Type 053H1 Jianghu II
Fragata Type 053H1 Jianghu II

O Jane’s noticiou que a China e o Uruguai estão fortalecendo suas relações de defesa sob um acordo assinado em Montevidéu pelos ministros da defesa dos dois países.

O acordo, assinado em 2 de setembro, exige o estabelecimento de uma estrutura para cooperação futura e um compromisso chinês específico de doar um navio da Marinha para o Uruguai.

A estrutura do acordo estabelece as condições gerais para os dois países cooperarem em operações de defesa, incluindo treinamento, exercícios, investigação, ciência e tecnologia, assistência humanitária, combate ao terrorismo e transferências de material.

O navio chinês a ser doado para o Uruguai vale cerca de CNY30.000.000 (US$ 4,2 milhões). Embora o tipo de embarcação não tenha sido divulgado no momento da assinatura do contrato, fontes familiarizadas com a doação disseram ao Jane’s que provavelmente será uma fragata Type 053 do lote desativado em julho passado (Type 053H1 Jianghu II).

Subscribe
Notify of
guest

130 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Navio feio da gota! Acho que o Uruguai deveria recusar essas doações, se for para ter navios antigos dessa forma, é melhor investir em embarcações de 500/800 T mais atualizadas.

Marcos

Kkk Douglas, os chineses poderiam doar pra nossa marinha também não??? Afinal nossas escoltas estão sofrendo baixas sem reposição.

marcus

Doam para roubar peixes do litoral Uruguaio.

Rodrigo Martins Ferreira

Se ela n vier chipada para dar a localização dela para os barcos de pesca chineses na costa do Uruguai eu mudo de nome.

Pedro

Pensei o mesmo! O Uruguai já alvejou navio pesqueiro do Brasil, nem pediram desculpas! Acredito que a chiba doou para o Uruguai para aliviar a pesca chinesa no litoral Uruguaio!

Alejandro Perez

Pedir desculpas???

Renan

Pode ser fei mas é bem armado para seu peso

Carlos

Pelo menos não são BANGUELAS como as da Marinha do Brasil .

Fernando Vieira

Enzo Ferrari dizia que carro bonito é o que vence a corrida, então navio de guerra bonito é o que está flutuando no fim da batalha.

Caio

Por beleza as marinhas deveriam jogar fora seus destroyers e cruzadores e comprar iates.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Errado, os destroyeres classe Arleigh Burke, classe Kongo, classe Asahi são lindos e imponentes. A fragata chinesa é feiosa mesmo, parece uma traineira dotada de mísseis. As fragatas classe Halifax também são furiosas.

LUIS A B c

Você está pedindo para um país com uma população de 3 milhões de pessoas e PIB menor que a cidade de SP gastar uma fortuna com navios novos ?

Fernando Turatti

Rússia na Venezuela, China no Uruguai, EUA na Colômbia.
Que bom que quando chegar a hora, teremos muitos aposentados precoces e ~70 mil ativos em terra pra nós proteger.

Miqueias Barbosa

Pensei a mesma coisa…Não exercemos influência relevante o suficiente na região e vemos por todos os lados as potências (Rússia, China, Estados Unidos e outros) chegando às nossas portas. O episódio recente com a Amazônia deveria acender o alerta do investimento pesado em inteligência e defesa..Mas não, seguiremos acreditando na verdade frágil do respeito à soberania em tempos que indicam preceder grandes conflitos e permaneceremos “deitados eternamente em berço esplêndido”..Nossos filhos e netos podem pagar muito caro por isso.

BrunoFN

e vão .. tenha a ctz

Carlos

Eu aposto que na primeira notícia de guerra declarada elas e os deputados vão ser os primeiros a deixar o Brasil fugindo igual aos ratos

Renan

Exatamente, detalhe que estes 70 mil nunca conseguirá entrar todos de uma única vez nós poderosos 120 embarcações que temos

Cristiano de Aquino Campos

120? Pare de contar com as lanchas, botes e caiaques.

Renan

Cristiano nem se contar com os botes salva vidas cabe os 70 mil marinheiros dentro

Novato

Esqueceu da França na Guiana

Fernando Turatti

Mas aí não é presença estrangeira, é literalmente uma parte da França.

Cristiano de Aquino Campos

Colônia.

Fernando Turatti

Colônia não tem direito a voto. São uma ex-colônia e agora parte integral do que chamamos de França.
Porto Rico é mais colônia americana que a Guiana Francesa.
Veja bem, uma coisa é não gostar da França(e eu desgosto muito), outra é atropelar os fatos conforme nos convém.

Renato

Vive lá France!
Sem a França não teríamos Scorpene, não teríamos um satélite de uso civil/militar geo estacionário.

Otto Lima

Cristiano, a Guiana Francesa não é uma colônia, mas um departamento de ultramar da França, cujos cidadãos têm exatamente os mesmos direitos e deveres dos cidadãos dos departamentos metropolitanos da França.

Roberto Bozzo

E os ingleses nas Falkland e no Suriname….nossos governantes anteriores deixaram o país totalmente vulnerável, até conseguirmos um reequipamento das ffaa eficiente e um serviço de inteligência confiável vai levar anos ainda…

Rafael Oliveira

Suriname é ex-colônia holandesa. A Guiana era inglesa.

Roberto Bozzo

Rafael, agradeço a correção.

Kemen

Sinceramente, desejaria que essa hora não chegase, nossa politica militar é de defesa, sera que algum pais vizinho se atreveria a nos atacar? Pelo menos temos o maior exército e o mais forte da America Latina. A FAB logo tera um braço mais forte, a Marinha só Deus sabe, mas temos os submarinos que podem bloquear o tráfego maritimo e quem sabe se as corvetas vingarem… Temos muitos portos para operar, não seriamos bloqueados tão facilmente no tráfego maritimo e menos por quem nem submarinos operacionais tem.

Aldo Ghisolfi

Os subs estão sendo trocados…

Jadson Cabral

Submarinos? Que eu saiba, se muito, só temos um operacional. Dos 4 scorpenes, andou-se falando que 2 poderiam ser vendidos. Portanto, não sei como 2 ou 3 submarinos podem defender 8 mil km de costa.

eudes

Ô “filhão”, vc está trocando as bolas, o q se comentou foi a possibilidade de venda de 02 submarinos q já estão aí (os antigos ) e não os novos q estão em processo de comissionamento e finalização.

Kemen

Submarino tipo IKL e Scòrpene, são meios de ataque que podem efetuar a defesa também, mas qual o pais sul americano que tem mais portos grandes ou médios onde podem atracar navios de comercio internacional, do que nós? Bloquear nosso tráfego maritimo é só para pais com marinha de guerra de primeiro nivel.

Sincero

O problema é que o brasileiro não é um povo beligerante, como os norte americanos, a maioria da população não apoia as forças armadas.

Fabio Araujo

Cavalo dado não se olha os dentes! Para a marinha do Uruguai vai ser muito importante, dará pelo menos um meio moderno, e para os chineses pode surgir a oportunidade de vender mais alguns armamentos ao Uruguai e vai ter aberto mais um mercado para eles, sem falar que este doado vai precisar de munições e outros tipos de suprimentos para se manter ativo!

Luiz Floriano Alves

A China com seus pesqueiros atuando no Atlantico Sul vai precisar de bases no Prata. O Uruguai é o par perfeito para eles. Bons negociantes como são os Chineses a doação será compensada em curto prazo se revelando im investimento altamente interessante. Mais iniciativas virão e o Dragão estará a nadar nas nossas costas eem curto prazo..

Fabio Araujo

Existe um projeto de um terminal para barcos pesqueiros chineses no Uruguai, esse projeto foi suspenso em Julho deste ano devido à oposição de moradores e de organizações ambientais, se fala que por volta de 500 pesqueiros chineses usariam essas instalações, sem dúvida a doação deste navio também é uma forma de conseguir apoio no Uruguai para destrava o projeto!

Cristiano de Aquino Campos

Esquece o Uruguai e olhe para a Argentina.

Tomcat4.0

Eis o porquê da urgência e da importância dos napas 500 Br em boa quantidade.

Mgtow

Balela. Esse papinho de pesqueiro e blablabla é pura balela.
É parceria ganha-ganha.
EUA só que manter os aliados como colonia, enquanto isso quem se alia a China só tem a gannhar. Lide com isso. O mundo tá mudando

Diego

O que os EUA fazem a China está começando a fazer.

Régis Athayde

Sim, e o que os EUA fazem e a China está começando a fazer o Brasil já deveria estar fazendo, se houvesse visão de nossos militares e principalmente vontade política. Os chineses vão acabar ocupando uma área que deveria ser nossa.

Fernando Vieira

Concordo totalmente. No mundo ou você domina ou é dominado, não tem meio termo.

sergio ribamar ferreira

Perfeito. Disseram tudo. Concordo como Sr. Fernando Vieira e Régis Athayde. acrescentando que o problema está em não moralizar a gestão nas Forças e isso vem de mais de trinta anos. na MB então????????

sergio ribamar ferreira

Desculpe: “há mais de trinta anos”. Infelizmente. Reafirmo e concordo com os Srs. Fernando e Régis. Grande abraço.

Sergio Cintra

Régis, a princípio nem vou discordar da vossa menção, mas… quando olhamos mais para dentro, encontramos o “desenvolvimento de tecnologias” sendo adquiridas e não desenvolvidas. Nossa ‘Constituição’ presa nas forças de “Defesa” e assim, a projeção de poder, se esvai. Quando olhamos para as coisas BÁSICAS – educação, saúde e principalmente SANEAMENTO Básico (em torno de 50 % da população não tem acesso a esgoto – +/- 100 milhões de habitantes – e dos outros 50 %, 38 % despejados “in natura”) sem recursos ou perspectivas de, você acha que o Congresso irá deliberar algo $ignificativo para implementar força. Fora… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Cara, sem falar que mal conseguimos fazer o minimo do básico, seja como marinha de guerra, seja como guarda costeira.

sergio ribamar ferreira

De acordo com o Sr. Sergio Cintra. Grande abraço

Fawcett1925

Visão os nossos militares tem. O que falta é dinheiro e comprometimento dos políticos em buscar o bem melhor para o país. Mas se depender da classe política atual continuaremos deitados em berço esplêndido por muito tempo.

Cristiano de Aquino Campos

Esta falando da marinha que não tem dinheiro para ter e operar navios más só pensa em aumentar o contigente de 80 mil homens que tem?

Cristiano de Aquino Campos

Apoio naval militar Brasileiro na africa, manda uns oficiais treinar os oficiais dos países africanos e manda a engepron oferecer umas patrulhas cujo projeto nem e nosso e financiado por bancos que nem Brasileiros são.
Apoio naval militar Chines na Africa, manda oficiais treinar oficiais, oferece de patrulhas a destroyers de projeto próprio e financiado por bancos Chineses e se precisarem envia uma esquadra para apoiar.
Com quem você fecha parceria?

DANIEL ALVES

Político brasileiro, só pensa em encher o bolso, com um congresso e um senado vendidos, jamais teremos uma grande nação, eles vendem a mãe por dinheiro, não venderiam o país? Desmantelar as FA’s é traição, é vender a nação. E isso, eles fazem bem.

Leandro Costa

Para quem não tem nada, esse navio está ótimo. É uma boa maneira de cortejar players da região.

Agora, se bobear, o próximo passo da China é fazer algo um pouco melhor com a Argentina. Aí é bem possível que vejamos uma infusão de doações por FMS para o Brasil entre outras vantagens. Segue o barco que a coisa vai ficar interessante em breve por aqui.

india-mike

“Moderno”?

Em tempo — tem quem reclame quando doamos blindados e helicópteros ao Uruguai.
Preferiria muito mais se fosse o Brasil a doar uma Inhaúma e um gururu ao Uruguai do que ver os chineses se estabelecendo bem no nosso quintal.

Só espero q o Uruguai saiba onde está se metendo — A China começou assim no Sri Lanka e em parte da Africa e deixou uma herança maldita.

Nilo Rodarte

Exato. E é por isso mesmo que esse tipo de influência deveria estar sendo efetuada pelo Brasil. Mas nossa Marinha não tem navios nem pra ela mesma. O ideal é que, bem equipada, algum meio “meia boca” pudesse ser repassado visando justamente a política de boa vizinhança e a venda de produtos e serviços no futuro, mantendo o cliente cativo. Mas…

Carlos Alberto Soares

Kkkkk…..

Conta outra ….. Kkkkk…..

Alex Barreto Cypriano

O Uruguai tem posição estratégica e é pequeno o suficiente pra ser manobrado por peitas e infiltrações discretas em curto prazo. Quem achava que presente de grego era problema não tinha visto ainda negócio da China contemporânea, na qual está consolidada a estratégia de fusão civil-militar (alguém diria ser esse o caracter indelebilis de um estado totalitário…). Segue o barquinho.

leonidas

Bem não manjo muto, mas a logística para operar este navio? sensores, armamentos, até a questão da linguá porque acredito que os equipamentos, manuais, identificações esta tudo em Mandarim certo?
Não vejo como a relação custo x benefício de algo assim possa ser razoável, ainda mais em se tratando de um equipamento claramente ultrapassado, em termos de “Desing” esta nos moldes da classe de Destróieres da US Navy Charles F Adams…rs

Fernando Turatti

Custo benefício implica em ter custo. Foi de graça. Traduzir o software é o de menos, fora que a marinha uruguaia já praticamente nem existe pra se preocuparem muito com integração a outros equipamentos. Isso aí vai ser o maior e principal meio uruguaio.

leonidas

Entendo, mas nem sempre algo de graça é necessariamente funcional, e foi neste sentido minha analogia.
O São Paulo se fosse doado ainda assim não teria mudado nada sua operacionalidade para nossa Marinha.
Em relação as condições da marinha Uruguaia não ser das melhores, puxa a nossa é uma sofrência que dirá a deles, e ainda considerado que para a realidade deles operar equipamento de origem tão distinta não seria funcional…rs

Peter nine nine

O são Paulo foi quase doado

leonidas

Uma doação de 12 milhoes de dólares, livrando os franceses de se livrar de um navio comprometido e cheio de amianto.
Os franceses teriam um gasto enorme porque lá na Europa a politica dos verdes pega pesado, se livraram de um B.O economizaram com a grana que iriam gastar para se livrar do Amianto e ainda fizeram a gente pagar 12 milhas para se virar com o entulho deles… kkkk

Cristiano de Aquino Campos

São paulo, um de apenas doia porta-aviões de uma classe que mesmo novo e caro de operar.
Não tem nem comparação.

Peter nine nine

Leo a Marinha uruguaia é, para todos os efeitos, uma guarda costeira, consigo imaginar montes de navios de guarda costeira piores que esse aí.

Cristiano de Aquino Campos

Amigo, os Chineses quando vem para cá, já sabem falar ingles e ate português para não serem enrolados ou facilitar os negocios. A China e nosso maior parceiro comercial a pelo menoa 20 anos e ate hone e dificil ver o mandarim ser ensinado a quem de direito.
A lingua não e problema para eles se tiver grana no meio.

Miklos

Vejo também como um ato bem positivo , já é resultado do acordo e coloca o Uruguai com meios adequados . Pelo menos estão correndo atrás e não em desenhos

Jagderband#44

Passe livre para a pesca chinesa ilegal em águas uruguaias e…. talvez brasileiras, ou tem alguém nesse momento patrulhando ao largo do Chuí? Acho brabo. MB é Guanabara.

Renan

Com 70 mil pessoas da Marinha olha sem contar os reservista que continua a receber.
Difícil a não ser que os joguem no mar com botes salva vida, pois o contingente é tão grande que não sobra dinheiro para ter 50 patrulhas Oceânica nem 200 navios patrulha.
Muito menos drones capazes de vigiar o mar por dias.
Satélites de vigilância esqueça.
Isto significa pesca livre para os chineses.
Abraço

Colombelli

76.000 sendo 67% delas no RJ. E pasmem distrito federal e a segunda unidade federatova com mais pessoal da MB. No sul nào tem 3000.
Ainda no rj tem 22% do EB e 35%da fab. Tem mais militares do EB no rj que das FA em toda amazónia legal com 8 estados. E tem gente que defende isso por causa de eventual glo. É a praia e o chopinho no fim do expediente que muita gente não quer perder nas FA.

Renan

Colombelli exatamente a farra do dinheiro público do sindicato de farda. Que é igual ao sindicato de toga e igual o sindicato de palanque.
Resumindo o povo está a mercê de seus maior inimigo o cooperativismo.

Miguel Felicio

À mercê do cooperativismo e do setor público no Brasil, que custa HORRORES, para ser pago por quem realmente produz.

Augusto

Corporativismo, certo?

Vagner

Concordo plenamente!
Mas tem um ditado que diz:
“O povo tem o governo que merece.”

sergio ribamar ferreira

Concordo com o sr. Renan. Perfeito. Grande abraço.

sergio ribamar ferreira

Uma correção sem ofensa: corporativismo. Desculpe. reafirmo saudações.

Jagderband#44

Praça XV bombando no fim de tarde, ê brazil zil.

Carlos Alberto Soares

Tem outra$ coi$a$ também …..

Antonio Palhares

Colombelli.
E sem contar que as forças armadas, principalmente o Exercito acaba formando soldados. Que depois da dispensa acabam sendo admitidos como soldados do tráfico. Acho que unidades de paraquedistas devem ser mudadas para o centro do país. Goiânia , Anápolis ou Itumbiara.

Dodo

Jagderband, por acaso já ouviu falar na base naval de Rio Grande? Fica uma dica de informação aqui pra você: só temos meios de patrulha por lá, justamente para controle de pesca na região do Chuí. Vai pesquisar mais antes de falar bobagens

Jagderband#44

Dodô (ou dodo, sem acento), não falei bobagem alguma. Moro aqui e conheço a região bem, aliás, melhor que muito militar. Você já testemunhou o que acontece dentro da ZEE aqui? Se você é militar da MB ou FAB, acho que tem ideia. Além da ZEE os chinas podem pescar livremente, mas… e quando estão dentro do limite de 200 milhas? Olha, não é toda hora que vemos algum NP ou NaPaOC saindo da barra de Rio Grande.

Salim

O uuruguai a um tempo atrás aprendeu um pesqueiro brasileiro. Os chinas pintam e bordam no litoral sul, estão acabando com manjubas em nossas aguas para usar como isca viva. Perguntem aos pescadores do litoral sul que te contam a tragedia.

Fabio Araujo

No caso do Uruguai os bracos chineses terão um acordo comercial e portanto não seria pesca ilegal, mas os brasileiros e os argentinos tem que ficar de olho aberto para que os chineses respeitem os limites das águas territoriais brasileiras e argentinas!

Aldo Ghisolfi

Vamos nos incomodar à beça com os chineses pescando por aqui…

Renan

Amigo Se a China quiser ela pode ter um pé muito forte na América do Sul, basta estender a mão aos nossos vizinhos, Venezuela, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru. Estes países podem facilmente se tornar um forte aliado chinês, com bases militares da China aqui. Dinheiro e tecnologia para fazer isso a China tem, e estes países se curvaria rapidamente ao império chinês. Não será difícil ver isso acontecer em 50 anos. O Brasil como líder regional é uma piada Se os juízes, políticos e militares, não estivesse preocupado com o próprio bolso, este país ia ter ao menos 300 bilhões… Read more »

BrunoFN

Perfeito …e triste ..esse pais vai ter q sangrar mt pra corrigir isso ..ou mesmo se quiser permanecer inteiro ao fim desse seculo …. mas n se preocupe , quem le isso seja do comando militar ou civil ..apena da uma boa gargalhada regado a um bom vinho ( entre outras coisa ) …rindo da cara de cada brasileiro q quer esse pais avance pra um futuro seguro e promissor
n atoa nossos militares declararam esse ‘republica’…hj se entende o pq

Néstor Gerardo

Permítame coincidir con usted. Tanto Brasil como Argentino están llamados a liderar en Sudamérica. Lamentablemente la cabeza de sus gobernantes no va en esa sintonía.
En cuanto a Uruguay el tema es político. Si los políticos no tuviera miedo a perder votos, darían los recursos para tener fuerzas armadas acordes a nuestras necesidades y no estar atados a estas “donaciones” de material usado y con varios años encima

Vagner

Caro. Renan, concordo com tudo que você colocou aqui, mas será mesmo e não podemos fazer nada para mudarmos isso?
Acho que passou hora de criarmos um movimento para fazermos valer as vontades povo.
Já que não sabemos escolher os nossos representantes, vamos preciona-los a fazer a vontade nação através de pressões maciças no congresso.
Duvido que esses parlamentares terão coragem de agir contra a vontade popular!

Renan

A única forma seria por plebiscito: 1° coloca que todos os funcionários da união ( juízes, políticos, funcionários públicos concursado ou contratados, militares) tenha direito apenas ao seu salário, sua aposentadoria seria o teto do INSS R$5.839,45 e as pensões E aposentadoria seja a mesma regra que a do setor privado. 2° todas as funções do estado é remunerados por uma fração do salário do presidente. E o presidente não receberá mais do que 25 salários mínimo. 3° Não se pode ter mais que 81 senadores, não se pode ter mais que 81 deputados federais, não se pode ter mais… Read more »

Wilson França

Agora passa pro WhatsApp e manda como corrente.

Renan

Wilson Exatamente hoje com o advento da era digital pode se criar em redes social grupos de milhões de pessoas orientadas a votar em um certo candidato, boicotar produtos, organizar passiatas de proporção expressiva. Com advento do whatsapp podem fazer grupos organizados para atingir um objetivo. Podem ter no YouTube, Facebook, twitter e Instagram seu financiamento para organizar o maior grupo político com participação popular da história. Gerando milhões de spam e difundindo a idéia central atingindo 20 a 30% da população brasileira. Mas para isso o núcleo teria que abdicar de sua vida social para se dedicar a causa.… Read more »

Mgtow

Exatamente meu irmão. O Brasil tinha um potencial imenso para dar as cartas na america do sul e em paises de linguas lusofóna. Temos um potencial tremendo. Mas defender esse tipo de atuação do nosso pais ultimamente aqui no blog é coisa de comunista, marxiita, esquerdista do foro de são paulo e blablabla..é preferivel ficar embaixo das asas da aguia do norte segundo esse pessoal. Ta aí o resultado, perdemos o nosso quintal….

FERNANDO

Cruz credo!!
Quando olhei, pensei que fosse para MB, eles aceitam tudo que é velho lá.

Jeff

Guerra da lagosta novamente? Só que a China não irá se intimidar com a marinha do Brasil.
Pelo jeito, não aprendemos nada com aquele fato.
Logo estarão fazendo acordos de pesca com países vizinhos, e entrarão em nossas águas “sem querer” e…. O resto vocês já sabem.
Nem Subnuc vai espantar eles….

sergio ribamar ferreira

De acordo com o Sr. Jeff. Grande abraço.

Jhon

Brasil poderia ter feito doação de umas Type 22, com Uruguai pagando apenas a revisão

Dalton

Não há “Type 22” para doação. Duas permanecem em serviço e das duas que foram retiradas, a “Bosísio” mais recentemente, deu baixa 4 anos atrás e não foi conservada para venda, diferente do navio chinês que aparentemente saiu de serviço recentemente.
.
Além do mais uma fragata do porte de uma T 22 seria bem mais difícil de ser mantida pela modesta marinha uruguaia.

Top Gun Sea

Logo logo a China construirá nas águas uruguaias uma ilha artificial vulgo base militar para pesquisas e será o mar do sul do atlântico da China e controlará cada navio pesqueiro, mercante…. bem como qualquer navegação dizendo que são águas juridicionais do tratado de pesquisa da China e Uruguai. Estará infestado de navios pesqueiros chineses, submarinos e navios de guerra…. Estamos cada vez mais perdendo a altonomia em ser o maior país da América do Sul.

Luiz Trindade

Infelizmente bola cantada há muito tempo pelos especialistas militares norte-americanos e que continua sendo ignorado. Daqui algumas décadas o mundo estará de joelho ao império chinês. Dae não teremos mais volta…

Luiz Trindade

Acho eu que a China esta entregando um cavalo de troia. Só veremos quando se precisar… E antes que digam que estou criticando só um lado, os EUA também fazem isso.

BrunoFN

Feio …antigo .. porem funcional , e algo doado e se vier full (053 x niteroi .. quem ganha ? ganha um doce quem acertar ) …um belo ganho operacional …Uruguai virando porto seguro pra barco de pesca chines ..mais um problema futuro surgindo . sera q alguem aki no Brasil pensa em se precaver em relação a isso?? ctz n .. ja enfrente problemas hj ..e n soluciona quem dirá pensar num estratégia de futuro … so avisar pro almirantado q pra isso q a classe ”Amazonas” serve em .patrulha .. ela n e fragata pra ficar bandeirando mundo… Read more »

Jeff

MTB – Marinha Terrestre Brasileira.

Kemen

Como doação, exelente para ambos paises, um porque abre possibilidade de mercado e melhoria nas relações entre os dois, o outro porque não tem quase nada na sua marinha de guerra. Entretanto, considero que essas fragatas ainda são inferiores às nossas Niteroi, que foram modernizadas bastantes anos atras.

Marcelo R

É o que esta sendo patrocinado a muito tempo na America Latina, o financiamento da miséria e dependência tecnológica, que vem com a cooperação dos lideres dos respectivos países, para que isso se torne cada vez mais efetivo. Esse estado de miséria sob todos os aspectos, depois são contemplados com as as hipócritas ajudas “humanitárias” e doações de equipamentos….

Fernando Pereira

Isso é algo que seria inadmissível se fossemos uma potencia militar. Mas não somos e isso vai virar rotina, primeiro foi na África e pelo visto chegou a vez da América do Sul. A china está errada? De maneira nenhuma, toda oportunidade explorada é uma possibilidade de vitória e a China sabe bem explorar isso e segue a lição a risca. Alguém nas mensagens anteriores disse que a marinha brasileira é Guanabara, por mais que eu seja patriota e amargurar isso tenho que concordar. Verdadeiramente é Guanabara. Não vemos e não temos notícia de uma patrulha de longa duração no… Read more »

Marcos

Acho que USA nao vai deixar barato vendo a Russia e China querendo espandir militarmente aqui na America do Sul .
Como o bolssomito e aliado de trumpp ja comtemplo doaçoes de Destroyes arleigh Burke pra nossa MB heheh??

Erikson

Sinceramente, acho uma baita sacanagem o que o Governo uruguaio faz com suas FAs, não é um país que seja tão pobre pra deixar suas forças nessa situação ridícula. Eles ficam na dependência de Brasil e Argentina, e não assumem a parte deles no Atlântico.

DOUGLAS TARGINO

Na realidade, acho que eles não deviam pensar em navios grandes, acho que um lote de navios de 1500T, era suficiente.

Erikson

Sim, com um território marítimo pequeno, com pouca coisa, mas que seja moderna eles já resolveriam, como alguns NaPOc da categoria dos Fassmer OPV 80.

Fabio Mayer

Se essa coisa de fazer acordo de cooperação e doar armamentos fosse mesmo essa hecatombe que muita gente está pregando nos comentários, o Brasil, a Colômbia, o Chile e até o México já seriam estados dos EUA faz muito tempo… A China doou UM navio antigo para o Uruguay, e o Brasil esses tempos doou helicópteros e carros de combate. Qual o problema? O Brasil recebeu carros de combate e de logiística no ano passado (obuseiros auto-propulsados) e vai comprar aviões Sherpa com preços reduzidos. Qual o problema? Já disse algumas vezes e repito: os chineses podem ter vários defeitos,… Read more »

Luiz Floriano Alves

A China quando quer mostrar os dentes não economiza boca. Agora estão voltados para o problema de Taiwan e Hong Kong. Não é uma democracia. Se intitulam uma Ditadura do Proletariado. Na verdade os comunistas se revelaram uma ditadura dos Burocratas e políticos. Mas, como no caso da ex União Soviética usam sua influencia e poder para expandir sua economia e acessar as fontes de matéria prima e mercados.

Parabellum

País sem recursos, que se rendeu ao narco-poder, só poderia dar nisso. Muito triste. Imagina o sarapetéu logístico. Se quebrar um parafuso chinês fica sem navegar, ou paga o preço ditado pelos chineses ou terá que fazer concessões obtusas. Brasil: abra o olho! Melhor assumir a missão de patrulhar essas águas, senão além de pesqueiro chinês, vai ter que se incomodar com a marinha vermelha.

Bardini

Não existe nada grátis nesse mundo. Que que adianta receber um pau velho desses aí e ficar amarrado pra manter esse trambolho rodando?
.
Coloca uma grana encima e manda trazer um OPV novo dos chinas… Deixa de se incomodar com caco velho. Aprende a fazer negócio de gente. E os chinas tem projetos que contam com convoo, que seria infinitamente mais útil a Marinha do Uruguai, do que essa velharia pra brincar de guerrinha.

Javier Bonilla

Esclarecendo que as autoridades navais uruguaias ainda avaliam a conveniencia de aceitar o navio doado. Para alguns, nem paga busca-la e traze-la de lá.

fawcett1925

Os uruguaios teriam peitos de afundar pesqueiros ilegais chineses com este navio?
Isto eu gostaria de ver.

Wilson França

Nem com esse, nem com qualquer outro.

Carlos Campos

Que triste a situação da Cisplatina, esse navio é muito velho, vindo de graça tudo bem, acho que os Uruguaios não deviam nem ter Marinha, só exército e guarda costeira assim como uma força aérea pequena.

Renan

Comentário retido

Gabriel BR

É o bico fino perto do orçamento que eles têm. E para quem fala em uma Armada Uruguaia equipada com OPVs busquem saber o que a esquerda uruguaia está fazendo com as forças armadas e policias do Uruguai( Sucateando tudo e jogando o país na anarquia).

Peter nine nine

Bullshit

JOAO

Ehhh! Depois vem uma base…

PauloR

China doa navio ao Uruguai e a direita brasileira surta kkkk
Tem mais é que aceitar porque pelo que sei, eles não tem nenhum navio ativo ou em condições de navegação plena. Então qualquer ajuda é um milagre pra Marinha uruguaia.
E abre posibilidade do país comprar navios novos dos chineses no futuro

Javier Bonilla

Os chineses quiseram vender 3 OPV P-56 quando concorreram com a OPV 90 Gowind, a Fassmer PV 80 e a Lurssen OPV 80, a qual- Lurssen- foi selecionada por duas vezes, mas sem grana, nada feito… Há centenas de milhas de qualidade entre a OPV 80 (hoje conhecida na Austrália como Classe Arafura) e os ferros chineses, mas, dinheiro, nem para um nem para outro…Depois, também sem grana, ,concorreram o Yak 130 o M-346 e o chinês L-15 para a Força Aérea, mas, sem $$$$, nada feito…… Agora, querem VANTS pro Exército, mas o boilivariano ministro da Defesa,muito chegado a… Read more »

Sinceramente

Doa o patriotismo profissionalismo na administração das forças armadas para o Brasil

Sinceramente

Olhamos o presente já pensando no futuro
São generais aposentado e quando morrer fica o viúva e as filhas pensionistas

https://www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/vozes/lucio-vaz/exercito-tem-5-mil-generais-de-pijama-que-custam-r-17-bilhao-por-ano/amp/

Esteves

Caro, Todo sistema trabalhista aposenta. Até na China. Depois que morre se tiver esposa(o), companheiro(a), reconhecido em cartório como casamento ou união estável que se configura por adoção de regime de bens e família, deixa pensão. A pensão fica para a(o) pensionista. Até na China. Uns ficam como todo, outros com parte, outros com nenhum. Os amantes disputam. Vide a vida dos artistas. Aparece amante lá dos 15 anos. A distorção citada na matéria é a falta de sustentabilidade do sistema. Não somente dos estatutários militares. Nenhuma previdência se sustenta no Brasil. Aposentar com salário da ativa ou com soldo… Read more »

Marques Araujo

O Brasil está sendo cercado pela China, já se aproximaram da Venezuela e agora do Uruguai e tbm estão acerando a Argentina.