Marinha realiza coletiva de imprensa para divulgar ações de combate ao óleo no mar

75

Em entrevista coletiva realizada, nessa sexta-feira, dia 25, na Capitania dos Portos de Pernambuco, o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, afirmou que todos os esforços continuam voltados para a limpeza das praias do Nordeste.

“Nossos Fuzileiros Navais e marinheiros, assim como os soldados do Exército e da Força Aérea, já trabalharam e estão trabalhando em várias praias. Hoje, mais precisamente, as ações ocorrem em Sirinhaém e Jaguaribe, na Ilha de Itamaracá e, efetivamente, já conseguiram deixar essas localidades 90% limpas”, afirmou o Almirante Puntel.

Participaram também da coletiva o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o Presidente do Ibama, Eduardo Bim, entre outras autoridades. Na coletiva, as autoridades falaram sobre as investigações da origem do material, as áreas atingidas e as ações para limpeza das praias.

Durante a coletiva, o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, declarou a importância dos esforços conjuntos para a garantia da limpeza das praias. “O objetivo é justamente esse, que a União, Estado, Municípios, a própria população civil, que tem sido um grande braço forte, os voluntários, somem esforços para vencermos esse momento, que, certamente, é um momento de dificuldade aqui nas praias do Nordeste”, declarou.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BMIKE

Achei engraçado anguns jornalistas, de caráter duvidoso, na coletiva de imprensa afirmando que o GF agiu tardiamente…. estranho pois no que consta a data da chegada do óleo ao litoral no Dia seguinte já se havia mandado um gabinete de contenção de crise com Ibama, MB, Ministerio do meio Ambiente… Os governadores dos Estados atingidos que se demonstraram desinteressados e agora a culpa é do GF?

Thiago Aiani

BMIKE, pelo pouco que eu entendi, a critica maior por parte de alguns meus amigos, que inclusive foram voluntários na ação de limpeza dos locais atingidos , foi a falta de prevenção. Não deveria ter esperado a chegada do óleo na na praia . Sobretudo faltou a atuação ao largo da costa, monitorar e preever onde as correntezas iriam levar essa praga. Outra crítica foi a carência do emprego de redes/ barreiras de contenção sobretudo a proteção de locais mais sensíveis como arrecifes de corais, estuários e manguezais .

Fernando "Nunão" De Martini

Uma das avaliações que vi por parte de cientista é que esse óleo, em contato com a água salgada, sofre mudanças na densidade e vai para a subsuperfície, subindo praticamente já na costa. Imagino que isso não ajude na eficácia de barreiras de contenção

Thiago Aiani

Poder nunao, mas alguem tem um alternativa mais eficaz ? Ha alguma tecnologia e equipamentos mais eficientes ? Entao disponibilizem ! Se nao temos nada que se use pe essa medida paliativa, pelo menos nos locais mais sensíveis . A eficácia pode não ser a esperada, mas ainda assim contribuem . Fato é que foi algo requerido pelos estados atingidos mas não houve resposta a essa demanda. Me parece mais uma questão de contenção de custos. Eu me como leigo nao pensavo que aeronaves de sensoriamento remoto e satélites dotados de radar fossem capazes de evidenciar algo como diferenças de… Read more »

Thiago Aiani

Barreiras de contenção são instaladas na praia da Coroa do Meio em 16 out, 2019 19:38 As barreiras são alugadas e a diária de cada metro custa uma média de R$ 90,00 aos cofres públicos, perfazendo um total mais de mais de R$ 6.700 para o Governo do Estado (Foto: ASN) Na manhã desta quarta-feira, 16, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), e a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), instalou 75 metros de barreiras de proteção no Rio Sergipe, no bairro da Coroa do Meio, Zona Sul da capital,… Read more »

Pablo

segundo o Ministro Ricardo Salles, barreiras não adiantam com esse tipo de óleo. Ele vem a mais de um metro da superfície, a densidade muda conforme a temperatura da água (isso mostrado ontem 27/10 no fantástico )

colombelli

jornalistas tipo folha de são paulo? fundadores do uol e acionistas da FSP, a familia Frias ( tem um dentre os 10 ricos do pais) é, segundo o Ministro Wientraub, sócia de uma gráfica que imprimia material para o MEC no governo petista, certamente com um contrato multi milionário. Isso, mais as polpudas verbas de publicidade que recebiam, explica o tipo de reportagem politiqueira e partidária que os veiculos da folha fazem contra Bolsonaro e a favor da quadrilha, da ordeim petista. Chega enojar o desrespeito com a inteligência do leitor as abordagens que fazem. Parece um diretório partidário. Podem… Read more »

Saqaz

Qualquer político, ainda mais os dos nordeste amam uma frase: “Contratação emergencial sem licitação”.

Alison Lene

Va se informar mais amigo… So no RN foram mais de 60 municipios afetados… Reunião de gabinete não limpa praia sabia?

BR Paraná

Pleno descaso dos nosso Governo.

Nunão

Olha, eu vi algumas das informações divulgadas e, pelo menos na reação ão problema, não combinam com descaso. Segue trecho de matéria de hoje de um site ligado ao Estadão, e que não dá pra ser chamado de governista: “Em resposta, a União afirma que, como previsto no PNC, criou o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), composto pela Marinha do Brasil, o Ibama e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e que este grupo atua desde o dia 2 de setembro para resolver o incidente. “Desde o início dos incidentes de poluição, a Marinha do… Read more »

Nunão

Mais informações (incluindo críticas) aqui:

https://brpolitico.com.br/noticias/oleo-nordeste-o-que-governo-ja-fez/

Thiago Aiani

“secretário de Pernambuco rebateu, afirmando que as barreiras de contenção impedem que a maior parte do óleo atinja áreas mais frágeis do ecossistema no litoral, como os estuários, ambiente aquático de transição entre o rio e o mar. “Nossa demanda é ter barreiras de contenção em todas as entradas de estuários”, disse. Segundo ele, seriam necessários cerca de três quilômetros de barreiras. Um equiamento que já foi pedido, mas ainda não entregue… – “

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, em parte dos estuários podem funcionar, barra de alguns rios, mas não é em todo lugar que as barreiras funcionam com esse óleo. Pelo menos foi o que ouvi de um pesquisador em entrevista.

nonato

Esse tipo de situação e crítica é típico da imprensa vermelha. Há um problema sério, aproveitam-se para criticarem o governo e se promover politicamente. Parece ato premeditado. Justamente em tempos de Macron, Greenpixe, Sínodo da Amazônia, leilão do pré sal, Maduro. Petróleo que se espalha por 2 mil km durante dois meses? Lembro que Lula ganhou em 2002, devido a imprensa fazer maciças críticas ao apagão, que foi provocado por seca prolongada no sul e sudeste do país. Mas os vermelhos diziam que era culpa de FHC. A máfia comunista é cara de pau. Agem com dissimulação. Agem igual uma… Read more »

rommelqe

Como serão as ações seguintes visando a responsabilização efetiva de quem originou o derramamento deste maldito óleo? Os culpados pelo derramamento em si,seja por inépcia seja por ato premeditado, deveriam responder por seus atos. Pela extensão da tragédia houve um volume derramado enorme e seria muito dificil o mesmo se espalhar para o sentido oeste (do RN até o Maranhao) e para o sul (paralelo à costa nordestina até atingir o sul da Bahia) se fosse unicamente um evento localizado do tipo perda de umas 5 toneladas do produto

Esteves

Homens de preto. Foram eles. Embora se mostrem como verdes.

Marcos Borges

Na verdade foram os homens de vermelho que usam bigode e falam espanhol.

Mgtow

Acho que não.
Isso tem cara das mesmas ações da turma do dia do fogo, Lembra? Aquela turminha que para mostrar apoio ao reizinho que aí está, sairam tocando fogo na amazônia brasileira. Todo mundo sabe o carater vingativo dessa turminha que estavam nos boeiros e foram liberadas para atuar depois de 2018.

nonato

Sem saber quem foi?

rommelqe

Claro que não Nonato, é necessario saber sim quem foi. Agora sabemos que foi óleo oriundo da Venezuela e que foram derramadas talvez centenas, de toneladas…se fosse um mero acidente em águas internacionais, por que o culpado não se declarou? Como pode ser explicado ter sido espalhado por toda essa extensão litorânea em um tempo relativamente rápido? A quem interessaria que um evento desse tipo ocorresse no litoral brasileiro, bem no período em que a seca intensa e generalizada novamente propriciou com que queimadas ocorressem? É muita coincidencia voce não acha?

nonato

Por que você está preocupado com responsabilização se ninguém sabe nem o que aconteceu?
E como descobrir?
Aparentemente, é a primeira vez que ocorre algo do tipo no mundo.
Uma quantidade dessa, aparentemente não decorrente de vazamento em poço, se espalha por área extensa e período prolongado.
Com grande suspeita de ação intencional…

rommelqe

Por que estou preocupado por um “mero acidentizinho” que prejudicou náo só e apenas o turismo em todo o extraordinário litoral nordestino? Porque isso está afetando milhraes de empregos e trazendo prejuizos incalculáveis a um meio ambiente que estava preservado e servindo como lição e referencia para o mundo! Voce conhece o projeto TAMAR? Pois é…
Agora é evidente que temos sim que descobrir quem são os culpados. E fazer com que pelo menos sejam execrados no mundo todo…

Esteves

O que prejudica o litoral nordestino e todos os litorais é a falta de saneamento, a falta de segurança, a pesca predatória, a ocupação desordenada, o crime, o tráfico, a prostituição…

O óleo limpa.

rommelqe

Um crime não justifica o outro. É claro que todos estes problemas que vc citou são muito significativos, concordo em gênero, numero e grau. Porém o óleo derramado me parece ter sido uma ação de estado contra estado. Todos os demais graves problemas citados requerem há muito tempo uma ação conjunta dos poderes públicos mas, o mais importante, uma conscientização de cidadania por parte de nós brasileiros. Não dá para desenvolver turismo de qualidade em lugar onde se joga saco de lixo (boneco) no meio da rua e em que até pescadores estrangeiros, em grandes embarcações, entram impunemente em nossos… Read more »

Esteves

É. Em 2017 fui a Natal. Antes da confusão. Teve um dia de folga entre os passeios. Sai do hotel na Ponta Negra para caminhar e tentar alugar um carro. Desisti de caminhar na praia. Deixei o hotel, um bom hotel, pela porta da frente passando pela recepção. Fui seguido ainda na calçada por uma viatura de policia. E desaconselhado a prosseguir. – É mais seguro voltar ao hotel. Eu só tinha andado uns 3 ou 4 quarteirões. Vá até Maceió. Vá visitar os mangues de Maceió. Está preocupado com óleo que pode ser limpo? Vá ver os esgotos nos… Read more »

zézão

Já que a ditadura bolivariana é porto seguro para piratas (dark ships) que contrabandeiam óleo e eventualmente cometem atentados ambientais, queremos saber das tratativas políticas do Brasil e preparação operacional da MB para a comando da OEA, junto com uma forca panamericana, estabecer um bloqueio naval à venezuela.

Thiago Aiani

Sempre fui contrário a qualquer intervenção na Venezuela tendo em vista não apenas conceitos “românticos ” como autodeterminação dos povos e não ingerências em nos assuntos internos de uma nação, os efeitos prático dos péssimos resultados obtidos no Iraque, na Líbia ou na Síria… onde a fragilização ou destruição das instituições desencadeou só um vácuo de poder receptáculo de caos, instabilidade e organizações criminosas e extremistas. Mas caso fosse demonstrada a responsabilidade/cumplicidade/omissão do governo venezuelano, no mínimo desejaria ter uma MB capaz d uma retaliação tão importante quanto o crime ocasionado por eles. Uma salva de MdCNs para por fim… Read more »

Rene Dos Reis

Se o GF ordenar a Petrobras a recolher todo esse óleo processá-lo e colocar os derivados a disposição do mercado periga ainda sair no lucro pois sempre ganha muito duas vezes no lucro e nos impostos.

Alex Barreto Cypriano

Vendo estas coisas me assalta a certeza de que não conseguimos sequer enxugar gelo ou vender copos de água no deserto…

Paulotd

MB demorou demais pra mobilizar efetivo, era já pra estar com equipes e navios desde as primeiras manchas.

Fernando "Nunão" De Martini

Paulo, dá uma olhada no texto e link que passei em outro comentário.

Oiseau de Proie

Percebemos como um país anda mal das pernas quando vemos pessoas comuns fazendo o trabalho que deveria ser feito pelo poder público…O óleo espalhado no litoral nordestino é mais um indício da incompetência do Estado Brasileiro…O desgoverno não faz nada…só sabe ficar atacando os outros e criando bodes expiatórios…Uma grande tragédia para a vida marinha, para o meio ambiente, para o turismo e para a economia local…O Bozo e o ministro, fake, do meio ambiente, só ficam lacrando e polemizando, ao invés de agirem para minimizar o impacto do desastre… O petróleo do litoral é o de pior tipo que… Read more »

Esteves

Tolices.

Oiseau de Proie

E bota muita tolices mesmos…

Paulotd

FAB tem que botar os P-3 Orion 24h naquela região, e Marinha deslocar o Apa, Macau, Macaé, Amazonas e Barroso pra reforçar a patrulha.

nonato

Para quê especificamente?
Navios sempre se diz que não há.
Para evitar novos casos?
Como?
É possível um navio patrulha identificar um navio derramado petróleo no mar?
Será que continua?

india-mike

Acho que a MB tinha que aproveitar a oportunidade pra passar o pires, pedindo mais uma vez os recursos do FMM, ou quem sabe até uma verba de emergência.

Em vez de se fazer de “poderosa”, deveria assumir as deficiências na patrulha costeira e no grupamento de navios hidrográficos (esse último está com os navios no osso) e tentar usar esse momento de conscientização (e comoção) nacional a seu favor.

Mas ego é uma droga…

diego

Bom momento para ainda invés de 4 classe Tamandaré, encomendar umas 10 ou 12

Esteves

Não. Exposição em um momento difícil. A mídia iria explorar os 80%. E os 80% dos 80%. E os programas. E a idade dos navios. É isso que os regionais querem. Golpear todos os dias. Encontrar culpados. Quem fez já foi. São profissionais. Vazou ou deixaram vazar. Vamos ver a sequência dos fatos recentes sobre meio ambiente, florestas, aquecimento, poluição, Amazônia, luteranos e calvinistas, socialistas e anarquistas e contestação? Vivemos dias de contestação. E de privatizações. Deixa a MB trabalhar com o que tem. Fazendo o que sabe fazer: sempre o melhor. Não é ego. É fazer, pisar no piche,… Read more »

Oiseau de Proie

Só para alertar quem vive no nordeste…evitem banho de mar e consumir os frutos do mar do litoral nordestino por um bom tempo, pois um pequeno detalhe que anda sendo omitido pelas mídias mas que é muito grave nisto tudo é que o óleo além tóxico é cancerígeno…apresenta metais pesados e outras substancias carcinogênicas…as declarações só chamam a atenção e alertam para a toxidade do óleo e as reações que causam…é o mesmo que ocorreu naquele incidente de Brumadinho…toda aquela lama que transbordou esta carregada de metais pesados…os metais pesados são elementos químicos difíceis de serem eliminados e que se… Read more »

Top Gun Sea

Essa é uma grande oportunidade que se faz necessário nesse momento de derramamento clandestino de óleo no mar para que o governo libere verbas para aquisição/ construção de pelo menos 24 navios patrulhas. A hora é agora! ?

Mahan

Melhor investir em meios para debelar o problema direto na fonte.

nonato

Como assim?

BMIKE

Concordo Maranhão, temos que neutralizar o pais vermelho ao norte. Chega de mimimi.

Esteves

Pelo amor de Jesus,

O homem abraça túmulo, chora no pé da cova, fala com embalsamados e tem um país pra tocar.

Quem…quem…acredita que com tudo que passa lá, há saco, tempo e grana para sair espalhando óleo no mar?

colombelli

exatamente, a MB e a sociedade deveriam pressionar. O momento é o melhor pra isso, postulando urgência do congresso na votação do valor do FMM, e a MB de preferência tomando alguma iniciativa para racionalização de seu efetivo na linha do “ajude a te ajudarem”.

Paulotd

Da classe Macaé só foram fabricadas 2 unidades. Fecha logo um contrato com o estaleiro INACE e manda logo uma dúzia de patrulheiros fabricando a toque caixa. Dinheiro tem sim, basta cortar algumas aposentadorias e pensões

Esteves

Isso.

Vão lá na mídia atual expor. Tipo galeria de arte. Façam apresentações mostrando. Só tem leão na arena.

Tomemos juízo. Mantenham-se à postos para receber a missão.

Se tem muito ou muito pouco navio, marinheiro não vai mostrar oportunismo. Até tu Brutus?

“Marinheiro, marinheiro
Quero ver você no mar
Eu também sou marinheiro
Eu também sei governar”

luiz antonio

Criticam o óleo nas praias, mas ficam caladinhos com aquele esgoto a céu aberto onde recife está “boiando”. Quanta hipocrisia heim?

Douglas Falcão

Nessas horas fico pensando na importancia do programa de renovação de patrulhas que praticamente não saiu do papel, enquanto fica todo mundo debatendo quando o sub nuc vai acontecer. Neste tipo de ocorrência, patrulha é fundamental para se chegar a algum lugar.

Jota Ká

Concordo!
Aliás, quanto custará esta brincadeira? R$ 30 bilhões?
Sub nuc, Nae, 2ª frota … tudo delírio para um país na situação do Brasil!

Oiseau de Proie

E o que uma coisa tem a ver com a outra?!….Estão desmantelando a nossa Marinha para uma guarda costeira e vc apoiando?!….

Paulotd

SubNuc é estratégico também. Uma coisa não pode terminar com a outra. Precisamos de no mínimo duas dúzias de patrulheiros da classe Macaé e fabricamos somente dois. Enquanto isso compramos Bahia, Atlântico, Tamandaré, navio de mergulho saturado. Um classe Macaé, que é um bom projeto, custa 30 milhões de dólares, muito menos que tudo isso aí.

Eu fui um dos quê criticaram a compra do Atlântico. Apesar de que ele saiu barato, entretanto o custo de manter esse navio e alto.

Marinha nunca priorizou patrulheiros, sempre teve mania de grandeza

Oiseau de Proie

Em nenhum momento do braziu, observamos tanta irresponsabilidade, incompetência de gestão pública, descaso com tudo e todos…Não sou eu que afirmo isso, e sim os fatos!…

Impossível ser um petroleiro ou navio, pela quantidade de óleo…É ridículo…Óleo no mar, nas praias, queimadas e desmatamentos, lama criminosa das mineradoras, poluição, só destruição de todas as riquezas naturais…

braziu, terra de ninguém!

Esteves

Negativo. Por que impossível? Petroleiros levam acima de 150 mil toneladas. Vamos supor que um petroleiro fantasma cobrando frete menor, que fura embargos bloqueios, leva metade. 75 mil toneladas. A “contabilidade” supõe que chegaram de 200 a 300 toneladas as praias. Vamos supor o dobro. 600 toneladas. Talvez 1 mil toneladas? Seria vazamento do próprio navio fantasma, da transferência ou de algum afundamento? De 1% a 2% da carga. Bem possível. Queimadas e desmatamentos para quem nunca botou o pé naquela região e nunca entrou em um aceiro pode impressionar. Repito aqui. As queimadas nas plantações no Estado de SP… Read more »

Oiseau de Proie

Os incompetentes que governam o país já acusaram a Venezuela, agora acusam as ONGs como fizeram na Amazônia…Estão sempre tentando encobrir a incompetência em administrar os desastres culpando os outros…Para o governo bozo tudo é culpa de alguém, da incompetência dele nunca…

Esteves

Disseram que o petróleo vem ou veio de lá. Quem disse sabe o que diz. Como ninguém refutou, veio. ONG. Organização Não Governamental. Vamos retirar a grana que os governos colocam e ver o que fica. Quem financia. Está certo. Esse desastre de 20 anos que arrebentou as contas públicas, destruiu a previdência, incendiou a atividade econômica, corrompeu a ética e a classe política (não que historicamente tenha sido diferente) começou no mensalão. Se os bilhões do mensalão + os bilhões do superfaturamento das empreiteiras estivessem 50% disponíveis para a limpeza das praias ia faltar sujeira. Ainda teve Copa, Olimpíadas,… Read more »

ALEXANDRE DE BARROS BARBOZA

Desculpe, mas afirmar que árvores “colhem nutrientes pelo ar” é de uma incorreção científica assustadora. O que sustenta a floresta é a decomposição da matéria orgânica da própria floresta, num ciclo fechado. Por isso, tirandi-se a floresta (e sua biomassa) o que resta é solo raso, ácido e pobre.

Esteves

Caro, Vc esta desatualizado. Não precisa ir até a Amazônia. Ande pelos campos plantados com soja, feijão, cana, trigo…aqui mesmo no Estado de São Paulo. Fale com agrônomos. Veja e aprenda como é feita a correção de acidez dos solos ricos…ricos…mas que adianta serem ricos se a chuva leva os nutrientes? Por que não dá certo…vinhos…parreiras…uvas para vinhos? No Brasil. Porque a a raiz da planta encontra nutrientes logo abaixo do solo. Isso faz com que a raiz não se aprofunde…e…colabora imensamente para uma planta fraca. Pouco produtiva. O solo seco e pobre obriga a planta a procurar nutrientes a… Read more »

carvalho2008

voce acertou. Impossivel ser um petroleiro, pois petroleiro não carrega toneis. Tampouco petroleo é transportado em tonel, mesmo pirata eles usam petroleiro. Mas é fato que os toneis encontrados tinham o mesmo petroleo. Curioso então que centenas de toneis devem ter transportado as mais de mil toneladas de petroleo que ja foram retiradas das praias, mas so alguns apareceram….quase como se 99% deles fossem abertos mas só alguns cairam ainda fechados e boiaram.. parece né…!!!??? Quero ver quem encontra qualquer pesquisa ou ocorrencia de petroleo em barril…. No momento, a teoria da conspiração parece menos fantasiosa do que entender uma… Read more »

Luiz Floriano Alves

Por similaridadefemosj. OIL SPILL. Ocorrência ia dospaizesque e pioram óleo no mar. Na superfície o petróleo sofre transformações químicas de certo modo rápidas. Não podemos associar a composição com a origem. Os envolvidos no derrame do Golfo do México constataram que as manchas flutuantes, ao se degradarem produzem a Neve Negra. Residuosqueafundam e poluem o leito do mar. Esse e mais difícil de remover e causa danos à longo prazo. Devemos conferir todas as plataformas e poços abandonados.

Oiseau de Proie

Muito estranho a quantidade, a forma que está espalhada e o ritmo que está chegando…Há várias plataformas de petróleo no nordeste…E a pouco tempo atrás uma petrolífera estrangeira foi multada pelo o Ibama em mais de R$ 50 milhões pelo vazamento de petróleo na Bacia de Campos, no litoral norte do Rio de Janeiro…

carvalho2008

entenda que mais de 4 institutos ja analisaram o material e o mesmo não vem de poços brasileiros.

Vem de poços da Venezuela.

isto já esta comprovado, pois as analises quimicas conferem.

O publico leigo desconhece, mas é protocolo e diversos paises possuem amostras do petroleo uns dos outros. Assim, é possivel identificar a origem do campo de onde saiu.

Inclusive saiu de mais de um poço de lá. cada poço tem uma assinatura quimica.

a questão é identificar qual foi a venda e quem era o comprador e transportador.

carvalho2008

Ninguém acha estranho a quantidade vazada aliada ao meio contaminante? Vamos desenhar: A) O que tenha acontecido, demonstra que a quantidade vazada ao mar foi enorme, pois só de material recolhido já se supera as 1mil ton B) Junto comunas manchas surgiram tonéis reutilizados que foram fabricados pela Shell C) não se carrega petróleo em toneis. Petróleo pertence a indústria de base, transportado em milhares de toneladas nos tanques dos petroleiros. Quando eles chegam ao terminal, são esvaziados por oleodutos. A quantidade é imensa, ninguém transporta em tonel pois é inviável D) então, veja que a carga estava em tonéis,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“ Junto comunas manchas surgiram tonéis reutilizados que foram fabricados pela Shell”

Então tá explicado, as manchas são culpa dos comunas!!!!!!
???

Esteves

Eu nem sabia que existia petróleo vermelho.

carvalho2008

desculpe…foi o maledeto corretor… o correto é “…junto com as manchas, surgiram toneis reutilizados que foram fabricados pela Shell….” ficou engraçado…mas o mais engraçado é se descobrirem que foi algo assim mesmo. a questão,é…não se transporta petroleo em toneis, mesmo que seja oleo pirata….isto não casa…o fato é que de existem duas certezas: a) O petroleo estava em toneis, pois aqueles que foram avistados boiando na praia, tinham o mesmo conteúdo. b) Centenas de toneis estavam transportando a quantidade que derramou, pois mais de 1000 ton ja foram limpas. Cade o resto dos toneis??? c) Improvavel ser petroleo de venda… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Seu corretor cometeu um ato falho rsrsrsrsrs

Lyw

Podem falar o que quiserem, trabalho em Ipojuca – PE, cidade com duas importantes praias atingidas (Porto de Galinhas, Maracaípe e Muro Alto) e o governo federal demorou a agir sim! O Governo pode ter criado um grupo de trabalho para acompanhar e etc, mas agiu tarde. Tenho amigos que trabalharam (e ainda trabalham) tirando lama no braço, várias pessoas da comunidade também o fizeram, tudo sem o mínimo acompanhamento do governo federal durante praticamente um mês. Quando a “ajuda” chegou, toneladas de lama já haviam sido retiradas por voluntários e comunidade, sem equipamentos de proteção adequados. Uma pena que… Read more »

Lyw

Correção: “três” praias.

Ricardo Pinto

Uma pergunta, o que esta sendo feito com os resíduos recolhidos ?