Não, a China não detonou uma arma nuclear no Mar da China Meridional

56

Um site administrado pelo apresentador de rádio de extrema-direita norte-americano Hal Turner afirmou na quarta-feira que “fontes militares não identificadas” haviam detectado uma explosão nuclear subaquática no Mar da China Meridional que teria causado fortes ondas de choque.

Turner especulou que o governo chinês detonou uma arma nuclear para enviar um sinal ao governo dos EUA de que estava farto de uma intervenção contra a opressão chinesa dos protestos pró-democracia em Hong Kong, a guerra comercial entre EUA e China, ou das operações de liberdade de navegação no Mar da China.

O site Gizmodo de notícias de tecnologia dos EUA citou dois cientistas que descartaram a notícia como falsa.

O Gizmodo informou que os dados da Rede Global de Monitoramento Ambiental do uRADMonitor usados no informe inicial registraram radiação “desprezível” e observaram que duas outras agências na região exibiam leituras normais de radiação.

A redação do Poder Naval recebeu várias mensagens de colaboradores com links de sites com esta notícia falsa, que se espalhou rapidamente nas redes sociais, por isso resolver publicar esse post de alerta.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Space Jockey

Foi a nossa no Cachimbo

Maurício.

Space, por mim bem que poderia ser verdade, mas é só falar em bomba nuclear, cachimbo e sansões, que grande parte dos “militares” brasileiros já tremem na base…

Maurício.

*sanções

Costa

concordo inteiramente

Amauri Soares

Falou tudo .

Visitante

No site Global Radiation Map mostrando aumento de radiação na região mesmo.
Verifica uradmonitor.com
E em meado de outubro mesma região que notificado expulsão, der repente apareceu Submarino Nuclear Chinesa(094-IV) no meio dos barcos de pescadores Vietnamitas. Parece que tive alguma problema no nave e foi colocada foto no Twiter. Pode ser que alguma coisa aconteceu com este submarino.

Camargoer

Caros colegas. Lembro do Orson Welles transmitindo a “Guerra dos Mundos” pelo rádio e criando pânico nos EUA por causa de uma suposta invasão aliénigina. Ao contrário de O.W, que era um iconoclasta, o “extrem-direita” Turner poderia estar 1) querendo bombar sua audiência para lucra, 2) inflar sua influência (olha a gente aqui falando sobre o fanfarrão), 3) criar um incidente diplomático que prejudique as relações EUA-China, ou 4) é apenas um tolo.

Esteves

1938. Quem não teria acreditado na voz de Orson Welles?

Esse Turner é aquele que montou o EsporteInterativo com aquela gente que gritava na TV?

Camargoer

Olá Esteves. Orson Welles tiinha 23 anos e fez o que ninguém imagina ser possível. O cara foi bom mesmo. Até hoje, nunca havia ouvido falar do Turner (acho que a família dos padrinhos mágicos são Turner, não?)

Esteves

Quando assisti Cidadão Kane pela primeira vez entendi a narração do programa de rádio. Porque colocaram o Orson. Quem não acreditaria naquele homem?

Acho que esse Turner é o mesmo que entrou aqui com o canal Space e TNT. Montaram o EI para transmitir futebol a lá SportTV.

Faliu.

Flanker

Não. O fundador da TNT é Ted Turner. Hoje a TNT pertence, junto com outros canais, à Time Warner.

Esteves

Deve ser parente…

Camargoer

São todos primos do Timmy Turner.

Camargoer

Ola´Esteve. Cidadão Kane é muito bom. Também gosto da “Marca da Maldade” e “o Estranho” e a “Dama de Shangai”. Se Orson Welles falasse para mim “vai” eu “iria”

Esteves

O Estranho. Filme espetacular.

Fabio Araujo

Putz essas fake news são uma praga, e essa praga esta se espalhando na política tanto de direita quanto de esquerda!

Esteves

Você precisa do veículo.

Quer contar uma história crível no cinema? Contrata o Tom Hanks.
No exemplo do Mestre Camargo, dos anos 1930 e ainda citado como a maior das fake news, o veículo crível foi Welles e o vozeirão do Welles.

Ele podia contar que o mundo era um triângulo. Ou que o Palmeiras tem mundial. As pessoas acreditavam.

90% das fakes news é gente tonta.

Space jockey

Centro , cima, baixo… notícias falsas existem desde que o homem existe, só mudaram os meios de divulgação.

marcus

O governo americano ainda não entendeu como combater a China. Basta reduzir paulatinamente as compras e dar um grande incentivo às industrias americanas para que as mesmas retornem para os EUA.
Esse processo pode levar mais de uma década.
A China será dobrada sem um tiro.

Formiga

O problema é que as empresas amaricanas ganham com a China e seus lucros diminuiriam, podendo afetar a economia americana (bolsa) e reiniciando o ciclo. Estão em uma situação d simbiose, em que a separação pode “matar” os dois.

Alex Barreto Cypriano

decoupling.
O HK human rights act deu a letra: a RPC não vai usar HK pra burlar a guerra comercial com EUA. Aliás, a economia de HK está desmoronando justamente por causa de Beijing apertar o laço (coisa de tirania totalitária…). Não tem como resolver isso: ou a RPC se transfigura em democracia (e passa na faca todo o aparato do PC chinês) ou a America, após uma guerra civil fratricida, se rebaixa à condição totalitaria de URSA.

Luiz Trindade

A maneira de ver se é crível é sempre perguntar pela fonte de notícia. Se não derem quase com certeza é fake.

João Moro

A pretensa explosão mais a explicação do porque já demonstrava que era falsa.

Alex Barreto Cypriano

OK, bobagem, parece.
Mas a real é que o congresso americano aprovou algo, em relação a Hong Kong e ao modus operandi do totalitarismo asiático, que deve ter ferido os sentimentos ( 😉 ) chineses.
Mas uma detonação nuclear dá mais ibope…

Mgtow

Honk Kong é da China e eles não abriram mão disso. Lide com isso.

Alex Barreto Cypriano

O Ártico também é da China. O Mar ao Sul da China também é da China. Taiwan também é da China. O Brasil é da China, também. A Austrália, também. Quem sabe, até a Antártida também é da China, como o lado escuro da Lua. Não tenho problema com isso – a China é que tem um problema com o mundo.

FERNANDO

Eita, esse negócio está de encher o saco.
O Gugu Liberato que o diga!!!!!!!
Deveria existir uma lei contra isso.

Guilherme Poggio

OT: No caso (do Gugu Liberato) seria a revogação da lei da gravidade? 🙂

Esteves

Ele caiu pra cima?

Caio

Eita cazalbé

C. César

Ele deve estar se referindo a reportagem fajuta que o Gugu passou no programa dele sobre ¨PCC ameaçando celebridades¨, lembram? Ele foi até chamado para depor depois.

Alex Barreto Cypriano

Tempo é sempre senhor da verdade: morreu, mesmo. Se já sabiam da morte cerebral e seguraram a notícia (casa de ferreiro, espeto de pau) ou se morreu depois na UTI, não faz a menor diferença. A morte de GL não interessa a ninguém além de seus familiares, e a imprensa, clube de mexeriqueiras, faz apenas demonstrar sua baixa qualidade ética (de hipocrisia a sadismo manipulador). Aliás, se você quer transmutar a democracia num inferno autoritário e totalitário, é só promover a corrupção descarada em todas as instituições democráticas – elas ainda existirão, ao fim, mas todos os seus membros serão… Read more »

Theo Gatos

O CTBTO já não teria detectado com sua rede de hidrofones tamanho distúrbio sonoro? Até a explosão do ARA San Juan eles detectaram…
.
Sds

Pedro
Lucas

Ai ai, tem uns leitores que estão loucos pra acreditar em qualquer coisa.

Esteves

Vixi. Fake news russo?

PauloR

Fake News se tornou um perigo pra humanidade, ate presidente de um país é possível eleger com essa praga

Esteves

De dois. Ou de três…que os russos tão nessa.

Oiseau de Proie

É incrível como a mídia hoje pode fazer uma lavagem cerebral nas pessoas para fazê-las defender agressivamente uma agenda…as mídias tradicionais tem um script a seguir pois elas são vendidas a aqueles que pagam…são como meretrizes e quem paga tem direitos sobre elas…o problema é que o espectador comum ainda acredita nas mentiras desses órgãos oficiais pois em cima dessas mentiras forma sua opinião sem ouvir o que o outro lado tem a dizer… é por isso que querem “regulamentar” a nossa internet para controla-la e restringi-la…pois com a democratização da informação trazida pela internet os grandes conglomerados da mídia… Read more »

Oiseau de Proie

Seis grupos controlam 90% da mídia no mundo…A ‘verdade’ é o que eles ditam…É como uma estrutura piramidal onde determinadas agências de notícias estão no topo dessa pirâmide de mentiras…Os outros apenas propagam a mesma falácia para iludir as massas… Pesquisem sobre Udo Ulfkotte, jornalista alemão que confessou que todo jornalista de alguma importância na Europa publica o que a CIA escreve…O próprio Ulfkotte declarou ser um desses jornalistas…Resolveu abrir o jogo, pois temia o crescimento de hostilidades entre a Europa e Rússia…Tudo isso orquestrado pelas mesmas forças que vêm destruindo uma nação atrás da outra sob a falsa justificativa… Read more »

Esteves

3 Dias do Condor. Filme de 1975. A Cia sabe de tudo.

kornet

Seria possível produzir armas nucleares sem testes, se fossem baseadas nas que já foram testadas?

Esteves

Dá. Dá pra fabricar bala sem testar? Dá.

Se falhar, sai correndo?

Valcir Gomes de Oliveira.

Os EUA estão em decadência!Ainda não perceberam???

Jonatan

Decadência não é irreversível! A China têm mais chances de entrar em decadência do que os EUA! A começar por sua taxa de natalidade minguante, que tem gerado o envelhecimento da população! Já imaginou o que 1 bilhão de velhos custará aos cofres em 2050? Além do mais o sistema político e econômico da China é muito mais parecido com impérios extintos, que o dos EUA, o que têm feito que este costure alianças no Pacífico, com mais facilidade do que a China! Vietnã incluso! Portanto, a não ser que os EUA se entreguem, uma nova guerra fria se seguirá… Read more »

Camargoer

Decadance avec elagance.

α Tau

“Quanto mais instruído o povo, tanto mais difícil de o governar”

Provérbio Taoista

A manipulação hoje é global e total…A maior parte das informações são distorcidas e fraudulentas e quase tudo é escondido do público…

Jornalista alemão denuncia controle da CIA sobre a mídia :

https://www.youtube.com/watch?v=GjH-bwAUkqY

Como não cair em “fake news”? :

https://www.youtube.com/watch?v=GB-g6CjPuF8

Como lidar com o ataque de trolls nas redes sociais? :

https://www.youtube.com/watch?v=Ww24ek_jITU

Como assuntos do momento são manipulados nas redes sociais? :

https://www.youtube.com/watch?v=2SD9ROCwdOw

Gravação mostra como a mídia fabrica uma notícia falsa nas ruas :

https://www.youtube.com/watch?v=Lpo650pl3Fc

ENTENDA: STEVE BANNON :

C. César

Falando em Fake News o cara vem aqui e coloca um monte de … Fake News!! Ou fofoca de YT!!
Mas vc se ¨esqueceu¨ de coisas como a ¨Dilma Bolada¨ e outras coisas mais.

https://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/08/agencia-contratada-pelo-pt-paga-r-20-mil-de-salario-dilma-bolada.html

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po1810201110.htm

C. César

Por falar em Fake News…

João Adaime

Uma explosão nuclear no Mar da China impediria a pesca no local por muitos anos. É dali que os chineses, além dos outros países do entorno, retiram parte do alimento para suas populações e para exportação.
Mais do que um tiro no pé, seria um tiro na própria cabeça.

Rprosa

Se esta sua afirmativa não representa a verdade real dos fatos, pois só os EUA no Atol de Bikini realizou mais de 23 testes nucleares, inclusive a Castle Bravo com potência de 15 megatons, a França na Polínésia Francesa realizou mais de 193 testes,a Inglaterra efetuou cerca de 21 testes nucleares em território da Austrália, assim caso a china tivesse mesmo testado uma bomba de alguns quilotons não seria a condenação do Mar da China nos moldes que vc afirma.

João Adaime

Prezado Rprosa Você está certo, porém há dois aspectos a serem considerados: 1) A maioria dos testes que você citou foi em mar aberto. Ao contrário do Mar da China, que pode ser considerado um mar quase fechado. 2) Na época pouco ainda se sabia sobre os efeitos nocivos a longo prazo da radiação nuclear. E mais importante, não havia a figura dos “ecologistas”, que são capazes de forçar um boicote a produtos oriundos da região, pela simples suspeita de contaminação. Veja a suspensão da atividade da pesca no Nordeste pelo simples surgimento de óleo. E a ameaça aos produtos… Read more »

Pavan

Uma pergunta, é real a informação que nós temos uma bomba termobarica disponível pra uso ??

Space Jockey

Sim, mas não trm muita utilidade.