Navio-Patrulha Maracanã em término de construção no AMRJ

Navio-Patrulha Maracanã no AMRJ

A Diretoria de Engenharia Naval (DEN), a Diretoria Industrial da Marinha (DIM), a Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM) e a Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM) celebraram, em 27 de agosto, nas dependências da DEN, o Termo de Compromisso para a conclusão da construção dos Navios Patrulha (NPa) “Maracanã” e “Mangaratiba”.

O acordo formaliza a retomada da construção naval no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).

Participaram da assinatura do acordo a Diretora da DCTIM, Contra-Almirante (EN) Luciana Mascarenhas da Costa Marroni; o Diretor da DSAM, Vice-Almirante Alfredo Martins Muradas; o Diretor da DEN, Vice-Almirante (EN) Mario Ferreira Botelho; o Diretor da DIM, Vice-Almirante (EN) Liberal Enio Zanelatto; o Diretor do AMRJ, Contra-Almirante (EN) José Luiz Rangel da Silva; e o Superintendente de Gerenciamento de Projetos da DIM, Capitão de Fragata (Ref-EN) Carlos Roberto Frambach.

FONTE: Marinha do Brasil

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

107 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Moro

Que bom que retornaram as construções. Precisamos muito desses navios de patrulha.

Zé Mané

Maravilha! A Guarda-Costeira, ex-MB, atualizando seus meios.

Entusiasta Militar

E assim, quando finalizados teremos 04 Navios Patrulha Macaé ao todo …

O Pronapa precisa sair com urgência

Minuteman

Ótimo! Estamos precisando.

Lucas Schmitt

Existe alguma chance do armamento ser alterado, como colocar um canhão 57mm, algum lançador de mansup ou de Mistral?

DOUGLAS TARGINO

Talvez os mísseis em caso de guerra, fora isso, nenhuma das duas opções acho que iria ai!

india-mike

Eu sou de opinião completamente oposta — se a MB gastar qualquer valor para adquirir um canhão novo para esses navios (como o Bofors mk4 de 40mm que estava sendo ventilado) já acho um absurdo. Pode pegar um dos canhões de 40mm estocados das CCI que já vai estar de ótimo tamanho.

Gabriel

Esquece essa história de míssil nessa classe, não é só chegar lá e colocar os lançadores e pronto, tem todo o sistema que precisa ser instalado, radar, etc. sem contar que a embarcação teria que sofrer modificações para tal, isso gastaria uma nota, e dinheiro é algo que não estamos tendo no momento.

Felipe Alberto

Fora que nem deve existir um papel tático dessa classe de navio nas doutrinas da MB para combate naval.

Paulo

A classe Macaé é baseada na classe Vigilante francesa, cujo projeto prevê a possibilidade xe usar o canhão de 76mm e misseis asm ou aam. A questão é saber se essa configuração é ou não do interesse da MB.

Bb2

Obrigado

Guilherme santos

Dois marinheiros com um .38 cada já é suficiente e mais 30 oficiais fazendo nada dentro do navio.
OBS: Os oficiais devem ganhar pelo menos uns 10k por mês.

Gabriel

Quanto desconhecimento aliado a recalque em uma única pessoa.

MMerlin

Complicado repassar uma informação errada referente a uma situação delicada (neste momento) Guilherme.
Segue a tabela de soldos: https://www.marinha.mil.br/papem/node/73

EduardoSP

Falta incluir gratificações e quetais.

Camargoer

Caro Eduardo. Você pode consultar o pagamento individual de cada servidor consultando o Portal da Transparência. Ali você tem acesso ao pagamento mês a mês incluindo gratificações, adicionais e descontos.

Alfredo RCS

Guilherme, os “30 oficiais” nao devem ganhar mais do que 30 comissionados de nível médio dos governos do criminoso de Curitiba…

Carvalho2008

10k já é soldo de coronel e general mestre…

Camargoer

Olá Lucas. Pelo que lembro, há muitas peças e componentes adquiridos e estocados pela MB. Provavelmente o armamento deve estar com a MB.

Entusiasta Militar

Lucas para essa classe de navios patrulha e desnecessário alocar armamentos pesados , para a tarefas que ira cumprir dentro dos distritos navais.
Mas usar uma versão com controle remoto desse canhão 20 mm Oerlikon seria bem mais inteligente e eficiente

Leandro

Na minha opinião a MB está correta em concluir os dois navios, é muito dinheiro investido para deixar abandonado. Ao menos teremos mais dois patrulhas paar a MB.

Leandro Costa

Nessas horas que não aparece nenhum comentário do tipo “Precisamos de 30 desses pra JÁ!”

Justamente quando esse tipo de comentário seria mais relevante hehehehe

Alex

Precisamos de 50

marcus mendes

Precisamos de 100.

Saldanha da Gama

Precisamos de mais de 30!!! abraços

Leandro Costa

OOOooooobrigado! Agora estou satisfeito! HEheheheh

FLAVIO CARDIA

Se fosse um porta aviões teriam aparecido os “especialistas” querendo 30!!

marcus mendes

O projeto original prévia a construção de 46 unidades. Mais 20 unidades construídas em vários estaleiros, inclusive no exterior não seria ruim.

Sincero Brasileiro da Silva

Quando o Brasil irá ter seu próprio VLS para seus navios? É tão difícil assim desenvolver um?

Allan Lemos

Não é questão de ser difícil,é uma questão de ter vontade política+investimento financeiro,nos falta ambos.

DrDoom

Do ponto de vista técnico, o maior empecilho são os mísseis. Assumindo-se que os mísseis existam, o projeto dos lançadores verticais não é de grande dificuldade. Uma empresa que atua no ramo Aeroespacial e Defesa (e.g. Embraer, Avibrás, SIATT, ARES…) teria o know-how. A grande questão é a escala. Países como os EUA, tem uns 50 navios sendo equipados. Projetar lançador para equipar 2 ou 3 navios, como no Brasil, não compensa para uma empresa privada, a não ser que cobrem muito para pagar o desenvolvimento. Alguém vai falar para abrir uma estatal, ou a própria Marinha desenvolver… não sai… Read more »

Gabriel BR

Antes tarde do que nunca

Trathanius

Surreal a Marinha tem mais siglas de diretoria do que navios no mar.

Maurício Veiga

É muita festa e ” Almirante” acima do peso, menos mordomia e mais responsabilidade farão a diferença!!! Com certeza…

Jadson Cabral

Já ia comentar isso mesmo, é tanta sigla de tanta diretoria, de tanto gabinete, de tanto comando que da até preguiça de ler.
É muito cacique pra pouco índio!

Dudu

Trathanius:
Bem assim,é almirante isso e aquilo,é uma festa…
O que deveria ser algo austero vira um evento.
Assina e pronto!

Edson

É por trás de cada sigla para um alte claro !

Sincero Brasileiro da Silva

Daqui a 10 anos fica pronto os dois! Isso é Brasil!

Rudi -* PY3TO

E vão ser comandados por almirantes!

jodreski

Alem deste podiam construir mais uns 40 a MB agradeceria!

TidioSampaio

A Marinha assim como as demais armas gastam muito mas muito muito mesmo com soldos e principalmente aposentadorias. Não sobra mais nada para Investir em equipamentos. O pior é que qdo e se precisar de alguma ação, não estarão preparados e ficarão nos portos, assim como foi com a Argentina nas Malvinas.

marcus

Dimunuir o efetivo drasticamente. Terceirizar cargos que não é são Core da Marinha. Dentista, médicos, psicólogos. Fechem esses Hospitais, plano de saúde para todos. Qualquer empresa da área de sáude brigaria, para ter as forças armadas como cliente.

Edcarlos Prudente

A MB precisa de um projeto de navio que possa ser simples e barato, capaz de desempenhar as funções de navio patrulha em tempo de paz e de corveta leve em tempo de guerra, para uso marítima quanto fluvial.

Saudações

Bardini

Não faz sentido… . Você tem que ter um projeto com capacidade de absorver danos, sistema mais robusto de controle de avarias, redundâncias de sistemas, blindagens, provisão extra de geração de energia que nunca será usado a pleno, sensores mais desenvolvidos e caros, que não são 100% necessários a patrulha, reservar espaço e capacidade de carga incluindo reforços estruturais para receber armamentos, etc, etc, etc. E isso custa uma montanha de dinheiro, que não tem serventia em tempos de paz. Mais vale separar as coisas. E o mesmo vale na questão fluvial que é outra realidade operacional. . A MB… Read more »

Srs

Vários navios patrulhas tem misseis sup-sup e até ante-aéreo, vi vários patrulhas iranianos que devem ter a mesma tonelagem da Classe Macaé , possuindo misseis , e eles provavelmente servem para uma boa defesa.

Fernando "Nunão" De Martini

Srs, Quando se enche um navio-patrulha de 500t de armamento, em geral é pago um preço em outra área. Normalmente, no alcance. O peso e o espaço do armamento levado (assim como dos seus sensores, mais computadores de missão, diretores de tiro, geradores e sistemas de refrigeração mais potentes) acaba sendo compensado com a redução de víveres e de combustível, e o raio de ação diminui. Para um país como o Irã, onde esses navios vão operar a curta distância da costa, tudo bem. Mas para um país com o tamanho do litoral brasileiro, aberto e com relativamente poucas baías,… Read more »

Carlos Alberto Soares

Resumindo:

É Nau de Patrulha

NÃO é Nau de guerra.

Bb2

A realidade deles eh diferente. Muitos barcos costeiros sao preparados para ataque em enxame no estreito de hormuz, com apoio de helicoptero.

Bb2

Perfeito.

João Moro

Sobre a marinha fluvial, o Brasil tem um projeto com a Colômbia para construir uma embarcação poderosa para patrulhar os rios. Se alguém souber do nome do projeto, favor informar.

Claudio

lancha de patrulha armada LPR-40

João Moro

Obrigado!

Elton

isso não da .OPV são como carros de policia e escoltas são como MBTs o ambiente de operação e totalmente diferente e tambem a doutrina de uso alem da capacidade de combate,para se defender e operar em ambiente “quente” os OPVs nunca vão ter capacidade de sobrevivencia ,OPVs so vão ficar na base ou dispersos no litoral

Jadson Cabral

E vai levar no mínimo mais uns 2 anos pra terminar.
Uma marinha cheia de almirantes ufanistas, orgulhosos e sonhadores não consegue terminar 2 barcos sem uma ladainha enorme.

Renan

Ok
Então que mostre eficiência e termine em 15 de dezembro lançando ao mar para início dos testes.

Lembrando o que a China faz em 4 meses.

Corre que dá tempo

Tomcat4.0

Vc sabe que a China faz em quatro meses é corveta e fragata né, um navio deste de 500 t deve demorar no máximo dois meses.

Elton

talve ate menos….

Dalton

A China não faz uma corveta como a T 056 em 4 meses, são necessários mais de 24 meses desde o início da construção até o comissionamento.
.
O que ocorre é que elas estão sendo construídas em massa por vários estaleiros, então sempre há uma sendo entregue o que pode dar a impressão de que o tempo de construção seja extremamente curto.

nonato

Boa noite.
Mas acredito que se quisessem fazer em um, dois meses faziam.
Não há nenhuma mágica.

Dalton

Você pode até acreditar e de fato não nenhuma “mágica” , mas, há todo um ritual para se construir um navio mesmo uma simples corveta de pouco mais de 1000 toneladas de deslocamento vazia como uma T 056. . Na China também é necessário assinar um contrato, adquirir material antecipadamente, alocar mão de obra e para a construção começar para valer é preciso que a doca de construção seja liberada o que se faz lançando ao mar a unidade que já esteja estruturalmente terminada, à prova de água, mas, a construção então continua com o navio atracado a um pier,… Read more »

Felipe Morais

Prezados, não esqueçam que, para o Nonato, qualquer processo de construção militar se assemelha à construção de um carro. Basta querer, segundo ele. Então, se você quer, você constrói um navio, um caça ou um blindado no mesmo tempo que se constrói um Toyota Corolla. E esse exemplo foi ele mesmo quem citou.

EduardoSP

3 mulheres não fazem um bebê em 3 meses.
Em outras palavras há processos que são sequenciais e que não podem ser fracionados.

rommelqe

Prezado Dalton, concordando contigo, lembro que no caso das duas embarcações citadas, mesmo estando grande parte da caldeiraria ja praticamente pronta, certamente os sistemas embarcados provavelmente ainda precisam ser contratados.

Ricardo Bigliazzi

Muito bom!

Filipe Prestes

Ambos pertencem a classe Macaé? Qual é o histórico dessa classe na MB? Me refiro aos quesitos prestação e qualidade

Victor Filipe

A Necessidade de navios patrulha para a MB é gritante. a costa é vasta. esses dois ajudam mas gostaria de mais algumas unidades nos moldes da classe Amazonas também

Paulo José Ferreira de Lima

Pergunta de alguém 100% leigo nesses assuntos, porém vejo esse site a mais de 10 anos. Eu tenho uma dúvida simples, o que poderia ser feito com a base naval de Aratu na Bahia? Poderíamos ter uma segunda frota? Vejo pelo mapa vários navios parados, estão funcionando? Obrigado.

Entusiasta Militar

sim esta funcionando sim e sim podem ter uma 2ª esquadra a partir de la e sim la pode ser um novo arsenal da marinha …

So falta os recursos financeiros e os meios navais (navios e submarinos) suficientes pra isso …

Mas, se a MB diminui-se uns 40 mil do seu efetivo nos próximos 04 anos teríamos dinheiro pra isso.

FERNANDO

Bela foto,
basta colocar apenas os faróis dianteiros e traseiros e a aparelhagem está pronto para navegar.

Foxtrot

Conselho a MB. Processem os estaleiros e empresas que não entregaram o serviço e concluam os serviços no AMRJ. Para evitar que mais uma vez essa novela se repita, coloquem cláusulas de salva guarda no contrato, tais como prazo máximo de entrega, multas por atraso, processos por perdas e danos etc. Se disvenculhem das eternas “figurinhas” marcadas e busquem médios estaleiros fabricantes de iates . Disceminem ( produção em blocos) a produção em mais de um estaleiro e integração no AMRJ. Situam o mesmo caminho realizado no míssil MANSUP (várias empresas fabricando vários sistemas com uma empresa sendo a integradora… Read more »

Pedro Moura

Isso também que sempre comentei com alguns amigos da área.

Temos o Inace que já possui a experiência nesta classe, bem como na de 200Ton.

Buscando outros para que assim possam ser construídos vários cascos – ou partes modulares, e o AMRJ finalizando e entregando ao setor operativo.

Também já comentei com muitos sobre intercâmbios de engenheiros e técnicos de estaleiros e indústrias bélicas nacionais com os grandes construtores internacionais, para que nossa indústria de defesa possa atender ao MD e suas demandas.

Foxtrot

Concordo com o senhor caro Pedro Moura.
Mas as lições nunca são aprendidas nesse país.
Será sempre mais do mesmo.
Infelizmente!
Cordial abraço.

Foxtrot

No lugar de Situam, lê se siguam.
Maldito corretor rsrs.

Sérgio Melo

Não é mais simples exigir seguro em obras do tipo? No resto do mundo civilizado não é assim? Verbas só deveriam ser liberadas com a apresentação da apólice.

Biro Biro

A Marinha tem outras embarcações inconclusas?

Carlos Gallani

Sim, pelo menos uma frota inteira!

Marujo

E o terceiro navio da encomenda original ao Rosa? Vale a pena concluir?

Sérgio Melo

Uma critica construtiva. A notícia não informa nada para os não iniciados, e até mesmo os curiosos eventuais, como eu mesmo, que não lembram da última postagem e nem mesmo do assunto. Existem outras? Qual tonelagem? O que soma para a força? São necessárias outras? Quantas seriam o ideal? Enfim, qual a análise? Sei que é possível uma pesquisa, mas para tudo é possível, em qualquer veículo informativo. Se a intenção é informar, poxa, então informem! Se a matéria for publicada somente para especialistas, então desculpem, retiro tudo o que disse.

Fernando "Nunão" De Martini

Sérgio Melo, Em nome dos editores do site (não edito mais, porém o fiz durante 10 anos), agradeço a crítica. Você tem razão, faltou acrescentar histórico à nota da Marinha, reproduzida aqui, para a parcela do público que não acompanha o andamento desse assunto. Assim, foi acrescentada a tradicional seção “veja também” ao final do texto, com links para outras matérias onde você poderá encontrar respostas para a maior parte, senão todas, as suas dúvidas. Espero que, com a consulta a todos os links disponibilizados, você se anime a ser um leitor assíduo e não apenas um curioso eventual. Boa… Read more »

Esteves

Não tenho nada com isso…e já levei umas lambadas aqui. Mas o nome disso que o amigo procura é mestrado.

> Ampliar o conhecimento sobre um tema e estimular a reflexão teórica.

> Encontrar meios de adquirir e aprimorar competências relevantes para o exercício da profissão e das competências.

Ou…dá pra se referir a um certo presidente de uma certa nação amiga.

. Existem outras?
. Qual a tonelagem?
. Quantas seriam ideais?

Mas…debochar do alheio não é certo.

Carlos Campos

Muito legal essa notícia, mas acredito que esses navios mais simples deviam ser feitos no exterior para economizar recursos e a MB fazer trabalhos mais complexos.

Adriano Luchiari

Penso que deveria ser exatamente o contrário. Fabricar no país armas, munições e meios terrestres, aéreos e navais de menor grau de sofisticação tecnológica em grande quantidade, e comprar armas mais complexas e consagradas “de prateleira” no exterior.

Felipe Morais

Justamente Adriano. Penso que teríamos que ter condições de construir patrulhas de 500 toneladas aos montes, antes de gastar o que temos e o que não temos para produzir uma classe Tamandaré localmente, por exemplo. Penso que deveríamos focar no básico (armas de uso pessoal, munições, bombas e foguetes, mísseis, navios menos complexos, aviões menos completos etc) e naquilo que é estratégico e/ou nos é negado (como é o caso do sub nuclear). Consolidada essa base, pensa-se em aumentar a complexidade. Devemos sempre nos atentar para a situação orçamentária. De que adianta pagar o olho da cara para “nacionalizar” uma… Read more »

Adriano Luchiari

Perfeito!

Marcos10

Esse casco teve a sua quilha batida em 2009. Dez anos depois não está pronto.
Não, não se deve somente a falta de dinheiro. O atraso se deve a burocracia, cujo contrato (um Ativo) ficou preso junto do processo falimentar do estaleiro.
Isso revela que nossos problemas não se devem somente a questão financeira, mas como conduzimos nosso país.

MMerlin

Dinheiro, burocracia e falta de interessa da Marina na embarcação.
Por algum motivo a MB não priorizou o projeto.
Também pode ter ocorrido algum problema referente ao trâmite jurídico junto ao estaleiro anteriormente responsável pela construção.

Douglas Falcão

CHOQUE DE REALIDADE. E o resto das unidades previstas originalmente no programa de barcos patrulha de 500t? ou vamos ficar debatendo hunter killer?

Esteves

Se o litoral é vasto… A MB precisa de navios simples e baratos. Tá criada a mais nova classe de navios. Faz o casco e instala o que estiver disponível no inventário. Ok. Para os anos 1970. Guerra é guerra e patrulha é patrulha. Quando o inimigo chegar pede pra ele esperar…vamos trocar de classe. Terminar esses navios, ok. Concluindo o que se começou. É o mínimo. Tinha orçamento, alguém cortou, o estaleiro faliu. Acontece até na Rússia. Se o litoral é vasto alguém aqui criticou o excesso de classes. É Marinha de Guerra não é guarda costeira. Se o… Read more »

Parabellum

Alguém poderia informar se há a possibilidade de dentro de 12 meses estes meios estarem disponíveis? Para qual(is) distritos se destinariam? E a situação em que sem encontra o 8DN, meios atuais e que estão por vir.

Marujo

Nada sobre o término do Miramar, o terceiro casco en condado ao Eisa?

Luiz Floriano Alves

se colocarmos dinheiro e planejamento com técnicas avançadas de gerenciamento e produção, um barco destes se faz em 10 meses. O crítico é o tempo de encomenda e entrega dos sistemas mecânicos e eletrônicos. Durante a guerra fizemos barcos semelhantes em tempo recorde..

Fabio

O grupo de trabalha poderia aproveitar os cascos e transformá-los em minicorvetas ou lanchas musselinas, aumentando o poder dissuasório das embarcações e as transformando-as em vitrine para exportação do novo modelo de navio. O custo investimento inicial seria maior, mas usando o BNDS para financiar as exportações do navio receberíamos o retorno do investimento no médio prazo.

Fabio

Digo lancha misseleiras

Carlos Alberto Soares
Bb2

Muito boa noticia!

colombelli

quem quiser ajudar tem aquela lei de destinação do fundo da marinha mercante que está pra ser apreciada com destinação de 10% pra marinha construir navios de patrulha. Agora é a hora que podemos fazer nossa parte indo além da critica, e pressionar os deputados e a midia com emails para que seja votada e aprovada ou pelo menos para chamar a atenção para o tema. Vou mais longe, poderia vir 1,5% do leilão do excedente do pré-sal sendo 1% pra marinha e 0,5% para pesquisa oceanográfica (distribuido para universidades) e vinculado à aquisição de equipamentos em ambos os casos… Read more »

GFC_RJ

Como diria meu avô: Aí sim você falou jangada, que é pau que bóia!

Tamandaré

Aos amigos que ainda questionam o armamento dos NPa classe Macaé: navio de patrulha é para PATRULHAR! Não precisa, nem deve, ter canhão mais “parrudo”, lançadores de mísseis, etc. Não faz sentido econômico, nem estratégico muito menos militar. Enfim, em todas as searas, são inúmeros os motivos!

Patrulheiros são (ou deveriam ser, pelo menos) navios baratos, simples, disponíveis e numerosos. Simples assim!

Esteves

Tamandaré, Penso que foi assim. Quando leio os links e os pdfs dos marinheiros e dos especialistas sobre e com os meios das outras marinhas não têm navios simples. Nem baratos. Sistemas avançam rapidamente. Para embarcar vigilância. Eletrônica. Sistemas. Rádio. Propulsão moderna. Li aqui que nossos navios não são capazes de identificar amigo/inimigo. Porque são simples. Não li a conta de quanto custa manter 30 navios simples e baratos. Não li aqui quanto custa aprestar as tripulações dessa nova classe de navios. Não sei dizer quanto custa manter 10 patrulhas de 4a. geração X 30 navios simples e baratos. Nosso… Read more »

Wagner

São simples naves patrulha e não dois Slava ! Só falta quererem instalar os P1000 Vulcan nesses navios !
Terminando eles está mais do que bom.

Luiz Floriano Alves

Navio simples e barato só nos países de quarto mundo. Nas áreas de atrito não dá para entrar no oceano de estilingue que não tem navio simples e barato do outro lado. Se é o que podemos botar na água que seja o melhor nesta tonelagem. Míssil sim.

Esteves

Ufa. Finalmente.

samuka

Minha gente, estamos no atlântico sul…isso é pra combater pirataria, pescaria ilegal, narcotráfico…atividades de policiamento e vigilância de nossa imensa zona econômica…não precisa mais do que o armamento das macaés pra isso, o que precisamos sim, é quantidades suficientes e empurrar água..

Carvalho2008

Patrulheiro tem de ser econômico sim! Concordo!!! Patrulheiro tem de ser simples sim e não precisa ter armas pesadas! Concordo!! Mas, tem de ter capacidade de expansão em caso de guerra, poder embarcar equipamento especializado e pesado para atuar junto ou auxiliar esquadra na hora H . A verdade é que que até uma RIB vira alvo durante conflito…eu prefiro o que for mesmo que desdentado, mas que tenha design e tamanho para “se” e no “dia que for necessário” consiga receber canhões, ou contêiner de mísseis ou Heli, mesmo que um MD 500 ou AH-6, ou UAV….este negócio de… Read more »

Luiz Floriano Alves

Carvalho 2008
Muito bem exposto. Só lembrando que os cutters da Guarda Costeira dos EU tem previsão para instalação de armas de combate. Os barcos (cutters)doados para as Filipinas foram adaptados para a função de destroyers. Abço.