segunda-feira, setembro 27, 2021

Saab Naval

Desativado na Royal Navy, navio-patrulha HMS Clyde deve ingressar na Marinha do Brasil

Destaques

Alexandre Galante
Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

HMS Clyde

A embarcação de patrulha da Royal Naval voltou à sua base em Portsmouth pela última vez, depois de passar 12 anos em patrulha nas Ilhas Falkland. Marinheiros e tripulação do HMS Clyde participaram de uma cerimônia de descomissionamento do navio de 13 anos de idade antes de ser devolvido aos sistemas BAE para sua vida futura no Brasil.

Família e amigos da tripulação de 40 pessoas alinharam-se no cais da Base Naval de Portsmouth para dar as boas-vindas a seus entes queridos após o seu destacamento a bordo do Clyde.

O comandante Simon Pressdee, comandante do Esquadrão de Proteção da Pesca, disse: “Foi um verdadeiro privilégio receber o HMS Clyde em casa hoje após o que tem sido o maior desdobramento da Marinha Real nos tempos modernos, alcançando mais de 12 anos no Atlântico Sul.”

Durante o período, mais de 800 membros do esquadrão serviram no HMS Clyde, experimentando os oceanos do sul por mais de seis meses por vez, proporcionando a muitos deles lembranças únicas e especiais de uma parte notável do planeta.

“O descomissionamento dele esta tarde lembrará todos aqueles que serviram a bordo antes de entregarmos este cavalo de batalha da frota à BAE Systems, que o apoiaram cuidadosamente durante todo o seu desdobramento.”

O navio-patrulha offshore HMS Clyde foi lançado em 2006. Tem 36 tripulantes e está armado com um canhão DS30B de 30 mm, dois mini-guns e cinco metralhadoras de uso geral. Também possui um convoo com capacidade para receber o helicóptero Merlin. A velocidade máxima é de 21 nós, com um alcance de 5.500 milhas náuticas (10.200 km)

O HMS Clyde foi o primeiro navio a ser inteiramente construído na base naval de Portsmouth depois de 40 anos. O Clyde foi projetado e construído pela BAE Systems e é alugado e operado pela Marinha Real, enquanto a empresa fornece manutenção e suporte logístico à embarcação.

Sua única saída da estação durante esse período foi em 2017, quando ele estave atracado na África do Sul para manutenção.

A viagem de volta a Portsmouth marca o fim do contrato de locação da Marinha Real, pois em breve ele será devolvido à BAE Systems para retirada de equipamentos e depois vendido para a Marinha do Brasil.

Em janeiro de 2011, o governo do Brasil negou o acesso do HMS Clyde ao Rio de Janeiro em solidariedade às reivindicações argentinas sobre a disputa de soberania das Ilhas Falkland, como o Uruguai havia feito com o HMS Gloucester em setembro do ano passado.

O papel do Clyde em patrulhar as Malvinas será assumido pelo HMS Forth, que atualmente está a caminho pelo Oceano Atlântico.

O Forth foi comissionado para a Marinha Real em abril de 2018, após uma cerimônia em Portsmouth. No entanto, em junho de 2018, foi anunciado que entraria em doca seca para grandes obras de retificação que provavelmente levariam mais de três meses.

Um porta-voz da Marinha disse: “Alguns da tripulação atual estão no navio há cerca de nove meses, mas a maioria há seis meses, a duração padrão da missão antes de serem entregues à equipe substituta”.

FONTE: MercoPress

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Claudio Moreno

Boa tarde a todos os Senhores!

Se vier será bem vindo. Entretanto várias vezes esta notícia foi negada. Aliás aqui mesmo….
Mas como eu disse será bem vindo.
CM

J L

Faço minhas suas palavras. Será muitíssimo bem vindo, podendo até quem sabe, ficar baseado em Rio Grande, assim teríamos um OPv em cada extremo do país.

Fernando "Nunão" De Martini

Mas qual é o OPV do extremo Norte?

Fogger

O P122 Araguari esta baseado no Rio Grande do Norte.

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é. 3º DN, Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste.
O Distrito Naval que pode ser considerado “extremo Norte” é o 4º DN, e não tem NPaOc lá.

EricWolff

NPOc Araguari?

J L

Pois é eis a questão, se não podemos considerar a ARAGUARI como em operação no norte/nordeste, imagine o sul que tem um maior tráfego marítimo ficar sem um OPV. Futuramente quando se terminar uma das classes Macaé, enviaríamos para guarnecer o “extremo Norte” o 4º distrito naval.

ADRIANO MADUREIRA

Um OPV seria pouco,muito pouco,mesmo se fossem dois seria ridículo,mas dois é bem melhor que um…

Valter Sales

Estour esperando mesmo é um dos navios classe wave.

Marco Antonio Caffe

HMS Clyde continua sob contrato de leasing da BAE Systems para a Royal Navy até final de março de 2020. Temos muito orgulho de nosso histórico de suporte ao HMS Clyde por mais de 12 anos.
Sobre a notícia em tela, a Marinha do Brasil declinou formalmente a possibilidade de negócio devido a outras prioridades da Força.
Marco A. Caffe – Gerente-Geral da BAE Systems do Brasil Ltda.

Rommelqe

Caro Marco: realmente é uma pena….seria (ra?) muito benvindo.

JT8D

Bem vindo! O navio é quase novo, espero que esteja em bom estado

Mauro

Negar a entrada do Clyde no Rio de Janeiro foi uma jogada ensaiada literalmente para inglês ver. Foi só migué para que os argentinos acreditassem naquela turma daqui que prometia apoio e mais apoios a “causa”, quando no fundo a realidade era bem outra.
Eu já havia feito essa citação no sábado passado, mas acho que o comentário foi editado.
Seja bem vindo HMS Clyde, doravante NPO Poraquê.

francisco Farias

Gerar empregos na Inglaterra; desprestigiar a industria naval brasileira. Deve ter alguns trocados por baixo dos panos. O MPF deveria investigar essas compras mais a fundo.

Paulo Cogo

Industria brasileira??? Não honraram nem o contrato dos Macaé estaleiros receberam e não entregaram. Dinheiro no bolso do Eiki Batista e da turminha.

marcus

Os que foram entregues para o INACE, ficaram prontos e estão operando.
Existem estaleiros de qualidade mo Brasil.

Gerson

Aliás todos deveriam ter sido feitos na INACE que costuma entregar suas encomendas!

Paulo Cogo

Negativo. Os patrulhas Maracanã e Mangaratiba não foram entregues pelo EISA. A Marinha conseguiu na justiça a liberação dos cascos inacabados para serem concluídos no Arsenal de Marinha.

https://www.naval.com.br/blog/2019/08/30/amrj-concluira-a-construcao-dos-navios-patrulha-maracana-e-mangaratiba/

https://clickpetroleoegas.com.br/estaleiro-da-marinha-no-rio-de-janeiro-retoma-as-obras-dos-navios-patrulha/

Daniel

Se é feito pelo Estado, reclamam.
Se é feito pela iniciativa privada, reclamam e ainda colocam a culpa no Estado.
Se é feito no exterior, gerando empregos para os gringos e remetendo a margem de lucro para empresas estrangeiras que investirão em mais P&D, reclamam.

Parece que o problema do brasileiro, quer era não reclamar de nada, agora virou reclamar de tudo repetindo sempre a mesma ladainha…

Rodrigo

Se no mercado nacional não temos competitividade não adianta
..temos que importar livre comércio é isso

Daniel

Rodrigo, Um projeto, iniciando do zero, vai parecer mais caro do que o valor final cobrado, hoje, por produtos de segunda mão produzidos no exterior. O suposto gasto com um projeto, bem feito, do zero (não é do zero pois dominamos parte da tecnologia) até a produção em série não é gasto, é investimento! Apenas vamos poder vender algo se começarmos a desenvolver e produzir. Sem a produção nacional, temos um problema óbvio: vamos vender o que? Nada? Vamos continuar, eternamente, comprando material de prateleira de nossos concorrentes? Se fôssemos o Uruguai ou mesmo a Argentina, talvez nem tivesse problema.… Read more »

Jorge Cascardo Amarante

Debaixo dos panos de quem?

farragut

no ano seguinte, o hms protector enviou militares e equipamentos para ajudar no combate ao incêndio na estação antártica. o governo brasileiro se “esqueceu” de mencionar o reino unido nos países que receberam os agradecimentos.

abel Ribeiro

Lembra quem eram os presidentes no Brasil e Argentina?

Fogger

A Marinha já possui na atualidade um lanchão blindado com o nome Poraquê, classe DS 888 Raptor, acho que não será esse o nome no possível novo NPO.

Guizmo

Vai vir com o armamento atual? Se sim, excelente!

Marcos Borges

Não sei se existe condições técnicas, mas gostaria de trocar o canhão de 30mm por um bofors de 57mm, este sim de impor muito respeito.

Otto Lima

Não conheço os detalhes do projeto, mas creio que não haveria dificuldades nessa substituição que você propôs.

Otto Lima

O armamento do HMS Clyde é essencialmente o mesmo dos NPaOc Classe Amazonas, os quais, aliás, são um projeto derivado do primeiro. Um canhão de 30 mm na proa, mais dois de 20 mm nos bordos e metralhadoras .50 pol, suficientes para as funções de policiamento marítimo.

Otto Lima

Corrigindo: os NPaOc Classe Amazonas da MB é que vêm equipados com canhões de 20 mm, no lugar das Miniguns.

Delfim

Então, apesar de termos adquirido a licença de fabricação de mais NaPOc classe Amazonas, tais não serão fabricados, em prol de adquirirmos um modelo mais antigo ? Qual a explicação ?

Paulotd

Ótimo navio em excelente momento, deveria ficar dedicado no 3DN ajudando a patrulhar as águas nordestinas, chega de mais navio no RJ

Fernando "Nunão" De Martini

Seria bom, assim o 3ºDN, que pelo tamanho da área sob sua responsabilidade é o hoje o distrito naval com mais navios-patrulha na sua dotação, passaria a ter dois NPaOc. Outra boa alternativa seria o 4º DN. Mas é bom lembrar, para quem reclama de que tem muito navio no Rio de Janeiro, que a área sob jurisdição do 1ºDN é enorme (e importância idem, pela exploração de petróleo) e que neste ano o seu grupamento de patrulha foi reduzido em dois navios classe Grajaú (o Guajará e o Guaporé), transferidos para o recém-estabelecido Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste… Read more »

EricWolff

Eu apostaria num Distrito q tem um esquadrão de aeronaves e não tem navios com convés de voo…

EricWolff

Ah, e possui mares beeemmmm parecidos com o q o navio atuava até bem pouco tempo…
Fica a dica

Marcelo

Espero que seja empregado no 2DN para guarnecer a Base Naval de Aratu, que hoje está desprotegida, entregue a navios de 40 anos ou mais.
Mas, sinceramente, diante de notícias negando sua obtenção, desejaria que a MB desse como presente de Natal o lançamento de um Amazona.

Fernando "Nunão" De Martini

“Espero que seja empregado no 2DN para guarnecer a Base Naval de Aratu, que hoje está desprotegida, entregue a navios de 40 anos ou mais.”

De fato a corveta Caboclo tem mais de 40 anos (bem mais, pra ser sincero, embora ainda esteja em forma), mas o 2ºDN também conta com dois NPa classe Grajaú com cerca de 20 anos de serviço.

Entusiasta Militar

Nunão, a Caboclo hoje ta mais para NPa do que corveta ???

Mas ela parece ta muito bem obrigado e torço para ela navegar mais muitos e muitos anos ainda

Fernando "Nunão" De Martini

Entusiasta, A Caboclo é um navio que foi denominado corveta na década de 1950, numa concepção diferente de hoje. Ela nunca foi o que se denomina hoje como corveta, navio de guerra de porte inferior à fragata. Mesmo na época não considero que corveta era o termo correto, mas como a classe também substituiu navios-mineiros varredores dos anos 30 que foram convertidos em corvetas antissubmarino na IIGM, então houve uma certa tradição envolvida. A classe Imperial Marinheiro, da qual a Caboclo é a remanescente ainda na ativa, era na prática de mavios-patrulha e de salvamento. Eram rebocadores de alto mar… Read more »

JT8D

Eu suponho que a explicação seja o custo e a urgência de meios

Vovozao

23/12/2019 – segunda-feira, btarde, Delfim, temos problemas sérios com as nossas patrulhas, iniciamos um estudo para patrulhas de 500t, inicialmente seriam mais de 20, depois reduzimos a produção, algumas foram construídas em Fortaleza e entregues, depois resolveram continuar a construção no estaleiro EISA, que acabou falando, a MB retirou 2 cascos inacabados, é, até hoje não sabemos em que situação se encontra o término da construção. Sendo assim e devido a uma série de carências, de repente nossos comandantes resolveram alugar/comprar já que trata-se de um modelo já testado, acho que o que muda é a motorização.

Vovozao

……falindo…

francisco Farias

Os patrulhas construídas pelo INACE estão ai, operacionais. Cabe a pergunta: porque a Marinha não continuou/continua a contratar aquele estaleiro que deu certo? porque comprar sucatas e pagar por reformas que ao final tornam o “usado” mais cara do que um novo? O NAE SP é um exemplo disso.
O tal do EISA pegou o dinheiro e não entregou o que prometeu. Tem alguém preso ou pagando por esse prejuízo sofrido pelo Brasil? É inexplicável este tipo de comportamento adotado. Se fossem políticos a gritaria seria grande, mas com se trata de militares todos se calam.

Daniel

Francisco, Não existe visão razoável acerca do caráter estratégico da pesquisa e produção de itens militares em âmbito nacional. Mesmo os melhores especialistas se perdem em discussões do tipo super trunfo ou em detalhes técnicos que não agregam nada à discussão maior que deveria ser feita pelo país. Que lugar queremos ocupar no mercado global? Queremos disputar espaço em exportação de itens de alto valor agregado, gerando emprego em empresas de ponta ou vamos continuar falando em balança comercial positiva apenas pela exportação de commodities, de baixo valor agregado, que geram pouco emprego e concentram renda (que é gasta na… Read more »

J R

Aliás é um deleite admirar os iates construídos pela INACE, fico namorando aquelas maravilhas…

Otto Lima

Aquisição de oportunidade

Marcos

Pessoal, pelo que entendi o navio virá sem equipamentos que eram utilizados pelos britânicos. A depender do que sejam estes equipamentos retirados, pode-se ter adquirido apenas o básico do básico do navio… Ou até mesmo somente o casco e coisas mínimas. Então, diante da ausência de informação quanto ao preço da embarcação e dos itens que tenham sido retirados, não se pode ter certeza de que foi um bom negócio.

João Souza

Mesmo se no futuro voltarmos a fabricar esses navios, penso que o Brasil deve sempre, aproveitando sua posição neutra no mundo, ficar de olho em oportunidades boas. O navio está nos novinho ainda, se for assim beleza. Não pode é comprar tranqueira…

Marcos R.

Lembrando que é uma, embarcação em bom estado e testada do difícil extremo Sul do Atlântico.

J L

Penso que no momento, precisamos de alguma coisa para usar em patrulhas, sem que usemos nossas fragatas velhinhas para poupa-las e esticar o máximo possível a vida útil das mesmas, e para fabricar, além de levar um tempo que não dispomos, possa ser que a marinha esteja no aguardo da aprovação daquele projeto de lei do fundo da marinha mercante, que segundo li, seria para manutenção e construção de navios patrulhas.

francisco Farias

Caberia um,a investigação por parte do MPF. No mundo capitalista tudo gira em torno de dinheiro. Deve ter alguém/alguns ganhando com essas compras.

Rodrigo C. Müller

No mundo capitalista tudo gira em torno do lucro e da satisfação do cliente! É no mundo da corrupção, das negociatas e do cooperativismo é que tudo gira em torno do dinheiro!!! E dinheiro alheio, do contribuinte, que é obrigado a sustentar os políticos o funcionalismo.

BOCA DO INFERNO

Putz,
não vou dizer que é ferro velho,
mas, não sei se os senhores observaram,
tem umas ferrugens no casco.
Olha lá.
Quanto custa uma embarcação desta??
Não tem como construir umas 10 unidades aqui.
Os da classe Amazonas são lindões, pau pra
toda obra.
Não temos a licença??
Conversa com o Captain lá poxa!

Fernando "Nunão" De Martini

“Putz,
não vou dizer que é ferro velho,
mas, não sei se os senhores observaram,
tem umas ferrugens no casco.
Olha lá.”

Qualquer navio, até o novíssimo Queen Elizabeth volta à base com marcas desse tipo no casco, após um período no mar, olha lá:
comment image

JT8D

Nunão, pelo “conversa com o captain” já dá pra perceber que não se trata de um comentário muito técnico …

Eduardo

Foto linda Nunão!

francisco Farias

Depois de todas as reformas, atualizações, peças de reposição, etc… por quanto vai ficar o preço final?
Em comparação com um novo este ai já tem 13 anos de uso, quanto tempo ainda de vida útil?
Quanto mais velho, maior necessidade de reparos. Não seria muito mais econômico e melhor para o Brasil fabricar aqui? O INACE já provou que tem capacidade.

Fernando "Nunão" De Martini

“ Depois de todas as reformas, atualizações, peças de reposição, etc… por quanto vai ficar o preço final?”

Não sei. Só respondi a um comentário a respeito de ferrugem. Melhor perguntar a outra pessoa.

Marcos R.

Nunão, isso me parece ser normal em embarcações que realmente operam e não ficam apenas enfeitando o cais com um bando de marinheiros com latinhas de tinta para aparecer bonito na foto!

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, em qualquer marinha essas marcas são normais. Algumas fazem o tratamento e pintura antes de atracar, em especial navios em missões de representação, outras só após atracarem mesmo.

Rommel

Estas marcas de “ferrugem” não atingem o aço, pois são produto do metabolismo de bactérias denominadas como “sesseis”…. Como dizia o prof. Vicente Gentil …..maior autoridade da Petrobras na área de corrosão, um grande profissional e excelente e inesquecível pessoa!

Carlos

🤬 DIFÍCIL HEIMM 🙉

João Souza

Um pouco de ferrugem assim é normal. Não pode é corroer por dentro do casco.

Top Gun Sea

Oh boca do inferno!!!

Diogo

É um navio de guerra, não um sedã de luxo.

ALEXANDRE DE BARROS BARBOZA

Objetos metálicos imersos em água salgada, por mais bem cuidados que sejam, costumam apresentar alguma corrosão superficial, ou não?

Alexandre

Claro! Principalmente após meses no mar.

Renato

Ferrugem? Bom para bater “ferrinho”….Galante manja! kkkkkk

Tutu

Não sei vocês, mas eu acho os classe River assim como os nossos classe Amazonas embarcações muito charmosas e com um ar de robustez.

Tutu

Agora é só escolher o nome, se é para continuar a linhagem de rios com A, eu voto pelo Araguaia.
Um rio muito importante para minha região, chegou mesmo a influenciar o nome de um parte das cidades do norte do Tocantins.

Fernando "Nunão" De Martini

Como Araguaia virou um nome polêmico após a década de 70, se for para abrigar o nome no mesmo guarda-chuva de tradições eu apostaria em Acre ou Ajuricaba.

Edson Parro

Poderia ser batizado de Atibaia, Araraquara ou Aricanduva!

Mauro

Aricanduva é nome de presídio, véi.

Edson Parro

Mas é um nome sonoro, né?

Fernando "Nunão" De Martini

Atibaia? Acho que o nome combina mais com pedalinho do que navio-patrulha!

Mas podem batizar de Astúrias, basta fazer uma ampliação pro passadiço ficar três conveses mais alto, tipo triplex.

elcimar marujo

triplex..!!!!….sai fora dessas rimas…rsrsrs

Edson Parro

Não é sítio! É rio Atibaia.
kkkkkk

Ronaldo

Kkkkkk

elcimar marujo

sai fora dese atibaia…ta queimado na mente do povo…rsrsrsrs

Ronaldo

Kkkkkkkkkkk

Dexter

Gostei!!!
ATIBAIA: Classe MORO…
Número 13 no casco .

DOUGLAS

A embarcação vai vim do jeito que ela se encontra hoje? Se sim, quando chegar aqui vai passar por uma fase de inspeção, pintura e etc?

Carlos Campos

Seja bem vindo, acho um navio muito bonito, mas quero mais amazonas e que seja alterado o projeto para levar um heli

arcanjo

Será que vem mesmo? Espero que sim. Parece ser uma excelente embarcação. Abs.

Top Gun Sea

Muito boa notícia! Vovozão os seus clamores estão começando a serem ouvidos! Trata se de um excelente navio patrulha, o maior e mais bem armado da sua classe river e relativamente novo. Espero que passe por uma revisão como fez o Ocean antes de vir. Mas acredito que alguns aqui no fórum vai dizer que não tem angar e que não blindado, estanque e blá blá blá…. , comer dobradinha e arrotar caviar.

Top Gun Sea

Op,s Hangar

Vovozao

23/12/2019 – segunda-feira, bnoite, agradeço, e li a postagem de Mario SAE, no qual ele concorda com minha postagem, entretanto, diz que devemos brevemente ter muito boas notícias, espero que o Clyde venha, é, consigamos algumas fragatas em 2020 na saída da MB do coma que se encontra.
Um bom natal.

Jack

Prezados, uma pergunta. Esse OPV, não seria recebimento através de leasing? Agora será comprado pela Marinha do Brasil. Presentinho de Natal.

Fernando "Nunão" De Martini

Não há nada no texto falando especificamente de compra. Nem de leasing.

Jack

Ok, então interpretei errado o texto “devolvido à BAE Systems para retirada de equipamentos e depois “vendido” para a Marinha do Brasil.

Fernando "Nunão" De Martini

Desculpe, não reparei nesse pedaço.

Fabio Araujo

Estamos precisando saiu no El País Brasil uma reportagem a respeito do narcosubmarino pego no litoral espanhol. Segundo a reportagem o submarino saiu de Letícia na Colômbia navegou pelo rio Amazonas até chegar ao Atlântico e seguiu pelo Atlântico até a Espanha, foi segundo a reportagem uma viagem de 9000 km sendo 3000 fluviais e o resto a travessia do Atlântico!

Kemen

Eu sempre fui contra compras de oportunidade, mas dessa vez tendo em vista que é um navio patrulha apenas com 13 anos e quase 2.000 tn, o seu armamento é coerente com um navio patrulha e opera um helicóptero, acho que se vier para a MB seria uma boa opção, falta saber o preço…

Renania

Como é de amigo para amigo rola um desconto, fica por 500 milhões de dólares.

Brincadeira

Ricardo Barbosa

Excelente compra de oportunidade. Cairia como uma luva para Rio Grande, o proporcionalmente mais esquecido e mal aparelhado dos distritos navais brasileiros.

BOCA DO INFERNO

Eu acredito que devemos dar o nome do navio a uma grande personalidade do brasileira.
Rui Barbosa
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes
Tancredo Neves
Em relação a ferrugem do casco, foi sacanagem colocar aquelas lamborghini, para fazer comparação né?
Estão zero KM.

FighterBR

Verdade. Lá só tem a ferrugem da MB.

Fernando "Nunão" De Martini

O Grupamento de Patrulha Naval do Sul (5ºDN) é, de fato, um dos menos equipados com navios de melhor desempenho, mas acho que “ferrugem da MB” é um pouco de exagero. Mesmo porque no ano passado a baixa da Imperial Marinheiro (2015) foi finalmente compensada pela incorporação de um navio “seminovo” o NApOc (não confundir com NPaOc) Mearim.

ADRIANO MADUREIRA

Se for o Rio Grande do norte,concordo…

Tutu

Mais bonito que o Ara bouchard.

FERNANDO

OII

ADRIANO MADUREIRA

Só falta o Wave Ruler e já dá para chamarmos a MB de Brazilian Royal navy 😄😄😄❗

ADRIANO MADUREIRA

Class and type: River-class patrol vessel
Displacement:1,850[1] to 2,000 tonnes.[2][3]
Length:81.5 m (267 ft 5 in)[1]
Beam:13.5 m (44 ft 3 in)[1]
Propulsion:Two Ruston 12RK 270 engines developing 4,125 kW (5,532 hp) at 1,000 rpm
Speed:21 kn (39 km/h)[1]
Range:5,500 nmi (10,200 km)[4]
Endurance:21 days[4]
Boats & landing
craft carried:
1 × Pacific 22 RIB
1 × Rigid Raider
Troops:20
Complement:36
Armament:
1 × 30 mm DS30B gun[1]
2 × Miniguns[1]
5 × General purpose machine guns[1]

https://www.seaforces.org/marint/Royal-Navy/Patrol-Vessel/P281-HMS-Tyne_DAT/River-class-002.jpg

marcus

O problema já começa pela motorização. Se fosse Caterpílar ou MTU.
Essa fábrica,Ruston, foi comprada pela MAN.
As peças de reposição desses motores, ou os motores, continuarão em produção?

Mercenário

Marcus,

Os River batch 2 possuem motores MAN, logo, é provável que a companhia que adquiriu a Ruston também possua estoque de peças para manutenção.

Esteves

“O cloro, ao ser libertado da molécula do cFc, reage rapidamente com o ozônio, produzindo óxido de cloro e oxigênio molecular. Por outro lado, o monóxido de cloro reage imediatamente com o oxigênio atômico, reciclando o cloro, que poderá assim destruir outra molécula de ozônio. Foi constatado que na antártica a concentração de monóxido de cloro é cem vezes maior do que em qualquer parte do mundo.” Gases, temperaturas congelantes, vida extrema. Chamaram o navio de volta após 12 anos em missão nesse ambiente que mais parece uma lua de Saturno porque deu o que tinha pra dar. Ficou no… Read more »

Demetrius

Óxido e monóxido de cloro, dois ânions? Poderia fornecer esta literatura? Credo…

ADRIANO MADUREIRA

Curiosidade sobre o HMS Clyde:

O HMS Clyde está servindo no Atlântico Sul há quase 12 anos.
Sua única saída da estação durante esse período foi em 2017, quando ela estava atracada na África do Sul para manutenção,que levariam mais de três meses…

Imagem ilustrativa…
comment image

Esteves

12 anos no Polo Sul.

O navio tá moído.

Top Gun Sea

Atlântico Sul, ilhas Malvinas!!!

Esteves

Sim. No Polo Sul.

Esteves

Se…o campo magnético, a inversão dos polos ainda não viraram o planeta pelo meio.

Demetrius

Pensei q vc não soubesse Química mas vejo q geografia tb…

Beserra(FN)

Com o tempo você passa a ignorar o que o Esteves, Kommander, Vovozão, Foxtrot e dentre outros, a gente passa a levar na esportiva, pois eles não falam por mal, apenas são equivocados em suas opiniões.

Vovozao

24/12/2019 – quarta-feira, bnoite, Sr. Beserra(FN), dizer que nossa nobre marinha está dando os últimos suspiros, não é estar mentindo nem equivocado, não entendo como você sendo da armada não vê. Aquele velho ditado: PIOR CEGO É O QUE NAO QUER VER, este é seu caso; eu não critico; eu simplesmente falo a realudade; não temos uma marinha decente; nossas escoltas em estado crítico, nossos cacas-minas não sei se ainda encontram-se operacionais, ou se só constam do imobilizado, nossos submarinos, pelo que sabemos só o TUPI operacional, NDCC, não sabemos o estado; o nosso navio reabastecedor está nas últimas. E… Read more »

Rafael Oliveira

Polo sul fica no meio da Antártida. Não dá para chegar lá de navio.

Nunes-Neto

Ótima notícia, sempre fui a favor dessa compra, inclusive dos demais da classe, não teremos perna para construir submarino núclear, Tamandares, Navios de patrulha oceânica e NAPA 500BR , é sonhar muito, então a vinda dessas compras de oportunidade ( semi novas) são ótimas, pois dificilmente as teriamos fabricadas aqui nós próximos 15 anos.Falta o Wave e os varredores, ai podemos focar nas Fragatas, NAPA 500br e sub pelos próximos 10 anos.Mas sempre de olhos abertos para essas oportunidades.Se manter o armamento tá ótimo,mas bem que poderia colocar um canhão de 40 desses que já foram comprados para as Macaes.

Paulotd

1Dn não precisa de mais navio, nossa pseudo esquadra está lá, tá na hora de espalhar esses patrulhas pela costa Brasileira. 1Dn não é o maior em área, 4, 3 e segundo são bem maiores em área.

Beserra(FN)

Errado, o SalvaMar do 1DN é o de maior responsabilidade.

Esteves

Pernas não sei. Mas com o contrato assinado e as montagens em evolução não tem como deixar o sub nuclear pra lá.

É mais fácil alongar as Tamandarés para cumprir compromissos do PROSUB X pular os submarinos + o nuclear.

Seria um vexame muito grande passar 50 anos ao custos de dezenas de bilhões e não fazer.

JT8D

Entendo que o colega não propôs abandonar o projeto do subnuc, pelo contrário. Não tendo pernas para fazer tudo ao mesmo tempo é melhor aproveitar as compras de oportunidade, sempre que possível, ao invés de fazer tudo aqui

Paulotd

Nunca entendi porque a classe Macaé é tão despriorizada e levada nas coxas pela MB. Que falta de visão desse Almirantado, é assustador.

Esteves

Sim e não.

O PROSUB está contratado. Foi refinanciado. O reator é uma tarefa longa…lá dos anos 1980 quando a Revista Veja descobriu o convênio e publicou quantos bilhões haviam sido gastos.

É a prioridade zero. Dar seguimento ao contrato.

Oportunidades serão encaixadas.

Snake

Meu amigo talvez vc nao tenha visto, mas ja foi aprovado valor suplementar para as tamandares, depois de uma olhadinha ai pra nao passa vergonha

Esteves

O valor capitalizado na Emgepron (em torno de 4 bilhões de reais) pode garantir assinatura do contrato das Tamandarés. Antecipações ao consórcio, despesas iniciais, estarte, capacitações.

Vamos suar para pagar bilhões de euros da mesma forma que transpiramos para pagar o PROSUB.

Salim

Vergonhoso, com indústria naval as moscas, construir esta classe de navios seria um alento para indústria e um multiplicador de geração empregos e capacitação técnica indústria. Temos licença para cinco amazonas que após este tempo operação poderiam ser melhoradas por nós ser vendida a vários países. Poderia ser usado fundo marinha mercante com bndes. Ficamos covardes e servis. O mesmo serve corvetas, Barroso está dando ótimo serviço ao país, relegando nosso saber e capacidade para comprar do exterior. Brasil que não acredita capacidade dos brasileiros. Assim seremos levado a mediocridade. Ser patriota e muito mais que isto que está aí.… Read more »

Claudio Moreno

Salim boa noite,

Sem trocadilhos, “Salim se liga”. Construir para receber quando? Em 2045? A MB precisa de compras de oportunidade, mas é claro que isto também não invalida a construção em casa. Mas antes vamos pensar em preencher lacunas emergenciais e depois partimos para construções vigorosas.

CM

Salim

Cláudio, e o que escrevo, nos conformamos em ser meia boca, medíocre. Aceitar esta situação e inaceitável. Barco com tempo construção de 36 meses máximo. Estes barcos tem vida útil menor que um barco de guerra. Nossa emergência está em meios combate, não patrulha. Os napa 500 feito inace foram entregues, ai escolheram estaleiros perto corte pré falimentar. Deu no que deu. Temos, ainda, estaleiros com capacidade de construir estes barcos, se nada for feito iremos sucatear tudo, praticamente sem volta.

Esteves

Anos 60. “Ao tomar posse em janeiro de 1961, Jânio Quadros defrontou-se com a herança macroeconômica do período Kubitschek. Sem mecanismos institucionais para a criação de poupança, o esforço de industrialização acelerada provocara profundos desequilíbrios internos e externos. O tímido esforço de enfrentar o desequilíbrio externo, sem um programa de estabilização coerente, associado a uma base de sustentação política frágil, levou à renúncia de Quadros e ao colapso de seu governo em agosto de 1961. Seguiu-se um período de intensa turbulência política e instabilidade econômica, com a instauração do parlamentarismo, a volta do presidencialismo, até a instauração do regime militar… Read more »

Renania

Quanto mais melhor
Necessitamos de ao menos 120 novos navios
Que venha muitos

Rafael

É mesmo é?!

Não sabia que estávamos em guerra contra uma super potência.

Esteves

Só por Jesus.

Renan

Eu acho que nosso inimigo é o tempo, pois muitos navios passará dos 30 anos e a marinha de guerra já passou dos 40.
Então se você acha que navios de 50 anos está ótimo para patrulha então tá bom.
E que navios de 40 anos podem proteger nosso país então você deve ser muito esperto.

No meu ver 120 navios trocaria todas as embarcações distritais e da Marinha atual.
No mínimo 120

Nunes-Neto

Tá ótimo, substituto do k11, liberação de 60% da verba para as Tamandares e Navio Polar( liberação dos contigenciamentos e garantias de não contigenciamentos das Forças em 2020) e agora a compra do Clyde, esperava menos de 2019.

Mauro

Dois KC-390… Um Riachuelo em testes de mar, outro unindo as seções de casco… lá pra setembro de 2020 o primeiro Riachuelo estará operacional, Gripen voando lindo, Suécia adotando nosso display..confirmação dos Meteor para o Gripen, 100 unidades… mas tem neguinho reclamando…
Foi um ótimo ano, dadas as circunstâncias.
Hoje, repito, hoje o Brasil está com crescimento de 2,5% anualizado, dada a geração mensal de empregos … segundo consultoria Bradesco. Não tenho certeza, mas acho que o orçamento de 2020 foi feito sobre um crescimento estimado de 2%, se crescer mais do que isso… teremos mais arrecadação…

Amaury

Tudo o que foi citado foi planejado, cotado, comprado e começou a ser pago antes de 2019. Incluvise o projeto das Tamandarés.
Ou estou muito mal informado ou esse atual governo ainda não disse a que veio no setor de defesa. Tirando, é claro, a reforma da previdência dos militares queé bastante generosa com a oficialidade e bem menos festejada por suboficiais e praças.

JT8D

Mas o pessoal acha que tá tudo errado, que é uma vergonha, que assim não dá, assim não é possível !!!

Salim

Se vc mostrar qual o planejamento e onde queremos chegar, ai concordo. Só tivemos barcos usados apoio e 4 corvetas para final década. Única notícia boa serão submarinos, embora vejo na situação atual dos Tupi um presságio do futuro dos mesmos.

JT8D

Nós queremos chegar onde verbas e contingenciamento permitirem. Não adianta cobrar das forças armadas um política de Estado que é de responsabilidade do governo federal. A MB até excedeu suas atribuições ao praticamente criar do nada todo um programa nuclear. Fica evidente do que é noticiado no blog que se dependesse do comando da MB teríamos uma segunda frota, escoltas, porta-aviões, e tudo o mais que está no END. A realidade do Brasil, entretanto, impõe restrições que desafiam qualquer planejamento de longo prazo e lidar com a realidade é muito mais complicado do que brincar de super-trunfo na internet

Alison Lene

Percebi nesse post que realmente sou muito leigo nesse assunto… Pelo que leio sobre os navios ingleses e as fotos da materia, o casco esta severamente desgastado tomando por lastre o tempo de uso do mesmo… e ainda vai fazer o rapa nos “armamentos” pra depois entregar ao Brasil???

Nilson

Tomara que essa seja uma daquelas notícias que são veementemente negadas e depois, no momento oportuno, se concretizam.

Gabriel BR

Será bem vindo!

Foxtrot

Já que não temos interesse, capacidade ou verbas para construir mais unidades do Amazonas ou OPV-1800 BR, temos que comprar usado mesmo.
Ao menos irá cobrir uma grave lacuna na MB.

Rodrigo

Se confirmar, será uma excelente aquisição para cobrir o distrito da região norte…Esse ano foi melhor que esperávamos para as forças armadas…

Paulotd

A compra dependendo do preço vale a pena. Se pagarem até uns 100 milhões de reais vale, pois é um patrulha oceânico bem equipado, desloca 2000 Ton. Classe Macaé é costeiro, desloca 500ton, ou seja, não é recomendável sair da ZEE com ele, além da autonomia menor.

Mas claro MB deveria priorizar a classe Macaé. Até hoje não entendo como só temos 2 unidades dessa classe importantíssima, além do que é feito aqui, gerando empregos

Fernando "Nunão" De Martini

Só tem dois porque o estaleiro que venceu licitação para o lote seguinte entrou em dificuldades (mesmo com carteira de navios pra entregar, um caso curioso), postergou as entregas, faliu e foi preciso buscar os navios inacabados lá. Nesse meio tempo veio a crise econômica. Não é difícil encontrar os fatos, tem dezenas de matérias aqui sobre isso.

Paulotd

Não acho que seja motivo, pois atualmente não temos nenhum classe Macaé sendo fabricado, tem dois AMRJ esperando sei lá o que. Temos vários estaleiros credenciados pra Tamandaré, pq licitar uma dúzia dessa classe feitos nos estaleiros nacionais? Esse programa está se arrastando desde 2006 e temos hoje 2 unidades da previsão de 24. Só uma coisa posso dizer: incompetência e má vontade da MB com essa classe. Enquanto isso óleo está sendo derramado no nosso litoral e a MB manda fragata e porta helicópteros pra patrulhar águas jurisdicionais.

Fernando "Nunão" De Martini

Sério que o motivo é só “incompetência e má vontade”? Podem até ser dois dos fatores, mas estão longe, muito longe de serem os únicos. Tem algumas dúzias de outros fatos pra você somar, e é só procurar em dúzias de matérias sobre o tema que já foram publicadas aqui. “ Temos vários estaleiros credenciados pra Tamandaré, pq licitar uma dúzia dessa classe feitos nos estaleiros nacionais?” Não exatamente. Tem vários que participaram da concorrência da classe Tamandaré e que precisariam de novos equipamentos e pessoal treinado especificamente em trabalhar com as chapas de aço mais finas e ligas utilizadas… Read more »

Marcos10

Realmente é curioso, pois faz parte do processo de licitação a análise da saúde financeira da empresa.

Fernando "Nunão" De Martini

Marcos, os problemas sérios apareceram depois que as encomendas já estavam feitas e os navios já estavam em construção. A licitação para 4 navios (um quinto foi acrescentado depois) foi ganha pelo EISA em 2009, quando não se prenunciava nenhum problema: https://www.naval.com.br/blog/2009/08/20/reaparelhamento-da-marinha-ira-para-aprovacao-do-governo-federal/ Como já escrevi, tem muitas notícias aqui no site pra quem quiser conferir a cronologia dos fatos da frustrada construção de navios-patrulha no EISA. Ficar atento à cronologia é fundamental para qualquer análise. O que considero como um caso curioso, ou seja, digno de curiosidade para se pesquisar e analisar (fica a dica aos interessados), é que esses… Read more »

Zorann

Excelente notícia!

Muito mais importante para nossas necessidades do que qualquer Tamandaré. Precisamos de OPVs.

Dalton

Boa aquisição, se confirmada e sem intenção de “jogar lenha na fogueira”, fazendo apenas um modesto resumo do ano, que teve a marinha brasileira perdendo 4 unidades, sendo 3 da Esquadra, “Niterói”, “jaceguai” e “Garcia D’Avila” que só estavam fazendo número e o rebocador Almirante Guillobel. . No início do ano houve uma grande expectativa quanto ao retorno do “Mattoso Maia” que acabou não se concretizando e uma expectativa menor quanto ao retorno da “Defensora” que completará em breve 10 anos de inatividade por conta do mais longo Período de manutenção Geral já visto. . Uma possível venda/troca de dois… Read more »

Marujo

Dalton, talvez o Garcia ainda pudesse render um pouco mais na Esquadra, pois até onde sei, o casco do navio estava perfeito, o problema era no conjunto motor, que sendo civil não seria tão caro (li muito sobre isso de gente da MB) não seria tão caro de ser manutenido ou recuperado. Quanto ao Mattoso, esse parece que não tem jeito mesmo.

Fabio Araujo

OFF – A matéria a respeito do narcosubmarino que atravessou o país saindo da Colômbia e indo pelo Amazonas até o Atlântico. https://brasil.elpais.com/brasil/2019/12/13/internacional/1576232797_250425.html?%3Fssm=TW_BR_CM

GFC_RJ

Impressionante!

Tomcat4.0

Impressionante rapaz, olha a falta que faz termos mais meios nas regiões ribeirinhas Brasil afora. Os caras cortaram o Brasil ao meio pelo rio Amazonas na moral.

zézão

Que palhaçada negar a uma embarcação em tempo de paz. Tomara Bolsonaro revogar essa medida se ainda não o fez.

Julio

Quando que o Brasil vai parar de comprar equipamentos militares dos outros , gerando empregos e impostos para os países e vai começar a construir nossos próprios navios , aviões e blindados. Só temos oque está saindo de uso dos outros .

JT8D

Quando a indústria nacional demonstrar um mínimo de competência e seriedade

Marcos10

A insanidade continua.

Mauro

Prova viva.

Nunes-Neto