Na capa da edição da revista “Naval & Merchant Ships”, em primeiro plano o novo avião KJ-600 de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C) e a versão embarcada do caça furtivo FC-31 (J-31) da Marinha Chinesa.

Em segundo plano, dois caças J-15 (versão chinesa do Sukhoi Su-33), o futuro porta-aviões Type 003 da Marinha Chinesa e um destróier Type 055.

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
angelo

And the USA scares and concerns….

angelo

USA .. wise UP….

PACRF

O “problema” dos EUA com a China não é militar e sim econômico. Afinal, nenhum outro país no pós II Guerra havia ameaçado a hegemonia econômica norte-americana.

Antoniokings

O único e principal problema é que já passou, e muito, da fase de ameaça.

Luiz Trindade

E ae cabe a pergunta que não se quer calar… A quanto tempo os analistas militares ocidentais estão alertando que o poderio militar chinês estava crescendo assustadoramente? Há muitos anos e agora se vê o resultado de tanta negligência. Agora a China é o que foi a URSS no século XX e os EUA estão engolindo a forceps…

MGNVS

Luiz So discordo na parte onde vc diz que a China é hj o que a URSS/CCCP era… na area economica a China é muito superior ao que a URSS/CCCP foi… na area militar nao… ainda falta muito… a URSS/CCCP realmente tinha um poder militar impressionante em varias areas inclusive com capacidade de intervencao em varias partes do globo… era a unica Superpotencia Militar com capacidade de invadir toda a Europa e de destruir os EUA num combate nuclear… coisa que hoje a Russia nao consegue fazer e por enquanto a China tbm nao. E a URSS/CCCP realmente tinha planos… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Na verdade, quanto a invadir a europa e destruir os EUA numa guerra nuclear, a Russia ainda consegue sim.
Só não o faz pelos mesmos motivos da epoca da URSS.
Se não fosse assim, a europa e EUA não temeriam a Russia como temem.

Luiz Trindade

É MGNVS… A China diferente da URSS vai dominar o mundo com a arma do que eles consideram inimigo do sistema socialista, ou seja, com o capital da bolsa de ações. A URSS via como oportunidade a insatisfação do proletariado para tentar dominar os outros países com seu sistema político. A China vê como oportunidade dobrar o sistema produtivo para dentro da China e fazer o mundo dependente deles. E como toda desgraça é pouca ainda tem as ilhas artificiais construídas no que era antigamente a roda da seda chinesa. Muitos países reclamaram mas não deu em nada e agora… Read more »

Antoniokings

Luiz Trindade

Poder militar é proporcional ao poder econômico.
Temos uma potência econômica ascendente (China) e outra decadente (EUA).
Daí tiramos as conclusões do que estamos assistindo atualmente.

Cristiano de Aquino Campos

Qual seria a sua jugestão para impedir tal crescimento do poderio econômico e militar Chines, sendo que a econia ocidental, muito se beneficiou e se beneficia da econômia Chinesa?
E quanto a URSS, a China esta muito mais forte do quê a URSS jamais foi.

Renan

Descentralização de produção
Investir pesado em outros países para produção de consumo mundial.
Mas não apenas em um país e sim em centena de países.
Somente assim os EUA deixará de financiar seu principal oponente.

Cristiano de Aquino Campos

O problema e que não se acha uma imensa população, qualificada, submissa que não reclama por melhores condições de trabalho e salário. Coisas que aumentam os custos de produção e reduzem o lucro. Sem falar que acho que os EUA até preferen uma China forte e concorrente do quê vários países, mais fortalecidos econômicamente.
Porquê você acha que eles não escolheram investir na africa, america latina, ou India.

Matheus S

O único modo de conseguir parar a China é a capacidade do Ocidente de atrair cérebros e investidores da Ásia. A primeira coisa a se fazer é o Ocidente se adequar as mesmas condições da China em questões tributárias, isso atrairia uma enorme quantidade de empresas de volta, repatriando seu capital. O Trump quando abaixou os impostos de 35% para 20% para pessoas jurídicas, o crédito disponível para investimento era absurdamente grande em comparação com os anos anteriores, isso gerou uma grande demanda de investimentos e a consequência disso foi o aumento de salários reais na economia toda e estavam… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Na verdade a desaceleração econômica Chinesa a qual você se refete foi mais uma questão global do quê movimento intencional do capital americano em sí. Todo o mundo teve queda no ritmo de crescimento. A grande vantagem dos Chinese em relação aos EUA e Europa e que engenheiro na China custa um terço em dolares que o mesmo engenheiro nos EUA ou Europa, fabricando um produto que é vendido pela cotação do dolar indepedente de onde e fabricado. O problema e que mesmo com redução de impostos nos EUA, o que leva ao aumento do custo de produção, eles perdem… Read more »

Matheus S

Notícias de desaceleração econômica chinesa estava começando em 2014, porém o golpe final foi a crise da fuga de capital da China em 2015, a queda da bolsa da China chegou a um patamar de 40% do seu valor anterior, e isso respingou no mundo inteiro. Eu me lembro de ter visto no início do ano de 2015, quando a situação estava em seu momento de ruína, as ações de todo o mundo no negativo, não tinha uma sequer bolsa subindo. Essa foi o golpe final do freio do crescimento econômico chinês. Você certamente não tem ideia do quanto poder… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Deixa eu ver se entendi a sua critica aos gastos do que chama de social-democracia europeia. Se for em relação a politica de bem estar social que na verdade e a promoção daquilo que todos nós invejamos nos países europeus. Distribuição de renda com redução da desigualdade social, em que o filho de um pedreiro que consegue sustentar a familia, pode estudar e virar engenheiro, aposentadoria descente, isso tudo fruto dos direitos trabalhistas. Digo graças a Deus por isso pois e isso que torna a vida no ocidente melhor que na China.

Matheus S

O peso da social-democracia não iria permitir a redução da carga tributária do Ocidente e isso limita a nossa competição contra os chineses. Isso é apenas um fato. Amigo, volte ao mundo real. Como que os chineses que ainda são pobres iriam ter um padrão de vida ocidental? Por favor, me esclareça essa questão. Com que recursos eles iriam bancar gastos semelhantes aos europeus? A renda per capita PPC de um chinês é cerca de um 1/3 de qualquer país europeu desenvolvido. A mesma coisa se aplica aqui no Brasil. Querem que uma economia indiana dê um padrão de vida… Read more »

Renato B.

Nos anos 60 a economia soviética também crescia muito rápido. Muitos diziam que era questão de tempo para a URSS superar os EUA. Falharam em prever que a economia soviética travaria. Vejamos o se o capitalismo autoritário chinês vai se firmar ou a democracia liberal vai se reinventar.

Cristiano de Aquino Campos

A econômia soviética e atual Russa e baseada muito em comodites, de produto indústrial, só armas e Vodka. A China vende de tudo, do mais simples ao mais complexo produto industrializado.

Cristiano de Aquino Campos

A economia Soviética ruiu Por qué não conseguiu acompanhar a evolução tecnológica dos produtos industriais, como Estados Unidos e Europa, ficamos só dependente das comodites que perderam valor, levando a economia Soviética á ruína.

Last edited 3 anos atrás by Cristiano de Aquino Campos
Matheus S

A Austrália, Nova Zelândia e Chile são economias baseadas em commodities, e mesmo sendo economias com essas características, mantém um padrão de vida elevado a qualquer país de terceiro mundo e até mesmo de segundo mundo.

A economia soviética ruiu porque não tinha mais capital dos países explorados, o socialismo suporta até quando acaba o dinheiro dos outros. Sua ruína já estava prevista desde os anos 20.

Agressor's

Fico feliz em ver a China trazendo equilíbrio ao ser um contrapeso para os EUA e demais potências corsárias do ocidente. Precisamos de países como a China para manter os EUA alerta. Caso contrário, eles vão atuar cada vez mais de forma nefasta para interferirem e controlar outros países.

Monarquista

Tu nunca se perguntou por que os países que sentiram a mandíbula do dragão ou o abraço do urso pulam alegremente nas garras da águia? E por que aqueles que estão sob a proteção da águia nunca procuram os outros 2?

Last edited 3 anos atrás by Monarquista
Andre

Isso é tão óbvio. Qual a dificuldade das pessoas em olhar para o nosso passado recente? Sem contar que esse discursinho de “potências corsárias do ocidente” já era dito pelo Hitler desde a década de 1930…a história está se repetindo….

Last edited 3 anos atrás by Andre
ednardo curisco

bicada de urso e dragão arrancam uim pedação. mas águia também bica, assim como o leão.

Cristiano de Aquino Campos

Intetessante você falar isso pois, não há registro histórico de invasão e ocupação militar Chinesa, desde o Tibet. Na verdade, tem sido o contrário, Mongois, Russos, Ingleses, Japoneses.

Renato B.

Sim, Cuba, Nicaraguá e Venezuela voltaram felizes para os braços dos EUA. E olha que não são exatamente maravilhosas.

Monarquista

O povo desses países, que conseguem fugir do regime, procuram qual outro país pra pedir asilo, em geral? Procuram Rússia? China? Um ao outro?

Agressor's

É engraçado como todos os países estão interessados no Brasil, menos os brasileiros né Teropode!

fewoz

Teropode, deixando a ideologia de lado, um contrapeso é sempre importante. Não é nada bom para o mundo, em diversos sentidos, apenas uma potência hegemônica. Obviamente que um mundo multipolar seria muito melhor, mas é o que temos pra hoje…

sagaz

Fazendo uma analogia, você fica feliz em ver um “coronavírus”, assim as instituições de pesquisa tiram a ferrugem e trabalham em virtude da existência de um vírus mortal. Ou da existência de delinquentes terroristas, assim a polícia se aprimora comprando tanque, fuzil, etc

Paulo Siqueira

Sim, e dessa vez uma ditadura militar de um estado totalitário que expande além de suas fronteiras a verdadeira ameaça intervencionista e prepotente com seus vizinhos e desdenha com o restante do planeta o seu descaso sanitário irresponsável e inconsequente!Taí a China real que não está nem com a sua própria população e o que dirá com o mundo!

Carlos Campos

Nossa que maravilha, já temos um grupo de fdp se metendo nos países dos outros, agora temos um novo fdp que não liga nem para pressão da população, sobre suas interferências no exterior, assim o mundo fica melhor.

Carlos Campos

quanto mais corsários melhor, afinal o que mundo precisa é de mais guerras

Renato B.

Um mundo multipolar é mais equilibrado que viver num mundo monopolar, não existe déspota bonzinho, só equilíbrio de poder.

Cristiano de Aquino Campos

O equilibrio deve existir, para o bem ou para o mal.

ednardo curisco

tá vendo muito star wars. o mundo já é negro e cinza. estamos só colocando mais negrume, não branco

IAPPE

A China caminha para ser muito mais que EUA. A dependência do mundo em relação a China é muito maior que já foi da Americana.
Não tem área estratégica que a China não tem investido pesado, e seu objetivo é colocar o mundo aos seus pés.
Este já é o seculo Chines, e o mundo pagará pesado por sua inocência em relação a China.

fewoz

Sempre que posso, evito comprar produtos chineses. Se a diferença de preços não for absurda, prefiro pagar um pouco mais e ter um produto feito em outro país. Mas às vezes, a vida nos pega de surpresa: estes dias comprei uma simples Colgate aqui em Lisboa e ao chegar em casa, vi o infame “Made in China”… E o detalhe é que comprei no Lidl, ou seja, uma rede de supermercados grande. De qualquer modo, costumamos culpar os EUA e a Europa por terem transferido suas indústrias para a China, mas aí eu levanto outra questão: por que o Brasil… Read more »

Ricardo da Silva

Alguém já ouviu uma história de um J-20 biposto embarcado ?

Corcel

Se é um caça tão moderno porque uma versão biposto?já que os computadores deveriam substituir um segundo tripulante.

José

B-21 será monoposto eZpecialista?

Corcel

O entusiasta você ainda não respondeu a pergunta.

Cristiano de Aquino Campos

Assim como o B-2.

Renan

Já pensou na ideia de vc ter um trajeto longo de 20 horas de deslocamento
Com dois piloto um dorme outro pilota, na hora do show vc terá os dois pilotos para trabalhar.um estará bem cansado outro mais ou menos mas terá dois pilotos.

Não acho que seja usual mas em caso de necessidades extrema é uma solução.

R_cordeiro

EUA apresentou caça de 6 geração. China mostrando “representacao artistica” do seu aviao de 6 geracao em 3…2……1

VINICIUS MOMESSO

Apenas disse que testou e não mostrou imagens. O que dá na mesma.

Foxtrot

E o mais importante, tudo desenvolvido e fabricado em casa com tecnologia própria.
Quem me dera um certo país sul Americano que vive “alimentado” colônia ocidental acordasse como a China acordou há anos.
Mas como diz em seu hino nacional “gigante adormecido em berço esplêndido” !
E pelo jeito assim continuará por décadas e talvez séculos !

Carlos Campos

Se um presidente fizesse o que o Deng fez na China, ele seria “pior que o super hiper mega direitista Bolsonaro”, O lado ruim e bom da China é que lá é uma ditadura.

Nilo Rodarte

Tecnologia própria? Tecnologia de espionagem própria, né? O que também não chega a ser um demérito, porque até pra copiar é preciso capacidade.

Renan

Não deixa de ser tecnologia própria, eles usaram sua própria tecnologia para roubar dados e assim construir um avião que supostamente derruba qualquer aeronave 4++

JOSE DE PADUA VIEIRA

Lindo pôster…quero ver passar disso

Franklin Apaza

A inveja e nítida hahahahahaha ??

JOSE DE PADUA VIEIRA

Acertou adivinhão, tudo oq eu queria era ter meu próprio porta aviões e sua ala aérea…

Antoniokings

Tudo que tem neste pôster já foi publicado na Trilogia.

JOSE DE PADUA VIEIRA

o Koswar e o Qaher-313 tbm já foram publicados na trilogia

Andromeda1016

Concordo.

Foxtrot

Sério mesmo José?
Pelo jeito não anda lendo as notícias sobre a China desde uns 30 anos atrás!

JOSE DE PADUA VIEIRA

Há 30 anos atras nem vc lia sobre a china kkkkk

Carlos Campos

então espera pq tudo que está na capa já ta sendo finalizado

ADRIANO MADUREIRA

Se você talvez lesse mais a trilogia meu caro,certamente saberia que já passou da fase do poster…

Ao contrário de nós que vivemos de maquetes e projeções 3D,eles não brincam com o assunto defesa…
Pelo contrário,levam a sério…

comment image
comment image

comment image

JOSE DE PADUA VIEIRA

Vejo um nae ainda em construção, um jato furtivo q deve ser conceito e um aew q além de ser uma cópia do americano foi lançado recentemente.
Entro no blog diariamente, mas isso não me deixa cego em relação ao que é planejado e ao que realmente será produzido, sem falar na real eficácia desses meios.

JOSE DE PADUA VIEIRA

Se não se passa de um poster, se todos esses meios já estão ativos, pq não publicaram uma foto ao invés de uma arte???

Zorann

Acho que estão de parabéns. É um progresso invejável. É fruto do esforço deles.

Isto não é torcida. Não existe ninguém bobo ou bonzinho neste jogo.

Andromeda1016

Tirando as bombas nucleares, nada que os chineses tenham assusta ou tira o sono do ocidente, pois ainda precisam tomar muita papinha para poder ameaçar de verdade como tentam insinuar. Todo essa pose de super potência serve principalmente para fins políticos internos, angariando apoio político da população ao partido comunista e seus líderes.

Renan

1,7 bilhões de possível soldado tira o sono sim

Andromeda1016

Mais de 57 etnias amarradas à base do porrete ideológico. Mais de 57 línguas diferentes. Mais de 57 culturas, histórias, valores e tradições diferentes. Quando estourar a guerra cada um vai correr para um lado. O mais provável é que ocorra uma guerra civil dentro do que é a China moderna.

rafaehl

É muito bom ter uma nação se contrapondo militarmente a nação dominante,isso gera um equilibrio, que sem o qual levaria a nação dominante a extrapolar no dominia exercido sobre as nações mais fracas militarmente.
Na história temos o exemplo de Roma, que quando não achava inimigos para se degladiar, sugava o máximo das nações conquistadas por ela.

João Luiz Fra..

Tirando o vírus…até que a China é um cara legal…

MGNVS

A China ainda nao é uma Superpotencia Militar igual foi a URSS/CCCP e por isso mesmo ainda nao tem condicoes de ameacar militarmente os EUA/USA fora da sua regiao de influencia … mas ja é forte o suficiente para ameacar os vizinhos e impedir o acesso dos EUA/USA ao Mar da China ou causar grandes danos a frota americana… e se a Inciativa de fortalecimento do BRICS der certo e as rusgas entre a China e a India cessarem e eles chegarem a um acordo sobre a Kashemir… entao os EUA/USA ficarao ainda mais isolados ali pois a India é… Read more »

Andromeda1016

Concordo, mas a China precisa constantemente desse clima de crise para sustentar o poder do partido comunista. É com base nessas crises que eles conseguem justificar medidas autoritárias e manter as diversas etnias distraídas de interesses regionais. Ela ruge e ameaça para manter este estado de insegurança e para isso não tem opção senão continuar chutando seus vizinhos para que eles “cooperem” com seus interesses políticos.

Renato B.

Eles tem um problema, como o país cresce e a população enriquece tende a cobrar mais inclusão. Por isso o controle da midia é tão importante para eles. Torço para que chegue um momento em que eles vão ter que escolher entre travar o crescimento ou a inclusão.