Rebocador de Alto-Mar Tritão – R21

O Rebocador de Alto-Mar “Tritão” realizou, no período de 19 a 21 de outubro, atividade de Patrulha Naval e apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no litoral do Rio Grande do Sul, com o propósito de coibir a pesca ilegal.

Na ação, que contou com a participação da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, da Polícia Federal e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), foi apreendida uma embarcação, que apresentava irregularidades colocando em risco a segurança dos tripulantes, e encontrados a bordo 700 quilos de pescado ilegal, obtidos no período de “defeso”.

O “defeso” tem por objetivo proteger os organismos aquáticos durante sua reprodução, no período de 1º de setembro a 31 de outubro, nas regiões situadas nas profundidades entre 100 e 600 metros, para o litoral Sudeste e Sul do País, bem como, promover a utilização sustentável dos recursos do mar.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo Gomes da Costa

Quem não tem cão…caça com gato!

Adriano RA

Lona azul nele!

ph4nt0m

kkkkkkkk eu entendi a referencia

Chevalier

Opa, agora sim está justificado o salário de dez mil almirantes…

Souto.

Bom dia amigos alguém sabe algo
sobre a compra de rebocadores de alto mar para MB?

Dimas Santana de Souza

O Rebam Tritao ainda esta na ativa? Uma grata e surpreendente noticia publicada por este site. Eu , Dimas , fui um dos primeiros integrantes de sua guarnicao e tripulante do antigo Rebam Tritao ( USA ). Um Viva a Marinha aos seus. atuais tripulantes e tambem para aqueles que nele estiveram embarcados.

Capitao Tenente

Tive a oportunidade de realizar 40 d.m neste Rebam, boas lembran’cas do 5DN

Claudio Moreno

Rebocador! Affff… E agente tirando onda com a traineira armada de Gana. Puxa vida a que ponto chegou minha amada Gloriosa Marinha de Guerra do Brasil. Estou mais que triste.

CM

Fabio Araujo

Para esse tipo de ação não precisa de meios mais poderosos!

Claudio Moreno

Bom dia Araújo, Sim, não precisa. Nem deveria ser feito pela MB e sim uma GC. Mas até para uma GC seria ridículo por um empurrador. Agora me diz aí pois eu preciso saber, para que a MB comprou a Classe Amazonas? Pois não são embarcações para combate naval! Entendeu a minha indignação… Poxa vida, temos até os planos do Amazonas, temos a Classe Grajaú (12 unidades) e me vem patrulhar com rebocador!? Faz sentido isso pra ti meu amigo? Eu não me contento e não aceito esse conformismo. Já deixei meu desgosto lá no site da MB. (Pratica que… Read more »

rommelqe

Grande Marcelo!!!!! Prazer saber que voce continua na ativa!
Logicamente os melhores meios da MB estão tomando conta do litoral do RJ.

Claudio Moreno

Perdão Rommelque,

Não entendi bem, mas somente para esclarecer eu sou o Sgt Moreno do EB, não o Marcelo Ostra.

A última vez que estivemos juntos faz muito tempo, ele vinha se recuperando de uma crise de DM que lhe custou alguns tecidos. Depois disto lamentavelmente eu pedi contato.

CM

rommelqe

Perdão peço eu Claudio! Interpretei errado seu texto! O Marcelo “Ostra” é um forista incrivel! Torço para que ele esteja muito bem!
Quanto aos seus comentários, Claudio, sempre os leio com atenção! Grande abraço a todos

Kemen

Fabio, concordo, mas talvez mais rápidos fosse o ideal.

Adriano RA

Tomara que não encontrem os congolêses pelo caminho.

Jefferson

O que não precisa é o orçamento inteiro para o bolso dos militares, isso sim é imoral e desnecessário.

Eduardo

Ou seja, estão a fazer uma operação de combate com um “caminhão guincho”.

Kemen

Mas esta armado com certeza.

Allan Lemos

Marinha de guerra fazendo o serviço de uma guarda costeira…é por isso que não tem dinheiro para nada.

Camargoer

Caro Allan. A MB sempre teve essa função dual, de marinha de guerra e de guarda-costeira. Caso fosse criada um GC, o tamanho da MB ficaria menor e seu orçamento também, mas dificilmente o orçamento do MInDef seria modificado substancialmente. Aliás, acho que a MB seria melhor focando apenas na esquadra, nos submarinos e do CFN, deixando a CG para uma nova unidade do MInDef.

Allan Lemos

Camargoer,posso estar enganado,mas não acho que haja nenhum país sério que tenha sua marinha fazendo o papel de guarda costeira.Mesmo que haja,ainda assim seria errado pois o papel de uma marinha é fazer guerra contra inimigos externos,e não vigiar pescadores. Da mesma forma,é errado o EB fazer o papel que deveria ser de outros orgãos do Governo Federal,vigiar fronteira não é papel de um exército,levar remédio para índios no meio da floresta não é papel de um exército,fiscalizar locais de votação não é papel de um exército.Invadir favela não é papel de um grupo de fuzileiros navais. Tudo isso consome… Read more »

Claudio Moreno

Lemos, aí tu mandou bem!

CM

Dalton

Allan…a marinha brasileira conforme já li, é favorável a criação de uma guarda costeira DESDE QUE, tenha recursos próprios,
seja uma autarquia.
.
Tirar recursos da marinha brasileira para criar uma guarda costeira e/ou outra instituição para patrulhar rios e/ou
atender populações ribeirinhas e/ou contribuir com pesquisas
não mudaria muita coisa.

Zorann

A Marinha é favorável a qualquer coisa que represente aumento nos gastos públicos. Basta dar uma olhada em como a Marinha gasta seu orçamento, para ver que austeridade e respeito ao contribuinte, não são suas preocupações.

marcus

Se for criar uma Guarda Costeira, que seja totalmente diferente da MB.
Sem regalias, sem pensões injustificadas.
E sem estabilidade no cargo. Fez merda é dispensado.

Last edited 3 anos atrás by marcus
Bento Ferreira Perrone

Não é praticável em hipótese alguma um agente com poder de polícia e sem estabilidade, por que isso interfere na atuação….acaba tendo muita interferência política e econômica , infelizmente não funciona e pode virar um antro de corrupção. Uma guarda costeira teria que ter agentes técnicos e fiscais na área de navegação, ambiental, e de crimes em geral, além de marinheiros….essencialmente uma polícia naval que no nosso caso seria muito voltada a meio ambiente. Imagina uma polícia militar ou Ibama terceirizados e com funcionários da iniciativa privada…. não funciona, seria botar dinheiro fora e criaria um monte de problemas. Na… Read more »

Antonio Palhares

Que seria um grande cabide de empregos. Com os tripulantes ganhando iguais a policiais federais e ainda com direito de fazer greves. E outras coisas próprias das terras tupiniquins

Zézinho

Qual seria o problema? As forças distritais realizam muito bem o trabalho. A Esquadra é que deve estar pronta para batalha…claro, pra isso precisa de unidades capazes, não de caixotinhos…

Zorann

E você acha que se tivéssemos guarda costeira, ia sobrar mais dinheiro? Doce ilusão.

Marcelo R

E a guarda costeira mais cara do mundo, com equipamentos muito antigos e obsoletos…. alem da improvisação dos meios para alguma atividade….

Kemen

Marcelo, o foco é não deixar de executar a atividade de patrulhar nosso mar, que é esencial.

Astolfo

O foco é preservar aposentadorias e garantir um soldo maior, só.

Kemen

Isso não foi o foco da ação do Tritão, mas preservar aposentadorias é o foco de todo o aposentado brasileiro, ou não?__ Garantir e lutar por um soldo maior é o foco de todo trabalhador brasileiro, ou não?__ Até aí não vejo nada de diferente em relação aos civis e militares!

FERNANDO

risos,risos, risos
ue
quando eu quis mudar o nome da MB

para Guarda Costeira do Brasil, embora ficaria mais chique se fosse brazil coast guard


Victor Filipe

Rebocador fazendo trabalho de Patrulha Oceânica…

Kemen

E a MB fazendo “das tripas coração”, parabéns, o importante é não deixar nada impune, o Tritão tem 43 anos de serviço, com uma dedicada manutenção ainda esta operativo, com seus dois Oerlikon de 20 mm, pena que um rebocador não tenha grande velocidade, mal chega a 13 nós, essa é a única deficiência para patrulhar, tem barco de pesca que é mais rápido.

Jefferson Ferreira

“E a MB fazendo “das tripas coração”,”
Por incompetência dela mesmo! Porque recursos têm a forma de emprego dos recursos que não nada inteligentes!

Kemen

Pois é, a nossa MB já mostrou a sua incompetência no passado não?__ Diga quando.__ Acima, meras letras que não definem a situação real da nossa MB, que faz das “tripas coração”. .

Jefferson

tripas? Tu já viu o orçamento monstruoso das forças armadas? Kkkkkkkkkkk amigo, instituição que aposenta membro com 48 anos é riquíssima.

Top Gun Sea

Não tem tu! Vai tu mesmo! Prioridade é o soldo!

Zézinho

Muito boa medida. Pronto pra rebocar alguns chinas! Parabéns!

Wilson França

Não vai alcançar nenhum barco chinês….

Kemen

Os 20 mm alcançam.

marcus

Os militares brasileiros defendem os polpudos soldos.
Defender a pátria é irrelevante.

Antonio Palhares

Um rebocador fazendo patrulha.
Só tomando uma…

Kemen

Aprende e sai rebocando, bem mais econômico.

Willber Rodrigues

Rebocador fazendo papel de navio patrulha..
E depois nego quer tirar sarro da marinha de Gana…

Pedro

“tá de brincation uifi me” by, Santana, Joel.

Zorann

Só maluco para defender a criação de uma guarda costeira. Não há dinheiro sobrando. Se forem criar uma guarda costeira, o dinheiro terá de sair de algum lugar. Esse dinheiro sairá da educação ou da Saúde ou do próprio orçamento da defesa. Não há milagre. O dinheiro tem que sair de algum lugar. Alguém tem que pagar essa conta. O que conseguiriam, seria simplesmente criar um monte de estruturas redundantes, que já existem na marinha, para fazer menos do que já se faz. E isto gastando mais e obviamente navegando menos. Seriam mais funcionários, mais gente e menos navios. Ninguém… Read more »

Jefferson

Acorda! O dinheiro pode facilmente sair do atual orçamento, basta cortar todos os privilégios e regalias da carreira militar. Não são esses os heróis? Se sacrifique igual um pedreiro faz todos os dias (sem estabilidade e prestígio). Orcamento da Espanha é menor que o nosso e eles tem um marinha anos luz na frente.

Zorann

Você realmente acredita que vão cortar regalias? Acho que você está dormindo, sonhando com papai noel. Isto não vai acontecer. Olha a pseudo reforma da previdência dos militares que acabou de ser aprovada.

Há um monte de orçamentos menores que o nosso em Defesa cujos gastos são muito mais eficientes.

E volto a afirmar, criar uma guarda costeira seria a pior coisa que poderiam fazer. Só pioraria a situação.

Last edited 3 anos atrás by Zorann
Foxtrot

Já que não tem navios patrulhas, Dinho para fabricar (pois torraram tudo em 4 navios hipercaros) e nem Guarda costeira, tem que usar rebocador “pelado” mesmo.
This is Brazil !

Kemen

Quais navios hipercaros?__ Detalhe por favor…this is Foxtrot!

Foxtrot

Já ouviu falar nos bilhões da CCT/Meko gambiarra ?
This is Kemen!

Wellington Góes

Um rebocador servindo de navio patrulha… Resultado da péssima gestão na aquisição do segundo lote dos NAPA500…

Kemen

Péssima situação de alguns estaleiros nacionais, continuem comprando navios mercantes e plataformas lá fora vão ver inumeras falências, a MB ao menos tenta dar impulso aos estaleiros nacionais.

Dalton

Desde que me conheço por gente…e faz tempo…rebocadores tem como função secundária a patrulha das águas jurisdicionais, tendo visitado muitos anos atrás o “Tritão” em suas andanças pelo sul do Brasil, então, não é coisa nova muito menos absurda.

Funcionario da Comlurb

Penso diferente.

Um rebocador não tem velocidade nem armamento adequados para patrulha, mesmo como atividade terciária . É uma disfunção.

Dalton

Anos atrás um “MCM” da classe Avenger deixou sua base no Japão não para “caçar” minas ou participar de um “MINEX” e sim, em uma patrulha como função secundária. . O então USS Guardian acabou encalhando teve que ser desmantelado em águas filipinas e causou embaraço a US Navy. . A velocidade máxima dele era 14 nós, isso quando novo, armado com duas ponto 50 e deslocando quase tanto quanto o “Tritão. . O motivo desse meu exemplo é que um navio em patrulha não precisa necessariamente ser mais veloz que o do malfeitor, a presença dele pode inibir e/ou… Read more »

Esteves The White

“São essenciais para o socorro à vida humana e salvamento de navios e embarcações no mar.”

A vida do navio está contada na internet. Não precisa colar.

Usar esses navios e os AHTS como patrulha dos mares é, penso, consequência da missão desses navios.

Foi comentado no último vídeo publicado Conexão Defesa.

Segue a vida.

Nilson

A matéria demonstra a grande necessidade de implantar um navio patrulha oceânico no 5º DN. Com um pouquinho a mais de vontade e esforço poderia ter sido o Clyde, mas…

Gutex

Ainmmm, mas ele não serve, nao possui hangar…

Nilson

Pois é, imagina quanto seria mais eficaz e confortável a operação com os parceiros Ibama, Polícia Federal e Patram num navio maior e com amplitude de vigilância oferecida por um helicóptero (mesmo sem hangar…)

Funcionario da Comlurb

No meu entendimento a matéria demonstra que ao invés de mandar navios patrulha para mostrar bandeira no litoral africano em exercícios ou no Líbano, a MB deveria utiliza-los aqui mesmo, protegendo nossos recursos naturais, afinal, para que foram comprados ?

ADRIANO MADUREIRA

E ainda houve aqui a época,quem desdenhasse quando os nossos “hermanos” compraram quatro navios rebocadores russos para usar como patrulha…

Nada como um dia após o outro.

Salomon

Alguém saberia dizer porque foi usado exatamente esse meio? E qual a razão de um resultado tão pífio, se era uma patrulha? Só olhar o Marine Traffic e ver a quantidade de embarcações navegando, isso as que ligam o transponder.

Dalton

Salomon…veja meu comentário mais acima onde usei um navio de guerra de minas da US Navy como exemplo. No mais, rebocadores de alto mar em muitas marinhas são utilizados em missões de patrulha, como função secundária até porque ninguém tem navios e embarcações suficientes para atender a demanda e é necessário flexibilização.