pelo menos não tem as limitações dos novos helis da Eurocopter. Aeronaves britânicas se caracterizam pela confiabilidade e robustez. Melhor esse recauchutado do que um novo que precisa de revisão quase diária.

Juarez
Visitante
Juarez

Esse aí tem pedigree e DNA militar. E outro padrão.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

É isso aí, com MRO fica Show.

Augusto L
Visitante
Augusto L

Helicópteros com pedigree é Sirkosky ou AW, o resto é modinha de quem quer reinventar a roda.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Onde assino ?

Peter nine nine
Visitante
Peter nine nine

Leonardo amigo, os lynx são agora “propriedade” italiana. Agusta Westland está, pelo menos praticamente, completamente fundida com a leonardo.
Mas de facto O LYNX é um incrível design britânico, discordo no entanto com a análise de que heli da Airbus está cheio de problema, até porque pelo meio de alguns produtos vê se também a leonardo, reconhecida fabricante europeia, e produtos com participação da ex AW.

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Sou fãn desse helicóptero

Salim
Visitante
Salim

Lá vai a Barroso pro Líbano novamente, corveta briosa, vão usar ate o talo. Lança mansup, participa de quase tudo, virou bombril da armada. Se na época tivessem construído o planejado estaríamos bem hoje.

André Silva
Visitante
André Silva

Era pra construir 6 dessa unidade. Mas só construíram somente essa e durou aproximadamente 10 anos no estaleiro da Marinha no RJ em virtude dos frequentes cortes de orçamento.

Enes
Visitante
Enes

Na verdade a construção levou um total de 14 anos.

Peter nine nine
Visitante
Peter nine nine

Da até impressão que será dos poucos navios combatentes operacionais.

Carlos Eduardo Oliveira
Visitante
Carlos Eduardo Oliveira

Vai durar pouco esse navio. Usando até o talo como vc disse.
Em pouco tempo, estará como a Inhaúma estava.

João Moro
Visitante
João Moro

Espero que Wild Lynx dure bastante e seja um ótimo equipamento militar nas novas corvetas atuais e futuras. Ademais, espero também que os novos planejamentos da Marinha com relação às corvetas Tamandaré sejam aplicadas no futuro e não fiquemos nesta situação atual (tendo um “buraco” na nossa defesa).

Reginaldo
Visitante
Reginaldo

Mas a filosofia de construção dela estava errada, navio muito pequeno pra uma tripulação enorme e baixo nível de automação, isto deve ser frisado sempre.

Dalton
Visitante
Dalton

A cerimônia de batimento da quilha da “Barroso” ocorreu em dezembro de 1994, portanto o projeto data de alguns anos antes e mesmo assim é fruto de uma evolução da corveta “Inhaúma” cujo projeto data do fim da década de 1970 e além do mais a “Barroso” foi entregue com cerca de 8 anos de atraso, então, está de acordo com a época.
.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

A célula (envelope) também foi completamente revisada.

Sou um entusiasta dessa anv de asas rotativas.

Deveriam executar esse MRO em outras anvs numa programação para as Tamandaré.

Paulo
Visitante
Paulo

Quem teve a oportunidade, a honra e o privilégio de operar por anos essa aeronave, sabe que não existe nenhuma outra máquina de asa rotativa que chegue aos seus pés, sem sombra de dúvidas a melhor aeronave que a marinha opera, ágil, segura e que cumpre todos as missões com êxito “INVENIRE HOSTEM ET DELERE”

LucianoSR71
Visitante
LucianoSR71

Caro Paulo, gostaria de aproveitar o fato que voou bastante essa aeronave e tirar uma dúvida: há uns 30 anos eu, adolescente, visitava sempre que podia as embarcações da MB abertas a visitação, numa dessas conversei c/ gente da marinha sobre o Lynx, como ele era veloz e ele me disse que se evitava voar em altas velocidade pois além de tudo o helicóptero vibrava muito e prejudicava os equipamentos eletrônicos a bordo – isso realmente acontecia? Se sim, e os mais modernos ainda tem esse problema de alta vibração? Obs.: já voei em Cessna, Boeing, Fokker, Airbus, mas nunca… Read more »

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

Quando eu era adolescente via muito Águia de Fogo que era na verdade o Bell 222. Eu via no Lynx um pouco do Águia de Fogo. Mas mais do que é isso ele é um belo exemplar da espécie felina vigiando, alertando, caçando e também realizando secundariamente resgate em alto mar. Foi uma decisão sábia da Marinha do Brasil adquirir essas aeronaves e mais sábia ainda modernizar as mesmas.

Carlos Eduardo Oliveira
Visitante
Carlos Eduardo Oliveira

Uma curiosidade.
Com o fim do seriado, o helicóptero foi vendido a um hospital na Alemanha, mas ele caiu durante um voo em 1992 matando os ocupantes.
O ator do seriado morreu em janeiro de 2019.
comment image?resize=792%2C446&ssl=1

ednardo curisco
Visitante
ednardo curisco

tive muita pena da morte do ator. Ele mesmo admitiu que jogou fora sua carreira e vida com bebida. pena mesmo. até hoje escuto a música tema.

Quanto ao helicóptero, não sabia. pena.

Dalton
Visitante
Dalton

Também lamentei a morte dele, não tanto como ator do “Águia de Fogo”, que também assistia, mas, pelo trabalho dele em filmes como
“O amor não vai à guerra” e “Inferno no asfalto” entre outros da década de 1970.

ednardo curisco
Visitante
ednardo curisco

esse primeiro vi quando criança. Mas num lembro nada! 🙂 este ator era modelo bonitão aí pegou o papel.

de certa maneira achei bonito o gesto dele na entrevista de admitir que o que deu errado em sua vida foram vacilos dele mesmo. Meio que uma advertência para os que jovens…

lembro que em minha adolescência a briga era trovão azul x águia de fogo.

a coisa legal dessas séries era que não tinha efeito digital. aí era piloto bão com o manche na mão fazendo bonito!

Edson
Visitante
Edson

Trata se do ator Jean Michael Vincent

Maurício Siqueira
Visitante
Maurício Siqueira

Entrando nas séries, alguém sabe qual era o helicóptero da sério Trovão Azul?

Guilherme Poggio
Editor
Noble Member

Um Gazelle modificado (repare no rotor de cauda). Tem o filme original no Netflix.

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

Belíssima Ave! Projeto com mais de 40 anos, entregando muito mais do que o prometido. Referencia no segmento Pena que não temos mais 20 navios e 20 destes para podermos cuidar de nossa costa.

Tomcat4.0
Visitante

Belo e mortífero felino alado!!!!

souto
Visitante
souto

Amigos alguém sabe quando chegam os outros três helicopteros
super lynx modernizados ao Brasil

Flanker
Visitante
Flanker

Até agora, foram recebidos 2 AH-11B (N-4001 e N-4004). A programação inicial era de que mais um fosse entregue até o final desse ano e os outros 5, do total de 8, serão entregues até o final de 2021.
Com os contingenciamentos no orçamento do MD eu não sei se esse programa, e seu cronograma, foram atingidos/atrasados.

Colombelli
Visitante
Colombelli

Os sea skua ainda estão “em condições de”?

Souto.
Visitante
Souto.

Amigo Colombelli resposta:positivo foram revalidados.

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Sim, mas a MB estuda a adição de outros mísseis pois os Skua foram descontinuados pela MBDA. A penúlitma Revista Força Aérea fala sobre algumas possibilidades: Sea Venom, Thales Martlet, Rafael Spike, etc.