Se você se interessa por História Marítima e estará no Rio de Janeiro na próxima semana, faça hoje mesmo sua inscrição – restam poucas vagas para o evento que ocorrerá nos dias 2 e 3 de outubro, no IHGB

Estão acabando as inscrições para assistir às palestras do I Simpósio de História Marítima, que será realizado nos dias 2 e 3 de outubro no IHGB: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro,  Av. Augusto Severo, nº8, 11º andar, Glória, Rio de Janeiro – RJ.

A maioria das vagas para ouvintes já foi preenchida e restam poucas disponíveis. Inscreva-se clicando aqui. As inscrições são gratuitas.

O objetivo do evento, cujas palestras ocorrerão nos dois dias a partir das 14h, é promover uma História Marítima e discutir suas perspectivas no campo historiográfico brasileiro.

A conferência de abertura, no dia 2 (quarta-feira), será do prof. dr. Luiz Felipe de Alencastro, das instituições Université de Paris-Sorbonne e EESP-FGV, com o título: “O Rio de Janeiro, o Segundo Atlântico Sul e o Segundo Reinado.”

Ainda no dia 2, e mantendo a temática do período monárquico do Brasil, haverá a mesa redonda “Cultura e populações marítimas na Capital do Império”, com as seguintes palestras: “Rio de Janeiro, cidade-encruzilhada: população marítima flutuante em meados do século XIX”, da dra. Silvana Cassab Jeha (UFRJ) e “Vida laboriosa, perigosa e fatigante: a Capitania do Porto da Corte e a paralisação dos carpinteiros e calafates de 1857”, do prof. me. Edilson Nunes dos Santos Junior (UFF).

No dia 3 (quinta-feira), os temas abordarão o período republicano, com a mesa redonda “O Poder Naval em um Brasil Republicano: a Marinha de Guerra na primeira metade do século XX”. As duas palestras serão “As políticas de reaparelhamento naval da Marinha, 1904-1945”, do dr. Ludolf Waldmann Jr. (UFSCar) e “Panorama da construção naval militar no Brasil na primeira metade do século XX”, do me. Fernando Ribas De Martini (USP).

A alocução de boas-vindas, no dia 2, será do presidente do IHGB, dr. Victorino Coutinho Chermont de Miranda, e conferência de encerramento do dia 3, com o título “O aprestamento naval brasileiro de 1910 a 1945” será do CMG (RM1) Francisco Eduardo Alves de Almeida (Programa de PGEM – EGN). A alocução de encerramento será do VAlte (RM1) José Carlos Mathias, Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, e a moderação das mesas estará a cargo do CC (IM) Marcello José Gomes Loureiro (EN/IGHMB) e do VAlte (EN-Ref) Armando de Senna Bittencourt (IHGB/ IGHMB).

Confira horários e mais detalhes na programação abaixo:

Serviço:

I Simpósio de História Marítima

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

Me inscrevi. No mínimo podem ser dois dias interessantes e vão ser uma boa trégua para descansar do que ando fazendo.

Leandro Costa

Opa! Beleza Nunão!