Helicóptero MH-60R lançando sonoboia

Helicóptero MH-60R lançando sonoboia

NEWTOWN, Connecticut — A SSQ-53 (V) é uma série popular de sonoboias fabricada pela ERAPSCO (uma joint venture entre a Sparton e a Ultra Electronics) que possui diversas variantes, sendo a mais recente a SSQ-53G e a SSQ-53G ( GPS).

O SSQ-53G DIFAR é uma sonobóia do tamanho A da Marinha dos EUA que combina uma capacidade passiva omni direcional de banda larga e calibrada em uma única sonoboia multifuncional. Esta sonoboia DIFAR possui um recurso de GPS que requer a seleção de funções de comando para operação do GPS. (O GPS é inicialmente desativado por causa da entrada na água) É possível lançá-la de aeronaves de asa fixa ou rotativa ou pode ser lançada do convés de uma embarcação de superfície. A descida da sonoboia é estabilizada e desacelerada por paraquedas.

A SSQ-53G (GPS) DIFAR é uma sonoboia do tamanho A. É uma sonoboia direcional passiva com GPS feita especificamente para clientes internacionais usando o código ASCII NMEA. Além da diferença do GPS, é idêntica a uma 53G. Esta sonobóia é para clientes internacionais (fora dos EUA) que exigem capacidade de GPS.

A Marinha dos EUA comprou mais de meio milhão de sonoboias SSQ-53G em julho de 2019. Prevê-se que essa variante se torne uma das principais no mercado de sonoboias, juntamente com sua gêmea, a versão de exportação SSQ-53G (GPS). A necessidade dessa sonoboia está sendo alimentada pelo aumento da produção submarina chinesa e pela atividade de guerra submarina no Mar do Sul da China.

Sonoboias sendo instaladas em um P-3C Orion

 

Os diversos sensores, despistadores e armamentos presentes na Guerra Antissubmarino (ASW) moderna

FONTE: Forecast International

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Com o crescimento da marinha chinesa eles tem mesmo que correr para não ficar para trás!

Francisco Herês

A China não dá nem pra saída, talvez daqui 100 anos eles estejam no nível dos EUA hoje.

Fabio Araujo

Eu não diria 100 anos, os caras estão fabricando navios numa velocidade incrível, acho que só os americanos conseguem fazer igual mas no momento não o estão fazendo!

nonato

Trump precisa cortar as asas do dragão.

Jonatan

A China de fato se fortalece, mas na prática ainda estão atrás até dos coreanos em tecnologia naval de ponta! Muita coisa é cópia dos EUA, e seu funcionamento seria fácil de decifrar! Outro problema que enfrentarão é a manutenção de uma frota tão grande que deverá passar por reformas ao mesmo tempo praticamente, problema esse também enfrentado pela US Navy! Mas o EUA tem de correr e se manter na vanguarda, ou teremos que bater continência para Xi Jing Ping!

carvalho2008

Quando estava pesquisando o uso de dirigiveis como meio de patrulha costeira e anti submarino, vi a época que as sonoboias custavam entre US$ 500,00 a US$ 5.000,00 a unidade.

Vocês tem uma idéia do preço destas?

Acho que já passou da hora de empregar drones aéreos fundidos em sonobóias como forma de reaproveitar o equipamento mais de uma vez.

Sai muito caro descartar estas sonoboias….