No dia 5 de junho, iniciou-se o processo de modernização do último dos cinco helicópteros Lynx Mk95 da Marinha Portuguesa, com o seu envio da Esquadrilha de Helicópteros, localizada na Base Aérea nº 6 no Montijo, para a Leonardo Helicopters, sediada em Yeovil, Reino Unido.

Este helicóptero irá juntar-se assim aos quatro restantes, que se encontram em fases diferentes da modernização.

A entrega do primeiro helicóptero modernizado prevê-se que ocorra durante o presente ano.

O programa de modernização aprovado visa a atualização das aeronaves, de forma a manter uma capacidade que confira um maior espectro operacional à Marinha, cumprindo ao mesmo tempo os requisitos de desempenho e interoperabilidade no “Céu Único Europeu”.

Um dos cinco helicópteros da Marinha Portuguesa que se encontram em processo de modernização realizou o primeiro voo de teste com sucesso no dia 14 de fevereiro de 2020

FONTE: Marinha Portuguesa

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Essa modernização é semelhante a que a MB tem feito nos nossos Lynx?

Lu Feliphe

Sim, tem o motor CTS 800 4n, Glass Cockpit, e capacidade de visão noturna, é quase que as mesmas modernizações.

Last edited 3 anos atrás by Lu Feliphe
EduardoSP

O esquadrão ficou sem nenhuma aeronave. Todas as 5 foram para a modernização. Será essa uma boa estratégia? O esquadrão fica sem operar por um tempo mas, por outro lado, o processo de modernização anda mais rápido e se tem uma frota padronizada mais cedo.

Peter nine-nine

“A entrega do primeiro helicóptero modernizado prevê-se que ocorra durante o presente ano.”   Presumo que seja por pouco tempo, portanto, que todos os cinco estejam indisponíveis. Se bem que ser entregue e estar necessariamente em serviço não deve ser assim tão instantâneo. Observe também que, das cinco fragatas a que estes cinco helis se destinam, apenas 2 se encontram a navegar. A Bartolomeu está em fase final de modernização, a Francisco iniciou agora os mesmos trabalhos e a classe Vasco da Gama está com um navio parado para manutenção.   Com o retorno da Bartolomeu ainda este ano, assim… Read more »

Carlos Bernardo

o primeiro já está na marinha desde Fevereiro, nunca estiveram os cinco indisponível, podes conferir no site da marinha
 

Last edited 3 anos atrás by Carlos Bernardo
Peter nine-nine

“A entrega do primeiro helicóptero modernizado prevê-se que ocorra durante o presente ano.”

forummw

Esses pelo menos tem sonar de imersao e tem capacidade ASW ao contrario dos da MB que nunca receberam esse equipamento e nao conseguem detectar submarinos..

Dalton

Verdade…mas, navios portugueses e demais parceiros da OTAN tem que se preocupar com submarinos russos.

Fabio Araujo