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Navio Bouboulina, da empresa Delta Tankers, é o responsável pelo vazamento de petróleo segundo a PF

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Em sua decisão que autorizou a Operação Mácula, o juiz federal Francisco Eduardo Guimarães Farias, da 14ª Vara Federal em Natal, justificou assim os mandados de busca e apreensão nas empresas Lachmann Agência Marítima e a Witt O Brien’s:

“No caso vertente, o pedido de busca e apreensão revela-se necessário, isso porque há fortes indícios de que haja algum documento, informação ou dado no Brasil que possam colocar luz sobre as circunstâncias do crime, nos endereços em que tais empresas funcionam.”

As empresas prestam serviços de representação comercial e consultoria à empresa grega Delta Tankers LTD, dona do navio mercante Bouboulina, o responsável pelo vazamento do óleo que se espalhou pelo litoral brasileiro, segundo a Polícia Federal.

FONTE: O Antagonista

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Souza
Souza
8 meses atrás

Estranho, um só navio causaria toda essa destruição numa extensão muito grande do litoral brasileiro?

João Moro
João Moro
Reply to  Souza
8 meses atrás

Sim. Um navio desses carrega mais de 200.000 toneladas. Até agora tiraram mais de 1 tonelada de resíduos.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  João Moro
8 meses atrás

1 tonelada? Você quis dizer 1000 toneladas, né?

https://www.marinha.mil.br/sites/default/files/nota_gaa_22.pdf

Essa era a conta de quase dez dias atrás. Certamente já soma muito mais.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
8 meses atrás

Ainda tem o que não chegou às praias mas atacou corais e mangues. Essa parte dificilmente será recolhida.

Kinho S.
Kinho S.
Reply to  Renato B.
8 meses atrás

Acesse o link e veja a informação atualizada da Marinha do Brasil:

https://bit.ly/327lbnT

João Moro
João Moro
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
8 meses atrás

Obrigado pela correção.

Carta Branca
Carta Branca
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
8 meses atrás

Mas isso é a massa de resíduo, é importante não confundir a massa da retirada de material com o óleo derramado pois o óleo é a menor fração de massa, tiram muita areia e resíduos, além de água, junto com os bolsões de óleo.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  João Moro
8 meses atrás

Até agora somam 3.650 toneladas, em números arredondados por dezenas.
Queria saber: foi descarte proposital ou derramamento inadvertido? A hipótese de acidente na transferência ship to ship não tem mais validez, certo? Em que caso um navio cuspiria tamanha quantidade de petróleo em trânsito? Seria possível averiguar a diferença entre o carregado no terminal venezuelano e o descarregado no equivalente sul-africano pra aquilatar o real volume do derrame? Seria ele muito maior do que o até agora registrado?

Gerson
Gerson
Reply to  Alex Barreto Cypriano
8 meses atrás

Verdade, só assim se descobriria se foi de propossito, a investigação definirá como aconteceu.

colombelli
colombelli
Reply to  Alex Barreto Cypriano
8 meses atrás

Alex corretas ponderações. Como disse, descobrir quem foi não equivale a descobrir por que foi ou “para quem” de fato foi.

Heyarth
Heyarth
Reply to  Alex Barreto Cypriano
7 meses atrás

Esses navios operam com vários tanks de óleo, cada tanque tem uma válvula de segurança. Não se sabe ainda o que aconteceu, mas em uma situação hipotética de falha no fechamento de alguma bomba pode acarretar em óleo sendo expelido pela válvula de segurança.

Luis Antonio Marcello Senger
Reply to  Souza
8 meses atrás

Não tem NADA de Estranho nisso ! Basta voce se informar melhor !

Marcelo
Marcelo
Reply to  Souza
8 meses atrás

É possível sim Souza! No Alasca, em 1989, um único navio, o Exxon Valdez, causou um estrago gigantesco!

Joao Portugal
Joao Portugal
Reply to  Souza
8 meses atrás

Amigo o navio Bouboulina tem capacidade de carga de 178 milhões de litros. No site da empresa dona do navio a delta tankers vc encontrará essa informação facilmente. E aí vc acha que essa quantidade não dá pra fazer um estrago ?

Tomcat4.0
Tomcat4.0
8 meses atrás

Agora é meter o ferro em todos os envolvidos nesta treta maligna .

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  Tomcat4.0
8 meses atrás

yes,
mas, como eles estão macumunados com o capital externo……….
esqueça!
Paguem um sorvete para cada brasileiro e fechamos o negócio.
Afinal, somos um republiqueta de bananas!
Arriba Brasil

João Moro
João Moro
Reply to  FERNANDO
8 meses atrás

Só você que aceita um sorvete e acha que o Brasil continuará uma republiqueta de bananas. Eu quero o que é justo e vejo melhoras na nossa república.

MAURÍCIO GAMA DE MEDEIROS
Reply to  João Moro
8 meses atrás

se o desgoverno Bolsonaro não tivesse encerrado o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Água (PNC), instituído em 2013 por Dilma Rousseff por pura implicância com o que é de esquerda com certeza o combate a esse crime ambiental teria começado há pelo menos dois meses atrás.

alexandre
alexandre
Reply to  MAURÍCIO GAMA DE MEDEIROS
8 meses atrás

Um monte de conselheiros, ia fazer o que ? nada. Quem tá trabalhando são os locais, com o exercito, falta equipamento de EPI.. um desastre a 700 Km da costa, não é barreira de contenção que vai resolver…

Ádson
Ádson
Reply to  MAURÍCIO GAMA DE MEDEIROS
8 meses atrás

O plano de contingência não foi encerrado como é alardiado por nossa esquerda desonesta, tanto que ele foi acionado dia 2 de setembro assim que constatada as primeiras manchas, mas é bem mais fácil acreditar nas faskes alardiadas por essa esquerda que luta para desarticular o Estado Brasileiro na tentativa de voltar ao governo há qualquer custo.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ádson
8 meses atrás

Ádson

Esse caso não apresenta surpresas.
Tanto do ponto de vista do derramamento (derramamentos eventualmente ocorrem) quanto da incompetência desse Governo (que sempre ocorre).
E incompetência é por que estou sendo bem legal com eles.

Oscar Machado
Oscar Machado
Reply to  Antoniokings
8 meses atrás

Cabra….abra seus olhos. Deixe a cegueira político partidaria de lado. Acordei!

Fabricio
Fabricio
Reply to  Ádson
8 meses atrás

Q este governo foi omisso mais uma vez…. ñ há dúvidas… Q esse governo tentou politizar mais uma vez o incidente… ñ há dúvidas… Q esse governo tentou… mais uma vez… culpar Maduro e o Greenpeace… ñ há dúvidas… Mas ñ há dúvidas q mesmo com um governo mais estruturado e menos idiotizado… ñ iria inibir ou diminuir desastres como este!!!

GERSON LUIZ ARMILIATO
Reply to  MAURÍCIO GAMA DE MEDEIROS
8 meses atrás

Dilma? aquela que comprou a refinaria sucata pagando 10 x o preço que valia ajudada por um monte de conselheiros?

WVJ
WVJ
Reply to  GERSON LUIZ ARMILIATO
8 meses atrás

Meu Deus, vai começar tudo de novo….

Joao Moita Jr
Reply to  João Moro
8 meses atrás

Vai ser sorvete de supositório!!!
😮🤔😁😉😂😆😀

Luis Antonio Marcello Senger
Reply to  FERNANDO
8 meses atrás

Só se voce se considera isso , eu não ? Existem SEGUROS Internacionais que regulam e garantem estas mercadorias, portanto vamos sim acionar estas empresas e suas Seguradoras ! Enquanto voce toma seu sorvete .

Eduardo
Eduardo
Reply to  Luis Antonio Marcello Senger
8 meses atrás

Nem precisa dar sorvete pra ele, um sanduba de mortadela resolve.

Sequim
Sequim
Reply to  Eduardo
8 meses atrás

Ora,ora ora. Então não foram nem Venezuela nem Cuba , né? Será feito o que agora? Ameaças de se invadir a Grécia?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Sequim
8 meses atrás

Kkkkkkkk bora lá Biroliro, invadir a Grécia e levar uma bomba nuclear da OTAN no meio de Sampa! Quantos morreriam? Eu aposto em 6 milhões… Quem dá mais?

nonato
nonato
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

É muito bom viver em um país democrático defendendo o comunismo… Pimenta…

Kemen
Kemen
Reply to  nonato
8 meses atrás

Ainda não li defesa alguma de comunismo aqui. É de bom observador saber que nunca tivemos um governo comunista no nosso pais, de centro esquerda é provavel, mas governo comunista nunca tivemos. Qualquer apologia da extrema direita, a que todos os que não concordam com eles são comunistas, é uma pratica antiga que foi uma desculpa usada pela extrema direita (nazismo e facismo) para tomar o poder, acrescento ainda que todos os paises como Estados Unidos, Inglaterra e França notoriamente democraticos, combateram essas paises dominados por essas apologias na segunda guerra mundial.

Fabricio
Fabricio
Reply to  nonato
8 meses atrás

Muito interessante observar o poder das fakenews nos debates de hj em dia… O poder delas é devastador… visto a eleição do nosso presidente… O Brasil por acaso tornou-se o tal comunismo nos governos petistas??? Longe disso… O próprio Messias disse em sua visita na China… q ela é Capitalista… Acho q está mais q na hr de começarem a lidar mais seriamente com as informações… Um conselho… Pq agora mesmo ñ deem uma olhada sobre as notícias na ilha paradisíaca do Neoliberalismo no hemisfério Sul… o Chile… Pq será q o povo está indo às ruas… Essa briguinha ideológica… Read more »

Ádson
Ádson
Reply to  Sequim
8 meses atrás

O óleo continua sendo venezuelano, isso não mudou. Sei, é difícil aceitar, o governo atual estava certo e fez, através da Marinha, uma investigação perfeita!!!!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ádson
8 meses atrás

O óleo é venezuelano e a incompetência é brasileira.

Oscar Machado
Oscar Machado
Reply to  Antoniokings
8 meses atrás

Sua, inclusive. Acorda sujeito. Saia do curral eleitoral…

Lynx
Lynx
Reply to  Antoniokings
8 meses atrás

Para quem acabou de mencionar Dilmanta Rousef, chamar outro de incompetente é ateastado de atrofia mental.

Eduardo
Eduardo
Reply to  FERNANDO
8 meses atrás

Pra ti é só pagar um sanduíche de mortadela.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Eduardo
8 meses atrás

Não bate forte… ha ha ha

Space jockey
Space jockey
Reply to  Eduardo
8 meses atrás

Um pão durmido com margarina e 1 fatia de mortadela.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Eduardo
8 meses atrás

O que está acontecendo atualmente é simplesmente o foi avisado antes.

Luiz
Luiz
Reply to  Tomcat4.0
8 meses atrás

Pelo que li não tem como. De acordo com as nossas leis: Está previsto numa lei de 1998 a pena máxima de 5 anos de reclusão, caso o dano dificulte ou impeça o uso público das praias.

João Moro
João Moro
Reply to  Luiz
8 meses atrás

Existe leis internacionais que regem o transporte marítimo e o meio ambiente.

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  João Moro
8 meses atrás

hahahahah
e, vc acredita?

J L
J L
Reply to  João Moro
8 meses atrás

Agora seria o momento das ONGS do mundo afora que se preocupam com o meio ambiente, estarem em cima do causador dessa calamidade. Cadê o Green Peace para fazer aquelas abordagens doidas que eles fazem ao redor dos navios nos oceanos por aí. Nem um pio do pessoal daqui, que apouco tempo estava indignado com a Amazônia toda em chamas. Alô artistas globais cadê vocês ?

Juarez
Juarez
Reply to  J L
8 meses atrás

Sabe porque estão em silêncio na fonia???
Porque estão metidos nisto até o tala, aguardem.

Salim
Salim
Reply to  Juarez
8 meses atrás

Estranho mesmo, queimadas aumentam, exercito chega junto, ai para, sendo que a maioria náo tinha objetivo econômico. Desastre derramamento criminoso óleo também, infelizmente parece orquestrado. Detesto estas teorias conspiração, porem esta muito suspeito que estas ONGs estão mudas ou qdo falam algo e para reclamar governo Brasileiro e náo dos causadores danos. Se elas estão presentes em todos os lugares como apregoam, porque náo denunciam quem fez queimadas ou vão lá na Grécia infernizar a vida dos donos deste barco e exigir reparação ( a náo ser que seja empresa amiga). Brasil tem exigir inquérito de orgãos internacionais a final… Read more »

Maurício Veiga
Reply to  Luiz
8 meses atrás

Vão assinar o TAC previsto na lei, terão inúmeras regalias, ninguém fica preso por Crime Ambiental no Brasil, a lei favorece o Bandido, sempre…

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  Maurício Veiga
8 meses atrás

Verdade

alexandre
alexandre
Reply to  Maurício Veiga
8 meses atrás

STF vai mandar soltar e indenizar ….

nonato
nonato
Reply to  Maurício Veiga
8 meses atrás

Lula e STF.

Joao Moita Jr
Reply to  Luiz
8 meses atrás

Leis??? No Brasil??? 😂😆😀Conta outra aí, que essa foi boa!!!

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Joao Moita Jr
8 meses atrás

Huahuahuahuahua vcs estão muito zoeiros hj!

Edson
Edson
Reply to  Tomcat4.0
8 meses atrás

kkkkk

MFB
MFB
Reply to  Tomcat4.0
8 meses atrás

Então prepare-se para o ferro. Aqui em Banania, a conta sempre fica para o povo.

Zeca
Zeca
8 meses atrás

Seja quem for, seja pelo motivo que for, todos são presumidos inocentes até o trânsito em julgado, conforme nosso querido STF determinou.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Zeca
8 meses atrás

Precisava lembrar dessa corja???

100canela
100canela
Reply to  Tomcat4.0
8 meses atrás

Precisa, o STf é o rei do Brasil

Luiz
Luiz
Reply to  100canela
8 meses atrás

Sim, poder legislativo, executivo e, eventualmente, judiciário.

Joao Moita Jr
Reply to  100canela
8 meses atrás

Uma pequena correção. O endereço do rei do Brasil é;
The White House
1600 Pennsylvania Avenue NW
Washington, DC 20500

Alessandro
Alessandro
Reply to  Joao Moita Jr
8 meses atrás

João, escutei o barulho da descarga na White house, favor comparecer para limpar, e não esqueça de levar o cafezinho.

Joao Moita Jr
Reply to  Alessandro
8 meses atrás

Eu fui lá levar o cafézinho como o senhor mandou, mas quando cheguei no Oval Office e abri a porta, tive que sair de fininho, pois o Bolsonaro estava em posição comprometedora debaixo da escrivaninha do Trump…🤔

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Joao Moita Jr
8 meses atrás

Senhores,

Por gentileza, deixem as suas teorias sobre intimidades e conteúdo dos vasos sanitários da Casa Branca fora desse espaço de comentários, porque nada disso tem a ver com o tema e nem tem graça a ponto de divertir os demais.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
8 meses atrás

Tranquilo nunão, eu só quis mostrar para o João o lado incoerente do comentário que ele fez, pois ele não está numa situação confortável para dizer que The White House manda em nosso governo, sendo que é obrigado a cumprir ordens deles.

Diogo
Diogo
Reply to  Joao Moita Jr
8 meses atrás

João Moita Jr, qual nação você recomendaria como aliada?

Jorge
Jorge
Reply to  Joao Moita Jr
8 meses atrás

Acho que houve um pouco de ciúmes no comentário.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Joao Moita Jr
8 meses atrás

E ainda tem gente que duvida.

João Moro
João Moro
Reply to  Zeca
8 meses atrás

Ou seja, se depender do STF, esse caso prescreverá e ficará impune.

colombelli
colombelli
Reply to  João Moro
8 meses atrás

João Moro, na esfera civel a prescrição so se interrompe uma vez com a citação ( na verdade “despacho que a determina). Então a responsabilização civel não terá este problema. A administrativa ja está em curso. Já a criminal não depende do STF. Opera-se em primeiro grau de jurisdição.
Prescrição ou decadência não serão problemas. Mas irá demorar.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Zeca
8 meses atrás

Tá na hora de mudar isso daí. Todo mundo deve ser considerado culpado até que prove o contrário.

Zeca
Zeca
Reply to  Wilson França
8 meses atrás

Não. Quem tem que provar é quem acusa, é assim em qualquer país que se preze. Isso é uma coisa, outra é uma “justiça” de mentirinha que existe para proteger os donos do Brasil.

Mario Favaratti
Mario Favaratti
Reply to  Zeca
8 meses atrás

Belo comentário. Nossa constituição e o STF é um atraso de vida.

Kemen
Kemen
Reply to  Mario Favaratti
8 meses atrás

A Constituição apesar de ser detalhista demais é o que nos guia como um todo e o judiciário nos seus diversos níveis deve ser a salvaguarda dela, de que todos atendam e não desrespeitem o seu magno conteúdo. Faço um comentário adicional sobre as nossas leis, essas sim são detalhistas demais e por vezes até são contraditórias o que leva a recursos e recursos intermináveis que desgastam o judiciário e exigem uma força humana descomunal para dar vazão. A razão do problema, foi um remendo atrás do outro, feito ao longo das mais remotas legislaturas por cada bloco politico eleito… Read more »

j.leo
j.leo
Reply to  Zeca
8 meses atrás

Não é o STF quem determina a inocência de um ou outro, o STF é uma Corte Constitucionalista, ou seja, guardiã da Constituição, veja:

TÍTULO II
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Art. 5º…
LIV – ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;
LVII – ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

Importante: Todo o Artigo 5º é Cláusula Pétrea.

Oscar Machado
Oscar Machado
Reply to  Zeca
8 meses atrás

Até esse ” trânsito em julgado” , esse óleo nem existe….e se existe, é culpa de Bolsonaro.

wwolf22
wwolf22
8 meses atrás

quem é o comprador do petróleo?? como foi pago??
qual a nacionalidade da tripulação?? quais as ultimas viagens desta tripulação e do navio??
tem que averiguar td isso e mais um pouco…

Junior
Junior
Reply to  wwolf22
8 meses atrás

Pelo que vi por ai, o navio é de bandeira grega, o petróleo é Venezuelano, o destino seria a África do sul e a empresa que intermediou isso teria escritórios no Brasil

Sequim
Sequim
Reply to  Junior
8 meses atrás

Ih, o petróleo é venezuelano? Foi o Maduro, foi o Maduro, foi o Maduro, foi…

João Moro
João Moro
Reply to  wwolf22
8 meses atrás

Tem muita informação na notícia mas certamente precisamos de mais para acusar formalmente.

Pedro
Pedro
8 meses atrás

Carregava 1 milhão de barris de óleo cru… Acho que foi de propósito!

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Pedro
8 meses atrás

Sério mesmo esse seu pensamento🙄🤔⁉️

Então eles “abririam a torneira”e iriam perder centenas de centenas de centenas de barris de petróleo(um barril equivale a 158litros…) somente por zoação⁉️

para sujar a costa de um país estrangeiro e perder um pouco da carga que levavam sem se importar com o prejuízo …

Talvez tenham agentes infiltrados do Greenpiche no petroleiro e só esperavam a oportunidade de cometer a sabotagem para sacanear com o Brasil heim…

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Adriano Madureira
8 meses atrás

Tem alguma informação ,que desconhecemos, sobre eles ligando pra avisar sobre problemas que causaram o vazamento desse óleo todo meu caro??
Se tens informa a MB e a PF !!!

Fernando Vieira
Reply to  Adriano Madureira
8 meses atrás

Não soube? O óleo era venezuelano e o médico a bordo era cubano que na verdade não era médico, era um agente infiltrado. A bandeira grega também não está lá a toa, lembra da esquerda grega protestando contra medidas de austeridade?

Isso tudo foi uma conspiração lulopetista do Foro de São Paulo junto com Cuba, Venezuela, o Ruivo Hering e os Iluminati para derrubar o governo brasileiro!

Sequim
Sequim
Reply to  Fernando Vieira
8 meses atrás

Fernando, não esqueça dos marcianos, ora esses marcianos comunistas.

William Duarte
William Duarte
Reply to  Sequim
8 meses atrás

Os marcianos são de comunistas porque o planeta é vermelho, mas também são ecologistas pois o povo é verde, mas não verde de fome como os venezuelanos e cubanos que a esquerda brasileira adora. Rss

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Fernando Vieira
8 meses atrás

Faltou os Klingons e a Rita Repulsa…

Fernando Vieira
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

Não se preocupem, todos eles foram detidos por esses garoto intrometidos e aquele cachorro…

MÁRIO FILHO
Reply to  Adriano Madureira
8 meses atrás

Segundo eu li em algum site por um especialista pode ter sido por necessidade o descarte , para compensar um desequilíbrio no navio , mais ou menos isso .

Salim
Salim
Reply to  Pedro
8 meses atrás

Pedro, um barco deste carrega mais de 100 mil toneladas de óleo, em uma operação transbordo ilegal pode ter ocorrido vazamento ( aqui, como exemplo, acontece com carros pipa transporte de combustível ) Brasil tem exigir inquérito internacional orgãos competentes e ficar em cima para apuração e reparação danos.

ednardo curisco
ednardo curisco
8 meses atrás

Sobre o suspeitp

IMO: 9298753
MMSI: 240463000
Call Sign: SZIS
Flag: Greece [GR]
AIS Vessel Type: Tanker
Gross Tonnage: 84844
Deadweight: 163759 t
Length Overall x Breadth Extreme: 276m × 50m
Year Built: 2006
Status: Active

ednardo curisco
ednardo curisco
Reply to  ednardo curisco
8 meses atrás

Em marine traffic podem achar o ‘shipbook’ dos navios mercantes

ednardo curisco
ednardo curisco
Reply to  ednardo curisco
8 meses atrás

O danadinho está agora perto a Cidade do Cabo, África do Sul

Audax
Audax
Reply to  ednardo curisco
8 meses atrás

O danadinho deve estar navegando mais leve agora.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
8 meses atrás

Agora resta saber para que multinacional ou empresa nacional o navio transporta a carga.

ednardo curisco
ednardo curisco
Reply to  Adriano Madureira
8 meses atrás

Como acontece em muitos desses casos, onde os contratos muitas vezes são bem complexos, com trucentas empresas envolvidas, vamos ver se vai ter jogo de empurra-empurra.

Até porque o navio nunca se denunciou como rsponsável pelos vazamentos.

Rene Dos Reis
Reply to  Adriano Madureira
8 meses atrás

A Vale Bem ou mal esta sendo punida pelas tragedia alguem sabe se a tal da Tuv Sud tambem esta cumprindo com as obrigações , ela e gringa ne.

Gerson Gomide Priante
Gerson Gomide Priante
8 meses atrás

Gostaria

Andre
Andre
8 meses atrás

Antagonista? Não, obrigado…

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Andre
8 meses atrás

Preferia Estadão ou G1???

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Tomcat4.0
8 meses atrás

Tem notícia com o nome do navio no Antagonista, no Estadão, no G1, na Folha, no Brasil 247, é só escolher.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
8 meses atrás

Pra todo gosto em Nunão!!!

Andre
Andre
Reply to  Tomcat4.0
8 meses atrás

Não… pro meu gosto não…

Space jockey
Space jockey
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
8 meses atrás

Se bobear até no plano Brasil

Andre
Andre
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
8 meses atrás

Muito obrigado, mas nenhum destes que você citou eu confio. Vlw.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Andre
8 meses atrás

Caro Andre. É sempre uma boa postura desconfiar dos meios de comunicação. O melhor é comparar as informações apresentadas em diferentes meios (de viés de esquerda, de direita, grande portais de noticias, blogs de jornalistas independentes, agências internacionais, jornais estrangeiros…). A chance de uma informação ser correta é maior quando meios distintos e até antagônicos apresentam as mesmas coisas. O melhor é se informar desconfiando. Recomendo até ter cuidado com aquilo que aparece nas fontes que confiamos (elas também podem errar)

Felipe
Felipe
Reply to  Andre
8 meses atrás

Todos canais de mídia noticiaram esta mesma noticia.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Felipe
8 meses atrás

Sim, até o Greenpeace, que alguém mencionou em um dos comentários recentes: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/policia-federal-aponta-responsavel-pelo-oleo-no-nordeste/ Aliás, de uma coisa não se pode acusar a organização, que é esconder reais intenções. Eles são bem diretos quando se contrapõem às ações dos órgãos do governo frente ao problema, conforme o último parágrafo da nota: “Nós do Greenpeace, continuamos monitorando a situação, apoiando os grupos voluntários na limpeza, e na realização de documentação e pesquisa para se avaliar o nível de destruição. Apenas uma transição para energias renováveis e limpas, que ponha um fim à era do petróleo, pode garantir que desastres como este não… Read more »

Andre
Andre
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
8 meses atrás

“apoiando os grupos voluntários na limpeza” …. o playboy maconheiro que trabalha nesta organização ecoterrorista disse em vídeo que eles NÃO AJUDARAM na limpeza das praias por falta de conhecimentos técnicos e por se tratar de algo que deve ser realizado por órgãos competentes.

E no meu desconfiômetro, acredito no envolvimento desta organização ecoterrorista neste ataque ao nosso litoral, independendo da bandeira do tal navio ser da Grécia, do Nepal ou do Butão…

Salim
Salim
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
8 meses atrás

Suspeito conectar leilões ao acidente, sera que tem ligação!?! Baixar preço das licitações!?! Assim eles se afundam mais ainda.

Italo Souza
Italo Souza
Reply to  Salim
8 meses atrás

No é suspeito, os leilões poderiam aumentar o fluxo marítimo na Costa brasileira e por consequência poderia haver outro acidente aumentando os estragos.

Salim
Salim
Reply to  Italo Souza
8 meses atrás

Ítalo, todos os países produzem, transportam e manuseiam combustíveis, em muito maior quantidade que nos. Algumas destas ONGs são oriundas de países ricos que sao financiadores de tudo isto. Porque eles não atacam estes países que financiam miséria e o atraso em outros países. Simples, são movidos por interesses comerciais enormes. Se for por eles, abdicamos Amazônia, interditados litoral, pantanal, cerrado e por ai vai. Fazendo exploração racional e balanceado e respeitando o meio ambiente tudo pode ser feito, e só ter cuidado e fazer direito. Como exemplo temos desmatamento desordenado para agricultura e pecuária, tiro no nosso pé pois… Read more »

KMjH
KMjH
8 meses atrás

Há pouco no Programa Pânico, na Jovem Pan, o Ministro Salles falou da precariedade dos meios da Marinha, que o Governo proporá fundo da cessão de leilões de petróleo para “reequipar, corrigindo, equipar” a Força Naval. A necessidade e desejo do presente Governo é claramente pró FFAA, até o Ministério de Meio Ambiente trata disso. Infelizemente temos o Congresso sob domínio de pessoas como R.Maia, Alcolumbre, centrão… tirarao o máximo possivel que puderem tirar da União e jogar pros Estados e Municípios, onde dominam a política local e são eleitos, em seguida a chefes das duas casas do legislativo, com… Read more »

Paulo José Ferreira de Lima
Reply to  KMjH
8 meses atrás

O presidente nessa última viagem, tratou sobre assuntos militares com todos os países. É lógico que ele quer investir nas forças armadas, temos muitos militares no poder executivo. Até o ministro do meio ambiente sabe.

Space jockey
Space jockey
Reply to  KMjH
8 meses atrás

Exato KMjH, esses canalhas citados só pensam neles mesmos e em seu curral eleitoral.

Fernando Vieira
Reply to  Space jockey
8 meses atrás

Cite um político no Brasil que não pense nele mesmo e no seu curral eleitoral.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Fernando Vieira
8 meses atrás

Em geral as pessoas defendem seus interesses.
A grande questão é construir instituições que identifiquem as interseções entre esses interesses.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Fernando Vieira
8 meses atrás

O nome disto é egoísmo e é o principal mal que assola a humanidade.
Os políticos apenas possuem mais meios para demonstra-lo.
Nos próprios comentários postados vemos, como sempre, que grande parte da população se acostumou a polarizar qualquer tipo de discussão, desde o preço da banana até um vazamento de petróleo.

Salim
Salim
Reply to  KMjH
8 meses atrás

Brasil tem gasto militar entre os dez maiores do mundo, mais que Austrália, Itália, Israel…. Mais dinheiro, infelizmente agora vai ser desperdiçado. Urgente e focar no objetivo da defesa Brasil.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Salim
8 meses atrás

Caro Salim. O problema era de responsabilidade do MMA (Ministério do Meio Ambiente) que é responsável por acionar os meios necessários.

Salim
Salim
Reply to  Camargoer
8 meses atrás

Caro Camargoer, quando passa do limite legal, policia Federal, marinha, ministério público e ministério relações internacionais automaticamente estão obrigados a esclarecer e buscar verdade e a reparação. Um acidente desta magnitude tem que a solucao tem de servir exemplo.

Camargoeri
Camargoeri
Reply to  KMjH
8 meses atrás

Caro Colega. O MMA (ministério do meio ambiente) é o responsável pelo planejamento e acionamento dos meios em casos de emergências ambientais. A precariedade de MB não deveria comprometer as operações do MMA.

Gabriel BR
Gabriel BR
8 meses atrás

Agora é correr atrás da justa reparação do dano…

Carlos Eduardo Oliveira
Carlos Eduardo Oliveira
8 meses atrás

Na minha opinião, vai ficar por isso mesmo.
Igual a queda do avião da GOL em 2006, provocado por dois cabeças de bagre americanos. Deu em nada.
O governo brasileiro evita a todo custo, peitar um governo estrangeiro.
A covardia é algo inerente do brasileiro (com raras exceções).

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Carlos Eduardo Oliveira
8 meses atrás

Isto não vai dar em nada. Mais um desastre ambiental causado por terceiros empurrado goela abaixo dos brasileiros. Quem respeita país desarmado ? Tenho a mais absoluta certeza, que se fosse causado nos Estados Unidos. A US NAVY o pegaria em águas internacionais e cobraria a conta dos responsáveis.

Fernando Vieira
Reply to  Carlos Eduardo Oliveira
8 meses atrás

O acidente do avião da Gol deu alguma coisa sim. Os pilotos do Legacy ficaram detidos um bom tempo no Brasil e depois deportados. O Legacy então ficou anos no Brasil até ser devolvido aos proprietários. Basicamente a empresa comprou um avião que levou muitos anos para ser entregue, tipo nossas encomendas presas em Curitiba. Vale lembrar que os pilotos do Legacy não são criminosos, o que ocorreu foi um acidente e como todo acidente aéreo não foi um só fator que provocou o mesmo e sim uma soma de outros. Eles cometeram dois erros que foi o de não… Read more »

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Fernando Vieira
8 meses atrás

Coitadinhos, consciência. Gostei do lado humano da coisa. Fosse um estrangeiro no país deles teria sido condenado e a proprietária do avião pago uma multa enorme.

Salim
Salim
Reply to  Fernando Vieira
8 meses atrás

Fernando, legal sua resposta, resumo claro do ocorrido, infelizmente as perdas de vidas náo tem como reparar.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Bardini
8 meses atrás

Será que agora vão dar a devida atenção à fiscalização/patrulhamento de nosso litoral e adjacências ???

Junior
Junior
Reply to  Tomcat4.0
8 meses atrás

No Brasil é mais fácil as coisas caírem no esquecimento. Basta ver que toda a tragédia que aconteceu em Mariana, não foi capaz de impedir o que aconteceu em Brumadinho poucos anos depois. No Brasil é assim, de tragédia em tragédia vamos vivendo e empurrando as coisas com a barriga

Oseias
Oseias
8 meses atrás

A estimativa é que o acidente ocorreu em julho. O oleo começou a aparecer nas praias em setembro. Ou seja, mais de um mês. Se a empresa houvesse notificado o acidente, daria tempo de conter os residuos ainda em alto mar. Devido ao volume de oleo derramado, mais de 1 mil toneladas, com certeza não passou despercebido. Acredito que o capitão não avisou a empresa, pois esta teria notificado as autoridades, já que todo contrato de seguro tem uma clausula que a não notificação imediata do acidente à seguradora afasta a obrigação da mesma cobrir os danos. Ou seja, mesmo… Read more »

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
8 meses atrás

Que se faça justiça e que culpados sejam punidos. Simples assim.

O chato para carralh… é ficar ouvindo as ladainhas das torcidas.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Ricardo Bigliazzi
8 meses atrás

Ricardo.
Culpados punidos. Justiça etc. Gostaria de ser um torcedor desta alternativa.

Alessandro
Alessandro
8 meses atrás

Aguardando alguma nota de repúdio do Greenpeace, Macron, Papa, e da menina sueca tresloucada, cobrando explicações da empresa responsável grega pelo navio, da imundice que fizeram em nosso litoral, já que eles tem tanta preocupação assim com o meio ambiente.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Alessandro
8 meses atrás

Aguardando as olavetes acusarem a Grécia como fizeram com a Venezuela…. Ah me esqueci: Grécia é OTAN não é? OTAN=EUA. Ah não abafa o caso…

Alessandro
Alessandro
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

aguardando vc defender a liberdade

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Alessandro
8 meses atrás

Defendo todos os dias, ao contrário da neoconzada que estão babando a China por que Bozo foi lá assinar acordos… Mas não era China a desgraça comunista do mundo? 🤔

Alessandro
Alessandro
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

Vc era uns do que mais reclamava que o Bozo tinha que fazer negócio com todo mundo inclusive com a China, ae aconteceu aquilo que vc não acreditava e agora vc não sabe lidar com isso. Esse é o problema quando uma pessoa acredita na própria mentira.

a China continua sendo uma desgraça comunista, mas fazer COMÉRCIO com eles sem ideologia, não vai nos fazer igual a eles, muda esse nick que já tá pegando mal pra vc.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Alessandro
8 meses atrás

Ué quem reclamava da China era vocês, que agora estão babando.

Se está achando ruim o meu nick, você tem duas opções:
1- ficar calado;
2- vir aqui dar jeito, embora esta eu não recomendo. 😘

Alessandro
Alessandro
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

Vc parece ter um problema sério de percepção cognitiva, onde alguém está babando ovo pra China? Foi apenas negócios comerciais como qualquer outro, vc é que não aceita pq criou em sua mente que jamais isso iria acontecer, supere isso.

sobre seu nick, ficou brabinha é?? Falou o jogador de Free Fire rsrs..

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

“vir aqui dar jeito, embora esta eu não recomendo”. Ui, além de ricaço, mega investidor e hiper empreendedor, agora encarnou o Balboa. Deve ser engraçado viver numa bolha de imaginação.

Wilson França
Wilson França
8 meses atrás

Não há nenhuma resposta aceitável senão uma retaliação contra a Grécia, pais da bandeira desse navio. Bombardearmos algumas instalações petrolíferas deles ou talvez torpededearmos alguns navios na costa deles, pra ficarem espertos!

Fernando Vieira
Reply to  Wilson França
8 meses atrás

Guerra à Grécia! Hércules é o escambau, aqui é São Jorge! Vem de Cavaleiros de ouro que nós vamos de turma da Mônica! Vem de UE que nós vamos de Mercosul! Não sei se é uma boa ideia dar um ultimato aos gregos e tentar atacá-los não. Xerxes e Mussolini não tiveram muito sucesso tendo superioridade de homens e meios. Nós nem isso temos. E como o problema não é com o governo grego mas sim com uma empresa grega, melhor tratar tudo na esfera jurídica internacional e esperar que se determine a reparação dos danos. P.S.: Fazendo piada e… Read more »

Wilson França
Wilson França
Reply to  Fernando Vieira
8 meses atrás

Teremos apoio dos turcos nesse ataque e como compensação podemos ajuda-los enviando nossas forças especiais para acabar com os curdos!

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Wilson França
8 meses atrás

As Niteróis seriam afundadas antes de sair do porto…

Foxtrot
Foxtrot
8 meses atrás

Engraçado, não era a Venezuela o “demônio” da situação, com alguns aqui alienados como o comandante da MB comparando a um ato de guerra?
Agora vão lá atacar a Grécia rsrs.
Os espartanos virão aqui transformar isso aqui em um estacionamento para o mundo moderno.
Kkkkk
Brasileiro não consegue enxergar sua posição de peão no tabuleiro de xadrez das grandes nações!

Oseias
Oseias
Reply to  Foxtrot
8 meses atrás

Se os espartanos vierem aqui com aquelas tangas de couro e corpos cobertos de oleo (uiiiii), a lá 300, a única guerra que vão causar é entre os rapazes do posto 9 do Leblon para ver quem cerca os invasores primeiro.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Oseias
8 meses atrás

😂😂😂😂

Fernando Vieira
Reply to  Oseias
8 meses atrás

tem um vereador da Cidade do Rio que segundo falam seria linha de frente nesse conflito. Ele ficou conhecido por ser o tuiteiro oficial da república,

Fabio Araujo
Fabio Araujo
8 meses atrás

Esse é o principal suspeito, confirmando tudo isso que a investigação levantou quem vai pagar pelo prejuízo? Quem comprou o petróleo ilegal ( pois a Venezuela esta sob embargo) ou o proprietário do navio?

Junior
Junior
Reply to  Fabio Araujo
8 meses atrás

Essa briga vai longe, que comece o jogo do empurra, empurra. A não ser que a empresa dona do navio tenha seguro contra possíveis desastres naturais que possam acontecer, afinal carregar petróleo oceano a dentro sempre foi um trabalho arriscado

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Fabio Araujo
8 meses atrás

“Quem comprou petróleo ilegal (pois a Venezuela está sob embargo)?” Ilegal como? EUA não tem autoridade para determinar quem está ilegal ou legal, só quem pode fazer isso é a ONU.

Claudio
Claudio
Reply to  100nick-Elã
8 meses atrás

Até os Estados Unidos compram o petróleo da Venezuela, então não tem nada de ilegal

carcara_br
carcara_br
8 meses atrás

Diferença notícia x boato…
Sinceramente a outra matéria foi muito mais informativa e sem um título que induz ao erro…

PauloR
PauloR
8 meses atrás

Mas não foi o Maduro e o Greenpeace os responsáveis? Esse governo não tem credibilidade nenhuma, não tem um ministro capacitado

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  PauloR
8 meses atrás

Tem uns ministros bons, o problema é o chefe e os filhos do chefe que acham que são chefes… Como o pai não é um chefe, então não tem chefe, e o governo é uma zona…

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
Reply to  PauloR
8 meses atrás

Sem um inimigo em comum nenhum ditador ou político populista próspera..

É preciso uma conspiração, um inimigo oculto espreitando para que o defensor do povo, o salvador, o pai da nação seja útil…

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
8 meses atrás

Mas vejam só que coisa, foi só começar a aparecer pesquisadores com fotos de satélites que repentina e magicamente encontraram um navio suspeito…Vários
pesquisadores estão dizendo que o óleo vazou da área baiana do pré-sal…

Em uma outra nação todos, estariam, envolvidos pra saber quem são estes criminosos…todavia, estão fazendo ou querendo que o povo olhe os reflexos e não o crime, sem precedente…

É como eu disse…Vai acontecer igual ao acidente da GOL…Estrangeiros podem matar, poluir e não vai dar em nada!!!!!!

braziu, terra de ninguém!

Kemen
Kemen
Reply to  Oiseau de Proie
8 meses atrás

O. de P. – Um crime ambiental terrivel e também contra o povo brasileiro e sua alimentação proveniente da pesca, mas tenho minhas dúvidas se conseguiremos algo contra uma grande e poderosa empresa maritima, talvez a muito custo uma indenização monetária que não restituirá toda a fauna morta ou contaminada. Se for uma pessoa qualquer jogando uma guimba de cigarro na rua ou na praia ela pode até ser presa, mas toneladas de petróleo que jogaram nas nossas praias, ai a coisa pode ser dificil, envolvendo direitos do mar, tribunais internacionais e sei lá o que mais . Vamos aguardar.

Thiago Aiani
8 meses atrás

Uma matéria da BBC relata que a embarcação teria deixado a costa venezuelana o 18 Julho, carregada de um milhão de barris. Em seguida, rumo sudeste, esteve nas costa no Amapá. A embarcação antes disso tudo tinha ficado retida nos EUA por 4 dias por incorreções em procedimentos operacionais. Ou seja nos EUA a embarcação foi alvo de inspeção /fiscalização mas na Venezuela não. Os controles foram blandos ou ausentes. O mesmo ocorreu no Brasil. Não tenho ideia de como funciona os procedimentos de controle, mas se uma embarcação/ empresa já apresentou problemas, em outras nação, em outros portos, não… Read more »

Kemen
Kemen
8 meses atrás

Cara o sangue me sobe à cabeça, ainda bem que não estou num navio da marinha com um canhãozinho que fosse, se não… iria atrás desse canalha.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Kemen
8 meses atrás

Falou o jogador de Free Fire…

Kemen
Kemen
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

Thanks. Defensor da liberdade… de jogar no mar o petróleo que quiser?

ALEXANDRE DE BARROS BARBOZA
Reply to  Kemen
8 meses atrás

E afundaria um petroleiro carregado de óleo bruto, esburacando seu casco? Muito inteligente, Netuno agradece….

Kemen
Kemen
Reply to  ALEXANDRE DE BARROS BARBOZA
8 meses atrás

Não foi isso que escrevi, sem ter um canhão não faria o tanker parar para prender o capitão canalha e levar o navio a um porto nosso, o capitão que não avisou os paises vizinhos sobre o derramamento de petróleo para que pudessem ser tomadas medidas preventivas antecipadas ao desastre ambiental, o que pode levar a crer que o derramamento foi intencional.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Kemen
8 meses atrás

Olha só pq não pode liberar o porte de arma completamente.

Kemen
Kemen
Reply to  Wilson França
8 meses atrás

Não tem problema, pode chamar os traficantes do morro do Cantagalo ou os da Linha Vermelha para aprenderem o navio. kkkkkkk

Wilson França
Wilson França
Reply to  Kemen
8 meses atrás

Melhor chamar as instituições competentes. Com certeza melhor do que os traficantes ou vc com seu canhãozinho.

Kemen
Kemen
Reply to  Wilson França
8 meses atrás

è meu caro, e se elas não forem também desarmadas, por leis que não impedem o cidadão ovelha. de ser entregue ao lobo do crime. Um conhecido matou um ladrão armado dentro da residencia da mãe e responde a processo até hoje, despesa + despesa, mas pelo menos estão vivos.

Hermes
Hermes
Reply to  Kemen
8 meses atrás

Você podia começar o justiçamento pela boca mais próxima da sua casa, estaria prestando um grande serviço ao país e seria mais fácil que ter um canhãozinho para parar petroleiro. Poderia prender os traficantes e levá-los à Justiça. Vai lá…

Kemen
Kemen
Reply to  Hermes
8 meses atrás

Não tem mais, erradicamos isso do bairro e temos um posto da P. M. aqui perto, a maioria faz parte da defesa comunitaria, temos comunicação direta com o posto da P.M., os policiais aqui estão de parabéns. O indice de tráfico, roubos e asaltos praticamente terminou.

Kemen
Kemen
Reply to  Kemen
8 meses atrás

Tem traficante me negativando. kkkkkkkk

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Kemen
8 meses atrás

“Erradicamos isso do bairro”

Quando vê essas coisas, os traficantes estão circulando livremente e os puliças ganhando uma participação.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Kemen
8 meses atrás

só teria canhãozinho mesmo, o barco nem sei

Kemen
Kemen
Reply to  Space Jockey
8 meses atrás

S J – Imagine o mesmo petroleiro inundando tal como fez aqui conosco, as praias da Carolina do Norte, do Sul, etc sem avisar as autoridades norte americanas do que tinha acontecido, o que acha que aconteceria? Quando houve vazamento de petróleo de um poço maritimo da Shell no litoral do Texas e a Shell alertou o governo norte americano, ela pagou a indenização e auxiliou na recuperação, mas eles foram avisados e puderam tomar suas providencias preventivas.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Kemen
8 meses atrás

Isso vc sabe pq aconteceu, e aqui ninguem nos respeita porque somos desdentados.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Kemen
8 meses atrás

O que aconteceria? Deixa eu ver… mandariam alguns porta aviões e subs caçar o petroleiro pelos sete mares e afunda-lo?

Mattos
Mattos
8 meses atrás

Est’a me cheirando a safadeza da braba esse vazamento.

Tobyaps
Tobyaps
8 meses atrás

Por ser de 2006, este navio tanque é considerado novo, ferro velho? Alguém pode me esclarecer, por gentileza.

Kemen
Kemen
Reply to  Tobyaps
8 meses atrás

Bem novo com certeza, de uma grande empresa de transporte maritimo, e bem conservado. E o mundo se cala nesse desastre ambiental, mas se for na Amazônia tocarão as cornetas, cada coisa!

Salim
Salim
Reply to  Tobyaps
8 meses atrás

Novo náo e, um navio destes tem vida em torno 30 anos se for bem mantido. Pintura bonita acima casco náo diz muito. Manutenção motores, bombas transferência, troca de ânodos e manutenção abaixo linha água ditam a vida útil econômica de um navio. Um indicativo, que náo temos acesso e o valor seguro do barco.

Esteves
Esteves
Reply to  Tobyaps
8 meses atrás

Opera regularmente.

Delfim
Delfim
8 meses atrás

Como sempre foi dito, nossas ameaças virão do mar.

carvalho2008
carvalho2008
8 meses atrás

Vejam o fluxo das principais rotas maritimas no mundo.
comment image

Esteves
Esteves
Reply to  carvalho2008
8 meses atrás

Pois é. Olha a confusão no Caribe.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Esteves
8 meses atrás

Todo o Nordeste brasileiro desde sua faixa da ZEE é utilizado pela navegação das rotas internacionais mercantes….

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
8 meses atrás

Infelizmente e com tristeza absoluta, vejo aqui partidos, regimes, políticos acima de tudo e o BRASIL abaixo do nada! Se tem uma coisa que invejo em outras nações, é o respeito e idolatria para com sua bandeira, sua história, tipo rússia, eua, israel, china….Acho que para dar jeito aqui, só uma hecatombe nuclear e começarmos e novo!

Esteves
Esteves
Reply to  Saldanha da Gama
8 meses atrás

Se o país está abaixo de nada, levanta-te.

Sempre haverá uma porta de saída.

Rico Zoho
Rico Zoho
8 meses atrás
Antunes Neto
Antunes Neto
8 meses atrás

A multa a ser imposta deve, financiar um fundo que consiga:

1. Pagar pela limpeza do oceano – valor já gasto e futuros;
2. Manter um custeio de pescadores, marisqueiros e demais cidadãos que tiveram suas atividades econômicas sumariamente prejudicada, durante o tempo necessário para a despoluição das praias;

***

Talvez adicionar o valor de um curso, remunerando estes cidadãos, sobre como proceder na limpeza das praias e em ações em alto mar e, posteriormente, o trabalho remunerado desta população na limpeza e no cuidado do meio ambiente atingido, no tempo que for necessário, possa ser o suficiente.

Luiz Floriano Alves
Reply to  Antunes Neto
8 meses atrás

Se foi esse tanker é fácil comprovar. Tem o manifesto de carga e de descarga. Sempre fica um resíduo pesado que depois é removido, para descarte, mas pequeno face o volume total.. . Certos portos como Antuérpia tem um terminal para essa operação, inclusive recuperam valiosa carga de resíduo asfáltico.. Aqui tem??? Onde não existe esse recurso o capitão joga onde achar melhor. Se desculpam com a teoria de que o petróleo e digerido por enzimas e vira proteína (alimento…).

Esteves
Esteves
Reply to  Luiz Floriano Alves
8 meses atrás

Não será fácil comprovar. Haverão suspeitos. Caberá ao acusado o ônus de se defender.

Em direito internacional marítimo.

colombelli
colombelli
8 meses atrás

so pra lembrar, e desfazendo as mentiras que alguns néscios continuam insistindo em propalar: 1) O Ministro do meio ambiente nunca acusou o greenpeace de ser o responsável pelo derramamento. Ele questionou e cobrou a inercia do organismo por ter seu barco perto e nada ter feito. So isso. 2) Nem Bolsonaro e nem ninguem de seu governo acusou a Venezuela de ser a responsável. Ele disse que havia um “pais no radar como origem do petroleo” Só isso. Estas declarações estão gravadas, de ambos, e acessiveis na internet; então parem com mentiras infantis, deturpações e discursos esquizofrênicos. Aliás, aqui… Read more »

Esteves
Esteves
Reply to  colombelli
8 meses atrás

É por aí. Mas TAC não existe para isso.

Vai demorar. Vão apontar os navios mais prováveis e acusá-los. Com base jurídica própria do direito internacional.

O navio passou por lá, estava carregado como óleo, desligou os transponders. O navio ou os navios.

Vai demorar. Carta rogatória é feita de embaixada para embaixada e leva uns…2 anos pra sair do lugar. Nesse caso seria uma ação direta contra os operadores, como as ações que a Petrobras sofreu nos EUA e que acabaram em acordos indenizatórios.

colombelli
colombelli
Reply to  Esteves
8 meses atrás

Esteves, o TAC poderia ser firmado sem problema algum desde que os investigados assim o desejassem, Isso ocorreu com a Vale, mas não ocorrerá neste caso. Muito melhor ser réu e ir enrolando no processo no caso da empresa do navio e vendedores/compradores. A ação judicial será aqui e irá seguir nosso ordenamento, sem interferência estrangeira. O caso da Petrobras é o inverso mas confirma o que eu disse, ou seja, lá eles estão na condição que estamos aqui em relação ao navio e moveram uma ação dentro dos EUA contra a empresa, assim como MPF ou Defensoria irão mover… Read more »

Esteves
Esteves
Reply to  colombelli
8 meses atrás

Mestre, TAC é coisa nossa. O representante aqui disse que não tem nada com isso. É somente uma mesa e um telefone. Se, acusarmos algum navio e seus operadores, será uma ação de direito internacional. Os armadores estrangeiros não tem ativos aqui. No direito internacional marítimo o ônus pertence ao acusado. Quem deve fazer prova que não praticou o ato é o navio. Do lado de cá precisamos das evidências, dos fatos, dos registros que apontam o navio no local. Não será fácil. Fôssemos ricos faríamos parte desses Fundos que mantém $$$ pra aplicar em desastres ambientais. Não somos. A… Read more »

colombelli
colombelli
Reply to  Esteves
8 meses atrás

Esteves, não existe um tribunal internacional civil. A ação que será proposta será aqui, como qualquer outra e o fato de os reus serem de fora não altera nada. Eles podem firmar antes da ACP um TAC. Se vai ou não acontecer ai é outra questão. Eu fosse eles jamais assinaria, Iria pro litígio. Mas possibilidade tem sem problema algum de se firmar um TAC em um IC aqui. É como um acordo privado que poderá ser submetido a homologação judicial. O direito maritimo tem aplicação subsidiária. No caso a legislação aplicável será a ambiental brasileira, civil e criminal. Os… Read more »

Esteves
Esteves
Reply to  colombelli
8 meses atrás

Direito Marítimo Internacional. Existe desde os anos 1960. Existindo o Direito, existe a Corte.

Nações Unidas.

rommelqe
rommelqe
Reply to  colombelli
8 meses atrás

Concordo integralmente!

Antunes Neto
Antunes Neto
Reply to  colombelli
8 meses atrás

Mestre Colombelli a única inercia importante é a omissão do CONDENADO ministro do meio ambiente. Mais de 40 dias pra fazer algo é deveras questionável.

colombelli
colombelli
Reply to  Antunes Neto
8 meses atrás

Antunes, em que houve demora de atuação de algum órgão concretamente? A atuação dos órgãos é ex officio, não depende do ministro

Antunes Neto
Antunes Neto
Reply to  colombelli
8 meses atrás

As agencia locais agiram. O ministro demorou > de 40 dias para entrar com o protocolo sobre o acidente. Observe, este não foi um incidente de óleo derramado em um porto especifico com um recorte especifico de problema. Este crime ambiental chegou a + de 50 cidades do litoral brasileiro. Alguns apontam que ele ainda não acionou o protocolo, repassou a coordenação para os militares (quase depois de 2 meses) e só. Tendo inclusive retido funcionários do MMA do RJ que poderia liderar a as ações, e que teriam conhecimento para tal, por “sabe Deus que motivo”. . Transparece para… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Antunes Neto
8 meses atrás

o colega pode datar a cronologia dos fatos e agendas? pois que eu saiba, as forças armadas so entraram na ação depois de constatada que o incidente envolvia uma grande area e volune consideravel acima da capacidade do ministério…e não o contrario… Nominar ou enumerar o resultado de areas apos 60 dias não faz cronologia dos fatos. Principalmente que o oleo aparece já na prai e não em alto mar…então, o numero de praias atingidas é gradativo….é diferente ter 2 ou 5 praias atingidas e acionar o recurso condizente para tal, de ter 200 prais atingidas e acionar o recurso… Read more »

Antunes Neto
Antunes Neto
Reply to  carvalho2008
8 meses atrás

Opa Mestre Carvalho.

Não estou com o tempo de catar essas informações precisas agora. Mas te digo que nas primeiras semanas de registro dos casos já apontavam que algo maior poderia estar acontecendo. Ao menos em PE.
.
O ministro desdenhou, como de praxe no governo sobre o meio ambiente. (mesmo procedimento dos incêndios e do dia do fogo na amazônia).
.
Assim que tiver um tempo coleto esses dados.
.
Deixo o podcast prova dos 9:

https://open.spotify.com/episode/6cNWXmGOs1I5f2aTUpBTf9?si=sztbmQZ4SlmvWrX6gtqhdg

Segundo o prova dos 9 o primeiro registro foi no início de setembro. Depois aponto esse registro.

Abraço!

Dr. Mundico
Dr. Mundico
8 meses atrás

Como eu já havia comentado num post anterior, muito provavelmente esse navio não estará coberto por seguro marítimo que assegure a integridade do casco e da carga transportada, tendo em vista que DELIBERADAMENTE DESLIGOU SISTEMAS DE CONTROLE DE LOCALIZAÇÃO E NAVEGAÇÃO, procedimentos exigidos por leis internacionais e normas jurídicas de diversos países. Além do mais, se comprovado como intencional o ato de derramar óleo ao mar, isso configura CRIME, e todos aqui sabemos que crimes não podem ser cobertos por seguros! A negociação de seguros pressupõe essa relação de confiança garantida por leis, normas técnicas e…boa fé do usuário contratante!… Read more »

Esteves
Esteves
Reply to  Dr. Mundico
8 meses atrás

O navio é legal, pertence a um operador legal, tem representantes no Brasil e parece ter desligado os sistemas para não ser monitorado em razão do embargo. E porque o óleo carregado tem restrições na navegação. Passou e navegou em águas internacionais. Estudos podem apontar se o navio que transportava esse óleo encontrava-se em uma localização em uma certa data, com a carga (óleo). Estudos podem selecionar X navios e apontar ou deduzir o navio responsável. Pronto. Esses estudos são a base para acusar o navio, o operador e os responsáveis. O acusado deve provar que não foi ele. O… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Esteves
8 meses atrás

“ O acompanhamento do CISMAR atesta que aquele navio manteve seus sistemas de monitoramento alimentados (Automatic Identification System – AIS) e não houve qualquer comunicação à Autoridade Marítima do Brasil sobre o derramamento em questão.”

https://www.naval.com.br/blog/2019/11/01/navio-tanque-de-bandeira-grega-e-suspeito-de-derramar-o-oleo-que-chegou-ao-nordeste/

Esteves
Esteves
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
8 meses atrás

Alimentados…quando passou perto devem ter colocado no modo zzzzzz.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Esteves
8 meses atrás

Se desligou equipamentos e sistemas de localização, verteu óleo ao mar e não notificou as autoridades, incorreu em crime e descumpriu norma contratual. Enfim, burlou deliberadamente um contrato.

Diego
Diego
8 meses atrás

Será que a marinha brasileira se posicionará na rota deste navio para prendê-lo?

Esteves
Esteves
Reply to  Diego
8 meses atrás

O navio já foi. E passou por águas internacionais.

Diego
Diego
Reply to  Esteves
8 meses atrás

Ele foi, mas um dia volta. A questão é, estaremos lá ou nao.

Esteves
Esteves
Reply to  Diego
8 meses atrás

Volta por águas internacionais.

Kemen
Kemen
Reply to  Diego
8 meses atrás

Na minha opinião poderia.

Esteves
Esteves
Reply to  Kemen
8 meses atrás

National Kid.

Sincero
Sincero
8 meses atrás

Agora digo uma coisa, não sei se liberarão, o nosso governo acusando deliberadamente a Venezuela de ter sido responsável pelo vazamento, que realizaram um ataque contra o Brasil. Esse tipo de acusação é passível de declaração de guerra, conflitos foram deflagrados por muito pouco, é bom esse governo incauto tomar tenência senão uma hora a encrenca tá feita.

Esteves
Esteves
Reply to  Sincero
8 meses atrás

Ninguém acusou a Venezuela.

A informação confirmada é que o óleo vem dos campos de Orinoco. Na Venezuela. Os petroleiros suspeitos carregaram o óleo na Venezuela.

É bom essa gente entender e compreender as leituras.

Felipe
Felipe
Reply to  Esteves
8 meses atrás

O Bozo acusou…

colombelli
colombelli
Reply to  Felipe
8 meses atrás

Palavras do Bolsonaro: “ja temos um país no radar como origem do petroleo” . Isso foi o que ele disse. Jamais ele disse que tinha sido um derrame feito ou patrocinado pela Venezuela ou acusou os venezuelanos. O que ele fez foi dizer um fato confirmado, como bem acima salientado pelo Esteves, ou seja, que a origem do petroleo é lá e de fato é.

Siarom
Siarom
8 meses atrás

A empresa brasileira HEX foi quem identificou o navio. Segue o relatório.
https://static.poder360.com.br/2019/11/RelatorioExecucao_PF_outubro19-1.pdf

elton r
elton r
8 meses atrás

seria interesante para ter um maior monitoramento maritimo a MB buscar junto ao MD ,recursos para construção de plataformas e boias equipadas com radares e sonares de longo alcance para ficarem no limite de nossa ZEE e fazerem uma cobertura semelhante ao CINDACTA so que marinha.