sexta-feira, setembro 24, 2021

Saab Naval

Marinha envia seus dois maiores navios para auxiliar no combate ao vazamento de óleo no Nordeste

Destaques

Alexandre Galante
Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

NDM Bahia - G40 e PHM Atlântico - A140
NDM Bahia – G40 e PHM Atlântico – A140

Embarcações deixam o Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira (4) e devem chegar no Nordeste no dia 10

Os dois maiores navios da Marinha do Brasil saem do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (4) em direção ao Nordeste do país para ajudar no combate ao vazamento de óleo que atingiu as praias da região. A medida foi tomada mais de 60 dias após o óleo chegar à costa brasileira.

O primeiro, Atlântico, deixa o Arsenal de Marinha, na Zona Portuária do Rio, ao meio-dia. O segundo, o navio-doca multipropósito Bahia, deixará a Base Naval do Mocanguê, na Baía de Guanabara, às 15h. Além dessas duas grandes embarcações, uma fragata, seis aeronaves e um terceiro navio também sairão do local.

No total, duas mil pessoas participarão da missão – sendo 670 fuzileiros navais. Os fuzileiros irão desembarcar para participar da limpeza das praias, manguezais e arrecifes.

O Atlântico e a fragata vão trafegar pelo litoral nordestino em patrulha e monitoramento das águas, com exceção do Bahia – este, por ser um navio-doca, e também por questões de logística, ficará atracado no Porto do Suape, em Recife.

A previsão é que os navios cheguem no Nordeste no dia 10 deste mês.

Leia a notícia completa no site G1, clicando aqui.

- Advertisement -

216 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
216 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
mahan

Devia mandar para o litoral da venezuela para exigir reparação dos danos na região nordeste.

DOUGLAS TARGINO

Só se fosse para ser afundado.

Ulisses

kkkkkk

Felipe

Acredita no bozo? Quem vazou foi um navio grego, então…

Caio

Mas pq a Venezuela deveria fazer essa reparação de danos?

colombelli

Caio, o governo Venezuelano não, mas a empresa venezuelana que vendeu ou carregou o petroleo pode ser acionada por nossa legislação atual.

Mahan

E a empresa estatal venezuelana não tem o monopólio do petróleo daquele país?

Colombelli

Mahan é uma empresa não o governo. No direito internacional a ampresa tem personaludade juridica propria e distinta do ente estatal que a gerencia ou cria.

Caio

Acho difícil, já não foram eles os responsáveis pelo derramamento. O mesmo não pode ser dito da empresa que fez o transporte.

Colombelli

Caio e Camargoer. A responsabiludade é direta da transportadora. Mas quem vendeu/ carregou e quem comprou/ contratou respondemem vista do risco proveito da legislação ambiental cuja responsabilidade é objetiva (independe de culpa) e tambem por responsabilidade subjetiva (com culpa) por culpa in eligendo (escolha) e in vigilando ( fiscalização do transportador).

Camargoer

Caro Colombelli. Eu pensava que a responsável seria a empresa transportadora ao invés da fornecedora, ou de quem contratou a transportadora. Acho que vai levar muito tempo até conseguir que a indenização ou multas sejam pagas.

Almeida

Não há indícios de ser um ato do governo venezuelano para atacar o Brasil. É uma questão comercial e ambiental a ser arbitrada nos canais internacionais competentes. Pára de querer entrar em guerra à toa por causa de politização, tá pagando de marmita de político.

Almeida

E tem mais, se fosse um ataque à nossa soberania, você deveria estar de cagando de medo porque a nossa marinha de guerra levou SESSENTA DIAS para dar uma resposta. Você já estaria falando espanhol à esta altura do conflito.

Mahan

Lei é pra ser cumprida. A Lei responspabiliza a empresa fornecedora do óleo , não?

Camargoer

Caro Mahan. Acho que alguns colegas conhecem mais de lei internacional, mas meu palpite seria que a empresa transportadora seria a responsável.

Colombelli

Prezados Mahan e Camargoer. Vendedor comprador e transportador são solidariamente responsaveis no civel e no crime são co-reus respondendo cada qual por seus atos especificos . A lei aplicavel ao caso é a brasileira pois o dano ocorreu aqui. Processo é movido na nossa justica federal e teria por réus cíveis e criminais as empresas envolvidas e no caso do crime também as fisicas. Caso houvesse ato de governo estrangeiro, no civel ele também pode ser parte mas a conpetência seria diversa.

Alecsander

Mais nao era as Ongs que estavao fazendo isso????? Kkkkkkkkkk…

João da Silva

Venezuela não tem nada a ver com a coisa. Navio de companhia grega subsidiária da Shell é o suspeito. Daí os barris da Shell encontrados nas praias.

Nico 88

Muda o título do site e coloca “poder ideológico” Deixei de acompanhar a trilogia (e muitos outros) por causa desses comentários idiotas e ideológicos. Farto dessas baboseiras ideológicas. Setor de defesa é coisa séria. Quer debater se comunismo ou liberalismo é melhor que outro. Cria um site para tal.

Frederico

Perfeito!

Matheus

Vão sair hoje ? e só chegam semana que vem ? MB com a prontidão e eficiência de sempre…

Sinceramente

6 dias pra chegar no nordeste imagina se fosse um ataque uma tentativa de bloqueio naval ?
MB e uma vergonha com 80 mil marinheiros 80 Almirantes 43 mil oficiais 28 mil filhas pensionistas
A quem acredita que há defesa naval kkkk

carvalho2008

A velocidade do navio é padrão, aqui, na Inglaterra, e na coalizão da Desert Storm…não entendi…

Qual é o problema?

Os navios estavam no RJ porque não tinham a necessidade de estar em outro lugar….

Se houvesse risco de beligerancia com alguem….eles estariam em Natal, Recife ou Fortaleza e assim não demorariam 6 dias…

Sinceramente, seja sincero com o razoavel…

Fernando XO

Já existem navios e aeronaves na área de Abrolhos desde a semana passada… e equipes em terra há mais tempo do que isso… criticar sem saber os dados de planejamento e o conceito da operação é puro chute ou achismo, desculpe…

Antonio Palhares

Os navios partem e você quem está viajando.

Cunnighan

“Certas pessoas so querem ver o mundo queimar”

Almeida

Só agora?? Se é realmente necessária a participação desses navios, por que a demora?

João Moro

Porque AGORA é necessário. Ademais, o custo para navegá-lo é bem maior que Navios patrulha ou fragatas.

Marcos Rêgo

O custo ambiental é o maior de todos esses amigo.

João Moro

O custo ambiental, infelizmente, não temos com evitar: as correntes levam o petróleo abaixo da linha da superfície e só aparecem próximas da praia. Podemos evitar alguns litros de petróleo que eventualmente podem aparecer na superfície, mas a grande maioria não temos como evitar. Que as nossas universidades trabalhem em tecnologias para detectar esses amontoados de petróleo e colher esses resíduos no fundo do mar para que evitemos futuros acidentes ambientais como esse.

ALEXANDRE DE BARROS BARBOZA

Como nossas universidades vão trabalhar em alguma coisa se há milhares de cientistas sem garantia de bolsas para 2020, e muitos inclusive com as mesmas já cortadas?

Almeida

Ué, porque SÓ AGORA é necessário? O que mudou desde que o óleo foi descoberto nas praias?

Não seria melhor ter patrulhas na costa do NE pra PRIMEIRAMENTE EVITAR este tipo de crime?

Essa movimentação tardia da MB é puro teatro e marketing do governo pra mostrar para os fãs incondicionais do mesmo. E vocês caem como patos.

Fernando "Nunão" De Martini

“Não seria melhor ter patrulhas na costa do NE pra PRIMEIRAMENTE EVITAR este tipo de crime?”

Almeida,
O derramamento foi, segundo os cálculos, a mais de 700 km da costa, o dobro da distância da Zona econômica exclusiva. Patrulhas na costa não necessariamente evitariam crime cometido em águas internacionais.

Quanto a navios-patrulha e outros meios distritais, tem uma dúzia deles operando na região, alguns praticamente desde o início do problema. Já tem várias notícias publicadas, vários comentários com links, não falta informação para você se atualizar.

Alex Barreto Cypriano

E o poluidor casualmente escolheu o ponto mais favorável pra ampliar ao máximo o resultado do derrame. Consta, ainda, ter feito uma operação ship-to-ship próximo à Malásia (recarregando o que descartou pra mascarar, no destino final -onde, mesmo?- o eventual crime?…).
E a declaração do sr presidente da república de que ‘o pior está por vir’? Os desmentidos e desconversas em torno dessas botinadas verbais parece mostrar um padrão: o de que algo superior ao presidente faz o manejo das consequências do que ele diz quase sem querer querendo…

Almeida

Nunão, nada altera o fato que as denúncias chegaram há mais de 60 dias e a MB só se mexeu uma semana depois do óleo nas praias. Inadmissível na minha opinião. E mais ainda agora, enviando toda a esquadra só pra aparecer na mídia, depois do leite, óleo, derramado.

PS: a USCG patrulha todo o Atlântico e Pacífico, zonas de interesse dos EUA. Eu gostaria que a MB pudesse patrulhar todo o Atlântico Sul também, não apenas nossa ZEE. Evitariam mais atos criminosos como esse e outros.

André Souza

Almeida vá até o Comando da Marinha e expresse sus opinião para o Alter Ilques, você deve saber comandar esse tipo de operação melhor do que o Cmdt de Operações Navais né ? Sabe mais que um Almirante você…sqn.

Almeida

Estou questionando a medida do almirante, como cidadão. Cabe à MB ser transparente e explicar por quê. Não preciso ser almirante para isso, nem você, basta pagar os impostos que financiam as ações da MB e do Governo. Isso se chama democracia.

Agora, se você acha que oficial general é infalível e incorruptível e por isso não precisa dar satisfações aos cidadãos, bem, você é marmita de ditador. Vai pra Venezuela! 😉

Nico 88

E antes não era?

nonato

Arranjando motivo para criticar o governo?

Sequim

Não precisa. Esse (des)governo é uma piada pronta.

C. César

Saudades das roubalheiras em escala épica que teu partido fazia?

Filipe Prestes

Qual será a serventia do Bahia atracado em Suape?

Fabio Araujo

Como opera com helicópteros estes devem fazer buscas na região!

Eduardo

Aí não precisa do Navio;;;

Admiral Cunnighan

O Navio serve como aerodromo flutuante,mais realmente talves desse pra fazee isso com o alcance por terra mesmo …

GuerreiroComunistaDoutrinador

putsss

Marujo

Ele será usado como base de apoio logístico aos fuzileiros que participaram da limpeza.

Marujo

Participarão*

Enes

Filipe Prestes, esse navio, o Bahia, fornecerá logística para as operações.

Camargoer

Caros Colegas. O EB tem Tropas no NE. Em outro momento, já discutimos aqui que monitoramento de mancha de óleo deve ser feita por aviso ou imagem de satélite. O G40 e o A140 teriam qual necessidade? Complicado, né?

Fabio Araujo

Você tem que ter meios para retirar o óleo em alto mar, os satélites podem monitorar, mas os navios é que fazem a retirada! E se esses navio estiverem operando helicópteros estes vão ajudar na localização das manchas que serão retiradas!

Fernando "Nunão" De Martini

Camargoer,
Provavelmente o G40 e o A140 cumprirão funções similares (e algumas adicionais) às que motivaram a USN a mandar em 1989 um LSD e um LPD americanos para o desastre de Valdez, conforme esta notícia daquela época, cujo link também coloquei abaixo, em resposta ao Ozawa:

https://www.latimes.com/archives/la-xpm-1989-04-17-me-1839-story.html

Camargoer

Olá Nunão. Pelo que entendi, a USN usou os navios para dar suporte logístico às equipes que trabalhavam no Exxon Valdez, o que faz sentido. Estou intrigado com a ausência dos meios específicos usados pelas petroleiras para conter a mancha e recolher o óleo antes de chegar ao litoral. O G40 e o A140 seriam as melhores plataformas para apoiar as equipes de limpeza e contenção, mas são inadequadas para a limpeza em si. Outra coisa que intriga é a ausência da fonte de vazamento. No caso do Valdez, a fonte era o próprio navio acidentado, o que permitiu conter… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Camargoer, tem navios da Petrobras trabalhando junto com os da Marinha, a informação está em matérias já publicadas.

Admiral Cunnighan

Amigo vc sabe me explicar pq os caras nao usam SONAR que talves seja a unica coisa q funcione ao inves de radar e gps …

colombelli

Camargoer, se tu reparou as manchas no caso agora são diferentes de um vazamento convencional. São de pouco tamanho, fracionadas, conforme voce mesmo ressalta abaixo, e não permitem cerco ou bombeamento. Destes navios poderão partir embarcações menores para coleta manual e helicopteros para localização. Manchas pequenas não poderão ser localizadas via satélite. E respondendo a sua pergunta dentro do meu limitado conhecimento que vem de um primo que hoje aposentado trabalhou anos nas plataformas, há meios de contenção em todos terminais e plataformas, porem no caso como o derrame é ao longo de várias centenas de km e é fracionado… Read more »

Camargoer

Olá Colombelli. Concordo com você que o problema foi agravado pela inexistência de um ponto conhecido de vazamento (como foi a DeepHorizon e o Exxon Valdez). O Nunão sugeriu um comunicado da Petrobras onde é mencionado que ela tem meios especializados operando e também deixa claro que a responsabilidade pelo vazamento seria de outras empresas. A MB está divulgado bons comunicados, inclusive que é conclusivo que o óleo foi extraído na Venezuela. As páginas do Ibama e MMA têm videos, fotos, etc.. mas pouca informação sobre as ações de limpeza e contenção. Na PF nada.

colombelli

Normal a PF não falar Camargoer. O CPP determina sigilo. Este é um caso sui generis. O normal é termos um vazamento partindo de um local único e que prontamente é detectado, podendo no mais das vezes ser isolado com barreiras. No caso de Deepwater Horizon e do Valdez era assim, se tinha ao menos um ponto fixo. E foi na hora Neste caso temos um derramador móvel, manchas fracionadas e pequenas, aparecimento somente dias depois. Pior, ao que consta elas transitam longas distâncias por baixa da água, indetectáveis. Até a olho e proximo é dificil localizar. Põe por terra… Read more »

Camargoer

Caro Colombelli. Nos comunicados da MB mencionam que além dela, o MMA, IBAMA e PF estão trabalhando coordenados. Estou apenas informando os colegas que estiverem interessados em buscar informações oficiais. Sem juízo de valor.

Colombelli

Sim. Entendi que não fazes juizo de valor e não tomes minha ponderação como critica ao que tu disseste. . Mas convenhamos relações publicas não é o forte da MB. E nem tera muito o que mostrar neste caso pois são ações pequenas, dispersas e atomizadas. Eu acho satisfatorio o nivel de informação. Ontem ate um delegado da PF falou.
No site do EB tem diversas menções.

Camargoer

Caro Colombelli. Concordo com você sobre a dificuldade do Min.Defesa de coordenar um serviço de RP profissional. Esse trabalho de comunicação tem um objetivo oposto á “propaganda” ou “marquetagem”. Falta profissionalismo nas forças armadas em sua relação com a sociedade.

teropode

Desnecessário, voluntários e o EB são o suficiente ,

Pirata

Os voluntários do EB conseguem fazer coleta em alto mar

Camargoer

Caro Pirata. São coisas distintas. Por um lado, há o óleo que chegou e chegará nas praias. Inicialmente, as prefeituras e voluntários estavam recolhendo esse material (com os riscos de intoxicação). Outra coisa é a contenção e o recolhimento do óleo espalhado no mar para impedi-lo de chegar às praias. O primeiro problema poderia ser feito pelo EB sob orientação do Ibama; imagino que o segundo problema demandaria meios especializados disponibilizados pelas petroleiras. Neste momento, os custos precisam ser arcados pelo poder público e torcer para a identificação dos responsáveis para cobrar o ressarcimento futuro.

claudio silva

e por acado vão coletar em alto mar? nao seria melhor mandar aviao para acompanhar as manchas.

teropode

O óleo só é percebido quando está a menos de 50 metros da praia , há várias matérias sobre esta condição de densidade deste tipo de óleo, não há como coletar óleo em alto mar . Se informe melhor e faça correções .

Marcos

Desnecessário

A MB possui muitos militares na região do Nordeste, levar os dois navios para lá vai ter um ganho de holofotes e uma perda de recursos.

MB sendo MB desde… sempre

Wardog1

Completamente inadequados

Marinha do Brasil nao e nem guarda costeira, nem marinha d guerra

E so dindin público desperdiçado mesmo

PACRF

Concordo. O Brasil precisa de patrulhamento oceânico e costeiro com os meios aéreos e de superfície adequados para essa finalidade. Mandar os “dois maiores navios” da marinha serve apenas para dar satisfação tardia à opinião pública.

Almeida

Exatamente! A MB não cumpriu sua função de guarda costeira e agora tá querendo aparecer mandando seus maiores (e únicos) navios para a região pra agradar a opinião pública. Porém só tá agradando os fãs deste governo, para mim está bem claro o erro tanto da MB quanto do Ministério da Defesa, prontidão ZERO nesta crise!

Fabio Araujo

Os helicópteros que eles levam vão ser muito útil na localização do óleo ainda no mar, vão aumentar ainda mais as áreas de buscas! Antes tarde do que nunca!

Almeida

Sei não, acredito que os P-3BR da FAB e outras aeronaves de asas fixas seriam mais eficientes neste caso. São muitas milhas a serem cobertas.

Nunes

A FAB já passou mais de 130h de sobrevoo. Está na hora de se atualizar! Não custa ler outras matérias antes de falar.

teropode

Meu Deus, insistem com este papo de óleo superficial em alto mar , teimosia aliada ao desconhecimento .

Marcos R.

Falta de meios, porta helicópteros para cumprir função de navio patrulha, resultado de dias décadas de descaso com a frota e megalomania em planos superfaturados.

Marcos R.

Duas décadas.

Fernando "Nunão" De Martini

Marcos, sem querer desmerecer seu argumento sobre décadas de descaso, os navios-patrulha já estão atuando por lá, mais de uma dúzia deles, há várias semanas. Certamente o navio doca multipropósito e o porta-helicópteros multipropósito vão ajudar realizando funções diferentes que não são possíveis de cumprir com navios-patrulha.

Marujo

Parece-me que o Alte. Sabóia ainda não voltou da região, não é, Nunao? Ainda dá para correr atrás do patrulheiro inglês que está nas Malvinas, já que parece que o dinheiro do FNM não vem mais. Com o alto mar mais patrulhado, talvez esse tipo de ilícito não ocorresse.

Fernando "Nunão" De Martini

Marujo, o derramamento, ao que tudo indica, se deu a mais de 700km da Costa, muito além da zona econômica exclusiva, que seria a área natural de patrulha.

Marujo

Obrigado pelo esclarecimento.

FERNANDO

Nãoooooooooooo
e se quebraaaaaaa

Ozawa

Se por um lado evidencia sua presença máxima com o uso dessas embarcações, por outro, ao meu juízo, evidencia sua carência máxima com o uso dessas mesmas embarcações …

Afinal, mutatis mutandis, seria possível imaginar um LHA e um LDP americanos em um desastre ambiental correspondente na costa americana para “realizar patrulha e monitoramento das águas”? A pergunta é retórica, pois a USCG, e mesmo a USN, usariam outros meios aéreos e navais antes de chegarem, se necessário, a tal nível de comissionamento …

Enfim, se é o que se tem, use-se.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, Ozawa, tanto seria possível imaginar LPD americano sendo usado em situações do tipo como foram, na época do derramamento de óleo no Alaska.

A notícia abaixo, de 1989, é sobre o envio do LPD Juneau (classe Austin) e do LSD Fort McHenry (classe Whidbey Island) para ajudar nos esforços após os derramamentos nem Valdez:

https://www.latimes.com/archives/la-xpm-1989-04-17-me-1839-story.html

Ozawa

Bem, Nunão, abstraindo a proporção do derramamento no Alasca, num juízo residual da memória maior que o caso presente, bem como o lapso de tempo que dificulta a avaliação comparação de meios daquela época, a matéria trazida por você fala estritamente de suporte de pessoal para limpeza e logístico.

Ainda penso que nos dias atuais, com os meios atuais, e com a equivalência de desastres ambientais, os meios americanos seriam outros. Enfim, como disse, nada obstante, se é o que se tem na MB, use-se.

FJJ

Dentre as razões, vale lembrar que estamos falando do Nordeste brasileiro vs o Alaska.

A presença militar terrestre americana lá é muito pequena. Provavelmente precisavam de equipamentos que não valeria a pena levar por via área mesmo. Já no Nordeste… O que um navio atracado em Suape vai ajudar, vs a presença do EB, FA e a própria MB da área, não consigo compreender.

Dalton

Não sei se vale como exemplo também, Nunão, mas, furacões como o “Katrina” deixaram um rastro de destruição e poluição, causada por óleo também e para a região foram enviados navios “anfíbios” também.

Fernando "Nunão" De Martini

Claro que vale como exemplo, Dalton. Bem lembrado também. Mas ainda assim não faltarão pessoas brigando com os fatos só porque não combinam com suas opiniões.

Alex Barreto Cypriano

Em coletiva, o almirante declarou que a MB e o CFN fazem comumente exercícios anfíbios naquela região por essa época do ano. Então juntaram as duas coisas, ao menos no nivel da propaganda e ainda eclipsaram a chegada do Wasp no Rio. Jogada de mestre do antiamericanismo patrioteiro tupiniquim.

Alex Barreto Cypriano

No Katrina tinha vida humana em perigo. No Exxon Valdez, foi colisão à vista. No BP, teve cobertura internacional. Coisa muito diferente foi o nosso sinistro, que, de qualquer maneira já tinha acontecido. Bote da MB ali é cadeado em portão já arrombado. Mas tudo bem, fica bonito na foto e demonstra espirito de serviço…

Paulotd

Antes tarde do que nunca. Corveta Caboclo já tá lá perto de Abrolhos

Sinceramente

40 anos lá KKK

Paulotd

Finalmente sairam do Rio de Janeiro

DOUGLAS TARGINO

Será que vai ter visitação?

DOUGLAS TARGINO

Reclamam quando esses navios ficam apenas no Rio, e quando eles saem do Rio e vem ao Nordeste (coisa que só deve acontecer com outra porcaria acontecendo por aqui) e o pessoal reclama de novo. Não sabem o que querem!

Mayuan

Engano seu. Eles sabem muito bem o que querem e o que mais querem é reclamar. Lamentável é como o fazem cheios de “certezas” não obstante a enorme falta de embasamento seja teórico ou prático…

Tomcat4.0

Creio que o suporte que estes navios poderão dar vai ser muito bem vindo.

Bueno

Conforme informado pelo Presidente , o pior esta por vim. Referente a tragedia ambiental. Ou Ecoterrorismo.

Almeida

Cadê as evidências do tal ecoterrorismo? Estou curioso.

Juarez

Em breve, muito em breve.

Alex Barreto Cypriano

O caso merece um Xiii ou um Bah?

Leigo

Um vixi, como no NE.

Space Jockey

PQP

teropode

Um Uai e um que trem doido é isto ? Só vão transportar a tropa pra atuar na praia , este tipo de acidente não requer esta i intervenção.

Señor batata

Boa tarde a todos. Uma coisa que não sai da minha cabeça é que tal evento pode ser um alerta sobre como o Brasil poderia melhorar e muito a estrutura para desastres. Hoje mesmo o Brasil explora petróleo no mar e com tal atitude se sujeita ao risco de eventualmente ter problemas (sim eu sei q se toma diversas províncias para se evitar tal situação). Quem sabe q depois desse caso o Brasil não comece a desenhar um plano de contingência para q fiquemos prontos antes de q os problemas estourem. Assim conforme problemas venham a ocorrer nós teremos uma… Read more »

J.Neto

Concordo em número, gênero e grau Galante…

FERNANDO

OK.

Fernando Garcia

Havia uma época em que os comentários eram mais procurados que a própria matéria. Triste ver isso. A de mais, deixa a Marinha!!! Se não manda e porque não mandou. Se manda, porque mandou? AFFF, pela amor gente. Ni guem imaginou que a origem é em alto mar e de helicóptero dá pra percorrer centenas de quilômetros rapidamente?? Porta helicóptero , entenderam?? Rapaz….

Esteves

Como dizia Vicente Matheus…

– o jogador quer jogar no curintia porque o curintia é a prateleira do futebol.

Aonde é que essa turma escreve, publicam e ainda viram comentaristas?

mk48

A culpa disso é de vocês editores. Bloquearam os comentaristas com mais conhecimento e também mais criticos, e assim ficaram esses zé ruelas baixando o nível do blog. Aposto que vai bloquer esse comentário. NOTA DOS EDITORES: NÃO É POLÍTICA DO BLOG BLOQUEAR COMENTARISTAS COM CONHECIMENTO OU CRÍTICOS, E SIM INCENTIVAR A TROCA DE CONHECIMENTO E AS CRÍTICAS CONSTRUTIVAS. COMENTARISTAS BLOQUEADOS SÃO OS QUE DESRESPEITAM SISTEMATICAMENTE AS REGRAS DO BLOG, XINGANDO, DESRESPEITANDO OS DEMAIS, USANDO O ESPAÇO PARA PROPAGANDA OU PARA BRIGAR COM SEUS DESAFETOS E DIVERSAS OUTRAS ATITUDES QUE NÃO COMBINEM COM AS REGRAS DOS SITES DA TRILOGIA. SE… Read more »

Bueno

Certíssimo!
ótima oportunidade para Mostrar a Bandeira da Marinha!

Camargoer

Caro Galante. Creio que o problema nada tem a ver com a MB empregar seus maiores navios para atuar desse desastre ambiental. Faz todo sentido, inclusive empregar os P3M para monitorar o deslocamento da mancha de óleio (eu e alguns colegas sugerimos alguns textos sobre como é possível usar radares e outros sensores em aeronaves ou satélites para acompanhar óleo na superfície do mar). O Nunão colocou um link sobre a USN usando navios como plataforma de apoio às equipes técnicas que trabalharam na contenção do vazamento do Exxon Valdez. Os meios da MB poderão fazer algo parecido, mas parece… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“mas parece que faltam os meios especializados, geralmente operando para grandes petroleiras, capazes de conter e recolher o óleo derramado.”

Camargoer,

A Petrobas está com dois navios tipo OSRV (Oil Spill Response Vessel- ou Oil Recovey Supply Vessel) ajudando. Se são poucos, se são suficientes,se serão só esses ou mais eu não sei. Mas estão lá, segundo a empresa.

http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/limpeza-das-praias-no-nordeste-veja-nosso-esclarecimento-sobre-manchas-de-oleo.htm

carvalho2008

São os B.F.H.C. Galante…. “Brazillians Haters Football Club”…. Tempos atrás…tínhamos o surgimento dos Trolls… Agora, temos os Brazilians Haters Football Club….é uma associação de 200 milhões de inscritos que adoram falar mal das coisas, em especial de si mesmas e Brasil… Frequentemente isto é associado a baixo estima em que a ação reflexa é imputar sempre a culpa ao vizinho conterrâneo…. Este estado psicótico também é acometido na maioria das vezes com a percepção de que tudo lá fora é melhor, nos estágios iniciais, pode ser facilmente confundido com a percepção ou idealização da Champagne importada a revelia dos ótimos… Read more »

Esteves

É isso.

carvalho2008

Pequenas coisas que representam a mentalidade do brasileiro e que ele jura que somente o outro brasileiro faz, nunca ele mesmo, depois quer que o Brasil funcione e dê certo quase que por milagre: 1) Pegar a caneta do Trabalho para casa; 2) Tirar Copias de documentos particulares no Trabalho; 3) Imprimir trabalhos particulares no serviço; 4) Usar a Internet do Trabalho para fins particulares; 5) Sonegar Imposto de renda; lançar recibos que não existem; 6) Parar em vagas proibidas ou de deficientes e idosos; 7) Acelerar no Farol Amarelo; 8) Viajar na Eleição e fazer falsa justificativa de ausência… Read more »

carvalho2008

13) Contratar o parente do amigo, porque afinal este poder de decisão lhe pertence e não importa se exista outro candidato mais qualificado, um dia você pode precisar da reciproca com parente seu;

Esteves

13 tá bom.

Esteves

Olha só…

Antes do anúncio da fusão da FCA com a PSA, o presidente da Peugeot afirmou que foi um erro da empresa ter lançado a linha 207 no Brasil. Não representa a força nem a marca. E ainda repetiram o erro com a linha 208.

É gente de fora que demorou para entender que o Brasil se transformou naquilo que fizeram com ele. Falta a gente de dentro.

O país é muito melhor e muito maior. Mas a gente vai deixando, vai deixando…

Bueno

Carvalho, É claro que o Brasil é fora da curva mas isto não é exclusividade do Brasileiro. Diversos países desenvolvido com IDH altíssimo ocorre o mesmo.
Conheço fatos na Dinamarca, de adulteração de produtos por donos de lojas pra levarem vantagem.
Casos de Clientes em hotel e cruzeiros marítimos de reclamarem do restaurante no dia seguinte só pra se safar de pagar a conta. Norueguês, Americano Etc… é a natureza mal , corrompida do ser Humana.

carvalho2008

Não…sem dúvida não é exclusividade do Brasileiro.

Mas aqui é mais acentuado.

Todos os governos estão experimentando crises globais de democracia e corrupção, mas aqui de fato é o expoente…

Fiz a lista apenas para ilustrar que o brasileiro adora reclamar, mas não olha o proprio umbigo, e as coisas são o que são não por conta dos outros, mas sim pelo nosso proprio somatorio.

Então vamos parar com esta estoria de reclamar, tá na Terra, então faça a sua parte que melhora.

Reclamar e não fazer, só piora.

Isto é um Forum de alternativas e atualidades sobre defesa….

Sergio Cintra

Isso chama-se FALTA de EDUCAÇÃO, não de “instrução”. Não repreender no momento certo!
Trata-se de “berço acomodado”.
Qdo. educamos, o custo de dizer NÃO é alto. Exige explicações e informações. Passar a mão na cabeça e mandar para a rua ou assistir algo é mais fácil.
Agora temos q aguentar, esse “divertimento”!

Esteves

Incorreções e imperfeições são da vida e do site. Os editores, os marinheiros e os apaixonados mestres estão aqui também para esclarecer…e eu só queria entender.

Mas tem gente abusando.

Almeida

Claro que eu deixo a MB trabalhar. Minha questão é: por que somente agora? Faz SESSENTA DIAS que acharam o óleo nas praias!

carvalho2008

Você sabe o dia em que a Marinha e o Exercito e o GF acionaram medidas?

Esteves

“…Em sua decisão, a juíza federal Telma Maria Santos Machado escreveu que a União já havia acionado o Plano Nacional de Contingência para esse tipo de desastre ecológico:

“A União demonstrou que o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional não só já foi acionado, como os órgãos que integram sua estrutura já́ vinham atuando desde os
primeiros sinais deste acidente ambiental, mesmo antes de tal acionamento”.“

5 dias.

A juíza determinou que o MP tem 15 dias para explicar o que mais deveria ter sido feito.

Gente boca mole.

carvalho2008

Pois é….sindrome BHFC – Brazillians Haters Football Club

Esteves

Apareceu um louco boca mole no programa da Fátima Bernardes…gritando que as praias do nordeste…o mar do nordeste…o oceano do nordeste…o vento do nordeste…os peixinhos do nordeste…até a estautua do Padim tava com óleo.

Se o acidente tivesse acontecido em Santa Catarina tava tudo certo.

Gente boca mole.

Fernando "Nunão" De Martini

Almeida, Dê uma olhada nesse documento em pdf, da justiça federal de Sergipe, em que estão detalhadas várias ações realizadas desde que óleo foi encontrado nas praias. Tem muita gente, navios e aeronaves trabalhando desde aquela época.

https://pje.jfse.jus.br/pje/Painel/painel_usuario/documentoHTML.seam… PROCESSO No: 0805679-16.2019.4.05.8500 – AÇÃO CIVIL PÚBLICA CÍVEL AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RÉU: UNIÃO FEDERAL 1a VARA FEDERAL – SE

Deu problema no link, segue o endereço onde vc pode baixar o pdf. As ações da Marinha desde o início da crise, em setembro, começam na página 9.

https://www.poder360.com.br/brasil/justica-federal-reconhece-acao-do-governo-para-conter-vazamento-de-oleo/

Oiseau de Proie

As manchas de petróleo começaram a aparecer na Paraíba a mais de 3 meses e desde então foram observadas nos mais de 2.000 quilômetros que compõem o litoral nordeste, incluindo o arquipélago de Abrolhos…

Mas segundo o nosso “governante” e o seu ministro da pesca esse vazamento não afetará os peixes pois são inteligentes e desviam do óleo!!!…e que portanto não devamos nos preocupar com a falta de agilidade de sua equipe de governo…

Esteves

Ele é o presidente. Como todos os que o antecederam. Alguns mergulharam as mãos no óleo e na merda. Outras e outros foram com o vento.

A vida é assim. As vezes alguns nos representam. As vezes graças a Deus que não.

Enes

Galante, esses comentaristas não entendem de fezes de cabrito e querem entender de Marinha.

JACUBÃO

Se os Navios não suspendem o povo reclama.
Se os Navios Vão para o mar trabalhar o povo reclama.
Arrego para vocês.

Marcos Cooper

o que a MB levou embarcado no Atlântico Galante?

TeoB

– Alexandre Galante ´´… Ela vai matar vários coelhos com uma só cajadada: vai treinar com os navios e tripulações no Nordeste, fazer ação de presença e patrulha, colaborar na limpeza do mar e das praias e ainda ficar bem com o Governo Federal…´´

Pensei a mesma coisa quando vi a manchete… mas ainda acrescento uma coisa, vai gerar conhecimento para esse tipo de situação, pois após o emprego desses meios e o encerramento das operações tenho certeza que serão feitas avaliações e lições serão aprendidas.

Admiral Cunnighan

Amigo vc saberia me explicar pq os caras etmb ninguem ate agora falou sobre o uso de SONAR,para Localizar o Oleo,ao inves de Radar e GPS que nao tem efeito nenhum nesse caso ???

Space Jockey

Parece que vão entrar muitos bilhões devido ao aumento da exploração do pré-sal nos próximos anos, só esta semana serão 106 Bi do leilão da cessão onerosa, 1/3 para cada ente federado. Em 2030 a previsão é de sermos o quinto maior produtor de petróleo mundial, agora sim virão recursos suficientes para nossas forças armadas… SQN. Eu não acredito, quem quer faz com pouco, quem não quer não faz nem com muito.

Oiseau de Proie

As únicas contas pra onde entrarão muitos bilhões serão as das petrolíferas estrangeiras…

O braziu é uma Ferrari pilotadas por macacos…!!!…

Juarez

Que bom assim vocês não ter como detonar a Petrobrás novamente, e aínda,as petroleiras estrangeiras vão gerar empregos, pagar impostos,royalties que retornarão sob forma de investimento e infra estrutura.
Obviamente que sem as empreiteiras “cumpanhera”.

Oiseau de Proie

Seu capitão esta morto politicamente e nenhum partido que exista hoje é sujo o suficiente para aceitar esse marginal…

C. César

E o seu ídolo esta preso. Chora.

Space Jockey

Olulatapresobabaca

jucleidianni jucleidetti

Nós poderíamos muito bem comprar o projeto do atlântico e construir mais umas duas embarcações do tipo, são muito bonitos e modernos, mesmo tendo 20 anos apenas de uso… quando o Brasil comprou, parecia que foi feito no ano…

MMerlin

Longe de querer desmerecer o Atlântico, mas acredito que uma embarcação com doca alagável, se o problema não for dinheiro, seja de maior valia.

carvalho2008

Mestre Merlin,

Sabe que as vezes tenho dúvida disto?

Acho que seria uma boa matéria a discussão sobre as vantagens e desvantagens de um anfíbio com e sem doca alagável

Eu sei que o supra sumo seria os hovercrafts….

Mas o custo e espaço realmente valem a pena???

O assalto se dá pelos helis médios e pesados, material pode ser levado por LCUs e Mexeflotes…. as vezes penso nisto sobre boque é luxo ou necessidade imperativa

Rodrigo

Um porta helicópteros sem helicópteros…marinha sendo marinha

Matheus

Sem helicopteros?
Onde?

Tem algum link sobre isso?

DOUGLAS TARGINO

E ele precisa ficar com capacidade máxima sempre é? Esse navio basta ter 6 helicópteros nele que é suficiente para o que ele faz no Brasil!

Fernando XO

Já há helicópteros na cena de ação…

2Hard4U

Você baseou essa sua “brilhante afirmação” em quê???

Caique

Eu queria muito visitar o Atlântico, que abra para visitação em Salvador…

Camargoer

Olá Caique. Visitei o A140 em Santos, mas lamentei que os helicópteros estivessem em S.Pedro da Aldeia (a MB faria manobras na outra semana) e as áreas inferiores estavam fechadas ao público. Ainda assim, foi legal.

Larri Gonçalves

A Marinha do Brasil deverá estar cada vez mais preparada para acidentes ou incidentes ambientais, mais do que nunca, sendo que esses acidentes ou incidentes exigirão cada vez mais uma resposta mais rápida, por isso seria necessário uma força maior da MB no nordeste ou norte do país, como já se falou anteriormente, talvez no Maranhão para ter meios disponíveis para combater de forma mais rápida situações como esta, afinal a bacia petrolífera está mais a norte (o caso da Venezuela), não basta apenas se preocupar com as bacias petrolíferas do centro-oeste, queira ou não essa é uma função principal… Read more »

Bardini

Excelente ação de presença naval, mas o problema é que vai virar propaganda, dando a entender para aqueles que entendem lhufas do assunto, que a situação da MB não é outra tragédia, muito mais grave do que esse derramamento de óleo.

Esteves

Penso que tá certo. Comprou os navios para usar. Para treinar. Poderia ser uma tragédia maior. Vamos usar o que temos, colaborar com um planejamento de análise de risco com ítens de ação, de checagem e resultado. Estamos preparados se repetir? São os meios que a MB dispõe. A guerra nesse momento trava-se contra o desastre ecológico, contra a mídia sensação, contra quem fez e contra a turma que torce para o jacaré. Sucesso aos marinheiros. Vamos mostrar que não somos macacos, não vivemos no braziu, não nos envergonhamos de nada, não somos terra do ninguém, nem bozos. Momento de… Read more »

Carlos Alberto Soares

Ações de presença, patrulha e suporte.

india-mike

Não vou ser crítico à MB pois não sabemos dos detalhes do que motivou esse envio do Bahia e do Atlântico, mas acredito que esse episódio todo mostra como a MB não tem meios adequados para responder rapidamente à acidentes (ou crimes) dessa natureza. Eu sou contrário à ideia de que a MB precise de um grande número de navios específicos para diferentes funções. Penso exatamente o contrário — um número menor de navios polivalentes, padronizando e simplificando a logística da frota. Lamento ser repetitivo mas o tipo de navio que a MB mais necessita na minha opinião é algo… Read more »

india-mike

Um navio de apoio oceânico desses em cada um dos DN litorâneos, além de ajudar nas missões de PatNav, seria capaz de prover apoio logístico, SAR, operações aéreas, hidrografia (como eles tem equipamentos para analisar correntes/leito marinho novamente são úteis em episódios como esse), apoio a calamidades, além de poder ser equipados com equipamentos para realizar a retirada do óleo derramado do ar — processo esse que a MB está realizando manualmente pois não possuímos nenhum navio com a capacidade de fazê-lo. Vejam bem, esse navio serve como um “canivete suíço”, e como é de construção completamente civil (logo, não… Read more »

Esteves

Seria. Poderia. Mas não é o que se tem. Essa publicação…esses navios da Damen…sabe quanto custaria um lobby deles para convencer a MB? Eles se entregariam a isso pra vender 2? Nada que faz sentido é lá muito prático. Antes de encomendar esses navios da Damen precisa construir doutrina e programas. Não dá pra comprar direto. A lei impede. Teria que fantasiar uma nacionalização com o estaleiro deles aqui. Pedir orçamento. Pagar em euros que não temos. Começar a olhar para a costa e…para uma guarda costeira que a MB não quer. Seria um PROROLE. Outra coisa que a MB… Read more »

india-mike