Stefan Jock, vice-presidente de vendas de Radar-IFF e Link de Dados da Hensoldt
Stefan Jock, Head of Domain Sales da Hensoldt

Head of Domain Sales da empresa alemã fala sobre os equipamentos, tecnologia e perspectivas de mercado

Por Alexandre Galante

PODER NAVALCaro Stefan, você poderia começar falando sobre sua educação/formação e quanto tempo você trabalhou na indústria de radar em Hensoldt?

Stefan Jock – Estudei matemática e engenharia de comunicação na Universidade de Karlsruhe e comecei minha carreira industrial em 1997 como um engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Guerra Eletrônica (EW) encarregado de algoritmos para aplicações de inteligência. Desde 2004, tenho estado no negócio de radar e tenho trabalhado em vários projetos e funções de gestão de programas com foco na OTAN, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e os EUA.

PN Antes de fazer parte da Airbus DS, qual era a relação da Hensoldt com a Airbus?

Stefan Jock – Apesar de ter apenas dois anos no mercado, A Hensoldt tem uma grande história. O nome da empresa, HENSOLDT, vem de Moritz Carl Hensoldt, um pioneiro alemão de óptica e mecânica de precisão no século XIX. Com base nas conquistas de renomados predecessores como Telefunken, Dornier, Kelvin Hughes, Siemens Sicherungstechnik e Carl Zeiss Optronics, a empresa tem uma herança na tecnologia europeia que remonta a mais de 200 anos.

Há dois anos, a Airbus vendeu seu negócio de eletrônica de defesa para a empresa de investimento global KKR, mantendo uma quota de 25,1%, a fim de garantir uma separação suave das operações de negócios. Em setembro de 2018 esta separação foi concluída e as restantes ações foram compradas da Airbus. Desde então, a HENSOLDT vem abordando os mercados globais de sensores como uma empresa totalmente independente. Esta independência permitiu-nos concentrar-nos na nossa área de especialização, criando novas soluções e permitindo-nos dar um maior enfoque aos nossos clientes. A Hensoldt já abriu 5 hubs em todo o mundo, aproximando-nos dos nossos clientes e permitindo-nos compreender melhor as culturas locais e entregar as soluções necessárias com maior rapidez.

No entanto, a Hensoldt nunca perdeu a conexão com a Airbus e continua a ser um grande fornecedor para vários grandes programas, onde a Airbus desempenha um papel significativo (por exemplo, o radar para o Eurofighter).

A Hensoldt tem uma grande história

PNQual é o papel da área de radar, IFF e link de dados na empresa no que se refere ao posicionamento da empresa como “a casa do sensor”?

Stefan Jock – A HENSOLDT fornece soluções de sensores em aplicações aéreas, marítimas e terrestres para forças armadas e autoridades de segurança em todo o mundo. Estes incluem a proteção de infraestruturas críticas, defesa aérea, autoproteção aérea, inteligência de sinal e links de dados, bem como imagens térmicas e segmentação Optronic. Além disso, nosso portfólio compreende equipamentos de aviônicos de missão, como computadores, dispositivos de planejamento de missão e sistemas de conscientização situacional para helicópteros.

A família de radar Hensoldt é muito grande e variada. Temos radares navais, como o TRS-4D, radares Sharpeye; terrestre como o TRML-4D e radar passivo, e, finalmente, temos também radares aéreos como o nosso PrecISR.

Além dos radares primários, temos radares secundários como os nossos sistemas IFF que são utilizados na OTAN. Há pouco, lançamos um IFF com a tecnologia AESA. A mesma tecnologia usada em radares primários como TRS-4D, TRMLD e PrecISR.

Esta área é crítica para a Hensoldt devido à qualidade dos produtos que utilizamos, o tipo de clientes (como Alemanha, EUA, Itália e vários outros países da OTAN) e a diversidade de utilização que têm diante de ameaças simétricas e assimétricas.

TRS-4D rotativo

PNQuais são as principais diferenças entre os radares TRS-3D e o TRS-4D, além da tecnologia baseada no nitreto de gálio (GaN)?

Stefan Jock – Como uma empresa tecnológica de defesa, estamos sempre trabalhando para oferecer a melhor solução para nossos clientes. É claro que o TRS-3D é um excelente radar e ainda é usado por muitos navios no mundo.

No entanto, o TRS-4D com a mais recente tecnologia AESA é um avanço que tem uma série de diferenças e vantagens.

Com o aumento do desempenho do uso da tecnologia AESA baseada em transmissores e receptores (T/R) de semicondutores de nitreto de gálio, este radar oferece benefícios significativos de potência, eficiência e confiabilidade em comparação com radares baseados em arsenieto de gálio (GaAs) e módulos T/R utilizados até agora em radares multifuncionais. Portanto, nosso TRS-4D melhora o tempo de resposta e acerto da probabilidade de detecção, mesmo em um ambiente complexo, com uma alta densidade de alvos e envolvendo ameaças altamente ágeis e assimétricas.

Inserindo um pouco mais de detalhe, o radar TRS-4D AESA não só fornece direção, alcance e elevação (3D), mas também a análise aprofundada do doppler do alvo e outras características durante esse tempo prolongado-no-alvo (a 4ª dimensão) em cada varredura única. O resultado é uma detecção aérea e superfície muito superior, de rastreamento e desempenho de classificação quando comparado aos radares 3D e 2D. O radar TRS-4D conduz simultaneamente uma busca tridimensional do volume do espaço aéreo e da área de superfície do mar em torno do navio. Ele detecta automaticamente os contatos no ar e na superfície para criar dados de rastreamento que são enviados para o sistema de gerenciamento de combate do navio ou console de radar.

Por outro lado, o radar TRS-3D multimodo usa uma antena phased array em multimodo 3D para detecção simultânea e rastreamento de alvos múltiplos e emprega estabilização eletrônica para neutralizar o movimento de rolamento dos navios operando em águas costeiras agitadas, com modos operacionais específicos para proteção contra mísseis de antinavio roça-ondas (sea skimming) e helicópteros de ataque. A antena de radar é composta de uma matriz planar phased array de feixe estreito de 16 ou 32 linhas de 46 irradiadores cada. Devido a seu peso mais baixo comparado a uma antena de AESA pode ser instalado em navios e em barcos menores.

Radar TRS-3D

PNTanto as Marinhas dos EUA e da Alemanha usam seus radares TRS-3D como o TRS-4D. A Marinha dos EUA está satisfeita com os radares instalados nos Littoral Combat Ships (LCS)?

Stefan Jock – O TRS-4D foi escolhido por várias marinhas do mundo, de países do Oriente Médio, EUA, Alemanha e Chile (o primeiro país da América Latina a ter esta tecnologia utilizada pela OTAN para as suas fragatas e corvetas). Com tecnologia avançada projetada para missões prolongadas, o TRS-4D oferece vigilância sem precedentes para a guerra antiaérea (AAW) e combate à superfície (ASuW), e também é adequado para missões de combate à pirataria, humanitária e de busca e resgate (SAR).

O radar de vigilância marítima TRS-4D consiste em 2 versões, o TRS-4D rotativo e o TRS-4D com painéis fixos. Na Alemanha, a Hensoldt forneceu os painéis fixos TRS-4D/NR (não-rotativos) para as 4 novas fragatas da classe F125 da Marinha Alemã. Da mesma forma, já temos a Alemanha como cliente por vários anos. Recorde-se que o primeiro lote de corvetas K130 foi equipado com o radar Hensoldt TRS-3D. Para o segundo lote de cinco corvetas K130 a Marinha Alemã já selecionou o TRS-4D em sua versão rotativa.

Da mesma forma, contando com produtos de primeiro nível a Marinha dos EUA selecionou o nosso TRS-4D para o seu programa de LCS classe “Freedom”. Como na Alemanha, as primeiras unidades saíram com o radar TRS-3D, conhecido nos EUA como o AN/APS-75. A empresa já entregou cinco radares TRS-4D para os navios LCS 17, LCS 19, LCS 21, LCS 23 e LCS 25.

A entrega dos radares TRS-4D para ambas as Marinhas confirma o sucesso que a empresa está conseguindo na Europa e também nos EUA. Finalmente, a Marinha Chilena escolheu, em fevereiro 2017, o radar TRS-4D em sua versão rotativa como parte de um programa de modernização para suas três fragatas Type 23, Almirante Cochrane, Almirante Condell e Almirante Lynch.

LCS classe Freedom com radar TRS-3D
O radar TRS-4D foi incluído no projeto de modernização das fragatas Type 23 do Chile
Corveta K130
Corveta K130 com radar TRS-3D no alto do mastro principal

PNEm termos do mercado de radar para navios, qual é o maior mercado de radar para Hensoldt e como a empresa vê a América do Sul?

Stefan Jock – Naturalmente um dos pilares principais no que diz respeito ao mercado de radar naval para Hensoldt é, obviamente, o seu mercado doméstico, Alemanha. Mas a empresa também é forte em fornecer radares para fragatas e navios menores na Europa, Ásia-Pacífico e os EUA. Devido à boa reputação de seus radares navais, a Hensoldt foi recentemente capaz de ganhar uma parcela de mercado no Oriente Médio e, particularmente, na América Latina, que a Hensoldt considera como um pilar importante para suas futuras atividades navais, que não será limitado a radares somente.

Na América do Sul há uma grande necessidade de renovação e aquisição de novos radares, tanto terrestres como aéreos e navais. Em relação aos radares navais da região, podemos ver na Colômbia o projeto PES (Plataforma Estratégica de Superfície), o Brasil com o projeto Tamandare e países como Chile e Peru com estudos para a aquisição de radares.

PNQuais as vantagens que a Hensoldt oferece em relação aos equipamentos dos concorrentes?

Stefan Jock – Em primeiro lugar, a nossa tecnologia já foi testada e aprovada por várias forças armadas líderes e pertencentes à OTAN. Cerca de 70 radares TRS-4D foram encomendados até à data em todo o mundo, mais de 25 são instalados, aceitos e em operação. Em nosso conhecimento, nenhum outro radar de escala média 3D AESA pode vangloriar-se deste livro de encomendas!

Além disso, o conceito único do TRS-4D multi-feixe e de processamento de Doppler asseguram o desempenho confiável de todas as tarefas operacionais em uma taxa elevada de atualização. O alto desempenho do radar é em grande parte devido ao grande número de módulos transmissores/receptores (T/R) da antena, que são feitos a partir de materiais especiais com capacidade de RF. Além disso, a maior confiabilidade que nosso sistema oferece, uma vez que cada módulo opera de forma independente, portanto, uma falha em um módulo único não terá efeito significativo sobre o desempenho geral do sistema.

Graças à coordenação precisa de todos os elementos da antena na faixa de C (faixa G na OTAN) e dos modos de processamento especiais do sinal, o radar podem fornecer a informação extremamente exata do alvo (melhor definição angular e exatidão angular), assim garantindo antecipadamente a atribuição de armas precisa (estabilidade de rastreamento, melhor precisão de direcionamento para orientação e detecção de mísseis).

Eu poderia nomear uma série de vantagens desta tecnologia, mas o importante é que a nova geração do TRS-4D abre uma nova dimensão para as missões marítimas. O TRS-4D é superior aos radares médios 3D navais atuais e é proposto como o radar multifunção preliminar para a aplicação naval de exigência da escala média.

TRS-4D com painéis fixos

PN A Hensoldt vai continuar a desenvolver radares com antenas rotativas? As fragatas F125 da Alemanha usam o radar fixo de 4 painéis. Por que o radar rotativo foi desenvolvido?

Stefan Jock – A Marinha Alemã fornece um exemplo muito bom sobre o uso e as ideias por trás dos conceitos TRS-4D: o F125 é um grande maior combatente de superfície, tem um grande deslocamento e é projetado para a missão de múltiplos propósitos, exigindo um longo período de tempo no mar. O TRS-4D com o conceito BIT sofisticado, alta MTBCF e a alta redundância é perfeitamente adequado para este fim, permitindo todos os tipos de missões e uma atualização posterior dos sistemas de armas.

As corvetas alemãs K130, no entanto, tendo um comprimento de cerca de 90m, exigem um radar menor, e aqui a substituição do antecessor TRS-3D com o TRS-4D permitiu um upgrade fácil e agora um conceito de família com a formação de comunalidades e peças de reposição permite reduzir significativamente os custos do ciclo de vida. O emprego de canhão, míssil de autodefesa (como o Sea Captor ou RAM) é possível para o TRS-4D, bem como a detecção de periscópio, busca e rastreamento.

Fragata F125 Baden-Württemberg, equipada com o radar TRS-4D de painéis fixos

PNComo é a integração dos radares Hensoldt a diferentes sistemas de gestão de combate? Existem pré-requisitos para facilitar essa integração?

Stefan Jock – Os radares Hensoldt já foram integrados a muitos sistemas de gestão de combate e armas diferentes com os principais integradores no mundo inteiro nas mais diversas plataformas. Assim, a versatilidade na integração é comprovada. Além disso, nossos radares usam protocolos de interface padrão, de modo que a integração com muitos sistemas diferentes é possível.

PNOs radares Hensoldt podem ser facilmente integrados em embarcações mais antigas em programas de modernização?

Stefan Jock – Sim, em princípio eles podem. Um estudo da embarcação e de seu sistema a bordo seria primeiramente feito pela Hensoldt e por seu cliente para executar a viabilidade de integrar um radar novo.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adriano Madureira

Foram eles que a pouco tempo atrás disseram ter detectado o caça f-35?

Lucas Ribeiro

Eu não achei nenhum depoimento oficial da empresa.
Más que esta tecnología é de ponta, não tenho dúvida.
So fico com inveja dos chilenos que tem o radar TRS-4D , os Iff modo 5 e nos aqui no Brasil estamos comprando radar antigo pras fragatas da Tamandaré

ALEX TIAGO

Antigo???acredito que seja a última versão a versão que vai equipar as tipo 26 se for realmente os mesmos como ser a antigo acredacredito que seja a nova versão.

FighterBR

Pois é Lucas. TRS-4D é muito superior ao Artisan.

Carlos Campos

Olha acredito que apesar de termos o repasse de tecnologia para montar no Brasil o Artisan, seria melhor comprar um radar de GaN, e a Hensoldt seria uma boa opção, muita inveja pelo fato de os Chilenos já terem um radar tão moderno na sua marinha. se o Trump ajudasse comprar um versão menor do SPY 6

Bosco

Nem a corveta K130 e nem a fragata F125 possuem radar de controle de tiro para os canhões de 76 e 127 mm. No mínimo, curioso.

Lucas

Oí Bosco. Talvez vc saiba explicar melhor que eu. Mas você está falando Olha So: o TRS4D tem a capacidade de “Surface gun fire control with splash detection”
Se puder explicar mais sobre este tema agradeceria. Obrigado!!

Bosco

Lucas, A versão com painéis fixos até poderia mas o curioso é que os radares em questão operam na banda C (bandas G e H pela classificação da NATO). Essa frequência não é adequado para controle de tiro de canhão. Os radares de CT para canhão operam nas bandas K, Ku e até X. Lembrando que radares operam nas bandas K, Ku, X, C, S, L, UHF, VHF e HF. Essa última para radares OTH. A banda C tem melhor propagação na atmosfera mas por ter maior comprimento de onda tem menor resolução. A menos é claro que tenham desenvolvido… Read more »

Bosco

Uma curiosidade sobre a terminologia das bandas de radar: http://www.navweaps.com/index_tech/tech-046.php

india-mike

Bosco, realmente está acontecendo um movimento curioso em relação à ausência dos radares DT. As novas type31 ‘arrowhead’ da RN por exemplo terão um canhão de 57mm e 2 de 40mm (teoricamente todos habilitados pra função CIWS) mas nenhum radar específico para controlá-los, apenas o radar principal da Thales NS110 (alguns especulam o NS200 com tecnologia GaN) — esse último detalhe tb contraria os reports anteriores de que a T31 herdariam os ‘antigos’ Artisan das T23. Aliás, vc tb acha que a MB deveria abandonar o Artisan por ser mecânico e pular para um radar GaN (ou no mínimo um… Read more »

Bosco

India-mike
Nem os LCS têm radar DT para o canhão de 57 mm.
O pessoal tá confiando só no alça optrônica, que ao meu ver não funciona contra mísseis.
Em relação à MB eu acho que o Arisan tá de bom tamanho para a classe Tamandaré. Sem dúvida ter o “estado da arte” é interessante mas tem considerações de custo, etc.
Já para futuras fragatas aí sim podemos dar um pulo mais ousado.

Bosco

Arisan = Artisan

india-mike

Valeu Bosco. Concordo que pro momento o Artisan basta, mas como a chegada de uma próxima geração de escoltas (e radares) será no mínimo daqui a 20 anos (seja numa atualização de meia vida das Tamandarés ou no advento de uma nova classe), acho q seria interessante estar no estado da arte, até para permitir que esses navios sejam militarmente relevantes por mais tempo.

Bosco

Essa confiança na alça optrônica somente sem dúvida tem a ver com economia de custos e na confiança depositada nos sistemas de mísseis antimísseis , o que de certo modo faz o radar DT uma redundância. Aí no processo o canhão fica relegado a defender o navio somente de ameaças de baixa intensidade.
O que ao meu ver é uma pena já que esses canhões (57 e 76 mm) são ainda muito eficientes na defesa antimíssil e constituiria mais uma barreira na defesa do navio.

Marcos

Rastreou o F-35 com transponder ligado e com um equipamento que aumenta o RCS para não dar BO com o controle aéreo do evento.

Piada

Marcelo

Marcos, os F-35 não quiseram voar até que o radar pasivo da Hensoldt foi desligado e desmontado na feira.
Jogada inteligente dos alemães terem ido pra um lugar perto. Vc acha que a a empresa que fabricou os F-35 vão falar “é mesmo, eles me detectaram?”

Renato

Exatamente Marcelo,
A Hendsolt colocou sua unidade móvel de radar numa fazenda vizinha ao aeroporto onde acontecia o show.aéreo para não chamar a atenção.

Peter nine nine

Marcos, pese embora seja verdade o que diz, não foram esses os dados que a empresa utilizou, ou seja, excluiram essa assinatura pelo que pude compreender. Resultando numa detecção passiva eventualmente viável.

carcara_br

Não é piada, bem provável que conseguissem rastrear os F-35, agora convence a lockheed fazer o teste e perder alguns bilhões em vendas e esforço de marketing.

carcara_br

Ótima entrevista, muito interessante tirou várias dúvidas.