Destróier chileno Ministro Portales com camuflagem naval durante o conflito de Beagle em 1978

O destróier chileno Ministro Portales era um navio da classe “Allen M. Sumner” FRAM II comprado pelo Chile em 1974 dos Estados Unidos.

Construído e comissionado como USS Douglas H. Fox (DD-779) em 1944, o navio operou durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coreia. Entre 1975 e 1976, o navio foi reformado com uma extensão no convoo para operar helicópteros Alouette III.

O Ministro Portales participou dos preparativos de combate da Operação Soberanía durante o conflito de Beagle em 1978 com a Argentina. Nesse período, todos os navios da Marinha do Chile receberam uma camuflagem especial.

O navio serviu à Marinha do Chile até que foi retirado da ativa e rebocado de Talcahuano para Puerto Williams, chegando ao cais em 18 de setembro de 1991. Lá, foi um navio de apoio estático para a frota local de barcos torpedeiros até sua substituição por barcos lança-mísseis.

Em 11 de novembro de 1998, o Ministro Portales foi usado como alvo e afundou durante um exercício de tiro real.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Os ‘Allen M. Sumner’ foram de uma época em que belonaves eram belas naves e quadrados-retângulos eram somente formas cubistas de camuflagem naval …

Descanse em paz.

Rene Dos Reis

Bonita mesmo , não desceu igual um Titanic mas ta bom

Saldanha da Gama

Sem palavras… Perfeito….

Top Gun Sea

Não afunde! doe para a MB ela está precisando! ?

Valim

Cerimonial de despedida digno de um Guerreiro…. Descanse em Paz

Tiago

Cara foi em 1998! Já estão mandando pro ossário kkkkk

Marcos R.

Embarcação valente, assimilou muitos danos antes de naufragar, se estivesse respondendo ao fogo não afundaria sem deixar sua marca nos atacantes.

Saldanha da Gama

Sem palavras… Perfeito….

Dalton

Muitas vezes navios designados como alvos, são submetidos a uma cuidadosa deflagração de armamento para que se possa experimentar vários tipos de armas e para tanto algumas áreas vitais podem ser deixadas de lado dando a impressão de uma resistência incomum. . Navios designados como alvos não podem responder ao fogo, mas, ao mesmo tempo não estão sobrecarregados de combustível e munição elementos que muitas vezes tem grande impacto no afundamento. . E por fim a exemplos de contratorpedeiros da mesma classe e classes similares que foram afundados em combate pelos japoneses e não tiveram chance de deixar maraca nenhuma… Read more »

Camargoer

Olá Colegas. Que navio teimoso. Só fiquei curioso sobre aquela fumaça preta

Saldanha da Gama

Teimoso e ” Duro de matar “

Leandro Costa

Talvez a limpeza das máquinas e principalmente chaminé não tenha sido tão minuciosa, fazendo com que a pressão do ar sendo jogado para fora do navio quando a água começou à invadir a embarcação talvez tenha sido mais do que o suficiente para soltar fuligem acumulada na chaminé. Pelo menos é o que eu imagino que tenha acontecido.

Jonathan Pôrto

Poderiam ter colocado Bandeira da Argentina e Peru só pra provocar !!! ???