O ‘Maareech’ foi projetado e desenvolvido de forma autóctone pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO) e é capaz de detectar, localizar e neutralizar torpedos atacantes

A Marinha Indiana informou no final de junho que introduziu um sistema avançado de chamariz anti-torpedo chamado “Maareech”, capaz de ser lançado de todos os navios principais.

O ‘Maareech’ foi projetado e desenvolvido de forma autóctone pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO) e é capaz de detectar, localizar e neutralizar o torpedo atacante.

Em um comunicado, a Marinha disse: “O protótipo deste sistema instalado a bordo de uma plataforma naval havia concluído com êxito todos os testes de avaliação de usuários e demonstrado os recursos de acordo com os Requisitos de Qualificação do Pessoal Naval”. Essa introdução não apenas testemunha a determinação conjunta da Marinha da Índia e da DRDO em relação ao desenvolvimento autóctone da tecnologia de defesa, mas também deu um importante impulso à iniciativa ‘Make in India’ do governo e à decisão do país de se tornar independente em tecnologia de nicho, disse a Marinha.

A Bharat Electronics Limited, uma empresa estatal de defesa (PSU), realizará a produção desse sistema de chamariz, afirmou a Marinha.

“A capacidade de guerra antissubmarino da Marinha da Índia recebeu um grande impulso hoje com a conclusão de um contrato para o avançado sistema de chamariz de torpedos Maareech, capaz de ser lançado de todos os navios de guerra da linha de frente”, acrescentou.

FONTE: Hindustan Times

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Temos algum sistema deste nos nossos navios?

Rafael

Que navios?

Fabio Araujo

Nas escoltas.

Rafael

Que escoltas? A MB tem alguma?

Up The Irons

Temos um quadro inchado com milhares de oficiais e uma quantidade imensurável de pensionistas ganhando muito bem, obrigado. Serve?

Rafael

A mais pura e triste realidade.

Victor F.

Caro Fabio, infelizmente não sei responder sua pergunta, mas acredito saber que, apesar de bem poucas, temos sim escoltas. Esse blog costumava ser um local onde pessoas leigas no ambiente militar mas que se interessassem pelo assunto podiam fazer perguntas sem serem humilhadas por alguns que se consideram experts. Infelizmente não é mais assim. O que mais se vê em cada postagem é a ignorância, o ódio, o desrespeito, a ironia. Garanto que muitos aqui só descem a página aos comentários por mérito de um ou outro colega que traz algo de útil e informativo. Acho que a cortesia, a… Read more »

Foxtrot

A MB desenvolver e fábrica sonobóias e emissores de som para testar sonares dentre outros motivos.
Não entendo o porquê até hoje essa tecnologia não migrou para um Deccoy como esse indiano.
Como sempre digo, que falta nos faz agências como a DARPA ou DRDO e um MD realmente eficaz.

mk48

“A MB desenvolver e fábrica sonobóias e emissores de som para testar sonares dentre outros motivos.”

Desde quando a MB desenvolveu isso ?

Pode citar a matéria onde você leu isso ?

Foxtrot

Entra no site do Dsarm (diretoria de armas da marinha) e verá lá.

Israel

Infelizmente há um boicote sistêmico em tudo q o Brasil tenta produzir desde carros a armas e veículos militares como o MBT Osório (hoje estaríamos bem avançados para construir um de última geração), projeto de caças da embraer q não foram pra frente e não esquecendo da “tragédia” de Alcântara fixando nossa dependência de satélites estrangeiros. Quem terá peito e culhões para romper com isso???

Foxtrot

Canso de escrever isso aqui caro Israel, mas estamos “pregando,” no deserto para um monte de internacionalizados (sem querer ofender ninguém, mas já ofendendo). Veja o absurdo do projeto CCT, onde gastaram uma boa grana em testes nacionais e internacionais no protótipo do projeto do CPN. Gastaram uma boa grana com acessória internacional para melhorar o projeto e depois o almirantado vem e resolve comprar um projeto importado e repleto de sistemas novo, alguns dos quais já dominamos aqui. Isso para não falar do absurdo do Gripen, LMV etc etc etc. Infelizmente assim como nossa sociedade, a culpa vem dos… Read more »

Xerem

Olha no caso Gripe sou a favor da compra mais o resto concordo com voce .

Roberto Messa

Vai funcionar?

So contra torpedos obsoletos

1 forca submarina moderna usa torpedo obsoleto?

É claro q n.

Nostra

Eh ?

What did I just read

Kemen

Bom… vou fazer algumas perguntas, e consequentemente deverei ser negativado! 1- Pode ser utilizado em qualquer navio! Sera que o ruido do Maareech não atrapalharia a detecção do provavel submarino pelo sonar de casco da belonave? 2- Se a belonave tiver torpedos anti submarino e dispara-los, a probabilidade de atingir o Maareech seria pequena? 3- Poderia ser utilizado com a sonobóia de arrasto da belonave para detectar um submarino? 4- Tem certeza que o Maareech poderia ser utilizado em qualquer belonave? 5- Muitos submarinos não disparam apenas um torpedo, disparam dois ou até mais, e ai como fica se um… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Marcelo

Mas já vi chamarizes similares de empresas ocidentais , não o rebocado , mas chamarizes lançados como os chaff & flare das aeronaves.

Roberto Messa

O torpedo e dificil d evitar c contramedidas pq ele se comunica c o sub q tem poder d processamento maior q o embarcado no missel

A proxima guerrabira mostrar q a forca submarina e quem ira ganhar a batalha naval

Kemen

Também acho, torpedos guiados por fibra óptica não seriam enganados.
Um detalhe talvez esquecido, a India tem trauma do asunto, porque na guerra indo-paquistanesa, um submarino do Paquistão (antigo e de fabricação francesa) afundou uma fragata indiana. Ai vem uns “cabeças” da India tentando amealhar algumas rupias do governo indiano.

Marcelo

Por que os torpedos guiados por fibra ótica não seriam afetados ? Se o sensor do submarino lançador for enganado pelo chamariz, então seriam, não? Não conheço bem esse assunto.

Kemen

O chamariz fazendo mais ruido que as helices de uma belonave, acho dificil, mas… bem se a belonave desligar seus motores… mas mesmo que fosse bem maior o ruido do chamariz, o que fazer com relação aos outros torpedos lançados pelo submarino, tendo em vista que nos casos reais geralmente os submarinos lançam pelo menos dois torpedos, um e depois outro. Os sensores do submarino são muito mais apurados que os sensores internos dos torpedos (sem comando por fibra óptica), o sensor interno do torpedo não é tão apurado, por isso a fibra. Mesmo os torpedos atuais tem sensor interno… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Roberto Messa

O torpedo usa seu próprio sonar p localizar o alvo e n precisa da emissao do propulsor

Se a escolta ligar o sonar, ira apenas facilitar a missao do sub

Nostra

Info on MAAREECH

Nostra
Marcelo

Hi, very good site that I was not aware of. Thanks for the link!

Nostra

They explain the technical side of things , hence a good read .

Kemen

Thanks, but it´s an indian site, than all about Maarech will be very good!

Nostra

How is it unexpected ?

Last edited 3 anos atrás by Nostra
Nostra

Just for info

Integrated submarine sonar suite USHUS

it consists of

1. Aft sonar arrays

2. Active sonar arrays

3. High frequency intercept sonar array

4. Medium frequency intercept sonar array

5. Obstacle avoidance sonar array

6. Passive sonar array

7. Test hydrophone

8. Underwater telephone array

It is fitted to 5 of the Indian Navy Kilo class submarines replacing the Russian sonar system.

Nostra

The advanced version of USHUS is USHUS 2 and is fitted to the remaining Indian Navy Kilo class submarines and Indian nuclear submarines .

Nostra

The lastest release of integrated submarine sonar suite is SMS-X submarine sonar suite.

It will be used in the latest nuclear submarines currently under construction for Indian Navy.

Last edited 3 anos atrás by Nostra
Nostra

In 2017 a Indian Navy Kilo class submarine upgraded with DRDO USHUS-1 sonar managed to evade American and Japanese sensors and successfully searched, detected and tracked USS Corpus Christi SSN and mock sank her.

Marcelo

very good !

Dalton

Provavelmente um erro de digitação Nostra, o relatado
por você ocorreu no Malabar 2015 e o submarino americano foi inativado em 2016 e oficialmente descomissionado um ano depois em agosto de 2017.
.
Não se sabe porém quais as regras de engajamento foram combinadas entre as marinhas participantes, de qualquer forma submarinos convencionais podem ser letais.

Nostra

Thanks for the correction it was 15 not 17 . Sorry

Cheers

Nostra

Viewers might find this interesting

It is a submersible pontoon used to test fire underwater launched missiles eg SLBMs

The system can be towed anywhere and submerged and unsubmerged as required under the sea / ocean remotely.

Nostra

Project VC11184 OSS ( ocean surveillance ship )

Currently under harbour trials.

Nostra

The missile in the picture attached below is interesting because allegedly it could be India’s first ASBM. Officially no information or confirmation regarding the same. Except in 2014 the drdo chief gave an interview where he provided little information regarding the same. Quote ” a long range anti-ship missile which can prevent aircraft carriers from coming within 1500-2000 km of our shores are also being pursued. The long range anti-ship missile is going to be a ballistic missile with a seeker which can hit ships at long range. ” End quote. AFAIK the said system was supposed to be based… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Nostra
Nostra

This is the model of in-service B-05 aka K-15 SLBM which is based off Shourya and hence if the alleged ASBM is based off Shourya it will look more or less like this. As I said before it is a hypersonic ballistic cum cruise missile with a speed of Mach 7.

Last edited 3 anos atrás by Nostra