Aliados da OTAN, Canadá e Romênia, e a Austrália, parceira da OTAN, aderiram à Iniciativa de Sistemas Não Tripulados Marítimos (Maritime Unmanned Systems Initiative) em 20 de novembro de 2020. A Iniciativa de Sistemas Não Tripulados Marítimos visa fortalecer a capacidade das marinhas de operar em um contexto multinacional acima, sobre e sob a água, em um domínio marítimo complexo.

Junto com os Diretores Nacionais de Armamentos dos outros 14 países que participam da iniciativa, os Diretores Nacionais de Armamentos do Canadá, Romênia e Austrália assinaram uma emenda correspondente à Declaração de Intenções da Iniciativa de Sistemas Não Tripulados Marítimos à margem de sua reunião virtual de outono.

A adesão da Austrália à Iniciativa de Sistemas Não Tripulados Marítimos marca a primeira vez que um parceiro da OTAN em todo o mundo se junta a um dos Projetos multinacionais de Alta Visibilidade (HVP) da OTAN.

Como um centro multinacional, a Maritime Unmanned Systems Initiative permite que os participantes trabalhem juntos em todos os aspectos associados à introdução de sistemas não tripulados em suas marinhas.

“As novas tecnologias de sistemas marítimos não tripulados podem mudar o jogo no combate a múltiplas ameaças no domínio marítimo”, disse o Secretário-Geral Adjunto da OTAN para o Investimento em Defesa, Camille Grand. “Hoje, a Maritime Unmanned Systems Initiative tem o prazer de dar as boas-vindas ao Canadá, à Romênia e ao nosso parceiro Austrália como novos membros. Isso mostra que nossos projetos multinacionais também beneficiam todos os Aliados e nossos parceiros em todo o mundo”.

A Iniciativa de Sistemas Não Tripulados Marítimos foi lançada pelos Ministros da Defesa de treze Aliados em outubro de 2018. Desde então, a iniciativa levou a uma série de atividades, incluindo experimentações operacionais, intercâmbios com o setor privado sobre inovação e esforços iniciais para desenvolver capacidades específicas.

A introdução de sistemas marítimos não tripulados pode criar uma mudança fundamental no combate a ameaças múltiplas no domínio marítimo. Por exemplo, o uso de veículos marítimos não tripulados pode ajudar a combater com eficácia novos submarinos armados com armas mais poderosas. Eles também podem evitar que os militares entrem em situações de risco no combate a ameaças como minas marítimas.

A Maritime Unmanned Systems Initiative permite que Aliados e parceiros moldem proativamente esses desenvolvimentos, combinando as economias de escala e criatividade oferecidas pela cooperação multinacional ágil.

Com a chegada dos três novos participantes, a Maritime Unmanned Systems Initiative passou a ter 17 membros: Canadá, Romênia e Austrália, além de Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Espanha , Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.

FONTE: OTAN/NATO

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mensageiro

Imagina um submarino nuclear mãe com um monte de filhotes controlados remotamente, cheios de sensores e armados até os dentes patrulhando em enxame desfarçando as assinaturas do submarino mãe, e forçando os inimigos revelar a posição. Filhotes de reconhecimento, filhotes de ataque, filhotes kamikaze, filhotes escudos.
Não tem ninguém futurista nas forças armadas? As 3 forças precisam de drones.

Mensageiro

Se a marinha pesquisasse mini reatores nucleares os filhotes dependeriam da mãe só pra contato. Numa eventual guerra no Brasil o mar é o primeiro campo de batalha e deve ser negado com armas mais modernas, secretas imprevisíveis. País de maricas, pq tem um marica na presidência.

Kemen

O dia em que submarinos procriarem, não sera mais necessaria a DCNS.

rui mendes

A NATO cada vez com mais meios próprios da própria NATO, e não com os dos países da NATO.
Parabéns e obrigada NATO, pela nossa defesa, neste mundo de egocêntricos.

peter nine nine

ª_ª quê?

rui mendes

????????????????

jommado

??????

Kemen

??? Os meios disponìveis da OTAN Organização do Tratado do Atlântico Norte, são os meios dos paises que aderiram ao tratado, não existem outros meios.__ Existem outros?

Paralelamente a isso, alguns paises da Europa propuseram criar um Exercito Europeu, isso foi uma resposta aos ataques com relação à distribuição dos gastos feita pelo futuro ex presidente norte americano aos paises que integram a OTAN.__ Provavelmente eu acho que essa proposta não devera seguir adiante.

Pablo Maroka

Única forma de vencer o mal é se unindo.