Home Indústria Petrolífera Navio Bouboulina, da empresa Delta Tankers, é o responsável pelo vazamento de...

Navio Bouboulina, da empresa Delta Tankers, é o responsável pelo vazamento de petróleo segundo a PF

13556
251

Em sua decisão que autorizou a Operação Mácula, o juiz federal Francisco Eduardo Guimarães Farias, da 14ª Vara Federal em Natal, justificou assim os mandados de busca e apreensão nas empresas Lachmann Agência Marítima e a Witt O Brien’s:

“No caso vertente, o pedido de busca e apreensão revela-se necessário, isso porque há fortes indícios de que haja algum documento, informação ou dado no Brasil que possam colocar luz sobre as circunstâncias do crime, nos endereços em que tais empresas funcionam.”

As empresas prestam serviços de representação comercial e consultoria à empresa grega Delta Tankers LTD, dona do navio mercante Bouboulina, o responsável pelo vazamento do óleo que se espalhou pelo litoral brasileiro, segundo a Polícia Federal.

FONTE: O Antagonista

251
Deixe um comentário

avatar
44 Comment threads
207 Thread replies
6 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
103 Comment authors
HeyarthNorberto Batista PontesWVJRicardo da SilvaBruno Vinícius Campestrini Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Souza
Visitante
Souza

Estranho, um só navio causaria toda essa destruição numa extensão muito grande do litoral brasileiro?

João Moro
Visitante
João Moro

Sim. Um navio desses carrega mais de 200.000 toneladas. Até agora tiraram mais de 1 tonelada de resíduos.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

1 tonelada? Você quis dizer 1000 toneladas, né?

https://www.marinha.mil.br/sites/default/files/nota_gaa_22.pdf

Essa era a conta de quase dez dias atrás. Certamente já soma muito mais.

Renato B.
Visitante
Renato B.

Ainda tem o que não chegou às praias mas atacou corais e mangues. Essa parte dificilmente será recolhida.

Kinho S.
Visitante
Kinho S.

Acesse o link e veja a informação atualizada da Marinha do Brasil:

https://bit.ly/327lbnT

João Moro
Visitante
João Moro

Obrigado pela correção.

Carta Branca
Visitante
Carta Branca

Mas isso é a massa de resíduo, é importante não confundir a massa da retirada de material com o óleo derramado pois o óleo é a menor fração de massa, tiram muita areia e resíduos, além de água, junto com os bolsões de óleo.

Alex Barreto Cypriano
Visitante
Alex Barreto Cypriano

Até agora somam 3.650 toneladas, em números arredondados por dezenas.
Queria saber: foi descarte proposital ou derramamento inadvertido? A hipótese de acidente na transferência ship to ship não tem mais validez, certo? Em que caso um navio cuspiria tamanha quantidade de petróleo em trânsito? Seria possível averiguar a diferença entre o carregado no terminal venezuelano e o descarregado no equivalente sul-africano pra aquilatar o real volume do derrame? Seria ele muito maior do que o até agora registrado?

Gerson
Visitante
Gerson

Verdade, só assim se descobriria se foi de propossito, a investigação definirá como aconteceu.

colombelli
Visitante
colombelli

Alex corretas ponderações. Como disse, descobrir quem foi não equivale a descobrir por que foi ou “para quem” de fato foi.

Heyarth
Visitante
Heyarth

Esses navios operam com vários tanks de óleo, cada tanque tem uma válvula de segurança. Não se sabe ainda o que aconteceu, mas em uma situação hipotética de falha no fechamento de alguma bomba pode acarretar em óleo sendo expelido pela válvula de segurança.

Luis Antonio Marcello Senger
Visitante

Não tem NADA de Estranho nisso ! Basta voce se informar melhor !

Marcelo
Visitante
Marcelo

É possível sim Souza! No Alasca, em 1989, um único navio, o Exxon Valdez, causou um estrago gigantesco!

Joao Portugal
Visitante
Joao Portugal

Amigo o navio Bouboulina tem capacidade de carga de 178 milhões de litros. No site da empresa dona do navio a delta tankers vc encontrará essa informação facilmente. E aí vc acha que essa quantidade não dá pra fazer um estrago ?

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Agora é meter o ferro em todos os envolvidos nesta treta maligna .

FERNANDO
Visitante
FERNANDO

yes,
mas, como eles estão macumunados com o capital externo……….
esqueça!
Paguem um sorvete para cada brasileiro e fechamos o negócio.
Afinal, somos um republiqueta de bananas!
Arriba Brasil

João Moro
Visitante
João Moro

Só você que aceita um sorvete e acha que o Brasil continuará uma republiqueta de bananas. Eu quero o que é justo e vejo melhoras na nossa república.

MAURÍCIO GAMA DE MEDEIROS
Visitante

se o desgoverno Bolsonaro não tivesse encerrado o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Água (PNC), instituído em 2013 por Dilma Rousseff por pura implicância com o que é de esquerda com certeza o combate a esse crime ambiental teria começado há pelo menos dois meses atrás.

alexandre
Visitante
alexandre

Um monte de conselheiros, ia fazer o que ? nada. Quem tá trabalhando são os locais, com o exercito, falta equipamento de EPI.. um desastre a 700 Km da costa, não é barreira de contenção que vai resolver…

Ádson
Visitante
Ádson

O plano de contingência não foi encerrado como é alardiado por nossa esquerda desonesta, tanto que ele foi acionado dia 2 de setembro assim que constatada as primeiras manchas, mas é bem mais fácil acreditar nas faskes alardiadas por essa esquerda que luta para desarticular o Estado Brasileiro na tentativa de voltar ao governo há qualquer custo.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Ádson

Esse caso não apresenta surpresas.
Tanto do ponto de vista do derramamento (derramamentos eventualmente ocorrem) quanto da incompetência desse Governo (que sempre ocorre).
E incompetência é por que estou sendo bem legal com eles.

Oscar Machado
Visitante
Oscar Machado

Cabra….abra seus olhos. Deixe a cegueira político partidaria de lado. Acordei!

Fabricio
Visitante
Fabricio

Q este governo foi omisso mais uma vez…. ñ há dúvidas… Q esse governo tentou politizar mais uma vez o incidente… ñ há dúvidas… Q esse governo tentou… mais uma vez… culpar Maduro e o Greenpeace… ñ há dúvidas… Mas ñ há dúvidas q mesmo com um governo mais estruturado e menos idiotizado… ñ iria inibir ou diminuir desastres como este!!!

GERSON LUIZ ARMILIATO
Visitante

Dilma? aquela que comprou a refinaria sucata pagando 10 x o preço que valia ajudada por um monte de conselheiros?

WVJ
Visitante
WVJ

Meu Deus, vai começar tudo de novo….

Joao Moita Jr
Visitante

Vai ser sorvete de supositório!!!
😮🤔😁😉😂😆😀

Luis Antonio Marcello Senger
Visitante

Só se voce se considera isso , eu não ? Existem SEGUROS Internacionais que regulam e garantem estas mercadorias, portanto vamos sim acionar estas empresas e suas Seguradoras ! Enquanto voce toma seu sorvete .

Eduardo
Visitante
Eduardo

Nem precisa dar sorvete pra ele, um sanduba de mortadela resolve.

Sequim
Visitante
Sequim

Ora,ora ora. Então não foram nem Venezuela nem Cuba , né? Será feito o que agora? Ameaças de se invadir a Grécia?

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Kkkkkkkk bora lá Biroliro, invadir a Grécia e levar uma bomba nuclear da OTAN no meio de Sampa! Quantos morreriam? Eu aposto em 6 milhões… Quem dá mais?

nonato
Visitante
nonato

É muito bom viver em um país democrático defendendo o comunismo… Pimenta…

Kemen
Visitante
Kemen

Ainda não li defesa alguma de comunismo aqui. É de bom observador saber que nunca tivemos um governo comunista no nosso pais, de centro esquerda é provavel, mas governo comunista nunca tivemos. Qualquer apologia da extrema direita, a que todos os que não concordam com eles são comunistas, é uma pratica antiga que foi uma desculpa usada pela extrema direita (nazismo e facismo) para tomar o poder, acrescento ainda que todos os paises como Estados Unidos, Inglaterra e França notoriamente democraticos, combateram essas paises dominados por essas apologias na segunda guerra mundial.

Fabricio
Visitante
Fabricio

Muito interessante observar o poder das fakenews nos debates de hj em dia… O poder delas é devastador… visto a eleição do nosso presidente… O Brasil por acaso tornou-se o tal comunismo nos governos petistas??? Longe disso… O próprio Messias disse em sua visita na China… q ela é Capitalista… Acho q está mais q na hr de começarem a lidar mais seriamente com as informações… Um conselho… Pq agora mesmo ñ deem uma olhada sobre as notícias na ilha paradisíaca do Neoliberalismo no hemisfério Sul… o Chile… Pq será q o povo está indo às ruas… Essa briguinha ideológica… Read more »

Ádson
Visitante
Ádson

O óleo continua sendo venezuelano, isso não mudou. Sei, é difícil aceitar, o governo atual estava certo e fez, através da Marinha, uma investigação perfeita!!!!

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

O óleo é venezuelano e a incompetência é brasileira.

Oscar Machado
Visitante
Oscar Machado

Sua, inclusive. Acorda sujeito. Saia do curral eleitoral…

Lynx
Visitante
Lynx

Para quem acabou de mencionar Dilmanta Rousef, chamar outro de incompetente é ateastado de atrofia mental.

Eduardo
Visitante
Eduardo

Pra ti é só pagar um sanduíche de mortadela.

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

Não bate forte… ha ha ha

Space jockey
Visitante
Space jockey

Um pão durmido com margarina e 1 fatia de mortadela.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

O que está acontecendo atualmente é simplesmente o foi avisado antes.

Luiz
Visitante
Luiz

Pelo que li não tem como. De acordo com as nossas leis: Está previsto numa lei de 1998 a pena máxima de 5 anos de reclusão, caso o dano dificulte ou impeça o uso público das praias.

João Moro
Visitante
João Moro

Existe leis internacionais que regem o transporte marítimo e o meio ambiente.

FERNANDO
Visitante
FERNANDO

hahahahah
e, vc acredita?

J L
Visitante
J L

Agora seria o momento das ONGS do mundo afora que se preocupam com o meio ambiente, estarem em cima do causador dessa calamidade. Cadê o Green Peace para fazer aquelas abordagens doidas que eles fazem ao redor dos navios nos oceanos por aí. Nem um pio do pessoal daqui, que apouco tempo estava indignado com a Amazônia toda em chamas. Alô artistas globais cadê vocês ?

Juarez
Visitante
Juarez

Sabe porque estão em silêncio na fonia???
Porque estão metidos nisto até o tala, aguardem.

Salim
Visitante
Salim

Estranho mesmo, queimadas aumentam, exercito chega junto, ai para, sendo que a maioria náo tinha objetivo econômico. Desastre derramamento criminoso óleo também, infelizmente parece orquestrado. Detesto estas teorias conspiração, porem esta muito suspeito que estas ONGs estão mudas ou qdo falam algo e para reclamar governo Brasileiro e náo dos causadores danos. Se elas estão presentes em todos os lugares como apregoam, porque náo denunciam quem fez queimadas ou vão lá na Grécia infernizar a vida dos donos deste barco e exigir reparação ( a náo ser que seja empresa amiga). Brasil tem exigir inquérito de orgãos internacionais a final… Read more »

Maurício Veiga
Visitante

Vão assinar o TAC previsto na lei, terão inúmeras regalias, ninguém fica preso por Crime Ambiental no Brasil, a lei favorece o Bandido, sempre…

FERNANDO
Visitante
FERNANDO

Verdade

alexandre
Visitante
alexandre

STF vai mandar soltar e indenizar ….

nonato
Visitante
nonato

Lula e STF.

Joao Moita Jr
Visitante

Leis??? No Brasil??? 😂😆😀Conta outra aí, que essa foi boa!!!

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Huahuahuahuahua vcs estão muito zoeiros hj!

Edson
Visitante
Edson

kkkkk

MFB
Visitante
MFB

Então prepare-se para o ferro. Aqui em Banania, a conta sempre fica para o povo.

Zeca
Visitante
Zeca

Seja quem for, seja pelo motivo que for, todos são presumidos inocentes até o trânsito em julgado, conforme nosso querido STF determinou.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Precisava lembrar dessa corja???

100canela
Visitante
100canela

Precisa, o STf é o rei do Brasil

Luiz
Visitante
Luiz

Sim, poder legislativo, executivo e, eventualmente, judiciário.

Joao Moita Jr
Visitante

Uma pequena correção. O endereço do rei do Brasil é;
The White House
1600 Pennsylvania Avenue NW
Washington, DC 20500

Alessandro
Visitante
Alessandro

João, escutei o barulho da descarga na White house, favor comparecer para limpar, e não esqueça de levar o cafezinho.

Joao Moita Jr
Visitante

Eu fui lá levar o cafézinho como o senhor mandou, mas quando cheguei no Oval Office e abri a porta, tive que sair de fininho, pois o Bolsonaro estava em posição comprometedora debaixo da escrivaninha do Trump…🤔

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Senhores,

Por gentileza, deixem as suas teorias sobre intimidades e conteúdo dos vasos sanitários da Casa Branca fora desse espaço de comentários, porque nada disso tem a ver com o tema e nem tem graça a ponto de divertir os demais.

Alessandro
Visitante
Alessandro

Tranquilo nunão, eu só quis mostrar para o João o lado incoerente do comentário que ele fez, pois ele não está numa situação confortável para dizer que The White House manda em nosso governo, sendo que é obrigado a cumprir ordens deles.

Diogo
Visitante
Diogo

João Moita Jr, qual nação você recomendaria como aliada?

Jorge
Visitante
Jorge

Acho que houve um pouco de ciúmes no comentário.

Antonio Palhares
Visitante
Antonio Palhares

E ainda tem gente que duvida.

João Moro
Visitante
João Moro

Ou seja, se depender do STF, esse caso prescreverá e ficará impune.

colombelli
Visitante
colombelli

João Moro, na esfera civel a prescrição so se interrompe uma vez com a citação ( na verdade “despacho que a determina). Então a responsabilização civel não terá este problema. A administrativa ja está em curso. Já a criminal não depende do STF. Opera-se em primeiro grau de jurisdição.
Prescrição ou decadência não serão problemas. Mas irá demorar.

Wilson França
Visitante
Wilson França

Tá na hora de mudar isso daí. Todo mundo deve ser considerado culpado até que prove o contrário.

Zeca
Visitante
Zeca

Não. Quem tem que provar é quem acusa, é assim em qualquer país que se preze. Isso é uma coisa, outra é uma “justiça” de mentirinha que existe para proteger os donos do Brasil.

Mario Favaratti
Visitante
Mario Favaratti

Belo comentário. Nossa constituição e o STF é um atraso de vida.

Kemen
Visitante
Kemen

A Constituição apesar de ser detalhista demais é o que nos guia como um todo e o judiciário nos seus diversos níveis deve ser a salvaguarda dela, de que todos atendam e não desrespeitem o seu magno conteúdo. Faço um comentário adicional sobre as nossas leis, essas sim são detalhistas demais e por vezes até são contraditórias o que leva a recursos e recursos intermináveis que desgastam o judiciário e exigem uma força humana descomunal para dar vazão. A razão do problema, foi um remendo atrás do outro, feito ao longo das mais remotas legislaturas por cada bloco politico eleito… Read more »

j.leo
Visitante
j.leo

Não é o STF quem determina a inocência de um ou outro, o STF é uma Corte Constitucionalista, ou seja, guardiã da Constituição, veja:

TÍTULO II
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Art. 5º…
LIV – ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;
LVII – ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

Importante: Todo o Artigo 5º é Cláusula Pétrea.

Oscar Machado
Visitante
Oscar Machado

Até esse ” trânsito em julgado” , esse óleo nem existe….e se existe, é culpa de Bolsonaro.

wwolf22
Membro
Noble Member
wwolf22

quem é o comprador do petróleo?? como foi pago??
qual a nacionalidade da tripulação?? quais as ultimas viagens desta tripulação e do navio??
tem que averiguar td isso e mais um pouco…

Junior
Visitante
Junior

Pelo que vi por ai, o navio é de bandeira grega, o petróleo é Venezuelano, o destino seria a África do sul e a empresa que intermediou isso teria escritórios no Brasil

Sequim
Visitante
Sequim

Ih, o petróleo é venezuelano? Foi o Maduro, foi o Maduro, foi o Maduro, foi…

João Moro
Visitante
João Moro

Tem muita informação na notícia mas certamente precisamos de mais para acusar formalmente.

Pedro
Visitante
Pedro

Carregava 1 milhão de barris de óleo cru… Acho que foi de propósito!

Adriano Madureira
Visitante
Adriano Madureira

Sério mesmo esse seu pensamento🙄🤔⁉️

Então eles “abririam a torneira”e iriam perder centenas de centenas de centenas de barris de petróleo(um barril equivale a 158litros…) somente por zoação⁉️

para sujar a costa de um país estrangeiro e perder um pouco da carga que levavam sem se importar com o prejuízo …

Talvez tenham agentes infiltrados do Greenpiche no petroleiro e só esperavam a oportunidade de cometer a sabotagem para sacanear com o Brasil heim…

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Tem alguma informação ,que desconhecemos, sobre eles ligando pra avisar sobre problemas que causaram o vazamento desse óleo todo meu caro??
Se tens informa a MB e a PF !!!

Fernando Vieira
Visitante

Não soube? O óleo era venezuelano e o médico a bordo era cubano que na verdade não era médico, era um agente infiltrado. A bandeira grega também não está lá a toa, lembra da esquerda grega protestando contra medidas de austeridade?

Isso tudo foi uma conspiração lulopetista do Foro de São Paulo junto com Cuba, Venezuela, o Ruivo Hering e os Iluminati para derrubar o governo brasileiro!

Sequim
Visitante
Sequim

Fernando, não esqueça dos marcianos, ora esses marcianos comunistas.

William Duarte
Visitante
William Duarte

Os marcianos são de comunistas porque o planeta é vermelho, mas também são ecologistas pois o povo é verde, mas não verde de fome como os venezuelanos e cubanos que a esquerda brasileira adora. Rss

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Faltou os Klingons e a Rita Repulsa…

Fernando Vieira
Visitante

Não se preocupem, todos eles foram detidos por esses garoto intrometidos e aquele cachorro…

MÁRIO FILHO
Visitante

Segundo eu li em algum site por um especialista pode ter sido por necessidade o descarte , para compensar um desequilíbrio no navio , mais ou menos isso .

Salim
Visitante
Salim

Pedro, um barco deste carrega mais de 100 mil toneladas de óleo, em uma operação transbordo ilegal pode ter ocorrido vazamento ( aqui, como exemplo, acontece com carros pipa transporte de combustível ) Brasil tem exigir inquérito internacional orgãos competentes e ficar em cima para apuração e reparação danos.

ednardo curisco
Visitante
ednardo curisco

Sobre o suspeitp

IMO: 9298753
MMSI: 240463000
Call Sign: SZIS
Flag: Greece [GR]
AIS Vessel Type: Tanker
Gross Tonnage: 84844
Deadweight: 163759 t
Length Overall x Breadth Extreme: 276m × 50m
Year Built: 2006
Status: Active

ednardo curisco
Visitante
ednardo curisco

Em marine traffic podem achar o ‘shipbook’ dos navios mercantes

ednardo curisco
Visitante
ednardo curisco

O danadinho está agora perto a Cidade do Cabo, África do Sul

Audax
Visitante
Audax

O danadinho deve estar navegando mais leve agora.

Adriano Madureira
Visitante
Adriano Madureira

Agora resta saber para que multinacional ou empresa nacional o navio transporta a carga.

ednardo curisco
Visitante
ednardo curisco

Como acontece em muitos desses casos, onde os contratos muitas vezes são bem complexos, com trucentas empresas envolvidas, vamos ver se vai ter jogo de empurra-empurra.

Até porque o navio nunca se denunciou como rsponsável pelos vazamentos.

Rene Dos Reis
Visitante

A Vale Bem ou mal esta sendo punida pelas tragedia alguem sabe se a tal da Tuv Sud tambem esta cumprindo com as obrigações , ela e gringa ne.

Gerson Gomide Priante
Visitante
Gerson Gomide Priante

Gostaria

Andre
Visitante
Andre

Antagonista? Não, obrigado…

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Preferia Estadão ou G1???

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Tem notícia com o nome do navio no Antagonista, no Estadão, no G1, na Folha, no Brasil 247, é só escolher.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Pra todo gosto em Nunão!!!

Andre
Visitante
Andre

Não… pro meu gosto não…

Space jockey
Visitante
Space jockey

Se bobear até no plano Brasil

Andre
Visitante
Andre

Muito obrigado, mas nenhum destes que você citou eu confio. Vlw.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Andre. É sempre uma boa postura desconfiar dos meios de comunicação. O melhor é comparar as informações apresentadas em diferentes meios (de viés de esquerda, de direita, grande portais de noticias, blogs de jornalistas independentes, agências internacionais, jornais estrangeiros…). A chance de uma informação ser correta é maior quando meios distintos e até antagônicos apresentam as mesmas coisas. O melhor é se informar desconfiando. Recomendo até ter cuidado com aquilo que aparece nas fontes que confiamos (elas também podem errar)

Felipe
Visitante
Felipe

Todos canais de mídia noticiaram esta mesma noticia.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Sim, até o Greenpeace, que alguém mencionou em um dos comentários recentes: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/policia-federal-aponta-responsavel-pelo-oleo-no-nordeste/ Aliás, de uma coisa não se pode acusar a organização, que é esconder reais intenções. Eles são bem diretos quando se contrapõem às ações dos órgãos do governo frente ao problema, conforme o último parágrafo da nota: “Nós do Greenpeace, continuamos monitorando a situação, apoiando os grupos voluntários na limpeza, e na realização de documentação e pesquisa para se avaliar o nível de destruição. Apenas uma transição para energias renováveis e limpas, que ponha um fim à era do petróleo, pode garantir que desastres como este não… Read more »

Andre
Visitante
Andre

“apoiando os grupos voluntários na limpeza” …. o playboy maconheiro que trabalha nesta organização ecoterrorista disse em vídeo que eles NÃO AJUDARAM na limpeza das praias por falta de conhecimentos técnicos e por se tratar de algo que deve ser realizado por órgãos competentes.

E no meu desconfiômetro, acredito no envolvimento desta organização ecoterrorista neste ataque ao nosso litoral, independendo da bandeira do tal navio ser da Grécia, do Nepal ou do Butão…

Salim
Visitante
Salim

Suspeito conectar leilões ao acidente, sera que tem ligação!?! Baixar preço das licitações!?! Assim eles se afundam mais ainda.

Italo Souza
Visitante
Italo Souza

No é suspeito, os leilões poderiam aumentar o fluxo marítimo na Costa brasileira e por consequência poderia haver outro acidente aumentando os estragos.

Salim
Visitante
Salim

Ítalo, todos os países produzem, transportam e manuseiam combustíveis, em muito maior quantidade que nos. Algumas destas ONGs são oriundas de países ricos que sao financiadores de tudo isto. Porque eles não atacam estes países que financiam miséria e o atraso em outros países. Simples, são movidos por interesses comerciais enormes. Se for por eles, abdicamos Amazônia, interditados litoral, pantanal, cerrado e por ai vai. Fazendo exploração racional e balanceado e respeitando o meio ambiente tudo pode ser feito, e só ter cuidado e fazer direito. Como exemplo temos desmatamento desordenado para agricultura e pecuária, tiro no nosso pé pois… Read more »

KMjH
Visitante
KMjH

Há pouco no Programa Pânico, na Jovem Pan, o Ministro Salles falou da precariedade dos meios da Marinha, que o Governo proporá fundo da cessão de leilões de petróleo para “reequipar, corrigindo, equipar” a Força Naval. A necessidade e desejo do presente Governo é claramente pró FFAA, até o Ministério de Meio Ambiente trata disso. Infelizemente temos o Congresso sob domínio de pessoas como R.Maia, Alcolumbre, centrão… tirarao o máximo possivel que puderem tirar da União e jogar pros Estados e Municípios, onde dominam a política local e são eleitos, em seguida a chefes das duas casas do legislativo, com… Read more »

Paulo José Ferreira de Lima
Visitante

O presidente nessa última viagem, tratou sobre assuntos militares com todos os países. É lógico que ele quer investir nas forças armadas, temos muitos militares no poder executivo. Até o ministro do meio ambiente sabe.

Space jockey
Visitante
Space jockey

Exato KMjH, esses canalhas citados só pensam neles mesmos e em seu curral eleitoral.

Fernando Vieira
Visitante

Cite um político no Brasil que não pense nele mesmo e no seu curral eleitoral.

EduardoSP
Visitante
EduardoSP

Em geral as pessoas defendem seus interesses.
A grande questão é construir instituições que identifiquem as interseções entre esses interesses.

MMerlin
Visitante
MMerlin

O nome disto é egoísmo e é o principal mal que assola a humanidade.
Os políticos apenas possuem mais meios para demonstra-lo.
Nos próprios comentários postados vemos, como sempre, que grande parte da população se acostumou a polarizar qualquer tipo de discussão, desde o preço da banana até um vazamento de petróleo.

Salim
Visitante
Salim

Brasil tem gasto militar entre os dez maiores do mundo, mais que Austrália, Itália, Israel…. Mais dinheiro, infelizmente agora vai ser desperdiçado. Urgente e focar no objetivo da defesa Brasil.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Salim. O problema era de responsabilidade do MMA (Ministério do Meio Ambiente) que é responsável por acionar os meios necessários.

Salim
Visitante
Salim

Caro Camargoer, quando passa do limite legal, policia Federal, marinha, ministério público e ministério relações internacionais automaticamente estão obrigados a esclarecer e buscar verdade e a reparação. Um acidente desta magnitude tem que a solucao tem de servir exemplo.

Camargoeri
Visitante
Camargoeri

Caro Colega. O MMA (ministério do meio ambiente) é o responsável pelo planejamento e acionamento dos meios em casos de emergências ambientais. A precariedade de MB não deveria comprometer as operações do MMA.

Gabriel BR
Visitante
Gabriel BR

Agora é correr atrás da justa reparação do dano…

Carlos Eduardo Oliveira
Visitante
Carlos Eduardo Oliveira

Na minha opinião, vai ficar por isso mesmo.
Igual a queda do avião da GOL em 2006, provocado por dois cabeças de bagre americanos. Deu em nada.
O governo brasileiro evita a todo custo, peitar um governo estrangeiro.
A covardia é algo inerente do brasileiro (com raras exceções).

Antonio Palhares
Visitante
Antonio Palhares

Isto não vai dar em nada. Mais um desastre ambiental causado por terceiros empurrado goela abaixo dos brasileiros. Quem respeita país desarmado ? Tenho a mais absoluta certeza, que se fosse causado nos Estados Unidos. A US NAVY o pegaria em águas internacionais e cobraria a conta dos responsáveis.

Fernando Vieira
Visitante

O acidente do avião da Gol deu alguma coisa sim. Os pilotos do Legacy ficaram detidos um bom tempo no Brasil e depois deportados. O Legacy então ficou anos no Brasil até ser devolvido aos proprietários. Basicamente a empresa comprou um avião que levou muitos anos para ser entregue, tipo nossas encomendas presas em Curitiba. Vale lembrar que os pilotos do Legacy não são criminosos, o que ocorreu foi um acidente e como todo acidente aéreo não foi um só fator que provocou o mesmo e sim uma soma de outros. Eles cometeram dois erros que foi o de não… Read more »

Antonio Palhares
Visitante
Antonio Palhares

Coitadinhos, consciência. Gostei do lado humano da coisa. Fosse um estrangeiro no país deles teria sido condenado e a proprietária do avião pago uma multa enorme.

Salim
Visitante
Salim

Fernando, legal sua resposta, resumo claro do ocorrido, infelizmente as perdas de vidas náo tem como reparar.

Bardini
Visitante
Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Será que agora vão dar a devida atenção à fiscalização/patrulhamento de nosso litoral e adjacências ???

Junior
Visitante
Junior

No Brasil é mais fácil as coisas caírem no esquecimento. Basta ver que toda a tragédia que aconteceu em Mariana, não foi capaz de impedir o que aconteceu em Brumadinho poucos anos depois. No Brasil é assim, de tragédia em tragédia vamos vivendo e empurrando as coisas com a barriga

Oseias
Visitante
Oseias

A estimativa é que o acidente ocorreu em julho. O oleo começou a aparecer nas praias em setembro. Ou seja, mais de um mês. Se a empresa houvesse notificado o acidente, daria tempo de conter os residuos ainda em alto mar. Devido ao volume de oleo derramado, mais de 1 mil toneladas, com certeza não passou despercebido. Acredito que o capitão não avisou a empresa, pois esta teria notificado as autoridades, já que todo contrato de seguro tem uma clausula que a não notificação imediata do acidente à seguradora afasta a obrigação da mesma cobrir os danos. Ou seja, mesmo… Read more »

Felipe
Visitante
Felipe
Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

Que se faça justiça e que culpados sejam punidos. Simples assim.

O chato para carralh… é ficar ouvindo as ladainhas das torcidas.

Antonio Palhares
Visitante
Antonio Palhares

Ricardo.
Culpados punidos. Justiça etc. Gostaria de ser um torcedor desta alternativa.

Alessandro
Visitante
Alessandro

Aguardando alguma nota de repúdio do Greenpeace, Macron, Papa, e da menina sueca tresloucada, cobrando explicações da empresa responsável grega pelo navio, da imundice que fizeram em nosso litoral, já que eles tem tanta preocupação assim com o meio ambiente.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Aguardando as olavetes acusarem a Grécia como fizeram com a Venezuela…. Ah me esqueci: Grécia é OTAN não é? OTAN=EUA. Ah não abafa o caso…

Alessandro
Visitante
Alessandro

aguardando vc defender a liberdade

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Defendo todos os dias, ao contrário da neoconzada que estão babando a China por que Bozo foi lá assinar acordos… Mas não era China a desgraça comunista do mundo? 🤔

Alessandro
Visitante
Alessandro

Vc era uns do que mais reclamava que o Bozo tinha que fazer negócio com todo mundo inclusive com a China, ae aconteceu aquilo que vc não acreditava e agora vc não sabe lidar com isso. Esse é o problema quando uma pessoa acredita na própria mentira.

a China continua sendo uma desgraça comunista, mas fazer COMÉRCIO com eles sem ideologia, não vai nos fazer igual a eles, muda esse nick que já tá pegando mal pra vc.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Ué quem reclamava da China era vocês, que agora estão babando.

Se está achando ruim o meu nick, você tem duas opções:
1- ficar calado;
2- vir aqui dar jeito, embora esta eu não recomendo. 😘

Alessandro
Visitante
Alessandro

Vc parece ter um problema sério de percepção cognitiva, onde alguém está babando ovo pra China? Foi apenas negócios comerciais como qualquer outro, vc é que não aceita pq criou em sua mente que jamais isso iria acontecer, supere isso.

sobre seu nick, ficou brabinha é?? Falou o jogador de Free Fire rsrs..

Felipe Morais
Visitante
Felipe Morais

“vir aqui dar jeito, embora esta eu não recomendo”. Ui, além de ricaço, mega investidor e hiper empreendedor, agora encarnou o Balboa. Deve ser engraçado viver numa bolha de imaginação.

Wilson França
Visitante
Wilson França

Não há nenhuma resposta aceitável senão uma retaliação contra a Grécia, pais da bandeira desse navio. Bombardearmos algumas instalações petrolíferas deles ou talvez torpededearmos alguns navios na costa deles, pra ficarem espertos!

Fernando Vieira
Visitante

Guerra à Grécia! Hércules é o escambau, aqui é São Jorge! Vem de Cavaleiros de ouro que nós vamos de turma da Mônica! Vem de UE que nós vamos de Mercosul! Não sei se é uma boa ideia dar um ultimato aos gregos e tentar atacá-los não. Xerxes e Mussolini não tiveram muito sucesso tendo superioridade de homens e meios. Nós nem isso temos. E como o problema não é com o governo grego mas sim com uma empresa grega, melhor tratar tudo na esfera jurídica internacional e esperar que se determine a reparação dos danos. P.S.: Fazendo piada e… Read more »

Wilson França
Visitante
Wilson França

Teremos apoio dos turcos nesse ataque e como compensação podemos ajuda-los enviando nossas forças especiais para acabar com os curdos!

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

As Niteróis seriam afundadas antes de sair do porto…

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Engraçado, não era a Venezuela o “demônio” da situação, com alguns aqui alienados como o comandante da MB comparando a um ato de guerra?
Agora vão lá atacar a Grécia rsrs.
Os espartanos virão aqui transformar isso aqui em um estacionamento para o mundo moderno.
Kkkkk
Brasileiro não consegue enxergar sua posição de peão no tabuleiro de xadrez das grandes nações!

Oseias
Visitante
Oseias

Se os espartanos vierem aqui com aquelas tangas de couro e corpos cobertos de oleo (uiiiii), a lá 300, a única guerra que vão causar é entre os rapazes do posto 9 do Leblon para ver quem cerca os invasores primeiro.

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

😂😂😂😂

Fernando Vieira
Visitante

tem um vereador da Cidade do Rio que segundo falam seria linha de frente nesse conflito. Ele ficou conhecido por ser o tuiteiro oficial da república,

Fabio Araujo
Visitante
Fabio Araujo

Esse é o principal suspeito, confirmando tudo isso que a investigação levantou quem vai pagar pelo prejuízo? Quem comprou o petróleo ilegal ( pois a Venezuela esta sob embargo) ou o proprietário do navio?

Junior
Visitante
Junior

Essa briga vai longe, que comece o jogo do empurra, empurra. A não ser que a empresa dona do navio tenha seguro contra possíveis desastres naturais que possam acontecer, afinal carregar petróleo oceano a dentro sempre foi um trabalho arriscado

100nick-Elã
Visitante
100nick-Elã

“Quem comprou petróleo ilegal (pois a Venezuela está sob embargo)?” Ilegal como? EUA não tem autoridade para determinar quem está ilegal ou legal, só quem pode fazer isso é a ONU.

Claudio
Visitante
Claudio

Até os Estados Unidos compram o petróleo da Venezuela, então não tem nada de ilegal

carcara_br
Visitante
carcara_br

Diferença notícia x boato…
Sinceramente a outra matéria foi muito mais informativa e sem um título que induz ao erro…

PauloR
Visitante
PauloR

Mas não foi o Maduro e o Greenpeace os responsáveis? Esse governo não tem credibilidade nenhuma, não tem um ministro capacitado

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Tem uns ministros bons, o problema é o chefe e os filhos do chefe que acham que são chefes… Como o pai não é um chefe, então não tem chefe, e o governo é uma zona…

Oiseau de Proie
Visitante
Oiseau de Proie

Sem um inimigo em comum nenhum ditador ou político populista próspera..

É preciso uma conspiração, um inimigo oculto espreitando para que o defensor do povo, o salvador, o pai da nação seja útil…

Oiseau de Proie
Visitante
Oiseau de Proie

Mas vejam só que coisa, foi só começar a aparecer pesquisadores com fotos de satélites que repentina e magicamente encontraram um navio suspeito…Vários
pesquisadores estão dizendo que o óleo vazou da área baiana do pré-sal…

Em uma outra nação todos, estariam, envolvidos pra saber quem são estes criminosos…todavia, estão fazendo ou querendo que o povo olhe os reflexos e não o crime, sem precedente…

É como eu disse…Vai acontecer igual ao acidente da GOL…Estrangeiros podem matar, poluir e não vai dar em nada!!!!!!

braziu, terra de ninguém!

Kemen
Visitante
Kemen

O. de P. – Um crime ambiental terrivel e também contra o povo brasileiro e sua alimentação proveniente da pesca, mas tenho minhas dúvidas se conseguiremos algo contra uma grande e poderosa empresa maritima, talvez a muito custo uma indenização monetária que não restituirá toda a fauna morta ou contaminada. Se for uma pessoa qualquer jogando uma guimba de cigarro na rua ou na praia ela pode até ser presa, mas toneladas de petróleo que jogaram nas nossas praias, ai a coisa pode ser dificil, envolvendo direitos do mar, tribunais internacionais e sei lá o que mais . Vamos aguardar.

Thiago Aiani
Visitante

Uma matéria da BBC relata que a embarcação teria deixado a costa venezuelana o 18 Julho, carregada de um milhão de barris. Em seguida, rumo sudeste, esteve nas costa no Amapá. A embarcação antes disso tudo tinha ficado retida nos EUA por 4 dias por incorreções em procedimentos operacionais. Ou seja nos EUA a embarcação foi alvo de inspeção /fiscalização mas na Venezuela não. Os controles foram blandos ou ausentes. O mesmo ocorreu no Brasil. Não tenho ideia de como funciona os procedimentos de controle, mas se uma embarcação/ empresa já apresentou problemas, em outras nação, em outros portos, não… Read more »

Kemen
Visitante
Kemen

Cara o sangue me sobe à cabeça, ainda bem que não estou num navio da marinha com um canhãozinho que fosse, se não… iria atrás desse canalha.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Falou o jogador de Free Fire…

Kemen
Visitante
Kemen

Thanks. Defensor da liberdade… de jogar no mar o petróleo que quiser?

ALEXANDRE DE BARROS BARBOZA
Visitante

E afundaria um petroleiro carregado de óleo bruto, esburacando seu casco? Muito inteligente, Netuno agradece….

Kemen
Visitante
Kemen

Não foi isso que escrevi, sem ter um canhão não faria o tanker parar para prender o capitão canalha e levar o navio a um porto nosso, o capitão que não avisou os paises vizinhos sobre o derramamento de petróleo para que pudessem ser tomadas medidas preventivas antecipadas ao desastre ambiental, o que pode levar a crer que o derramamento foi intencional.

Wilson França
Visitante
Wilson França

Olha só pq não pode liberar o porte de arma completamente.

Kemen
Visitante
Kemen

Não tem problema, pode chamar os traficantes do morro do Cantagalo ou os da Linha Vermelha para aprenderem o navio. kkkkkkk

Wilson França
Visitante
Wilson França

Melhor chamar as instituições competentes. Com certeza melhor do que os traficantes ou vc com seu canhãozinho.

Kemen
Visitante
Kemen

è meu caro, e se elas não forem também desarmadas, por leis que não impedem o cidadão ovelha. de ser entregue ao lobo do crime. Um conhecido matou um ladrão armado dentro da residencia da mãe e responde a processo até hoje, despesa + despesa, mas pelo menos estão vivos.

Hermes
Visitante
Hermes

Você podia começar o justiçamento pela boca mais próxima da sua casa, estaria prestando um grande serviço ao país e seria mais fácil que ter um canhãozinho para parar petroleiro. Poderia prender os traficantes e levá-los à Justiça. Vai lá…

Kemen
Visitante
Kemen

Não tem mais, erradicamos isso do bairro e temos um posto da P. M. aqui perto, a maioria faz parte da defesa comunitaria, temos comunicação direta com o posto da P.M., os policiais aqui estão de parabéns. O indice de tráfico, roubos e asaltos praticamente terminou.

Kemen
Visitante
Kemen

Tem traficante me negativando. kkkkkkkk

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

“Erradicamos isso do bairro”

Quando vê essas coisas, os traficantes estão circulando livremente e os puliças ganhando uma participação.

Space Jockey
Visitante
Space Jockey

só teria canhãozinho mesmo, o barco nem sei

Kemen
Visitante
Kemen

S J – Imagine o mesmo petroleiro inundando tal como fez aqui conosco, as praias da Carolina do Norte, do Sul, etc sem avisar as autoridades norte americanas do que tinha acontecido, o que acha que aconteceria? Quando houve vazamento de petróleo de um poço maritimo da Shell no litoral do Texas e a Shell alertou o governo norte americano, ela pagou a indenização e auxiliou na recuperação, mas eles foram avisados e puderam tomar suas providencias preventivas.

Space Jockey
Visitante
Space Jockey

Isso vc sabe pq aconteceu, e aqui ninguem nos respeita porque somos desdentados.

Wilson França
Visitante
Wilson França

O que aconteceria? Deixa eu ver… mandariam alguns porta aviões e subs caçar o petroleiro pelos sete mares e afunda-lo?

Mattos
Visitante
Mattos

Est’a me cheirando a safadeza da braba esse vazamento.

Tobyaps
Visitante
Tobyaps

Por ser de 2006, este navio tanque é considerado novo, ferro velho? Alguém pode me esclarecer, por gentileza.

Kemen
Visitante
Kemen

Bem novo com certeza, de uma grande empresa de transporte maritimo, e bem conservado. E o mundo se cala nesse desastre ambiental, mas se for na Amazônia tocarão as cornetas, cada coisa!

Salim
Visitante
Salim

Novo náo e, um navio destes tem vida em torno 30 anos se for bem mantido. Pintura bonita acima casco náo diz muito. Manutenção motores, bombas transferência, troca de ânodos e manutenção abaixo linha água ditam a vida útil econômica de um navio. Um indicativo, que náo temos acesso e o valor seguro do barco.

Esteves
Visitante
Esteves

Opera regularmente.

Delfim
Visitante
Delfim

Como sempre foi dito, nossas ameaças virão do mar.

carvalho2008
Membro
Famed Member
carvalho2008

Vejam o fluxo das principais rotas maritimas no mundo.
comment image

Esteves
Visitante
Esteves

Pois é. Olha a confusão no Caribe.

carvalho2008
Membro
Famed Member
carvalho2008

Todo o Nordeste brasileiro desde sua faixa da ZEE é utilizado pela navegação das rotas internacionais mercantes….

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

Infelizmente e com tristeza absoluta, vejo aqui partidos, regimes, políticos acima de tudo e o BRASIL abaixo do nada! Se tem uma coisa que invejo em outras nações, é o respeito e idolatria para com sua bandeira, sua história, tipo rússia, eua, israel, china….Acho que para dar jeito aqui, só uma hecatombe nuclear e começarmos e novo!

Esteves
Visitante
Esteves

Se o país está abaixo de nada, levanta-te.

Sempre haverá uma porta de saída.

Rico Zoho
Visitante
Rico Zoho
Antunes Neto
Visitante
Antunes Neto

A multa a ser imposta deve, financiar um fundo que consiga:

1. Pagar pela limpeza do oceano – valor já gasto e futuros;
2. Manter um custeio de pescadores, marisqueiros e demais cidadãos que tiveram suas atividades econômicas sumariamente prejudicada, durante o tempo necessário para a despoluição das praias;

***

Talvez adicionar o valor de um curso, remunerando estes cidadãos, sobre como proceder na limpeza das praias e em ações em alto mar e, posteriormente, o trabalho remunerado desta população na limpeza e no cuidado do meio ambiente atingido, no tempo que for necessário, possa ser o suficiente.

Luiz Floriano Alves
Visitante

Se foi esse tanker é fácil comprovar. Tem o manifesto de carga e de descarga. Sempre fica um resíduo pesado que depois é removido, para descarte, mas pequeno face o volume total.. . Certos portos como Antuérpia tem um terminal para essa operação, inclusive recuperam valiosa carga de resíduo asfáltico.. Aqui tem??? Onde não existe esse recurso o capitão joga onde achar melhor. Se desculpam com a teoria de que o petróleo e digerido por enzimas e vira proteína (alimento…).

Esteves
Visitante
Esteves

Não será fácil comprovar. Haverão suspeitos. Caberá ao acusado o ônus de se defender.

Em direito internacional marítimo.

colombelli
Visitante
colombelli

so pra lembrar, e desfazendo as mentiras que alguns néscios continuam insistindo em propalar: 1) O Ministro do meio ambiente nunca acusou o greenpeace de ser o responsável pelo derramamento. Ele questionou e cobrou a inercia do organismo por ter seu barco perto e nada ter feito. So isso. 2) Nem Bolsonaro e nem ninguem de seu governo acusou a Venezuela de ser a responsável. Ele disse que havia um “pais no radar como origem do petroleo” Só isso. Estas declarações estão gravadas, de ambos, e acessiveis na internet; então parem com mentiras infantis, deturpações e discursos esquizofrênicos. Aliás, aqui… Read more »

Esteves
Visitante
Esteves

É por aí. Mas TAC não existe para isso.

Vai demorar. Vão apontar os navios mais prováveis e acusá-los. Com base jurídica própria do direito internacional.

O navio passou por lá, estava carregado como óleo, desligou os transponders. O navio ou os navios.

Vai demorar. Carta rogatória é feita de embaixada para embaixada e leva uns…2 anos pra sair do lugar. Nesse caso seria uma ação direta contra os operadores, como as ações que a Petrobras sofreu nos EUA e que acabaram em acordos indenizatórios.

colombelli
Visitante
colombelli

Esteves, o TAC poderia ser firmado sem problema algum desde que os investigados assim o desejassem, Isso ocorreu com a Vale, mas não ocorrerá neste caso. Muito melhor ser réu e ir enrolando no processo no caso da empresa do navio e vendedores/compradores. A ação judicial será aqui e irá seguir nosso ordenamento, sem interferência estrangeira. O caso da Petrobras é o inverso mas confirma o que eu disse, ou seja, lá eles estão na condição que estamos aqui em relação ao navio e moveram uma ação dentro dos EUA contra a empresa, assim como MPF ou Defensoria irão mover… Read more »

Esteves
Visitante
Esteves

Mestre, TAC é coisa nossa. O representante aqui disse que não tem nada com isso. É somente uma mesa e um telefone. Se, acusarmos algum navio e seus operadores, será uma ação de direito internacional. Os armadores estrangeiros não tem ativos aqui. No direito internacional marítimo o ônus pertence ao acusado. Quem deve fazer prova que não praticou o ato é o navio. Do lado de cá precisamos das evidências, dos fatos, dos registros que apontam o navio no local. Não será fácil. Fôssemos ricos faríamos parte desses Fundos que mantém $$$ pra aplicar em desastres ambientais. Não somos. A… Read more »

colombelli
Visitante
colombelli

Esteves, não existe um tribunal internacional civil. A ação que será proposta será aqui, como qualquer outra e o fato de os reus serem de fora não altera nada. Eles podem firmar antes da ACP um TAC. Se vai ou não acontecer ai é outra questão. Eu fosse eles jamais assinaria, Iria pro litígio. Mas possibilidade tem sem problema algum de se firmar um TAC em um IC aqui. É como um acordo privado que poderá ser submetido a homologação judicial. O direito maritimo tem aplicação subsidiária. No caso a legislação aplicável será a ambiental brasileira, civil e criminal. Os… Read more »

Esteves
Visitante
Esteves

Direito Marítimo Internacional. Existe desde os anos 1960. Existindo o Direito, existe a Corte.

Nações Unidas.

rommelqe
Visitante
rommelqe

Concordo integralmente!

Antunes Neto
Visitante
Antunes Neto

Mestre Colombelli a única inercia importante é a omissão do CONDENADO ministro do meio ambiente. Mais de 40 dias pra fazer algo é deveras questionável.

colombelli
Visitante
colombelli

Antunes, em que houve demora de atuação de algum órgão concretamente? A atuação dos órgãos é ex officio, não depende do ministro

Antunes Neto
Visitante
Antunes Neto

As agencia locais agiram. O ministro demorou > de 40 dias para entrar com o protocolo sobre o acidente. Observe, este não foi um incidente de óleo derramado em um porto especifico com um recorte especifico de problema. Este crime ambiental chegou a + de 50 cidades do litoral brasileiro. Alguns apontam que ele ainda não acionou o protocolo, repassou a coordenação para os militares (quase depois de 2 meses) e só. Tendo inclusive retido funcionários do MMA do RJ que poderia liderar a as ações, e que teriam conhecimento para tal, por “sabe Deus que motivo”. . Transparece para… Read more »

carvalho2008
Membro
Famed Member
carvalho2008

o colega pode datar a cronologia dos fatos e agendas? pois que eu saiba, as forças armadas so entraram na ação depois de constatada que o incidente envolvia uma grande area e volune consideravel acima da capacidade do ministério…e não o contrario… Nominar ou enumerar o resultado de areas apos 60 dias não faz cronologia dos fatos. Principalmente que o oleo aparece já na prai e não em alto mar…então, o numero de praias atingidas é gradativo….é diferente ter 2 ou 5 praias atingidas e acionar o recurso condizente para tal, de ter 200 prais atingidas e acionar o recurso… Read more »

Antunes Neto
Visitante
Antunes Neto

Opa Mestre Carvalho.

Não estou com o tempo de catar essas informações precisas agora. Mas te digo que nas primeiras semanas de registro dos casos já apontavam que algo maior poderia estar acontecendo. Ao menos em PE.
.
O ministro desdenhou, como de praxe no governo sobre o meio ambiente. (mesmo procedimento dos incêndios e do dia do fogo na amazônia).
.
Assim que tiver um tempo coleto esses dados.
.
Deixo o podcast prova dos 9:

https://open.spotify.com/episode/6cNWXmGOs1I5f2aTUpBTf9?si=sztbmQZ4SlmvWrX6gtqhdg

Segundo o prova dos 9 o primeiro registro foi no início de setembro. Depois aponto esse registro.

Abraço!

Antunes Neto
Visitante
Antunes Neto
Dr. Mundico
Visitante
Dr. Mundico

Como eu já havia comentado num post anterior, muito provavelmente esse navio não estará coberto por seguro marítimo que assegure a integridade do casco e da carga transportada, tendo em vista que DELIBERADAMENTE DESLIGOU SISTEMAS DE CONTROLE DE LOCALIZAÇÃO E NAVEGAÇÃO, procedimentos exigidos por leis internacionais e normas jurídicas de diversos países. Além do mais, se comprovado como intencional o ato de derramar óleo ao mar, isso configura CRIME, e todos aqui sabemos que crimes não podem ser cobertos por seguros! A negociação de seguros pressupõe essa relação de confiança garantida por leis, normas técnicas e…boa fé do usuário contratante!… Read more »

Esteves
Visitante
Esteves

O navio é legal, pertence a um operador legal, tem representantes no Brasil e parece ter desligado os sistemas para não ser monitorado em razão do embargo. E porque o óleo carregado tem restrições na navegação. Passou e navegou em águas internacionais. Estudos podem apontar se o navio que transportava esse óleo encontrava-se em uma localização em uma certa data, com a carga (óleo). Estudos podem selecionar X navios e apontar ou deduzir o navio responsável. Pronto. Esses estudos são a base para acusar o navio, o operador e os responsáveis. O acusado deve provar que não foi ele. O… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

“ O acompanhamento do CISMAR atesta que aquele navio manteve seus sistemas de monitoramento alimentados (Automatic Identification System – AIS) e não houve qualquer comunicação à Autoridade Marítima do Brasil sobre o derramamento em questão.”

https://www.naval.com.br/blog/2019/11/01/navio-tanque-de-bandeira-grega-e-suspeito-de-derramar-o-oleo-que-chegou-ao-nordeste/

Esteves
Visitante
Esteves

Alimentados…quando passou perto devem ter colocado no modo zzzzzz.

Dr. Mundico
Visitante
Dr. Mundico

Se desligou equipamentos e sistemas de localização, verteu óleo ao mar e não notificou as autoridades, incorreu em crime e descumpriu norma contratual. Enfim, burlou deliberadamente um contrato.

Diego
Visitante
Diego

Será que a marinha brasileira se posicionará na rota deste navio para prendê-lo?

Esteves
Visitante
Esteves

O navio já foi. E passou por águas internacionais.

Diego
Visitante
Diego

Ele foi, mas um dia volta. A questão é, estaremos lá ou nao.

Esteves
Visitante
Esteves

Volta por águas internacionais.

Kemen
Visitante
Kemen

Na minha opinião poderia.

Esteves
Visitante
Esteves

National Kid.

Sincero
Visitante
Sincero

Agora digo uma coisa, não sei se liberarão, o nosso governo acusando deliberadamente a Venezuela de ter sido responsável pelo vazamento, que realizaram um ataque contra o Brasil. Esse tipo de acusação é passível de declaração de guerra, conflitos foram deflagrados por muito pouco, é bom esse governo incauto tomar tenência senão uma hora a encrenca tá feita.

Esteves
Visitante
Esteves

Ninguém acusou a Venezuela.

A informação confirmada é que o óleo vem dos campos de Orinoco. Na Venezuela. Os petroleiros suspeitos carregaram o óleo na Venezuela.

É bom essa gente entender e compreender as leituras.

Felipe
Visitante
Felipe

O Bozo acusou…

colombelli
Visitante
colombelli

Palavras do Bolsonaro: “ja temos um país no radar como origem do petroleo” . Isso foi o que ele disse. Jamais ele disse que tinha sido um derrame feito ou patrocinado pela Venezuela ou acusou os venezuelanos. O que ele fez foi dizer um fato confirmado, como bem acima salientado pelo Esteves, ou seja, que a origem do petroleo é lá e de fato é.

Siarom
Visitante
Siarom

A empresa brasileira HEX foi quem identificou o navio. Segue o relatório.
https://static.poder360.com.br/2019/11/RelatorioExecucao_PF_outubro19-1.pdf

elton r
Visitante
elton r

seria interesante para ter um maior monitoramento maritimo a MB buscar junto ao MD ,recursos para construção de plataformas e boias equipadas com radares e sonares de longo alcance para ficarem no limite de nossa ZEE e fazerem uma cobertura semelhante ao CINDACTA so que marinha.

colombelli
Visitante
colombelli

e quem sabe o uso de VANTs também

Adriano Madureira
Visitante
Adriano Madureira

Hoje,Durante entrevista ao site BR Político, o ministro Ricardo Salles disse que a MB deverá ser modernizada para ter maiores condições de combate e assim evitar a repetição de problemas como o do vazamento de óleo. E que os recursos para bancar esses incrementos de equipamentos a Marinha, deveriam vir do megaleilão do pré-sal, que acontece na próxima semana. “Não tem condições de a gente ter uma Marinha sem essa estrutura toda para tomar conta de um litoral desse tamanho”, disse o ministro. Sou totalmente favorável ! Vejo os estados e municípios brigando por uma fatia,muito dinheiro na mão de… Read more »

Esteves
Visitante
Esteves

A MB é Marinha de Guerra. Como Marinha de Guerra a MB quer submarinos, fragatas, NAes e alguns patrulhas oceânicos. Não deseja, não quer e abomina ser GC porque, na visão da MB, seria abrir competição e despesa para comer ela mesma. Deixa para os estados e a PF. Essa história que o pré-sal vai financiar isso e aquilo, vai mudar o país, seremos árabes, seremos trilionários, seremos educados…já deu. Se petróleo matasse, Lula seria maneta tamanhas vezes enfiou os nove dedos no óleo para mostrar que bilionários seríamos agora. 52% dos municípios brasileiros não tem arrecadação para existir. Por… Read more »

Camargoer
Visitante
Camargoer

Olá Colegas. Encontrei um texto (infelizmente em inglês) mas que descreve os principais meios de sensoriamento de derramamento de óleo no oceano (Tracking Oil Slicks and Predicting their Trajectories Using Remote Sensors and Models: Case Studies of the Sea Princess and Deepwater Horizon Oil Spills). Acho que vai ser bastante útil para esclarecer várias dúvidas sobre o tipo de detecção, imagens e simulação de movimentos de manchas de óleo no mar. Boa leitura.

rommelqe
Visitante
rommelqe
rommelqe
Visitante
rommelqe

Só olhando por outro ângulo: em um interessante trabalho abaixo referenciado, pesquisadores apontam dois dados interessantes a respeito de um Brasil não vangloriado pela midia atrelada a interesses ideológicos e lesivos ao nosso país, quais sejam, primeiro que a porcentagem de terras nuas caiu em mais de 50% nos anos recentes! Segundo, tal porcentagem, na região analisada era de apenas algo em torno de 1% e agora inferior a isso….HYDROLOGICAL MULTITEMPORAL STUDY OF THE MOUNTAIN REGION IN THE STATE OF RIO OF JANEIRO (BRAZIL) THROUGH SATELLITE DATA AND IN-SITU DATA. C. Sánchez de Mena , J.G. Rejas Ayuga, M. Marchamalo… Read more »

Camargoer
Visitante
Camargoer

Olá R. Valeu a sugestão. Já baixei o arquivo. Vou precisar ler devagar. Parece um texto bem complexo, né?

Esteves
Visitante
Esteves

Merece uma leitura. Ou 3. Vi algo parecido em uma unidade do governo indiano que procura por fontes de contaminações por metais pesados nas águas do Ganges. Um dos bandidos é o pessoal dos curtumes. Você procura, usa métodos tradicionais, navega no Rio, usa satélites e não acha. Análises diferentes que conseguem medir a composição química da água no local suspeito ajudam a identificar. Mas o local era suspeito.Com drones e câmeras ultra sensíveis acharam. No mar. Com ventos. Correntes. Ondas. Extensão gigantesca. Procurar vazamento no mar sem pistas ou indícios, monitorando como se faz em áreas de florestas que… Read more »

Kemen
Visitante
Kemen

Posso estar contradizendo muitos aqui, e não é porque concorde com tudo o que o maioral do Greenpeace declara, mas acho que é uma organização que o mundo precisa, quando temos a poluição crescente influenciando o clima, o aquecimento global, podemos vivenciar isso no nosso dia a dia, com chuvas torrenciais, derretimento excessivo do gelo nas montanhas e nos polos, esse fenômeno já foi anunciado por cientistas de renome, e pouco ou nada se fez para diminuir catastrofes maiores que podem vir no futuro. Os dirigentes não se arriscam a pressionar os poluidores, na atualidade a China e os Estados… Read more »

Camargoer
Visitante
Camargoer

Ola Keren. Concordo com a ideia geral. Governos mentem. Às vezes por razões de estado, as vezes por razões mesquinhas, algumas vezes por razões contrárias aos interesses da sociedade. O poder do Estado precisa ser controlado em uma democracia. Por isso a importâncias da imprensa livre, da oposição política, das ONG, sindicatos, autonomia universitária. Ditadores preferem o silêncio e a verdade oficial.

Paulotd
Visitante
Paulotd

Temos que aproveitar esse evento para aumentar nossa ZEE

Esteves
Visitante
Esteves

Mais?

Luiz Floriano Alves
Visitante

Acho muito interessante comparar a situação das prais do NE com a situação do Delta do Niger, Nigéria. A poluição nas praias, lá está prejudicando a pesca e a saúde das populações. Milhões de litros de petróleo são derramados todos os anos por companhias que operam na região. A causa mais citada é a corrosão dos tubos submarinos. A Nigéria é o maior produtor de petróleo da Africa e 60% de suas receitas provem desta produção. Com a indiferença do governo que faz vistas grossas, o bispo local tomou a si a investigação e responsabilização das petrolíferas da região. As… Read more »

Esteves
Visitante
Esteves

Passado o chilique, vamos ver o tamanho do estrago. Quanto custará limpar, se será possível cobrar reparação e o mais importante: como tratar tais desastres e a prevenção.

A exploração dos hidrocarbonetos chegou ao Ártico.

Quem sobreviver, verá.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Ola Esteves. Ás vezes, é preciso dar um chilique para quebrar a inércia.

Esteves
Visitante
Esteves

Presidente bom é o chinês. Tá sempre de olho fechado perdoando dívidas. Não levanta as mãos, não empunha e aponta os dedos, não fica vermelho…ops…quero dizer,

Não dá chiliques.

Esteves
Visitante
Esteves

Como assim…governos mentem?

Eles fazem juramentos com a mão sobre a Bíblia, fazem continência às bandeiras e enxugam as lágrimas em frente às câmeras.

Sério isso?

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Esteves. Governos mentem. Por outro lado, políticos juram, choram, negam, dão chilique, desmentem, falam em cadeia nacional, se arrependem, prometem, beijam criancinhas, rezam, pedem desculpas…

Bruno Vinícius Campestrini
Visitante
Bruno Vinícius Campestrini

Enquanto o Greenpeace continuar fazendo campanhas contra a energia nuclear, que é uma das chaves para combater o aquecimento global, não irei levá-los a sério como ONG protetora do Meio Ambiente.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Bruno. Os acidentes de Chernobyl e Fukushima mostram que há um enorme risco na geração de energia nuclear. Chernobyl foi o resultado do descaso da burocracia mas Fukushima estava na outra extremidade (empresa privada com experiência em um país desenvolvido). Há sentido em uma ONG ambientalista criticar a energia nuclear. O problema das mudanças climáticas TAMBEM está relacionado com a quantidade de energia consumida, além da emissão de gases estufa.

Ricardo da Silva
Visitante
Ricardo da Silva

Correção de texto
“FONTE: O Anta gonista”.
Sei, sei . . . agora senta alí , Cláudia . . . .

Luiz Floriano Alves
Visitante

Esteves

Como tratar já existem técnicas desenvolvidas nas regiões produtoras de petróleo do mar. As ultimas são: queima controlada e dispersão química com poderosos detergentes. Nos navios e refinarias se usam os” Bilge tank cleaners”. A queima controlada é mais sofisticada e tem tecnologia em poder de firmas especializadas. Barreiras e remoção mecânica e manual são as mais corriqueiras. O problema é que a maior parte do petróleo vai para o fundo do mar na fase de Neve Negra. Abço.

Esteves
Visitante
Esteves

Como tratar?

Aconteceu o problema. Chegou a crise.

Como tratar é ter gestão do risco. O vazamento foi identificado.
. Quais órgão atuam no controle impedindo a dispersão?
. Quantas pessoas?
. Quem?
. Orçamento?
. Se ficar no mar quais navios irão ao local?
. Chegando às praias quem gerencia a contenção e a remoção?
. Quem aciona a perícia?
. Quem busca os culpados?

A gestão do risco de um problema desse tamanho custa $$$$ que deverá estar disponível. Planos de ataque a tragédias ambientais devem ter detalhamentos de Super Ultra Excel.

De quem é o orangotangokiller?

Evita ou minimiza os chiliques.

Luiz Floriano Alves
Visitante

Como nação produtora de petróleo em alto mar temos que possuir mecanismos de gestão/ação imediata em casos de derrame de óleo. Essa crise nos demonstra que queremos faturar a custo zero. Isso é impossível. Não podemos chegar na situação da Nigéria. Estão tratando este problema gravíssimo, por intermédio de um bispo que viu os pescadores perderem seu meio de subsistência. E não é pouca coisa, um produtor que tiver um poço vazando não vai querer assumir o prejuízo. No Golfo do México a empresa causadora pagou alguns bilhões de dólares. Isso é um valor que pode quebrar muita petroleira.

Esteves
Visitante
Esteves

Sim. Não sei se tem alguma coisa parecida com uma CIPA para essas situações.

Ter planos de gestão de risco para acidentes na exploração de qualquer recurso é uma coisa.

Ter planos de gestão de risco para tratar acidentes ou tragédias nas quais nós somos as vítimas é muito mais que sair limpando a sujeira.

O navio passou fora da ZEE. Passou por águas internacionais. Mas é uma rota de óleo. Vai da Venezuela. Se pingar óleo no mar, chega aqui.

Chiliques não resolvem.

carvalho2008
Membro
Famed Member
carvalho2008

Uma informação que talvez os amigos confundam.

Mar territorial é de 20 milhas, é território do país e cabe a ele autorizar ou não o ingresso de estrangeiros. A circulação tem de ser exclusivamente autorizado.

ZEE é de 200 milhas. O transito de navegação nesta faixa é livre a qualquer navio, apenas sua exploração economica é restrita onde estrangeiros necessitam de autorização do pais. Legislação internacional.

O incidente, acidente ou o que quer que seja, aparentemente foi fora até mesmo da ZEE.

Somente recursos de patrulha oceanica podem auxiliar na prevenção e identificação de potenciais autores como forma de coibição disto.

Esteves
Visitante
Esteves

12 milhas náuticas.

Norberto Batista Pontes
Visitante
Norberto Batista Pontes

Acho que esse vazamento tem causa nacional, ou seja, perfuração do pré-sal.