No dia 15 de novembro, após conduzir exercícios com o contratorpedeiro USS “William P. Lawrence”, da Marinha dos EUA, em 28 de outubro, durante a XXXIV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), o Navio-Escola “Brasil” participou de uma homenagem aos tripulantes mortos, dentre eles dois oficiais brasileiros, no naufrágio do submarino norte-americano R-12, ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial.

Contando com uma representação de Guardas-Marinha e da tripulação e com a participação dos Navios USS “Zephyr”, da Marinha Norte-Americana e do USCGC “Charles Sexton”, da Guarda-Costeira daquele país, a homenagem consistiu no lançamento de flores ao mar a partir do Navio brasileiro.

A VIGM, como etapa final da formação dos Oficiais egressos da Escola Naval, tem entre seus propósitos o de estreitar os laços com as nações amigas e familiarizar os Guardas-Marinha com as atividades associadas às Diplomacias Naval e de Defesa, em apoio à Política Externa brasileira.

O USS R-12 era um submarino da classe “Romeo”, utilizado à época para treinamento das tripulações de submarinos de combate. O navio naufragou em 12 de junho de 1943, quando realizava uma missão na região de Key West, Flórida. Entre os mortos estavam os Capitães-Tenentes Julio Lima de Moura e Alberto Gonçalves Rosauro de Almeida, da Marinha do Brasil, que se encontravam embarcados realizando intercâmbio com a Marinha dos Estados Unidos.

Em 11 de junho de 1945, os oficiais brasileiros foram condecorados postumamente com a Medalha de Serviços de Guerra.

Desta forma, irmanadas nesse dia, as Marinhas do Brasil e dos Estados Unidos prestaram as justas homenagens àqueles que perderam suas vidas no cumprimento do dever.

Capitão-Tenente Julio Lima de Moura
Capitão-Tenente Alberto Gonçalves Rosauro de Almeida
USS R-12

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Essas pessoas nunca devem ser esquecidas!

gordo

Uma imagem vale mais que mil palavras, e poderíamos agregar a imagem lá do forte em que o Comandante Pujol aparece com um The Armor School na farda. Isso mostra que nossas relações com os EUA não vem de hoje, e vão muito além do que gente que acredita em Terra plana acha.

Joao Moita Jr

RIP

Dalton

A primeira vez que li sobre isso foi através do livro ” A Marinha do Brasil na II Guerra Mundial” de Arthur Oscar Saldanha da Gama, livro que ainda pode ser encontrado em “sebos” e vale muito a pena. . Segundo o livro, os oficiais de sonar dos navios que eventualmente seriam envolvidos na busca e destruição de submarinos, caso dos dois oficiais brasileiros ,após a conclusão do curso recebiam uma semana de treinamento a bordo dos submarinos classe “R” para saber como um submarino manobrava para evitar um ataque. . Após a conclusão do exercício o “R 12” emergiu,… Read more »

M65

Desconhecia isto. Felizmente temos a Marinha para celebrar a memória deles.