Type 071

LPD Type 071 (clique na imagem para ampliar)

China e Tailândia assinaram um acordo que permitirá que uma empresa chinesa de construção naval construa um navio de guerra do tipo LPD (landing platform dock) Type 071E para a Marinha Tailandesa, uma medida que mostra uma cooperação aprofundada no comércio de armas entre os dois países, disse um especialista militar chinês na quarta-feira.

China e Tailândia assinaram o acordo em Pequim na segunda-feira, com a participação do gerente geral da Corporação de Construção Naval do Estado da China (CSSC), Yang Jincheng, e do comandante em chefe da Marinha Real da Tailândia, Luechai Ruddit, divulgou a CSSC na terça-feira.

Isso também marca a primeira vez que a China exporta um LPD, disse o comunicado.

A declaração não forneceu mais detalhes, incluindo o valor do navio ou quando o navio será entregue.

O LPD Type 071 é um navio de guerra da classe de 20.000 toneladas que pode transportar pessoal e equipamentos de combate, incluindo embarcações de desembarque com colchão de ar (LCAC), veículos de assalto anfíbio, tanques e helicópteros.

Faz parte do principal equipamento de batalha usado pela Marinha do Exército de Libertação Popular da China.

A Tailândia poderá usar o navio de guerra para realizar missões de transporte naval, aumentando a capacidade de envio de tropas do país por alto mar, disse Wei Dongxu, analista militar de Pequim, ao Global Times na quarta-feira.

Também pode ser usado para fins civis, como missões de socorro e resgate humanitário, porque, como uma grande plataforma naval, pode transportar mercadorias de socorro e tirar vítimas das áreas de desastre, disse Wei.

A variante do Type 071 para a Tailândia é chamada de Type 071E, com o E possivelmente significando “exportação”. Poderá ser uma versão personalizada com base nas necessidades da Marinha Tailandesa, disse Wei, observando que provavelmente não terá mudanças significativas em comparação com as encomendadas internamente na China.

A Tailândia opera outras armas chinesas como os tanques VT4 fabricados pela China North Industries Corporation (NORINCO).

Wei disse que a cooperação no comércio de armas entre os dois países está se aprofundando, e a Tailândia pode comprar ainda mais armas chinesas como o LCAC, veículos de assalto anfíbios e helicópteros que se encaixam no Type 071E.

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renan

Parabéns a China pela capacidade produtiva, parabéns a Tailândia pela ótima compra.
Um navio muito bom, alguém sabe o PIB da Tailândia?
Abraço

Marcos Andrey

US$ 1,323 trilhões (PPC, 2018) US$ 455,400 bilhões (Nominal, 2017)

Antoniokings

É um marco histórico.
A produção de navio chinês para cliente que era tradicionalmente ligado a fornecedores ocidentais.
Aliás, a China vem estreitando os laços militares com a Tailândia com a venda de material militar.

Adriano Madureira

Belo navio!

Rafael G. De Oliveira

És uma bela embarcação….acho que fica bem classificada entre a Makassar e um Mistral

Alex Barreto Cypriano

Pra mim é um assemelhado ao LPD-17
San Antonio com deslocamento reduzido.

Alessandro

A plena carga tem praticamente o mesmo deslocamento, 25 mil ton

BrunoFN

Curioso pra saber o preço .. mas ja e q Chines n serve pra MB, fazer o q …

Elton

almirantes e “equipes de avaliação “não estão afim de conhecer Pequim mas sim Londres ,Paris ou Washington que tem mais lugares bonitos para tirar foto com a familia e postar no instragam alem justificar mais e mais viagens para “qualificar pessoal “

BrunoFN

Triste e irrefutável realidade … ou como falam por ai…. questão de ”alinhamento geopolitico” como se a china n fosse um dos .. se n o principal parceiro comercial do Brasil… Doi saber q alem do preço , provavelmente um acordo gov-gov com os chineses seria algo alem de mais barato ..de fácil financiamento …pessoal ainda vive no mundo da guerra fria … 4 desses ( sim ..ja viu o tamanho dos nosso CFN ? pois é ) e teríamos navios do tipo pra pelo menos 50 anos ….alem de despreparadas (em termos de material) .. falta visão militar no… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Avisa o alto oficialato que a China tem cópia de tudo, até de Paris.
https://youtu.be/vqEV8npdjLs

ANTONIO J. CAMPOS

O começo e assim, primeiro se copia e depois se evolui e desenvolve e se torna primeiro do mundo.

Gabriel BR

A engenharia naval chinesa está progredindo num ritmo incrível, eles vão superar os europeus rapidamente.

Antoniokings

Acho que o alvo, no geral, são os estaleiros coreanos.

Sincero Brasileiro da Silva

Alguém sabe quando as Tamandaré começarão a ser construídas?

sub urbano

Mais uma prova da aproximação entre Tailândia e China… Filipinas é a próxima. Coréia do Sul vai ser a cereja do bolo,mas isso daqui uns 30 anos.

Antoniokings

Sub-urbano.
Acho que em bem menos que 30 anos.
Grande parte da indústria coreana já não sobrevive mais sem a China.

Marcos Rêgo

É verdade…a Coreia do Sul não produz NADA. Bom mercado para China. :/

Adriano Madureira

Um belo navio, pena que o almirantado da Royal US navy do Brasil jamais teria coragem de adquirir um navio desse porte e chinês, só de pensar em tal coisa, já começariam a se coçar e muito.

Cairia muito bem para o CFN, ainda mais com um equipamento como um hovercrafts, que pode ser embarcado.

Mgtow

Da China não pode seguinte os comentarista daqui. Dizem que solta a pecinha.

Leandro Costa

Duas coisas. Não vejo como a aquisição desse navio faça muito sentido para a Tailândia, mas acho interessante que a Tailândia está tirando o corpo fora sempre que pode, e adotando uma versão local da ‘política pendular.’ Isso é ÓTIMO para a Tailândia, mas ali naquela região, eles vão ter que eventualmente sair de cima do muro e provavelmente podem pender para a China devido à proximidade, mas ainda há muita água à passar pela ponte. A outra coisa interessante, e que muitos comentadores aqui ainda não se deram conta, é que as relações comerciais entre Brasil e China devem… Read more »

Gabriel BR

Observando o mapa da Tailândia eu vejo uma forte lógica por trás desta aquisição.

Gabriel BR

A Direita tailandesa é bem próxima dos chineses…os militares assim como a casa real são os mestres da diplomacia, a habilidade deles é tamanha que a Tailândia nunca foi colônia.

JS666

Só lembrando, a Tailândia fez parte do plano Colombo e do cordão sanitário do bloco socialista na guerra fria. Agora está muito próxima da China, não para de comprar armamento deles.

Bardini

Esse navio tá mais pra um LSD do que LPD…
.
O arranjo interno pra caber quatro desses LCAC xingling dentro mata muito espaço. Imagina se fosse compartimentado para operar apenas dois LCAC e tendo algo como 2 decks maiores para veículos e equipamento. Ficaria o bicho.

Luiz Trindade

Enquanto a Marinha do Brasil…

Alejandro perez

Marinha do Uruguai fechando um acordo com a China pra doacao de uma fragata. os chineses vem com tudo.

sergio ribamar ferreira

Sr. Luiz Trindade. Boa noite. Aqui continuamos “deitados em berço esplendido” e atrasados .

Elton

A MB e tipo aquele cara que ganha um salário mínimo e só que vestir e calçar : ELLUS,FERRACINI,BAD BOY mesmo que seja de segunda mão e tenha que ficar remendando todo mês mas se recusa a ir comprar roupas acessíveis na 25 de março que mesmo de qualidade inferior e duração menor e o que a realidade permite que ele compre na quantidade que ele prescisa ,fazendo essa analogia e o que acontece com nossas compras de navios nos últimos 50 anos .

Willber Rodrigues

E além da ganhar salário mínimo e só querer vestir GUCCI ou FERRACINI, ainda gasta quase tudo que recebe com pensão alimentícia.

Peter nine nine

Um divorciado portanto… ^^

Rafael

China= Ctrl C / Ctrl V

Jagderband#44

Uma bela cópia do design ocidental.

Pedro Bó

Um navio desse, com menos “recheio” que um combatente como uma fragata ou destróier, bem que poderia servir de porta de entrada para produtos chineses na MB. Poderia substituir os NDCC e complementar o Bahia e o Atlântico.

Luiz Floriano Alves

Com as baterias de misseis AA que exibe é um belo exemplo de barco dotado de defesa AA. Nós aqui ainda contamos com o “velho e bom(?) Bofors 40 mm.” e sua munição milagrosa de esferas saltitantes e de curto alcance. Como se os ataques contra navios, não fossem originados de vetores situados a grandes distancias.