Home Divulgação Últimas vagas para assistir ao I Simpósio de História Marítima

Últimas vagas para assistir ao I Simpósio de História Marítima

561
3

Se você se interessa por História Marítima e estará no Rio de Janeiro na próxima semana, faça hoje mesmo sua inscrição – restam poucas vagas para o evento que ocorrerá nos dias 2 e 3 de outubro, no IHGB

Estão acabando as inscrições para assistir às palestras do I Simpósio de História Marítima, que será realizado nos dias 2 e 3 de outubro no IHGB: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro,  Av. Augusto Severo, nº8, 11º andar, Glória, Rio de Janeiro – RJ.

A maioria das vagas para ouvintes já foi preenchida e restam poucas disponíveis. Inscreva-se clicando aqui. As inscrições são gratuitas.

O objetivo do evento, cujas palestras ocorrerão nos dois dias a partir das 14h, é promover uma História Marítima e discutir suas perspectivas no campo historiográfico brasileiro.

A conferência de abertura, no dia 2 (quarta-feira), será do prof. dr. Luiz Felipe de Alencastro, das instituições Université de Paris-Sorbonne e EESP-FGV, com o título: “O Rio de Janeiro, o Segundo Atlântico Sul e o Segundo Reinado.”

Ainda no dia 2, e mantendo a temática do período monárquico do Brasil, haverá a mesa redonda “Cultura e populações marítimas na Capital do Império”, com as seguintes palestras: “Rio de Janeiro, cidade-encruzilhada: população marítima flutuante em meados do século XIX”, da dra. Silvana Cassab Jeha (UFRJ) e “Vida laboriosa, perigosa e fatigante: a Capitania do Porto da Corte e a paralisação dos carpinteiros e calafates de 1857”, do prof. me. Edilson Nunes dos Santos Junior (UFF).

No dia 3 (quinta-feira), os temas abordarão o período republicano, com a mesa redonda “O Poder Naval em um Brasil Republicano: a Marinha de Guerra na primeira metade do século XX”. As duas palestras serão “As políticas de reaparelhamento naval da Marinha, 1904-1945”, do dr. Ludolf Waldmann Jr. (UFSCar) e “Panorama da construção naval militar no Brasil na primeira metade do século XX”, do me. Fernando Ribas De Martini (USP).

A alocução de boas-vindas, no dia 2, será do presidente do IHGB, dr. Victorino Coutinho Chermont de Miranda, e conferência de encerramento do dia 3, com o título “O aprestamento naval brasileiro de 1910 a 1945” será do CMG (RM1) Francisco Eduardo Alves de Almeida (Programa de PGEM – EGN). A alocução de encerramento será do VAlte (RM1) José Carlos Mathias, Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, e a moderação das mesas estará a cargo do CC (IM) Marcello José Gomes Loureiro (EN/IGHMB) e do VAlte (EN-Ref) Armando de Senna Bittencourt (IHGB/ IGHMB).

Confira horários e mais detalhes na programação abaixo:

Serviço:

I Simpósio de História Marítima

3
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Fernando "Nunão" De MartiniLeandro Costa Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Me inscrevi. No mínimo podem ser dois dias interessantes e vão ser uma boa trégua para descansar do que ando fazendo.