Corveta Barroso - V34

Corveta Barroso em navegação, antes do PMG

Corveta Barroso - V34
Corveta Barroso – V34

Em 15 de setembro, dois navios construídos no Brasil foram protagonistas durante a cerimônia de Handover em águas do Mar Mediterrâneo. A Corveta “Barroso” tornou-se, pela terceira vez, o Navio Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), em substituição à Fragata “União”, que concluiu com êxito um período de seis meses na missão, perfazendo 23 patrulhas e 92 dias de mar.

A FTM-UNIFIL foi criada em 15 de outubro de 2006, em atendimento à Resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, por solicitação do governo libanês, tendo a peculiaridade de ser a única Força Naval componente de missão de paz da ONU.

A FTM-UNIFIL possui um Estado-Maior multinacional e seis navios de diferentes nacionalidades: Alemanha, Bangladesh, Brasil, Grécia, Indonésia e Turquia.

Seguindo o protocolo da ONU, a cerimônia foi presidida pelo Comandante da FTM-UNIFIL, Contra-Almirante Eduardo Augusto Wieland.

O evento contou com a presença do Encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil no Líbano, Ministro Conselheiro Jandyr Ferreira dos Santos Júnior, do Procurador-Geral da Justiça Militar, Jaime de Cássio Miranda, do Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, do Subchefe de Operações de Paz do Ministério da Defesa, General de Divisão Rolemberg Ferreira da Cunha, além de diversas personalidades civis e militares locais e de países integrantes da missão.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Corveta Barroso, a atual “faz tudo” e “carregadora de piano” da MB.

Marcos R.

Essa é pau pra toda obra, pena que parou apenas nessa unidade.

Willber Rodrigues

Exato.
Mais 2 ou 3 dessa classe fazem uma falta danada…

Carlos Eduardo Oliveira

Vai durar pouco esse navio.

Salim

Gosto muito da Barroso, precisava de mais algumas pena náo continuarem projeto. Vamos perder ate capacidade de projetar corvetas.

Vovozao

27/09/19 – sexta-feira, bdia, será com a BARROSO que iremos nos despedir da UNIFIL, ou ainda enviaremos mais uma substituição????

Pablo

Pelo que vi a MB ficará na unifil até dezembro de 2020, sendo que a cada seis meses tem a troca de navio, então acho improvável.

Fabio Araujo

Então no mínimo teremos mas duas missões!

Pablo

Não sei se duas ou a próxima estendida. A atual acho que vai até março do próximo ano ou aproximadamente isso.

rommelqe

Então Pablo, depois que ela retornar, daqui a seis meses, qual será a sua sucessora? Depois da sua sucessora acredito que ela retornanrá ao Libano para concluir os ultmos seis meses da missão da MB, isso porque as fragatas remanescentes fazem mais falta aqui no Brasil

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Qual a proteção anti-aérea delas…?

Chaffs…?

Aliás…, gostaria de saber se os principais navios de combate da Marinha do Brasil, tem um mínimo de proteção anti-aérea, como os CHAFFS…

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, todas as fragatas e corvetas têm lançadores de chaff. Na Barroso, os dois sistemas lançadores de chaff estão nas dois bordos, perto da porta do hangar, um nível abaixo do canhão Bofors Mk3 de 40mm (que é a principal defesa antiaérea e antimíssil desse navio, que infelizmente não tem mísseis antiaéreos). Nas corvetas classe Inhaúma, os lançadores de chaff ficam junto à base do mastro dos radares (estas também não possuem mísseis antiaéreos, e a defesa antiaérea e antimíssil é feita por dois canhões Bofors 40mm de geração anterior aos da Barroso). Na classe Niterói, os lançadores de chaff… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Esqueci de acrescentar as duas últimas classe Greenhalgh, cujos lançadores de chaff também ficam próximos ao mastro do radar, e cujas defesas antiaéreas e antimíssil estão a cargo de dois lançadores de mísseis Seawolf, cuja operacionalidade hoje eu desconheço, e dois canhões Bofors 40mm de geração mais antiga que os das fragatas e corvetas (eram os originais da classe Niterói antes da modernização).

Cristiano Salles (Taubaté)

OBRIGADO !!!, pela informação…, abração fique com DEUS…>>>

Cristiano Salles

OBRIGADO !!!, pela informação…, abração fique com DEUS…>>>

Daniel Silva

O principal elemento anti aéreo é o canhão BAE Systems Bofors Trinity Mk 3 40mm com alça optrônica EOS-400 (alcance de 10 km). Padrão na MB, também é usado nas Fragatas Niterói modernizadas ainda em operação.
Salvo engano, de forma secundária, também pode usar seu canhão principal na mesma função (4,5 polegadas – 114,3mm), ainda que com menor eficiência.
Não possui mísseis anti-aéreos (infelizmente).

Cristiano Salles (Taubaté - SP)

OBRIGADO !!!, pela informação…, abração fique com DEUS…>>>

Daniel Silva

Ah sim, possui Chaffs e central de guerra eletrônica.

RRN

E aqui nossos mares abertos a quem quiser entrar!

João Moro

Mesmo se ela voltasse, não resolveria. Ainda precisamos de várias embarcações para que a proteção seja significativa.

Pablo

a costa e mar territorial é protegido de várias formas, não só de navios da marinha!!!

Bb2

Gostaria de saber: qto a MB recebe da Onu para essa missao, quais sao os indices exigidos para estar no mar e em portos. Quantos libaneses marinhas foram treinados e CERTIFICADOS para combate ao contratado de armas q soh crescer no libano.

Qual o resultado das 3 ultimas auditorias da onu nas ftm unifil. Um pouco de transparencia com nosso dinheiro e recursos publicos

Entusiasta Militar

Ha algum tempo atras, falou-se na modernização da corveta barroso a partir do Off-Set da Corveta Tamandaré, onde a barroso receberia os mesmo equipamentos da tamandaré.

Nao sei se isso é possível ou se isso vai mesmo acontecer, mas, uma coisa eu sei, ela vai sim precisar ser modernizada, mas vomo sera e quando sera, isso eu acho que ninguém sabe