Navio de pesquisas Oruç Reis

A Turquia suspendeu a pesquisa planejada no Mediterrâneo oriental por seu navio sísmico Oruç Reis como um gesto de boa vontade para negociações em andamento com a Grécia, disse uma autoridade turca em 28 de julho.

O presidente Recep Tayyip Erdoğan disse a seus assessores que “sejam construtivos e deixem isso em espera por algum tempo”, disse o porta-voz presidencial İbrahim Kalın à emissora privada CNN Türk.

Na semana passada, a Turquia anunciou planos de despachar o navio de pesquisa Oruç Reis e dois navios de apoio para realizar operações até 2 de agosto nas águas ao sul das ilhas gregas de Rodes, Kárpathos e Kastelorizo. A declaração aumentou as tensões com a vizinha Grécia e provocou críticas dos Estados Unidos, França e outros países europeus.

“Todos devem continuar trabalhando em suas plataformas continentais e realizar trabalho conjunto em áreas contestadas”, disse Kalın. Ele ressaltou que a Turquia não violou o direito internacional, mas a Grécia deve abster-se de uma abordagem maximalista por seus direitos marítimos quando se trata de sua ilha Kastellorizo, no sul do continente turco.

O comunicado NAVTEX da Turquia era para uma região que fica a 180 quilômetros da ilha grega de Kastellorizo, observou ele.

Oruç Reis escoltado por uma fragata da Marinha Turca

Ele também disse que as questões bilaterais com a Grécia devem ser resolvidas através do diálogo e não através de ameaças à candidatura da Turquia à adesão à União Europeia.

Kalın mencionou conversações em andamento com a Grécia mediadas pela Alemanha e disse que a chanceler alemã Angela Merkel tem uma “abordagem construtiva” sobre o assunto.

A Alemanha propõe medidas de construção de confiança no Mediterrâneo, com o objetivo de eliminar qualquer possível tensão entre Ancara e Atenas, e também “estabelecer um terreno positivo com a Turquia”, tomando medidas positivas a favor de Ancara durante a presidência alemã da UE, afirmou Kalın.

Os aliados da OTAN, Grécia e Turquia, estão em desacordo com os direitos de perfuração no Mediterrâneo Oriental. A Turquia acusou a Grécia de tentar excluí-lo dos benefícios das descobertas de petróleo e gás no Mar Egeu e no Mediterrâneo Oriental, argumentando que as fronteiras marítimas para a exploração comercial devem ser divididas entre os continentes grego e turco e não incluir as ilhas gregas em igualdade de condições.  Atenas afirma que a posição da Turquia é uma violação do direito internacional.

Em 27 de julho, o porta-voz do governo grego Stelios Petsas disse que a Turquia estava retirando navios da área, acrescentando que Atenas continuava pronta para entrar em negociações com a Turquia “dentro da estrutura do direito internacional e
boas relações de vizinhança.”

FONTE: Hürriyet Daily News

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Adaime

Vejo nesta atitude quatro possíveis motivos:
1) Erdogan afinou:
2) Erdogan quer ganhar tempo para melhor se preparar;
3) Erdogan quer fazer média com a União Europeia para ser aceito na mesma;
4) Erdogan percebeu que é melhor negociar com a Grécia.

Espero que os amigos aumentem a lista.
A propósito, reparem que todas as frases começam com “Erdogan”. A UE jamais aceitará o ingresso de um país totalitário.

PACRF

Alternativa 3. Entrar na União Européia adotando o Euro vale muito mais que qualquer conflito bélico com um de seus membros. Pragmatismo em estado “sólido”.

Salim

Afinou.

Vovozao

30/07/2020 – quinta-feira, bnoite, mas importante o apoio explícito dos USA (Trump) em pró da Grecia.

Karl Bonfim

1) Erdogan afinou. Ele não é bobo nem nada, atolado até o pescoço na Síria, tá querendo se enrolar também na Líbia em atrito com a Rússia, com os EUA e agora com a Grécia, seria de mais, afinal de contas a Turquia não uma China superpoderosa!

Roger

Já podem fazer um seriado… “Todo mundo odeia o Chris Erdogan”

J L

Não devemos esquecer de recente entrevero com Israel.
Com isso fico com a 1 e a 3 também.

Fernando

Afinou. Sofreu forte pressão e mudou o rumo. Turquia a muito já esqueceu a União Europa que a bem da verdade nunca quis os turcos no seu seio, assim como também enrolam a Ucrânia, mas não querem eles dê jeito nenhum.

Hcosta

Erdogan quer desviar a atenção dos problemas internos.
A Turquia com este ditador no poder nunca terá o estatuto de um país credível.
A UE nunca aceitou a entrada da Turquia quando este senhor disfarçava muito bem as suas intenções, imaginem agora que Turquia é uma ditadura.

Moriah

Exatamente. Ele está usando a falta de mar territorial como desculpa, assim como usa o Islã para tirar o dele da reta.Quer mesmo é se fixar no poder como Putin fez na Rússia e criar um regime mais autocrático e menos democrático (pior é que ele está fazendo exatamente como no império bizantino e no otomano). Logo, ele converte seu cargo em vitalício com apoio comprado no parlamento.

Kemen

Ora, ele não foi seguidamente eleito em 2014 e 2018 ? Não sei… a não ser que tudo que se encontra na rede a respeito do Erdogan seja mentira. Se realmente foi eleito como pode ser um ditador? O fato de ser ou não Ditador não quer dizer que a politica do estado turco em relação à exploração de recursos naturais no Mediterrâneo esteja correta ou outras politicas externas. Toda a politica da Turquia é arquitetada pelo presidente e pelo Parlamento turco. “Erdoğan foi reeleito Presidente da Turquia no primeiro turno das eleições com 52,59% dos votos, descartando a necessidade de… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Hcosta

Como pode ser um ditador?
Simples, sendo “eleito” por eleições não livres.
Maduro, Putin, Castro, Saddam Hussein, etc..
É algo não muito difícil de perceber se formos ver a quantidade de jornalistas que ele mandou prender.

Kemen

Eleições não livres? De onde veio essa afirmação que as eleições na Turquia não foram livres?
Se me mostrar pasarei a acreditar! Mas por favor, que não sejam “Fake News”.

Um pais candidato a entrar na UE sem eleições livres, nunca seria aceito nem como candidato se não tivesse eleições livres!
E veja colega, não estou defendendo a politica externa do estado turco, mas tenho por principio que cada coisa deve ter a sua devida e correta colocação.
Generalizações e comparações com quem não tem nada a ver com o estado turco, na minha opinião são descabidas.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Hcosta

Tens de estar mais atento às notícias internacionais. A Turquia já é considerada uma ditadura. No índice de liberdade de expressão, um factor importante na definição de uma democracia, ocupa a 157 posição em 180. Fechou cerca de 190 meios de comunicação e prendeu 320 jornalistas. Também mandou prender 100000 e afastou dezenas de milhares de funcionários públicos. Mas antes de haver o golpe, já havia várias tentativas de consolidar o seu poder e de ataques à liberdade de expressão, que é assim que todas ditaduras começam. A história da entrada para a UE já tem décadas. Erdogan vive da… Read more »

Kemen

Então esperemos que nas próximas eleições ele e os de seu partido não sejam vitoriosos, que valha a vontade da população da Turquia, como em todas as democracias. A politica externa é outro detalhe, pode ser criticada ser totalmente errada e até ocasionar uma guerra, mas chamar um politico eleito por sufragio popular de Ditador num pais que tem uma Constituição e esta é seguida, não parece lógico. Dessa forma poderiamos chamar de Ditador a muitos Primeiros Ministros e Presidentes por esse mundo afora, mesmo que estes respeitem as suas respectivas Constituições. Lembro de um detalhe, quando um jornalista Saudita… Read more »

Kemen

Dai então, extendendo o raciocinio do nobre colega, todos os paises que estão na cor vermelha e preta ai nesse mapa abaixo seriam governados por ditaduras?

https://rsf.org/pt/classificacao%20#

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Hcosta

Como disse a liberdade de imprensa/expressão é um bom indicador. Neste caso sim, os países a preto são ditaduras e os vermelhos correm o risco de o ser, apesar de, do meu ponto de vista, errar em não classificar a Turquia como uma ditadura. Se formos ingénuos e classificar qualquer eleições, em que não há liberdade de imprensa, observadores independentes ou com detenções em massa, como legítimas então tudo bem. Exemplos não faltam de referendos em ditaduras com resultados de 90% para cima. Qualquer ditadura tem uma constituição e na Turquia foi alterada sucessivamente para dar mais poder a Erdogan… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Hcosta
Kemen

Pois bem nobre colega, delicie-se com a leitura, dos que muitos aqui chamam de ditador a um Erdogan que vem tentando democratizar cada vez mais o pais desde 1980, e tem tentado alterar uma Constituição estabelecida pelos militares. A propósito, o jornalista é do Daily News. https://www.setav.org/en/democratization-and-the-constitution-in-turkey/ (Se tiver dificuldade pode usar um tradutor.) Volto a enfatizar, cada coisa em seu lugar: 1- Politica externa da Turquia 2- Erdogan Ditador ou Democratizador. Acho que o nobre colega deveria se informar sobre a história do politico que acusa de Ditador. Se o nobre colega quer exemplo de Ditadores na Turquia, leia… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Kemen

“Qualquer ditadura tem uma constituição e na Turquia foi alterada sucessivamente para dar mais poder a Erdogan e a sua corte. Já não existe separação dos poderes.” Essa é uma inverdade do colega, a Constituição da Turquia foi alterada pela último golpe militar (que aliás tentaram tomar o poder de novo recentemente), foi modificada depois e ratificada por referendo popular. “Podem ter a melhor constituição do mundo mas se não haver escrutínio é apenas propaganda.” Teve escrutinio sim, informe-se mais, leia mais as noticias verdadeiras! Erdogan vem tentando tornar a Turquia um pais liberal, a Constituição turca foi alterada porque… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Hcosta

Em nenhum dos seus comentários é refutado o que eu disse. Diga quais foram as medidas de Erdogan para transformarem a Turquia num estado democrático. Devem ser as detenções em massa que o fazem um líder democrático.

As alterações que eu refiro à constituição são as mais recentese que concentrou todo o poder em Erdogan e não as que foram feitas há quase 40 anos.

Os seus argumentos começam a ficar um bocado mais esotéricos.

Kemen

Esclarecendo: detenções dos que participaram da tentativa do fracassado Golpe de Estado, contra a vontade popular e democratica, seria mais uma democracia derrubada por devidamente chamado(s) futuro(s) Ditador(es).
Não se sabe qual foi a razão da tentativa de Golpe de Estado, pois…

  • A Turquia não esta imersa em balburdia.
  • A Turquia esta alinhada politicamente com o Ocidente.
  • A Turquia é uma democracia.
Hcosta

A Coreia do Norte não está imersa em balbúrdia
A Coreia do Norte está alinhada politicamente com o Ocidente
A Coreia do Norte é uma democracia

Kemen

Tudo que escreveu esta errado mais uma vez, pois não?

_ A Coréia do Norte não comercializa com o Ocidente. .

_O seu presidente não foi eleito por sufragio popular e sim por uma asembléia de politicos, foi declarado presidente vitalicio, nesse caso pode ser categorizado como Ditador. Poderia ser julgado por crimes contra a humanidade.

_E sim, a Coreia do Norte não esta imersa em balbúrdia que se saiba, seja por noticiarios controlados ou por perseguições aos não alinhados politicamente, ai acertou.

Totalmente diferente.

Hcosta

Claro que o que eu escrevi sobre a CN está errado!

Quando apresento argumentos sobre o regime de Erdogan respondes com afirmações e não com factos relevantes. Nado do que eu disse foi contrariado.
Assim é difícil contra argumentar, já que não apresentas argumentos mas afirmações que, para mim, já se apresentam como desespero para tentar justificar algo que me parece evidente.
Do mesmo modo posso afirmar que a CN é uma democracia só porque me apetece…

Moriah

1, afinou mesmo.

Kemen

Fico com a alternativa 3 e a 4.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Kemen

Não acho que o Erdogan foi expulso, a Turquia teve apenas negada a compra de F-35, na qual participa do fornecimento de algumas peças.
Erdogan não levou nenhuma paulada do Egito, não entrou em nenhum hospital… rsrsrsrs
Sim eu também acho que a entrada na UE seria prorrogada indefinidamente até uma posição mais realista e liberal de parte da Turquia.

Fernando Turatti

Olha, aqueles rafales que atacaram posições turcas na Líbia eram uma das três opções:
1 – Egípcios(vizinhos)
2 – Franceses no porta-aviões(que até estava no Mediterrâneo quando entrou em quarentena)
3 – Da armée de l’aire, com reabastecimento no meio do Mediterrâneo.

OSEIAS

Mesmo achando uma solução “Salomônica” para o caso, os caras ainda irão reclamar, porque um ficou com as pernas e o outro ficou com os braços.
Raça difícil de agradar é o tal humano, ainda falta muito para se tornar um “ser”. Abraços.

Alex Barreto Cypriano

Não discordo, mas o genial da solução salomônica foi averiguar, através da medida extrema e falsamente equitativa, quem era a verdadeira mãe, a qual jamais suportaria ver seu rebento partido ao meio. A sabedoria vai além do formalismo aplicado grosseiramente a tudo.

OSEIAS

Mas essa é a ideia. Existe aquele que realmente quer proteger e desenvolver o lugar e há aquele que só quer guerra e degradar exaurindo seus recursos. Assim saberemos quem é quem nessa questão e quem realmente se importa com o lugar aponto de chama-lo de “lar”.

Fabio Araujo

O Erdogan esticou muito a corda e estava correndo o risco de entrar em uma guerra em duas frentes com Egito e Grécia além de estar envolvido na Líbia na Síria e esta dando apoio ao Azerbaijão, hoje um A400M turco levou um helicóptero T-129 ATAK para exercício no Azerbaijão, a Turquia tem uma grande forças armadas mas não é tão grande para aguentar tudo isso..

Last edited 3 anos atrás by Fabio Araujo
Marcos10

Fábio, boa noite!
Acrescente a isso o fato de que muita gente foi presa, afastada, expulsa, fugiu, etc., após o fracassado golpe de Estado. É só lembrar que perderam uma quantidade grande de blindados para homens usando chinelo, ou quase isso.

Adriano RA

Concordo! Só lembando que eles (turcos) ainda tem que se preocupar com os curdos, que podem se aproveitar de uma guerra com gregos e egípcios para fomentar o separatismo/conflitos em boa parte do país.

Last edited 3 anos atrás by Adriano RA
Kemen

Também é uma forma de deixar os militares ocupados, evitando assim uma nova tentiva de golpe para por um ditador, derrubando a atual democracia na Turquia.

ADRIANO MADUREIRA

“Gesto de boa vontade”?! Não sabia que a definição de frouxo havia mudado…

Quem tem c* tem medo,ele não é estupido.
comment image

Erdogangster sabe até onde a corda pode esticar,e ele sabe que os outros players da região são fortes…
comment image
comment image

sagaz

Com todo o contexto do petróleo atual de baixos preços e excesso de oferta também não justifica! Agora qual o cenário para os próximos 50 anos? Acredito que o governo Turco terá que fortalecer muito mais internamente, o turco não é um chinês que vive há quase um século sob julgo de tiranos, se houver descontentamento popular em função de restrições de liberdade, economia afundar, o governo turco poderá tender ao liberalismo econômico e social destruindo essa “endorgancracia”…

Fabio Araujo
Fábio de Souza

A Turquia tomou uma atitude sensata , alias o Mundo não precisa de mais uma Guerra, onde só quem perde são vidas inocentes , que não tem nada haver com o super ego do Erdogan .

Alex prado

Honestamente espero que Grécia e Turquia se entendam. O mundo já está numa bagunça com essa pandemia e as fuzarcas chinesas. Um conflito no mediterrâneo causaria um problema adicional para Otan e UE.

JuggerBR

Uma guerra num mar pequeno como o Mediterrâneo, sobraria pra muitos civis dos vários países que circundam a região, logo teriam um conflito generalizado, sem contar as muitas diferenças históricas de povos que já lutaram entre si desde antes de Cristo.

João Bosco

Para mim, a Turquia viu que estava se atolando demais nas suas encrencas com outros países, que a UE já estava olhando atravessado apara ela, que estava se enrolando com um aliado da OTAN e e os EUA, que no final das contas, não aguentaria o rojão.
Para não se ferrar mais ainda, recuou se fazendo de diplomata e democrático – coisa que o tal do Erdogan não é.

Dalton

O USS Dwight Eisenhower e seu grupo estão retornando para casa e ao passar pelo Mediterrâneo essa semana conduziram operações conjuntas com as marinhas grega e turca buscando assegurar a estabilidade regional.

Joao Moita Jr

Acaba de acontecer!!! AAV do USMC afundou aqui perto, vários Marines mortos. RIP

https://www.foxnews.com/us/marine-corps-mishap-off-california-coast-leaves-at-least-1-dead-8-missing-military

Antonio Palhares

“Gesto de boa vontade significa”.
A água bateu na..

Salomon

Belo navio de pesquisa, imagino o “recheio”. Se não for incômodo e pedindo desculpas pela questão primária: porque os navios turcos sempre tem o “Reis”?

Talisson

Acho que a tecnologia desse navio merece uma matéria, caso já nao haja.

JS666

Esse “Reis” era a patente de capitão no Império Otomano, era adicionado ao nome do oficial que chegasse ao posto. “Pasha” era general por exemplo.

Gabriel BR

As lideranças turcas já se aperceberam de que estão sendo “Enroladas” pela UE . Aliás entrar para UE é renunciar a soberania , é vender a alma para o diabo.

Heitor

“Gesto de boa vontade” = cagaço

Rudi

que navio bem feio bah….

Fabio Araujo