O Riachuelo é o primeiro dos quatro submarinos construídos com tecnologia francesa em Itaguaí, região metropolitana do Rio

O submarino mais moderno já construído no Brasil fez o primeiro teste de submersão nesta quinta-feira (21), em Itaguaí, região metropolitana do Rio.

Nos últimos 11 meses, técnicos e engenheiros da base naval de Itaguaí vêm complementando a montagem e testando os sistemas eletrônico, mecânico e hidráulico do submarino.

Por volta das 9h30, o Riachuelo desatracou do estaleiro. Apesar de muitas funções a bordo estarem ainda desativadas, os 31 tripulantes aproveitaram para aperfeiçoar o treinamento.

Na chamada imersão estática, o submarino não usa nenhum tipo de propulsão.

No teste, o submarino Riachuelo não usou o motor diesel-elétrico. Ele foi rebocado até um ponto onde foi mergulhado até uma profundidade de aproximadamente 15 metros, a chamada profundidade de periscópio.

“Esse teste é extremamente importante porque é nele que a gente vai conseguir medir a estabilidade do submarino. A gente vai conseguir mensurar se o que foi projetado está correspondendo com a realidade, e que a gente possa continuar com os outros testes em segurança”, explicou o capitão Edson do Vale, comandante do submarino.

Na baía de Itacuruçá, os rebocadores puxaram o Riachuelo em direção a uma boia a pouco mais de oito quilômetros de distância do estaleiro.

Aos poucos, enchendo os tanques de lastro com mais de nove mil litros de água, o submarino começou a mergulhar. Foi uma descida lenta, mais de quatro horas até atingir uma profundidade de 14,5 metros.

Nada disso é novidade para o sargento Moisés. Veteraníssimo, é o atual recordista de horas de mergulho em submarinos na ativa.

Ainda que a bolacha no macacão mostre 16 mil, ele já passou das 17.800 horas. E ainda tem oito anos de carreira pela frente.

“O recorde da marinha são 24 mil horas de imersão. Quero passar. Se tiver essa oportunidade, ficarei muito feliz”, disse o primeiro-sargento Moisés Muniz de Oliveira Júnior, operador de sonar.

Se o Riachuelo demorou para mergulhar, a volta à superfície levou apenas alguns segundos.

“O teste foi um sucesso. Ocorreu tudo dentro do planejado. De maneira geral foi um dia muito proveitoso”, disse um dos tripulantes.

Para assistir ao vídeo da reportagem, clique aqui.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cavalli

A MB está muito “ligada” a #GloboLixo, por quê será?

Nilson

Cara, toda instituição tem amplo interesse em ser divulgada pela emissora com a maior audiência no país. O resto é mera briga ideológica, que não leva a lugar nenhum.

Bruno Correia

Obrigado Nilson.

Camargoer

Caro Cavalli. Acho necessário separar as coisas. Talvez você e alguns colegas tenham críticas à Globo (eu tenho muitas) mas o teste de um submarino novo é um fato jornalístico em qualquer país. Entre várias coisas, a CF88 (Art.37) diz que o Estado deve obedecer os princípios da impessoalidade e transparência. Caso o comando da MB ou qualquer servidor negasse o acesso da equipe de jornalistas por questões ideológicas, políticas, econômicas ou pessoais, cometeria crime. A única razão para negar o acesso seria por questões de segurança, ainda assim o serviço de RP da MB indicaria um oficial para ser… Read more »

Esteves

Mestre,

Foi a Globo quem foi bater na porta da MB…ou a MB cutucou a Globo?

Camargoer

Olá Esteves. Não sei. O submarino foi pauta do Fantástico semanas atrás e talvez combinaram a pauta do JN lá. Vai ver, o cunhado de algum editor da Globo é oficial da MB e deu a dica. Pode ser que o filho do jornalista ou o jornalista acompanha o PN e ficou sabendo. Teria que perguntar para alguém da Globo…

Fernando "Nunão" De Martini

Camargoer,
O aviso de pauta da imersão estática do Riachuelo foi distribuído para diversos órgãos da imprensa, incluindo a Trilogia. Mas não tinha ninguém pra mandar desta vez. Quando meu doutorado acabar poderei voltar a aceitar esses convites.

Camargoer

Olá Nunao. Caso seja preciso, pode me convidar que eu vou até Itaguaí para cobrir para o PN.

Fernando "Nunão" De Martini

Anotado!

Fernando "Nunão" De Martini

Aproveitando para acrescentar: muitos estão comentando com os olhos no dia de hoje, ontem, semana passada, ano passado e olhe lá. Desde que me conheço por gente (e a Globo não é muito mais velha do que eu) a emissora faz reportagens com as Forças Armadas, mostrando seus equipamentos, novidades, quando lançam navios, apresentam aviões etc. E outras emissoras também. Forças Armadas têm centros de comunicação social que estão sempre tratando dessas coisas, fora as comunicações sociais das OMs. Por exemplo, mais de uma vez em que fiz pesquisa no AMRJ tinha equipe da Globo tratando com a comunicação social… Read more »

Esteves

É que a Globo… Lambuzou-se com o período militar. Aquela entrevista do Walter Clark confessando anos de apoio ao período X apadrinhamentos americanos e financeiros de todo tipo = resultado e monopólio. Amaral Neto. Lembra? O período precisava de apoio. A Globo deu e levou a parte dela. Depois…30 anos depois…veio o me arrependo. Quem tem ética faz o certo. Na guerra só tem o certo. A ética…não merece nenhum arrependimento. Nem a falta. É bom mostrar os esforços das Armas e da MB. Não é fácil entrar na farda. Quando a sociedade perde os sebastiões apela aos quartéis. A… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Esteves, se vc for pesquisar todas as emissoras e redes nos 21 anos de ditadura militar… páreo duro, o puxa saquismo rolava solto.

Sobre o Amaral Neto, quando criança eu o confundia com o Ibrahim Sued e ficava impressionado com um repórter tão versátil, de dia voando de helicóptero em cima da Pororoca, de noite cobrindo as festas no Copacabana Palace, onde a pororoca rolava solta também. Acho que o problema era a pororoca, nome capcioso.

Esteves

Bomba, bomba, bomba.

Camargoer

Ola Nunão. Quando penso no Amaral Neto (o reporter) eu lembro da “pororoca” e do C47 do Projeto Rondon…

Fernando "Nunão" De Martini

E como era grande a pororoca do frei Serapião.

Camargoer

Olá Nunão. Lembrei de um filme do Mazzaropi sendo um fuzileiro naval e de outro com Costinha na brigada de paraquedistas, sem falar do Roberto Carlos em um M4 (acho que em rítmo de aventura….)

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, Em Ritmo de Aventura tem lançamento de paraquedistas, desembarque de fuzileiros e combate de Shermans.

Hermes

Tem um dos Trapalhões em que surgem vários M-41 no alto de uma colina, acho que com o Didi no comando.

Camargoer

Oi. Esse eu não lembro. Dos trapalhões eu lembro dos saltibancos e das minas do rei Salomão. Consegue lembrar o titulo desse filme com os M41?

Hermes

Olá Camargoer, se não me engano o filme é esse: Os Heróis Trapalhões – Uma aventura na selva. Sinopse da Wikipédia: Em plena Amazônia, um lunático sedento de poder chamado Rei (Geraldo Del Rey), manda seu capanga Cicatriz (Carlos Koppa) raptar a filha de um ministro do Exército (Angélica) e faz uma série de exigências, ameaçando explodir a Floresta Amazônica. Presos acidentalmente por terem se apropriado de um tanque do Exército e atrapalhado a inauguração de uma cadeia, os quatro trapalhões (Didi, Dedé, Mussum e Zacarias) são enviados numa missão de resgate, contando com a ajuda da indianista Maia (Luma… Read more »

Camargoer

Vixe. Pelo menos tem a Luma de Oliveira novinha (apesar que sou fâ da Inga Liberato).

Esteves

Porque ela precisa de dinheiro para as Tamandares. Porque ela precisa mostrar resultados. Porque quando chegar no submarino nuclear, muita gente vai fazer perguntas radioativas e é melhor já ir adocicando. Porque a Globo quer usar a MB para mostrar impessoalidade. – Não apoiamos presidente militar mas…meu amiiigo pode ser amigo do meu inimigo o que faz do meu inimigo um cara bacana. E porque a Globo não tem vergonha na cara. Eles têm canais de documentários. Eles têm canais de jornalismo. Eles têm canais de séries. Gastaram alguns minutos para fazer sensação. A série do PROSUB que o PN… Read more »

Defensor da liberdade

Lula quando saiu da cadeia a primeira coisa que falou foi que a Globo mandou prender ele. Como uma emissora consegue ser odiada por petistas e bolsonaristas ao mesmo tempo? ?

Esteves

Gente cara de pau. Os Marinhos viajavam com o Lula falando do Brasil. Ora mal, ora bem…depende de quem pagava a hora.

Camargoer

Caro Esteves. Sarney consultava o R.Marinho antes de nomear um ministro da fazenda. Collor foi eleito com apoio da Globo e também foi derrubado com apoio dela. O problema de debater o presente ou o passado recente é a dificuldade natural de evitar o debate político. O passado oferece a tranquilidade de debatermos as contradições dos mortos.

Esteves

Mortos e vivos. Irmãos Caras de Pau.

Outro filme muito bom.

Camargoer

Olá Esteves. “Invasores de corpos” (78),

Esteves

Força Sinistra. 1985
É B. Mas é bom.

Camargoer

Oi Esteves. Sou fã desse filme. Como a vampira e linda.

Camargoer

Caro Defensor. A Globo não tem ideologia nem fé, mas tem claro seus interesses. Ela também é odiada por brizolistas (que não tem nada a ver com petistas).

Defensor da liberdade

Camargoer, agora eu compreendo tudo, a globo é illuminati, reptiliana, o cérebro do deep state, e nos esconde que a terra é plana! Rs rs.

Camargoer

Olá D.F. Concordo. Além disso, é papista, esquerdopata, fascista, vegana e ambidestra.

Esteves

E come criancinhas.

Camargoer

Também come as mocinhas e os rapagões

Fernando Vieira

Se ela consegue isso quer dizer que em alguma coisa ela está acertando.

Ozawa

Moisés como submarinista é praticamente uma etimologia naval … No tocante à matéria, se a Marinha do Brasil, como instituição de Estado e não de governo, por desagradável hipótese, promovesse uma divulgação seletiva desse importante feito a si e ao país, proibindo o ingresso de uma equipe de reportagem de tal ou qual emissora por um mesquinho caráter ideológico, além de desvirtuar seu caráter Republicano, realizaria um teste de imersão de integridade de cujo leito moral jamais suspenderia. Felizmente, a Marinha ainda é do Brasil, e não de um governo, seja qual for. No tocante ao Prosub, com a vertente… Read more »

JT8D

Sábias palavras, como sempre, mestre Ozawa. A MB pode sim investir em quaisquer outros projetos, desde que finalize o Prosub. Missão dada tem que ser missão cumprida e voltar atrás, nem para tomar impulso. Bravo Zulu

Camargoer

Olá Ozawa. Acho que essa é a segunda ou terceira vez que escrevemos isso. É preciso separar as coisas. A pergunta sempre deveria ser qual a razão dos outros veículos de jornalismo ignorarem o programa de submarinos. Sobre o A140, ele faz sentido visto que a MB tem tradição no uso de helicópteres (até maior que o EB) e o navio não tem uma frota dedicadas, mas selecionada em funçao da missão. Contudo, discordo que o Prosub seja projudicadico por algum programa da MB ou que o Prosub os atrapalhe. O problema orçamentário hoje é consequência da queda da atividade… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“ A pergunta sempre deveria ser qual a razão dos outros veículos de jornalismo ignorarem o programa de submarinos.” Camargoer, volta e meia a Band trata do Prosuper. Datena já entrou em submarinos classe Tupi e já fez reportagens no estaleiro Itaguaí, mostrando a construção dos SBR. Antes dele, na Band, o Goulart de Andrade fez diversas reportagens em navios e submarinos da MB, em bases da FAB etc. Jornal da Record também foi pra Itaguaí fazer reportagem sobre o Riachuelo (incluindo essa primeira imersão) e o Domingo Espetacular tem inúmeras reportagens sobre as Forças. A reportagem do Jornal da… Read more »

Camargoer

Olá Nunão. Além das redes de TV, existem jornais de circulação nacional, revistas semanais, etc. Alguns acompanham noticias da MB, outros ignoram. Há algum tempo, alguns colegas criticaram a MB por permitir que o Fantástico (da Globo) fazer uma reportagem sobre o S40. Das reportagens que você citou, foi marcante a do Gulart de Andrade (e também dele com os travestis perto da USP. Eu era fâ do comando da madrugada). No filme DPA-2 também aparece um submarino da MB.

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, numa das vezes em que fui pesquisar no AMRJ o pessoal estava curioso pela estreia do filme, com cenas de luta dos garotos detetives com os violões, gravadas numa das oficinas do Arsenal. Outro dia estava passando na TV, mas não tive paciência pra esperar a cena. Quem dabe um dia eu veja.

Na época da Copa do Mundo uma propaganda também mostrava o dique Almirante Regis com o dique flutuante Alte Schieck docado nele, pessoal correndo e treinando em volta. Fizeram a filmagem num dos períodos em que pesquisei lá, pois vi essa docagem.

Camargoer

Olá Nunão, assisti DPA 2 no cinema e na TV uma, duas, três, quatro, cinco vezes… também vi Froozen o suficiente para decorar as falas. Monstros SA então… Malévola 1 e 2… além disso, há uma enorme expectativa para Froozen 2 (não basta ser pai, né? tem que assistir junto segurando a mãozinha).

Fernando "Nunão" De Martini

Camargoer,
De fato, lembrei da sua lógica de que, quando se leva crianças pra pegar fila pra entrar em navio de guerra, tem que pagar com sorvete na casquinha. E Frozen na telinha.

Esteves

Mestre,

O problema de hoje é o gigantismo de ontem. Se o problema fosse somente a crise fiscal bastava retornar com as obras do PAC. Bastava passar um pano na LavaJato.

O estado de 1988 é insustentável. 90% com despesa de custeios nos orçamentos públicos é amoral.

Estamos na vala porque pensamos em um país que existiu na cabeça de gente com vento na cabeça.

Mas…logo passa. Sempre foi assim.

Camargoer

Caro Esteves. Concordamos em muitas coisas, em algumas outras talvez eu tenha sido convencido por você que estava equivocado e talvez você até tenha sido convencido por algum argumento meu. Contudo, discordamos de algumas coisas, felizmente não tão importantes para nos indispormos um com o outro, o que considero uma sorte e privilégio. A discussão sobre as causas da crise fiscal ainda parece contaminado pela história presente e recente. Talvez lá na frente fique mais fácil avaliarmos os acertos e erros. Mas acho que a maioria já está percebendo que esse debate vai ter que ser retomado em algum momento… Read more »

Esteves

O Esteves foi como o William Munny. Um desgraçado. Passou a criador de porcos. Um dia encontrou seu destino. Levar a vida certa. Do lado de lá essa gente que se apoderou do estado. O país pertence ao povo. Palavras do Ulisses. Fazem o que bem entendem. Dívidas principalmente. Mentem. Contam histórias e almoçam com economistas. Gastam o dinheiro alheio. Corrompem-se uns aos mesmos. Um dia Zé pediu 1 milhão para aliviar a vida jurídica de um clube que teve um jogador infartado. – Esteves…1 milhão cabem em uma caixa de sapatos. Crise fiscal é a incapacidade de pagar as… Read more »

Esteves

Mestre Osawa, No tocante à matéria, o súbito interesse do grupo de mídia pelo PROSUB nessa e nas outras reportagens soa oportuno. Não é questão ideológica. Sabe-se por associação e por dedução que os negócios da Copa punidos com prisão, multa e expulsão e, os negócios do Rio punidos com tchau, estavam, estão e estarão intimamente e financeiramente unidos, para dizer o mínimo, com a Globo. O palco para a FIFA fazer o que fez no Brasil e evadir-se sem pagar 1 tostão foi montado pela Globo. O grupo quer as verbas publicitárias e os anúncios do GF. São bilhões… Read more »

Camargoer

Caro Esteves. Discordo que a Globo tenha um súbito interesse pelo ProSub. O submarino foi lançado agora e fez seu primeiro teste agora. Então o interesse da reportagem é agora (apenas os entusiastas gostariam de ver imagens da prensa na Nuclep entortando chapas). O problema de setores da Globo com os vários governos em diferentes esferas é bem documentado. Todos se lembram do último debate na eleição de 89. Ainda, caso Proconsult no Rio, Comício das DiretasJá no Anhangabaú, etc

Nilson

Apenas para contribuir com a discussão: no mais das vezes, é a assessoria de comunicação da instituição que avisa aos órgãos de imprensa sobre o fato relevante que vai acontecer, enviando um release que sintetiza o fato para a lista de contatos na imprensa. Então cada órgão de imprensa decide se vai pautar a matéria e com qual intensidade, inclusive entrando em contato com a assessoria de imprensa sobre que tipo de imagem ou entrevista poderá ser feito/a.

GFC_RJ

Caro Nilson,

Com algumas variâncias, o processo geral descrito por você, de fato, é um dos mais comuns em qualquer organização relevante, inclusive a Marinha do Brasil. Simples, formal e com governança.

Abs.