UNITAS LXI, o exercício marítimo multinacional mais antigo do mundo, foi concluído com uma cerimônia de encerramento em Manta, Equador, em 11 de novembro.

Para a iteração deste ano do UNITAS, o Equador serviu como país anfitrião, junto com forças da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, Peru, Uruguai e Estados Unidos.

As nações parceiras usaram 13 navios de guerra e 12 aeronaves para conduzir operações conjuntas e combinadas orientadas por cenários e treinamento para melhorar a interoperabilidade, flexibilidade e aumentar a consciência marítima, aérea e terrestre no Hemisfério Ocidental.

Os eventos incluíram: manobras táticas de superfície, um exercício de afundamento (SINKEX), um exercício de fogo real, um reabastecimento no mar, exercícios de busca e resgate, exercícios de guerra antissubmarino, exercícios de defesa aérea, desembarque anfíbia, reconhecimento, assalto, segurança e treinamento em assistência humanitária/resposta a desastres.

A fase no mar culminou em um cenário de múltiplas ameaças e de vários dias que permitiu aos participantes trabalharem juntos, aumentando ainda mais a preparação para crises do mundo real que exigiriam um esforço de resposta de força multinacional.

Além disso, as Forças do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos do Sul hospedaram nações parceiras na Base do Corpo de Fuzileiros Navais em Camp Lejeune, Carolina do Norte, para se integrarem à Força-Tarefa Aérea Terrestre de Fuzileiros Navais dos EUA – Comando Sul e conduziu mais treinamento de interoperabilidade para assistência humanitária e alívio de desastres.

“Parabéns a todos os participantes pelo sucesso na execução do UNITAS LXI”, disse o Brig. Gen. Phillip Frietze, comandante, U.S. Marine Corps Forces, South. “Seus esforços e desempenho contribuíram para construir a capacidade e a força de nossas nações para crescer juntas e alcançar objetivos comuns.”

O Peru sediará o UNITAS LXII no próximo ano para comemorar o bicentenário do país e da Marinha Peruana.

Por 61 anos, os Estados Unidos construíram pontos em comum e aumentaram as capacidades no Hemisfério Ocidental por meio do exercício UNITAS. Diferentes países hospedam o exercício a cada ano, facilitando a oportunidade de ganhar experiência na liderança de uma força multinacional por meio de cenários e exercícios de guerra marítima combinada.

O UNITAS, “unidade” em latim, foi concebido em 1959, executado pela primeira vez em 1960 e realizado todos os anos desde então. Este ano marca a 61ª iteração do UNITAS. O exercício continua a desenvolver e sustentar relacionamentos que melhoram a capacidade das forças marítimas conjuntas e combinadas de nossos parceiros emergentes e duradouros para alcançar os efeitos desejados comuns e promover a cooperação amigável e o entendimento entre as forças militares participantes.

O Comando Sul das Forças Navais dos EUA/4ª Frota dos EUA é responsável pelas forças navais dos EUA na área de responsabilidade do Comando Sul dos EUA, incluindo o Caribe, América Central e América do Sul.

FONTE: US Navy

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mahan

O poder está tão lacaio do PCC que nem noticiou ou acompanhou tão importante exercício. Espero que tenham botado a frota pirata chinesa para vazar. Que os espiões chilenos estavam fazendo na UNITAS? A marinha Peruana està de parabéns pelo profissionslismo e desenvolvimento! A 2 parte da Unitas deveria ser no mar do Vietnan/Philipinas em perseguição aos piratas.

Last edited 3 anos atrás by Mahan
Vovozao

15/11/2020 – domingo – btarde, poderiam informar qual navio foi utilizado pela MB durante a UNITAS????

Matheus Santiago

Provavelmente só deve ter navios do Equador, Chile, Peru, Colômbia e EUA.

E ainda li em um site que a Argentina cancelou a participação e nem enviou observadores alegando o problema do Covid, embora pelas fotos postadas via Twitter, parece que partindo desse ponto de vista tenham um pouco de razão, com os participantes não respeitando o distanciamento, conforme se vê nessa foto anexada.

Capitao Tenente

Desculpe. Mas seria possivel me explicar se existe distanciamento social em um navio? PS: Estou em um teclado coreano sem possibililidade de acentuar as palavras.

Mahan

Poderia incomodar alguém? Deveria participar já que a costa do Pacífico passa por grande instabilidde, primeiro Chile e agora o Peru. Não vemos uma linha se quer sobre que se passa! Porque será?

Last edited 3 anos atrás by Mahan
Luiz Floriano Alves

Tio Sam tem pena da América do Sul e faz essas manobras para que todos pensem que tem capacidade de combaate naval, como os grandes países industrializados. E lá vamos com nossos barcos de segunda mão fazer 9 dever passado pelo mestre USNavy..

Roberto Francesco

That’s a good one!lol

Welington S.

Quem tem pena é galinha. Tio Sam da é risada! . Tio Sam fez seu excelente papel em transformar toda a América do Sul subserviente aos Estados Unidos. Por isso, tudo por aqui, parece uma foça, um buraco sem fim onde não exista uma luz no fim do túnel. Nunca foi de interesse do Tio Sam, fazer da América do Sul, uma potência. Para ele, nunca foi interessante isso – principalmente se tratando de BRASIL. O Tio Sam conhece nosso potencial, sabe o poder que nós temos e deitamos todas as noites em cima dele, sabe da capacidade do brasileiro.… Read more »

Jagdverband#44

Blá blá blá blá blá blá blá
Sempre o mesmo blábláblá

Welington S.

Rasga o cy ai vai.

MMerlin

Sem dúvida alguma. Com pouco fazem muito. Mas aqui, enquanto alguns acreditam que o maior exemplo de patriotismo é gritar aos quatro ventos sobre a construção de uma bomba atômica, não percebem que o verdadeiro ato de patriotismo, onde realmente teríamos uma voz relevante e um ganho real, é escolhendo de forma consciente um candidato em quem votar. Em vez de analisar propostas e projetos, a grande (quase total) vota porque é amigo, indicado, digital influencer, ou pior, porque viu em um panfleto e foi com a cara. E cada eleição que passa vemos melhorar muito pouco, quando não piora.… Read more »

Tiago

Gostaria de responder seu texto, espero que leia ficou um pouco longo mas não esta cansativo, é meu ponto de vista, mas te entendo perfeitamente, estou respondendo sem tomar partido de nada, nem azul ou vermelho. ….O Brasil é o que é porque seu povo o fez assim e preferiu a submissão e bajulação. Concordo parcialmente: Uma parte sem dúvida ….Se houvesse por aqui desde o início metade da determinação que os norte americanos puseram em prática para construir sua nação e fazer dela potência nº1, este país seria uma potência no top 3. Concordo parcialmente: Muitas ressalvas, assim como… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Tiago
Welington S.

Balela nada, pura verdade. Aceita que dói menos.

Slow

20 deslikes não sei porquê essa é a pura realidade ..

Welington S.

Sinceramente? Eu nem ligo pra deslike. Aposto que a maioria que deu, sequer leu tudo ou ao menos entendeu o que eu quis dizer. São só um bando de especialistas de teclado emocionados.

Dalton

Então a US Navy só deveria participar de exercícios com meia dúzia de marinhas e treinar apenas contra potenciais adversários como a China
esquecendo-se de todo o resto e nem mesmo usufruindo de programas onde submarinos convencionais são enviados para treinar com meios da US Navy em ambas as costas dos EUA já que os EUA não possuem tais submarinos, mas, os potenciais inimigos, sim.

Roberto Francesco

Brasil deve ter mandado um submarino pq nao consigo ver nenhuma embarcacao brasileira, kkkkkk. Triste de ver esse gigante tao acostumado com a pequinez q o colocaram. Fico aqui pensando pq agimos dessa forma, sem nehuma visao de futuro sem nehuma estrategia, apenas vivendo dia apos dia, esta passando da hora de termos mais conciencia e ter uma politica de defesa seria! nao se constroi um futuro sem planejamento e investimento espero que possamos acordar e levantar desse berco esplendido que nos colocaram!

Alex Barreto Cypriano

O Brasil faz aquele joguinho de pretenso ‘hegemon’ local: enquanto sorri de má vontade pros compromissos do verdadeiro “hegemon’, tenta emplacar seu projetinho ‘hermano’ nas sombras, inclusive desinformando e desorientando o próprio povo pagador.
Lembrando que politico, empresário, juiz, intelectual e militar vem do povo, chega a dar dó do povo que não é politico, empresario, juiz, intelectual e militar…

Zorann

Possivelmente nem submarino, teriam como enviar.

Alex Barreto Cypriano

Não é só USNavy (eu vi um Independence class, que a oposição chama de LCS=Little Crappy Ship) mas também a USCG (tem um bote branquinho por ali…).. USCG é casca grossa, também. De arregalar os olhos dos observadores brasileiros no exercício…

Last edited 3 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano

Ops, não é Independence class, é Independece variant (dos LCS, esse, sim, uma classe).

Dalton

É possível ver na primeira foto também um navio catamarã o USNS Burlington, T-EPF10 pertencente a uma classe de navios de transporte velozes fabricados pelo estaleiro que também fabrica os “LCSs” Independence um dos quais o USS Gabrielle Giffords LCS 10 também aparece nas fotos.
.
Além do “cutter” da Guarda Costeira dos Estados Unidos esteve envolvido no exercício um navio do Exército dos EUA, um grande “LCU” o USAV Chickahominy LCU 2011.

Alex Barreto Cypriano

Grato, mestre Dalton.
Vi mas não registrei o catamaran de transporte expedicionário.

Aguiar Silva

A Marinha do Brasil cumpriu o seu papel! Teve um papel de observador no exercício… A Marinha observa fragatas de 6.000 ton, observa navios de minagem, observa corvetas, observa navios patrulhas, com os seus 80 mil homens na terra comendo lagostas.

Renan

Qual o gosto da lagosta?

Aguiar Silva

Não sou marinheiro meu amigo.

Renan

É eu também não, então será difícil saber o gosto!

Enes

Quem mandou não estudar?

Esteves The Block Man Again

A MB deve ter enviado observadores.

a) A Marinha do Brasil embarcou nessa rusga da pólvora e não participou do exercício com navios?
b) A Marinha do Brasil não conta com meios operativos disponíveis e assim, não participou do exercício?
c) A Marinha do Brasil vive esqualidez provocada pelo PROSUB e…e…pela constrição orçamentária que terá que fazer caber 4 fragatas alemãs nos 9 bilhões?
d) A Marinha do Brasil incentivada pelo GF quis mostrar independência?
e) Vivemos tempos indecifráveis.

Esteves Sempre Esteves

Dalton

Ou alternativa f) Trata-se da UNITAS no Pacífico e não UNITAS no Atlântico, o que favoreceria o envio de navios de nações voltadas para o Pacífico como o Equador que está sediando o exercício.

Marcelo R

Se a marinha do brasil não consegue enviar um unico navio para participar de uma UNITAS por alguns dias …
Pergunto : Por que enviam navios para o Libano?.

Alexandre Galante

Questão de prioridade .

Luiz Floriano Alves

Na Unitas de 2038 enviaremos o submersível Álvaro Alberto. Mais um navio de apoio e resgate e um rebocador de alto mar. Será instrutivo aos demais marujos conhecerem a tecnologia do passado. Isso se a manobra se realize em local permitido para embarcações radioativas.

Zorann

Percebam que há diversos OPVs no exercício. Mas temos somente 3 navios deste tipo.

Dalton

Não diria “diversos” e mesmo assim trata-se de unidades de pelo menos 5 nações. O Chile enviou um de seus “OPVs” juntamente com o grande navio tanque “Almirante Montt”. Das 4 unidades dos EUA, há um “LCS” um “EPF” que é um transporte, um LCU do exército, e um “cutter” de tamanho médio da Guarda Costeira.
.
O Peru enviou uma de suas fragatas e o Equador pelo menos uma de suas embarcações velozes dotadas de mísseis já antigas porém modernizadas é o que deduzi das fotos e o exercício contou com 13 unidades no total.

carlos mendes

Que droga pensei que era a invasão do Brasil no pequeno pais Norte Americano !! kkkk