Submarino Riachuelo - S40

Submarino Riachuelo - S40

Submarino Riachuelo - S40
Submarino Riachuelo – S40

Aperto provoca insatisfação entre integrantes do alto comando das Forças Armadas

Por Leandro Prazeres e Ana Clara Costa – O Globo

BRASÍLIA — No momento em que, pela primeira vez desde a redemocratização, os militares conquistaram espaço político inédito no governo federal, a previsão é que o Ministério da Defesa tenha, no ano que vem, seu menor orçamento em 15 anos. O aperto provoca insatisfação entre integrantes do alto comando das Forças Armadas. Com o presidente Jair Bolsonaro e o vice, Hamilton Mourão, egressos do Exército, a expectativa entre os militares era que, mesmo em um quadro de ajuste fiscal, seus projetos fossem considerados estratégicos para o país.

Os recursos previstos no Orçamento da União de 2020 para as principais ações da área militar registraram queda média de 35% em relação a este ano. Em 2019, a previsão é que esses programas consumam R$ 4,1 bilhões. No ano que vem, o governo estima os gastos em R$ 2,6 bilhões. Entre os mais afetados pelos cortes estão o programa de submarinos da Marinha, o desenvolvimento de blindados do Exército e a aquisição de caças pela Força Aérea Brasileira (FAB).

A queda nos recursos reflete um aperto orçamentário que se estende por todo o Ministério da Defesa — a previsão para o ano que vem, de R$ 73 bilhões, é a menor desde 2005, quando foram destinados R$ 69,9 bilhões (em valores corrigidos pela inflação do período). O corte nos projetos estratégicos é, percentualmente, maior do que a queda total do orçamento do ministério da Defesa para 2020, de 31,7%.

O sentimento, entre expoentes das Forças Armadas e militares que integram o governo, é de insatisfação com a profundidade dos cortes orçamentários para 2020 apresentados no fim de agosto. Generais ouvidos pelo GLOBO afirmam que havia expectativa de redução de gastos — mas a realidade imposta foi além do que se esperava.

Principais ações

Recursos destinados para programas estratégicos das Forças Armadas (em milhões de R$)

Falta de reconhecimento

Há consenso nas Forças Armadas de que o Estado passa por situação de penúria e que todas as áreas devem contribuir com uma dose de sacrifício. A avaliação, no entanto, é que os valores destinados à Defesa deveriam ser encarados com algum grau de prioridade pelo Ministério da Economia. Eles citam os esforços feitos pelo contingente militar em momentos de emergência, como ocorreu este ano no rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho (MG) e com as queimadas na Amazônia, quando o trabalho imediato das forças foi necessário para conter estragos maiores e resgatar sobreviventes.

Havia uma expectativa, por parte dos militares, de que, após a aprovação da reforma da Previdência, haveria uma retomada dos investimentos nas Forças Armadas — plano que, hoje, está fora do radar da Economia. A equipe econômica, na avaliação de alguns militares, não enxerga os projetos estratégicos da Defesa como empreitadas importantes.

No Ministério da Economia, há a convicção de que o desbloqueio de recursos previsto para este mês e o próximo, da ordem de R$ 20 bilhões, pode ajudar a levantar os ânimos da cúpula militar. Mas, nos quartéis, as palavras da vez têm sido “decepção e desalento”.

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, disse ao GLOBO que o ministério está tentando obter uma suplementação orçamentária, em negociação com a equipe econômica do governo. Ele não soube informar o valor desse reforço.

— É um orçamento enxuto? Sim. Terá reflexo nos nossos projetos? Com certeza. Mas nada com que não possamos lidar com planejamento, alterando prazos e, talvez, mudando o escopo de alguns projetos — disse o ministro, tentando mostrar otimismo.

O levantamento foi feito pelo GLOBO com base em dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, entregue pelo governo Bolsonaro ao Congresso. A LOA é a estimativa do que a equipe econômica pretende gastar durante o ano.

Blindados Guarani na fábrica da Iveco em Minas Gerais
Cargueiro Embraer KC-390

Foram analisadas as previsões orçamentárias de seis projetos considerados estratégicos pelo Ministério da Defesa: o Guarani (produção de blindados); o FX-2 (desenvolvimento e compra e caças para a FAB); o Sistema de Monitoramento de Fronteiras do Exército; o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), o KC-390 (desenvolvimento e aquisição de cargueiro); e o sistema Proteger, de segurança de infraestruturas consideradas críticas, como pontes e rodovias.

No Exército, um dos mais afetados é o Guarani. O projeto teve início em 2012 e prevê a construção de blindados para substituir os antigos Urutus. Foram encomendadas 1.580 unidades e entregues 300. O cronograma inicial previa gastos de R$ 19 bilhões entre 2012 e 2031.

Na semana passada, no entanto, o chefe do escritório de projetos estratégicos do Exército, general de divisão Ivan Ferreira Neiva Filho, disse a deputados da Comissão de Relações Exteriores e Defesa da Câmara que as restrições orçamentárias fizeram com que o governo alongasse em nove anos o prazo final para a entrega dos veículos, com um acréscimo de R$ 500 milhões ao custo inicial.

— Isso é totalmente nocivo. O último carro vai ser entregue em 2040 e não sabemos que cenário vai ser esse. Não é que o carro vai estar obsoleto. Talvez o conceito esteja — disse o general aos deputados.

Na Marinha, o principal impacto é sobre o Prosub, que sofreu corte de 18% e já está com o cronograma atrasado em pelo menos dois anos, informação que o Ministério da Defesa contesta. Iniciado em 2008, o projeto tinha um orçamento total de R$ 27 bilhões e previa a construção de um estaleiro e de cinco submarinos, quatro convencionais e um nuclear. As obras são tocadas por um consórcio entre uma empresa francesa e uma subsidiária da Odebrecht. O contrato é alvo de investigações da Operação Lava-Jato.

Primeiro caça Gripen da FAB

Entrega de aviões

Já o FX-2, da Aeronáutica, que prevê a construção de 36 caças Gripen pela sueca Saab, teve um corte de 52%. A primeira unidade foi entregue na semana passada, na Suécia. Estima-se que os outros 35 aviões estejam prontos em 2024. A preocupação dos militares, no entanto, é que as restrições orçamentárias reduzam o ritmo de produção dos aviões.

O diretor técnico da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), Armando Lemos, disse que os cortes nos projetos estratégicos são resultado da crise e que isso está provocando impactos nas indústrias ligadas a esses programas.

— A economia de defesa está bem parada nos últimos dois anos. Não é algo que começou agora. O governo e as indústrias têm buscado saídas para manter a base industrial ativa, apesar dessas reduções. Já vemos algumas forças mudando o escopo dos programas para evitar prejuízos maiores que poderiam ser causados por uma rescisão — diz Lemos.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

284 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caio

Relaxa que quando o Bolsonaro for eleito isso muda.

Foxtrot

Kkkkkkkkkkk perfeito.

ALEX TIAGO

Agora essa fonte eu acho um pouco complicada devido a guerra entre a Globo e o tiver aconselho esperar sair a plataforma de despesas do ano que vem oficialmente se assistirem o jornal Nacional diariamente entenderam o porque eu estou comentando sobre isso, espero sair o plano orçamentário 2020 pra ter certeza do quanto diminuto vai ser o orçamento. Uma pergunta qual o valor desbloqueado essa semana para o ministério da defesa???

ALEX TIAGO

Guerra entre a Globo e o governo federal.

Camargoer

Caro Alex. A Rainha Vermelha gritava “cortem as cabeças”, primeiro a do mensageiro.

Rafael

Alex, a fonte é o Orçamento da União pra 2020 que o governo já entregou pra ser votado no Congresso. Não a Globo.

Renan

Perfeito ao cubo

ALEX TIAGO

Realmente bem colocada foi por ocasião de minha falta de atencão obrigado

Enes

Quem sonha com Subnuclear e Classe Tamandaré, Babau.

Roberto Bozzo

“A economia de defesa está bem parada nos últimos dois anos. Não é algo que começou agora.”

Graças aos últimos 2 governos entramos nesta situação…..um governo eleito com apenas 9 meses no cargo, pegando o país destroçado pela corrupção e roubo de uma facção criminosa não pode fazer muito coisa mesmo…. A melhora só para 2021 e olhe lá…..

carcara_br

Cara, não sei se você reparou, mas o problema central foi o modelo de desenvolvimento. Se bolsonaro reduzir a corrupção a 0 nós ainda teremos problemas econômicos sérios. O país não está sendo pressionado a prender corruptos, mas a implantar uma agenda liberal, e muitíssimo pressionado, então nos preparemos.

Felipe Morais

Bozzo, grana para emendas tem né? Grana para aumentar fundo eleitoral também.

Mas tudo bem. Aproveite enquanto ainda dá pra falar que “só fazem 09 meses de governo”. Jajá estaremos falando que já faz um ano de governo.

Tenho falado isso há um tempinho. Não há nada, exatamente nada na pauta presidencial que se refira ao reequipamentos das FA’s. Pelo menos não divulgado. E isso é frustrante.

Gil

Melhor um Bolso honesto que um Nine Finger corrupto. Porém quem vivia das tetas do estado ou é sacerdote do pensamento unico tem mais é que defende a escoria que adora.

Caio

Quem vive das tetas do estado, tipo a família Bolso

Luis

q gênio! deus do céu! quanta perspicácia! inacreditável, agora q vc falou isso até mecânica quântica passou a fazer mais sentido. q brilhante colocação colega, vc deve ser indicado ao nobel. como é q ninguém tinha pensado nisso antes: é claro, basta deixar os esquerdistas encher os bolsos nas instituições aparelhadas do estado e nas ongs fajutas e aí então estará tudo bem, os conservadores e liberais, se é q quiserem fazer algo, q o façam trabalhando de graça, como voluntariado, deixando mais dinheiro para os esquerdistas se locupletarem, como aliás, ficou redigido na recente pseudolei q proíbe devolução de… Read more »

Fernando Vieira

Você tá sendo irônico né? PT corrupto é verdade, mas Bolso honesto? Por favor, diga que é piada…

Agora, quanto a cortar orçamento da defesa, isso não é novidade, todos os governos fizeram.

Roberto Bozzo

“Bozzo, grana para emendas tem né? Grana para aumentar fundo eleitoral também” Felipe, isso temos de cobrar do congresso, não da Presidência…. “Não há nada, exatamente nada na pauta presidencial que se refira ao reequipamentos das FA’s. Pelo menos não divulgado. E isso é frustrante.” Também não é verdade…eu mesmo coloquei um link no Forte (que os editores não transformaram em matéria) sobre a criação de uma linha de crédito ou um banco de fomento para a área específica de defesa, não recordo direito. Simplesmente não há dinheiro para nada…o nível de destruição deixado foi maior que o previsto por… Read more »

Antonio Palhares

Roberto.
Eu acompanho esta “draga” desde a “redemocratização”. O pior governo para os militares e seus projetos foi o senhor FHC.

Gordo

Por mais que se cobre governos anteriores com razão, mas eles tiveram acertos e um deles podemos ver em nossas reservas que estavam na casa dos 300 bilhões. Essa reserva atualmente nos separa de ser uma Argentina. Podemos até ter herdado problemas mas o governo se esforça para intensificalos, com comentários completamente inuteis que vão desde chuveiros dourados a esposas, somem a isso as questões que estão envolvendo a procuradoria, PF, coaf e a família. Ainda podemos citar a pauta econômica que propõe trazer cpmf e barrigadas do nosso ministerio das relações exteriores. Isso tudo não trás confianca pra quem… Read more »

Roberto Bozzo

“Por mais que se cobre governos anteriores com razão, mas eles tiveram acertos e um deles podemos ver em nossas reservas que estavam na casa dos 300 bilhões”
Claro, claro… internalizar a divida interna com juros escorchantes, enquanto a divida externa eram com juros baixíssimos foi outro acerto, né ?? Vc tenta defender “governos anteriores” com uma afirmação inócua, quando foram estes mesmos “governos anteriores” que nos trouxeram nesta situação calamitosa…

Pablo

A maior hipocrisia dos vermelhinhos é que quando o Bolsonaro fosse eleito as forças armadas fossem receber todos os investimentos, que sairiam as ruas, que não teria dinheiro para outros investimentos, enfim. Ta ai mais um tapa na cara, mostrando o tamanho do DÉFICIT de mais de 100 Bi deixado pela “cumpanherada”.
Cobrem a Venezuela, Cuba e outros “cumpanheiros” para pagar suas dívidas e amenizar nossa crise… esqueci, para os mesmo vermelhos nunca teve calote.

Antoniokings

Papo furado!
A prioridade das Forças Armadas é manter privilégios salariais e na aposentadoria.
Não creio que estejam muito preocupados com gastos em material.
E é nisso que Bolsonaro aposta para agradar a tropa e ter apoio para um governo minguante..

Felipe Morais

Acho que pela primeira vez irei dar um joia em um comentário seu, Xings!

Pablo

e qual governo não fez isso???????????????????????????????

Pablo

se tu acha papo furado, cobra a Dilma também por ela ter engavetado o prosuper e 3 anos depois fez copa do mundo com estadios superfaturados e elefantes brancos, mais dois anos, olimpiadas. só nessa brincadeira de “conto de fadas” dela, foram gastos 60 bilhões. Pq não sai as ruas em passeata para cobrar??? ou pq foi o PT ta tudo bem??? eles podem?

Dilbert_SC

Caro Antoniokings. Muito bem lembrado!
Só para constar, mais de 80% (isso mesmo 80%) do orçamento das Forças Armadas vai para o pagamento de pessoal. Fora 102 bilhões para isso. Aí não tem dinheiro mesmo para modernização dos meios.
Mas dinheiro para lanchas e para o GTE pode ter certeza que não falta.

WVJ

Farinha pouca. Vamos convir que 20k pra um general não é razoável. Num país desigual como o nosso fica estranho um alto oficial não ganhar como um procurador.
O me deixa triste é ver todo mundo engolindo medidas neoliberais como salvação da economia; pois é justamente o que os argentinos fizeram 4 anos atrás e hoje tão aí pra oficializar emergência alimentar no país.

Matheus Santiago

“medidas neoliberais”

Me aponte três medidas “neoliberais” que o Macri fez, por favor.

WVJ

Da BBC, em 31/08/2018: “Macri, um milionário ex-empresário, quis resolver os problemas herdados do governo de Cristina Kirchner – alta inflação e deficit fiscal – com um modelo liberal e de mercado. De maneira gradual, cortou salários públicos, baixou impostos para exportações e aumentou as tarifas dos serviços subsidiados, entre outras medidas. Fez acordos para se endividar e expandir obras públicas. Mas enquanto Macri queria fazer a Argentina “voltar ao mundo”, este estava em outro ritmo: protecionismo, aumento de juros nos Estados Unidos e um clima de tensão política e financeira. Quando, em maio, ficou claro que seu plano estava… Read more »

Matheus Santiago

“aumentou as tarifas dos serviços subsidiados, entre outras medidas. Fez acordos para se endividar e expandir obras públicas.”

Desde quando isso são medidas liberais?

E mais, você sabe quanto foi o corte de salários? Porque eu sei, e não chega nem perto do que é efetivamente gasto, ou seja, foram apenas medidas paliativas.

WVJ

Meu amigo, o Modelo deve ter sido o errado para resolver o problema. Fosse o certo a coisa teria estagnado e não piorado.
Voltemos ao texto:
“Macri queria fazer a Argentina “voltar ao mundo”, (mas) este (o mundo) estava em outro ritmo: protecionismo, aumento de juros nos Estados Unidos e um clima de tensão política e financeira”
A Vibe atual é protecionismo e não liberalismo.
Nós tamo indo pelado pra uma festa bundalelê que já acabou.

Matheus Santiago

Por favor, faça um resumo do que foi feito na Argentina e no Brasil e compare o que foi efetivamente implementado nas gestões, e você me diz qual país saiu em melhor situação. Quando você fizer isso, compare as notícias da reformas feitas nos dois países e volte ao ano vigente – 2019 – para saber quais medidas realmente dão resultado no ambiente econômico do país. Eu só não faço isso, porque desviaria muito o assunto para a economia, e o debate seria longo demais.

WVJ

Faz você suas contas, tenho raiva de começar.
Por ex. economizar 300 mi em bolsas de pesquisa de nossos cientistas e gastar 1,5 bi em publicidade governo atual?
Esperemos os resultados e veremos quem está certo. Saudações

Matheus Santiago

Argentina: Um sistema tributário com 163 impostos, com mais de 69000 regulamentos. O governo “liberal” do Macri não fez nada para reduzir ou simplificar o atual arranjo da tributação. Brasil: Um sistema tributário com 90 impostos, porém há iniciativas no Congresso para redução da carga tributária assim como sua simplificação e é praticamente certo de sua simplificação, o que reduz bastante a complexidade do sistema tributário, iniciativas como essa passa a impressão de melhora para o ambiente econômico, e isso permite mais investimentos. Além disso, o atual governo cortou burocracias e regulamentações para pequenos negócios com a MP da Liberdade… Read more »

Paulo

Caros, marquem pra tomar um chope. Se um convencer o outro, quem for convencido paga a conta. se não, cada um paga a sua e pronto. Muito melhor que essa discussão de aponte isso ou aponte aquilo.

Felipe Morais

Amigão, a minoria dos frequentadores daqui são “vermelhinhos”.

Há alguns poucos, já conhecidos. Mas a grande maioria são, inclusive, eleitores do Bolsonaro.

E estamos criticando por que tem que criticar mesmo. O governo não fez exatamente nada, ainda, para melhorar a situação das FA’s. E, como governos anteriores, tem mostrado que entende que os projetos militares são projetos secundários. E esse é o grande problema da defesa do Brasil. Uma pequena (bem pequena mesmo) parcela da sociedade consegue enxergar a importância de projetos militares.

Gil

O governo atual tem que cortar na carne pra 2020, somente um povo que é em um 70% analfabeto funcional (ou algo pior, ser adorador de corruptos) pra botar a culpa num governo que acaba de entrar, e tem a dura missão de ajeitar esse desastre.
Definitivamente certos brasileiros não merecem ter um presidente honesto, a solução é facil em 2022 votem no PT

Gil

30 dislikes, os vermelhos finalmente invadiram a trilogia.

Fila

Meu caro Gil, o Brasil não é dividido entre petistas e bolsonaristas. É por esse tipo de pensamento que chegamos ao segundo turno com as duas piores opções.

Marcio Cosentino

Perfeito Fila. Os extremistas de ambos os espectros, apenas sabem repetir a receita de bolo do: “ou você concorda comigo ou é um inútil”.

Dilbert_SC

Exatamente isso Fila. Obrigado por lembrar que o posicionamento político das pessoas não é necessariamente binário. Apesar de que os esquerdopatas e os bolsominions são binários. Na verdade são faces da mesma moeda.

Renato B.

Ainda me lembro de chamar o resultado do segundo turno de véspera do apocalipse.

Magno Barbosa

Tá difícil comentar algo no Brasil de uns tempos para cá. Se criticamos o governo, somos chamados de vermelhos/esquerda/petralha; se criticamos a oposição, somos chamados de coxinha/fascistas…Enquanto isso o país perde o trem da prosperidade, do crescimento, do avanço em ciência e tecnologia. Votei no atual presidente por falta de opção e sem por isso me acho de direita. Acredito que nunca teremos um governo com aprovação de 100%. Governos erram, governos acertam.

Caio

Chama de “vermelho” quem critica o atual governo mesmo. Eu fui chamado de fascista e nazista durante anos ao criticar o governo anterior. Continua assim, ta “sertinho”

Meireles

KkkkkkkkKkkkkkkkkkkk…
Todo mundo fazendo dedinho de arminha ??
Se não obedecer papai ninguém come, o Brasil nunca antes na história foi saqueado como está sendo agora…

Mauricio Pacheco

Esse povo precisa urgentemente parar de usar drogas!
Talvez se fizer um L de ladrão com os dedinhos, melhore!

Wellington Rossi Kramer

Ôôôô Meireles, larga mão de ser burro.

jef2019

Eu cai nessa amigo…é triste!!

Caio

2º turno, mas mesmo assim…

Camargoer

Caro Jef e Caio. O Barão de Itararé tem um aforismo que contém uma sabedoria ancestral. “De onde menos se espera, daí é que não sai nada”. O voto livre e secreto é um direito. Vamos exerce-lo.

Sinceramente

E o que os adolescentes diziam kkkk

Caio

Quando o mito for eleito acaba a corrupção e com o dinheiro do nióbio nos tornaremos a terceira potência militar e econômica.

Carlos Alberto Soares

Me mostre uma gravação que isso foi prometido pelo atual mandatário.

Ele prometeu mudança de atitude e sempre ressaltou o descalabro.

Caio

Não falei que foi ele, mas sim o que seus eleitores vinham falando. Ele mesmo prometer algo relacionado a investimentos em defesa, eu realmente não lembro, mas faz sentido ele não focar nisso, o eleitor em sua maioria não se importa com caças e submarinos, mas sim de promessas dele, como gás a R$30.

Sobre a parte militar, as atitudes dele foram de defender uma reforma da previdência diferenciada, nomear oficiais para cargos de confiança no governo… E isso faz sentido, afinal de contas submarino não vota.

francisco Farias

Nenhum pais que vive sob as asas dos USA tem permissão para ter forças armadas fortes e independentes. Enquanto o Brasil não perceber isso a situação de nossas forças armadas não mudam. Nem com governos militares a defesa do Brasil é ou foi valorizada.
A Europa, a partir da segunda guerra, delegou aos USA o papel de defender o continente europeu e o que se vê hoje são países indefesos perante a Russia. Japão, Coreia do sul e muitos outros que já foram potências militares hoje são incapazes de se defenderem sozinhos.

Caio

Discordo totalmente. O que tem os EUA com isso? Europa não está forte como era antes pq hoje não é prioridade deles, mas mesmo assim eles possuem forças armadas fortes sim, assim como Japão e Coréia do Sul, e são capazes de se defender.

ODST

Conversa! O governo do PT afastou o Brasil do EUA durante muito tempo, e mesmo assim estamos do jeito que estamos.

rezende

Boa tarde caro amigo, mas discordo da sua ultima afirmativa.

Sinceramente

E o que os adolescentes imaginavam
Ele ia fabricar dinheiro dólar etc …

Renan Lima Rodrigues

Caímos na trap novamente kkkk

Camargoer

Caros Colegas. Eu pergunto aos meus botões se o objetivo do MinFazenda é apenas estrangular a economia como força para uma ampla privatização de empresas lucrativas ou potencialmente lucrativas (BB, Caixa, Petrobras, Correios, Eletrobras, Previdência, etc) para atender aos interesses daqueles que apoiaram a eleição; se existe uma linha coerente de pensamento em direção a uma economia amplamente liberal em um algum momento no futuro que será o início de uma era de prosperidade e felicidade; se é apenas pirraça e teimosia em fazer diferente porque há um compromisso ideológico de ser diferente; ou se é barata-voa simples. Eu costumo… Read more »

Marcelo-SP

Caro Camargoer, esta é uma das frases mais infelizes de Keynes. O dar de ombros ao longo prazo é o que tem movido a irresponsabilidade de governos mundo afora, que usam do cheque especial para jogar a gerações futuras o custo de sua falta de compromisso com os destinos da nação. O longo prazo acaba sendo mais curto do que se imagina hoje. É justamente a visão de preservar a responsabilidade que levou a Coréia do Sul, por exemplo, a transformar-se em 30 anos. Pode parecer muito para uma geração, mas é nada para a história de um país. Já… Read more »

Camargoer

Caro Marcelo. A frase tem sua ironia britânica (como aquela de Monty Python. Por favor, veja o vídeo do jogo de futebol dos filósofos). A intervenção de R$ 700 bilhões do governo dos EUA em 2008 é um bom exemplo da necessidade de sujar as mãos de graxa.

Marcelo-SP

O Brasil chegou na situação de descrédito completo em 2014 justamente porque tinha esgotado até o menor vestígio de graxa da garagem para sujar as mãos.

Quanto aos EUA, o poder do dólar e o tamanho da economia permitem certo espaço para manobras macroeconômicas que não cabem no nosso caminhãozinho. O fly to safety, mesmo quando a crise é dentro dos EUA, permite uma liberdade fiscal e um baixo custo de política monetária que ninguém no mundo tem.

Camargoer

Caro Marcelo. Os manuais de política monetária recomendam limitar o crédito durante a expansão da economia e expandir o crédito na recessão. Essas ações típicas de um banco central não podem apresentadas como causas da crise de 2008 nem na crise brasileira que começa em 2014, mas podem ser compreendida pela “captura dos bancos centrais pelo setor financeiro” (Alan Greespan). O que se coloca em questão nesse momento são as ações e decisões do MinFaz para conter ou reverter a crise.

Augusto L

“crédito durante a expansão da economia e expandir o crédito na recessão“
Na-ni-não, esse pensamento é do século passado, antes da revolução dos estudos de macroeconomia da década de 70, qualquer aluno de economia que ja tenho feito no mínimo macro-econômia II sabe que à mais variáveis como a parte financeira/política ou como gostam de chamar a parte “não real” da economia.

Camargoer

Caro Augusto. Quem escreveu isso for Bresser Pereira em 2010 (A CRISE FINANCEIRA GLOBAL E DEPOIS: UM NOVO CAPITALISMO?).

Rafael Oliveira

Bresser-Pereira é ex- ministro da Fazenda que fez um plano econômico fracassado, né?
Não é uma boa fonte.
No Brasil, melhor ler artigos dos pais do Plano Real que pelo menos resolveram um grave problema nacional.

MARCOS

Camargoer, vc se esqueceu que o Governo Dilma literalmente forçou a expansão monetária de 2011 a 2014? Me permita relembrar:
Taxa selic de 11% pra 7,25% em um ano;
interferência nos bancos estatais;
500 bi pro bndes via banco central emprestar a campeões nacionais;
Interferência nos fundos de pensões (petro, correios…);
Fora as tentativas de segurar a inflação na canetada…

Ozawa

Camargoer, saudações da Rengō Kantai ao passar por aqui, agora só eventualmente como nesse domingo de sol ameno no Rio, a uma das raras palavras de profundidade e sensatez desse espaço. Quanto ao mérito da sua questão, faltou a opção para eu marcar como resposta certa: todas as hipóteses ditas. Agora, por exemplo, é a chantagem tributária de Guedes com a famigerada CPMF, dita como motivo da queda de nosso customs officer, Marcos Cintra … Só se CPMF também significar Crescimento Patrimonial das Movimentações do Flávio … Esse governo é um fracasso retumbante em apenas 6 meses. Não melhorou o… Read more »

Camargoer

Caro amigo Ozawa. Esses meus botões são mesmo impertinentes, mas era de se esperar isso de botões costurados em uma camisa vermelha. Arigatoo. Banzai.

Willber Rodrigues

Esse é o bom e velho Ozawa: afiado e certeiro. Faz falta por aqui. Adoro seus comentários

Fila

Vereador Geral da República é a expressão que leva o Oscar.

Marcio Cosentino

Parabéns Ozawa, excelente comentário.

Gil

Empresas lucrativas pros partidos, porque desde logo pro Brasil e o povo em geral não são, tem que privatizar tudo, e na Petrobras somente tem que manter o setor de produção o resto tem que ser vendido, o estado esta pra dar saude, educação e segurança (tudo o que não temos) não pra empregar tanto inutil.

Esteves

Não. Previdência Social. Se as previdências são lucrativas, por que as 3 (CLT, estatutários e regime misto) estão quebradas? Durante décadas levamos a Previdência Social ao déficit e ao fundo do poço somente para justificar sua privatização em 2019? Durante 40 anos arrebentamos o modelo previdenciário (fraudes, inadimplência, corrupção, renúncia fiscal, desoneração, desajustes, déficit) para que um governo conservador dos anos 2020…tivesse dificuldades justificando mais 40 anos de estado suíço com população da Guiné? Castas de togados e de políticos aposentados com salários de 150 mil? Petrobras. Promessas do pré-sal. De novo? A estatal dá lucro quando vende ativo. A… Read more »

Felipe Morais

Correios lucrativo? Às vezes você força muito a barra para se posicionar Camargoer.

E é Ministério da Economia, não Fazenda. E a Secretaria que cuida das privatizações é eminentemente oriunda da estrutura do MPDG.

Esteves

O prejuízo chegou a 2 bilhões…por ano.

Camargoer

Felipe. Olá Felipe. Obrigado pela correção sobre o MinEcon. Ainda não me acostumei com a fusão da Fazenda com o Planejamento nem do MCT com Comunicações (além da extinção do MinTrab). Eu disse potencialmente lucrativo. O Correios tem uma estrutura logística estruturada que atente todo o país (e exterior). Com a ampliação das vendas online, o serviço de entregas de mercadorias se tornará o carro chefe (já que a correspondência comercial é praticamente eletrônica). A privatização dos Correios é no mínimo curiosa. Caso os Correios sejam intrinsecamente deficitários, se for privatizado irá falir ou terá que aumentar as tarifas, reduzir… Read more »

Matheus Santiago

“Caso seja feito tudo isso, os Correios serão lucrativos mas perderão sua razão principal de ser que é prestar um serviço que as empresas privadas não fazem (caso contrário seriam deficitárias).” Existe o monopólio do serviço postal na qual o STF decidiu em favor de manter essa lei postal, na qual os Correios são parte fundamental nessa questão. Você dizer que as empresas privadas não esse serviço não é por conta de não dar lucro, se trata de questões jurídicas na qual o Brasil por regras arcaicas, continua parado no século XX. Na realidade, nem precisa privatizar a ETC, apenas… Read more »

Antonio Palhares

Vai ser igual ao do FHC. Enquanto tiver patrimônio público para vender, segura-se a onda. Quando terminar as empresas, acabam-se as receitas. nada de novo. Aqui as coisas funcionam assim. Não existe compromisso com o país.

Foxtrot

Pois é.
Não elegeram esse Dloide e sua Cúpula de dementados fanfarrões acreditando que impulsionaram e revolucionárias a defesa nacional (dentre outras áreas)?
Parece que o “mito” realmente é um grande mito porém negativo.

Heinz Guderian

Você parece que tem uns 13 ou 14 anos se acha que em 9 meses o governo pode simplismente aumentar os gastos em defesa, como se não tivesse outras areas que tbm precisam de preocupação e investimento, isso tirando que pegou esse país em frangalhos devido a anos de desgoverno da esquerda, e corrupção, então abaixa o fogo ai.

Pablo

Tu acha que é do dia pra noite que se tira um DÉFICIT de mais de 100 Bilhões? Nem o maior extraterrestre com uma tecnologia mais avançada faria isso!
Faz o seguinte, vai lá e cobra a Venezuela, Cuba e outros “Cumpanheiros” que pegaram nosso dinheiro “emprestado” e até hoje não pagaram, sai na rua pra protestar contra esses calotes. Afinal, não vão as ruas pra criticar o que está errado ou só olham pro umbigo de vocês???

Adhemar Moreira

Sim, mito de irreal, fictício, falso…

Foxtrot

Vocês vivem de mi mi mi sobre esquerda, PT e muito blá blá blá ideológico cego e burro. Se se esqueceram essa foi uma das promessas do “mito” , ou seja mais uma promessa vazia de político brasileiro. Estão se esquecendo das denúncias de caixa dois, nepotismo, previlégios a líder religioso e família e muitas outras coisas que nem convém comentar aqui. Isso para não falar nas gafes quando o bobo da corte abre a boca. Sem falar nas de seu fiel escudeiro símbolo caído de um judiciário parcial e partidário. Se esqueceram que bateram panelas para tirar “Ogra” e… Read more »

Emerson

Governo de ex integrantes das forças armadas cortando verba das forças armadas…
Esse é o projeto da defesa e da soberania nacional?

Doug385

Se eles estão sendo forçados a fazer isso hoje, dá pra imaginar o tamanho do estrago deixado pelos governos de ex-guerrilheiros, cachaceiros e usurpadores do erário público.

William Duarte

Fundo partidário de 3 bilhões para 2020, Governo Bolsonaro é mais do mesmo, infelizmente vamos continuar na mesma, discurso e comentários idiotas isso se já tem anos, começou com o Lula e vai até hoje. Quem criticar ou A ou B é rotulado por comunista ou direitista, não se chega a um termo racional, lamentavelmente não é as forças armadas que estão sem recursos, são todos os brasileiros que são órfãos de uma nação madrasta que suga tudo do seus filhos e pouco retorna aos mesmos, e o pior boa parte conformada, e aceitando migalhas através de um sistema cruel… Read more »

ODST

William Duarte – Informe-se melhor, pois quem está propondo o aumento do fundo partidário não é o governo federal, mas sim os senadores/deputados. Esses dias mesmo o presidente do senado, Davi Alcorrupto, tentou uma manobra anti-democrática para votar o projeto mais rápido e que acabou não dando certo. Saiba de quem cobrar, o governo não é o culpado por tudo de ruim que acontece.

Ari Santos

Isso é com o Congresso. Não sabe o mínimo de separação dos poderes e vem postar besteira

Emerson

Lê-se maior corte desde 2005…
Dessa forma inferse que os maiores investimentos na defesa foram dos governos de esquerda, contudo, o que me preocupa não é ideologia político partidária, e sim que não se cortou na própria carne ( classe política, pensões militares, número de generais e custos com reservistas), cortam programas estratégicos e que podem geram renda para o país, mas, mantém um folha onerosa tanto nas forças armadas quanto nos três poderes.

francisco Farias

Não justifica. O Bolsonaro foi eleito para fazer diferente.

ODST

Como? Se tivesse dinheiro com certeza ele faria diferente.

Augusto L

Ué mais tão aclamado contrato do FX-2 não era pra começar os pagamentos após a entrega de todos os caças?
Essa eu não entendi.

Agora quanto ao resto é vender a participação de metade do KC pra Boeing, vender os IKL ou os primeiros Scorpene pra conseguir pagar o resto do programa e tentar vender a preço mais baixo o Guarani para exportação simplesmente pra manter à cadeia de produção.

Alexandre

Esses cortes afetariam outras despesas relacionadas à implementação do Programa do Gripen na FAB e não o financiamento da aquisição em si.

Augusto L

Eu ja tinha imaginado algo do tipo mas como a reportagem não especifica nada da a impressão de que o programa vai acabar por causa dos cortes

Cristiano de Aquino Campos

Então vamos por partes. O. FX e verdade que os caças só serão pagos ao final das entregas que se der tudo certo seŕa em 5 anos, sendo que o problema e a parte de repasse de tecnologia e co-produção local que essa sim e a custeada atualmente. O guarani e complicado pois a grosso modo foi projetado para as necessidades Brasileiras de um blindado brato/ um par de rodas a menos/armamento simples, que vai contra a tendência internacional do mercado, sem falar que o Brasil deve ser o único país do mundo que tem indústria de defesa más cuja… Read more »

Marcelo-SP

De 2014 a 2018 o país sofreu a maior recessão e a maior queda de renda em 200 anos. Alguém acha mesmo que é só virar a chave e sair gastando??? Fora isso, o Congresso ameaça deixar para o Executivo menos que 3% de recursos não carimbados para 2020. Como a peça orçamentária já sai inflada e ficcional do Congresso, o governo obviamente teve que preservar mais as contas obrigatórias. Não há milagres. Com esse nível de (i)lógica fiscal imposta pelos políticos e partidos em Brasília em benefício próprio, e o conceito de estado babá que impera no país, não… Read more »

Camargoer

Olá Marcelo. Um recessão é algo intrínseco ao capitalismo. Há um ciclo de recessão e expansão, mais ou menos compreendido. Contudo, o atual período tem exibido um comportamento anômalo ao ponto de já ser considerado uma depressão (sugiro o artigo “BRASIL: É UMA DEPRESSÃO, NÃO FOI APENAS UMA RECESSÃO”). O estudo faz referência a três períodos de depressão (1873, 1929 e 2009). Segundo Joachin Levy, apenas um terço da queda do PIB iniciada em 2014 poderia ser explicada por variáveis econômica. Um país em crise política adia investimentos. O gráfico da taxa de crescimento do PIB na página do IBGE… Read more »

Augusto L

Errado Camagoer o Brasil precisa de investimento externo para fechar as contas, subsidiar o consumo vai aumentar a dívida e a capacidade do pais de pagar ela vai cair, diminuindo os investimentos, sem eles o pais não consegue fazer a política expansionista e consequentemente nossa moeda iria desvalorizar, sem importação a gente não produz nada. Resumindo você só esta falando abobrinhas. Se pegar os índices da bovespa vai ver que ele mostra que o pais já está começando a subir novamente estamos no mesmo patamar de 2003, acredita-se que ate 2023 ou 2025 o pais estará entre 70 ou 80%… Read more »

Augusto L

Camagoer, se fizermos uma política fiscal expansionista nesse momento toda a confiança dos investidores na nossa capacidade de honrar as dívidas vai cair. Sim, precisamos de investimento do mercado privado principalmente do externo para fechar as contas E com isso os juros irão subir na tentativa de segurar os investidores e o poder de compra da nossa moeda perante o dólar irá cair. A importação vai se tornar praticamente impossível sem importar a gente não produz, a nossa indústria é intrinsicamente ligada a importação para produção, sem contar que com a moeda desvalorizada a inflação iria nas alturas por varios… Read more »

Camargoer

Caro Augusto. O momento econômico/político é excepcional. Investimento estrangeiro ocorre quando há demanda para consumo (na década de 80 o país teve superinflação, moratória, crise da dívida, mas manteve as taxas de consumo positivas e uma alta taxa de investimento estrangeiro). O mais grave agora é a baixa demanda de consumo devido um período longo com alta taxa de desocupação e redução da atividade industrial para algo em torno de 30% de ociosidade. O efeito positivo para a economia de uma política de “ajuste” já foi anulado. O problema do governo deixou de ser gastos. Já faz tempo que o… Read more »

Augusto L

A dívida pública cresceu no FHC na tentativa de valorizar o real, não inverta as coisas, sobre o corte orçamentário só agora no meio do ano que chegamos ao zero, contando o que arrecadamos e o que gastamos, então o que você diz de efeito anulado não existe ate pq só agora que as contas se equilibraram e só agora que temos perspectivas de planejamento a longo prazo pois a reforma da previdência foi aprovada, ainda faltam outras. So pra lembrar em 2003 quando Lula assumiu, o sucesso econômico de seu governo só foi possível aos ajustes fiscais feitos nos… Read more »

Augusto L

Perfeito.

Rodrigo

Mas a cada quinze minutos abre um concurso para milico fica mamando no governo. Corta gente e benefícios que sobra. Funcionário público tem que aprender com inciativa privada faz mais com menos.

Cristiano de Aquino Campos

A lógica do público e o inverso ate nás forças armadas, faz menos com mais.

Cristiano de Aquino Campos

Obs. Por pouco a marinha não conseguiu as tamandares do jeito que queria, corveta com tripulação de destroyer.

Rodrigo

Quatro funcionários públicos me negativaram verdade doeu

Space jockey

Ta na hora de por mais temporários na Caserna, eles podem ficar até 10 anos sem adquirir estabilidade. Diminuir 2/3 dos de carreira, um Sgt temporário é bem formado em um ano na OM de origem, vi vários. Oficiais a mesma coisa com os NPOR, da pra aumentar a quantidade, essa gente trabalha bem e poupa de inchamento de efetivos. As FAs também tem que se focarem na atividade fim, chega de fiscalizações que podem ser feitas pelos outros entes federados.

Salim

Penso igual a você, 70% do efetivo deveria ser temporário ( 8 a 10 anos ). Teríamos alem de pessoal jovem, motivado e treinado, teríamos uma reserva de quantidade e treinada. Infelizmente nada e feito. A proposta feita para aderir ao sistema da nova previdência feita pelos militares e quase isto, porem antes eles querem aumento substancial salarios para oficiais. Eu fiquei envergonhado de ver a falta de patriotismo desta proposta, pois primeiro eles querem o aumento, se náo tiver aumento substancial náo vão fazer nada.. Ate fizeram, vão reduzir a jornada para economizar merenda kkkkkk ( eu estou chorando… Read more »

elcimar marujo

falam como se a culpa foce de agora,a roubalheira de dinheiro destinada as forças armadas vem de longe,vide royalties de petróleo que a marinha sempre teve direito,só um exemplo. o pais foi pego na miséria total,aqui no baixo clero claro,la em cima não mudou nada no aporte pra sustentar a família real (ireal) brasileira. a corrupção ta tão enraizada na sociedade que acho difícil ou quase impossível acabar com esse câncer no país,muita coisa que se tenta mudar esbarra na corrupção que ainda existe e que não quer largar o osso. é SENADO,CÂMARA FEDERAIS,STF,POLICIAS,EMPRESAS,quando se descobre e prende,mandam soltar,então esta… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

O problema não e roubar apenas, no Brasil as forças armadas e o serviço público sempre foi visto como cabide de empregos. Se no Brasil fosse como no Chile que tem um precentual fixo de verba para a defesa ou os paises da OTAN que tem algo similar, ia dar no mesmo pois 80% da verba iria para salários e beneficios e só 20 para custeio e investiemento.

Fernando Turatti

Matéria sobre como retorcer os dados até eles dizerem o que você quer. O orçamento em 2005 era de 33 bilhões de reais, hoje é de de 102 bilhões. COM TRÊS VEZES MAIS VERBA a manchete faz esse clickbait enquanto as forças armadas querem enganar o povo, como se faltasse verba. Se com 300% mais orçamento nós teremos menos investimento do que 15 anos atrás, honestamente, prefiro logo que se extinguam as três forças armadas. Entreguem meia dúzia de tanques e iglas pras PMs estaduais e meia dúzia de patrulhas pras polícias de regiões costeiras. Não tem NENHUM CABIMENTO sustentar… Read more »

Greyjoy

Orçamento é diferente de verba pra investimento. É possível ter aumento de orçamento e diminuição do investimento. Uma das razões para isso é o aumento com gastos de pessoal (salários, benefícios, etc).

Fernando Turatti

Jamais disse ou direi o contrário, isso é um fato, contudo, o título da matéria é: “Cortes atingem projetos estratégicos da Defesa, e orçamento é o menor desde 2005”
Foco na palavra orçamento.
Já é velha a técnica, o problema é que qualquer ser pensante hoje sabe que ao invés de clickbaits, precisamos pra ontem ser mais agressivos contra as forças armadas e seus abusos financeiros pra cima do contribuinte. Pagar 102b pra nada é melhor poupar isso e quase zerar o déficit anual do setor público.

Peter nine nine

Amigo, compreenda, 50 milhões em 2005 valiam e davam para mais do que em 2019.
Portanto, imaginemos, em 2005 eu dou lhe 50 milhões, alguns anos depois eu posso dar-lhe 200 milhões e, ainda assim, estar lhe a dar menos.

Fernando Turatti

33 bilhões, corrigidos com a inflação do período hoje seriam 70 bilhões. Ainda temos um aumento real de 45% da verba. Aliás, desnecessária essa conta uma vez que o investimento será menor em valores NÃO CORRIGIDOS, é bom que isso fique claro.

Mercenário

Greyjoy,

Em nenhum momento o Fernando faz confusão entre orçamento e investimento.

Uma primeira análise para a queda do investimento, embora o aumento do orçamento, é justamente o que você disse: aumento com gastos de pessoal. Aliás, essa é a maior crítica de boa parte dos foristas às forças armadas.

Camargoer

Olá Mercenário. Acho que é isso mesmo. Gostaria apenas de lembrar que o peso orçamentário dos convocados para o serviço obrigatório são da ordem de 1% dos gastos do MinDef, sendo o pessoal da ativa consome 36% e os inativos cerca de 38%. Tem sido comum alguns colegas se queixarem dos 90 mil convocados como causa do desequilíbrio orçamentário, sugerindo que forças profissionais e voluntárias seriam mais baratas. Tenho a impressão que extinguir o serviço obrigatório iria piorar a situação orçamentária das forças armadas. Acho importante passarmos a incluir os efetivos da PM em nossas discussões sobre quanto se gasta… Read more »

Fernando Turatti

O problema, Camargoer é que estás a misturar alhos com bugalhos. Não tem motivo pra misturar policiais com militares de fato por uma simples razão: não saem da mesma verba. A verba federal vai para forças armadas. Os 102 bilhões são SÓ pras forças armadas e é desse montante que mais do que 80% está comprometido com pessoal e afins. Um absurdo completo, um gasto estúpido e que não faz sentido em nenhum aspecto. Gastamos regularmente nos últimos anos de 1,4 a 1,6% do PIB, sempre dentro dessa margem. Isso é mais do que o suficiente, desde que bem empregado.… Read more »

Camargoer

Olá Fernando. Concordo que uma coisa é o orçamento do MinDef que compromete 80% dos recursos com pessoal ativo e inativo, sendo apenas 1% usado para custear o soldo dos 90 mil soldados que prestam serviço militar obrigatório. O mais fácil sempre é cortar custeio. Há anos eu apresento esses dados aqui na trilogia (algumas colegas não gostam…). Contudo, as PM estaduais recebem treinamento militar para atuarem como forças de reserva das forças armadas. Esse treinamento militar seria desnecessário para atuar como polícia na segurança pública. Esse custo posse ser incluído (com o cuidado de deixar claro seu significado) o… Read more »

sergio ribamar ferreira

Boa noite Sr. Camargoer. Bem vamos nos especificar nas Forças Armadas. O que se poderia vender nas Forças para se ter verba, visto o orçamento está apertado? O serviço militar obrigatório deveria ser temporariamente trocado pelo voluntário em 60 a 70% do contingente . Valendo-se de contrato assinado. Descontando ao INSS, sem direitos a promoções, gratificações quando o orçamento for contingenciado e inferior ao ano anterior , servindo também para os de carreira. Outra: proibir novos concursos nas Forças Armadas no período vigente a quatro anos. Observei que há muitas OMs desnecessárias. Minha opinião sobre previdência dos militares seria essa:… Read more »

Camargoer

Olá Ribamar. Acho que “vender” para levantar dinheiro é inadequado para o setor público. Contudo, o MinDef precisa revisar os organogramas das três forças, integrar unidades de pequisa de um lado, integrar unidades de ensino do outro, compartilhar infraestrutura e logística. O custeio precisa ser otimizado, mas é um erro usar patrimônio para cobrir custeio desequilibrado. Não se vende as jóias da vovó para fazer a festa de 15 anos da netinha.

Greyjoy

Temos uma Força Aérea sem aviões, uma Marinha sem navios e um Exército sem blindados e helicópteros. Mas nosso oficialato, os de alta patente, continuam com seus jantares regados a bom vinho e caviar de primeira.

Renan

Qual foi o número de pensões revistas e declarada irregular? Quais os benefícios que foram cortados? Quantas vagas para militares de carreira foram fechadas? Quantas promoções está cancelado para reduzir o número de oficial de alta patente? Quantos financiamento de casa para militares foi cortado para evitar o desembolso desnecessário da força? Quantos hospital militar foi fechado para sobrar dinheiro para os programas extrategicos? Quantas escolas militares de nível básico, fundamental e médio foi fechado para que filho de deputada não entre sem concurso, e economiza dinheiro para o que realmente interessa? Os militares tem 22 bilhões de privilégios por… Read more »

Renan

É tanta ma gestão que me esqueci quantos imóveis foram doados ou vendido para economizar com o custo de manutenção dos mesmos?
Quantos tiro de

sergio ribamar ferreira

Concordo com o sr. Renan. Cortando metade dos privilégios já se economizaria muito. Forças armadas deveriam ser enviadas às fronteiras em número de 80% do efetivo. Como escrevi ao Sr. Camargo anteriormente: cancelar promoções quando orçamento for menor do que o ano anterior ou quando houver contingenciamento. 70% do corpo deve ser de voluntários e temporários sem direito a privilégios ou benefícios. Contrato. assinado pelo tempo que a força necessitar do praça ou oficial. Há Oms desnecessárias. Vender. 70% do efetivo de ser remanejado para fronteiras e permanecer por tempo indeterminado ou pelo tempo de serviço total. sessenta anos para… Read more »

Renan Braga

Meu chará Renan você me orgulha muito
Falou tudinho que eu penso “má gestão ”
Militar não tá nem aí pra defesa só para seus privilégios nem se quer sabe a realidade do país vive em um mundo paralelo!
Sempre com o papo de sacrifício mais hipocrisia que político !

Só de saber que existe 5 mil generais aposentado e 110 mil filhas pensionistas
Na ativa 147 generais do exército
Por volta de 80 Almirantes
72 brigadeiros da FAB
48 mil oficiais
Da até tristeza e desgosto !

Zorann

O mais interessante é ninguém discutir o que realmente interessa: Quando terão coragem de diminuir o efetivo? Não se defende o país sem armamentos modernos. Não adianta ter este efetivo enorme e lutar com pedras e paus. Segundo o SIPRI (Stockholm International Peace Research Institute), o Brasil em 2018 foi o 12° maior gasto em Defesa do Mundo. Em nosso continente (América Do Sul), os gastos totais foram de US$ 55,6 bilhões. Só o Brasil gastou US$ 27,8 bilhões, oque equivale exatamente a metade dos gastos do continente Isto aí é só mais do mesmo. Ninguém quer resolver o que… Read more »

Gabriel

O efetivo será diminuído, como já foi muito explicado aqui, com efetivo temporário sendo maior que o efetivo de carreira.

Mas isso não se faz da noite para o dia.

O principal problema são as pensões e isso não tem como acabar de uma hora para outra por força de Lei.

Rodrigo

O principal problema é que todo serviço público é mal administrado e gerido…enquanto esses milico não entenderem que tem que fazer mais com menos não adianta.
Só choram mas plano de ação Não fazem.

Renan

Se faz se deixar o “cupanheirismo” de lado seria possível rapidamente diminuir o efetivo.
Quantos militares podem ser dispensado por exemplo por excesso de peso?
Já alivia a folha de pagamento e de benefícios.

Fernando Turatti

“Não se faz do dia pra noite”
honestamente, no ritmo que abrem concurso, não se faz é nunca!

Elton

na russia fizeram bem rapido apos o colapso da URSS

Tomcat4.0

Grupo Globo preocupado com dindin pra forças armadas ????Hummmmmmm, prefiro esperar pra ver, tá pouco ,está é claro, mas…….

Defensor da liberdade

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/08/sucateado-exercito-nao-teria-como-responder-guerra-dizem-generais.html

Onde você estava em 2012? Ah já sei, comprando carro novo por causa do juros artificialmente baixos do PT não é? Agora a Globo é comunista né?

Gabriel

Sim, a culpa é do atual Governo!. Não é devido à crise fiscal e econômica que o Brasil está enterrado, por culpa da política econômica dos últimos Governos. Não é por culpa do Brasil ter sediado uma Copa do Mundo e Olimpíadas, que necessitaram de gastos muito acima dos quais o Brasil poderia ter. Não é por culpa dos Bi repassados para os países “companheiros”, a juros mínimos e mesmo assim com direito a calote. Não é por culpa dos gastos com as centenas de milhares de funcionários públicos e seus dependentes, sem necessidade. Não é por culpa das próprias… Read more »

João Bosco Alves Dias

Entramos na mesma coisa de sempre…… recessão, cortes orçamentários e programas interrompidos. Mas a mamata política continua, com o governo gastando milhões de reais comprando deputados e senadores para aprovar seus projetos no Congresso Nacional. Enquanto isso, o povo brasileiro sangra….. de raiva.

Renan

Exatamente 1 bilhão em emenda para aprovação da previdência.
Corte de 1 bilhão da educação.
38 milhões para combate ao fogo
Corte de 38 milhões na educação
Segue o jogo

Luís Fernando Curvo

Caro Renan , como foi dito o problema não é de agora, a sangria foi imposta ao Estado Brasileiro quando do mensalão, dos empréstimos a juros subsidiados a nações estrangeiras (Que não trouxeram benefício algum ao país) , quando da construção de estádios com super, hiper inflados, para uma copa do mundo minúscula, com custos estratosféricos de uma olim-piada, com desvios multi bilionários da Petrobras, Correios, Fundos de pensão Patroa, Previ e outros, ou seja a conta uma hora tinha de chegar, chegou ! E aí ? Agora é hora de arrumar a casa, pagar as contas e seguir em… Read more »

Renan

Amigo desculpa descordar de você. Tenho certeza da roubalheira do passado e desvios desde 1500. Porém observe que com roubos e contigenciamento o país teve sempre uma relevância militares até 1980. Já nos dias atuais se observar o orçamento de defesa você verá um salto na verba nós últimos 10 anos saindo de 60 bilhões e subindo a 102 bilhões. Mas ao observar onde foi gasto este recursos extra, vera que foi gasto em administração geral apenas. 40 bilhões foram gasto a mais com pessoas. Não com material. Portanto o recursos foram disponibilizados. Mas o sindicato de farda se apropria… Read more »

sergio ribamar ferreira

Concordo com o Sr. Renan. Fato. muita mordomia em tempo de paz. Privilégios e gastos desnecessários com pessoal e desculpe àqueles comentaristas do site que estão na ativa. Muito pouco está se fazendo por merecer. desejo Forças Armadas atuantes e preparadas para o combate ( caso se faça necessário) Um contingente 30% efetivo e 70% temporário sem direito a promoções ou benefícios quando houver contingenciamento ou orçamento inferior ao ano anterior. Forças armadas fora das grandes cidades(EB e FAB) MB não é só no Rio de Janeiro. Grande abraço.

Willber Rodrigues

Vou ser negativado, mas bora lá: “Há consenso nas Forças Armadas de que o Estado passa por situação de penúria e que todas as áreas devem contribuir com uma dose de sacrifício” Qual o sacrifício que a alta cúpula das FA’s fez ultimamente? Na hora de entrar na reforma da Previdência, foram eles os que mais fizeram “estardalhaço” pra tirar o deles da reta. É só ver o quanto a economia da reforma diminuiu com o “pacote de bondade” que o governo teve que dar pros militares “aceitarem” entrar na faca igual todo mundo. Qual sacrifício? E sobre os cortes…..é… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Coloca na conta a marinha querer submarino nuclear que custa os olhos da cara sem nem ter uma força convencional descente. E o pobre que ganha salário mimimo querer ter um carro sem saber como pagar seguro, manutenção, imposto ou gasolina.

Willber Rodrigues

Penso nisso toda vez que leio uma notícia sobre o sub nuclear…..
Pra uma Marinha inchada e que nunca tem dinheiro pra nada ( quer dizer, nunca tem dinheiro pra manter ou modernizar o que tem, ou construir um navio novo ), fico imaginando na hora em que tiver qur trocar o combustíve nuclear do submarino….
Apenas imagine um sub nuclear que precisa passar por PMG e troca do reator ficar anos encostado no cais, aguardando verba, porque a Marinha não tem recursos pra isso…

Camargoer

Caro Wilber. O orçamento militar brasileiro está entre os 15 maiores. O país tem um litoral com mais de 7 mil quilômetros de extensão. A Guerra das Malvinas ensinaram que um submarino de propulsão nuclear de ataque praticamente anular o poder ofensivo de uma força-tarefa no Atlântico. Um programa para construção de um submarino de propulsão nuclear para um país do porte do Brasil é de 20 a 30 anos e envolver essencialmente o desenvolvimento de tecnologia nacional. O custo de operação de um submarino cresce exponencialmente quando se passa de um convencional, para o AIP, para o submarino nuclear… Read more »

Willber Rodrigues

Prezado: Embora eu, você e 99,9% dos comentaristas e articulistas da Trilogia concordemos com as vantagens táticas de um sub nuclear, esse tipo de arma é pra países que levam sua Defesa a sério, que tem visão a longo prazo e que tem projetos de ESTADO. Nenhum dos 3 requisitos é o caso do Brasil. Eu adoraria ver a MB com 3 subs nucleares. Mas voltando a realidade, a MB tem coisas demais pra serem feitas ao mesmo tempo ( aquisição de escoltas, programas estratégicos, navios caça-minas, etc, etc ) e em curto e médio prazo, porque atualmente a MB… Read more »

Camargoer

Caro Wilber. Os recursos são escassos para atender as ilimitadas necessidades. Concordo com você sobre as diversas necessidades que a MB precisa resolver. O ProSub é o mais adiantado (tanto os Scorpenes quanto o SN10) contudo é também o mais caro, inclusive foi o programa que recebeu mais recursos nos últimos anos. Acho que faz mais sentido conclui-lo do que abandona-lo, mesmo seja necessários atrasa-lo, ou atrasar/cancelar/simplificar outros programas que estão no início ou apenas planejados. Em breve serão 4 submarinos novos (talvez em 10 anos um submarino nuclear também) com tecnologia atual (que substituirão 5 submarinos antigos). Acho que… Read more »

Willber Rodrigues

Sobre o PROSUB eu concordo. Estamos adiantados demais pra deixar isso morrer agora. Se a MB quer mesmo “negar o mar ao inimigo”, é o PROSUB que vai realmente fazer isso. Esse é o projeto que deveria ser o n° 1 do MD. Em relação ao PROSUPER, particularmente eu sou da opinião de fazer essas escoltas lá fora mesmo, pra ser o “mais barato” e ser feito rapidamente. Tambem sou da opinião que, se possível, encomendar lá fora uns 15 navios patrulhas. A gente precisa desses meios de superfície pra ontem, e a gente não tem tempo ou grana pra… Read more »

jef2019

Os 2 comentários são coerentes…o sub nuclear é fundamental para um país como o brasil e atualmente não conseguimos manter nem mesmo os poucos convencionais que possuímos…pois bem…a solução é convencer a classe política da importância da defesa…se não funcionar vai na marra mesmo…tá na hora de um pouco mais de ação nessa novela a ser realizada pelos nossos generais…caso contrário, mãos dadas com a Argentina no curto prazo!

Fernando Turatti

Uma força que não mantém nem os 5 submarinos já consolidados em operação, que deixa-os em fila pra PMG, imagina essa mesma marinha com SubNuc?
É melhor enfiar o prejuízo no bolso agora do que no futuro arriscar de ter um desastre nuclear ali no Rio de Janeiro, afinal, operando ou encostado é lá que tudo o que a marinha tem gosta de ficar.

Camargoer

Caro Fernando. Talvez o iproblema da manutenção dos IKL da MB esteja mais ligado à perspectiva de entrar em operação 4 Scorpenes novos do que da falta de recursos. Aparentemente, a MB pretende manter a frota de submarinos no mesmo nível dos últimos 30 anos (algo entre 4 e 5 submarinos). Caso a MB decida pela modernização/atualização dos IKL, seria necessário algo entre 3 e 5 anos e dezenas de milhões de dólares. Esses submarinos ganhariam talvez mais 10 ou 15 anos de operacionalidade. Eles entrariam em operação ao mesmo tempo dos novos Scorpenes, mais modernos. Talvez a decisão de… Read more »

Fernando Turatti

Gasto sem prioridade é sonhar com submarino nuclear enquanto conta as moedas pra manter meros IKL ainda em meia-vida operando.
Não tem qualquer cabimento.
“Ah mas subnuc é bom por x, y e z”
sim, é, mas é pra quem tem prioridade. É pra quem não gasta toda sua receita apenas com pessoal e aposentadoria. É pra quem escolhe bem pra onde vai o dinheiro. É pra quem tem planos concretos. Em resumo: não é pro Brasil.
Aqui as forças armadas se servem do país ao invés de servirem ao país.

sergio ribamar ferreira

Com o devido respeito Sr. Wilber. Concordando e acrescentando. O Sr. Presidente da República sempre declarou que foi e é lobista para as Forças Armadas e policiais. 53 anos para se aposentar. Estão de brincadeira! Grande abraço.

Renan Henry Braga

Negativo só de militares que vivem no mundo paralelo.
Parabéns pelo comentário!

Daglian

Ótimo. Que os cortes continuem até os militares efetivamente tomarem ações de diminuição de custos e efetivos para melhorar o uso dos recursos que recebem. Se não entenderam por bem até agora, que entendam por mal. Basta do povo brasileiro pagar por incompetências e mamatas dos militares.

Willber Rodrigues

Como diria a minha avó: “o que não aprender pelo amor, aprende pela dor”
Adoraria acreditar nisso, mas se eles não aprenderam isso nos últimos 30 anos, porque aprenderiam agora?
Se bem que, aparentemente, a FAB é quem melhor se “adequou” aos novos tempos e, com isso, tá sentindo “menos” o impacto da tesoura.

Fernando Turatti

Não aprenderam em 30 anos porque nos últimos 20 tivemos um crescimento brutal graças a China. Nossa verba passou de 33b em 2005 pros atuais 102b. Pra que fariam algo direito?
Não existe patriotismo nas forças armadas, ao menos não no oficialato. Lá existe o sentimento clássico do funcionalismo público brasileiro: vamos mamar até a última gota, depois, salve-se quem puder.

Willber Rodrigues

“Nossa verba passou de 33b em 2005 pros atuais 102b.”
Ah claro….e o que fizeram com esse dinheiro a mais?

Contrataram centenas de novos recrutas e incharam os quadros de pessoal, sonhando com a criação de uma “segunda esquadra” que nunca veio.
E durante esse tempo de “bonança”, não foram capazes de construir uns míseros navios patrulha de 500 toneladas…

Já disse e repito: o que os oficiais fizeram pra tirar o deles da reta na Reforma da Previdência mostra bem o quanto as FA’s se “sacrificam” pela pátria…

sergio ribamar ferreira

Não generalizando.” E depois vamos para a praia.” Quero desfrutar Ipanema…. Concordo em tudo com o Sr. Fernando. há praças( subtenentes e sargentos que não ficam atrás do salve-se quem puder)

Rodrigo

Perfeito seu comentário. Terão que aprender.

jef2019

Sim…eles terão de aprender bem como o povo não acreditando mais em políticos…todos tem a aprender com as falsas promessas!!!

sergio ribamar ferreira

Bem resumido. Concordo com o Sr. Daglian

Rodrigo

Se os militares lutarem na guerra com a mesma determinação que lutaram contra a reforma da previdência, estaremos seguros contra qualquer nação

Willber Rodrigues

Eu tive que rir disso. É triste, mas engraçado.
“Verás que um filho teu não foge a luta”
Me pergunto se, durante todos esses anos, quando houve corte na verba dos projetos estratégicos, os militares pressionaram o governo com 1% da garra que tiveram pra defender suas aposentadorias…

Jef2019

Esse é o x da questão…..foram omissos!

Daniel Silva

Difícil mudar.
Investimento em programas prioritários de aquisição de equipamentos em 2020, segundo a matéria: R$ 2,6 Bi.
Previsão no acréscimo da folha de pagamento em 2020, com o aumento dos benefícios constante da reforma da previdência dos militares: R$ 4,2 Bi. R$ 88,7 Bi em 10 anos.
Prioridades…

Marcelo R

Situação de penuría: Qualquer empresa privada sempre parte para o caminho dos cortes de altos salários, despesas ” sem cabimento” ou desnecessárias, corte de funcionários, se quiserem partir para esse caminho: Corte de 50% dos salários e despesas “lunáticas” do congresso nacional que ja é considerado o mais caro do mundo para ser mantido pelo povo, depois vem o STF com um “armário de despesas lunáticas também”, depois vem um corte parte dos 600.000 funcionários públicos, é sabido que muitos estão la porque foram colocados, apenas para “receber salários”. Por que aumentar os impostos da população já se sabe que… Read more »

Camargoer

Caro Marcelo. Uma empresa privada foca seu esforço em maximizar o lucro. O Estado existe para prestar um serviço que o setor privado não quer ou não pode fazer (defesa, justiça, saneamento básico, diplomacia, educação e saúde para a parcela da população incapaz de pagar por isso) e para regulamentar e fiscalizar setores que poderiam causar danos irremediáveis para a sociedade em caso de excessos (meio ambiente, setor financeiro, comunicação, energia). Geralmente a solução simples para um problema complexo é errada. Um bom gerente privado quase sempre é um desastre como gestor público. Impostos são usados tanto para financiar o… Read more »

Fernando Turatti

Na verdade sua análise é mais catastrofista do que a vigente no mercado atual. De fato a insegurança jurídica é disparado o maior problema do Brasil, seguido de perto pela dívida pública/déficit anual, contudo, apesar dos pesares, nesse trimestre crescemos 0,4% enquanto as importações aumentaram e o gasto público caiu(perto de 1%). Em resumo: numa situação bem desfavorável, tivemos crescimento. Não é nada chinês, mas certamente está muito mas muito longe da “depressão econômica” como colocou em caixa alta. O Brasil precisa urgentemente avançar as reformas, talvez até quem sabe voltar a proposta original da reforma militar, avançar com a… Read more »

Alex Barreto Cypriano

“Oh, Lord,
wont You buy me a Mercedes Benz
My friends are all driving Porsches”
Joplin sabia das coisas…

Franciso

Estou vendo que as Corvetas nem vão sair do papel. A previsão era de assinar em dezembro, acho difícil.

Thales

Eu avisei haha

Antunes Neto

Qual o impacto do aumento salarial das forças armadas proposto pelo governo no orçamento para o ano que vem? E para o ciclo final de aposentadoria dos militares? . O governo fala de algo para alegrar a caserna, e logo depois apresenta algo que torna a proposta anterior inviável. . O governo, isto é o presidente, parece que tá batendo cabeça até agora. . Falta projeto ao presidente eleito. O contra corrupção parece que vais ser enterrado pra salvar o filho. Uma reforma política, um grande problema de ser resolvido por definição, será empurrado pra depois visando a governabilidade de… Read more »

Paulo

Nobres amigos, tanto faz esquerda ou direita. NUNCA iremos para frente, NUNCA, se gastarmos 70% do orçamento com pessoal.

Bardini

Se fosse só 70% do orçamento com pessoal, seria show… São mais de 80% gastos com pessoal, ou SEJA, são MAIS de 80 BILHÕES gastos com pessoal…
.
80 BILHÕES…

Jef2019

NUNCA IREMOS PARA FRENTE PORQUE NEM ESQUERDA, NEM DIREITA, NEM CENTRO ESTAO PREOCUPADOS COM DEFESA…SE O BICHO PEGAR VAZAM RAPIDINHO DAQUI…E NÃO SE ILUDA AMIGO, MESMO QUE O ALTO COMANDO FAÇA AÇÕES PARA MINIMIZAR ESSA SITUAÇÃO A TESOURA COME PELO QQUE EXPLIQUEI.

Paulo

Amigo, paremos de culpar apenas os políticos. Olhe para dentro da caserna. Muuuuuitos privilégios. Gastamos muito com os salários e benefícios dos oficiais. Temos 300 militares dentistas só na marinha. Isso explica para você? Podemos embarcar um navio só com dentistas.

Jef2019

Amigo, o que escuto é que não existe mais a pensão hereditária, que era um ralo para escoar verba, e o que escuto é terceirização nas faas…e tb que os salários não são tão elevados comparados com os demais cargos de funcionalismo público. Mas enfim, não estou dentro das Faas, mas dificilmente não tenham privilégios a serem cortados, até ai tudo bem. Mas penso que o principal problema é a falta de patriotismo de nossos políticos sim e da omissão de nossos milicos, defesa nunca foi priorizada!! Mesmo em épocas de vacas gordas defesa sempre pagou a conta com tesouradas!

Paulo

Jef2029, você pode me explicar para que a marinha precisa de 300 dentistas? Você pode me explicar, pq o grande general Heleno veio a público reclamar de um salário de R$ 20.000,00 reais se comparando com um procurador? Você já viu a quantidade de veículos à disposição no 1 distrito naval? A quantidade de eventos com boa comida que rola no comando militar do leste?

Jef2019

Devem comer muito doces e a carie faz a festa kkkk amigo, Nao discordo que existam privilégios para as faas mas é ainda mais crítico para os 3 poderes. Ali jorra leite. Qto ao salario de 20.000 observe que é o topo da carreira e equivale ao inicio de carreira de um procurador. Esse foi o questionamento feito a epoca. Em uma empreza multinacional esse salario é de gerente! Agora nao existe comprometimento com a defesa em nosso pais….mesmo que cortem pessoal o orcamento sera readequado para outras pastas…fomos ameacados péla franca amigo e o quadro é esse de corte.… Read more »

Daniel Silva

Difícil mudar.
Investimento em programas prioritários de aquisição de equipamentos em 2020, segundo a matéria: R$ 2,6 Bi (sujeito a contingenciamento).
Previsão no acréscimo da folha de pagamento em 2020, com o aumento dos benefícios constante da reforma da previdência dos militares: R$ 4,2 Bi (despesa obrigatória).
R$ 88,7 Bi em 10 anos.
Prioridades…

Gabriel BR

Estamos na maior crise orçamentária da história do Brasil e quem conhece a politica brasileira sabe que isso é culpa do congresso.

Space jockey

“Contingenciamento de verbas”, esse fantasma nos persegue ha tantas décadas que acho que já abandonou definitivamente o mundo dos mortos e se integrou aos vivos.

jef2019

Concordo amigo…mas já dizia aquela antiga frase…quem cala consente!!! com a palavra o atual e anteriores alto comando!!

Mauricio R.

Em pelo menos 2 dos projetos medidas paliativas poderiam ser implementadas.
O cancelamento dos biplaces e a fabricação de todo o 1º lote de Gripens, na Suécia.
A transferência de todo o projeto das corvetas-fragatas para a Alemanha.
Eliminando-se todo trabalho duplicado licenciado no Brasil e aproveitando-se a escala de produção do Gripen na Suécia, poderíamos ter alguma economia que permita tocar esses projetos.

jef2019

Pelo menos duas ações deveriam ser tomadas….o presidente intimar o ministro da economia a cancelar imediatamente o contigenciamento, pois motivos há de sobra, e o ministro da defesa levar o guedes para comer bigatos na selva para nunca mais fazer isso!!! que corte outras verbas CARAMBA! Amigo, as forças vem se virando nos trinta a tempos, e a tesoura não para de comer…quer que mencione alguns exemplos? Baixa do São Paulo, baixa agora de 2 subs, outros navios, cancelamento da modernização dos caças A1, não continuidade do projeto guarani em suas outras versões, entre outros….e a tesoura veio com tudo…não… Read more »

Felipe Morais

Em relação ao gripen, discordo totalmente. O pagamento dos caças só se iniciarão após a entrega. No ponto que tá, não dá para simplesmente abandonar tudo e deixar que a indústria sueca produza. Em relação à classe Tamandaré, devia ter sido feito desde o início. A compra deveria ter sido de prateleira. Nossa Indústria não tocou nem sequer o projeto de uma patrulha de 500 toneladas, quer construir Corveta? Primeiro terminamos as patrulhas. Depois passamos para o NAPAOC. Se se mostrar viável uma construção nacional, vamos subindo de tonelagem e complexidade tecnológica. Agora pagar o olho da cara para capacitar… Read more »

Fighter

Agora vê se falam em cortar pessoal, benefícios etc.

Guacamole

Negócio é ver esse gasto com pessoal.
Já disse e repito: os gastos na Turquia em defesa são menores que a do brasil e mesmo assim, eles tem uma força mais numerosa com uma industria de defesa mais diversificada que a nossa.

Jef2019

Pessoal, esse negocio de dificuldade financeira é relativa. infelismente muito bla bla bla…Estão trabalhando para mais que dobrar o fundo eleitoral agora…para isso tem grana…reforca da previdencia pegou praticamente so para o povao (legislativo fora).. para manter mordomias dos entes publicos e dos tres poderes tem grana (para comer lagosta e tomar vinhos premiados) tem grana…estamos falando simplesmente de priorização!!! E para minha total decepção apesar da retórica de campanha de valorizacao das faas e soberania nacionais, o que estou vendo é o contrário. Estamos em uma fase regional e mundial para lá de tribulada e o que vemos e… Read more »

Jef2019

Nem é necessario pressão externa para que o Brasil não se torne um pais forte em defesa…os proprios judas daqui de dentro ja fazem o serviço…

sergio ribamar ferreira

Com o devido respeito, Sr Jeff mais a Previdência só foi para ser usada em cabos e soldados que são temporários. Para sargentos subtenentes e oficiais, só benefícios. 53 anos de idade para aposentar? Estão de brincadeira! Sem dinheiro para eles manterem privilégios. Não tem caça Gripen( já comentei sobre isso) não tem corveta, não tem submarino. Os militares tem de diminuírem seus gastos com pessoal, Oms inúteis, irem para as fronteiras(70% do efetivo) saírem das grandes cidades. etc. Já comentei sobre minha opinião. Grande abraço e desculpe o incômodo. mordomia em tempo de paz. Sempre deitado, roncando em berço…

Jef2019

Ola amigo. Na verdade quem sangrou mesmo com a previdencia foi o povão. Nao discordo que existam privilégios para as faas mas é ainda mais crítico para os 3 poderes. Ali jorra leite. Agora quanto ao corte de verbas reafirmo que é questao de priorizacao e posicionamento firme do ministerio da defesa contra isso, e nao de passividade como temos visto

sergio ribamar ferreira

De acordo Sr. Jeff. Grande abraço.

Greyjoy

E o oficialato vai querer perder a boquinha dos coquetéis? Tá doido?

Raduga

Temos um oficial que adora a boca-livre bancada pelos pagadores de impostos!!!

Oiseau de Proie

Esse governo não tem nenhum projeto para o Brasil senão a entrega de nossa soberania e a usurpação de todos os direitos conquistados além de querer usurpar o nosso futuro como sociedade, nossas esperanças e nosso direito de vivermos bem em uma nação que seria capaz de alimentar o mundo e produzir infindáveis riquezas…esta desmantelando a nossa indústria e economia para que os estrangeiros tomem conta de tudo…incentiva destruição de nossas florestas…libera 200 agrotóxicos dos mais perigosos do mundo e ainda acaba com a aposentadoria pra obrigar o povo a ter que depender de previdência privada… Tentam enganar a sociedade… Read more »

colombelli

o anterior tinha: saquear erário financiar os amigos e se perpetuar no poder. Voces não tem moral pra falar nada.

α Tau

Governo não tem dinheiro…País tá quebrado…Mas a arrecadação de impostos esse ano já superou 1 trilhão e quinhentos bilhões de reais e não será muito diferente dos outros anos….O que tem de novo agora?…Realmente a Venezuela não é logo ali…é logo aqui…!!..!..

Gil

O governo atual tem que cortar na carne pra 2020, somente um povo que é em um 70% analfabeto funcional (ou algo pior, ser adorador de corruptos) pra botar a culpa num governo que acaba de entrar, e tem a dura missão de ajeitar esse desastre.
Definitivamente certos brasileiros não merecem ter um presidente honesto, a solução é facil em 2022 votem no PT

carcara_br

Vish, e agora quem poderá nos defender?

Nilson

Infelizmente vendeu-se a ilusão de que com a reforma da previdência o dinheiro ia aparecer. Que seria fácil resolver o deficit público. O orçamento de 2020 vai mostrar que o rei está nu. Será o mais apertado do século, para todas as áreas, e lógico que a Defesa não ficaria de fora (ainda mais sendo a única área que vai tem aumento salarial no orçamento 2020, logicamente tomando recursos de custeio e investimento). Tomara que a equipe econômica consiga fazer algo para melhorar a situação, senão o orçamento de 2021 vai ser pior ainda.

Adriano Luchiari

O rei ficou nú há +/- dez anos e agora está preso…sucedeu-o uma rainha estocadora de vento que terminou de quebrar o país. Nove meses de um novo governo com outra ideologia em lugar algum do mundo faria o milagre de reverter tantos desmandos em tal intervalo de tempo.

Nilson

Concordo, nove meses não é tempo suficiente para resolver nada em macroeconomia, ainda mais depois da recessão brutal. Então o rei mágico (Guedes) que prometeu resolver em um ano ficou nu. A verdade veio à tona e os que nele acreditaram vão ficar desapontados. Mas na eleição ninguém fala a verdade mesmo…

jef2019

Amigo….então não prometesse!!! Prometeu valorizar as Faas e o que vemos é contingenciamento de 44% do orçamento este ano e redução de 26,5% ano que vem…isso para se ater a defesa, sem entrar no mérito das outras promessas…amigo, aceita que dói menos…fomos enganados de novo….eu já aceitei!!!

jef2019

É só acessar sites de defesa para estragar o dia…só notícias desanimadoras. Olha essa questão de orçamento não cola. Trata-se de apenas questão de priorização. Em qualquer país soberano com séria crise em um dos seus vizinhos, ou que tivesse agredida e ameaçada a sua soberania por um país europeu, já estaria tomando ações para reforço de sua defesa. Mas como disse, isso para um país soberano, não para colônias….infelizmente. Aqui é como se não tivesse ocorrido nada, e ainda fragiliza-se ainda mais a capacidade defensiva. Pergunto meu amigo, tem algum ministério que deveria ter mais atenção diante destas ameaças… Read more »

Paulo José Ferreira de Lima

Um país onde não tem um superávit, o que temos é um déficit, uma perda na receita de mais de 100 bilhões, culpa de governos corruptos e licitações de obras super faturadas e inacabadas. O que sobra é fazer milagres.

Marcos

Pra quem faz compra milionária de camarão, lagosta e vinho tão reclamando muito. Só cortar os privilégios sabem… Quantos milhões são gastos pagando as pensões por exemplo…

Cavalo-do-Cão

Esse sucateamento das nossas FA’s não é ocasional…isto é algo intencional e dirigido…algo feito entre a nossa classe dirigente com estrangeiros para nos manter dependentes no clientelismo e nossa defesa fraca caso tenham a necessidade de ter que fazer alguma “intervenção” contra nós se os seus interesses aqui ficarem ameaçados…pois tais interesses como comprova-se nos documentos do WikiLeaks são de : “Suma e vital importância estratégica”… tudo isto faz parte de um programa para a manutenção do controle e influencia que as “forças ocultas” detém sobre nós…sabotar para impedir o desenvolvimento econômico, industrial e tecnológico do nosso país são os… Read more »

Augusto L

E na década de 80 não tínhamos mais investimentos privado externo do que temos hoje, inclusive vivíamos a base de empréstimos externos.

Nilson

Tenho grande curiosidade em saber se no projeto de LOA está contemplado o projeto Tamandaré, e com quanto. Por falta de tempo não vou conseguir olhar o projeto. Se algum colega tiver essa disponibilidade, favor postar aqui para a gente.

Camargoer

Olá Nilson. Há 100 milhões de reais para a Engepron

Renan

Olha eu revirei o orçamento de 2018 das forças armadas
E lá consta o pagamento a engepron de 1 bilhões e 600 milhões de reais para aquisição de corvetas.
No site do PN tem matéria da capitalização da engepron para este projeto.
Então no meu ver a grana já está na conta da engepron.
Abraço

Camargoer

Olá Renan. Eu imagino que seria interessante procurar no portal da transparência se o MinEcon depositou o dinheiro ou parte dele na conta da Engepron. O orçamento aprovado permite a despesa mas não obriga, porque isso depende de receita. Esta semana não vou ter como fazer muita coisa que demore um pouco…

Renan

https://portaltransparencia.gov.br/funcoes/05-defesa-nacional?ano=2018

De uma olhada em valores pagos

FAVORECIDO VALOR PAGO PERCENTUAL
BANCO DO BRASIL SA R$ 4.653.809.510,74 40.00%
EMPRESA GERENCIAL DE PROJETOS NAVAIS R$ 2.655.672.863,59 22.82%
SAAB AB – PROJETO GRIPEN R$ 1.051.126.771,79 9.03%
ITAGUAI CONSTRUCOES NAVAIS S/A R$ 570.626.172,73 4.90%
BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A. R$ 554.660.499,74 4.77%
EMBRAER R$ 547.411.865,54 4.70%
CONSTRUTORA NORBERTO ODEBRECHT S A R$ 429.644.045,34 3.69%
HELICOPTEROS DO BRASIL S/A R$ 401.720.843,06 3.45%
EMBRAER S.A. R$ 390.696.832,75 3.36%
ASSOCIACAO DE POUPANCA E EMPRESTIMO POUPEX R$ 380.099.890,11 3.27%
Total
R$ 11.635.469.295,39 100,00%

Camargoer

Obrigado Renan

Cavalli

Ao Poder Naval…

Cuidado com as fontes das matérias.

Segue frase do Ge. Augusto Heleno publicado no twitter

“O gLOBO:
“Menor orçamento para Def em 15 anos frustra Alta Cúpula Militar”. Engano.
– militares habituam-se a sacrifícios e sabem q brasileiros de bem estão pagando pelos desonestos, que saquearam os cofres públicos nas últimas décadas.
– militares colocam o BRASIL ACIMA DE TUDO”

https://twitter.com/gen_heleno/status/1173268190421561347?s=19

De que lado o Poder Naval está? Da recuperação do Brasil devastado pela corrupção, ou dos que o saquearam?

Bardini

Do lado do sindicalismo de farda é que não deve ser…

Camargoer

Caro Cavalli. Há um documento chamado “Orçamento Cidadão” da proposta orçamentária para 2020 (disponível da página do congresso). A proposta para 2020 é de R$ 74 bilhões, sendo 88,79% obrigatórias, 10,35% discricionárias e 0,85% financeiras. O EB ficará com 42%, a FAB com 21 e a MB com 24% (sobre uns 11% para outras despesas). O “Guarani” terá R$ 273 milhões, o Astros 2020 R$ 109 mllhões, R$ 150 milhões HX-BR, R$ 643 para o F39 milhões, R$ 556 milhões para o KC390, R$ 100 milhões para a Engepron, R$ 907 milhões para o Prosub (Scorpenes, Itaguaí e SN10), R$… Read more »

Cavalli

Camargoer, está tudo certo com o que você comenta, porém o fato é que anos após anos, no mínimo uns 16, os nossos comandantes se curvaram para os políticos e estes foram reduzindo gradativamente as verbas militares. Juntamente a isso, projetos megalomaníacos. Sendo como exemplo o projeto do submarino nucler que está “gastando” recursos a mais de 40 anos. Projetos que entendo serem primordiais na geração de empregos, porém o estado em que se encontram nossas forças, principalmente a MB, deveriam ter deixado de lado a obrigação de termos ToT num primeiro momento, ou num primeiro lote, mas fortalecer nossas… Read more »

Camargoer

Olá Cavalli. Acho que não vale a pena pensar no que deveria ter sido seja por qual razão. O mais adequado é pensar daqui para a frente. O passado serve de lição, mas o futuro depende do temos e podemos fazer. Eu gostaria de ter mudado muita coisa no passado que talvez teria sido melhor do que foram as escolhas feitas. Sou frustrado com o presente, nunca com o passado.

Willber Rodrigues

“Militares habituam-se ao sacrifício”
“Militares colocam o Brasil acima de tudo”

Se os militares colocam tanto o “Brasil acima de tudo”, porque foram os militares ( a alta cúpula, melhor dizendo ) que fez o diabo pra tirar o deles da reta na Reforma da Previdência?
Ué? O povão pagador de impostos tem que apertar os cintos, mas a aposentadoria dos militares tem que ser mantida como tá?
Ah claro…farinha pouca, meu pirão primeiro, né?
“Fé no Brasil”

“De que lado o Poder Naval está?”
Me poupe…

Cavalli

Willber. Não sei se você é, foi, ou não é militar. Acredito que não foi e nunca será. Entendo que reforma da previdência do militares é mais uma ajuda por partes destes do que uma necessidade. Explico. Um militar está à disposição da nação, consequentemente da população 24×7, se não sabe o significado de 24×7, também explico: 24 horas por dia nos 7 dias da semana (OU SEJA 365 dias ao ano), SEM HORA EXTRA, SEM FUNDO DE GARANTIA e colocando a sua VIDA À DISPOSIÇÃO DA PÁTRIA. Se existem distorções em como foi acertada a sua participação, cabe a… Read more »

Sinceramente

Fundo Ri

Sinceramente

Ninguém obrigou a ser militar entrou sabia o ônus
Cada escolha uma renuncia e feita
Pedi baixa antes dos 8 anos a realidade e uma decepção !
Fundo partidário e uma vergonha mesmo porém não e 10% que se gasta inutilmente com pensão de filha 110mil e 5 mil generais aposentado
Ambos tem que acabar no caso das pensões a constituição federal não deixa mexer!

Sinceramente

PM do rio de janeiro e outros estados caóticos na segurança mereciam uma aposentadoria especial estes sim sacrificam suas vidas Militares habituam-se ao sacrifício” “Militares colocam o Brasil acima de tudo” Se os militares colocam tanto o “Brasil acima de tudo”, porque foram os militares ( a alta cúpula, melhor dizendo ) que fez o diabo pra tirar o deles da reta na Reforma da Previdência? Ué? O povão pagador de impostos tem que apertar os cintos, mas a aposentadoria dos militares tem que ser mantida como tá? Ah claro…farinha pouca, meu pirão primeiro, né? “Fé no Brasil” Texto coitado… Read more »

Willber Rodrigues

“Acredito que não foi e nunca será” Amém. Graças a Deus. Até onde me lembro, a Constituição e a Trilogia permitem comentários de civis no site. Ou minhas críticas valem menos só porque eu não sou militar? Sobre sua queixa em estar disponível 7 dias por semana, 365 dias por ano: é o ônus e bônus de ser militar. Você tem a opção de pedir baixar e vir pro mundo civil. Vem pra cá se aposentar após os 60 anos de idade, vem. Tú vai se aposentar aos 60 como o resto do povo, mas pelo menos você vai ter… Read more »

Fernando Vieira

Ele está contradizendo o próprio governo (espero que dando soquinhos na mesa pra ficar mais engraçado). A fonte do jornal é a Lei orçamentária enviada pelo governo ao Congresso e que qualquer um pode consultar. Sinceramente, eu prefiro acreditar na mídia do que num governo que nos presenteou com o Kit Gay, a mamadeira de pi…, os guerrilheiros cubanos disfarçados de médicos e que tem como referência intelectual um astrólogo que acha que a Terra é plana e que Carl Sagan e Neil D. Tyson não sabem nada de astronomia. Acho que deixaram o Gen Heleno no escuro de novo… Read more »

Joao Moita Jr

Maldito PT!!! Cortaram de novo a já minúscula verba das FFAAS!!!

colombelli

se voce não sabe, vai demorar 10 anos pra amainar os efeitos danosos da gastança com empreiteiros e amigos ditadores

Camargoer

Caro Colombelli. Já tenho visto declarações de economistas que o nível de riqueza e produção industrial de 2015 só será alcançando em 10 ou 15 anos. Uma queda da economia como ocorreu de 2014 até agora precisa de causas muito mais complexas do que gastança com empreiteiros/ditadores.

Jairo sergio vargas

A esquerda já havia quase acabado com nossas forças armadas agora isso, quem sabe vamos passar à usar arco e flecha…..

jef2019

Infelizmente pelo que vejo amigo estão continuando esse serviço…triste

Camargoer

Caro Jeff. Os fatos históricos são fáceis de serem verificados em diferentes fontes e indicam o contrário. Os principais e mais caros programas militares foram iniciados por governos de esquerda. De cabeça eu lembro o KC390, o Gripen, o Scorpene, Itaguaí, SN10, Labgene, Guarani e o satélite geoestacionário. Eu lamento apenas que a FAB tenha desistido do VLS e que o cancelamento do ProSuper. Também é importante lembrar que na crise de 2009, o governo federal adquiriu uma enorme frota de caminhões para manter a industria em atividade que foram fornecidos ao EB, além dos EMB145 que o BNDES havia… Read more »

Hilton

Brasil sendo Brasil…

Fernando

País em recessão? Já sei, que tal votar no mesmo partido que esteve no poder durante anos e deixou o Brasil no buraco?
Petista: Ótima ideia

Dogao

Enganaram e vão continuar enganando a todos !!! Isso é bom , baixar a bola dos patetas !!! Esses q estão no poder tão nem ligando pras forças , querem saber do salrios q estao recebendo !!! Besta é quem acredita !!! E os praças continuam de ferrando !!!

Joao Moita Jr

É. Os praças passando fome!!! Porquê não diminuem o efetivo de uma vez? Estão mandando os pobres praças obrigados a servir embora por falta de rancho. Deveriam fazer uma matéria sobre a relação ridícula sobre o enorme número de generais, almirantes e brigadeiros aos praças que supostamente comandam. Precisa sim, ter tantos???

colombelli

os danos das relações com os empreiteiros parceiros. com os empresários doadores de propina e com os amigos ditadores demorará 10 anos para passar. As mentiras manipulações e a gastança desenfreada de 16 anos da maior corrupção da história humana cobram seu preço. Governo não pode gastar o que não tem aumentando endividamento interno que o pt elevou de 1,3 para 5 trilhões. Isso se chama responsabilidade fiscal e da processo de impedimento. Cobrem isso ai de quem fez a lambança e quebrou o pais literalmente. Agora que as FA podem dar uma ajudinha cortando pessoal podem. FAB 67.000? Marinha… Read more »

Mgtow

Esperar o que de um governo que se orgulha de jogar o Brasil com lacaio dos americanos para satisfazer seus apoiadores. Parabens aos envolvidos

Oiseau de Proie

Salário de R$ 33.763, auxílio-moradia de R$ 4.253 ou apartamento de graça para morar, verba de R$ 92 mil para contratar até 25 funcionários, de R$ 30.416,80 a R$ 45.240,67 por mês para gastar com alimentação, aluguel de veículo e escritório, divulgação do mandato, entre outras despesas…Dois salários no primeiro e no último mês da legislatura como ajuda de custo, ressarcimento de gastos com médicos…Esses são os principais benefícios de um deputado federal brazileiro, que somam R$ 168,6 mil por mês…Juntos, os 513 custam, em média, R$ 86 milhões ao contribuinte todo mês…Ou R$ 1 bilhão por ano…Isso eles não… Read more »

Fernando Vieira

“auxílio-moradia de R$ 4.253 ou apartamento de graça para morar” Substitua o “ou” por “e” porque é o que muitos fazem.

Miguel

E ainda tem xarope que diz que não houve golpe no Brasil. Saudades deles mesmo… 2003-2014 – Brasil foi altivo e soberano !! Agora nos resta comprar espingardas velhas do mui amigo do Norte.

Jef2019

Mesmo com a economia em alta a defesa sempre foi principal alvo dos cortes. E para quem elogia o governo vermelho lembro que só venderam sonhos…o projeto fx da fab iniciou ainda no governo fhc, passou pelos governos vermelhos só sendo definido pela coisa em seu ultimo mandato…mas deixaram o tacho vazio. Sem grana. Agora sei lá se sai. Prosub tb. É proposital o descaso com defesa, com anuência e omissão de das forças armadas

Camargoer

Ola Miguel. Temer confirmou no roda viva de segunda dia 16; setembro. Foi golpe.

Jef2019

Kkkk….a midia quase em geral fala isso quase todo dia….na esperança de que uma mentira contada varias vezes pode virar verdade..

Camargoer

Caro Jef. O Temer é uma velha raposa política. Ele pode ter percebido que haverá uma revisão histórica dos eventos políticos dos últimos cinco anos e tentou marcar uma posição. Contudo, o contexto da frase de Goebbles é o de disseminar um boato impossível de ser checado. No caso da entrevista de Temer, o programa todo está disponível na internet para ser verificado por quem duvida. Eu chequei e ele de fato falou que foi um golpe. Cabe a ele desmentir agora.

Sinceramente

E o esforço *dos militares lotando a câmara dos deputados Obs : *para manter seus privilégios https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/08/27/militares-ocupam-assentos-de-parlamentares-em-comissao-sobre-reforma.htm ( Guedes rabiscou uma economia de 92 bilhões em 10 anos só com mais 5 anos de 30 pra 35 anos de atividades venho Bolsonaro fez a merda de dar gratificação a oficiais e caiu para 9bi) https://www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/republica/reforma-previdencia-militares-peso-folha-salarial-governo/amp/ São minoria comparado a nós mortais civis e os funcionários públicos mas custam bem mais https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/03/20/reforma-previdencia-militares-metade-gastos-rombo-aposentadoria.htm Tcu https://g1.globo.com/economia/noticia/gasto-com-militar-inativo-e-17-vezes-maior-que-com-aposentado-comum-aponta-tcu.ghtml Resumindo para quem leu até aqui Temos dinheiro temos um bom orçamento maior que da Turquia Austrália Israel porém não temos nem ,10% da capacidade bélica e… Read more »