A Turquia está atualmente nos estágios finais de teste de seu primeiro míssil antinavio fabricado internamente, Atmaca, disse o presidente da Presidência das Indústrias de Defesa (SSB), Ismail Demir, no dia 29 de setembro.

Ele acrescentou que um último teste foi deixado para o míssil antinavio antes de entrar em produção em massa.

Demir disse no Twitter que o Atmaca foi testado com sua própria unidade de navegação inercial interna a bordo, independente do GPS. O teste foi bem-sucedido e o teste final será realizado com uma ogiva. Esse desenvolvimento também demonstrou a capacidade superior do míssil contra a guerra eletrônica (EW).

O desenvolvimento do míssil antinavio começou em 2009 e um acordo para produção em massa foi assinado entre a SSB e o fabricante Roketsan em 2018.

O presidente da Roketsan, Murat Ikinci, disse anteriormente que o míssil de cruzeiro Atmaca, que tem um alcance de 250 quilômetros (155 milhas), é um produto nacional que inclui tecnologia disponível apenas para poucos países.

Ikinci também disse que o míssil está sendo desenvolvido para atender às necessidades das Forças Navais turcas e pode substituir os mísseis importados.

“Também estamos trabalhando na versão terra-terra do míssil de cruzeiro Atmaca”, disse ele, acrescentando que essas tecnologias devem dar uma contribuição séria para a força e experiência das forças de defesa e da indústria da Turquia.

O estoque das Forças Navais atualmente contém os mísseis antinavio Harpoon, de fabricação americana. Espera-se que eles sejam substituídos pelos mísseis Atmaca que possuem recursos adicionais superiores.

Os mísseis Atmaca deverão ser usados ​​em corvetas construídas sob o projeto do Navio Nacional da Turquia (MILGEM), junto com outras embarcações e submarinos que atualmente usam mísseis Harpoon.

Os mísseis também devem ser usados em suas versões terrestres para a segurança do litoral.

Motor a jato KTJ-3200 do míssil Atmaca

O primeiro míssil antinavio do país será equipado com um motor KTJ-3200 totalmente nativo, desenvolvido pelo Grupo Kale, confirmou o chefe da SSB anteriormente.

O Atmaca é um míssil guiado moderno para todas as condições meteorológicas. É eficaz contra alvos fixos e móveis graças à sua resistência a contramedidas, atualização de alvos, recursos de reativação e cancelamento de tarefas, bem como um sistema de roteamento 3D avançado.

Os sistemas de controle de lançamento do míssil foram produzidos pelo gigante da defesa turco ASELSAN, enquanto o sistema de controle de tiro foi desenvolvido pelo Comando do Centro de Pesquisa Naval da Turquia (ArMerKom). O míssil autóctone foi apresentado em uma das principais feiras de defesa do mundo, a Feira Internacional da Indústria de Defesa (IDEF’19), em Istambul no ano passado.

O míssil voa baixo acima da água e pode atingir seu alvo tanto em um plano linear quanto vertical. Com este recurso, o míssil pode atingir uma altitude maior quando se aproxima do alvo e pode pousar em um navio alvo diretamente de cima. O alvo do míssil pode ser alterado mesmo após o lançamento e está altamente protegido contra interferência eletrônica.

UAVs para o TCG Anadolu

Enquanto isso, a SSB manteve uma reunião com a equipe turca do magnata dos drones Baykar para discutir a possível implantação de veículos aéreos não tripulados (UAV) no TCG Anadolu, o primeiro navio de assalto anfíbio multifuncional do tipo Landing Helicopter Dock (LHD) do país, disse Demir na segunda-feira durante uma transmissão ao vivo.

No entanto, ele disse, a entrada dos drones em serviço a bordo da embarcação pode não ser tão rápida quanto a entrada do TCG Anadolu no inventário das Forças Navais, pois haverá trabalhos adicionais para implantá-los em tal plataforma.

Os LHDs, que são pequenos porta-aviões, são caracterizados por um convés alagável, permitindo permitindo a transferência de um grande número de veículos militares pessoais e blindados e a utilização de diversos tipos de aeronaves, incluindo caças de decolagem curta/pouso vertical (STOVL).

FONTE: Daily Sabah

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
TeoB

todo mundo correndo atrás….
Alguma noticia do próximo teste do Mansup? vi que o navio alvo pegou fogo enquanto estava sendo preparado, será que vão testar logo…?

Cadillac

Virou vidente ou só ta falando asneira?

Wellington Góes

O MANSUP é da MB, não do Aeroclube…

jbcm

enquanto isso, em narnia…

Rui Chapéu

O bom que com todos esses países fazendo mísseis anti-navios nós não precisamos nos preocupar.

Afinal, nem temos navios mesmo eaiohoeiahaeio

Gelson

Bom dia, alguns países só começarão a preocupar-se no momento que forem desenvolvidos mísseis “antialmirantes”!
Senão, tudo na paz e no amor…!

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Acho que a preocupação mesmo, será quando desenvolverem misseis anti-licitação-de-lagosta… daí será um fundúncio no almirantado nacional!

Gabriel BR

Meus parabéns aos Turcos
Espero que em breve possamos aprofundar as relações entre nossas indústrias, fabricar equipamentos e desenvolver tecnologias em conjunto.

Luiz Floriano Alves

Cada vez, mais se produzem misseis maiores e melhores. Segundo a experiencia dwe produzir o barco de acordo com a arma, a Turquia deve lançar barcos lança missil, a moda dos Hayabusha do Japão. Poder de fogo a baixo custo é tudo que se precisa. E nós? Ainda sonhando com o Porta Aviões. Afinal, proporcionam espaço para belas recepções, e empregam centenas de Almirantes.

Rafael costa

Nós estamos desenvolvendo o Mansup que entrará em operação em breve !!

Cleber

2050 . kkk

Kemen

Pois é, com alguns “amiguinhos” do norte a anos bloqueando as nossas compras de componentes considerados estratégicos (talvez para a A.L.) e nossos técnicos “se virando” para tentar produzir uma unidade de navegação inercial local com o disponível e que tenha a máxima precisão possivel de conseguir.

Leonardo Costa da Fonte

Se dependem dos amiguinhos do norte, então não adianta nada produzir aqui. Chega a ser piada! Metem o pau no amigo do norte, depois reclamam quando ele não permite a exportação de itens sensíveis.. Vai entender …

Conte. Nogueira

Tem ex presidente que já sequestrou embaixador estadunidense. As consequências serão eternas.

César Pereira

Qual ex presidente que sequestrou um embaixador estadunidense ? Você se enganou !

Cristiano de Aquino Campos

Na verdade ela não sequestrou o embaixador americano. Se tivesse feito nunca estaria entrando e saindo a torto e a direito dos EUA para gastar dinheiro. Ou os EUA dão menos importância ao fato que nós.

Raduga

Isso mesmo, Gabeira tava no grupo e até hoje não pode entrar nos EUA.

césar Pereira

Essa estória de ex presidente(a) ter sequestrado embaixador dos EUA, não é verdade ! Pessoal se informem melhor, não vamos ficar divulgando essas coisas ,que não são verdadeiras, não adiciona nada aos nossos debates !

Cristiano de Aquino Campos

Se são eternas, temos duas alfernativas:
1-Procura outro fornecedor externo.
2-Constroe um nacional.

Cristiano de Aquino Campos

O quê não pode e ficar abaixa do a cabeça sem ganhar nada em troca. E não adianta nós dar algo que já teriamos de outra forma ou algo paliativo.

Raduga

Divulgar informações falsas pode, mas, faça uma crítica mesmo que baseada em fatos e seus comentários ficarão “awaiting for approval”

sergio ribamar ferreira

Concordo plenamente com o Sr. Luiz Floriano Alves. Com o pronunciamento do Biden fica mais claro quando citamos o atraso militar em que o país se encontra. Mas sem problema, os americanos são amigos. Não existe amizade entre países e sim negócios.

Cadillac

“Sonhando com porta aviões” voce fala como se fosse a maior prioridade da marinha. Se fosse verdade, não teriam os submarinos, as fragatas e o próprio MANSUP sendo focados no momento. Existem vários pontos que a marinha precisa ser criticada e vc escolhe a que menos agrega ao debate.

Joao Moita Jr

Com o Brasil? Os turcos dirão; “Só se pagar adiantado”

Antoniokings

Temos de tirar o chapéu para a Turquia.

CARLOS ATHAYDE VALADARES VIEGAS

Editores, como anda o MANSUP?

Wellington Góes

Está nos estágios finais de desenvolvimento e perto do estágio de industrialização, como o MTC-300 e diferente do que aconteceu com o MAR-1, ou MAA-1A/B, ou A-DARTER… Estes últimos, projetos cancelados pelo Aeroclube…

Fabio Araujo

Não vejo a hora de ver uma matéria semelhante em relação ao nosso!

Mauro Carvalho Lemes

Sim. O Brasil é com o planeta terra, o tempo não é problema, pois se desenvolve a bilhões de anos, não se preocupe, não veremos…

Luiz

Angra 3 que diga!

A6MZero

Do jeito que as coisas andam os turcos vão acabar precisando desse míssil logo logo …

Carlos Campos

Parabéns a industria da Turquia, esse míssil tem alcance de mais de 100 km com link de dados para mudar de alvo se necessário.

carvalho2008

off topic:

https://navalnews.net/thyssenkrupp-marine-launches-4th-type-209-1400-submarine-of-egypt/

Entrega do 4o. e ultimo submarino IKL 209 encomendado pelo Egito.

Kemen

Não duvido do missil em si, parece que a coisa é seria entretanto gostaria de saber de quem compraram a unidade de navegação inercial, ou quem vendeu os componentes para produzi-la, considerados estratégicos e poucos paises tem a sua produção totalmente independente.

Marcelo Danton

Cara! O Brasil já desenvolveu isso há mais de 30 anos na região de campinas ….. era para os VLS.

Marcelo Danton

https://youtu.be/u53oyRFee9g
Comparem as turbinas…. vejam a qualidade dos produtos aqui desenvolvidos e produzidos. Vejam nossas ultracentrifugadoras …
Vejam nosso parques óticos , vejam os monitores do gripem e das cabines da Embraer .. o problema do Brasil é escala, por não sermos um país guerreiro no sentido de praticar guerras ou se intrometer no assunto dos outros por motivos mercantilistas ..
cansa ver essas “opiniões e palpites “ viu. Tudo raso, tudo debochado, tudo infantilizado ??

Cadillac

O nível de debate aqui é muito fraco. Se faz, reclamam. Se não faz, reclamam também.